Vanessa de Souza Nogueira Penco
Graduou-se, em 2008, em Licenciatura em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (atual IFRJ). Obteve em 2011 o título de mestre em Química Inorgânica e em 2016 concluiu o doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Química Geral e Ensino de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2011 - 2016
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: NOVOS LIGANTES BINUCLEANTES PARA-SUBSTITUÍDOS E SEUS COMPLEXOS DE Cu(II), Zn(II) e Pt(II): POTENCIAIS AGENTES QUIMIOTERÁPICOS PARA O TRATAMENTO DA AIDS E CERTAS NEOPLASIAS
Nicolás Rey. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em andamento em Química Inorgânica
2009 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Novo ligante binucleante para-substituído derivado da isoniazida e seus complexos binucleares de cobre(II) ou zinco(II) como potenciais inibidores de fusão para o tratamento do HIV/AIDS
Nicolás Adrián Rey.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Licenciatura em química
2004 - 2008
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de atividade para a divulgação da química em espaços educativos não formais
Orientador: Maura Ventura Chinelli
Formação complementar
2020 - 2020
Cultura Surda. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2020 - 2020
Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2020 - 2020
Metodologias Ativas. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2017 - 2018
Formação em procedimentos básicos p/o atendimento educacional especializado. (Carga horária: 165h). , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2012 - 2013
Curso de formação em EAD com ênfase na tutoria. (Carga horária: 140h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012 - 2012
Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Organização de eventos
LIMA, R. S. ; SANTOS, N. R. ; LIMA, E. C. ; MIRANDA, D. N. ; LISBOA, C. C. A. ; LOBINO, C. F. ; COLONEZE, B. R. E. S. ; ROSENDO, A. V. O. ; SILVA, A. S. ; FAILLACE, J. G. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . II Fórum de Educação inclusiva do IFRJ - campus Nilópolis. 2021. (Outro).
NOGUEIRA, VANESSA DE S. . II Encontro Pibid-RP. 2021. (Outro).
FAILLACE, J. G. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Educação Especial Inclusiva: um olhar diferente para quem pode fazer a diferença. 2020. (Outro).
RIOS, L. C. V. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; OLIVEIRA, D. G. ; ROCHA, Q. A. ; CORREA, I. M. P. ; BALTHAZAR, W. F. ; SILVA ; HUAMANI, E. M. C. . VII Encontro Pibid. 2019. (Outro).
FAILLACE, J. G. ; LIMA, R. S. ; LIMA, V. G. ; FRANCISCO, R. S. M. ; LOBINO, C. F. ; SANTOS, N. R. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ARAUJO, V. S. F. ; SOUZA, V. L. G. . I Fórum de Educação Inclusiva. 2019. (Outro).
PINHO, G. S. A. ; FIGUEIREDO, A. V. ; VARGAS, D. ; MAGALHAES, E. M. ; SOUZA, E. G. ; SILVA, G. S. F. ; BEZERRA, H. ; OLIVEIRA, I. R. S. ; ALVITOS, R. ; FAZOLLO, S. A. B. ; MOURA, V. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . II Encontro Estadual do PIBID e I Encontro Estadual do Programa de Residência Pedagógica do Rio de Janeiro. 2019. (Outro).
NOGUEIRA, VANESSA DE S. . IV Semac. 2016. (Outro).
NOGUEIRA, V. S. . III SEMAC. 2015. (Outro).
NOGUEIRA, V. S. . II SEMAC. 2013. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro Pibid-RP RJ. 2021. (Encontro).
X Semacit, múltiplos olhares sobre o conhecimento: ciência, arte e tecnologia , IX Jornada Científica e II Jornada de extensão do IFRJ campus Duque de Caxias. 2020. (Outra).
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Production of a two-dimensional tactile water treatment Station for students with visual impairment. 2018. (Congresso).
41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Chemical kinetics on the tips fingers: an assistive tecnology resource for blind and low vision students. 2018. (Congresso).
XII Jornada Interna de Iniciação Científica.XII Jornada Interna de Iniciação Científica. 2018. (Outra).
