Juliane Andressa Pavão
Professora no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCONT UFPR). Atua em pesquisas na área de custos, contabilidade gerencial e educação em contabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 07/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Contabilidade
2018 - 2022
Universidade Federal do Paraná
Título: Gestão de Custos Interorganizacionais e a percepção de agregação de valor sob a ótica de especialistas e produtores rurais cooperados
Orientador: Simone Bernardes Voese
, Ano de obtenção: 2022. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
2014 - 2016
Universidade Estadual de Maringá
Título: A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA GESTÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE E NO DESEMPENHO: UM LEVANTAMENTO EM EMPRESAS DO APL DE CONFECÇÕES
, Ano de Obtenção: 2016.Reinaldo Rodrigues Camacho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Custos da qualidade; Teoria da Contingência; Confecções.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2017 - 2017
Progression 2. , Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2017 - 2017
Paraná Fala Inglês. , Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Contabilidade Gerencial.
Organização de eventos
PAVÃO, J. A. . Agenda de Eventos Acadêmicos do DCC 2021/1. 2022. (Outro).
PAVÃO, J. A. . Agenda de Eventos Acadêmicos do DCC 2021/2. 2022. (Outro).
PAVÃO, J. A. . Congresso Brasileiro de Custos. 2019. (Congresso).
PAVÃO, J. A. . III SECISA Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO. 2017. (Outro).
PAVÃO, J. A. . IX Congresso ANPCONT. 2015. (Congresso).
PAVÃO, J. A. . 27ª SEMANA DO CONTADOR DE MARINGÁ (2015). 2015. (Outro).
PAVÃO, J. A. . 1 Seminário da Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UEM. 2015. (Outro).
Participação em eventos
12o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 5o. UFSC International Accounting Congress & 12o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Percepção de agregação de valor da cooperativa agrícola no olhar de especialistas e de produtores rurais cooperados. 2022. (Congresso).
XVI Congresso Anpcont. ASSOCIAÇÃO ENTRE A GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS E A AGREGAÇÃO DE VALOR NA PERCEPÇÃO DE PRODUTORES RURAIS COOPERADOS. 2022. (Congresso).
11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. Fatores Condicionantes Da Gestão De Custos Interorganizacionais Na Cadeia De Valor Do Setor De Confecções. 2021. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Custos. EFEITOS CONTÁBEIS DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS FABRICADOS POR ENCOMENDA. 2019. (Congresso).
Congresso Internacional de Administração. Fatores que motivam a escolha pelo curso de Ciências Contábeis. 2019. (Congresso).
Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da UnB. Análise da Motivação de Estudantes de Ciências Contábeis sob a Luz da Teoria da Autodeterminação. 2019. (Congresso).
USP International Conference in Accounting. Ser ou não ser um estudante do curso de Ciências Contábeis, eis a questão: um estudo à luz da Teoria do Comportamento Planejado. 2019. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Custos. É melhor prevenir do que remediar? Análise da influências dos custos de prevenção e avaliação na redução de custos de falhas. 2018. (Congresso).
USP International Conference in Accounting. Utilização e institucionalização de instrumentos de gerenciais em uma empresa prestadora de serviços. 2018. (Congresso).
Congresso Internacional de Administração ADMPG. Fatores motivadores e expectativas profissionais de alunos que cursam ciências contábeis como segunda formação. 2017. (Congresso).
III SECISA - Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO. 2017. (Seminário).
II SECISA Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO.Percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre fatores internos da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico. 2016. (Seminário).
XXIII Congresso Brasileiro de Custos. Gestão dos Custos da Qualidade na Indústria de Confecções: análise sob a perspectiva contingencial. 2016. (Congresso).
1 Seminário da Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UEM. 2015. (Seminário).
IX Congresso ANPCONT. 2015. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Custos. Fatores determinantes do processo de institucionalização da cultura da qualidade em uma empresa do setor de confecções: um estudo de caso. 2015. (Congresso).
XXVII Semana do Contador de Maringá. 2015. (Outra).
VIII Congresso ANPCONT. Contabilidade Gerencial um estudo da plataforma teórica da produção científica em teses e dissertações no Brasil. 2014. (Congresso).
XI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Produção científica brasileira em custos: um estudo descritivo do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2014. (Congresso).
XXII Semana do Contador de Cianorte. 2013. (Encontro).
Ciclo de Análise dos Indicadores Educacionais no Paraná.Perfil dos gastos com educação infantil nas diferentes microrregiões do Paraná. 2012. (Seminário).
XXI Semana do Contador de Cianorte.Perfil dos gastos com educação infantil nas diferentes microrregiões do Paraná. 2012. (Encontro).
20ª Semana do Contador de Cianorte. 2011. (Encontro).
III Seminário de Educação Fiscal e Controle Social de Cianorte. 2011. (Outra).
XIX Semana do Contador de Cianorte. 2010. (Encontro).
