Lorena de Almeida Costa
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará (2013). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Adventista de Belém, preceptora da Universidade do Estado do Pará e fisioterapeuta do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia em terapia intensiva, reabilitação, fisioterapia hospitalar, fisioterapia em queimados e fisioterapia neurológica.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Ensino em Saúde
2018 - Atual
Centro Universitário do Estado do Pará
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Ismari Perini Furlaneto
Especialização - Residência médica
2015 - 2017
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Residência médica em: Urgência e Emergência no TraumaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil. Palavras-chave: Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia Neurológica; Fisioterapia em Terapia Intensiva; Fisioterapia no Pronto atendimento; Fisioterapia em Queimados; Fisioterapia em Pediatria. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em fisioterapia em terapia intensiva neonatal e pediatrica
2021 - 2022
ArtMed
Título: Projeto integrador
Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva
2014 - 2016
Faculdade Inspirar
Título: OS BENEFÍCIOS DO ORTOSTATISMO EM PACIENTES CRÍTICOS
Orientador: RAFAELA CORDEIRO DE MACÊDO
Graduação em Fisioterapia
2009 - 2013
Universidade do Estado do Pará
Título: A INFLUÊNCIA DA TERAPIA ESPELHO EM PACIENTE COM HEMIPARESIA PÓS-AVE
Orientador: Renata Amanajás de Melo
Formação complementar
2022 - 2022
Primeiros Socorros. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Fisioterapia Hospitalar. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Docência em Saúde. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Tutoria. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Fisioterapia aplicada a cardiologia. (Carga horária: 100h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Gestão em Educação a Distância. (Carga horária: 100h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Educação a distância. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Ventilação Mecânica. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2021 - 2022
Educação Continuada em Fisioterapia Hospitalar. (Carga horária: 100h). , FisioPará, FISIOPARÁ, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Primeiros Atendimentos em Emergências Pediátricas. (Carga horária: 32h). , Liga Paraense de Pediatria e Neonatologia, LIPPEN, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Treinamento de Evasão em Situações Sinistras. (Carga horária: 40h). , Cruz Vermelha Brasileira - Pará, CVB, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Urgência e Emergência na Fisioterapia. (Carga horária: 26h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Ventilação Mecânica. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Auriculoterapia. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Prova de Função Pulmonar Completa - "Espirometria". (Carga horária: 20h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.
2015 - 2015
Ventilação Mecânica de A a Z. (Carga horária: 24h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.
2014 - 2014
Kinesio Taping Fundamentos e Avançado (KT1 e KT2). (Carga horária: 16h). , Associação Internacional Kinesio Taping, AIKT, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Fisioterapia Hospitalar. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2013 - 2013
Cinesioalongamento - alongamento proprioceptivo. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Corporativo, UNIWALLACE, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação de Instrutores de Pilates. (Carga horária: 72h). , Trâmite Pilates Fisioterapia LTDA, TRÂMITE, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Treinamento em Suspensão com base Pilates. (Carga horária: 8h). , Trâmite Pilates Fisioterapia LTDA, TRÂMITE, Brasil.
2011 - 2011
Anatomia Palpatória e Biomecânica Funcional. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Crochetagem, AB CROCH, Brasil.
2011 - 2011
Manipulação Articular: Manobras torácica e lombar. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Crochetagem, AB CROCH, Brasil.
2010 - 2010
Massagem Corporal Estética. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Massagem Relaxante. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Anatomia Humana. (Carga horária: 20h). , Grupo de Assistência e Treinamento de Emergências Médicas, GRATEM, Brasil.
2005 - 2005
Windows 98/2000. (Carga horária: 18h). , Bit Company - Educação & Tecnologia, BIT COMPANY, Brasil.
2005 - 2005
PowerPoint 2000/XP. (Carga horária: 12h). , Bit Company - Educação & Tecnologia, BIT COMPANY, Brasil.
2005 - 2005
Word 2000/XP. (Carga horária: 16h). , Bit Company - Educação & Tecnologia, BIT COMPANY, Brasil.
2005 - 2005
Excel 2000/XP. (Carga horária: 16h). , Bit Company - Educação & Tecnologia, BIT COMPANY, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
I Workshop de Ventilação Mecânica.Práticas com Ventilação Mecânica. 2018. (Oficina).