57 Congresso Brasileiro de Química. Abordagem de aula temática sobre lixo eletrônico voltado para alunos do ensino médio regular. 2017. (Congresso).
IV Simpósio Mineiro de Educação Química.Elaboração de um caderno experimental investigativo e contextualizado de química- um relato de experiência no PIBID. 2017. (Simpósio).
VI Encontro PIBID.Abordagem CTSA através da construção de uma pilha de limão - uma ação realizada no PIBID quimica IFRJ. 2017. (Encontro).
VI Encontro PIBID.Abordagem de nomenclatura de hidrocarbonetos através de um jogo-um relato de experiência no PIBID. 2017. (Encontro).
VI Encontro PIBID.Consolidação do tema tabela periódica através de atividade lúdica. 2017. (Encontro).
VI Encontro PIBID.Relato de experiência - planejamento, elaboração e aplicação de uma tabela periódica gigante como metodologia diferenciada para o ensino de química. 2017. (Encontro).
VI Encontro PIBID.Jogo didático para a apreensão do conteúdo nomenclatura de hidrocarbonetos. 2017. (Encontro).
VI Encontro PIBID.Projeto PIBID/ENEM: uma proposta de suporte aos alunos do ensino médio da rede estadual. 2017. (Encontro).
VIII Semacit.Formando professores para o trabalho com deficientes visuais: uma experiência de desenvolvimento de materiais didáticos especializados em química. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Atividades PIBID: uma proposta para a semana de acolhimento do curso de licenciatura em Química do IFRJ-campus Duque de Caxias. 2017. (Outra).
VIII Semacit.O teatro e sua contribuição para o ensino o ensino aprendizagem: uma proposta do PIBID-química. 2017. (Outra).
VIII Semacit.A utilizado do teatro como ferramenta para o ensino de funções orgânicas - uma proposta desenvolvida no PIBID. 2017. (Outra).
VIII Semacit.O papel da experimentação em aulas de química voltada para o tratamento da água. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Guia experimental descubra - uma proposta de material didático elaborado no PIBID. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Química e saúde bucal:uma oficina temática interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência. 2017. (Outra).
VIII Semacit.O impacto da experimentação na formação inicial dos professores de química inseridos no PIBID. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Uma análise das atividades do PIBID realizadas em 2016 e sua contribuição para formação docente no IFRJ campus Duque de Caxias. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Química verde dos fármacos. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Uma abordagem contextualizada e interdisciplinar do ensino de ciências através da utilização de oficinas temáticas: a química na tecelaria. 2017. (Outra).
VIII Semacit.Azeda realidade: a perspectiva do açúcar na sociedade. 2017. (Outra).
XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Materiais adaptados para alunos com deficiência visual e sua importância na formação inicial de professores de química. 2017. (Outra).
I Fórum sobre inclusão em Museus de Ciência e Tecnologia.Produção de Material didático na área de química para alunos com deficiência visual. 2016. (Oficina).
XVIII ENEQ.A bioquímica envolvida na digestão - um relato de experiência interdisciplinar com alunos da licenciatura em química. 2016. (Encontro).
XVIII ENEQ.Manual de experimentos sobre densidade - uma atividade realizada com alunos de licenciatura em química do IFRJ (Campus Duque de Caxias). 2016. (Encontro).
XVIII ENEQ.Análise da evolução dos livros didáticos de química e percepções sobre a sua utilização em sala de aula - um relato de experiência na disciplina de metodologia do ensino de química. 2016. (Encontro).
XVIII ENEQ.Elaboração de um jornal didático - um relato de experiência com os alunos do curso de licenciatura em química. 2016. (Encontro).
55 Associação Brasileira de Química. A importância dos livros didáticos no processo de ensino aprendizagem - um estudo realizado com alunos de licenciatura em quimica. 2015. (Congresso).
55 Associação Brasileira de Química. A história da quimica para alunos do curso de formação inicial de professores - possibilidades, dificuldades e reflexões. 2015. (Congresso).
III Simpósio Mineiro de Quimica.Química e Meio Ambiente - um relato de experiência no Curso de Licenciatura em Química do IFRJ - campus Duque de Caxias. 2015. (Simpósio).