Participação em bancas
FAIA, V. S.;PAVÃO, J. A.; GALDAMEZ, E. V. C.. O PAPEL DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL NA RELAÇÃO ENTRE OS CONTROLES GERENCIAIS FORMAIS E INFORMAIS E O DESEMPENHO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; MATTIELLO, K.; SILVEIRA, G. B.. DISCLOSURE DOS CUSTOS E INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO PARANÁ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; MATTIELLO, K.; SILVEIRA, G. B.. INTEGRAÇÃO ENTRE O CUSTEIO VARIÁVEL E A GESTÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DO TRIGO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; MATTIELLO, K.; SANTOS, F. S.. CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DE AUTOMÓVEIS DE USO PARTICULAR: Análise comparativa entre modelo a combustão e elétrico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.; NEUMANN, M.. PANDEMIA E GASTOS NA SAÚDE: UM ESTUDO DO REFLEXO NA LICITAÇÃO E ORÇAMENTO PÚBLICO EM CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. REALINHAMENTO DE PREÇOS EM PROCESSOS LICITATÓRIOS: UM INVESTIGAÇÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARINGÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. FINANÇAS PÚBLICAS E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DAS VARIAÇÕES NO ORÇAMENTO EM MUNICÍPIOS PARANAENSES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES EM MUNICÍPIOS PARANAENSES COM OS PIORES ÍNDICES DIVULGADOS PELO TCE/PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. INDICADORES FINANCEIROS MUNICIPAIS: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL NO COMBATE À COVID-19: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS;PAVÃO, J. A.; GONCALVES, M. N.. TRANSPARENCIA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; RIBEIRO, R. R. M.; GONCALVES, M. N.. ANÁLISE DE CUSTOS DA PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; RIBEIRO, R. R. M.; GONCALVES, M. N.. APLICAÇÃO DO MÉTODO TIME DRIVEN ACTIVITY BASED COSTING EM UMA PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVEIRA, G. B.;PAVÃO, J. A.. REFLEXO DA ASSEGURAÇÃO EXTERNA DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NOS VALORES CONTÁBEIS DAS PROVISÕES E PASSIVOS CONTINGENTES AMBIENTAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVEIRA, G. B.;PAVÃO, J. A.. EFICIÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS: UMA ANÁLISE DO HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. LICITAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MODALIDADES NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO PERÍODO DE 2013 A 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, JULIANE ANDRESSA. GASTOS EM SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO E ÁREAS DE PRIORIDADES NO ORÇAMENTO PÚBLICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. GASTOS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, JULIANE ANDRESSA. ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE EDITAIS LICITATÓRIOS: UM ESTUDO DOS MOTIVOS DE SUA OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, JULIANE ANDRESSA. GASTOS COM PESSOAL E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: UM ESTUDO NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, JULIANE ANDRESSA. TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DIVULGAÇÃO DOS GASTOS NO COMBATE À PANDEMIA DO CORONA VÍRUS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
MATTIELLO, K.; RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.. ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE UM MUNICÍPIO DE GRANDE, UM MÉDIO E OUTRO DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ-PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
MATTIELLO, K.; RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.. A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E A LIMITAÇÃO DA DESPESA COM PESSOAL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
MATTIELLO, K.; RIBEIRO, R. R. M.;PAVÃO, J. A.. ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA (COVID 19) NAS CONTAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ: COMPARATIVO DO ANO DE 2020 E 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVÃO, J. A.; RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.. FATORES CONDICIONANTES DA GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS NA CADEIA DE VALOR DE EMPRESAS DE CONFECÇÕES NO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
GARCIA, E. L. M.; FAIA, V. S.;PAVÃO, J. A.. CASHBACK: INVESTIMENTOS E RESULTADOS DIVULGADOS NOS RELATÓRIOS FINANCEIROS DAS EMPRESAS DO SETOR DE VAREJO DA B3. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
FAIA, V.; T. A. Silva;PAVÃO, JULIANE ANDRESSA. O comportamento dos usuários da informação contábil em entidades religiosas mediante a divulgação dos resultados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. Orçamento participativo e a Teoria da Contingência: uma investigação do processo orçamentário municipal na região de Maringá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. Indicadores de endividamento governamental e macroeconômicos: um estudo da associação estatística em unidades federativas brasileiras a luz da Teoria das Escolhas Públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. Análise das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público: uma investigação das macrorregiões nordeste e sudeste na perspectiva da Teoria das Escolhas Públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. Judicialização na saúde e a Teoria da Contingência: um estudo da relação no orçamento municipal da saúde em Maringá-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
RIBEIRO, R. R. M.; MATTIELLO, K.;PAVÃO, J. A.. Orçamento público e Teoria da Contingência: um estudo sobre a alocação de recursos na Câmara Municipal do Município de Marialva ? PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
IGARASHI, D. C. C.; FAIA, V.;PAVÃO, J. A.. Percepção quanto a satisfação de clientes da empresa de artesanato Maringá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá.
STELA, E. R.; GREGO, N. A.;PAVÃO, J. A.. R. S. da Silva e Luis Henrique dos S. Fonseca.Análise da aplicação dos juros sobre o capital próprio da CREDICOAMO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
GREGO, N. A.; STELA, E. R.;PAVÃO, J. A.. Análise dos regimes tributáveis em um laboratório de análises clínicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; GREGO, N. A.. Mulheres contabilistas: perfil e perspectivas - um estudo de caso realizado no município de Goioerê - PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; GREGO, N. A.. Análise das demonstrações financeiras da empresa Natura Cosméticos S.A.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; GREGO, N. A.. Planejamento financeiro pessoal: estudo aplicado à acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
FERREIRA, M. M.; CASTRO, F. R.;PAVÃO, J. A.. Métodos de ensino aplicados em sala de aula: um estudo com professores de contabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
FERREIRA, M. M.; CASTRO, F. R.;PAVÃO, J. A.. Estruturação de base de controles internos para microempresas individuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
FERREIRA, M. M.; CASTRO, F. R.;PAVÃO, J. A.. Influências da iniciação científica nas trajetórias acadêmicas e profissional de alunos de contabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.; FERREIRA, M. M.; BARBOSA, A.. D. Filla.Custeio alvo em uma empresa de publicidade e propaganda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.; FERREIRA, M. M.; BARBOSA, A.. Motivação dos acadêmicos de ciências contábeis da UNESPAR de Campo Mourão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.; FERREIRA, M. M.; BARBOSA, A.. Fatores de ingresso dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da Unespar de Campo Mourão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.; STELA, E. R.; GREGO, N. A.. Utilização dos instrumentos gerenciais como auxílio na tomada de decisões em uma empresa prestadora de serviços. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
GREGO, N. A.;PAVÃO, J. A.; CASTRO, F. R.. Depreciação na contabilidade societária versus legislação fiscal e os tributos sobre o lucro líquido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
CASTRO, F. R.;PAVÃO, J. A.; WANDERBROOCK, W.. Planejamento tributário: estudo realizado em uma empresa prestadora de serviço médico ambulatorial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; MORAIS, M. P.. Formação do preço de venda em uma micro empresa do ramo têxtil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
FERREIRA, M. M.;PAVÃO, J. A.; FERREIRA, J. L. D.. Redes sociais de empresárias contabilistas associadas ao IPMCONT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
GREGO, N. A.;PAVÃO, J. A.; CASTRO, F. R.. Análise comparativa de lucratividade e rentabilidade nas sociedades JBS S/A e BR FOODS S/A durante os períodos de 2013 a 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
FERREIRA, M. M.;PAVÃO, J. A.; FERREIRA, J. L. D.. Concepções sobre pesquisa como estratégia pedagógica no ensino de contabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; MORAIS, M. P.. Análise das demonstrações contábeis das Lojas Americanas S.A.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
TIERLING, I. B.;PAVÃO, J. A.; MORAIS, M. P.. Análise econômico-financeira da Companhia Paranaense de Energia S.A.. 2017.