XI Congresso Brasileiro de Queimaduras. O Paciente Queimado após Alta Hospitalar: O desafio da Reabilitação na Amazônia Brasileira. 2018. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Queimaduras. Prevalência de Queimaduras Por Descarga Elétrica nos Pacientes Atendidos em um Hospital de Referência no Trauma. 2018. (Congresso).
I Simpósio Multiprofissional em Atenção ao paciente crítico.Ventilação não invasiva intermitente na força muscular respiratória: uma estratégia terapêutica nas queimaduras de tórax. 2017. (Simpósio).
I Simpósio Multiprofissional LIPPEN Atenção Neonatal e Pediátrica.Perfil epidemiológico de crianças atendidas em um centro de tratamento de queimados no Pará. 2017. (Simpósio).
IV Jornada de Defesa de Monografia da Residência Multiprofissional em Urgência no Trauma.Aplicação do Kinesio Tapping em Vitimas de Traumatismo Raquimedular Atendidos em Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Referência em Trauma. 2017. (Outra).
Curso Método lógico para Redação Científica Internacional. 2016. (Outra).
Cursos de Primeiros Atendimentos em Emergências Pediátricas. 2016. (Outra).
I Jornada de Integração Internacional ASSOBRAFIR. 2016. (Simpósio).
I Jornada de Integração Internacional ASSOBRAFIR - Núcleo Pará.Aplicação do Kinesio Taping® em vítimas de traumatismo raquimedular na UTI adulto. 2016. (Simpósio).
I Jornada de Integração Internacional ASSOBRAFIR - Núcleo Pará.Níveis de PEEP no desmame ventilatório em traumatismo crânio-encefálico. 2016. (Simpósio).
I Jornada de Integração Internacional ASSOBRAFIR - Núcleo Pará.Perfil clínico de pacientes da unidade de terapia intensiva referência em urgência. 2016. (Simpósio).
V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. 2016. (Congresso).
V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. EFEITOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO-INVASIVA INTERMITENTE NA FORÇA MUSCULAR E NO VOLUME CORRENTE EM QUEIMADURA DE TÓRAX ? UM RELATO CASO. 2016. (Congresso).
V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Atuação da Fisioterapia em um Serviço de Urgência e Emergência no Estado do Pará. 2016. (Congresso).
V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Ortostatismo em unidade de terapia intensiva: Revisão de literatura. 2016. (Congresso).
V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia. Perfil de crianças vítimas de acidente motociclístico internadas em hospital referência em trauma no estado do Pará: Região Amazônica. 2016. (Congresso).
XVIII Congresso Médico Amazônico. 2016. (Congresso).
XVIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Atuação da Fisioterapia na Urgência e Emergência de um Hospital referência em Trauma e Queimados. 2016. (Simpósio).
11ª Semana da Saúde.Impacto da Fisioterapia na reabilitação de pacientes submetidos à drenagem torácica em um Hospital de referência em urgência e emergência da região metropolitana de Belém - PA. 2015. (Simpósio).
11ª Semana da Saúde.Análise do perfil clínico-epidemiológico da unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital de referência. 2015. (Simpósio).
11ª Semana da Saúde. 2015. (Simpósio).
11ª Semana da Saúde.O Impacto do Protocolo de Desmame de Traqueostomia em Pacientes Vítimas de Traumatismo Cranioencefálico Internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência no Pará. 2015. (Outra).
11ª Semana da Saúde.Análise da Capacidade Funcional de Indivíduos com Sequela de Acidente Vascular Encefálico Pós Terapia Espelho. 2015. (Outra).
I Congresso Nortista de Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Perfil clínico-epidemiológico de unidade de terapia intensiva pediátrica no estado do Pará. 2015. (Congresso).
II Simpósio de Enfermagem do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. 2015. (Simpósio).
IV Jornada de Qualificação dos Projetos de Monografia da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma.Aplicação do Kinesio Tapping em Vitimas de Traumatismo Raquimedular Atendidos em Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Referência no Trauma. 2015. (Outra).
7º Congresso Internacional de Fisioterapia. O PADRÃO GONIOMÉTRICO NO AVE PÓS TERAPIA ESPELHO. 2014. (Congresso).
III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA. REALIDADE VIRTUAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON. 2014. (Congresso).
Ciclo de Palestras - Musculação Terapêutica, Fisioterapia Forense e Fisioterapia Bariátrica. 2013. (Seminário).
