Andréa da Silva Pereira

É docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como Professor Associado (DE). Atua nas áreas de ensino de leitura e produção de texto na perspectiva do(s) letramentos(s) e multiletramentos. Atualmente, desenvolve pesquisa articulando escrita, uso de tecnologia digital e discurso em perspectiva bakhtiniana. Investiga as contribuições das abordagens teórico-metodológicas do cotidiano escolar para (re)pensar o ensino de leitura e escrita tanto no âmbito da educação básica quanto no âmbito do ensino superior. Faz parte do Programa de Mestrado em Letras (PROFLETRAS/UFAL) da mesma Universidade. É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: "O Diabo na Igreja": estudo de alguns discursos identitários de uma universidade confessional na região do Grande ABC
Elisabeth Brait. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: discurso dialogismo confessionalidade interação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Língua Portuguesa

1996 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A representação da Mulher no Discurso Noticioso,Ano de Obtenção: 1999
Ana Rosa Ferreira Dias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Discurso cognição representação mulher modelo de s.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Graduação em Letras, Licenciatura Plena

1989 - 1993

Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas

Graduação em Letras Tradutor Intérprete

1989 - 1992

Faculdade de Letras Tradutor Intérprete

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1988

Universidade Metodista de São Paulo

Formação complementar

2007 - 2007

Elaboração de aulas semipresenciais. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-Graduandos - Nível I. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-Graduandos - Nível I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1997 - 1997

Semiótica do Discurso Racista. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Dialógica do Discurso.

Organização de eventos

LOPES, A. A. ; PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . II SEPE ? SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS/FALE/UFAL: Língua e Literatura ? pesquisa e intervenção em sala de aula. 2017. (Outro).

PEREIRA, Andréa . VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 2012. (Congresso).

PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . I Colóquio do Discursos & Tecnologia. 2012. (Outro).

PEREIRA, Andréa ; BREZOLIN, Adauri ; PITOMBEIRA, C. V. ; Daniel Adelino Costa Oliveira da cruz ; PERROTI, E. M. B. ; ORTIZ, Martins. Heloiza ; FURLIN, Marcelo . Semana Cultural de letras, tradução e Interpretação - Cultura, linguagem e construção de sentidos. 2010. (Outro).

PEREIRA, Andréa . 4° Semana Cultural da FACEL. 2008. (Outro).

Participação em eventos

ABRALIN 50 ? Linguística na Contemporaneidade: Desa os, Debates e Propostas.NARRATIVAS LOCAIS E ESCRITA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COMO CRIAÇÃO-ATO. 2019. (Simpósio).

Letras - Arte & Ciência: a interdisciplinaridade na linguagem.coordenou a sessão PIBID/UFAL LETRAS ? PORTUGUÊS: CONSTRUINDO SENTIDOS PARA AS PROPOSTAS DE LETRAMENTO A PARTIR DO ENTRECRUZAMENTO DE DIFERENTES VOZES SOCIAIS. 2019. (Outra).

XII SEman de Letras - Arte & Ciência: a interdisciplinaridade na linguagem.NARRATIVAS LOCAIS E ESCRITA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COMO CRIAÇÃO-ATO. 2019. (Outra).

I Curso de Formação de Novos Pesquisadores do Nordeste do GELNE IX Semana de Letras da UAST/UFRPE ?Linguagens, Política e Formação de Professores?.Ensino de Língua Portuguesa, dialogismo e diversidade. 2018. (Encontro).

III Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: linguagens, educação, sociedade.VOZES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO: RELFEXÕES SOBRE NARRATIVAS DIGITAIS DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS. 2018. (Simpósio).

III Seminário de Pesquisas em Andamento - III SEPE.Linhas de Pesquisa Profletras e seus projetos. 2018. (Seminário).

Minicurso de Extensão.Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva bakhtiniana: as vozes do discurso em sala de aula. 2018. (Outra).

XI Semana de Letras.Ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos. 2018. (Outra).

7 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3 Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: Aplicativos e Games na Educação.Mesa-redonda: Novos Letramentos, blogs e comportamento on-line. 2017. (Simpósio).

Gelne 40 Anos: Jornada Itinerante - Aracajú.PROJETOS DE LETRAMENTOS NA CIDADE E NO CAMPO. 2017. (Outra).

III SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e E Espaço Virtual.REDES DE COLETIVOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA. 2016. (Seminário).

ABEHTE.TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E LETRAMENTOS: AGÊNCIA, ATIVISMO SOCIAL E SUBJETIVIDADE. 2015. (Outra).

CAIITE. As vozes do letramento na Associação das Mulheres no Pontal da Barra. 2015. (Congresso).

CHIP.Estudos do letramento, tecnologia e discurso. 2015. (Outra).

I Congresso Nacional do PROFLETRAS. Narrativas digitais e realidade local: uma experiência com alunos do 9 ano. 2015. (Congresso).

I Congresso Nacional do PROFLETRAS. O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto. 2015. (Congresso).

Gelne.Novos Letramentos, Narrativas e História Local. 2014. (Simpósio).

CAIITE. A Linguística e a Formação do Professor: contribuições e desafios - A Pedagogia dos Multiletramentos. 2013. (Congresso).

3 Colóquio Nacional sobre Hipertexto ? CHIP: ferramentas digitais e ensino.Fórum de discussão: espaço privilegiado de ensino-aprendizado de língua e constituição do sujeito. 2012. (Outra).

60. Seminário do GEL.ENSINO DE LíNGUA, NORMA CULTA E RELAçõES DE PODER. 2012. (Seminário).

Coord. Simpósio VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita,.Simpósio Temático: Língua, Cultura e Sociedade. 2012. (Simpósio).

Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Ensino de língua e constituição do sujeito. 2012. (Congresso).

Palestra PPGLL Disciplina Estudos Dialógicos.A noção de Interação Verbal em Mikhail Bakhtin e seu Círculo. 2012. (Outra).

VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita,.Tempo e espaço discursivos em uma narrativa cinematográfica. 2012. (Simpósio).

18 Inpla.Ensino de língua em EAD. 2011. (Seminário).

I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos.Atitude responsiva no ensino de línguas em comunicades de Maceió. 2011. (Encontro).

II Seminário Leituras de \michel Pêcheux.Seminário oral. 2011. (Seminário).

I Seminário de Extensão: ação em foco.Projeto Ensino/Aprendizagemde Línguas em Comuniddes de Maceió. 2011. (Seminário).

I Seminário de Extensão: ação em foco.Pesquisa qualitativa: caminhos e possibilidades. 2011. (Outra).

VI Entre teoria e prática: desafios para Jornalismo, Publicidade e Letras - Mackenzie. Reflexões sobre ensino de língua portuguesa em perspectiva dialógica. 2011. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico UFAL. Discurso, Cinema e Produçao de sentido. 2011. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico UFAL. Discurso e Educação na Lógica do Capital. 2011. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico UFAL. Ensino de Línguas e Pesquisa-Açãoem Comunidades de Maceió. 2011. (Congresso).

VII Congresso Acadêmico UFAL.Análise do discurso e materialidades discursivas. 2011. (Outra).

XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica. O verbo traduzido: diálogos entre literatura e religião. 2011. (Congresso).

Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação - Cultural, linguagem e construção de sentidos.Oficina. 2010. (Seminário).

IV Encontro de Comunicação e Letras - Linguagens em Interface.Ensino de Espanhol a distância: relato de experiência. 2009. (Encontro).

XII Congresso de Inicação e Produção Científica, XI Seminário de Extensão da Metodista e VI Seminário PIBIC/UMESP. 2009. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação e Produção Científica, XI Seminário de Extensão da Metodista e VI Seminário PIBIC/UMESP. mesa-redonda: A língua como fator de inclusão - conscientização, divulgação e difusão cultural da LIBRAS. 2009. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação e produção Científica e no XI Seminário de Extensão da Metodista e no VI Seminário PIBIC/UMESP. Membro do Comiê Científico. 2009. (Congresso).

Curso Intensivo de Libras - Módulo I. 2008. (Oficina).

Fórum EAD. 2008. (Outra).

Semana de Capacitação PROEAD. 2008. (Outra).

XI Congresso de Inicação e Produção Científica. Ensino de línguas: algumas representações em EAD. 2008. (Congresso).

