Leonardo Leônidas de Brito

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: O intelectual e o desmonte do Estado Brasileiro: Luiz Carlos Bresser-Pereira e o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado 1995-1998).
Bernardo Kocher. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Intelectuais, Estado, Neoliberalismo.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: "A Imprensa Nacionalista no Brasil: O periódico 'O Semanário' (1956-1964),Ano de Obtenção: 2007
Marco Morel.Palavras-chave: Imprensa e Política no Brasil; Imprensa e Política.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Historia do Brasil Pós 1930

2004 - 2005

Universidade Federal Fluminense
Título: A década de 1990 - A década neoliberal- Da imposição do Consenso à diluição do dissenso
Orientador: Laura Antunes Maciel

Graduação em História

1999 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Prelúdio ao Golpe? A Imprensa Progressista e a Conspiração Civil-militar de 1964.
Orientador: Marco Morel

Pós-doutorado

2021

Pós-Doutorado. , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Organização de eventos

BRITO, L. L. ; RIGONI, A. C. ; SILVA, F. S. ; TREVISANO, R. ; AMORIM, E. J. M. . 1 Seminário Local de Autoavaliação ProfEPT CPII. 2020. (Outro).

BRITO, L. L. ; CAMPOS, P. ; BRANDAO, R. ; BORTONNE, E. . Seminário Nacional Empresariado e Ditadura Miliatar no Brasil. 2018. (Congresso).

BRITO, L. L. . Seminário Nacional Dimensões do Empresariado Brasileiro: história, organizações e ação política.. 2017. (Outro).

BRITO, L. L. . 1ª Jornada Pedagógica Golpe e Ditadura 50 anos depois. 2014. (Outro).

BRITO, L. L. . A Resistência de Setores da Igreja a Ditadura militar. 2014. (Outro).

BRITO, L. L. ; FURTADO, M. L. ; Silva, L.C. . I Seminário África, africanidades e Cultura Afro-Brasileira na sala de aula. 2009. (Outro).

BRITO, L. L. . 1ª Semana de História IFCH-UERJ. 2001. (Outro).

Participação em eventos

III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal.: Tempos de aprendizagens na pandemia da Covid19: uma reflexão sobre o acesso, permanência e êxito na EJA-EPT. 2020. (Encontro).

Seminário Integrado IFRO Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.Politecnia da Aprendizagem e a centralidade do trabalho em Proudhon: Alguns breves apontamentos. 2020. (Seminário).

Congreso Latino Americano de História Econômica. O Golpe empresarial-militar no Brasil e os trabalhadores da Cia de Navegação Lloyd Brasileiro (LloydBras). (1964/66). 2019. (Congresso).

II Colóquio POLIS: Fazer História Hoje."As Novas disputas regionais de Hegemonia". 2019. (Seminário).

Segundo Encuentro internacional Red Processos Repressivos, empresas, trabajadores y sindiicatos.O Golpe empresarial-militar no Brasil e os trabalhadores da Cia de Navegação Lloyd Brasileiro (LloydBras). (1964/66). 2019. (Encontro).

XXX Simpósio Nacional de História.SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA: A CRÍTICA AO ?NEODESENVOLVIMENTISMO? NO BRASIL RECENTE (2004-2016).. 2019. (Simpósio).

56 Internacional Congreso de Americanistas ICA. Do Neoliberalismo de Terceira Via ao Novo Desenvolvimentismo: O requiém social liberal na obra de Bresser-Pereira. 2018. (Congresso).

Do chão à janela da escola: diálogo entre saberes históricos.Ensino de História e atuação sindical: uma experiência diante dos partidários do ?escola sem partido?. 2018. (Outra).

III Reunião Científica do GEBU (Grupo de Estudos Pierre Bourdieu)."O campo de Ensino de História como espaço de conflitos e objeto a ser objetivado". 2018. (Encontro).

Seminário Nacional Empresariado e Ditadura no Brasil.Empresariado, trabalhadores e a ditadura. 2018. (Seminário).

Seminário Nacional Empresariado e Ditadura no Brasil.O Capital internacional e a Ditadura no Brasil. 2018. (Seminário).

Congreso Internacional Nuevos Horizontes de Ibero America. SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA: A CRÍTICA AO ?NEODESENVOLVIMENTISMO? NO BRASIL RECENTE (2004-2014).. 2017. (Congresso).

I Colóquio Polis Theo Lobarinhas Pieiro.Intelectuais, neoliberalismo e Contra Reforma do Estado no Brasil dos anos 90. 2017. (Outra).

III Congreso Internacional: Nuevos Horizontes de Iberoamérica?. ?SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA: A CRÍTICA AO ?NEODESENVOLVIMENTISMO? NO BRASIL RECENTE (2004-2016)?. 2017. (Congresso).

Neoliberalismo e Desmonte do Estado na Imprensa Brasileira.Reforma gerencial, neoliberalismo e desmonte do Estado Brasileiro. 2017. (Seminário).

