Abrãao Gomes de Araújo
Possui Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Gestão e Políticas Públicas pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (2005). Aluno especial no curso de Doutorado na UFAL departamento de letras em Análise do Discurso, nas disciplinas Análise do Discursos, História Sujeito e Ideologia. Atualmente é Coordenador na Graduação em Administração e professor no Centro Universitário - CESMAC, atuando como Presidente do NDE e Colegiado do referido Curso. Professor na graduação nas disciplinas Administração Hospitalar e Teorias da Administração II e na pós graduação Coordenador dos Cursos de Metodologias e Técnicas do Poder Legislativo, Marketing, Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Gestão de Empresas e Marketing, Gestão da Saúde e Administração Hospitalar do CENTRO UNIVERSITÁRIO-CESMAC e Professor das disciplinas Planejamento Estratégico nos cursos de pós citados. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Consultoria Organizacional, atuando principalmente, nos seguintes enfoques: Planejamento Estratégico, Projeto e Diagnóstico e Construção de Cenários Estratégicos global e específicos Plano de Marketing e Plano de Cargos e Salários na Empresa SEMEAR agronegócio..Foi Consultor junto a instituições internacionais OEA, ONU e o Governo Alemão - DSE E GTZ em projetos públicos. Técnico em Planejamento junto a SEPLAN e IMA Governo de Alagoas no período de 1983-2003.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Sustentável
2002 - 2005
Universidade Federal de Alagoas
Título: Um Estudo do Vale do Reginaldo, Ano de Obtenção: 2005
Marcionila Fernandes.Palavras-chave: Política Pública e Saneamento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento / Especialidade: Política Pública de Saneamento. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Formação complementar
1998 - 1999
Especialização em Gerência Estratégica. (Carga horária: 375h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ, CESMAC, Brasil.
1982 - 1982
Administração Hospitalar. (Carga horária: 650h). , Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, CEDAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Organização de eventos
ARAÚJO, A. G. . HONRA AO MÉRITO DESEMPENHO ACADEMICO COMO COORDENADOR DO CURSOD E ADMINISTRAÇÃO 2022. 2022. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CESMAC. 2021. (Congresso).
ARAÚJO, A. G. . PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO. 2019. (Congresso).
ARAÚJO, A. G. . MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2019. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Modelagem em Negócios. 2017. (Outro).
ARAÚJO, A. G. ; FRANCISCO, D. J. ; IVO, J. K. ; SANTO FILHA, N. C. E. . Seminários Itinerantes em Empreendedorismo para todos os Cursos do Cesmac. 2017. (Outro).
ARAÚJO, A. G. ; FRANCISCO, D. J. ; IVO, J. K. ; SANTO FILHA, N. C. E. . Desafio Empreendedor. 2017. (Concurso).
ARAÚJO, A. G. . I FEIRA EMPREENDEDORA. 2017. .
ARAÚJO, A. G. . IV SEMANA ACADÊMICA. 2017. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Seminários Itinerantes Capital e Interior Programa Educação Empreendedora. 2016. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Café Cultural com Egressos e Empresários Programa Educação Empreendedora. 2016. (Exposição).
ARAÚJO, A. G. ; FRANCISCO, D. J. ; IVO, J. K. ; SANTO FILHA, N. C. E. ; MOURA, W. ; EMPRESARIAL, A. J. C. . Semana do Administrador. 2016. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . VI SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2016. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . III Semana Acadêmica. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Prêmio Mérito 50 Anos Administrador Profissional. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Lançamento do programa Educação Empreendedora Desafio Universitário. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Desafio Universitário. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Reconhecimento Láurea Jubileu de Prata Angrad. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Prêmio Mérito 50 anos Administrador Profissional. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Prêmio Mérito Acadêmico Cesmac Captação de Recursos Edital Sebrae 2015. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . 50 ANOS DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2015. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . O Dia do Administrador. 2014. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . II Semana Acadêmica. 2014. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Trabalhos de Pesquisa Científicos. 2014. (Exposição).
ARAÚJO, A. G. . III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2014. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . I Semana Acadêmica. 2013. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Trabelhos de Pesuqisa Científicos. 2013. (Exposição).
ARAÚJO, A. G. . Talentos Acadêmicos Artistico Cultural. 2013. (Festival).
ARAÚJO, A. G. . II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2013. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2012. (Outro).
ARAÚJO, A. G. . Workshop em Desenvolvimento Organizacional Construtoras Alagoanas. 2010. (Exposição).
ARAÚJO, A. G. . Projeto de Desenvolvimento Estratégico Micro e Pequenas Empresas. 2009. (Exposição).
Participação em eventos
CONGRESSO INTERNACIONAL CESMAC DE EDUCAÇÃO SUPERIOR 2021. (RE)SIGNIFICAÇÃO DE PRESENCIALIDADE E A POTENCIALIZAÇÃO DO HIBRIDISMO. 2022. (Congresso).