PAVÃO, J. A.; GREGO, N. A.; CASTRO, F. R.. Percepção dos discentes do curso de graduação de Ciências Contábeis sobre os fatores internos da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.; SILVA, T. M.; FERREIRA, J. L. D.. Análise do controle interno no setor de almoxarifado de uma empresa de transporte à luz da metodologia COSO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.. Bonfim.Formação do preço de venda: um estudo aplicado em uma indústria do ramo de iluminação agrícola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.. Avaliador de Trabalho(s) no 12o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 12o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. 2022. Universidade Federal de Santa Catarina.
PAVÃO, J. A.. Avaliador de trabalho no XXV SemeAd. 2022. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
PAVÃO, J. A.. Avaliador de Trabalho(s) no 11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade. 2021. Universidade Federal de Santa Catarina.
PAVÃO, J. A.. Avaliador de trabalho no XXIV SemeAd. 2021. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
PAVÃO, J. A.. I CONGRESSO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM CONTABILIDADE DO PARANÁ ? CPAC.PR. 2019. Universidade Federal do Paraná.
PAVÃO, J. A.. Comissão de Avaliação de Trabalhos Técnicos do curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFPR. 2019. Universidade Federal do Paraná.
PAVÃO, J. A.. III SECISA - Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO. 2017. Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.. AdCont - Congresso Nacional de Administração e Contabilidade. 2017. Universidade Estadual do Paraná.
PAVÃO, J. A.. II SECISA - Seminário dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO. 2016. Universidade Estadual do Paraná.
Orientou
Disclosure dos custos e investimentos socioambientais: um estudo em cooperativas agropecuárias do Paraná; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Integração entre o custeio variável e a gestão dos custos da qualidade na produção do trigo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Custo total de propriedade de automóveis de uso particular: Análise comparativa entre modelo a combustão e elétrico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Gestão de custos em uma pequena propriedade rural: análise do custeio variável e absorção na produção de milho e soja; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Time-driven activity-based costing na agricultura familiar: um estudo da produção de queijo e requeijão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Fatores condicionantes da gestão de custos interorganizacionais na cadeia de valor de empresas de confecções; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Utilização dos instrumentos gerenciais como auxílio na tomada de decisões em uma empresa prestadora de serviços; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Fatores de ingresso dos acadêmicos do curso de ciências contábeis da Unespar de Campo Mourão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Motivação dos acadêmicos de ciências contábeis da UNESPAR de Campo Mourão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
D; Filla; Custeio alvo em uma empresa de publicidade e propaganda; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Percepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis e Administração sobre fatores internos da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Controle interno: análise e proposta de melhoria no setor de almoxarifado de uma empresa familiar do segmento de transporte; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Juliane Andressa Pavão;
Produções bibliográficas
-
LISBOA, J. A. ; SANTOS, E. P. ; TIERLING, I. M. B. M. ; PAVÃO, J. A. . As pesquisas em contabilidade foram afetadas pela pandemia de COVID-19? Percepções dos docentes pesquisadores. CONTABILOMETRIA - BRAZILIAN JOURNAL OF QUANTITATIVE METHODS APPLIED TO ACCOUNTING , v. 10, p. 97-112, 2023.
-
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; NEUMANN, MARGUIT ; MATTIELLO, KERLA . Indicadores financeiros municipais: um estudo na regiÃo metropolitana de MaringÃ. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 14, p. 4917-4936, 2023.
-
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS ; MURIGGI, AMANDA CAROLINE DA LUZ ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; NEUMANN, MARGUIT ; MATTIELLO, KERLA . FINANÃ?AS PÃ?BLICAS E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DAS VARIAÃ?Ã?ES NO ORÃ?AMENTO EM MUNICÃ?PIOS PARANAENSES. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 3, p. 2776-2801, 2023.
-
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS ; YAMAHUTI, LUCAS ISSAMU MORINO ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; NEUMANN, MARGUIT ; MATTIELLO, KERLA . PRICE ADJUSTMENT IN BIDDING PROCESSES: AN INVESTIGATION IN THE MUNICIPAL HEALTH SECRETARIAT OF MARINGÁ. Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science , v. 3, p. 2-16, 2023.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; MOURA, C. M. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DIVULGAÇÃO DOS GASTOS NO COMBATE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. RACEF REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE , v. 14, p. 76, 2023.
-
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS ; ALVES, CAROLINA SILVA ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; MATTIELLO, KERLA . Licitação na administração pública municipal: um estudo sobre a evolução das modalidades no município de Maringá / Bidding in the municipal public administration: a study on the evolution of modalities in the municipality of Maringá. Brazilian Journal of Business , v. 4, p. 106-126, 2022.
-
RIBEIRO, ROBERTO RIVELINO MARTINS ; KARUZO, KARINA LETÍCIA ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; MATTIELLO, KERLA . Gastos com pessoal e a lei de responsabilidade fiscal: um estudo no poder executivo e legislativo dos municípios da região metropolitana de Maringá / Personnel expenses and the tax responsibility law: a study on the executive and legislative power of municipalities in the metropolitan region of Maringá. Brazilian Journal of Business , v. 4, p. 127-144, 2022.
-
GERVASIO, L. O. ; PAVÃO, J. A. ; RIBEIRO, R. R. M. ; MATTIELLO, K. . Fatores Condicionantes da Gestão de Custos Interorganizacionais na Cadeia de Valor do Setor de Confecções. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 14, p. 87-102, 2022.
-
PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; VOESE, SIMONE BERNARDES . Fatores condicionantes da gestão de custos interorganizacionais no contexto de uma cooperativa agrícola / Conditioning factors in the management of interorganizations in the context of an agricultural cooperative. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 41867-41895, 2022.
