André Rocha Leite Haudenschild
Pesquisador com doutorado em Literatura pela UFSC/Universidade Federal de Santa Catarina (2014), atuando em projetos de pesquisa voltados ao universo da Cultura Popular, da História Social e da Música Popular Brasileira do século XX. Como professor realizou estágio de docência junto às disciplinas: "História da Música Popular Brasileira" e "Estudos Literários IV", do curso de Letras da UFSC (2012); atuando no curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina e UAB/Universidade Aberta do Brasil (2014-2015), ministrando as disciplinas: "Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem", "Literatura Infantojuvenil" e "Antropologia". Em 2016 e 2017 realizou estágio de pós-doutoramento, com bolsa do CNPq, junto ao Programa de Pós-graduação em História da UFU/Universidade Federal de Uberlândia, sob a supervisão do Prof. Dr. Adalberto Paranhos. É autor de Alegria selvagem: a lírica da natureza em Tom Jobim (Olho D'Água, 2010) e coorganizador de Orfeu do Vinicius & Cia. (EdUFSC, 2015), mantendo atividades artísticas como instrumentista e compositor.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura
2010 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova
Prof.Dr. Claudio Celso Alano da Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bossa nova; experiência; modernidade; Canção Popular Brasileira; Water Benjamin.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música popular brasileira.
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura
2008 - 2009
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Alegria selvagem: a lírica da natureza na obra de Tom Jobim,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Prof.Dr. Cláudio Celso Alano da Cruz
Palavras-chave: Antonio Carlos Jobim; Canção Popular Brasileira; Bossa nova; Poesia Moderna.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Graduação em Bacharelado em Letras-Língua Portuguesa
2004 - 2007
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A lírica da natureza em Tom Jobim
Orientador: Cláudio Alano da Cruz
Pós-doutorado
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Formação complementar
2010 - 2010
Extensão universitária em Minicurso Poesia e Vanguarda. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Desenvolvimento de Projeto. (Carga horária: 40h). , Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Minicurso Nicanor Parra por César Quadra. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Ecopedagogia. (Carga horária: 40h). , Klimata Centro de Estudos Ambientais, KLIMATA, Brasil.
1998 - 1998
Produção e Marketing Cultural. (Carga horária: 17h). , Kavantan & Associados Projetos e Eventos Culturais, KAVANTAN, Brasil.
1987 - 1987
Fotografia e Expressão Individual. (Carga horária: 9h). , Oficinas Culturais Três Rios - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, SECSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Música popular brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Literatura Brasileira.
Organização de eventos
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Pequeno Sarau para Tom Jobim - VI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2012. (Concerto).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. ; CARNEIRO, Graça . Projeto Cultural VEM CÁ MEU BOI - Circuito Catarinense do Grupo Infanto-Juvenil de Boi-de-Mamão do Porto da Lagoa. 2004. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário Internacional ?História do Tempo Presente?.?Eu vou ficar nessa cidade/ Não vou voltar pro meu sertão?: trânsitos diaspóricos na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970. 2017. (Seminário).
Seminário Internacional Música Popular e Política: presente e passado. 2017. (Seminário).
VII Simpósio Internacional de Musicologia.Vozes diaspóricas: a reinvenção do Nordeste na música popular brasileira dos anos 1960 e 1970.. 2017. (Simpósio).
XXIX Simpósio Nacional de História/ANPUH."Lamento sertanejo?: experiências diaspóricas e a reinvenção das identidades culturais nordestinas na música popular brasileira nos anos 1960 e 1970. 2017. (Simpósio).
III Colóquio Internacional História e Música.?Sul maravilha?: experiências diaspóricas entre o ?sertão? e a ?metrópole? na Música Popular Brasileira (1960-1970). 2016. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações ? UFSC."O sertão vai virar mar", a reinvenção do sertão na cultura brasileira nas décadas de 1960 e 1970. 2016. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional de Musicologia - UFG."Eu vou voltar pro meu sertão...", a reinvenção do sertão na músico popular brasileira. 2016. (Simpósio).
XXIII Encontro Estadual de História/ANPUH ? Unesp.Trovadores diaspóricos: tensões civilizatórias entre o sertão e a metrópole na música popular brasileira (1960-1970). 2016. (Encontro).
VIII Congresso Internacional Roa Bastos. A invenção do sertão: a construção do imaginário social sertanejo na Literatura Brasileira da segunda metade do século XX. 2015. (Congresso).
XXVIII Simpósio Nacional de História-ANPUH.A caminho do mar: a boemia solar da Bossa Nova. 2015. (Simpósio).