II Jornada de Qualificação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Fisioterapia.A INFLUÊNCIA DA TERAPIA ESPELHO NA HEMIPARESIA PÓS-AVE. 2013. (Outra).
I Simpósio de Pesquisa Científica do Centro Acadêmico de Medicina josé Arrais. 2013. (Simpósio).
XXV Jornada de Trabalhos de Conclusão de Curso de Fisioterapia.A TERAPIA ESPELHO EM HEMIPARÉTICOS APÓS AVE. 2013. (Outra).
II Congresso Nacional de Fisioterapia Aquática. A influência da fisioterapia aquática no tratamento da espondilite anquilosante: Revisão de literatura. 2011. (Congresso).
Reunião Clínica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Pará - Fraturas da Tíbia. 2011. (Encontro).
Reunião Clínica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Pará - Lombalgia. 2011. (Encontro).
Reunião Clínica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Pará- Pé torto congênito. 2011. (Encontro).
XII Congresso Paraense de Ortopedia e Traumatologia. 2011. (Congresso).
XI Semana Acadêmica de Fisioterapia - Oficina de Protocolo de Avaliação e tratamento das Lesões Esportivas. 2011. (Oficina).
II Jornada de Anatomia Musculoesquelética da COPAF. 2010. (Simpósio).
I Jornada de Reabilitação do Hospital Adventista de Belém. 2010. (Simpósio).
I Mini Curso Cruz Vermelha no Círio - Oficina da cruz vermelha para voluntários no círio. 2010. (Oficina).
Reunião Clínica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia - Lombalgia. 2010. (Encontro).
XI Reunião Clínica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia - Métodos de imagem na avaliação de lesões músculo esquélitas. 2010. (Encontro).
X Semana Acadêmica de Fisioterapia - Atuação Fisioterapêutica: encurtando distâncias e promovendo a saúde!. 2010. (Simpósio).
X Semana Acadêmica de Fisioterapia - Oficina de Isostretching. 2010. (Oficina).
X Semana Acadêmica de Fisioterapia - Oficina de Técnicas Básicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. 2010. (Oficina).
Curso de Anatomia Humana. 2009. (Seminário).
I Congresso Paraense de Fisioterapia. 2009. (Congresso).
I Fórum de Ensino em Fisioterapia da Região Norte. 2009. (Outra).
II Ciclo de Palestras do COPAF - Reabilitar: a vida sem limites. 2009. (Simpósio).
Onco 2009. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
COSTA, L. A.; MACEDO, R. C.. Fisioterapia no Controle da Dor e na diminuição no tempo de Parto Normal Humanizado: Revisão de Literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, L. A.; ALVES, M. G.. Intervenção Fisioterapêutica na Paralisia Facial de Bell: Revisão de Literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, L. A.. ABORDAGENS TERAPÊUTICAS NO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E FUNCIONALIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
COSTA, L. A.. EFEITOS DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.
Produções bibliográficas
-
RAMOS, M. T. C. ; SILVA, L. O. ; COSTA, T. L. ; COSTA, L. A. ; MELO, R. A. . A INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILÍBRIO E NA QUALIDADE DE VIDA DOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE , v. 16, p. 1-8, 2018.
-
ALMEIDA, INGRID DA COSTA NORONHA DE ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; COSTA, LEONARDO RAMOS NICOLAU DA ; COSTA, LORENA DE ALMEIDA ; CARNEIRO, LUCAS MONTEIRO ; SANTOS, MARIA ISABEL GALLETTI DOS ; MACÊDO, RAFAELA CORDEIRO DE . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM TRAUMA E QUEIMADOS DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE. REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE , v. 15, p. 791-805, 2017.
-
COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; PICANCO, P. G. ; BOULHOSA, F. J. S. ; MACEDO, R. C. ; RIBEIRO, S. C. P. ; LOBAO, V. C. . O conhecimento dos fisioterapeutas sobre morte encefálica e sua atuação na manutenção de possíveis doadores. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE , v. 19, p. 84-92, 2017.
-
BOULHOSA, F. J. S. ; LIMA, G. M. ; COSTA, L. A. ; COSTA, L. R. N. ; SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; MACEDO, R. C. ; TEIXEIRA, R. C. . Caracterização das crianças vítimas de queimaduras em hospital de referência na região Amazônica. Revista Brasileira de Queimaduras , v. 14, p. 218-223, 2015.