-
GOUVEIA, J. A. ; PAVÃO, J. A. ; RIBEIRO, R. R. M. ; NEUMANN, M. . Time-Driven Activity-Based Costing na agricultura familiar: um estudo da produção de queijo e requeijão. Custos e Agronegocio On Line , v. 18, p. 281, 2022.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; SILVA, G. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . Gestão dos resíduos sólidos: um estudo da evidenciação no portal da transparência do município de Maringá. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas , v. 6, p. 118-141, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; FERREIRA, F. N. ; PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. . Um estudo do orçamento público da Câmara municipal de Maringá Paraná sob a perspectiva da Teoria da Contingência. Brazilian Journal of Development (BJD) , v. 7, p. 52911-52933, 2021.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; MILHAN, J. L. P. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE EDITAIS LICITATÓRIOS: UM ESTUDO DOS MOTIVOS DE SUA OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. REVISTA ADMPG (ONLINE) , v. 11, p. 1-13, 2021.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; SILVA, G. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . Gestão dos resíduos sólidos: um estudo da evidenciação no portal da transparência do município de Maringá.. Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas , v. 6, p. 118-141, 2021.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; DIETRICH, T. B. ; PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. . Judicialização na Saúde e a Teoria da Contingência: um Estudo da Relação no Orçamento Municipal da Saúde em Maringá. Revista Controladoria e Gestão , v. 2, p. 486-505, 2021.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; FERREIRA, F. N. ; PAVÃO, J. A. ; Borges, Iasmini Magnes Turci ; MATTIELLO, K. . UM ESTUDO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARIALVA, PARANÁ SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 11211-11227, 2021.
-
TIERLING, ISIELLI MAYARA BARZOTTO MARTINS ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; BARZOTTO, IVETE JULIETA ; SILVA, AMANDA MARIA DA . EFEITOS CONTÁBEIS DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO EM OPERAÇÕES POR ENCOMENDA DE EQUIPAMENTOS DE GRANDE PORTE. ABCustos - Revista da Associação Brasileira de Custos , v. 15, p. 140-160, 2020.
-
PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; VOESE, S. B. . O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. CONTEXTO , v. 20, p. 45-54, 2020.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. ; CAMACHO, R. R. . É melhor prevenir do que remediar? Influência de custos de prevenção e avaliação na redução de custos de falhas. ABCustos - Revista da Associação Brasileira de Custos , v. 15, p. 1-15, 2020.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. . ANÁLISE DOS CUSTOS E DA PRODUTIVIDADE DA SOJA CONVENCIONAL E TRANSGÊNICA NO BRASIL NOS ANOS DE 2017 E 2018. Singular Sociais e Humanidades , v. 1, p. 29-35, 2020.
-
ALCANTARA, C. C. V. ; BORGES, I. M. T. ; PAVÃO, J. A. . O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 12, p. 48-62, 2020.
-
PAVÃO, J. A. . FATORES MOTIVADORES E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE ALUNOS QUE CURSAM CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMO SEGUNDA FORMAÇÃO. REA. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (FRANCA. ONLINE) , v. 19, p. 323-338, 2020.
-
SANTOS, DIONE DOS ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; BORGES, IASMINI MAGNES TURCI . MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. SINERGIA (FURG) , v. 25, p. 37-48, 2020.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; SOUZA, A. S. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA . Orçamento participativo e a teoria da contingência: uma investigação do processo orçamentário municipal na região metropolitana de Maringá. CIÊNCIAS SOCIAIS EM PERSPECTIVA , v. 19, p. 1-23, 2020.
-
PAVÃO, J. A. ; FERREIRA, J. L. N. ; FERREIRA, M. M. . A influência da qualidade de vida e dos fatores internos da instituição no desempenho acadêmico. CONTABILOMETRIA - Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, , v. 6, p. 91-103, 2019.
-
PAVÃO, J. A. ; FERREIRA, M. M. ; HILLEN, C. ; FERREIRA, J. L. N. . Diferentes de gênero na qualidade de vida e desempenho acadêmico de discentes. RACEF REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE , v. 10, p. 1, 2019.
-
CUSTODIO, J. J. ; FUKURO, T. Y. ; PAVÃO, J. A. ; FERREIRA, J. L. D. . Análise do controle interno no setor de almoxarifado de uma empresa de transporte à luz da metodologia COSO. REUNIR: REVISTA DE ADMINISTRACAO, CIENCIAS CONTABEIS E SUSTENTABILIDADE , v. 9, p. 1-10, 2019.
-
ZAGO JUNIOR, S. C. ; BARBOSA, A. ; PAVÃO, J. A. . SER OU NÃO SER UM ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EIS A QUESTÃO: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA O COMPORTAMENTO PLANEJADO. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 11, p. 96-107, 2019.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. ; ESPEJO, M. M. S. B. ; MARQUES, K. C. M. . Influência dos fatores estratégia, tecnologia e inovação nos custos da qualidade no arranjo produtivo local de confecções. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE (UFSC) , v. 15, p. 1, 2018.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. ; ESPEJO, M. M. S. B. ; MARQUES, K. C. M. . OCORRÊNCIA E MENSURAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE NO APL DE CONFECÇÕES. GESTÃO & REGIONALIDADE (ONLINE) , v. 34, p. 23-42, 2018.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. . ESTRATÉGIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR DE CONFECÇÕES: uma investigação em um arranjo produtivo local. Caderno de Administração (UEM) , v. 26, p. 98-114, 2018.
-
PAVÃO, J. A. ; ESPEJO, M. M. S. B. ; CAMACHO, R. R. ; BORGES, I. M. T. . Percepção e Gestão dos Custos da Qualidade em empresas geridas por mulheres empreendedoras: uma análise empírica. Contabilometria , v. 5, p. 17, 2018.
-
SILVA, P. H. R. ; BARBOSA, L. M. ; ABBAS, K. ; MARQUES, K. C. M. ; PAVÃO, J. A. . Custo total para o consumidor e custeio do ciclo de vida: reflexões, finalidades e procedimentos. REUNA (ON LINE) , v. 23, p. 75-96, 2018.