I Semana de Extensão do IFRJ - I Semaex.A inserção do egressos no mundo do trabalho. 2015. (Outra).
VII Semacit.O teatro no ensino de química. 2015. (Oficina).
VII Semacit.Elaboração de aparatos experimentais com materiais alternativos voltados para o Ensino de Química. 2015. (Oficina).
54 Congresso Brasileiro de Química. "Construção de aparatos experimentais para separação de misturas - uma proposta metodológica para alunos de Licenciatura em Química do IFRJ - Campus Duque de Caxias". 2014. (Congresso).
53 Congresso Brasileiro de Química. "O petróleo, da história ao impacto ambiental - uma proposta metodológica aplicada em um curso de formação continuada de professores de Ensino Fundamental.". 2013. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Quimica. Abordagem química e ambiental dos sabões e detergentes para professores de ciências do curso de formação continuada do Espaço Ciência Interativa. 2012. (Congresso).
I ERECEF - Encontro Regional de Educação em Ciências no Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).
II Encontro Pibid IFRJ: Contextualização, Interdisciplinaridade, e Aprendizagem Significativa na Formação Docente. 2012. (Encontro).
V Semana Científico-Tecnológica do IFRJ."Elaborando destiladores a partir de materiais alternativos". 2012. (Oficina).
AAIFQ. UN NUEVO LIGANDO BINUCLEANTE PARA-HIDRAZÓNICO Y SU COMPLEJO DINUCLEAR DE ZINC: POTENCIALES INHIBIDORES DE FUSIÓN DEL VIH. 2011. (Congresso).
Fórum de Educação em Química. 2011. (Outra).
BMIC. NEW COPPER COMPLEX CONTAINING A DITHIOCARBAZATE SCHIFF BASE: SPECTROSCOPIC AND DFT STUDIES. 2010. (Congresso).
"Worshop Sul-Americano de Mediacção em Museus e Centros de Ciência" e "Escola de Mediaçãoa em Museus e Centros de Ciência". 2008. (Congresso).
Fórum Mundial de Educação Baixada Flumiense 2008. 2008. (Congresso).
III Jornada Científica da Baixada Fluminense.Estudo espectroscópicos de complexos formados entre aminoácidos e o íon cobalto (II). 2008. (Outra).
Programa de ambientação do estágio curricular na Fiocruz, com a oficina:. 2008. (Outra).
VI Bienal de pesquisa.Cromatografia como estratégia de iniciação à química no Museu da Vida. 2008. (Outra).
XLVIII Congresso Brasileiro de Química - CBQ. Estudo da coordenação da treonina com íon cobre(II). 2008. (Congresso).
IV Semana Nacional de Ciência e Tenologia. 2007. (Outra).
XIII SEMATEC e XI ENCONTRO ESCOLA COMUNIDADE.Bancada de Pasteur: Proposta de educação não-formal em qímica.. 2007. (Encontro).
Encontro de professores I: Conhecendo o Museu da Vida. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
TAVARES, M. N. B.; SILVA, E. O.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; IULIANELLI, G. C. V.. Desenvolvimento de nancompósito polmérico a base de polivinilpirrolidona/policaprolactona visando a aplicação no tratamento da tuberculose. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FRANCA, M. B.; OLIVEIRA, E. A. F.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. Elaboração de uma proposta de sequência didática voltada para alunos do Ensino Médio Regular com enfoque CTS. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Química) - Colégio Pedro II.