Oficina de Apresentação de Pesquisa do LEHI.SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA: A CRÍTICA AO ?NEODESENVOLVIMENTISMO? NO BRASIL RECENTE (2004-2014).. 2017. (Oficina).

XXIX Simpósio Nacional de História.As interpretações sobre a crise do "Milagre" econômico brasileiro na obra de Luiz Carlos Bresser-Pereira.. 2017. (Simpósio).

XXIX Simpósio Nacional de História.Coordenador ao lado do Prof. Dr. Almir Pitta (Instituto de Economia - UFRJ) do Simpósio Temático História Econômico-Social nos séculos XIX, XX e XXI: diálogos interdisciplinares entre História, Economia e Relações Internacionais.. 2017. (Simpósio).

I Congreso Internacional de Investigadores sobre Anarquismo. Critica de anarquista sobre a responsabilidade dos Intelectuais. 2016. (Congresso).

IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na pesquisa Histórica.Do Neoliberalismo de Terceira Via ao Novo Desenvolvimentismo: O requiém social liberal na obra de Bresser-Pereira. 2016. (Simpósio).

IX Simpósio Nacional Estado e Poder: Gramsci na pesquisa Histórica.Coordenação da Mesa: Intelectuais, Estado e Projetos de Dominação no Brasil. 2016. (Simpósio).

XVII Encontro de História ANPUH Rio: Entre o Local e o Global.Coordenador ao lado da Prof. Dr. Amanda Muzzi do Simpósio Temático Ideias, Pensamento Social Brasileiro, Intelectuais e Poder no Brasil. 2016. (Encontro).

II Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu - UNICAMP."Bresser-Pereira e sua trajetória no campo científico para a interpretação sobre a Crise do Estado desenvolvimentista no Brasil (1988-1994)". 2015. (Encontro).

Seminário Fluminense de Pós Graduandos ANPUH-RJ.A trajetória de Luiz Carlos Bresser-Pereira no campo científico e no campo empresarial. 2015. (Seminário).

Seminário Integração sul-americana BNDES Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o desenvolvimento. 2015. (Seminário).

Simpósio Nacional de História.Bresser Pereira e a seu capital simbólico no campo científico. 2015. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de História Econômica. Do neoliberalismo de terceira via ao "novo desenvolvimentismo": o requiém social liberal na obra de Luiz Carlos Bresser-Pereira. 2015. (Congresso).

X Semana de História Política.Uma interpretação sobre a crise do Estado no Brasil: Bresser-Pereira e a proposta gerencial/neoliberal de Reforma do Estado Brasileiro. 2015. (Encontro).

A Resistência de Setores da Igreja a Ditadura Militar.A resistência de setores da Igreja Católica a Ditadura Militar (coordenador da mesa). 2014. (Encontro).

Golpe e Ditadura 50 anos depois: Jornada Pedagógica NUTH.Oficina A participação da imprensa no golpe civil militar de 1964. 2014. (Oficina).

Colóquio Internacional Marx e Marxismo NIEP 2013.Desmonte do Estado Brasileiro: Agências e Agentes ? Luiz Carlos Bresser Pereira a frente do Ministério da Reforma do Estado (MARE- 1995-1998). 2013. (Simpósio).

Colóquio Internacional Marx e Marxismo NIEP 2013.Neoliberalismo e Reforma do Estado no Brasil: intelectuais e elites orgânicas na construção de uma agenda neoconservadora. (Coordenador de mesa de apresentação de trabalhos). 2013. (Simpósio).

Simpósio Nacional Gramsci e o Brasil.Da ética da convicção à ética da desfaçatez: atuação do economista Luiz Carlos Bresser Pereira à frente do MARE (1995-1998. 2012. (Simpósio).

SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A imprensa Nacionalista no Brasil: O jornal o Semanário. 2011. (Simpósio).

Encontro Regional da ANPUH-RJ."A Imprensa Nacionalista no Brasil: O periódico O Semanário (1956-1964). 2010. (Simpósio).

I Africa, africanidades e culturas afro-brasileiras na sala de aula.Grupos de Trabalho sobre o Ensino de África na Escola. 2009. (Seminário).

I Conferência Municipal de Educação Maricá-RJ.O papel do Estado no direito à educação de qualidade no Brasil: Organização e regulação da Educação Nacional. 2009. (Outra).

I Congresso Internacional de Esudos da América. O intelectual e sua atuação na esfera política: o papel de Luiz Carlos Bresser-Pereira à frente do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado) 1995/1998. 2008. (Congresso).

I Seminário de Pós Graduandos em História das Instituições.O Intelectual e sua atuação na sociedade política: O papel de Luiz Carlos Bresser Pereira à frente do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado 1995- 1998).. 2008. (Seminário).

ISemana de História Política do PPGH-UERJ.Governabilidade e Imprensa no Brasil: Um debate. 2005. (Encontro).

