Jessica Rita Baptista Costa

Desenvolvimento de identidades visuais únicas, capazes de expressar as características próprias do negócio. Minha metodologia inclui o uso de ferramentas como: Design Thinking, Canvas aplicado ao Design de Marcas, Painéis Semânticos, Análise de concorrentes, entre outras. Criação de layouts para redes sociais incluindo videos, cards e capas. UI designer em projetos multidisciplinares.

Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Inovação em Design de Serviços

2016 - 2017

Universidade La Salle - Canoas
Título: O PAPEL DO DESIGN GRÁFICO E DO BRANDING NO DESIGN DE SERVIÇO
Orientador: Igor Escalante Casenote

Graduação em Design Gráfico

2009 - 2015

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER
Título: Livro Aplicativo Game of Thornes: obra literária ilustrada e interativa
Orientador: Sandro Fetter

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto

Formação complementar

2020 - 2020

User Journey Mapping. , Product Arena, PA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Participação no Internacional Food Fair. (Carga horária: 38h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em INDESIGN ? PRINCÍPIOS DE DIAGRAMAÇÃO. (Carga horária: 36h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Especialista Arte-Finalista. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em CORELDRAW BÁSICO. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Participação em eventos

Salão de Iniciação Científica de UFRGS 2014.IDENTIDADE VISUAL NA REVISTA DE MODA: UMA ANÁLISE DO PROJETO GRÁFICO. 2014. (Outra).

XII MOSTRA DE ENSINO E PESQUISA.REPOSITÓRIO DIGITAL DESIGN. 2014. (Outra).

XVI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.IDENTIDADE VISUAL NA REVISTA DE MODA: UMA ANÁLISE DO PROJETO GRÁFICO. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • COSTA, J. R. B. . Da Visualidade à Identidade na Revista de Moda Feminina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, J. R. B. ; SILVA, F. G. . Requisitos para criação de um repositório com a produção científica de design no âmbito nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    DA VISUALIDADE À IDENTIDADE NAS REVISTAS DE MODA FEMININA, Descrição: Parte de uma pesquisa em desenvolvimento, a proposta visa definir a identidade visual das revistas impressas de moda, a partir da análise de seus elementos gráfico-visuais vinculados ao tema e ao conteúdo editorial da publicação. Parte-se do pressuposto que a identidade visual, associada à revista, configura-se e materializa-se no projeto gráfico da publicação, em sua completude e em seus diferentes elementos, não estando inculada somente ao símbolo e ao logotipo de um determinado título. A partir desta premissa inicial, reconhece-se a importância de se traçar e analisar, no projeto gráfico das revistas de moda, os diferentes elementos gráficos, em seu conjunto e em particular, que conformam sua identidade visual e o conteúdo editorial das publicações, permitindo o seu reconhecimento. Dentre os elementos gráficos que são analisados, destaca-se: o formato; suporte; grid; tipografia; imagens e a cor. No desenvolvimento da pesquisa em curso, realiza-se uma análise de diferentes títulos publicados e em circulação no mercado editorial. Nesta proposta, recorte da pesquisa em curso, propõe-se a análise da revista Elle, título com maior circulação no mercado brasileiro, em suas edições de março, julho e novembro de 2013, respectivamente, que conformam nosso corpus. A análise de cada uma de suas edições impressas é realizada em diferentes páginas da publicação, que se relacionam tanto à sua capa, quanto ao seu miolo, conformando o seu conteúdo editorial. As análises possibilitam a identificação de elementos gráficos que conformam as revistas visualmente, traduzindo sua identidade visual, seu projeto e conteúdo editorial, vinculados a um determinado tema e segmento (neste caso a moda). Além disso, (as análises) permitem também a definição e caracterização visual do ?objeto? revista, tendo-se em vista que a materialidade e a visualidade da publicação afetam o modo como o leitor se relaciona com este produto editorial e apreende a informação jornalística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessica Rita Baptista Costa - Coordenador / Márlon Uliana Calza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Zeeng Data Driven Plattaform, Zeeng

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Product Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Realizar pesquisas de benchmarking e análise heurística; - Dialogo constante com times de CS, suporte e comercial para manter o alinhamento sobre expectativas, jornada e pontos de dor dos clientes; - Prototipação em baixa e média fidelidade para apresentação e validação de soluções; - Planejar a experiência do usuário em projetos de pequeno porte (melhorias na plataforma) e projetos de grande porte (novas funcionalidades); - Elaborar fluxos de uso, sitemaps, wireframes, protótipos e o layout das interfaces; - Elaborar documentações, no Confluence, de pesquisas e da interface; - Ajudar ao time de desenvolvimento na criação de histórias do usuário; - Participar de reuniões para definição e refinamento de backlog; - Envolvimento com metodologias ágeis (Scrum) dando suporte aos desenvolvedores com dúvidas, especificações e alterações.

2018 - 2019

Zeeng Data Driven Plattaform, Zeeng

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Tecnológico em TICs, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2018

WBI Brasil

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Criação de identidades visuais levando em consideração suas necessidades offline e online (logotipo, papelaria, site e redes sociais). Desenvolvimento, adaptação e desdobramento da comunicação visual das empresas para o ambiente online. Desenvolvimentos de sites através de pesquisas de benchmark, wireframes e layout.

2013 - 2015

BHZ design

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário em criação, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável por criar identidades visuais para empresas de pequeno e médios portes, finalização e revisão do material impresso. Preparação do guide para o cliente. Criação de layouts e diagramação para impressos gerais como folders e periódicos. Desenvolvimento de layouts para sites.

2013 - 2013

Opus Promoções

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30

2010 - 2012

Design Único

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de dois anos no Escritório Design Único, com supervisão de Elisa Tramontina, participando a criação de projeto na área de design gráfico; embalagens, folders, catálogos, papelaria, pesquisa de mercado e arte-final.

2009 - 2009

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ajudar com atendimento o cliente e direcionamento de requimento para outros setores.