FRAGA, V. M.; ESTEVAO, A. P. S. S.; BRAGA, E. S. O.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. ENSINO HÍBRIDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA ALUNOS DO SÉCULO XXI: o Sway como recurso didático na formação inicial de professores. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
FRAGA, V. M.; BRAGA, E. S. O.; LIMA, M. C. P.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. Análise do uso de vídeos como recurso didático para fins de contextualização por professores de química do IFRJ CDuC: potencialidades e limites. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CASTRO; FREITAS, L. V.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. Ciência e cultura geek: desdobramentos e relações no ambiente escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, VANESSA DE S.; SILVA; CASTRO. Jogos didáticos relacionados ao conteúdo de nox: uma breve descrição das propostas apresentadas em alguns eventos científicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CORENZA, J. A.; SILVA;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. A lei 10639/2003 no ensino de ciências: abordagens das relações étnico raciais e valorização da história negra nas aulas de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SANTOS, V. H. P. M.; MARCAL, L. L.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. O uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de divulgação científica de conceitos químicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, VANESSA DE S.; CASTRO; VERGNANO, G. S.. Os principais fatores que causam rejeição na aprendizagem de química no ensino médio: um levantamento bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
AVERSA, T. M.; SILVA, C. M. F.; ALMEIDA, Q. A. R.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. POLÍMEROS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA OFICINA TEMÁTICA VOLTADA AOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SANTOS, V. H. P. M.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; MANDARINO, B. R.. A utilização de uma sequência didática como recurso de formação humana integral dos alunos do ensino médio-técnico do IFRJ/Nilópolis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ESTEVAO, A. P. S. S.; SILVA, A. C.; MARQUES, M. M.; MARQUES, P. A.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. QUÍMICA AO ALCANCE DAS MÃOS: produção de uma Estação de Tratamento de água bidimensional tátil para alunos com deficiência visual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
TEIXEIRA, A. M. S.; SILVA, F. A. N. G.; SILVA JUNIOR, J. C. S.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. A MINERAÇÃO DO CARVÃO COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ESTEVAO, A. P. S. S.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; TORRES, V. V.; DUQUE, A. C. C.. MANGÁ: APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE HITÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA) PARA ABORDAGEM DO TEMA ?ADITIVOS QUÍMICOS ALIMENTARES? COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
FRAGA, V. M.; CASTRO;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. A utilização das histórias do homem-aranha como contexto no desenvolvimento de um material didático para o ensino de polímeros no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
FRAGA, V. M.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; ESTEVAO, A. P. S. S.; LIMA, T. C.; SILVA, T. I.. Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para a divulgação da ciência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
AMORIM, A. C. L.; AVERSA, T. M.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; ROCHA, Q. A.. Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
FRAGA, V. M.;NOGUEIRA, V. S.; MACEDO JUNIOR, M. A. V.; ESTEVAO, A. P. S. S.. Aprendizagem significativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo smartphone para o estudo da radioatividade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, A.S.;NOGUEIRA, V. S.; PINHO, G. S. A.; SILVA. Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de professores egressos do IFRJ campus Duque de Caxias. 2018.
VIANA, S. S.; CASTRO, D. L.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. A química na pizza: o uso da experimentação como contextualização de reações químicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
VERGNANO, G. S.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; CASTRO. Estudo de cado audiovisual: uma proposta de aprendizagem significativa e desenvolvimento dos alunos da disciplina química no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
PEREIRA, H. B.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; ALVES, T. R. S.. Utilização de alternate game (ARG), baseada na série televisiva crime scene investigation (CSI), como instrumento didático: uma proposta de abordagem em química forense e ciência, tecnologia e sociedade (CTS) através do lúdico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, A.S.; PINHO, G. S. A.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; SILVA. REFLEXÕES SOBRE O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE EGRESSOS DO IFRJ campus DUQUE DE CAXIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
AVERSA, T. M.; MICHEL, R. C.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.; ROCHA, Q. A.. DESTILARIA: uma proposta lúdica para o ensino de Química Orgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CARIUS, A. C.; LEAL, W.; PINHO, G. S. A.;NOGUEIRA, V. S.; LIMA, M. C. P.. Modelagem matemática nas disciplinas de cálculo como motivação para o estudo da retenção e evasão de licenciando em quimica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
LEAL, W.; CARIUS, A. C.; PINHO, G. S. A.; LIMA, M. C. P.;NOGUEIRA, V. S.. Um trabalho contextualizador no ensino médio: a aproximação entre a química e a matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ROCHA, Q. A.; AVERSA, T. M.;NOGUEIRA, V. S.; BURGUER, M. C. M.. Utilização dos conceitos de química verde na otimização das aulas práticas de química orgânica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SANTOS, A. P. B.; VILELA, G. V. M. A.; BERNINI, R. B.;NOGUEIRA, V. S.; LOUREIRO, M. M.. Os gostos: o uso de uma oficina temática para contextualizar as propriedades fisico químicas de substâncias junto a alunos de ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SILVA JUNIOR, J. C. S.; INACIO, E. M.;NOGUEIRA, V. S.; FREITAS, L. V.. As drogas psicotrópicas como tema gerador das aulas sobre funções oxigenadas na educação de jovens e adultos. 2017.