-
SANTOS, M. I. G. ; ARAUJO, L. A. ; MORAES, A. A. C. ; COSTA, L. R. N. ; COSTA, L. A. . EFEITOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO-INVASIVA INTERMITENTE NA FORÇA MUSCULAR E NO VOLUME CORRENTE EM QUEIMADURA DE TÓRAX ? UM RELATO CASO. In: V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2016, Belém. Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA). Belém: Universidade Federal do Pará, 2016.
-
COSTA, L. A. ; RAMOS, M. T. C. ; MELO, R. A. ; COSTA, T. L. . REALIDADE VIRTUAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON. In: III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2014, Belém. Anais do III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), Universidade Federal do Pará - 12 a 14 de novembro de 2014.. Belém: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (ICS/UFPA), 2014. v. 1.
-
COSTA, L. A. ; RAMOS, M. T. C. ; COSTA, T. L. ; FIEL, J. A. ; MELO, R. A. . ANÁLISE DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM SEQUELA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO PÓS TERAPIA ESPELHO. In: 11ª Semana da Saúde, 2017, Belém. Integração, ensino, serviço e comunidade: questões atuais e perspectivas para o futuro. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA, 2015. p. 94-95.
-
COSTA, L. A. ; AMARAL, J. A. R. ; SILVA, P. K. E. ; TEIXEIRA, R. C. ; SILVA, E. C. . PERFIL DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO INTERNADAS EM HOSPITAL REFERÊNCIA EM TRAUMA NO ESTADO DO PARÁ: REGIÃO AMAZÔNICA. In: V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2016, Belém. Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA). belém: Universidade Federal do Pará, 2016.
-
COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; COSTA, L. R. N. ; ALMEIDA, I. C. N. ; CARNEIRO, L. M. . ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO ESTADO DO PARÁ. In: V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2016, Belém. Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA). Belém: Universidade Federal do Pará, 2016.
-
COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; MACEDO, R. C. ; LOBATO, M. A. . ORTOSTATISMO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO DE LITERATURA. In: V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), 2016, Belém. Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA). Belém: Universidade Federal do Pará, 2016.
-
COSTA, T. L. ; COSTA, L. A. ; RAMOS, M. T. C. ; OLIVEIRA, W. P. . A influência da fisioterapia aquática no tratamento da espondilite anquilosante: Revisão de literatura. In: II Congresso Nacional de Fisioterapia Aquática, 2011, Recife/PE. Fisioterapia Ser. Rio de Janeiro: Editora ser, 2011. v. 23. p. 185-186.
-
COSTA, L. A. . Ventilação Mecânica no Paciente com Traumatismo Crânio-encefálico (TCE). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, L. A. ; ARAUJO, R. A. C. ; ARAUJO, R. A. ; TORRES, D. . Práticas com Ventiladores Mecânicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, L.R. ; SANTOS, M. I. G. ; VALE, G.N.M ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; SOUSA, J.B. ; ARAUJO, R. A. C. ; MACEDO, R. C. ; COSTA, L. A. . O Paciente Queimado após Alta Hospitalar: O desafio da Reabilitação na Amazônia Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, L.R. ; SOUSA, J.B. ; ARAUJO, L. A. ; MORAES, A. A. C. ; VALE, G.N.M ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; ARAUJO, R. A. C. ; COSTA, L. A. . Prevalência de Queimaduras Por Descarga Elétrica nos Pacientes Atendidos em um Hospital de Referência no Trauma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. A. ; ARAUJO, R. A. C. ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE . Aplicação do Kinesio Taping em vítimas de traumatismo raquimedular atendidos em unidade de terapia intensiva de um hospital de referência em trauma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, L. A. ; MORAES, A. A. C. ; COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; COSTA, L. R. N. . Ventilação não invasiva intermitente na força muscular respiratória: uma estratégia terapêutica nas queimaduras de tórax. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, L. A. ; MORAES, A. A. C. ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE ; ARAUJO, R. A. C. ; GONCALVES, K. L. P. ; COSTA, L. A. . Perfil Epidemiológico de Crianças atendidas em um centro de tratamento de queimados no Pará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, L. A. ; ARAUJO, R. A. C. ; MACEDO, R. C. ; SANTOS, M. I. G. ; LIMA, G. M. . Aplicação do Kinesio Taping em vítimas de traumatismo raquimedular na UTI adulto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, I. C. N. ; COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; BOULHOSA, F. J. S. ; SILVA, R.C. ; ARAUJO, R. A. C. ; MACEDO, R. C. ; GONCALVES, K. L. P. ; CARNEIRO, L. M. . Atuação da Fisioterapia na Urgência e Emergência de um Hospital Referência em Trauma e Queimados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; LOBATO, M. A. ; MACEDO, R. C. . Ortortatismo em Unidades de Terapia Intensiva: Revisão de Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. I. G. ; ALMEIDA, I. C. N. ; CARNEIRO, L. M. ; COSTA, L. A. ; COSTA, L. R. N. . Atuação da Fisioterapia em um Serviço de Urgência e Emergência no Estado do Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PICANCO, P. G. ; SANTOS, M. I. G. ; BOULHOSA, F. J. S. ; MACÊDO, RAFAELA CORDEIRO DE ; TEIXEIRA, R. C. ; COSTA, L. R. N. ; COSTA, L. A. ; SILVA, R.C. . Níveis de PEEP no desmame ventilatório em traumatismo crânio-encefálico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, A. A. C. ; ARAUJO, L. A. ; COSTA, L. A. ; SANTOS, M. I. G. ; COSTA, L. R. N. . Efeitos da Ventilação Mecânica Não-Invasiva Intermitente na Força Muscular e no Volume Corrente em Queimadura de Tórax - Um Relato de Caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. I. G. ; COSTA, L. A. ; BOULHOSA, F. J. S. ; AMARAL, J. A. R. ; GONCALVES, K. L. P. ; COSTA, L. R. N. ; MACEDO, R. C. ; PICANCO, P. G. ; SILVA, P. K. E. . Perfil Clínico de pacientes de Unidade de Terapia Intensiva Referência em Urgência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. A. ; AMARAL, J. A. R. ; SILVA, E. C. ; SILVA, P. K. E. ; TEIXEIRA, R. C. . Perfil de Crianças Vítimas de Acidentes Motociclístico Internas em Hospital Referencias em Trauma no Estado do Para: Região Amazonica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. A. . Ventilação Mecânica Não Invasiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, L. A. ; ARAUJO, R. A. C. . Aplicação do Kinesio Taping em vítimas de traumatismo raquimedular atendidos em unidade de terapia intensiva de um hospital de referência no trauma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOULHOSA, F. J. S. ; LIMA, G. M. ; GONCALVES, K. L. P. ; COSTA, L. R. N. ; COSTA, L. A. ; PICANCO, P. G. ; MACEDO, R. C. ; AMARAL, J. A. R. ; SILVA, P. K. E. ; TEIXEIRA, R. C. . O impacto do protocolo de desmame de traqueostomia em pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência no Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, T. L. ; RAMOS, M. T. C. ; MELO, R. A. ; FIEL, J. A. ; COSTA, L. A. . Análise da capacidade funcional de indivíduos com sequelas de acidente vascular encefálico pós terapia espelho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. I. G. ; COSTA, L. A. ; ARAUJO, R. A. C. ; AMARAL, J. A. R. ; GONCALVES, K. L. P. ; MACEDO, R. C. ; LIMA, GABRIELA MARTINS DE . Impacto da Fisioterapia na Reabilitação de pacientes submetidos a drenagem torácica em Hospital de referência em Urgência e Emergência da região metropolitana de Belém - PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. K. E. ; PICANCO, P. G. ; BOULHOSA, F. J. S. ; COSTA, L. R. N. ; COSTA, L. A. ; GONCALVES, K. L. P. ; MACEDO, R. C. ; TEIXEIRA, R. C. . Análise do Perfil Clínico-Epidemiológico da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital de Referência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BASTOS, C. C. ; BOULHOSA, F. J. S. ; COSTA, L. R. N. ; COSTA, L. A. . Perfil Clínico-Epidemiológico de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Estado do Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAMOS, M. T. C. ; COSTA, L. A. ; COSTA, T. L. ; MELO, R. A. . Realidade Virtual na Qualidade de Vida de Portadores da Doença de Parkinson. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. A. ; COSTA, T. L. ; RAMOS, M. T. C. ; MELO, R. A. . O Padrão Goniométrico no AVE Pós Terapia Espelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. A. ; MELO, R. A. . A TERAPIA ESPELHO EM HEMIPARÉTICOS APÓS AVE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. A. ; MELO, R. A. . A INFLUÊNCIA DA TERAPIA ESPELHO NA HEMIPARESIA PÓS-AVE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, T. L. ; RAMOS, M. T. C. ; COSTA, L. A. ; OLIVEIRA, W. P. . Influência da Fisioterapia Aquática no tratamento da Espondilite Anquilosante: Revisão de Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
COSTA, L. A. . Mesa-redonda Multiprofissional sobre a segurança do Paciente. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
CARACTERIZAÇÃO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA DOS PACIENTES INTERNADOS POR FRATURA DE MEMBROS INFERIORES EM UM HOSPITAL REFERÊNCIA EM TRAUMA, Descrição: Traçar um perfil clínico e epidemiológico dos pacientes que sofreram fratura de membros inferiores internados no HMUE. Trata-se de um estudo prospectivo, observacional, quantitativo e transversal em vítimas de fratura de membros inferiores que foram internados nas Clínicas Ortopédicas de um Hospital de Urgência e Emergência com uma casuistica composta por 50 prontuários de pacientes que sofreram fraturas no período de julho/2016 a outubro/2016 através de uma ficha de coleta de dados elaborada pelos autores do estudo. Serão incluídos na pesquisa indivíduos de ambos os sexos, de qualquer faixa etária, que tenham sido acometidos por fratura de membros inferiores (fêmur e/ou tíbia, e fíbula, uni ou bilateral), e serão excluídos prontuários incompletos, fratura de membros superiores, acometimentos neurológicos e amputados de membros inferiores, e após o término da coleta dos dados, estes serão analisados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lorena de Almeida Costa - Coordenador / Maria Isabel Galletti dos Santos - Integrante / Luã Alves Araújo - Integrante / Anderson Antunes da Costa Moraes - Integrante / Kéven Lorena de Paula Gonçalves - Integrante.
-
2016 - Atual
A utilização da ventilação não invasiva em pacientes vítimas de queimadura de tórax, Descrição: Avaliar os efeitos da ventilação mecânica não-invasiva em pacientes com queimadura de tórax. Trata-se de um estudo experimental em vítimas de queimaduras de 2° e/ou 3° graus em região torácica submetidos a ventilação não-invasiva internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), a casuística será composta por uma amostra intencional dos pacientes dentro do período proposto de coleta de dados que compreenderá o período de junho a novembro.Serão incluídos na pesquisa indivíduos de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos, que tenham sido acometidos por queimaduras de 2° e/ou 3° em região torácica, submetidos a Ventilação não invasiva, que aceitarem participar após assinatura pelo responsável/paciente do TCLE. E excluídos da pesquisa indivíduos que apresentarem qualquer outro diagnóstico diferente do critério de inclusão, pacientes que estiverem em ventilação mecânica invasiva, pacientes com diagnóstico de lesão inalatória através de broncoscopia, quem tenha histórico de doença pulmonar crônica e pacientes sem registro fidedigno na instituição.Espera-se a partir deste estudo a provável melhora da função respiratória com o intuito de diminuir complicações, em pacientes com queimadura torácica após a terapêutica proposta e aplicada pelos autores, como melhora dos volumes e pressões respiratórias e expansibilidade torácica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lorena de Almeida Costa - Coordenador / Maria Isabel Galletti dos Santos - Integrante / Luã Alves Araújo - Integrante / Anderson Antunes da Costa Moraes - Integrante / Leonardo Ramos Nicolau da Costa - Integrante.