1 Seminário Estado e Sociedade Departamento de História UFF. 2004. (Seminário).

1 Simpósio O Homem e a Modernidade. 2004. (Outra).

III Semana de História IFCH-UERJ.Relações Internacionais em Debate. 2003. (Encontro).

Seminário História e Imprensa Representações Culturais e Práticas de Poder.Seminário História e Imprensa Representações Culturais e Práticas de Poder. 2003. (Seminário).

Seminário Pós Neoliberalismo. 2002. (Seminário).

Semana de História.Relações Culturais Internacionais - Brasil-França (1899-1999). 2001. (Outra).

III Simpósio Internacional de Filosofia Assim Falou Nietzsche: Para uma Filosofia do Futuro. 2000. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Miranda

BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE; RIGONI, A. C.; PEREIRA, M. G.. Teatro e a Formação Integral: Construindo caminhos para a educação em direitos humanos no PROEJA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: GILBERTO SILVA DE BORBA

BARROS, R. T.;BRITO, L. L.; SILVA, L. R.. ?A Educação Profissional E Tecnológica E O Quilombo: Perspectivas A Partir Do Mundo Do Trabalho?. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Virgínia da Silva Moura Soares

CHAGAR, F.; SANTOS, F. A. A.;BRITO, L. L.. O MUNDO DO TRABALHO EM DEBATE: EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS PEDAGÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ? IPANGUAÇU/RN. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Guilherme de Almeida Souza

SILVA, J. A. F.;BRITO, L. L.. PRÁTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO NO IFFLUMINENSE CAMPUS ITAPERUNA/RJ. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Felipe Libermann Merino

BRITO, L. L.; LEONARDI, P.; BARAO, . "FLORESTAN FERNANDES: A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NA IMPRENSA PERIÓDICA". 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Erismar Nunes de Olveira

BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE; PACHECO, M. L. T.. ProEJA: Escola na vida adulta ? Orientações Pedagógicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Rodrigo Oliveira de Araujo

HONORATO, C.; CORREA, M. L.; CERQUEIRA FILHO, G.; GURGEL, C. R. M.;BRITO, L. L.. "Nas Engrenagens do Estado Novo: a centralidade do DASP na reforma administrativa e na criação de redes organizacionais de produção".. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BRITO, L. L.; ARAUJO, M. S.; SILVA, K. R. X.; GUIMARAES, E. R. B.. " A Motivação como fator determinante para o ingresso e permanência dos alunos do PROEJA". 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Daniel do Nascimento Maghelly Moreira,

BRITO, L. L.; BOECHAT, L. T.; CARMO, A. C. R.; CASTRO, M. R.. Tecnologia aplicada ao plano de carreiras e cargos de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Promoção da formação administrativa dos servidores docentes do Colégio Pedro II através de acesso simplificado à legislação via aplicativo híbrido?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: ILANE DA SILVA VENTURIM

RIGONI, A. C.; BUENO, W. C.;BRITO, L. L.. EPT no CPII: A capacitação dos agentes de comunicação para a promoção do Colégio Pedro II como integrante da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica?,. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: GILBERTO SILVA DE BORBA

BRITO, L. L.; BARROS, R. T.; SILVA, L. R.. ?EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: O CONTEXTO BRASILEIRO E O DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO DECOLONIAL?.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Liana Sylvestre Paz Vargas

RIBEIRO, A. S.; SILVA, L. R.;BRITO, L. L.. ?A PRÁTICA DO ESTÁGIO CURRICULAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II.

Aluno: Viviane de Fátima Magalhães

BRITO, L. L.; CORREA, M. L.; CAMPOS, P.. Interesse de Classe, Empresariado e Estado no Brasil: A Atuação Política de Antônio Delfim Netto. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho

BRITO, L. L.; SILVA, R. A. S.; ANDRADE, N. M. S.. Ensino de História e Direito à Cidade: Perambular é preciso?. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Luanda de Oliveira Amaral

BRITO, L. L.; TELES, A. S.; SILVA, P. V. A.. A implementação da Lei 10639/03 nos anos iniciais dos municípios de Belford Roxo e do Rio de Janeiro e os seus desdobramentos pós BNCC. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Mauro Silva Soares

BRITO, L. L.; MONTEIRO, G.; CASTRO, R. C.. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO INDÍGENA EM ANGRA DOS REIS - Na prática a Teoria é outra. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Luiza Baptista de Souza

BRITO, L. L.; PAIXAO, J. C.; MITELMANN, Tania. "Os usos do you tube eo o Ensino de História". 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: André Ricardo de Oliveira Barbosa

BRITO, L. L.; SAMIS, A.; GUIMARAES, L. M.. "Uma análise da Revolta da Vacina (1904) sob a ótica da autoinstituição castoridiana". 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Juliana Araujo Meato

BRITO, L. L.; SAMIS, A.; JULIO, S. S.. Ensino de História a Contraapelo: reflexões benjaminianas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Vitor Felipe de Almeida Lobo

