MARIA SILCE LIMA BRASIL

Mestrado em Gestão e Administração. Faculdade do Norte do Paraná (2017). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Nilton Lins (2001), Habilitação em Magistério. Especialização em Direito Tributário (CIESA). MBA Empresas e Negócios (FGV), Gestão e Docência do Ensino Superior (CEL), Didática do Ensino Superior (UniNiltonLins). Coordenação CST em Marketind em UnitBrasil, atualmente. Coordenou o Curso de Graduação em Administração, Ciências Contábeis e CST Gestão de Recursos Humanos, da Escola Superior Batista do Amazonas ESBAM. Conselheira Titular, Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional e Presidente da Comissão das Mulheres Administradoras do Amazonas em Conselho de Administração do Amazonas-CRAAM. Atua em Trabalhos voluntários em Comunidades e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Comunidade Jesus de Nazaré. Gestora Administrativa e Financeiro em Tríade Consultoria e Assessoria Empresarial. Possui experiência em Direção e Gestão Empresarial. Atuou como Controller Empresarial nas áreas de Custos e Orçamento. Gerente de Controladoria Educacional, Analisando e validando todo Ciclo Financeiro, Orçamentário e Ações Estratégicas da Organização. Atuou na Coordenação Acadêmica dos Cursos de Especialização Lato Sensu da Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins). Atua como Docente dos Cursos de Ciências Contábeis (Trabalhos Acadêmicos e Científico em Contabilidade, Empreendedorismo), Docente do Curso de Administração (Trabalhos Acadêmicos e Científicos em Administração, Siscomex-Sistema do Comercio Exterior, Legislação Social e Ética Profissional, Gestão de Pessoas, Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Teoria Geral da Administraçlão I, II). Docente do Curso de Letras (Legislação Educacional). Orientadora de Estágio Supervisionado I, II, III, em Administração na Escola Superior Batista do Amazonas-ESBAM. Professora do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). Professora do Programa Federal Profissionalizante de Jovens (Pro-Jovem). Atuou na docência dos Cursos de Administração e Tecnológicos: Logística e Gestão de Pessoas na Faculdade Estácio Amazonas. Examinadora de Banca de Professor e Banca de Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC. Palestrante. Experiência em Processos de Avaliação de Curso de Graduação - MEC. Experiência em organização de eventos educacionais (oficinas. semana acadêmica, feiras de empreendedorismo, semana de consultoria, caminhada e corrida universitária). Experiência com Processos preparatório ensino aprendizagem para Exame Nacional de Desempenho do Estudante-ENADE. Parecerista do Guia do Esudante 2017. Coordenou Núcleo de Práticas Administrativas - NPA Esbam. Perita Judicial, inscrita na base de Dados do Tribunal de Justiça do Amazonas. Practitioner em PNL-SLADH.Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humano.

Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão em Administração Contemporânea

2014 - 2017

Faculdade do Norte de Santa Catarina
Título: Gestão Cooperativa: Um Estudo de Caso de Castanha do Brasil Unidade Coomaru-Rio Unini-Barcelos Amazonas, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Doutor Djalma Alves Cabral Filho
Palavras-chave: Cooperativa.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em Didática do Ensino Superior

2013 - 2014

Universidade Nilton Lins
Título: Um Plano de Aula Para o Século XXI
Orientador: Doutora Cleuceliz Santana

Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior

2012 - 2013

Faculdade Estácio do Amazonas
Título: Educação Universitária no Amazonas
Orientador: Mestre Aldenize Nascimento

Graduação em Administração de Empresas

1995 - 2001

Universidade Nilton Lins
Título: Custos e Despesas na Pequena Empresa
Orientador: Emerson Pires de Souza

Formação complementar

2014 -

MBA em Didática do Ensino Superior. (Carga Horária: 370h). , Universidade Nilton Lins, UNINILTON, Brasil.

2006 -

MBA em Administração de Empresas e Negócios. (Carga Horária: 360h). , Fundação Getúlio Vargas-(AM), FGV-ISAE, Brasil. , Palavras-chave: Aluminio; Ligas; composição.

2019 - 2019

Curso de Prática Para Perito Judicial. (Carga horária: 30h). , EBJ Consultoria, Cursos e Perícia, EBJ CONSULTORIA, Brasil.

2019 - 2019

Practitioner em PNL. (Carga horária: 80h). , Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humanos-SLADH, SLADH, Brasil.

2012 - 2013

MBA em Gestão e Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 380h). , Centro Educacional Literatus, CEL, Brasil.

2003 - 2004

MBA em Direito Tributario e Legislação Trabalhista. (Carga Horária: 380h). , Centro de Ensino Superior do Amazonas-CIESA, CIESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

Lima Brasil, M.S. . Feira de Empreendedorismo. 2018. .

Lima Brasil, M.S. . 3ª Caminhada e Corrida Esbam Pela Qualidade na Educação. 2017. .

Lima Brasil, M.S. . 2ª Caminhada e Corrida Universitária Esbam Pela Qualidade na Educação. 2016. .

Lima Brasil, M.S. . 1ª Caminhada e Corrida Universitaria Esbam Pela Qualidade na Educação. 2014. .

Lima Brasil, M.S. . 1ª Caminhada e Corrida Universitaria Esbam Pela Qualidade na Educação. 2014. .

Lima Brasil, M.S. . 2ª Caminhada e Corrida Universitária Esbam Pela Qualidade na Educação. 2016. .

Lima Brasil, M.S. . Feira de Empreendedorismo. 2018. .

Lima Brasil, M.S. . 3ª Caminhada e Corrida Esbam Pela Qualidade na Educação. 2017. .