NOGUEIRA, V. S.; MERAT, P. P.; SANTOS, A. P. B.; VILELA, G. V. M. A.. Emprego da proposta pedagógica Ciência, Tecnologia e Sociedade no desenvolvimento de material didático de polímeros a ser aplicado no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, V. S.; LIMA, B. N. B.; MELO, A. R. A.; SANTOS, A. P. B.; AVERSA, T. M.. Oficinas temáticas: importância, reflexões e propostas - um relato de experiência na formação inicial de professores de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ESTEVAO, A. P. S. S.; SILVA, A. C.;NOGUEIRA, V. S.; COSTA, M. C.. Educação Inclusiva na formação inicial de professores de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CASTRO, M. R.; ESTEVAO, A. P. S. S.; NERY, I. A.; SOARES, A. V.;NOGUEIRA, V. S.. Produção de material didático suplementar para o ensino médio: contextualizando o conhecimento químico através da temática proteínas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, V. S.; FELIX, A. A. S.; VILELA, G. V. M. A.; SILVA JUNIOR, J. C. S.. A formação inicial e saberes metodológicos - um relato de experiencia com alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFRJ - Campus Duque de Caxias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Rafaela dos Santos Moraes;NOGUEIRA, V. S.; REIS, A.. "A importância do tema "Química dos chás" nas aulas de química orgânica dos ensino médio e EJA". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NOGUEIRA, V. S.; ROCHA, Q. A.. Criação do jogo didático: "QUINOME"?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
PEREIRA, G. R.; CHINELLI, M. V.;NOGUEIRA, V. S.. Aparatos interativos em museus de ciências: análise dos espaços não-formais e sua aplicabilidade no ensino de química. 2012 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CASTRO; SILVA;NOGUEIRA, V. S.. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (edital número 59/2013). 2013.
FAILLACE, J. G.; ARAUJO, V. S. F.;NOGUEIRA, VANESSA DE S.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto - Atendimento Educacional Especializado. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CARLETTI, C.; CHINELLI, M. V.;NOGUEIRA, V. S.; PINTO, S. P.. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (Edital 48/2013). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
NASCIMENTO, A.S.; SILVA, C.M.G.F.;NOGUEIRA, V. S.. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (Edital 14/2013). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Orientou
Atividades desenvolvidas em química geral 1: um breve relato e avaliação da turma; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Jogos didáticos relacionados ao conteúdo de nox: uma breve descrição das propostas apresentadas em alguns eventos científicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
TABELA PERIÓDICA: Uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
A utilização das histórias do homem-aranha como contexto no desenvolvimento de um material didático digital para o ensino de polímeros no ensino médio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
QUAL É O LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DENTRO DA FORMAÇÃO INICIAL DE EGRESSOS DO IFRJ ? CAMPUS DUQUE DE CAXIAS?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para a divulgação da ciência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
O livro didático e o PNLD em foco: Uma proposta de capacitação complementar para alunos de licenciatura em química; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Atividades experimentais para professores da rede pública de Teresópolis-RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Elaboração de material didático direcionado a professores interessados s em executar atividades com o tema química forense; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Oficinas temáticas: Importância, reflexões e propostas - um relato de experiência na formação inicial de professores de química; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Emprego da proposta pedagógica Ciência, Tecnologia e Sociedade no desenvolvimento de material didático de polímeros a ser aplicado no ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
A formação inicial e saberes metodológicos - um relato de experiência com alunos de Licenciatura em Química do IFRJ - Campus Duque de Caxias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
''O uso das TIC's na formação inicial de professores de química: Um click para a inovação dos métodos de ensino aprendizagem; ''; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
''Abordagem da química na perspectiva CTSA para um curso de formação continuada de professores do Espaço Ciência Interativa; ''; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
"A utilização de metodologias CTSA e visitas técnicas para abordagem do tema água - Um relato de experiência com alunos do ensino médio; "; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Programa de Iniciação à Docência; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Programa de Iniciação à Docência; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Programa de Iniciação à Docência; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Programa de Iniciação à Docência; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa de Souza Nogueira Penco;
Produções bibliográficas
-
SILVA, AIRES DA CONCEIÇÃO ; CID, THAMIRIS PEREIRA ; ROCHA, ANNE CAROLINE DA SILVA ; Penco, Vanessa de Souza Nogueira ; ESTEVÃO, ANA PAULA SODRÉ DA SILVA . RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL / ACCESSIBLE DIDACTIC RESOURCE ON MIXING SEPARATION PROCESSES FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 5871-5884, 2021.