CASTRO, R. C.;BRITO, L. L.; AMORIM, M. O.. DA MONARQUIA À REPÚBLICA: A PRAÇA XV E SEUS MONUMENTOS Uma possibilidade para o Ensino de História a partir do Patrimônio Cultural. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Carolina Mesquita Arosa

CASER, A.; SAMIS, A.;BRITO, L. L.. A Guerra Civil espanhola nos Livros didáticos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

Aluno: Jane Trajano Ferreira Gois

SAMIS, A.;BRITO, L. L.; ONOFRE, G.. A Aplicabilidade do conceito de autoinstituição na releitura de movimentos sociais no Rio de Janeiro entre 1910-1914.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

BRITO, L. L.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, A. B. F.; RIBAS, A. M.; BANDEIRA, M.; BANDOLI, S.. Seleção simplificada de docentes substitutos Colégio Pedro II. 2014. Colégio Pedro II.

BRITO, L. L.; BANDEIRA, M.; PARGA, E.; BANDOLI, S.; ALMEIDA, A.; RIBAS, A. M.; RIBEIRO, A. B. F.. Seleção Pública Simplificada de professores temporários. Colégio Pedro II. 2011.

ALMEIDA, A. T. S.; RIGONI, A. C.;BRITO, LEONARDO LEONIDAS; TREVISANO, R.. Exame Nacional de Acesso PROFEPT seleção de novos alunos. 2021. Colégio Pedro II.

BRITO, LEONARDO LEONIDAS. Banca de Seleção PPGEP/IFRN Mestrado e Doutorado. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

BRITO, L. L.; BARROS, R. T.; RIGONI, A. C.. Banca de credenciamento de novos docentes para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) IA - Colégio Pedro II. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

BRITO, L. L.; CASTRO, J. H.; MALAFAIA, W.. Banca de Seleção de alunos Especialização em Ensino de História. 2019. Colégio Pedro II.

BRITO, L. L.; PAIXAO, J. C.; PARGA, E. A. L.. Banca de Seleção para o Curso de Especialização em Ensino de História. 2018. Colégio Pedro II.

BRITO, L. L.; ALMEIDA, A.; CASTRO, R.. Banca de seleção para o curso de pós graduação lato sensu em Ensino de História. 2017. Colégio Pedro II.

BRITO, L. L.; ALMEIDA, A.; RIBAS, A. M.; BANDOLI, S.. Banca de Seleção do Curso de Especialização em Ensino de História. 2016. Colégio Pedro II.

Comissão julgadora das bancas

Alzira Alves de Abreu

ABREU, A. A.. A Imprensa Nacionalista no Brasil: O Periódico O Semanário (1956-1964). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em História) - Centro de Ciências Sociais Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Marco Morel

MOREL, M.; ABREU, A. A.. A imprensa nacionalista no Brasil: o periódico 'O Semanário' (1956 -1964). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pedro Henrique Pedreira Campos

CAMPOS, P. H. P.; HONORATO, C. T.; KOCHER, B.; CORREA, M. L.; MORAES, W. S.. O intelectual e o desmonte do Estado: Luiz Carlos Bresser-Pereira e o MARE (Ministério Extraordinário da Administração e Reforma do Estado). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

MARIA LETÍCIA CORREA

CORRÊA, M. L.; KOCHER, B.; Honorato, C. T.; CAMPOS, P. H. P.; MORAES, W. S.. O intelectual e o desmonte do Estado no Brasil: Luiz Carlos Bresser-Pereira e o MARE (Ministério Extraordinário da Administração e Reforma do Estado). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Norma Cortes Gouveia de Melo

MOREL, Marco;CÔRTES, Norma.; SÁ, Eliane Gracindo de. Prelúdio do golpe? A imprensa progressista e a consoiração civil-militar de 1964.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bernardo Kocher

KOCHER, B.; HONORATO, C. T.; CORREA, M. L.; CAMPOS, P. H. P.; MORAES, W. dos S. de. O intelectual e o desmonte do Estado Brasileiro: Luiz Carlos Bresser-Pereira e o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado).. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Bernardo Kocher

KOCHER, B.; MORAES, W. dos S. de; HONORATO, C. T.. O Intelectual e o Desmonte do Estado. Luiz Carlos Bresser Pereira e o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. A imprensa nacionalista no Brasil: o periódico "O Semanário" (1956-1964). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. Prelúdio ao Golpe? A Imprensa Progressista e a Conspiração Civil-Militar de 1964.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de; MOREL, Marco; PALOMANES, Francisco. A imprensa nacionalista nos anos 60:projeto político expresso nas páginas do periódico Semanário. 2006. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cezar Teixeira Honorato

HONORATO, Cezar Teixeira; KOCHER, Bernardo; MORAES, W. S.; CAMPOS, Pedro H. P.; CORREA, Maria Leticia. O INTELECTUAL E O DESMONTE DO ESTADO NO BRASIL: LUIZ CARLOS BRESSES-PEREIA E O MARE. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Cezar Teixeira Honorato