-
SCARDELATO, T. A. ; PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. ; SILVA, A. T. . Integração entre Gestão dos Custos da Qualidade e o Custeio Baseado em Atividades: um estudo no setor de controle de qualidade em uma empresa do ramo de laticínios. Custos e Agronegocio On Line , v. 14, p. 73, 2018.
-
MISSUNAGA, D. H. ; ABBAS, K. ; PAVÃO, J. A. . Análise de Concorrentes: Informações Priorizadas pelo Setor de Óleo de Soja de uma Cooperativa Agroindustrial Paranaense. ABCustos - Revista da Associação Brasileira de Custos , v. 13, p. 53-77, 2018.
-
TARBONE, D. G. ; FERREIRA, J. L. N. ; PAVÃO, J. A. . Percepção dos discentes do curso de administração sobre fatores internos da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico. REA. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (FRANCA. ONLINE) , v. 17, p. 200-215, 2018.
-
OSHITA, M. G. B. ; PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. . ANALYSIS OF THE ORGANIZATIONAL STRUCTURE OF ENTERPRISES OF TECHNOLOGICAL BASIS WITH PROJECTS WITHOUT INCUBATORS. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION , v. 5, p. ', 2017.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. . Custos da qualidade em micro e pequenas empresas do APL do vestuário: uma análise empírica. ABCustos (São Leopoldo, RS) , v. 12, p. 100-127, 2017.
-
ABBAS, KATIA ; GREJO, LETÍCIA MATIOLLI ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; VELOSO, CLAUDINÉIA NUNES . Custeio Baseado em Atividades (ABC) e Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC) em Organizações Hospitalares: Uma Análise Descritiva da Literatura Nacional e Internacional. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde , v. 5, p. 24-38, 2016.
-
GREJO, LETÍCIA MATIOLLI ; PAVÃO, JULIANE ANDRESSA ; CAMACHO, REINALDO RODRIGUES ; ABBAS, KATIA . Análise crítica das pesquisas sobre o tema custos da qualidade.. RACEF REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE , v. 6, p. 81-97, 2015.
-
PAVÃO, J. A. ; GREJO, L. M. ; MORAES, R. O. . AVALIAÇÃO DO EFEITO SUNK COST NO PROCESSO DECISÓRIO EM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DO PROSPECTO. ConTexto , v. 15, p. 38-50, 2015.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. ; GONCALVEZ, M. N. ; MORAES, R. O. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CUSTOS: UM ESTUDO DESCRITIVO DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade Dom Alberto , v. 1, p. 63-84, 2015.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. ; GONCALVEZ, M. N. ; MORAES, R. O. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CUSTOS: UM ESTUDO DESCRITIVO DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade Dom Alberto , v. 1, p. 63-84, 2015.
-
RIBEIRO, Roberto Rivelino Martins ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. ; GONCALVEZ, M. N. ; MORAES, R. O. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CUSTOS: UM ESTUDO DESCRITIVO DO CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. Revista de Contabilidade Dom Alberto , v. 1, p. 63-84, 2015.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; DOMINGO, P. Y. M. ; PAVÃO, J. A. ; NEUMANN, M. ; MATTIELLO, K. . TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL NO COMBATE À COVID-19: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS. Temas em Saúde Coletiva: Covid-19. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2023, v. 2, p. 1-18.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; GASPARINI, L. R. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . Gastos em educação: Um estudo sobre a destinação de recursos no orçamento público na região metropolitana de Maringá. In: Elizângela de Jesus Oliveira; Rute Holanda Lopes; Maria Eliane Barbosa Lacerda; Leia Maria Erlich Ruwe; Osvaldo Sena Guimarães. (Org.). Tópicos em Administração. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2022, v. 43, p. 59-71.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; MURIGGI, A. C. L. ; PAVÃO, J. A. ; GONCALVES, M. N. ; MATTIELLO, K. . Finanças públicas e a pandemia da covid-19: um estudo das variações no orçamento em municípios paranaenses. In: Congresso Internacional de Administração, 2022, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2022.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; YAMAHUTI, L. I. M. ; PAVÃO, J. A. ; GONCALVES, M. N. ; MATTIELLO, K. . Reajuste de preços em processos licitatórios: um investigação na Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. In: Congresso Internacional de Administração, 2022, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2022.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; DOMINGO, P. Y. M. ; PAVÃO, J. A. ; GONCALVES, M. N. ; MATTIELLO, K. . Transparência governamental no combate à covid-19: um estudo comparativo dos estados brasileiros. In: Congresso Internacional de Administração, 2022, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2022.
-
MATTIELLO, K. ; CIELO, J. G. ; RIBEIRO, R. R. M. ; PAVÃO, J. A. ; GONCALVES, M. N. . Indicadores financeiros municipais: um estudo na região metropolitana de Maringá. In: Congresso Internacional de Administração, 2022, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2022.
-
MATTIELLO, K. ; OLIVEIRA, N. G. S. ; RIBEIRO, R. R. M. ; PAVÃO, J. A. ; GONCALVES, M. N. . Transparência na administração pública: uma investigação em municípios paranaenses com os menores indicadores. In: Congresso Internacional de Administração, 2022, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2022.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. . Percepção de agregação de valor da cooperativa agrícola no olhar de especialistas e de produtores rurais cooperados. In: 12 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 5 UFSC International Accounting Congress, 2022, Florianópolis. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2022.
-
PEDROSO, K. C. ; PAVÃO, J. A. ; RIBEIRO, R. R. M. ; GONCALVES, M. N. . Gestão de custos em uma pequena propriedade rural: análise do custeio variável e absorção na produção de milho e soja. In: 12 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 5 UFSC International Accounting Congress, 2022, Florianópolis. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2022.