Totvs Educacional: Diretrizes operacionais.WEBINAR DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2022. (Encontro).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CESMAC. EDUCAÇÃO SUPERIOR CESMAC A (re)significação da presencialidade e a potencialização do hibridismo. 2021. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR CESMAC. (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRESENCIALIDADE E A POTENCIALIZAÇÃO DO HIBRIDISMO. 2021. (Congresso).
SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO ACADEMICA.INIVAÇÃO ACADEMICA. 2021. (Seminário).
V FÓRUM ALAGOANO PELA COMPETITIVIDADE EM AMBIENTE DIGITAL. FORUM ALAGOANO PELA COMPETITIVIDADE. 2021. (Congresso).
ENCONTRO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO 2020.CICLO FORMATIVO: PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO DURANTE E PÓS PANDEMIA. 2020. (Encontro).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO.MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR EM ALAGOAS: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA UNIMED.. 2019. (Simpósio).
MARINA DO NASCIMENTO FRAGOSO.O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ. 2019. (Simpósio).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA QUALITATIVA 2018.PESQUISA QUALITATIVA NOS DIFERENTES CAMPOS DO SABER. 2018. (Seminário).
IV Semana Acadêmica. Responsabilidade Social: uma estratégia política de reordenamento nos planos de ação das empresas. 2016. (Exposição).
Olimpíada do conhecimento IV Semana Acadêmica Curso de Administração. Liderança nas organizações: a análise do discurso. 2016. (Exposição).
Prêmio Mérito Coordenador.Desempenho acadêmico, estratégico, pedagógico e gestão no Curso de Administração. 2016. (Outra).
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015/2016. 2016. (Seminário).
Seminário de Iniciação Científica 2015/2016.Ação Voluntária as Instituições Filantrópicas. 2016. (Seminário).
CLÍNICA TECNOLÓGICA: INOVAÇÃO, TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA E PROPRIEDADE INTELECTUAL.EXPOSIÇÃO ORAL. 2015. (Oficina).
CAIITE 2014. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO ESTRATÉGICO OBJETIVO - DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO. 2014. (Congresso).
CAIITE 2014. Oficina em Construção de Cenário. 2014. (Congresso).
CONGRESSO ACADÊMICO INTEGRADO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO ESTRATÉGICO OBJETIVO. 2014. (Congresso).
CAIITE. Projeto de Extensão Comunitária: Comportamento organizacional - estratégia educativa para a sensibilização da cultura empreendedora do MPE no entorno Cesmac.. 2013. (Congresso).
Desempenho no conceito preliminar de Curso CPC Enade 2012.Prêmio Mérito Acadêmico Cesmac em reconhecimento ao desempenho no conceito preliminar de curso CPC. 2013. (Outra).
Encontro Pedagógico. 2013. (Encontro).
Formação Continuada para Gestores.FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES. 2013. (Encontro).
IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.SUSTENTABILIDADE: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIAL DE CUSTOMIZAÇÃO DOS PROCESSOS E ACREDITAÇÃO DA IMAGEM EMPRESARIAL.. 2011. (Seminário).
I ENCONTRO ESTADUAL DA ANGRAD.Projeto pedagógico e Metodologia para o curso de administração. 2010. (Seminário).
IV EPROCARD.Encontro de Professores de Administração. 2010. (Seminário).
II Congresso do CESMAC. Cultura organizacional: Um estudo do comportamento de administração nas imobiliárias Alagoanas. 2009. (Congresso).
Energia, Ambiente e Tecnologia. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONSTRUTO OU REALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS NO ESTADO DE ALAGOAS.. 2008. (Congresso).
I Congresso Acadêmico do CESMAC. 2008. (Congresso).
PAINEL ECONOMIA: ATUALIZANDO CONHECIMENTOS.UMA REFLEXÃO PARA DEFINIÇÃO DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO. 2008. (Seminário).
Seminário - Economia; atuaizabndo conhecimentos.Uma reflexão para definição de novos modelos de gestão. 2008. (Seminário).
I FÓRUM ALAGOANO SOBRE GESTÃO PÚBLICA.I FÓRUM ALAGOANO SOBRE GESTÃO PÚBLICA. 2006. (Simpósio).
I SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA PLANEJAMENTO E PESQUISA.PROGEAL-PROGRAMA DE FORTALECIEMNTO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE ALAGOAS. 2006. (Seminário).
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE DA REDE PRODEMA. SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE. 2002. (Congresso).
POLÍTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. PAINEL POSTER SANEAMENTO DO VALE DO REGINALDO: AÇÕES E REAÇÕES DO PODER PÚBLICO. 2002. (Congresso).
Zoneamento do Baixo São Francisco.Zoneamento sócio-econômico. 1988. (Oficina).
Participação em bancas
ARAÚJO, A. G.; ALMEIDA, J. A. S.. EMPREENDEDORISMO SOCIAL - PANORAMA CONTEMPORÂNEO PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO) - Centro Universitário CESMAC.