HONORATO, Cezar Teixeira; KOCHER, Bernardo; MORAES, W. S.. O INTELECTUAL E O DESMONTE DO ESTADO BRASILEIRO: LUIZ CARLOS BRESSES PEREIRA E O MARE. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Francisco Carlos Palomanes Martinho

MARTINHO, F. C. P.; ABREU, Alzira Alves de; SÁ, Eliane Garcindo de; SARAIVA, Míriam. A Imprensa Nacionalista no Brasil: O periódico "O Semanário" (1956-1964). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Carlos Palomanes Martinho

MARTINHO, F. C. P.; MOREL, Marco; SÁ, Eliane Garcindo de. A Imprensa Nacionalista nos Anos 60: Projeto Político Expresso nas Páginas do Periódico Semimanário.. 2006. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

William Nascimento Carvalho

?A democratização e gestão democrática do Colégio Pedro II, a partir da sua equiparação com os demais Institutos Federais?,; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II; (Orientador);

Elvira Fernandes de Araújo Oliveira

PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PROEP) NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE (1997-2005); Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Coorientador);

Daniel do Nascimento Maghelly Moreira

TECNOLOGIA APLICADA AO PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: PROMOÇÃO DE ACESSO SIMPLIFICADO À LEGISLAÇÃO ATRAVÉS DE PROTOTIPAGEM DE APLICATIVO WEB; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II,; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

[Nome removido após solicitação do usuário]

?A Evasão Escolar no PROEJA: Um Estudo no Colégio Pedro II/Campus Centro?; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II,; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

ILANE DA SILVA VENTURIM

A EPT no CPII: A Comunicação Promovendo o Reconhecimento do Colégio Pedro II Como Integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica?; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II,; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Fábio Soares da Silva

PROGRAMA DE LIVES CONEXÃO EPT BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EPT; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Colégio Pedro II,; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Gabriella Dias Pereira

O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho

Ensino de História e Direito à Cidade: Perambular é preciso; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Luanda de Oliveira Amaral

A implementação da Lei 10639/03 nos anos iniciais dos municípios de Belford Roxo e do Rio de Janeiro e os seus desdobramentos pós BNCC; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Antonio Carlos Silva Nogueira

A ALMA COLETIVA DOS TOTALITARISMOS NO TEMPO E ESPAÇO: O TOTALITARISMO EM DEBATE ACERCA DO FILME ?A ONDA?; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Gabriela de Castro Almeida de Oliveira Arosa

"Quando a aula é no YouTube? A História Pública e Digital como ponto de partida para as relações no Ensino de História",; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

GIULIANA MONTEIRO DA SILVA

O CASO DO ?NAZISMO DE ESQUERDA?: O uso do youtube como instrumento político para deslegitimação do conhecimento histórico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Vinicius Avila

Porões Invisíveis: Lugares de Memória da Ditadura Civil Militar no Rio de Janeiro e desafios para a Educação em Direitos Humanos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Juliana Araujo Meato

Ensino de História a Contrapelo: reflexões benjaminianas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Mauro Silva Soares

ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO INDÍGENA EM ANGRA DOS REIS: Na prática a Teoria é outra; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Maria Eduarda Salles Antelo

Projeto "Site Brasil Republicano"; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Básica (Ensino Médio)) - Colégio Pedro II, Fomento próprio- Colégio Pedro II Edital 15/ 2018; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Eduarda Serrano Bueno Valmor

Projeto "Site Brasil Republicano"; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Básica (Ensino Médio)) - Colégio Pedro II; Orientador: Leonardo Leonidas de Brito;

Foi orientado por

Marco Morel

A imprensa nacionalista nos anos 1960: o periódico O Semanário; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Marco Morel;

Marco Morel

Prelúdio ao golpe? A imprensa progressista e a conspiração civil-militar de 1964; 2004; 59 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marco Morel;

Bernardo Kocher

O Intelectual e o Desmonte do Estado Brasileiro: Luiz Carlos Bresser-Pereira e o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado); ; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bernardo Kocher;

Francisco das Chagas Silva Souza

2022; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte,; Francisco das Chagas Silva Souza;

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. ; BRITO, L. L. . A LIVE COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica , v. 2, p. e13506, 2021.

  • BRITO, L. L. . Subdesenvolvimento e dependência: a crítica ao ?neodesenvolvimentismo? no Brasil recente (2004-2016). Cadernos do desenvolvimento , v. 16, p. 09-38, 2021.

  • CASTRO, R. ; BRITO, L. L. . A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ANARQUISTA NAS EXPERIÊNCIAS DAS ESCOLAS MODERNAS DE SÃO PAULO (1912-1919). HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 137-151, 2021.

  • BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE . O PROEJA no Colégio Pedro II:. REVISTA LABOR , v. 1, p. 123-148, 2020.

  • BRITO, LEONARDO LEONIDAS . POLITECNIA DA APRENDIZAGEM E A CENTRALIDADE DO TRABALHO EM PROUDHON: ALGUNS BREVES APONTAMENTOS.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , v. 2, p. e11235-12, 2020.