Elaboração de aulas semipresenciais. 2007. (Outra).

X Congresso de Iniciação Científica; IX Seminário de extensão da Metodista; IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Dois paradigmas conflitantes no discurso de identidade universitária. 2007. (Congresso).

X Congresso de Iniciação Científica; IX Seminário de extensão da Metodista; IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Perspectivas para o ensino da prática de tradução. 2007. (Congresso).

2ª Semana Cultural da Faculdade de Educação e Letras.A leitura em uma perspectiva bakhtiniana. 2006. (Encontro).

Inpla.Vozes paulistanas em Adoniram Barbosa. 2004. (Simpósio).

51 Gel.Lingüística Aplicada e questões de trabalho em educação. 2003. (Seminário).

Encontro de Letras.O Discurso e a Mídia: análise do aspecto entoacional no dsicurso político. 2003. (Outra).

Inpla.Formas de dialogismo numa produção cultural brasileira. 2003. (Simpósio).

VII Encontro de Letras - Faculdade ão Bernardo do Campo.O discurso e a mídia: análise do aspecto entoacional no discurso político. 2003. (Encontro).

Extensão Universitária - Francês Instrumental para pós graduandos. 2002. (Outra).

Celpe-Bras.Certificado de proficiência em Língua Portuguesa. 2001. (Outra).

Celpe-Bras.Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa. 2001. (Outra).

52ª Reunião Anual da SBPC.52ª Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).

Curso - Semiótica do Discurso Racista. 1997. (Outra).

XI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A representação da mulher na imprensa Paulista. 1997. (Seminário).

XLV Seminário Gel.Seminário Gel. 1997. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Maria do Socorro de Holanda Assunção

PEREIRA, Andréa; GOMES, L. F.; MACIEL, J. W. G.. Narrativas digitais: uma proposta para leitura e produção de textos multimodais. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Verônica Maria Silva dos Santos

PEREIRA, Andréa; GOMES, L. F.; XAVIER, A. C.. JOrnal digital numa perspectiva ascendente de apropriação tecnológica: a vez e a voz dos alunos. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luana de Freitas Barbosa

GOMES, L. F.;PEREIRA, Andréa; SILVA, R. F.. Narrativas digitais como espelhos para diferentes realidades locais da esfera rural escolar em Palmeira dos Índio: reconstruindo práticas de letramento com turmas do 8 ano do Ensino Fundamental I. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - UFAL.

Aluno: Mariana Galdino Santana

GOMES, L. F.;PEREIRA, Andréa; SANTOS FILHO, I. I.. Estudo das representações do letramento em sites e blogs sobre educação: uma análise dialógica-discursiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marilene Santos Peixoto

PEREIRA, Andréa; STELLA, P. R.; Daniel Adelino Costa Oliveira da cruz. PIBID-Inglês: uma via de contribuição para o processo de formação de professores de inglês em situação pré-serviço. 2017.

Aluno: Fabio Rodrigues dos Santos

PEREIRA, Andréa; PITOMBEIRA, C. V.; STELLA, P. R.. Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina LIBRAS no curso de Licenciatura em Letras-Português de uma Instituição do Ensino Superior Pública de Alagoas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras e Literatura - UFAL) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Hélia Pinheiro Morais da Silva

ARAUJO, N. M. S.; STELLA, P. R.;PEREIRA, Andréa. O Blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luciana Barros de Jesus

SANTOS, R. L. C.; FLAVIO SOBRINHO, H.;PEREIRA, Andréa. O jornal mural na EJA: possibilidade de aproximação entre língua e sujeito por meio de atividade de leitura e retextualização de entrevista jornalística. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sarah Valentim Rodrigues da Fonseca

GOMES, L. F.; LOPES, A. A.;PEREIRA, Andréa. A Festa de São João em uma colcha de retalhos: memórias de uma comunidade rural. 2016.