ARAUJO, A. G.;ARAÚJO, A. G.. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ.
ARAÚJO, A. G.. Gestão da Responsabilidade Estratégica da Sustentabilidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ.
ARAÚJO, A. G.; ALMEIDA, J. A. S.. A ADMINISTRAÇÃO ESTÁ EM EXTINÇÃO?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ARAÚJO, A. G.; ALMEIDA, J. A. S.. A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS E TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. avaliação de desempenho como ferramenta de melhoria para o crescimento individual e organizacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. FRANQUIA; UM MODELO DE SUCESSO PARA PRIMEIRO EMPREENDIMENTO FRENTE AO MERCADO EM MACEIÓ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. QVT QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS NO MUNCÍPIO DE COLÔNIA DE LEOPOLDINA - AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAUJO, A. G.;ARAÚJO, A. G.. Gestão Ambiental: um compromisso necessário para a sobrevivência do planeta.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
EDEL GUILHERME SILVA PONTES; ARAUJO, A. G.;ARAÚJO, A. G.. Gestão da Inovação e Tecnologia empresas com desenvolvimento sustentável. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. Dano moral no ambiente de trabalho.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. Cultura Organizacional - programa de preparação para aposentadoria (PPA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. A comunicação como elemento facilitar na resistências às mudanças organizacionais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAUJO, A. G.; TAVARES, A. M. C.; MARINHO FILHO, J. F.;ARAÚJO, A. G.. Cultura e Comportamento Organizacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.; FRANCISCO, D. J.; TAVARES, A. M. C.. Comportamento Organizacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.; MARINHO FILHO, J. F.; SANTOS, M. D. G.. MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR EM ALAGOAS: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA UNIMED.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.; MARINHO FILHO, J. F.; SANTOS, M. D. G.. ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL ? UTOPIA OU REALIDADE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.; MARINHO FILHO, J. F.; SANTOS, M. D. G.. A importância do Direito Empresarial na Gestão da micro e Pequena Empresa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.; FRANCISCO, D. J.. A comunicação como elemento facilitador na resistência às mudanças organizacionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. O REFLEXO DA CRISE ECONÔMICA NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, NO ANO DE 2008.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ.
ARAÚJO, A. G.; SANTO FILHA, N. C. E.; SILVA FILHO, E. P.. CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA PRONATEC. 2014. Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO. 2019. Centro Universitário CESMAC.
ARAÚJO, A. G.. IV FESTIVAL DE CULTURA - TECNOLOGIA - A NOVA TENDÊNCIA DO SÉCULO XXI. 2000. Centro Universitário CESMAC.
Orientou
QUESTÃO SOCIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A SUA ANÁLISE NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS; ; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Desenvolvimento Empresarial: uma estratégia participativa nos processos e resultados na empresa ALAPEL; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
A questão ds emnsagens sexuais subliminares na publicidade e marketing de mídia em Maceió; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de Empresas e Marketing) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
GESTÃO IMOBILIÁRIA: UMA ESTRATÉGIA DO CAPITAL INTELECTUAL COMO UM DIFERENCIAL DE MERCADO EM MACEIÓ; ; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
PROGRAMA INTERNO DE CONSUMO CONSCIENTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO CASO NO CESMAC; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Doenças e Saneamento no município de Maceió; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Lixo e Meio Ambiente; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Ecoturismo sustentável: uma estratégia de desenvolvimento na área de proteção ambiental - APA Marituba do Peixe; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Responsabilidade Social: uma estratégia de amrketing social e de relacionamneto na perspectiva da inclusão em empresas de eventos de shows em Maceió; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de Empresas e Marketing) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Administração Pública: Análise do Discurso formal - realidade ou mito na questão dos serviços?; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Influência antrópica na Bacia Hidrográfica do rio Niquim - Análise do Discurso Formal; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Sustentabilid) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; (Orientador);
Turismo e políticas públicas: uma análise formal da atuação do poder público no município de Maragogi no Estado de Alagoas; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Transporte Urbano: uma análise econômica da oferta e do preço; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; (Orientador);
Tecbologías de Información y Comunicación utilizadas en el Detran de Alagoas; 2009; Dissertação (Mestrado em La Maestría en Administración de Empresas) - Universidade de La Empresa, ; Coorientador: Abraão Gomes de Araújo;
A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS PEQUENAS EMPRESAS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO; ANÁLISE DO DISCURSO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CULTURA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS NO SEGMENTO IMOBILIÁRIA: UMA ANÁLISE DISCURSO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
POLÍTICA ESTRATÉGICA DE COMPETÊNCIAS E CAPACITAÇÃO PARA O TURISMO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ: UMA ANÁLISE DO DISCURSO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS: ANÁLISE DO DISCRUSO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NA ORGANIZAÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria e Consultoria Empresarial) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
UMA ANÁLISE DOS CONCORRENTES DA FARMÁCIA MAGISTRAL ALONATU EM RELAÇÃO AO MERCADO DE ALAGOAS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: UMA FERRAMENTA PARA O DESEMPENHO DE MERCADO - ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
LIDERANÇA: UMA PERSPECTIVA DE CULTURA ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GOVERNANÇA ELETRÔNICA NO PODER PÚBLICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA E TÉCNICAS DO REGISTRO LEGISLATIVO) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO CASO POSTO DE SAÚDE DE COLETA OTÁVIO DA SILVA CONSTANTE NO MUNICÍPIO DE SATUBA NO PERÍODO 2010 A 2012; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA SAÚDE E HOSPITALAR) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