  • BRITO, L. L. . Apresentação do da edição 31 da Revista 'Encontros': Revista do Departamento de História do Colégio Pedro II. Encontros: Revista do Departamento de História , v. 16, p. 1-3, 2018.

  • BRITO, L. L. ; CASTRO, R. C. . A Questão Religiosa no Brasil (posfácio). Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 17, p. 41-53, 2017.

  • BRITO, L. L. . BRESSER-PEREIRA: Poder Simbólico e Legitimidade cientifica de um intelectual. REVISTA ENCONTROS , v. 13, p. 07-25, 2015.

  • BRITO, L. L. . "O Intelectual e sua atuação na esfera política: o papel do economista Luiz Carlos Bresser Pereira à frente do MARE (1995-1998). Revista História (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 01-10, 2010.

  • BRITO, L. L. . 'Da ética da convicção à ética da desfaçatez: a atuação do economista Luiz Carlos Bresser Pereira à frente do MARE (1995-1998). Encontros (Rio de Janeiro) , v. 01, p. 20-30, 2009.

  • BRITO, L. L. . "Ecos de 1964: A Imprensa Nacionalista no Brasil e o Golpe: O Semanário". Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 01, p. 01-03, 2007.

  • BRITO, L. L. . "Anos FHC: Neoliberalismo e Imprensa no Brasil".. Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 01, p. 01-04, 2007.

  • MOREL, M. (Org.) ; BRITO, L. L. (Org.) . O Golpe começou em Washington. 2ª. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014. v. 1. 372pp .

  • BRITO, L. L. . "A Imprensa Nacionalista no Brasil: O periódico 'O Semanário' (1956-1964)".. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2010. v. 01. 178p .

  • BRITO, L. L. . A Crise do 'Milagre' Brasileiro na interpretação do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. In: Pedro Campos, Monica Martins e Rafael Vaz de Motta Brandão. (Org.). Política Econômica nos Anos de Chumbo. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2018, v. 1, p. 185-204.

  • BRITO, L. L. . Notas de um Dissidente sobre a Responsabilidade dos Intelectuais. In: MORAES, WALLACE & JOURDAN, CAMILA. (Org.). Teoria Política Anarquista e Libertária. 01ed.Rio de Janeiro: ViaVérita, 2016, v. 01, p. 307-325.

  • BORGES, V. L. B. ; MOURELLE, T. C. ; PENNA, L. A. ; SCHIAVO, C. ; VICENZI, L. J. B. ; BARROS, L. O. C. ; COUTINHO, R. ; THOMPSON, C. P. F. ; BARROS, O. ; BARBOZA, M. R. ; KOIFMAN, F. ; MOVSCHOWITZ, J. ; OLIVEIRA, S. R. ; SAMIS, A. ; SILVA, A. B. ; MEDINA, M. B. ; LOPES, S. C. ; BRITO, L. L. . Um Elogio à Generosidade: algumas linhas sobre o Mestre Orlando de Barros. In: BORGES, Vera Bogéa; MOURELLE, Thiago.. (Org.). Orlando de Barros: Retrato de um Mestre. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2012, v. 1, p. 17-52.

  • BRITO, L. L. ; SAMIS, A. . L'Armée dans le paysage politique brésilien. Le Monde Libertaire Períodico oficial da Federação Anarquista, Paris, p. 19 - 21, 01 nov. 2018.

  • BRITO, L. L. ; SAMIS, A. . Fardo Tropical. A Batalha: Jornal de Expressão Anarquista, Lisboa, 01 nov. 2018.

  • BRITO, L. L. ; MERINO, L. F. L. . RETOUR À LA CASERNE. Le Monde Libertaire, França, p. 1 - 5, 22 out. 2018.

  • BRITO, L. L. . A Crise Institucional Brasileira e a quase morte da utopia. A Batalha: Jornal de Expressão Anarquista, Lisboa, p. 1 - 6, 30 abr. 2016.

  • BRITO, L. L. . ?O Semanário? ? Um jornal que vale por um livro ? Um estudo de caso sobre a imprensa nacionalista no Brasil (1956-1964).. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011.

  • BRITO, L. L. . O Intelectual e sua atuação na sociedade política: O papel de Luiz Carlos Bresser Pereira à frente do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado 1995- 1998).. In: I Seminário de Pós Graduandos em História das Instituições, 2008, Rio de Janeiro. I Seminário de Pós Graduandos em História das Instituições, 2008.

  • BRITO, L. L. . O intelectual e sua atuação na esfera política: o papel de Luiz Carlos Bresser-Pereira à frente do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado) 1995/1998. In: I Congresso Internacional de Estudos da América, 2008, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Estudos da América, 2008.

  • BRITO, L. L. . Governabilidade e Imprensa no Brasil: Um debate. In: ISemana de História Política do PPGH-UERJ, 2005, Rio de Janeiro. I Semana de História Política do PPGH-UERJ Anais do Evento, 2005.