-
OLIVEIRA, M. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; GOUVEIA, F. P. S. . Uma análise do lugar da educação dos jovens e adultos na formação inicial de licenciandos em química do IFRJ campus Duque de Caxias. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 11, p. 108-125, 2020.
-
NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; RAMALHO FREITAS, MARIA CLARA ; CRUZ, WELLINGTON S. ; RIBEIRO, TATIANA S. ; RESENDE, JACKSON A.L.C. ; REY, NICOLÁS A. . Structural and spectroscopic investigation on a new potentially bioactive di-hydrazone containing thiophene heterocyclic rings. Journal of Molecular Structure (Print) , v. 1106, p. 121-129, 2016.
-
NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; RIOS, L. C. V. (Org.) . Caderno de Atividades Pibid. 1. ed. , 2019. 116p .
-
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; CID, T. ; Penco, Vanessa de Souza Nogueira . Cinética química na ponta dos dedos: um recurso de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual.. Ebook: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos.. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 1, p. 546-565.
-
Penco, Vanessa de Souza Nogueira ; PEREIRA, M. F. ; FRAGA, V. M. . Guia didático digital sobre difrentes métodos de extração das sementes de mamão papaia como proposta para o ensino de química. In: Sheila Pressentin Cardoso; Denise Leal de Castro. (Org.). O ENSINO DE QUÍMICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: Um espaço rico em possibilidades. 9ed.João Pessoa: IFPB, 2020, v. 9, p. 368-406.
-
SILVA, T. S. R. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . A TEIA DO HOMEM ARANHA: REALIDADE OU FANTASIA? Uma atividade para abordar o tema polímeros. In: Sheila Pressentin Cardoso; Denise Leal de Castro. (Org.). O ENSINO DE QUÍMICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: Um espaço rico em possibilidades. 9ed.João Pessoa: IFRB, 2020, v. 9, p. 477-514.
-
Grunewald, Thayse G. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; Oliveira, Giselle de A. . A BIOQUÍMICA ENVOLVIDA NA DIGESTÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. O Ensino de Química 1. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 353-356.
-
NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; DUQUE, A. C. C. ; AMORIM, C. S. ; SANTOS, D. G. ; BARRETO, I. N. ; MELLO, M. S. ; MEDEIROS, V. N. ; MUSSOI, V. S. ; ALMEIDA, G. B. ; ALVES, G. S. ; RODRIGUES, P. E. D. ; FERREIRA, R. M. O. ; SILVA, S. B. ; SILVA, V. H. M. . CONSOLIDAÇÃO DO TEMA TABELA PERIÓDICA POR MEIO DE ATIVIDADE LÚDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID IFRJ (CDuC). Relatos de experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 1ed.: , 2017, v. 2, p. 87-302.
-
SILVA, A. C. ; CID, T. ; ROCHA, A. C. S. ; Penco, Vanessa de Souza Nogueira ; ESTEVAO, A. P. S. S. . RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, 2020, Campo Grande.. Anais do Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva.. Editora Realize: Campina Grande, 2020. v. 1. p. 1-12.
-
RODRIGUES, M. G. ; ABREU JUNIOR, J. M. ; NOGUEIRA, V. S. . Inserção da EJA no currículo da Licenciatura em Química: Uma proposta de pesquisa-ação e formação de professores. In: VXIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis/SC. Anais ENEQ 2016, 2016.