Participação em eventos

9° Encontro de Mulheres Administradoras.9° Encontro de Mulheres Administradoras. 2018. (Encontro).

SIFA - Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento.SIFA - Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento. 2018. (Outra).

XVI ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DO AMAZONAS.LUCRO SOCIAL. 2018. (Encontro).

XVII ECAD - AM.O Ensino em Administração e o mercado de trabalho. 2018. (Encontro).

8° Encontro de Mulheres Administradoras.8° Encontro de Mulheres Administradoras. 2017. (Encontro).

XV Encontro de Administração do Amazonas.Inovação & Gestão com foco nos Resultados. 2017. (Encontro).

XVI ECAD - AM.O Impacto do ENADE de Administração para as Instituições de Ensino do Amazonas. 2017. (Encontro).

7º Encontro de Mulheres Administradoras.Desafios de Gestão em tempos de Crise. 2016. (Encontro).

Projeto Multidisciplinar.Sustentabilidade, Empreendedorismo e Compromisso Social. 2016. (Outra).

SOLENIDADE HONRA AO MÉRITO EM ADMINISTRAÇÃO ? JUBILEU DE OURO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR.SOLENIDADE HONRA AO MÉRITO EM ADMINISTRAÇÃO ? JUBILEU DE OURO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR. 2016. (Encontro).

XIV Encontro de Administração do Amazonas.XIV Encontro de Administração do Amazonas. 2016. (Encontro).

XV ECAD - AM.A formação do Administrador/Tecnólogo depende do nível de conhecimento transmitido pelos professores. Temos que ajuda-los a discutir o Ensino da Administração.. 2016. (Encontro).

2015 O ANO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL- LANÇAMENTO DA CAMPANHA JUBILEU DE OURO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR NO ESTADO DO AMAZONAS. 2015 O ANO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL- LANÇAMENTO DA CAMPANHA JUBILEU DE OURO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR NO ESTADO DO AMAZONAS. 2015. (Exposição).

6º ENCONTRO DAS MULHERES ADMINISTRADORAS.6º ENCONTRO DAS MULHERES ADMINISTRADORAS. 2015. (Outra).

XIII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DO AMAZONAS.XIII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DO AMAZONAS. 2015. (Outra).

XIV FIA - Fórum Internacional de Administração.XIV FIA - Fórum Internacional de Administração. 2015. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Lima Brasil, M.S. . Planejamento Estratégico para Cooperativa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Lima Brasil, M.S. . 10º Encontro das Mulheres Administradoras do Amazonas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2019

Honra ao Mérito pelas Contribuições na Área Administrativa do Estado do Amazonas, Câmara Municipal de Manaus.

2019

Honra ao Mérito pelas Contribuições na Educação do Estado do Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Superior Batista do Amazonas. , Rua Leonor Teles, Adrianópolis, 69057510 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33051800, Ramal: 1830, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora ENADE 2018, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Ciências Contabeis, Carga horária: 80, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Administração, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Letras, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de Administração de Empr, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Curso Ciências Contábeis, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Escola Superior Batista do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso Superior Tecnólogos, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2014

    Direção e administração, Escola Superior Batista do Amazonas.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Administração de Empresas com Linhas de Formação em Mercados Internacionais.

  • 02/2014

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalhos Acadêmicos e Científicos em Administração. Siscomex-Sistema de Comercio Exterior

  • 02/2014

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação Educacional:

  • 02/2014

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalhos Acadêmicos e Científicos em Contabilidade.

2015 - 2015

ESTACIO AMAZONAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - Atual

TRÍADE CONSULTORIA EMPRESARIAL

Vínculo: PROPRIETÁRIA, Enquadramento Funcional: GESTÃO ADMINISTRATIVA, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Nilton Lins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação Acadêmica dos Cursos de Especialização Latu Senso da Universidade Nilton Lins.

2011 - 2013

CENTRO EDUCACIONAL LITERATUS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Controladoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento das Áreas de Custo e Orçamento do Grupo Literatus.

2011 - 2013

CENTRO EDUCACIONAL LITERATUS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Controladoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento das Áreas de Custo e Orçamento do Grupo Literatus.

2008 - 2010

LEO COMERCIAL LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativo e Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão geral das Áreas Administrativa e Financeira, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Contabilidade, Fiscal, Logistica, Tecnologia da Informação.

2004 - 2006

LEO COMERCIAL LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Adminitrativo e Financeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão Administrativa das Áreas: Financeira, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Compras, Estoque, Contabilidade, Fiscal, e T.I. Relatórios gerenciais, estudos de viabilização de redução de custos. Implantação e acompanhamentos dos subsistemas de \recurso Humanos. Gerenciamento das Demonstrações de Resultado do exercício. Gerenciamento de apurações de impostos e encargos sociais..

2006 - 2007

TECAL ALUMINIO DA AMAZONIA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestora das Áreas Administrativas, Financeiras, Estoque, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Fiscal, Logistica, Segurança do Trabalho. Serviços Terceirizados. Planejamento e Execução e seus processos.

1985 - 1998

SPRINGER PLASTICOS DA AMAZONIA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administração, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Temporáriuo, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrar Módulos da Disciplina Teoria Geral da Administração II, para os Municípios: Eirunepé, Lábrea, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Tefé - EAD transmissão ao vivo.

2022 - Atual

Academia Sul-Americana de Educação e Treinamentos Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso CST em Marke, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação geral do CST em Marketing, em Faculdade UnitBrasil Presidente do NDE e Colegiado, do Curso