PROEJA - Uma nova epistemologia para a Educação Profissionalizante? Um estudo no IFAL/CAMPUS-MD; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
AVALIAÇÃO DO MARKETING PÚBLICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEMAS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
; HOME CARE: ANÁLISE DO DISCURSO SOCIOECONÔMICO NA GESTÃO ORGANIZACIONAL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA SAÚDE E HOSPITALAR) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
O DISCURSO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES ? CONSTRUCTO OU REALIDADE; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
O DISCURSO DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES ? CONSTRUCTO OU REALIDADE; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
QUALIDADE NOS SERVIÇOS: UMA PERSPECTIVA NA CULTURA ESTRATÉGICA COMO UM DIFERENCIAL NO MERCADO IMOBILIÁRIO EM MACEIÓ; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
ESTRATÉGIA DE MARKETING: UM DIFERENCIAL PARA O DESEMPENHO COMPETITIVO EMPRESARIAL - ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Gestão do Capital de Giro em Lucro e Empresas de Pequeno Porte: Uma análise do discurso; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria e Consultoria Empresarial) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marketing de guerrilha: há algum limite para imapctar o Target? Estudo do caso; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marketing Farmacêutico: uma análise do discurso; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
MARKETING DE RELACIONAMENTO: UMA ESTRATÉGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PARA O ATENDIMENTO NAS EMPRESAS IMOBILIÁRIAS; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
LIDERANÇA: Uma Perspectiva de Cultura Organizacional na Abordagem da Análise do Discurso Formal; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
UMA ANÁLISE DOS CONCORRENTES DA FARMACIA MAGISTRAL ALUNATU EM RELAÇÃO AO MERCADO DE ALAGOAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GOVERNANÇA ELETRÔNICA DO PODER PÚBLICO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em METODOLOGIA E TÉCNCIAS DO REGISTRO LEGISLATIVO) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: CONFLITO OU REALIDADE ? UMA ANÁLISE DO DISCURSO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO COM PESSOAS: Análise do Discurso formal na versão hermenêutica; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
POLÍTICAS PÚBLICAS DO AMBIENTE: ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria e Consultoria Empresarial) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
UMA ANÁLISE DO ESTATUTO DO IDOSO NA CONTEMPORANEIDADE: AVANÇOS E DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA EMPRESA TARGINO COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LTDA; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
QUESTÃO SOCIAL: ABORDAGEM DA ANÁLISE NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE SOBRE A POLÍTICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
ANÁLISE DO DISCURSO DO MODELO MATRICIAL DE GOVERNABILIDADE DO GOVERNO DE ALAGOAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
TERCEIRA IDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: AVANÇOS E DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO PÚBLICA: A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA GOVERNABILIDADE NO GOVERNO DE ALAGOAS NO PERÍODO 2004/2007; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A POLÍTICA DE ATENÇÃO AO IDOSO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ: ASSISTÊNCIA SOCIAL EM FOCO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
POLÍTICAS PÚBLICAS DO AMBIENTE ? UMA ANÁLISE NA VERTENTE SUSTENTABILIDADE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CARACTERIZAÇÃO DO ACESSO AO SALÁRIO-MATERNIDADE DAS MULHERES GESTANTES INSERIDAS NO PROJETO VIVA VIDA NO MUNICÍPIO DE PENEDO/AL; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E O DIREITO DA PESSOA IDOSA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CULTURA EMPREENDEDORA: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
LIDERANÇA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL ORGANIZACIONAL NA CULTURA DAS MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM MACEIÓ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E MARKETING) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
MARKETING DE SERVIÇOS: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO APLICADAS AS REDES SOCIAIS - BLOGS, TWITTER, FACEBOOK E ORKUT; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E MARKETING) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO PARA A QUALIDADE: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - CESMAC; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E MARKETING) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ESTRATÉGIA DE TEORIA DO COMPORTAMENTO PARA ENFOCAR O AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA SEMED DE MACEIÓ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E MARKETING) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA MICRO E EMPRESA DE PEQUENO PORTE EM MACEIÓ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E MARKETING) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CULTURA EMPREENDEDORA: UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Ambientação Organizacional: um estudo de abordagem da qualidade no atendimento ao cliente em emrpesas privadas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
composrtamento organizacional: análise interpessoal nas empresas privadas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Clima organizacional em Ambiente Militar: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Terminais Inteligentes de Inclusão Digital, Turístico e Multiserviços; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Políticas Públicas do Ambiente: análise do discurso formal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Educação Corporativa: os benefícios na qualificação profissional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Ssitema de Bsuca de Talentos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Responsabilidade Ambiental: um aparato estratégico difrencial corporativo da Usina Triunfo em políticas públicas do ambiente local; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marco Técnico: um aparato estratégico em gestão pública na Secretria de Administração Municipal para abordar questões em Políticas Públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Empoderamento na Educação: o papel dos alunos na avaliação das políticas públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Ressocialziação do Preso: uma estratégia de desenvolvimento psicossocial em políticas públicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Politecnia: o papel do educador frente aos desafios na modalidade de ensino-EJA no programa PROEJAL-IFAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
PROGEAL: um marco referencial teórico de Políticas Públicas no Estadod e Alagoas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