-
GOUVEIA, J. A. ; PAVÃO, J. A. ; RIBEIRO, R. R. M. ; GONCALVES, M. N. . Time-driven activity-based costing na agricultura familiar: um estudo da produção de queijo e requeijão. In: 12 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 5 UFSC International Accounting Congress, 2022, Florianópolis. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2022.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. . Associação entre a gestão de custos interorganizacionais e a agregação de valor na percepção de produtores rurais cooperados. In: Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. Congresso Anpcont, 2022.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; ALVES, C. S. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . LICITAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MODALIDADES NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. In: ADM 2021-Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; MILHAN, J. L. P. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE EDITAIS LICITATÓRIOS: UM ESTUDO DOS MOTIVOS DE SUA OCORRÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. In: ADM 2021-Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; KARUZO, K. L. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . GASTOS COM PESSOAL E A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: UM ESTUDO NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. In: ADM 2021-Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; CUSTODIO, L. T. S. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . GASTOS EM SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO E ÁREAS DE PRIORIDADES NO ORÇAMENTO PÚBLICO. In: ADM 2021-Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; GASPARINI, L. R. ; PAVÃO, J. A. ; MATTIELLO, K. . GASTOS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. In: ADM 2021-Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; SEVILHA, R. L. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO PÚBLICA NOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MUNICÍPIOS PARANAENSES. In: IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS, 2021, Evento virtual. IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; YAMAHUTI, L. I. M. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS IRREGULARIDADES NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DA MICRORREGIÃO DE MARINGÁ. In: IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS, 2021, Evento virtual. IV ENEPCP ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DO CAMPO DE PÚBLICAS, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; MOURA, C. M. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . Transparência Pública: Uma Investigação Sobre A Divulgação Dos Gastos No Combate À Pandemia Do Coronavírus No Portal Da Transparência Do Município De Maringá. In: 11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021, Florianópolis. 11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021.
-
PAVÃO, J. A. ; GERVASIO, L. O. ; RIBEIRO, R. R. M. ; MATTIELLO, K. . Fatores Condicionantes Da Gestão De Custos Interorganizacionais Na Cadeia De Valor Do Setor De Confecções. In: 11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021, Florianópolis. 11o. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças & 4o. UFSC International Accounting Congress & 11o. Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021.
-
LISBOA, J. A. ; SANTOS, E. P. ; TIERLING, I. B. ; PAVÃO, J. A. . AS PESQUISAS EM CONTABILIDADE FORAM AFETADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19? PERCEPÇÕES DOS DOCENTES PESQUISADORES NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. In: 4 Congresso UFU de Contabilidade, 2021, Uberlândia. Congresso UFU de Contabilidade, 2021.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; DIETRICH, T. B. ; PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. . JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE E A TEORIA DA CONTINGÊNCIA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO NO ORÇAMENTO MUNICIPAL DA SAÚDE EM MARINGÁ. In: Congresso Internacional de Administração, 2020, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2020.
-
RIBEIRO, R. R. M. ; SILVA, G. ; BORGES, I. M. T. ; MATTIELLO, K. ; PAVÃO, J. A. . GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO DA EVIDENCIAÇÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. In: Congresso Internacional de Administração, 2020, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2020.
-
ZAGO JUNIOR, S. C. ; BARBOSA, A. ; PAVÃO, J. A. . Ser ou não ser um estudante do curso de Ciências Contábeis, eia a questão: um estudo à luz da Teoria do Comportamento Planejado. In: XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2019, São Paulo. https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2019_NEW/apresentacao.html, 2019.
-
PAVÃO, J. A. ; SANTOS, D. ; BORGES, I. M. T. . Motivação dos acadêmicos de Ciências Contábeis de uma universidade pública. In: Congresso Internacional de Administração, 2019, Ponta Grossa. http://admpg.com.br/2019/anais/, 2019.
-
PAVÃO, J. A. ; FREITAS, M. M. ; BORGES, I. M. T. . Fatores que motivam a escolha pelo curso de Ciências Contábeis. In: Congresso Internacional de Administração, 2019, Ponta Grossa. http://admpg.com.br/2019/anais/, 2019.
-
BORGES, I. M. T. ; ALCANTARA, C. C. V. ; PAVÃO, J. A. . O que querem os alunos que cursam uma especialização a distância? Um estudo sob a luz da Teoria da Autodeterminação. In: Congresso Internacional de Administração, 2019, Ponta Grossa. http://admpg.com.br/2019/anais/, 2019.
-
TIERLING, I. M. B. M. ; PAVÃO, J. A. ; BARZOTTO, I. J. ; SILVA, A. M. . Efeitos contábeis dos custos de transação na comercialização de máquinas e equipamentos fabricados por encomenda. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2019, Curitiba. https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais, 2019.
-
PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; VOESE, S. B. . Análise da Motivação de Estudantes de Ciências Contábeis sob a Luz da Teoria da Autodeterminação. In: Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da UnB, 2019, Brasília. https://conferencias.unb.br/index.php/ccgunb/ccgunb5/, 2019.
-
BARBOSA, G. P. ; PAVÃO, J. A. . Utilização e institucionalização de instrumentos gerenciais em uma empresa prestadora de serviços. In: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2018, São Paulo. https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2018/, 2018.
-
FILLA, S. A. D. ; PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. . Custeio alvo como suporte às decisões em uma empresa de publicidade e propaganda. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2018, Vitória-ES. Em nuvens, 2018.
-
MALDONADO, T. V. ; LONGO, L. ; PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. . Valeu a pena a compra? Análise do custo total de propriedade de veículos de passeio mais vendidos no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2018, Vitória-ES. Em nuvens, 2018.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. ; CAMACHO, R. R. . É melhor prevenir do que remediar? Análise da influência de custos de prevenção e avaliação na redução dos custos de falhas. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2018, Vitória-ES. Em nuvens, 2018.
-
PAVÃO, J. A. ; VOESE, S. B. . Análise dos custos e produtividade da soja convencional e transgênica no Brasil. In: IX Congreso de Costos del Mercosur, 2018, Montevideo. IX Congreso de Costos del Mercosur, 2018.
-
OLIVEIRA, E. C. ; HILLEN, C. ; PAVÃO, J. A. ; TIERLING, I. B. . Redes Sociais de Mulheres Contabilistas Associadas ao IPMCONT. In: 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017, Foz do Iguaçu. 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017.
-
KUREK, F. ; FERREIRA, M. M. ; TIERLING, I. B. ; PAVÃO, J. A. . Empreender é negócio para futuros contadores? Estudo sobre intenções empreendedoras de estudantes de contabilidade. In: 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017, Foz do Iguaçu. 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017.