  • BRITO, L. L. . Notas de um dissidente sobre a responsabilidade dos intelectuais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL, 2013, NATAL, RN. Caderno de resumos, 2013.

  • BRITO, L. L. . Novas Abordagens em Relaçõem Internacionais: A Propaganda Cultural Brasileira (1851-1999). In: 12 Semana de Iniciação Científica, 2003, Rio de Janeiro. 12 Semana de iniciação científica Livro de Resumos. RIO DE JANEIRO: NAPE/DEPEXT/SR-3/UERJ, 2003. v. 01. p. 339-339.

  • BRITO, L. L. ; CASTRO, R. . A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ANARQUISTA NAS EXPERIÊNCIAS DAS ESCOLAS MODERNAS DE SÃO PAULO (1912-1919). HUMANIDADES & INOVAÇÃO , 2021.

  • MOREIRA, D. N. M. ; BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE . TECNOLOGIA APLICADA AO PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO: PROMOÇÃO DE ACESSO SIMPLIFICADO À LEGISLAÇÃO ATRAVÉS DE PROTOTIPAGEM DE APLICATIVO WEB. REVISTA LABOR , 2021.

  • SILVA, F. S. ; BRITO, L. L. . A Live como ferramenta de divulgação científica para a EPT. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA , 2021.

  • BRITO, L. L. . Subdesenvolvimento e dependência: a crítica ao ?neodesenvolvimentismo? no Brasil recente (2004-2016). CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO , 2021.

  • BRITO, L. L. . Pedagogia crítica e Marxismo heterodoxo: as contribuições de Mauricio Tragtenberg,. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, L. L. . Memória e História: Discutindo conceitos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, L. L. . Privatizações e Reforma do Estado: educação como fronteira de negócios?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, L. L. . A trajetória de Luiz Carlos Bresser-Pereira no campo científico e no campo empresarial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. L. . Reflexões sobre o anarquismo no mundo contemporâneo: as contribuições de Noam Comsky. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, L. L. . Intelectuais e Anarquismo: a contribuição de Noam Chomsky. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, L. L. . "O intelectual e sua atuação na esfera pública: o papel do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira a frente do MARE (1995-1998). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. L. . A Imprensa Nacionalista no Brasil - O Semanário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURIM, I. S. ; BRITO, L. L. . O papel da comunicação diante da nova institucionalidade do Colégio Pedro II como parte da Rede Federa. Natal: Editora IFRN, 2021 (ebook capitulo de coletânea).

  • BRITO, L. L. . Entrevista de René Berthier Para o Instituto de Estudos libertários. Rio de Janeiro: IEL, 2020. (Tradução/Outra).

  • BRITO, L. L. . Revista de Estudos Ibero Americanos. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018 (Parecer para publicação de artigo acadêmico).

  • BRITO, L. L. . Revista Espaço Acadêmico. São Luiz: Universidade do Estado do Maranhão, 2017 (Parecer para publicação de artigo acadêmico).

  • BRITO, L. L. . A América de Trump e a Nova Ordem Mundial. São Paulo: Instituto de Estudos Libertários, 2017. (Tradução/Outra).

  • BRITO, L. L. . Decifra-me ou te devoro: Notas de um anarquista sobre a atual conjuntura no Brasil. Porto - Portugal: Coletivo Évora, 2016 (Revista Erva Rebelde).

  • BRITO, L. L. . ' Interpretações sobre 64: um balanço bibliográfico para o professor' In 50 anos do Golpe (1964-2014): Artigos, relatos e Textos literários da Jornada Pedagógica do NUTH. São Paulo: Pontocom, 2016 (ebook capitulo de coletânea).

  • SAMIS, A. ; BANDEIRA, M. ; CASTRO, R. ; BRITO, L. L. . A Comuna de Paris: Uma aventura socialista. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013 (Livro paradidático).

Outras produções

REMEDIOS, S. L. ; BRITO, L. L. . Um plano de acompanhamento discente do PROEJA do Colegio Pedro II/ Campus Centro. 2021.

VENTURIM, I. S. ; BRITO, L. L. . Guia Básico de promoção do CPII na rede federal através da Comunicação Integrada. 2021.

SILVA, F. ; BRITO, L. L. . Programa de Lives Conexão EPT Brasil. 2021.

MOREIRA, D. N. M. ; BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE . Aplicativo WEB para acesso e localização do servidor docente no Plano de Carreira do Magistério EBTT da Rede Federal. 2021.

BRITO, L. L. . Revista Cadernos da Educação Básica. 2019.

BRITO, L. L. . Revista de Estudos Ibero Americanos. 2018.

BRITO, L. L. . Parecer para publicação de artigo "Gramsci no Brasil: itinerário de sua recepção". 2009.

BRITO, L. L. . "Entrevista sobre o livro 'A Imprensa Nacionalista no Brasil: 'O Semanário'".. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, LEONARDO LEONIDAS DE . Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades. 2021. (Paracer Ad hoc).