As Novas perspectivas de Mercado de Trabalho para o idoso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A INTERDISCIPLINARIDADE: INTERESSES E CAMPOS AFINS EMPRESÁRIO E CONTADOR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
As interfaces econômicas entre estra´tyegias empreendedoras e responsabilidade socioambiental nas empresas em Alagoas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A análise do discurso na vertente turismo sustentável ? um fenômeno do empreendorismo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental Sustentabilidad) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Administração Participativa: o que pode vir a trazer para a pequena empresa; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de Empresas e Marketing) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Acessibilidade e Inclusão Social dos portadores de necessidades especiais no Mercado de trabalho de Maceió; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de Empresas e Marketing) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CONSULTORIA: UMA PERSPECTIVA PARA OS GRUPOS DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS E OS DESAFIOS NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO ESTADO DE ALAGOAS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM COMORTAMENTAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Tema: Turismo - uma estratégia de ecodesenvolvimento intermunicipal Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Sustentab) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Tema: Pedagogia Empresarial ? necessidade ou modismo; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Empresarial) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marketing Político: realidade ou modismo nas instituições políticas partidárias em Maceió; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marketing de Relacionamento: grau de satisfação dos clientes na rede de supermercados em Maceió; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
MARKETING PARA O TERCEIRO SETOR: O caso Promoção do espaço Cantinho da Graça; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE E DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA NA COOPERATIVA PINDORAMA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Empreendedorismo, Gestão Ambiental e Sustentab) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Centro de Atenção Psicossocial: uma análise institucional no CAPS Dr; Djalma Br~eda em Coruripe/Alagoas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão da saúde e administração hospitalar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Marketing Hospitlar: estratégia para a qualidade no atendimento no serviço público de saúde em Maceió; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão da saúde e administração hospitalar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
O processo de modernização e humanização na administração hospitalar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
O cenário da saúde no Brasil e as suas perspectivas até 2030; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
REFLEXOS DO CENÁRIO DA PANDEMIA E O IMPACTO NA GESTÃO HOSPITALAR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
A ética Profissional como um pressuposto filosófico para a gestão na administração hospitalar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
REFLEXOS DO CENÁRIO DA PANDEMIA E A GESTÃO DE MERCADO NA SAÚDE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
REFLEXOS DO CENÁRIO DA PANDEMIA E O IMPACTO NA GESTÃO HOSPITALAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CENÁRIO DAS EMPRESAS EM HOME OFFICE: ANTES DURANTE E PERSPECTIVAS PÓS-PANDEMIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
CENÁRIO DAS EMPRESAS EM HOME OFFICE: ANTES DURANTE E PERSPECTIVAS PÓS PANDEMIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
REFLEXOS DO CENÁRIO DA PANDEMIA E A GESTÃO DE MERCADO NA SAÚDE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
O estudo de cenário como um instrumento para redefinição de estratégias na micro e pequenas empresas em Maceió; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS: ANÁLISE DO DISCURSO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA DE REORDENAMENTO NOS PLANOS DE AÇÃO DAS EMPRESAS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E AS RELAÇÕES COM O MERCADO IMOBILIÁRIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
ECOLOGIA MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA ECONÔMICA NAS EMPRESAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: A ANÁLISE DO DISCURSO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE DO DISCURSO FORMAL ? UTOPIA OU REALIDADE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Tema: Desenvolvimento Local: Um estudo de pesquisa dos Artesãos no processo de produção de Feliz Deserto em 2006; IEL/SEBRAE/CNPq; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Centro de Estudos Superior de Maceió; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Gestão de Pessoas: um diferencial competitivo de mercado; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em curso superior de polícia - CSP) - Polícia Militar de Alagoas; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
AÇÃO VOLUNTÁRIA: socialização e estratégia de co-participação em gestão administrativa de ação responsável social do Curso de Administração junto às entidades sociais cadastradas; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro Universitário CESMAC, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
AÇÃO VOLUNTÁRIA: socialização e estratégia de co-participação em gestão administrativa de ação responsável social do Curso de Administração junto às entidades sociais cadastradas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro Universitário CESMAC, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Cultura organizacional: um studo do comportamento de administração nas imobiliárias alagoanas; 2009; Iniciação Científica - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACEIÓ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Tema: Responsabilidade social corporativa: construto ou realidade na implementação dos programas de responsabilidade social ? PRS das empresas socialmente responsáveis no estado de alagoas, orientador pelo Programa de Iniciação Científica ? CNPq; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Administração de Empresas) - Centro de Estudos Superior de Maceió, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR EM ALAGOAS: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA UNIMED; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UMA ABORDAGEM DA ANÁLISE DO DISCURSO DA RELAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA A PARTIR O DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Administração) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Abraão Gomes de Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, A. G. . Cultura Organizacional: um estudo do comportamento de administração nas imobiliárias alagoanas. Revista Semente , v. VII, p. 8-11, 2009.