-
SILVA, L. S. ; HILLEN, C. ; TIERLING, I. B. ; PAVÃO, J. A. . (Des)igualdade de gênero no exercício profissional da contabilidade. In: 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017, Foz do Iguaçu. 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná, 2017.
-
BORGES, I. M. T. ; ABBAS, K. ; PAVÃO, J. A. ; SILVA, B. N. . Entendendo os Diferentes: Influência de Fatores Contingenciais e dos Estilos de Aprendizagem no Desempenho Acadêmico de discentes do Curso de Ciências Contábeis. In: EnANPAD, 2017, São Paulo-SP. Entendendo os Diferentes: Influência de Fatores Contingenciais e dos Estilos de Aprendizagem no Desempenho Acadêmico de discentes do Curso de Ciências Contábeis, 2017.
-
ANDRADE, M. B. ; PAVÃO, J. A. ; HILLEN, C. ; FERREIRA, M. M. . Estudo sobre construção da identidade profissional de estudantes universitários de contabilidade. In: 7 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2017, Florianópolis-SC. 7 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2017.
-
PAVÃO, J. A. ; FERREIRA, M. M. ; HILLEN, C. ; FERREIRA, J. L. N. . Diferenças de gênero na qualidade de vida e desempenho acadêmico de discentes. In: Congresso Internacional de Administração, 2017, Ponta Grossa-PR. Congresso Internacional de Administração, 2017.
-
PAVÃO, J. A. . Fatores motivadores e expectativas profissionais de alunos que cursam Ciências Contábeis como segunda formação. In: Congresso Internacional de Administração, 2017, Ponta Grossa-PR. Congresso Internacional de Administração, 2017.
-
PAVÃO, J. A. ; FERREIRA, J. L. N. ; FERREIRA, M. M. . A influência da qualidade de vida e dos fatores internos da instituição no desempenho acadêmico. In: Congresso Internacional de Administração, 2017, Ponta Grossa-PR. Congresso Internacional de Administração, 2017.
-
SCADERLATO, T. A. ; PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. . Integração entre Gestão dos Custos da Qualidade e o Custeio Baseado em Atividades: um estudo no setor de controle de qualidade em uma empresa do ramo de laticínios. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2017, Florianópolis-SC. http://cbc2017.abcustos.org.br/anais-do-cbc/, 2017.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. . Custos da qualidade em micro e pequenas empresas do APL do vestuário: uma análise empírica. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2017, Florianópolis-SC. http://cbc2017.abcustos.org.br/anais-do-cbc/, 2017.
-
BORGES, I. M. T. ; PAVÃO, J. A. ; GUERREIRO, T. M. ; FAIA, V. . Orientação empreendedora e o desempenho acadêmico no curso de ciências contábeis. In: Congresso Internacional de Administração, 2016, Natal, RN. Orientação empreendedora e o desempenho acadêmico no curso de ciências contábeis, 2016.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. . Ocorrência e mensuração dos Custos da Qualidade na indústria da moda: um levantamento em empresas do APL de confecções. In: XVI USP International Conference in Accounting, 2016, São Paulo-SP. XVI USP International Conference in Accounting, 2016.
-
PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. ; ESPEJO, M. M. S. B. ; MARQUES, K. C. M. . Gestão dos Custos da Qualidade na Indústria de Confecções: análise sob a perspectiva contingencial. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2016, Porto de Galinhas-PE. Congresso Brasileiro de Custos, 2016.
-
PAVÃO, J. A. ; ESPEJO, M. M. S. B. ; CAMACHO, R. R. ; BORGES, I. M. T. . Percepção e Gestão dos Custos da Qualidade em empresas geridas por mulheres empreendedoras: uma análise empírica. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2016, Porto de Galinhas-PE. Congresso Brasileiro de Custos, 2016.
-
MISSUNAGA, D. H. ; ABBAS, K. ; BORGES, I. M. T. ; PAVÃO, J. A. . Análise de concorrentes: informações priorizadas por uma cooperativa agroindustrial. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2016, Porto de Galinhas-PE. Congresso Brasileiro de Custos, 2016.
-
TARBONE, D. G. ; FERREIRA, J. L. N. ; PAVÃO, J. A. . Percepção dos discentes do curso de Administração sobre fatores interno da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico. In: II SECISA Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO, 2016, Campo Mourão. II SECISA, 2016.
-
FERREIRA, J. L. N. ; TARBONE, D. G. ; PAVÃO, J. A. . Percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre fatores internos da instituição, qualidade de vida e desempenho acadêmico. In: II SECISA Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO, 2016, Campo Mourão. II SECISA, 2016.
-
CUSTODIO, J. J. ; FUKURO, T. Y. ; PAVÃO, J. A. . Avaliação do controle interno no setor do almoxarifado de uma empresa do segmento de transporte: um estudo de caso à luz da metodologia COSO. In: II SECISA Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO, 2016, Campo Mourão. II SECISA, 2016.
-
PAVÃO, J. A. ; BORGES, I. M. T. ; JUNQUEIRA, E. ; CAMACHO, R. R. ; GALDAMEZ, E. V. C. . Fatores determinantes do processo de institucionalização da cultura da qualidade em uma empresa do setor de confecções: um estudo de caso.. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2015, Foz do Iguaçu-PR. http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais, 2015.
-
PAVÃO, J. A. ; GREJO, L. M. ; MORAES, R. O. . O processo decisório em discentes de Ciências Contábeis: um estudo sob a luz da Teoria do Prospecto. In: 26ª Semana do Contador de Maringá, 2014, Maringá. 26ª Semana do Contador de Maringá, 2014.