Comemoração ao Centenário de Vinícius de Moraes.Vinícius, um Orfeu em construção. 2013. (Seminário).
X Simpósio Internacional Fazendo Gênero.Cidade-mulher: as representações da sexualidade nas canções da Bossa Nova. 2013. (Simpósio).
Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética. De olhos bem abertos: vasos comunicantes entre as estéticas de Pier Paolo asolini e Glauber Rocha. 2012. (Congresso).
II Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.Benjamin Jobim: a gaia ciência da poética da canção jobiniana. 2012. (Seminário).
V Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento Literário e e Diversidadeade.Canções Geradoras: a canção popular como uma pedagogia poética. 2012. (Seminário).
I Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC.A experiência da modernidade na lírica da Bossa Nova. 2011. (Seminário).
I Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC.Bom dia avenida: apontamentos musicais sobre a experiência da modernidade no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX. 2011. (Simpósio).
VII ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O carnaval do desencanto: o ambivalente baile de máscaras tropicalista. 2011. (Encontro).
XI CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais ? Diversidades e Desigualdades. O dengo que a nega tem: representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi. 2011. (Congresso).
Colóquio "Helder Macedo". 2010. (Outra).
Defesa de dissertação "Baú de máscaras: o arquivo da cantora e compositora Maysa". 2010. (Outra).
I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2010. (Congresso).
I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A poética dos orixás nos afro-sambas de Baden e Vinícius de Moraes: por uma pedagogia da canção popular. 2010. (Simpósio).
I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O cais da escrita no Novo Mundo: por uma poética da experiência sensível. 2010. (Outra).
III Seminario Internacional Politicas de la Memoria.Alegria selvagem: por uma poética da experiência sensível em Tom Jobim. 2010. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Literatura Argentina em seu Bicentenário.Borges compadrito e seu habilidoso cuchillo literário. 2010. (Simpósio).
VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises. A lírica da natureza em Tom Jobim: uma experiência sensível à contracorrente da modernidade. 2010. (Congresso).
Ciudades Latinoamericanas: la utopia intelectual en una geografia inestable. Garoto de Ipanema: o olhar poético de Tom Jobim entre o Mar, o Rio de Janeiro e a Mata Atlântica. 2009. (Congresso).
Defesa de dissertação "Silviano Santiago e a entrevista como lugar de enunciação crítica" de Carla Cristina Pessotto. 2009. (Outra).
Defesa de tese "Antipoesia em Lear Rey & Mendigo de Nicanor Parra" de Antonia Cabrera Muñoz. 2009. (Outra).
I Simpósio Internacional de Literatura "Juan Carlos Onetti". 2009. (Simpósio).
IV Seminário de Literatura Infanil e Juvenil de Santa Catarina. 2009. (Seminário).
IV Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina.O arco das palavras encantadas: considerações sobre as transformações da palavra poética na canção popular. 2009. (Seminário).
Palestra "Místicas da transgressão: das religiões arcaicas à geração Beat". 2009. (Outra).
Palestras do Simpósio: "A antipoesia de Nicanor Parra". 2009. (Simpósio).
Seminario Internacional "Um Outro Olhar sobre a África". 2009. (Seminário).
Defesa de tese "Derrida com Makuba, o dom, o tabaco e a magia negra" de Rodrigo Lopes de Barros Oliveira. 2008. (Outra).
I Semana Paulo Freire / UFSC-CED-PPGE. 2007. (Seminário).
Mostra de Cultura do Brasil e Economia Solidária. 2006. (Outra).
Seminário Cultura Viva. 2006. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação. 2001. (Congresso).
I Encontro Internacional da Carta da Terra na Perspectiva da Educação.Música para uma Pedagogia da Terra. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
PARANHOS, Adalberto.; OLIVEIRA, Marcia Ramos de.;HAUDENSCHILD, André Rocha Leite.. Do "Ônibus colegial" ao "Trem de doido": interações entre a Bossa Nova nas Geraes e o Clube da Esquina. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite.. Descompassos e contrapontos no ensino de Sociologia: a música de protesto como recurso pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Comissão julgadora das bancas
HAUDENSCHILD, A.R.L.; CRUZ, C. C. A.; BACCHINI, L.; PARANHOS, A.;OLIVEIRA, M. R.; SCHMIDT, S.P.. A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova". 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Literatura/ UFSC.