-
2015 - 2017
APLICAÇÃO DO KINESIO TAPING EM VÍTIMAS DE TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR ATENDIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO TRAUMA, Descrição: O Trauma raquimedular (TRM) é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função anatômica. As lesões de nível cervical frequentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, e a causa de maior impacto e implicação de morbidade e mortalidade é a complicação respiratória devido a ineficácia muscular, diminuindo a ventilação respiratória pelo déficit na inervação de seus músculos. Na tentativa de reverter algumas alterações respiratórias utiliza-se a contenção abdominal por uso da cinta elástica, proporcionando um suporte mecânico, porém a esta possui o viés de seu formato retangular, que acaba pressionando a extremidade inferior da caixa torácica impedindo a expansibilidade da região. Com intuito de contornar este viés, o método Kinesio Taping® (KT) surge como alternativa de melhor adaptação aos tecidos tegumentar e osteomiofascial. A necessidade de recuperar a função pulmonar e melhorar a qualidade de vida em pacientes tetraplégicos e paraplégico com sequelas de lesões medulares, reintroduzindo-os na sociedade, devolvendo a autonomia e independência nas atividades de vida diária e instrumental. O presente estudo tem a finalidade de analisar os efeitos da aplicação da contenção abdominal com Kinesio Taping® na função respiratória de indivíduos com trauma raquimedular cervical atendidos em um hospital referência em trauma. Participarão desta pesquisa 10 pacientes com vítima de TRM cervical internados no Hospital Metropolitano de Urgêngia e Emergência e após a assinatura do TCLE, todos serão avaliados pela Ficha de Identificação e Avaliação proposta pelos autores em três momentos. Após a coleta de dados estes, serão organizados em banco de dados no software Excel do Office 2013. Em seguida, será utilizado para análise dos dados o software BioEstat® 5.3, onde a escolha dos testes para a análise estatística dependerá dos tipos de distribuições encontradas e da homogeneidade das respectivas variâncias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Lorena de Almeida Costa - Integrante / Rodrigo Alcântara Carnevali de Araújo - Coordenador / Maria Isabel Galletti dos Santos - Integrante / Grabriela Martins de Lima - Integrante / Rafaela Cordeiro de Macêdo - Integrante.
-
2015 - Atual
Influência da mobilização precoce na musculatura respiratória em pacientes críticos admitidos no hospital metropolitano, Descrição: INTRODUÇÃO: É comum os pacientes na UTI permanecerem restritos ao leito, o que levará à imobilidade, inatividade e disfunção severa do sistema osteomioarticular. A mobilização precoce traz à tona atividades terapêuticas progressivas e seus benefícios incluem: melhora da dinâmica respiratória, redução das complicações advindas da imobilidade, melhora no nível de consciência e melhora da função cardiovascular. Evidencia-se assim, que a partir da literatura, os grandes e variados benefícios que a Fisioterapia pode promover utilizando-se da mobilização precoce nesses pacientes, podendo assim diminuir o seu tempo de internação, diminuir custos do hospital e complicações futuras, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente. OBJETIVO GERAL: Analisar se a mobilização precoce pode e de que maneira influenciará nos pacientes acometidos de lesões torácica e/ou abdominais admitidos no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do Pará. MÉTODO: Será um estudo experimental do tipo ensaio clínico controlado e randomizado, em vítimas de lesão torácico e/ou abdominal internados na unidade de terapia intensiva do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. A amostra será de 30 pacientes, que serão divididos entre GC (Grupo Controle), e o GMP (Grupo Mobilização Precoce). Serão incluídos na pesquisa indivíduos de ambos os sexos, entre 18 e 45 anos de idade que sofreram trauma torácico e/ou abdominal submetidos a tratamento cirúrgico, apresentar estabilidade hemodinâmica, ausência de qualquer tipo de doenças neuromusculares prévias, ausência de fraturas não consolidadas, ausência de ressuscitação cardiopulmonar na sua admissão, aceitação e assinatura pelo responsável/paciente do TCLE. Após a coleta dos dados, as análises serão executadas por meio do softwareBioEstat 5.3. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se a partir deste estudo a provável melhora da função respiratória desempenhada pela lesão torácica e/ou abdominal após a terapêutica proposta e aplicada pelos autores que exigem melhora dos volumes e pressões respiratórias, da complacência pulmonar, eficácia da tosse e com o intuito de promover diminuição das complicações respiratórias e motoras, desmame da ventilação mecânica e alta da unidade de terapia intensiva precoce. Além de divulgar a mobilização precoce por meio do protocolo proposto como prática do fisioterapeuta como terapia de rotina dos profissionais no tratamento de pacientes com lesão torácica e/ou abdominal. Palavras-Chave: Mobilização precoce; trauma abdominal; trauma torácico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lorena de Almeida Costa - Coordenador / Maria Isabel Galletti dos Santos - Integrante / Luã Alves Araújo - Integrante / Anderson Antunes da Costa Moraes - Integrante / Fabiano José da Silva Boulhosa - Integrante.
