Guilherme Henrique Dias

Atualmente é voluntário na Júnior Poli Estudos - Empresa Júnior da Escola Politécnica da USP e realiza iniciação científica na avaliação dos efeitos da radiação ionizante em tecido ósseo por espectrocopia vibracional, na Comissão Nacional de Energia Nuclear- SP

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Química

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Objetivo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros.

Organização de eventos

DIAS, G. H. ; 22º Workshop Integrativo Poli Júnior. 2012. .

DIAS, G. H. ; 22º Workshop Integrativo Poli Júnior. 2012. .

Outras produções

DIAS, G. H. ; Cardoso, J. R. . Aproximando Empresas & Estudantes- Chamada do 23º Workshop Integrativo - Poli USP-. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    INCT/CNPq - 573.916/2008-0 - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica (INFO), Descrição: O projeto tem como principal objetivo a realização de pesquisas na Fotônica, visando ampliar o conhecimento básico da área assim como realizando aplicações na Ciência. Os trabalhos previstos foram agrupados em quatro sub-áreas: Materiais Fotônicos Micro e Nanoestruturados Dispositivos Fotônicos Magneto-Óptica e Spintrônica Bio-Fotônica. Este projeto visa congregar laboratórios localizados em 11 Instituições de Ensino e Pesquisa que vêm fazendo pesquisa básica e aplicada, e formando pessoal ao nível de graduação e pós-graduação na área de Fotônica e aplicações com aplicações à Bio-Fotônica, Spintrônica e Plasmônica. Dispondo de uma equipe multidisciplinar, o Instituto estará capacitado para atuar nestas subáreas tirando proveito do domínio de técnicas de produção e processamento de materiais, de várias técnicas ópticas baseadas no uso de lasers, fenômenos ópticos e tecnologias ópticas em geral. Na área de Bio-Fotônica as linhas de pesquisa são: Imageamento a nível celular e de tecidos (Tomografia por Coerência Óptica (Optical Coherence Tomography ? OCT). Microscopia Óptica de alta resolução). Fluxometria Laser Doppler. Diagnóstico e prevenção de doenças utilizando técnicas ópticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Guilherme Henrique Dias - Integrante / Cid Bartolomeu de Araújo - Coordenador / Denise Maria Zezell - Integrante / Anderson Stevens Leonidas Gomes - Integrante / Nilson Dias Vieira Júnior - Integrante / Sidney Ribeiro - Integrante.

  • 2005 - Atual

    FAPESP/CEPID - 05/51689-2 - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, Descrição: Propomos desenvolver atividades de pesquisa, inovação e disseminação na área de fotônica focalizando comunicações ópticas, como continuação do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF Campinas Branch, do programa CEPID), na fase II. O projeto também inclui pesquisas exploratórias em materiais avançados para a fotônica e aplicações de lasers em ciências da vida e metrologia, bem como atividades em parceria com empresas visando transferência de tecnologia e atividades de disseminação da ciência e da tecnologia. O grupo do IPEN enfoca os novos usos dos lasers para aplicações médicas, incluindo estudos de protocolos clínicos em cooperação com o LELO (Laboratório Especial de Lasers em Odontologia, USP). Alguns dos lasers utilizados nestes estudos são desenvolvidos dentro do IPEN, utilizando-se de cristais também crescidos no IPEN. Estas atividades envolvem a cooperação com os grupos de desenvolvimento de laser e de crescimento de cristais. No IPEN, na fase II, estudos serão conduzidos para se estabelecer protocolos seguros para prevenção da cárie com diferentes lasers. A ação do laser de Er,Cr:YSGG também pode ser útil para a obliteração dos túbulos dentinários, na área de cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia e implantodontia. Parâmetros corretos deverão ser utilizados para tais finalidades, a fim de se evitar riscos para injúrias pulpares e carbonização tecidual. Estudos in vitro irão prover informações sobre a qualidade dos protocolos sugeridos utilizando-se diferentes métodos, tais como a termografia, microinfiltração, microscopia eletrônica de varredura, determinação de forças de adesão, histologia e culturas de células sobre as superfícies tratadas por lasers. Então, casos clínicos serão necessários para se estabelecer os parâmetros corretos para a utilização dos lasers na Odontologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Guilherme Henrique Dias - Integrante / Denise Maria Zezell - Integrante / Hugo Luis Fragnito - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Comissão Nacional de Energia Nuclear

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo in vitro dos efeitos da radiação ionizante em tecidos ósseos por espectroscopia vibracional e teste mecânico Este plano de trabalho pretende verificar a possibilidade de diagnosticar danos imediatos causados ao tecido ósseo por exposição à radiação ionizante; e estabelecer parâmetros para estimar a dose de radiação ionizante a que um individuo é exposto. Para tal, utilizará valores de doses usuais para radioterapia e doses de exposição acidental para irradiar amostras de tecido ósseo bovino. Os métodos de avaliação dos efeitos no tecido serão a espectroscopia por infravermelho por transformada de Fourier, associada à testes mecânicos.

2011 - Atual

Júnior Poli Estudos

Vínculo: Diretor de Recursos-voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Gerenciamento e liderança nos processos e estratégias da área de Recursos Humanos da empresa Poli Júnior - Empresa Júnior da Escola Politécnica da USP. Responsável por toda a área de Recrutamento e Seleção, Políticas de Benefícios, Treinamentos, Desenvolvimento, Retenção, Gestão de Engagement e Gestão de Carreiras dos mais de 90 colaboradores da instituição. Desenvolvimento de habilidades gerenciais como liderança, planejamento, controle, organização e comunicação. Foi organizador do 22º Workshop Integrativo, a maior feira de recrutamento do estado de São Paulo. Experiências adquiridas em estratégia, marketing, logística, vendas e negociação. Foi assessor em Gestão de Pessoas e analista de projetos na área de Tecnologia da Informação. Treinamentos em Metodologia de Projetos com base no PMBOK.