CRUZ, C. C. A.; SCHIMIDT, Simone pereira; DINIZ, J. C. V.;OLIVEIRA, S. A.. Alegria selvagem: a lírica da natureza na obra de Tom Jobim. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CRUZ, Claudio; SCHMIDT, Simone;ALMEIDA, T. V.. A lírica da natureza em Tom Jobim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SCHMIDT, Simone Pereira; CRUZ, C. C. A.; DINIZ, Júlio Cesar; OLIVEIRA, S.A.. Alegria selvagem: a lírica da natureza em Tom Jobim. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CRUZ, C. C. A.;SCHMIDT, Simone Pereira; BACCHINI, L.; PARANHOS, A. P.; OLIVEIRA, M. R.. A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CRUZ, C. C. A.;SCHMIDT, Simone Pereira; FURLAN, S.. Experiência urbana e lírica moderna: o caso da Bossa Nova. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CRUZ, C. C. A.;SCHMIDT, Simone Pereira; Tereza Virgínia de Almeida; CURI, S.. A lírica da natureza em Tom Jobim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Foi orientado por
Prática de Ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Leandra Cristina de Oliveira;
Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa; 2007; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Denise Aparecida Moser;
A caminho do mar: a experiência da modernidade na Bossa Nova; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria Literária) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Orientador: Claudio Celso Alano da Cruz;
Produções bibliográficas
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . 'O sertão vai virar mar?: a reinvenção do sertão na poética da Música Popular Brasileira (1960 e 1970). Contexto, Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo , v. n. 31, p. 05-26, 2017.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A experiência revisitada: as artimanhas naturais da narrativa rosiana. Anuário de Literatura , v. 21, p. 81-91, 2016.
-
HAUDENSCHILD, ANDRÉ . -Sul maravilha-: experiências diaspóricas nordestinas na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970. ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia , v. 18, p. 33-48, 2016.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Palavras encantadas: as transformações da palavra poética na canção popular brasileira. Revista Brasileira de Estudos da Canção , v. n.4, p. 155-173, 2013.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . 'O dengo que a nega tem', representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi. ArtCultura (UFU) , v. 15, p. 97-112, 2013.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . De olhos bem abertos ou muito além do realismo: vasos comunicantes entre as estéticas de Pasolini e Glauber Rocha. Literatura em debate (URI) , v. 05, p. 150-163, 2011.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O carnaval do desencanto: o ambivalente baile de máscaras tropicalista. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte , v. 3, p. 24-47, 2010.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A escuta da mata em ?Borzeguim?: uma trilha pela lírica jobiniana da natureza. REPOM : Revista de Estudos Poético-Musicais (UFSC) , v. 5, p. 01-10, 2009.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O cais da escrita no Novo Mundo: por uma poética da experiência sensível. Revista Desassossego , v. # 2, p. 01-09, 2009.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. ; CRUZ, Claudio. (Org.) . Orfeu do Vinicius & Cia.. 1a.. ed. Florianópolis/SC: Editora da UFSC, 2015. v. 1. 207p .
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Alegria selvagem: a lírica da natureza em Tom Jobim. 1a.. ed. São Paulo/SP: Editora Olho d'Água, 2010. v. 1. 160p .
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Benjamin Jobim, a poética da natureza como experiência sensível. In: Bacchini, Luca. (Org.). Maestro soberano: ensaios sobre Antonio Carlos Jobim. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2017, v. 01, p. 215-232.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Um Orfeu em construção. In: HAUDENSCHILD, André Rocha L.; CRUZ, Claudio Alano da.. (Org.). Orfeu do Vinicius & Cia.. 1a.ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2015, v. 1, p. 143-160.
-
HAUDENSCHILD, ANDRÉ ROCHA LEITE . ?Lamento sertanejo?: experiências diaspóricas e a reinvenção das identidades culturais nordestinas na música popular brasileira nos anos 1960 e 1970. In: XXIX Simpósio Nacional de História/ANPUH, 2017, Brasília/DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília/DF: UnB, 2017. v. 1. p. 01-16.
-
HAUDENSCHILD, ANDRÉ ROCHA LEITE . ?Eu vou ficar nessa cidade/ Não vou voltar pro meu sertão?: trânsitos diaspóricos na música popular brasileira das décadas de 1960 e 1970. In: III Seminário Internacional ?História do Tempo Presente?, 2017, Florianópolis/SC. Anais III Seminário Internacional ?História do Tempo Presente?. Florianópolis/SC: FAED/UDESC, 2017. v. 1.