-
ARAÚJO, A. G. . Responsabildade Social Corporativa no Estado de Alagoas. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 1, p. 296-296, 2008.
-
ARAÚJO, A. G. . Responsabilidade Social Corporativa: Cosntruto ou realidade na implementação do PRS das empresas socialmente responsáveis no Estado de Alagoas. Revista Semente , v. V.3, p. 123-124, 2008.
-
ARAÚJO, A. G. . Uma releitura sócio-ambiental-cultural-sanitária para a reflexão, discussão e construção de políticas públicas para a Bacia do Vale do Reginaldo. Pensamento e Conhecimento em cosntrução , v. 3, p. 145-150, 2008.
-
ARAÚJO, A. G. . Contextualziação weberiana: teoria ou cosntruto para novos modelos de gestão. Alicerce , v. 4, p. 47-50, 2008.
-
ARAÚJO, A. G. . A Hipercomplexidade dos Cenários Intersistêmicos:uma abordagem globolocalizada. Revista Acadêmica Pensamento e Conhecimento em Construção , v. 01, p. 279-317, 2006.
-
ARAÚJO, A. G. . Responsabilidade Social: um estudo ético-filosófico-político na Braskem S.A.. Revista Acadêmica Pensamento e Conhecimento em Construção , v. 02, p. 88-146, 2006.
-
ARAÚJO, A. G. . Política Pública de Saneamento. In: I Congresso Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2002, Fortaleza. I Congresso Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2002.
-
ARAÚJO, A. G. . MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR EM ALAGOAS: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA UNIMED.. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO, 2019. I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO. MACEIÓ: MARINA DO NASCIMENTO FRAGOSO. v. 1.
-
ARAÚJO, A. G. . O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO, 2018, MACEIÓ. I SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO. MACEIÓ: MARINA DO NASCIMENTO FRAGOSO, 2019. v. 1.
-
ARAÚJO, A. G. . O ESTUDO DE CENÁRIO COMO UM INSTRUMENTO PARA REDEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA MICRO E PEQUENA EMPRESA NO ENTORNO DO CESMAC EM MACEIÓ. RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA (ONLINE) , 2019.
-
ARAÚJO, A. G. . MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR EM ALAGOAS: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DO SISTEMA UNIMED.. RACE REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO ONLINE , 2019.
-
ARAUJO, A. G. ; ARAÚJO, A. G. . PLanejamento estratégico com enfoque en gestão financeira controladoria e auditoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, A. G. ; ARAÚJO, A. G. . Planejamento estratégico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, A. G. ; ARAÚJO, A. G. . PLanejamento estratégico com enfoque a gestão de Empresas e Recursos Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, A. G. . A técnica da Construção de Cenários para a exploração de futuros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. G. ; BRIZOLLA, L. C. L. J. E. R. Z. . COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: estratégia educativa para sensibilização da cultura empreendedora de micro e pequenos empresários no entorno do CESMAC.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. G. . Projeto Pedagógico e Metodolgia para o curso de administração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, A. G. . I FÓRUM ALAGOANO SOBRE GESTÃO PÚBLICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, A. G. . PROGEAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAÚJO, A. G. . SANEAMENTO DO VALE DOR EGINALDO: A~ÇÕES E REAÇÕES DO PODER PÚBLICO - CIDADANIA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO CÓRREGO REGINALDO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, A. G. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RECURSOS HUMANOS 2017 (ACADÊMICA).
-
ARAÚJO, A. G. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA 2017 (ACADEMICA).
-
ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico em RH 2016 (Curso de Pós graduação na área de Recursos Humanos Estratégicos).
-
ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico em Gestão Financeira Auditoria e Controladoria 2016 (Curso de Pós Graduação).
-
ARAÚJO, A. G. . Planejamento e Gestão Estratégica em Marketing 2016 (Curso de Pós Graduação em Empresas e Marketing).
-
ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico de RH 2015 (Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de RH).
-
ARAÚJO, A. G. . Gestão estratégica de Marketing e Planejamento Estratégico 2015 (Curso de Pós Graduação em Gestão de Empresas e Marketing).