-
Bonatto ; Bevilaqua ; Silva ; Freitas ; Macedo ; Wandekoken ; NOGUEIRA, V. S. . Iniciação a química no Museu da Vida, Fiocruz: avaliando atividades experimentais interativas da Bancada de Pasteur. In: VII Enpec, 2009, Florianópolis. ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.
-
MELO, M. M. ; CASTRO, M. R. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . PRODUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO ?CIRCUITO DOS ELEMENTOS? COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA. In: III ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III), 2020.
-
SANTOS, L. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; CID, T. ; ROCHA, A. C. S. ; SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Production of a two-dimensional tactile Water Treatment Station for students with visual impairment. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018, Foz do Iguaçu. 41a Reunião Anual da SBQ - Livro de Resumos - Construindo o Amanhã. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2018. v. 1. p. 361-361.
-
OLIVEIRA, M. S. ; SANTOS, L. S. ; CID, T. ; ROCHA, A. C. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; SILVA, A. C. . Chemical Kinetics on the tip fingers: an Assistive Technology Resource for Blind and Low Vision Students.. In: 41a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018, Foz do Iguaçu. 41a Reunião Anual da SBQ - Livro de Resumos - Construindo o Amanhã. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2018. v. 1. p. 365-365.
-
SILVA, G. B. ; RIOS, L. C. V. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . O PIBID na formação docente: uma análise das cartas de intenção dos licienciandos em química do IFRJ inscritos no programa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, C. M. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; BRAGA, E. S. O. ; FRAGA, V. M. . Motivação e engajamento: aspectos gerais envolvidos na estrutura de uma metodologia de ensino gamificada. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, C. O. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. . Desenvolvimento de recursos didáticos especializados de química para pessoas com deficiência visual na formação inicial de professores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAFRA, J. S. ; SILVA, G. B. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Criação de um guia didático digital sobre teorias atômicas e sua análise por professores e licenciandos do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Nilópolis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOGUEIRA, VANESSA DE S. . A formação docente e o Pibid-IFRJ: importancia, dificuldades e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, L. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . QUÍMICA AO ALCANCE DAS MÃOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, J. V. ; FARIA, L. A. ; AMORIM, C. S. ; BRITO, E. B. ; SILVA FILHO, A. N. ; SILVA, B. B. E. ; GOMES, S. M. S. ; GOMES, T. N. C. ; NOGUEIRA, V. S. . Manual de experimentos sobre densidade - uma atividade realizada com alunos da licenciatura em química do IFRJ (campus Duque de Caxias). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GRUNEWALD, T. G. ; OLIVEIRA, G. ; NOGUEIRA, V. S. . A bioquimica envolvida na digestão - um relato de experiência interdisciplinar com alunos da Licenciatura em Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMORIM, C. S. ; BRITO, E. B. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Elaboração de um jornal didático - um relato de experiência com alunos do Curso de Licenciatura em Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, V. O. ; SILVA, T. C. ; NOGUEIRA, V. S. ; SILVA, E. T. ; BERNINI, R. P. ; PAULO, L. L. ; SANTOS, A. P. B. . Química e textos acadêmicos em relação - Blogs educativos como ferramenta didática para instrumentalizar licenciandos em química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, P. R. A. ; NOGUEIRA, V. S. . Análise da evolução dos livros didáticos de química e percepções sobre a sua utilização em sala de aula - um relato de experiência na disciplina metodologia do ensino de química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, I. M. ; NOGUEIRA, V. S. ; ALCOVIAS, A. C. S. . 'Produção de mídias digitais - uma proposta metodológica para futuros professores de química'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
NOGUEIRA, V. S. ; BEJA, A. C. S. . Valorização do Magistério. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Rafaela dos Santos Moraes ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Oficina sobre deficiência visual. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, A. C. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ESTEVAO, A. P. S. S. . Estação de tratamento de água tátil para alunos com deficiência visual. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação em Braille).
SILVA, A. C. ; SANTOS, L. S. ; OLIVEIRA, M. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ESTEVAO, A. P. S. S. . Forças Intermoleculares (ISBN 978-85-67485-67-6). 2019.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação em Braille).