Aluno: Margarete dos Santos

LIMA, R. N.; STELLA, P. R.;PEREIRA, Andréa. Biografias e autobiografias no ensino de língua portuguesa: o trabalho com o idoso. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rubian Antonia da Silva

LIMA, R. N.;PEREIRA, Andréa; GOMES, L. F.. O rap como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala se aula do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Joel Helder da Silva Morais

PIMENTEL, M. S. R.; FERREIRA;PEREIRA, Andréa. Literatura con(tempo): intervenções literárias em uma escola pública alagoana de ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosiene Omena Bispo

GOMES, L. F.; ARAUJO, N. M. S.;PEREIRA, Andréa. Multiletramentos, história e identidade: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. 2016 - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Leda Lins de Moura

SILVA, P. P.;PEREIRA, Andréa; STELLA, P. R.. Narrativa de vida como processo de intervenção. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Célia Cristina Monteiro de Oliveira

Lopes; CAVALCANTE, M. A. S.;PEREIRA, Andréa. O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade de 2 ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jimmy Carter Araújo de Mendonça

Felipeto; Lopes;PEREIRA, Andréa. A tipologia das rasuras em práticas de escrita colaborativa de contos narrados. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cleide Calheiros da Silva

Lopes; GOMES, J. S. B.;PEREIRA, Andréa. A construção da autoria em textos de alunos do 7 e 8 anos do Ensino Fundamental: a pontuação no gênero Memórias Literárias. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Priscila Melo Salvador dos Santos Araujo

GOMES, L. F.; STELLA, P. R.;PEREIRA, Andréa. Narrativas digitais e realidade local. 2014.

Aluno: Lourenzo Guidoni Maragani

PEREIRA, Andréa. Hibridismo Cultural: um olhar sobre a música popular venezuelana. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz

PEREIRA, Andréa; MELO, R.; IFA, S.. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação às Docência (PIBIS) Letras-Inglês na Universidade Federal de Alagoas: a que interesses serve?. 2016. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Flavio Rodrigues Campus

PEREIRA, Andréa. Diálogo entre Paulo Freire Seymour Papert: prática educativa e as tecnologias digitais de informação e comunicação. 2009 - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Iderlânia Costa Souza

AZEVEDO, I. C. M.;PEREIRA, Andréa. Trabalho diversificado para a construção de inferência no 6 ano do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Karinne Michelle Florencio da Silva

IFA, S.; GOMES, L. F.;PEREIRA, Andréa. A MULTIMODALIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O LETRAMENTO CRÍTICO: REINVENTANDO A IMAGEM DO COTIDIANO EM TEXTOS HIPERMODAIS. 2018.

Aluno: Maria Quitéria

LOPES, A. A.;PEREIRA, Andréa. COESÃO TEXTUAL: A PRODUÇÃO DE REPORTAGEM SOBRE PROFISSÕES POR ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Renata Viana Ensinas Fugiwara

PEREIRA, Andréa; MENDONCA, M. C.; Scarpa, Ester. Avaliação de compreensão nas afasias: o limite dos instrumentos metalinguísticos e a contribuição das análise discursivas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Instituto de Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cremilda da Silva Melo

PEREIRA, Andréa; PUREZA, L. M. M.;SILVA. A imagem do migrante nordestino discursivizada na mídia televisiva: formações imaginárias e movimentos de sentidos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ticiane Walkiria Oliveira dos Santos

PEREIRA, Andréa; STELLA, P. R.; Daniel Adelino Costa Oliveira da cruz. A ludicidade como método incentivador para as aulas de língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Janaina Carla Santos Ferraz

PEREIRA, Andréa; STELLA, P. R.; Daniel Adelino Costa Oliveira da cruz. O lúdico no ensino de língua estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lenilson de Oliveira Lopes

PEREIRA, Andréa; Lopes; Felipeto. O papel dos gestores educacionais diante da legislação das pessoas com necessidades educativas especiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Helena Maria Cavalcante dos Santos

PEREIRA, Andréa; Lima; Pimenta. A leitura e a interpretação textual: contrapondo a prática e analisando discursos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marbara M

FERREIRA;SILVAPEREIRA, Andréa. Esteves de Oliveira Almeida.Entre as linhas do discurso: uma análise das capas das Revistas Veja, Isto é, na cobertura do julgamento do casal Nardoni. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Wittala da Silva Costa

Felipeto;PEREIRA, Andréa; CALIL. O papel do erro na aquisição da linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cicera Maria Siqueira Cavalcante