-
HAUDENSCHILD, ANDRÉ ROCHA LEITE . Vozes diaspóricas: a reinvenção do Nordeste na música popular brasileira dos anos 1960 e 1970. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia/GO. Anais VII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2017. v. 1.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Trovadores diaspóricos: tensões civilizatórias entre o sertão e a cidade na Música Popular Brasileira (1964-1985). In: XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP, 2016, Assis/SP. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. Franca/SP: ANPUH-SP, 2016. v. 1. p. 1-15.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . 'Eu vou voltar pro meu sertão': a reinvenção do sertão na poética da música popular brasileira (1960-1970). In: VI Simpósio Internacional de Musicologia - Escola de Música e Artes Cênicas/UFG, 2016, Goiânia/GO. Musicologia e Diversidade/Anais, 2016. v. 01. p. 257-267.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . De olhos bem abertos: vasos comunicantes entre as estéticas de Pier Paolo Pasolini e Glauber Rocha. In: Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética, 2012, Florianópolis/SC. Anais E-book Fluxos Literários:ética e estética. Florianópolis/SC: UFSC, 2012. v. 1. p. 46-59.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Canções Geradoras: a canção popular como uma pedagogia poética. In: V Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento Literário e Diversidade, 2012, Florianópolis/SC. Anais do V Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis/SC: UFSC/UNISUL, 2012. v. I. p. 157-163.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O dengo que a nega tem: representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi. In: XI CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais ? Diversidades e Desigualdades - UFBA, 2011, Salvador/BA. Anais Eletrônicos do XI CONLAB, 2011.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O carnaval do desencanto: o ambivalente baile de máscaras tropicalista. In: VII ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBA, 2011, Salvador/BA. Anais do VII ENECULT, 2011.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . "Bom dia Avenida": apontamentos musicais sobre a experiência da modernidade no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX. In: Simpósio Internacional Linguagens e Culturas - Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC, 2011, Florianópolis/SC. Anais do Simpósio Internacional Linguagens e Culturas - Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC/CCE-Programas de Pós-Graduação em Letras, 2011. v. 1. p. 923-940.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Alegria selvagem: por uma poética da experiência sensível em Tom Jobim. In: III Seminario Internacional Politicas de la Memoria, 2010, Buenos Aires. Recordando a Walter Benjamin: Justicia, Historia y Verdad. Escrituras da la Memoria. Buenos Aires: Centro Cultural da la Memoria Haroldo Conti; Universidad de Buenos Aires, 2010. v. 1. p. 01-17.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A poética do orixás nos Afro-sambas: por uma pedagogia da Canção Popular. In: I CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá, PR: UEM, 2010. v. 1. p. 1-10.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O arco das palavras encantadas: considerações sobre as transformações da palavra poética na canção popular. In: IV Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina, 2009, Palhoça/SC. Anais [do] 4º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa. Palhoça/SC: Editora UNISUL, 2009. v. 1. p. 151-164.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A poética do orixás nos Afro-sambas: por uma pedagogia da Canção Popular. In: UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2010, Maringá, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá, PR: UEM, 2010. p. 544-544.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O cais da escrita no Novo Mundo: por uma poética da experiência sensível. In: I CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá, PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá, PR: UEM, 2010. p. 731-731.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Alegria selvagem: por uma poética da experiência sensível em Tom Jobim. In: III Seminario Internacional Politicas de la Memoria, 2010, Buenos Aires/Argentina. CD Rom do III Seminario Internacional Politicas de la Memoria. Buenos Aires: Centro Cultural da la Memoria Haroldo Conti; Universidad de Buenos Aires, 2010.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Quem canta, encanta: a poética da Canção Popular Brasileira como uma prática criativa no ensino de jovens e crianças. In: IV Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina, 2009, Palhoça/SC. Anais [do] 4º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. Palhoça, SC: UNISUL, 2009. p. 77-77.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O arco das palavras encantadas: considerações sobre as transformações da palavra poética na canção popular. In: IV Seminario de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina, 2009, Palhoça/SC. Anais do 4o. SLIJCS Seminario de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina. Palhoça/SC: UNISUL, 2009. p. 25-25.