-
2012 - 2013
A INFLUÊNCIA DA TERAPIA ESPELHO EM PACIENTE COM HEMIPARESIA PÓS-AVE, Descrição: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é um déficit neurológico focal agudo e a partir dos sinais e sintomas variados que a patologia apresenta é necessário um tratamento fisioterapêutico. Neste contexto, a Terapia-Espelho (TE) tem a característica de acelerar o pro¬cesso de recuperação funcional utilizando um feedback visual espelhado. Esses indivíduos necessitam recuperar o déficit funcional e melhorar a qualidade de vida desenvolvendo a autonomia e independência nas atividades de vida diária e instrumental. Este estudo tem a finalidade de analisar os efeitos da TE na recuperação da funcionalidade em hemiparéticos pós-AVE. Participaram desta pesquisa 8 pacientes que foram distribuídos de maneira aleatória entre os seguintes grupos: Grupo Controle (3) e Grupo Terapia Espelho (5). Ambos foram avaliados pelas escalas Medida de Incapacidade Funcional (MIF) e a Escala de Qualidade de Vida Específica para AVE (EQVE-AVE). Após a coleta de dados, estes foram organizados em planilha de dados no software Excel do Office 2010 e analisados pelo programa BioEstat® 5.3. Na amostra prevaleceu o sexo masculino, com idade de 65 anos, tempo de evolução patológica de 14 meses, hemiparesia à esquerda e todos com predomínio braquial incompleto. Contudo, a intervenção da TE comparada com a cinesioterapia, não foi capaz de produzir efeitos positivos na funcionalidade do membro superior acometido e na qualidade de vida desses indivíduos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorena de Almeida Costa - Coordenador / Renata Amanajás de Melo - Integrante.
Prêmios
2014
3º lugar na modalidade de Tema Livre da Área de Fisioterapia, III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Hospitalar, Carga horária: 30
Outras informações:
Fisioterapeuta com ênfase em atendimento de urgência e emergência no trauma, atendimento em queimados, atendimento em terapia intensiva pediátrica e adulto, atendimento hospitalar no trauma.
Gerenciado pela OSS INDSH, e prestação de serviços a Multicorp.
2017 - 2022
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Fisioterapeuta com ênfase em atendimento de urgência e emergência no trauma, atendimento em queimados, atendimento em terapia intensiva pediátrica e adulto, atendimento hospitalar no trauma.
Gerenciado pela OSS Pró-Saúde.
2015 - 2017
HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de Fisioterapia, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Hospital Adventista de BelémVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Fisioterapeuta hospitalar com ênfase em geriatria, desmame difícil de ventilação mecânica, desmame de traqueostomia, desmame de oxigênio e reabilitação funcional.
2017 - 2021
Universidade do Estado do ParáVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 36
Outras informações:
Preceptora voluntária da categoria de Fisioterapia do Programa de Urgência e Emergência no Trauma da Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará. Atuação com ênfase na supervisão e orientação de residentes da fisioterapia para desenvolvimento de habilidade e competências na especialidade.
2013 - 2013
Universidade do Estado do ParáVínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Fisioterapia nas Disfunções Sensitivo-motoras, Carga horária: 475
Outras informações:
Edital nº88/2012
Aprovado em 2º lugar
Remanejado para a disciplina de Estágio preliminar I - Neuro Adulto
2013 - 2013
Universidade do Estado do ParáVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Reabilitação de neurônios-espelhos em AVC, Carga horária: 20
Outras informações:
Atendimentos supervisionados (coleta de dados)
2017 - 2017
Hospital Porto DiasVínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Fisioterapeuta com ênfase no atendimento de terapia intensiva cardiológica e fisioterapia hospitalar.
2014 - 2014
CENTRO CLÍNICO DE REABILITAÇÃO DO PARÁVínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuando na área de reabilitação das disfunções neuromotoras de membros superiores e coluna cervicotorácica.
2014 - 2014
Clinica CAFISIOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates, Carga horária: 6
2012 - 2012
Clinica CAFISIOVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Piscina de Hidroterapia, Carga horária: 20
2011 - 2011
Clinica CAFISIOVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Ambulatório, Carga horária: 20
2010 - 2010
Clinica CAFISIOVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Piscina de Hidroterapia, Carga horária: 20
2014 - 2014
Clínica Primed PersonalitéVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 20
2014 - 2015
Funcional CenterVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 12
2011 - 2011
Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Efetivo, Carga horária: 34
2014 - 2014
Studio de Pilates Thieny LarratVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 20
2013 - 2014
Trâmite Pilates Fisioterapia LTDAVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 30
Outras informações:
Carga horária total de 128 horas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena de Almeida Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?