-
ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico 2015 (Curso de Pós Graduação em Gestão Financeira Auditoria e Controladoria).
Outras produções
ARAÚJO, A. G. . Plano de Cargos e Carreiras da SEMEAR. 2017.
ARAÚJO, A. G. . Plano de Desenvolvimento Estratégico em mercado de Agronegócio SEMEAR. 2017.
ARAÚJO, A. G. . Consultoria Estratégica. 2016.
ARAÚJO, A. G. . Empresa de Agronegócio. 2016.
ARAÚJO, A. G. . Plano de Desenvolvimento para a Região do Baixo São Francisco. 1988.
ARAÚJO, A. G. . Cidadania e percepção de risco social ambiental no vale do reginaldo. 2002.
ARAÚJO, A. G. . I Encontro Regional da Angrad em Alagoas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, A. G. . PROFESSOR MINISTRADOR. 2019. (CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA).
ARAÚJO, A. G. . Consultoria Empresarial em Planejamento Estratégico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica capacitação alunos empresa Junior curso de Administração).
ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico com enfoque em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós Graduação).
ARAUJO, A. G. ; ARAÚJO, A. G. . Planejamento Estratégico com enfoque em Recursos Humanos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . PLanejamento estratégico com enfoque a gestão de Empresas e Recursos Humanos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós Graduação).
ARAÚJO, A. G. ; SAORES, B. J. R. ; COSTA, A. V. . EGRESOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO CESMAC: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO E DA AÇÃO EMPREENDEDORA. 2014. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, A. G. . PLanejamento estratégico com enfoque a gestão de Empresas e Recursos Humanos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós Graduação).
ARAÚJO, A. G. . Planejamento estratégico com enfoque em empresas e marketing. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pós Graduação).
ARAÚJO, A. G. ; OLIVEIRA, W. J. T. . SUSTENTABILIDADE: uma estratégia de customização dos processos a acreditação da imagem empresarial. 2010. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, A. G. . Políticas Públicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . Políticas Públicas e Sociedade Civil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . NOVOS MODELOS DE GESTÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . Cultura Organizacional: um estudo do comportamento de administração nas imobiliárias alagoanas. 2009. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, A. G. . 1º ENCONRO DE ENDOMARKETING. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . 60ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . MINICURSO REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . Responsabilidade Social Corporativa: cosntruto ou realidade na implementação dos programas de responsabilidade social das empresas socialmente responsáveis no Estado de Alagoas. 2008. (Relatório de pesquisa).
ARAÚJO, A. G. . ADMINISTRAÇÃO GERAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE E DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . Relatório de Pesquisa Perfil da Plataforma de Liderança na Rede Bancária. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto acadêmico).
ARAÚJO, A. G. . Novos Modelos de Gestão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . PROGEAL-PROJETO DE APOIO AO FORTALECIMENTO DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE ALAGOAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, A. G. . CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . MARKET MIX 2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . VII SEMINÁRIO INTEGRADOR II DA REDE PRODEMA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . POLÍTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . Workshop em Projeto-Idéia Empreendedor. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . FÓRUM DE MERCADO 2000. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . CURSOD E ORIENTAÇÃO PARA O CRÉDITO. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . CURSO DE INGLÊS BÁSICO I E II. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . CURSO DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . Métodos e Técnicas de Gerenciamento. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . IX CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, A. G. . ÉTICA: O JUÍZO CRÍTICO DA RAZÃO PURA. 2006. Teatral.
ARAÚJO, A. G. . Conflito Identitário. 2005. Teatral.
ARAÚJO, A. G. . A MARCHA DA INSENSATEZ:CONFLITOS ÉTICOS MUNDIAL. 2004. Teatral.
ARAÚJO, A. G. . Bioética. 2000. Teatral.
ARAÚJO, A. G. . ÉTICA - UM PARADIGMA PARA A SOBREVIVENCIA DA HUMANIDADE NO SÉCULO XXI. 2000. Teatral.
ARAÚJO, A. G. . CONFLITO IDENTITÁRIO. 2005 (PEÇA TEATRAL).
ARAÚJO, A. G. . A MARCHA DA INSENSATEZ:CONFLITOS ÉTICOS MUNDIAL. 2004 (PEÇA TEATRAL).
ARAÚJO, A. G. . A INSANIDADE DAS NAÇÕES. 2003 (PEÇA TEATRAL).
ARAÚJO, A. G. . BIOTÉCIA. 2002 (PEÇA TEATRAL).
ARAÚJO, A. G. . A INSANIDADE DAS NAÇÕES PARTE 1. 2001 (Peça Teatral).
ARAUJO, A. G. ; ARAÚJO, A. G. . ÉTICA:O JUÍZO CRÍTICO DA RAZÃO PURA. 2001 (Peça teatral).