BRITO, L. L. . A Recepção da Teoria Social de Pierre Bourdieu na Educação Brasileira: uma breve abordagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRITO, L. L. . Tópicos de História Econômica para a Educação Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRITO, L. L. . Do Neoliberalismo de Terceira Via ao Novo Desenvolvimentismo: O requiém social liberal na obra de Bresser-Pereira. 2017. (Seminário de Pesquisa PPGE/ Instituto de Economia UFRJ).

BRITO, L. L. ; BORGES, V. L. B. . História do Brasil III Curso de Graduação - Licenciatura em História Modalidade à Distância. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

BRITO, L. L. . "Livro sobre o 'Semanário' lançado na ABI".. 2010 (Entrevista em periódico nacional. Entrevista de autoria da jornalista Claudia Souza) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A Teoria Social de Pierre Bourdieu para a Educação: Abordagens a partir da Educação Básica, Descrição: O Grupo de Pesquisa e Orientação "A Teoria Social de Bourdieu para a Educação" éum esforço inter e transdisciplinar que tem como escopo central desenvolver, angariar e subsidiar na Pós Graduação do Colégio Pedro II toda a produção acadêmica, nas mais diversas áreas de conhecimento, e que tenha contato ou faça alguma interlocução com categorias teóricas e de análise bourdiesianas. O Grupo de Pesquisa acerca da Teoria Social de Bourdieu para a Educação, um esforço inter e transdisciplinar que tem como escopo central desenvolver, angariar e subsidiar na Pós Graduação do Colégio Pedro II toda a produção acadêmica, nas mais diversas áreas de conhecimento, e que tenha contato ou faça alguma interlocução com categorias teóricas e de análise bourdiesianas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leonardo Leonidas de Brito - Coordenador / Pedro Barboza - Integrante / Sheila Oliveira Lima - Integrante / Bruno B Cassiano - Integrante / Talita Miranda - Integrante.

Prêmios

2017

Primeiro prêmio Teses PPGH UFF, PPGH UFF.

2003

Menção Honrosa em trabalho apresentado na 12 Semana de Iniciação Científica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2003

Premiação da ANPUH por trabalho apresentado na12 Semana de Iniciação Científica, ANPUH ( Associação Nacional de Professores Universitários de História.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Pedro II. , Campo de São Cristovão, 177, São Cristovão, 20921-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38911000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional Local, Carga horária: 15

Outras informações:
Coordenador Institucional Local do Mestrado profissional nacional em Educação Profissional Tecnológica - Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão III

2019 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente permamente Mestrado PROFEPT, Carga horária: 15

Outras informações:
Docente do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - Mestrado.

2008 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor em Regime de Dedicação Exclusiva desde junho de 2013.

2018 - 2020

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador da Pós Graduação Lato sensu em Ensino de História.

2019 - 2019

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Docente convidado do Programa de Pós Graduação em Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado em Rede) PROFEPT.

2018 - 2019

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Residência Docente, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Supervisor da área de História do Programa de Residência Docente (PRD)

2017 - 2017

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina Ministrada: Memória e Classe Trabalhadora / Oferecida em parceria com o Prof. Dr. Alexandre Samis

2016 - 2016

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Ensino de História. Disciplina Ministrada: Memória, Classe Trabalhadora, poder e ideologia. Disciplina oferecida no 1 semestre de 2016 e compartilhada com o Prof. Dr. Alexandre Samis.

2006 - 2007

Colégio Pedro II

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica e Tecnológica, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 03/2014 - 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Engenho Novo II.,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador LEHI, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador do LEHI (laboratório de Economia e História) - Não Bolsista. Grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Dr. Monica de Souza Martins

2010 - 2011

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista

Outras informações:
Professor Conteudista da Disciplina História do Brasil Republicano. Convênio UNIRIO-CEDERJ/ CECIERJ

2007 - 2010

Secretaria Municipal de Educação Maricá-RJ

Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor I Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 15

2009 - 2009

Secretaria Municipal de Educação Maricá-RJ

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Subsecretario do Orçamento Participativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Cedido neste interim para a Secretaria Municipal de Assistencia Social, Cidadania e Participação Popular, ocupando o cargo em comissão de Subscretário de Cidadania e Participação Popular - SSM.

2008 - 2008

Secretaria Municipal de Educação Teresopolis - RJ

Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor I Ensino Fundamental 2 segmento, Carga horária: 16

2002 - 2007

Sistema MV1 Total

Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculo: Celetista

Atividades

  • 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2001 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2002 - 02/2004

    Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ifch.,Estágio realizado, Bolsista PIBIC/UERJ. No projeto "Novas abordagens em relações internacionais: as relações culturais entre Brasil e Europa: 1890-1999". Orientado pela Professora Dr Mônica Leite Lessa.

  • 01/2001 - 07/2002

    Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ifch.,Estágio realizado, Monitoria na Disciplina de História Contemporânea.