-
GREJO, L. M. ; PAVÃO, J. A. ; CAMACHO, R. R. ; ABBAS, K. . Análise epistemológica das pesquisas sobre o tema custos da qualidade. In: Congresso Brasileiro de Custos - ABC, 2014, Natal - RN. Congresso Brasileiro de Custos, 2014.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA E PROCESSOS POLÍTICOS, Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de gestão pública e processos políticos e suas implicações para o desenvolvimento, inovação e participação democrática, no Brasil. O projeto compreende um conjunto de pesquisadores engajados em realizar pesquisas exploratórias, descritivas e aplicada, podendo envolver também a abordagem construcionista social. Construiremos inteligibilidades sobre diferentes problemas públicos, com o intuito de empregá-los como registros propositivos para fomentar a participação da universidade, por meio de seus pesquisadores, nos processos decisórios na esfera pública. Vislumbramos a geração e mobilização de conhecimentos sobre conteúdos ou problemas públicos que se encontram na agenda social, política-governamental e econômica, no Brasil e, mais precisamente, no contexto subnacional, em destaque para o Paraná e os municípios da Região Metropolitana de Maringá. As leituras abarcarão o processo de política pública nas dimensões setoriais, intersetoriais e interfederativas, envolvendo analises sobre saúde, educação, assistência social, trabalho e renda, habitação, resíduos sólidos, mobilidade, Planejamento Urbano, processo orçamentário e controle social. Para o alcance do objetivo, serão mobilizados registros primários e secundários, tratados por meio de abordagens qualitativa e quantitativa. Serão acionadas estratégias de pesquisa na dimensão de estudos bibliográficos, documental, de caso, pesquisa-ação e observações participante e não-participante, concebendo-se a dimensão longitudinal de pesquisa. Como resultados, construiremos narrativas com o intuito de contribuir com a Administração Pública, por meio de uma leitura crítica, pautada em discursos oficiais e não-oficiais, elaborados pelo vetor dialógico-subjetivo, micropolítico, potencializando, assim, fissuras nos discursos reificados, concebendo novas inteligibilidades sobre os processos de gestão e processos políticos de diferentes experiências setoriais e intersetoriais, no contexto subnacional, compreendendo suas implicações para o desenvolvimento, inovação social e participação democrática no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Andressa Pavão - Integrante / MATTIELLO, KERLA - Coordenador.
-
2018 - 2022
Análise Gerencial no Setor de Agronegócio, Descrição: Este projeto visa analisar perspectivas gerenciais aplicáveis ao setor de agronegócio, incluindo organizações públicas, privadas e terceiro. Além de análises gerenciais junto a cooperativas agrícolas e produtores rurais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Andressa Pavão - Integrante / Simone Bernardes Voese - Coordenador.
-
2015 - 2016
CUSTOS DA QUALIDADE E DA NÃO QUALIDADE: INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA EMPRESARIAL, Descrição: Embora a busca por qualidade nas empresas ter se tornado comum, é importante que os custos da qualidade sejam mensurados (RUST; ZAHORIK; KEININGHAM, 1994). As informações sobre custos da qualidade são importantes e úteis quando avaliadas e divulgadas em termos financeiros (ROBLES JR., 2003). Melo, Souza e Araújo (2012, p. 6) enfatizam que os custos da qualidade são direcionadores para reduzir os custos e melhorar a qualidade dos produtos da empresa, devendo ser associados a um programa de redução de custos e de melhoria da qualidade . Já, para Crosby (1994), mensurar os custos da qualidade é imprescindível para averiguar se houve ou não sucesso na implantação do programa de qualidade, ou ainda, segundo Rust, Zahorik e Keiningham (1994, p. 94) quantificar as consequências financeiras de problemas de qualidade e identificar áreas para melhoria da qualidade e redução de custos. Schiffauerova e Thomson (2006, p. 9) ressaltam que identificar e mensurar os custos da qualidade é crucial para a empresa que deseja atingir e sustentar uma vantagem competitividade. Assim, este projeto de pesquisa se justifica por avaliar custos da qualidade e da não qualidade em empresas industriais e de prestação de serviços, visando identificar os processos chaves, desenvolver métricas e contribuir com embasamento teórico na busca de ações competitivas para estas organizações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Andressa Pavão - Integrante / Katia Abbas - Coordenador / Daiane Maria de Genaro Chiroli - Integrante.
-
2012 - 2013
ESTUDO DAS OPÇÕES TEMÁTICAS APLICADAS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE GERENCIAL NO CONGRESSO USP, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Andressa Pavão - Integrante / Roberto Rivelino Martins Ribeiro - Integrante / Romildo de Oliveira Moraes - Coordenador.
Prêmios
2022
1 lugar Prêmio Professor Sérgio Escorsim - Administração Pública, Congresso Internacional de Administração.
2021
2 lugar em artigos científicos na categoria Administração Pública, Congresso Internacional de Administração.
2019
Melhor artigo de iniciação científica da área de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Congresso USP de Iniciação a pesquisa em Contabilidade.
2017
3 melhor trabalho da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, Conselho Federal de Contabilidade.
2017
1 lugar Prêmio Professor Sérgio Escorsim - Ensino e Pesquisa em Administração, Congresso Internacional de Administração.
2014
Prêmio pelo melhor artigo científico, 26ª Semana do Contador de Maringá - UEM.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Exata Contabilidade, .Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Exata Contabilidade, .Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Escrituração Fiscal e Contábil.
2019 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Professora Temporária, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Professora das disciplinas de Contabilidade Geral I, Contabilidade Geral II, Iniciação à Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Contabilidade Governamental II e Contabilidade de Custos
2014 - 2014
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Estágio de Docência na disciplina de Contabilidade Gerencial sob orientação do Prof. Dr. Reinaldo Rodrigues Camacho. Foram desenvolvidas as atividades: ministrar aulas a respeito de elaboração e controle de orçamento, e também sobre medidas para a avaliação de desempenho econômico-financeiro, além de acompanhar os alunos no desenvolvimento do trabalho prático da disciplina e na elaboração dos materiais didático totalizando 30 horas.
2012 - 2012
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria na disciplina de Contabilidade Comercial e Industrial, integralizando o total de 393,05 horas-aulas.
2011 - 2011
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitoria de Contabilidade Geral II, integralizando o total de 195 horas-aulas.
2016 - 2018
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Contabilidade Societária
Controladoria
Contabilidade de Custos e Gerencial
2018 - 2019
Universidade Federal do ParanáVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio docência na disciplina de Contabilidade de Custos sob orientação da Profª. PhD. Simone Bernardes Voese
2018 - 2019
Faculdade ModeloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
2021 - 2021
Faculdade MaringáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina: Legislação tributária federal (4h)
Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliane Andressa Pavão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?