Rafael de Oliveira Teixeira

Professor da Educação Básica com mais de 16 anos de experiência no ensino de Ciências da Natureza e Biologia, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela mesma instituição, formação que sustenta uma prática pedagógica consistente, articulada ao currículo, à pesquisa educacional e à formação docente.Ao longo de sua trajetória, desenvolveu e coordenou diversos projetos educacionais, desde iniciativas voluntárias, como no Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário (PEIC) ainda no período da graduação até projetos mais recentes no contexto escolar, como clubes de ciências, cursos extracurriculares e ações formativas envolvendo equipes docentes.Atualmente se dedica também à formação continuada de professores, na autoria de material didático e instrucional, na revisão de trabalhos acadêmicos e textos científicos, bem como em consultoria educacional voltada a professores e gestores escolares, contribuindo para o aprimoramento de práticas pedagógicas e projetos institucionais em diferentes contextos educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: O curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos: uma análise a partir do olhar de um grupo de graduados da primeira turma
, Ano de Obtenção: 2015.José Marcelino de Rezende Pinto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: A participação em um cursinho pré-vestibular popular e seu impacto na formação pessoal e profissional dos biólogos da USP de Ribeirão Preto
Orientador: José Marcelino de Rezende Pinto

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: A participação em um cursinho pré-vestibular popular e seu impacto na formação pessoal e profissional dos biólogos da USP de Ribeirão Preto
Orientador: José Marcelino de Rezende Pinto
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2025

Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2025

Estratégias para uma Educação Antirracista. (Carga horária: 10h). , ASSOCIACAO NOVA ESCOLA, ANE_PPPROV, Brasil.

2024 - 2025

Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2024 - 2024

Formação de Professores em Neuroeducação. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação de Projetos Educacionais.

Organização de eventos

TEIXEIRA, R. O. . 1º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).

TEIXEIRA, R. O. . XXXIX Semana de Bio-estudos. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Nacional de Educação CONAEDU. 2020. (Congresso).

Educação Ambiental e Ensino de Ciências: é namoro ou amizade?. 2020. (Seminário).

XI Minifórum sobre Drogas Psicotrópicas,. 2020. (Seminário).

III Seminário de Educação Integral: Concepções e Práticas na Educação Básica Pública no Século XXI. 2019. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.O curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos: uma análise a partir do olhar de um grupo de graduados da primeira turma. 2015. (Seminário).

I Seminário institucional do PIBID da USP de Ribeirão Preto(FFCLRP)..Oficina: Formação de Professores e o Desenvolvimento do Currículo Escolar. 2015. (Oficina).

Trabalho docente em redes públicas de ensino: desafios contemporâneos. 2015. (Outra).

1º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Congresso).

A constituição da escrita na formação docente inicial. 2013. (Outra).

I Darwin Day. 2013. (Simpósio).

Mesa Redonda Políticas de formação de professores no Brasil: dilemas na atualidade. 2012. (Outra).

O Agrário e o ambiental no século XXI: estudos e reflexões sobre a reforma agrária no nordeste brasileiro. 2012. (Seminário).

Semana de Bio-estudos. 2010. (Congresso).

Controle de qualidade de produtos apícolas: um espaço no mercado de trabalho a ser explorado pelo biólogo. 2009. (Outra).

Introdução à Ilustração Científica. 2009. (Outra).

Semana de Bio-Estudos. 2009. (Outra).

Comunidades de Aprendizagem. 2008. (Oficina).

Curso de Orientação ao Usuário Biblioteca Comunitária da UFSCar. 2008. (Outra).

Educomunicação Socioambiental em Rádio. 2008. (Oficina).

Encontro de Educação Ambiental. 2008. (Encontro).

Mini-Curso Teórico-Prático De Plantas Medicinais. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ariela Afonso Dias Magalhães

NASCIMENTO, W. E.;TEIXEIRA, R. O.; VALDANHA NETO, D.. Especialista em Ensiino de Ciências. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental ?) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Lília Aparecida Filho Franco

KATO, D. S.;TEIXEIRA, R. O.; VALDANHA NETO, D.. Especialista em Ensiino de Ciências. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental ?) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, R. O. ; PINTO, J. M. R. . A participação em um cursinho pré-vestibular popular e seu impacto na formação pessoal e profissional dos biólogos da USP de Ribeirão Preto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

TEIXEIRA, R. O. ; OLIVEIRA, G. F. ; CHRISTOFOLETTI, R. A. ; CHISTOFOLETTI, T. . Coleção K2. 2026. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

TEIXEIRA, R. O. ; MARTINS, A. C. G. . Livro de Ciências da Natureza - 2º ano EF I. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

TEIXEIRA, R. O. ; MARTINS, A. C. G. . Livro de Ciências da Natureza - 3º ano EF I. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

CHRISTOFOLETTI, A. C. F. ; TEIXEIRA, R. O. . Livro de Ciências da Natureza - 4º ano EF I. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

CHRISTOFOLETTI, A. C. F. ; TEIXEIRA, R. O. . Livro de Ciências da Natureza - 5º ano EF I. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

YAMAMOTO, F. ; TEIXEIRA, R. O. . Currículo e Planejamento Ensino Médio Técnico - SENAC SP. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

YAMAMOTO, F. ; TEIXEIRA, R. O. . Plano de Curso Ensino Médio Técnico em Administração / Informática integrado ao Ensino Médio. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Curso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 30

2024 - 2024

Colégio Koelle

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2025

    Outras atividades técnico-científicas , Coleção K2, Coleção K2.Atividade realizada, Autor e Revisor de Material Didático Escolar.

2025 - 2025

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2021 - 2022

Sesi SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 21

2021 - 2022

Colégio Raphael di Santo - Swiss

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza e Biologia, Carga horária: 15

2019 - 2021

Serviço nacional de aprendizagem comercial - SENAC SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Ensino Médio - Ciências da NaturezaAutoria de Material Instrucional para Docentes do Ensino Médio Técnico da Rede SENAC SP

2009 - 2012

Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2020 - 2021

Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 37

2019 - 2019

Prefeitura Municipal de Vinhedo, PM Vinhedo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 30

2015 - 2015

Escola Miró - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor em Estudo de Meio, Carga horária: 40

2013 - 2013

Escola Miró - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Vínculo: Monitor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor em Estudo de Meio, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoria em estudo de campo, São Sebastião, SP

2012 - 2012

Escola Miró - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Vínculo: Monitor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor em Estudo de Meio, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitor em estudo de campo, São Sebastião, SP

2010 - 2010

Escola Miró - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Vínculo: Monitor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor em Estudo de Meio, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoria em Estudo de Campo na Serra da Canastra, em atividade com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Instituição. 5 a 7 de outubro de 2010.

2010 - 2010

Escola Miró - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Vínculo: Monitor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor em Estudo de Meio, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoria em Estudo de Campo na Serra da Canastra, em atividade com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Instituição. 5 a 7 de outubro de 2010.

2015 - 2018

Ateneu Barão de Mauá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 12

2018 - 2018

Colégio Integral Bragança Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 6

2013 - 2014

Escola Época Positivo

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia e Ciências, Carga horária: 10

2013 - 2013

Colégio Queiroz Brunelli

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 12

2009 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

2012 - 2013

Faculdade de Filosofía, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Associação Educacional Jesuíno de Arruda - Objetivo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10