ARAÚJO, A. G. . ÉTICA; A GRANDEZA DO NADA. 2000 (Peça teatral).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
SUSTENTABILIDADE: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIAL DE CUSTOMIZAÇÃO DOS PROCESSOS E ACREDITAÇÃO DA IMAGEM EMPRESARIAL., Descrição: O estudo tem como cenário de avaliação a micro e empresa de pequeno porte que vem buscando incorporar a sustentabilidade como uma estratégia diferencial de customização dos processos e acreditação da imagem empresarial em seus negócios. Como objetivo analisou o compromisso político e cultural com o propósito da implementação da estratégia de sustentabilidade como um diferencial competitivo. A metodologia adotada de avaliação documental elucida pela hermenêutica a adequação a este tipo de recorte para montagem do corpus. Conclui-se que ao reduzir seus custos elevam sua competitividade e melhoram sua imagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abraão Gomes de Araújo - Coordenador.
-
2010 - 2011
Sustentabilidade: uma estratégia diferencial de customização dos processos e acreditação da imagem empresarial, Descrição: Projeto de pesquisa do programa de iniciação científica do CESMAC 2010 a 2011. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Abraão Gomes de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
-
2008 - 2009
CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO NAS IMOBILIÁRIAS ALAGOANAS., Descrição: RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar as empresas imobiliárias em Alagoas na vertente do comportamento organizacional. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a de Rensis Likert. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisar, mapear, elaborar o cenário de estudo e fazer uma leitura dos autores e críticos do Behaviorismo. Conclui-se, afirmando que, o comportamento organizacional não é funcional e se dá pelas necessidades no repasse de comunicações, incorporando responsabilidade e autoridade a consultores e administrativos como suporte motivacional, assim, o líder deverá focar mais atenção aos trabalhos realizados por suas equipes posicionando a diferença entre líder e gerente. PALAVRAS-CHAVE: CULTURA, COMPORTAMENTO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Abraão Gomes de Araújo - Coordenador.
-
2007 - 2008
Responsabilidade Social corporativa no Estado de Alagoas, Descrição: RESUMO: O estudo teve como amostragem de pesquisa 12 empresas alagoanas que incorporam a responsabilidade social como uma filosofia prática em seus negócios. Teve como objetivos: Diagnosticar as empresas para certificar-se dos resultados na implementação das ações de RSC; prognosticar estratégias de desenvolvimento neste campo para viabilizar canal de comunicação mais eficiente com o público-alvo. Escolhemos a metodologia de Rensis Likert utilizada pela Harvard Business School que se adaptaram às exigências destas empresas competitivas. A RSC assume outras características, englobando o público interno e externo além do investimento da preservação ambiental, mas não necessariamente privilegiando uma categoria em particular. PALAVRAS-CHAVES: Ética, Moralidade e Responsabilidade Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Abraão Gomes de Araújo - Coordenador.
Prêmios
2021
GESTOR ACADÊMICO NO PERÍODO PANDEMICO, CESMAC.
2017
PRESIDENTE DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CESMAC, CESMAC.
2017
PRESIDENTE DO ÓRGÃO COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2017
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2016
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2016
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2016
GESTOR DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA CONVENIO FEJAL/SEBRAE NACIONAL, SEBRAE NACIONAL.
2016
ALUSIVO DESEMPENHO NA GESTÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO COMEMORAÇÃO AO DIA DO ADMINISTRADOR, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2015
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2015
GESTOR DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA CONVENIO FEJAL/SEBRAE NACIONAL, SEBRAE NACIONAL.
2014
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2014
GESTOR DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA CONVENIO FEJAL/SEBRAE NACIONAL, SEBRAE NACIONAL.
2013
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2013
COORDENADOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2012
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2012
COORDENADOR DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO REGISTRO LEGISLATIVO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2010
COORDENADOR DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC.
2002
Medalha de Condecoração da Polícia Militare de Alagoas e Sergipe, PMAL e PMSE.
1998
Paraninfo do Curso de Administração, CESMAC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário CESMAC, Coordenação do Curso de Administração. , Rua Ângelo Neto, Farol, 57051530 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32155078
Experiência profissional
2016 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
2016 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
2015 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
2015 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESA E MARKETING
2012 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presdiente do Colegiado e Coordenador do NDE, Carga horária: 8
2011 - Atual
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação de Administração, Carga horária: 40
2010 - 2012
Centro Universitário CESMACVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Pós-graduação em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas
Pós-graduação em Metodologia e Técnicas do Registro Legislativo
Marketing
1993 - Atual
Fundação Educacional Jaime de AltavilaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 22
Atividades
-
06/2003
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
-
06/2003 - 06/2003
Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
1993 - Atual
Centro Universitario de MaceióVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Graduação e Pós-graduação, Carga horária: 15
2016 - 2016
Semear Empresa de AgronegócioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 5
2017 - Atual
SEMEAR ALAGOASVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 5
Outras informações:
CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E CARREIRA E OS PLANOS DE MARKETING DA EMPRESA SEMEAR
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Abrãao Gomes de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?