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Vozes diaspóricas: a reinvenção do Nordeste na música popular brasileira dos anos 1960 e 1970.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . 'Lamento sertanejo', experiências diaspóricas e a reinvenção das identidades culturais nordestinas na música popular brasileira (anos 1960 e 1970). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . ?Eu vou voltar pro meu sertão?: a reinvenção do sertão na poética da Música Popular Brasileira (1960-1970). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Trovadores diaspóricos: tensões civilizatórias entre o sertão e a cidade na Música Popular Brasileira (1964-1985). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . 'O sertão vai virar mar?: a reinvenção do sertão na cultura brasileira entre as décadas de 1960 e 1970. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . ?Sul maravilha?: experiências diaspóricas entre o ?sertão? e a ?metrópole? na Música Popular Brasileira (1960-1970). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A caminho do mar: a boemia solar da Bossa Nova. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A invenção do sertão: a construção do imaginário social sertanejo na Literatura Brasileira da segunda metade do século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Ficciones, a vida e a obra de Jorge Luis Borges. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Cidade-mulher: as representações da sexualidade nas canções da Bossa Nova. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Vinicius, um Orfeu em construção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . De olhos bem abertos: vasos comunicantes entre as estéticas de Pier Paolo Pasolini e Glauber Rocha.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Canções Geradoras: a canção popular como uma pedagogia poética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Benjamin Jobim: a gaia ciência da poética da canção jobiniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O carnaval do desencanto: o ambivalente baile de máscaras tropicalista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O dengo que a nega tem: representações de gênero e raça na obra de Dorival Caymmi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A experiência da modernidade na lírica da Bossa Nova. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Bom dia avenida: apontamentos musicais sobre a experiência da modernidade no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A poética dos orixás nos afro-sambas de Baden e Vinícius de Moraes: por uma pedagogia da canção popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Alegria selvagem: por uma poética da experiência sensível em Tom Jobim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Borges compadrito e seu habilidoso cuchillo literário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O cais da escrita no Novo Mundo: por uma poética da experiência sensível. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . O arco das palavras encantadas: considerações sobre as transformações da palavra poética na canção popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Garoto de Ipanema: o olhar poético de Tom Jobim entre o Mar, o Rio de Janeiro e a Mata Atlântica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Não olhe para trás: mitos, concepções e recepções de Orfeu negro. Florianópolis/SC: Editora da UFSC, 2015. (Tradução/Artigo).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Malhado, um boizinho-de-mamão. Florianópolis/SC: Nucleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, 2006 (Revisão).
-
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . In the rainforests of intuition. Emmaus, Pennsylvania, USA: The Harp Therapy Journal, 1998 ("The Harp Therapy Journal" Periódico sobre Música e Saúde).
Outras produções
HAUDENSCHILD, ANDRÉ ROCHA LEITE . Parecer Ad Hoc para Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), edição n. 12, Maio/Agosto, 2018. 2018.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Parecer Ad Hoc para Revista Entrelinhas - Revista do curso de Letras da UNISINOS. 2017.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Parecer ad hoc para Revista Estudos Ibero-Americanos - Publicação quadrimestral do Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).. 2016.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Parecer ad hoc para Rivista Letterature d'America - Università degli Studi di Roma 'La Sapienza', Facoltà di Scienze Umanistiche. 2016.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Parecer ad hoc para Revista Anuário de Literatura - Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC. 2015.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Programa 'Livro Aberto' - TV UFSC. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. ; NAZARETH, V. H. . Miragens. 1996. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A Terceira Margem do Rio. 1989. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Lançamento do LP "A Terceira Margem do Rio". 1989. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A poética da natureza em Tom Jobim. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . A Canção Popular Brasileira como instrumento de cidadania: do repente ao rap. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. ; ALBA, Clariana Palmieri Brandão. . ECO-MIRIM: Ecologia para Crianças. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático publicado).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Quem canta, encanta: a poética da canção popular brasileira como uma prática criativa no ensino de jovens e crianças. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Música Popular Brasileira: a canção como instrumento de cidadania cultural. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Música Popular Brasileira: A canção popular como instrumento de ensino lingüistico e cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Formação de professores do MST- Cidadania Criativa: a Música Popular como instrumento de libertação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
WONSOVICZ, Silvio. ; HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Cantar é Filosofar: songbook filosófico. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção artística de material didático de "Filosofia para Crianças").
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Harmonia na Terra. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático publicado).
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. . Pedagogia da Terra. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2010
Nossa Onda - Concurso de Apoio à Produção de Obras Radiofônicas Inéditas, MINC, Ministério da Cultura - Brasília,DF.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Formador e Pesquisador UAB junto ao Centro de Educação a Distância da UDESC (Departamento de Pedagogia), onde ministrou as disciplinas "Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem", "Antropologia" e "Literatura Infantojuvenil".
2012 - 2012
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio de Docência junto às disciplinas "História da Música Popular Brasileira" (LLV7730) e "Estudos Literários IV" (LLV7511) do curso de Letras da UFSC, ambas sob orientação do Prof.Dr. Claudio Celso Alano da Cruz.
2008 - 2009
Centro Educacional Jardim dos SonhosVínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa Ensino Fund.II, Carga horária: 12
2004 - 2004
Escola da IlhaVínculo: Cargo docente no Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 12
Você é André Rocha Leite Haudenschild?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Rocha Leite Haudenschild e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?