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SANTOS, A. P. B. ; ROCHA, A. C. S. ; CID, T. . Fatores que influenciam na velocidade das reações ISBN 978-85-67485-55-3 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SANTOS, A. P. B. ; CID, T. ; ROCHA, A. C. S. . Introdução a Cinética Química ISBN 978-85-67485-54-6. 2017. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ROCHA, A. C. S. ; CID, T. . Tabela Periódica falada ISBN 978-85-67485-53-9. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
ROCHA, A. C. S. ; CID, T. ; SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SANTOS, A. P. B. . Introdução à Cinética Química. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação em Braille).
NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; SANTOS, A. P. B. ; ROCHA, A. C. S. ; CID, T. . Estudo das propriedades específicas da matéria - Parte I ISBN 978-85-67485-47-8. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; ROCHA, A. C. S. ; CID, T. . Estudo das propriedades específicas da matéria ISBN 978-85-67485-48-5. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
SILVA, A. C. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. ; SANTOS, A. P. B. ; ROCHA, A. C. S. ; CID, T. . Processo de separação de misturas ISBN 978-85-67-485-51-5. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
SILVA, A. C. ; CID, T. ; ROCHA, A. C. S. ; ESTEVAO, A. P. S. S. ; SANTOS, A. P. B. ; NOGUEIRA, VANESSA DE S. . Processo de separação de misturas ISBN 978-85-67-485-51-5 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).
NOGUEIRA, V. S. ; MARTINS, R. ; MORAIS, C. A. ; NEVES . Montagem de destiladores a partir de materiais alternativos, uma prática facilitadora para a abordagem dos conceitos envolvidos durante o processo de destilação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Química).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Formando professores para o trabalho com pessoas com deficiência visual: desenvolvimento de materiais didáticos de química e socialização do conhecimento, Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver materiais especializados de Química para pessoas com deficiência visual (cego e baixa visão). O conhecimento construído com a equipe , é socializado através de oficinas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa de Souza Nogueira Penco - Integrante / Ana Paula Sodré da Silva Estevão - Coordenador / Aires da Conceição Silva - Integrante.
-
2017 - 2018
FORMANDO PROFESSORES PARA O TRABALHO COM DEFICIENTES VISUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS DE QUÍMICA, Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver material didático voltado para alunos com deficiência visual como estratégia de ensino-aprendizagem às aulas de química. Todas as ações são executadas em parceria com alunos do curso de graduação de licenciatura em Química do IFRJ- Duque de Caxias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa de Souza Nogueira Penco - Integrante / Ana Paula Sodré da Silva Estevão - Coordenador / Aires da Conceição Silva - Integrante.
-
2016 - 2017
Desenvolvimento de material didático na área de Química para alunos com deficiência visua, Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver material didático voltado para alunos com deficiência visual como estratégia de ensino-aprendizagem às aulas de química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa de Souza Nogueira Penco - Integrante / Ana Paula Sodré da Silva Estevão - Coordenador / Aires da Conceição Silva - Integrante.
-
2015 - 2016
Desenvolvimento de material didático na área de química para alunos com deficiência visual, Descrição: O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver material didático voltado para alunos com deficiência visual como estratégia de ensino-aprendizagem às aulas de química. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa de Souza Nogueira Penco - Integrante / Ana Paula Sodré da Silva Estevão - Coordenador / Ana Paula Bernardo dos Santos - Integrante / Aires da Conceição Silva - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) - 05/2018 - não finalizado (Campus Duque de Caxias/ Campus Nilópolis)
Comissão de Auxílio aos Alunos com Dificuldades de Integralização do Curso de Graduação em Licenciatura em Química - 03/2020 - não finalizado
Comissão de Avaliação e Promoção de Permanência Discente do Curso de Graduação em Licenciatura em Química - 03/2020 - não finalizado
Comissão Local de Avaliação (CLA) - 12/2019 - não finalizado
Comissão Permanente de Pessoal Docente ( CPDD) - 12/2019 - não finalizadp
2018 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Institucional do Pibid
2016 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de área do Pibid, Carga horária: 10
2012 - 2014
Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 5
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa de Souza Nogueira Penco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?