Lima; Felipeto;PEREIRA, Andréa. O internetês das redes sociais por estudantes da periferia de Maceió - uma análise de corpus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Samara Edja Lopes da Silva

Felipeto; Lopes;PEREIRA, Andréa. A aquisição da escrita por alunos de 1ª e 2ª anos do ensino fundamental: uma análise baseada na psicogênese da língua escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ricardo Cabral da Silva

SANTOS;PEREIRA, Andréa; Lima. Avaliação da coerência nas questões discursivas do Exame nacioanl de Desempenho - ENADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tatiana Rocha Santos

Oliveira;SILVAPEREIRA, Andréa. A realização do tópico disursivo no gênero aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thiago Barreto

PEREIRA, Andréa. A imagem da mulher na revista VIP: Um estudo dos esteriótipos femininos a partir da análise dos discurso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

Aluno: Emília Bertolli Patrizi

PEREIRA, Andréa. Cenários, Corpos e Destroços: A folha de São Paulo e o dia 11 de setembro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

SUASSUNA, L.; COSTA, A. C.;PEREIRA, Andréa. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior na área de Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SUASSUNA, L.; COSTA, A. C.;PEREIRA, Andréa. Comissão Examinadora do concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo de professor do magistério superior da área de Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Oliveira; Scarpa, Ester;PEREIRA, Andréa. Banca de Concurso para Professor Adjunto FALE/UFAL. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

PEREIRA, Andréa; FERREIRA. Banca de Seleção de Monitoria da Disciplina de Leitura e Produção de Textos. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

PEREIRA, Andréa; FERREIRA. Banca de Seleção de Monitoria das Disciplinas de Profissão Docente. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

Comissão julgadora das bancas

MAXIMILIANO SILVA STORCH

STORCH, M. S.. A Importância do Técnico em Enfermagem na Promoção do Cuidados a Pacientes em Estado Terminal. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Enfermagem - GHC) - Escola do Grupo Hospitalar conceição.

Clovis Pinto de Castro

CASTRO, C. P.; BRAIT, Elisabeth; CAMPOS, Maria Inês Batista; STELLA, Paulo Rogério. 'O diabo da igreja' estudo de alguns discursos identitários de uma universidade confessional na Região do Grande ABC. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elisa Ustárroz

DUQUE, Marcelo Schenk; AGUIAR, Samuel C.;USTÁRROZ, Elisa. Divergências doutrinárias e jurisprudenciais nos conflitos entre marcas e nomes empresariais: uma análise sob a ótica da segurança jurídica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Ritter dis Reis.

Marcelo Schenk Duque

DUQUE, Marcelo Schenk. Divergências doutrinárias e jurisprudenciais nos conflitos entre marcas e nomes empresariais: uma análise sob a ótica da segurança jurídica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Ritter dis Reis.

Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro

BRAIT, BCAMPOS, Maria Inês B.; STELLA, P. R.; LIBERALI, F.C.. "O diabo na igreja": estudo de alguns discursos identitários de uma universidade confessional na região do grande ABC. 2007.

Paulo Rogério Stella

STELLA, P. R.. ?O Diabo na Igreja? Estudo de Alguns Discursos Identitários de uma Universidade Confessional do Grande ABC. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elisabeth Brait

Brait,BethCAMPOS, M. I. B.; STELLA, P. R.; Castro, clóvis Pinto; LIBERALI, Fernanda. O diabo na igreja - estudo de alguns discursos identitários de uma Universidade confessional na região do ABC. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fernanda Coelho Liberali

BRAIT, Elisabeth;LIBERALI, F. C.; STELLA, Paulo Rogério; CASTRO, Clovis Pinto de. O Diabo na Igreja Estudo de Alguns Discursos Identitários de uma Universidade Confessional do Grande ABC. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Orientou

Alessandra Ramos dos Santos Miranda

?NARRAR E CURAR?: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E DE ACOLHIMENTO DE ALUNOS DO 9 ANO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Cassia Rofina da Silva

Novos letramentos e ativismo social: a construção de identidade de quatro Associações do Pontal da Barra; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Eliane Maria Cavalcante Magalhães

?(Re) construindo imagens da minha escola?: práticas de leitura/escrita com alunos do 8 ano numa perspectiva ideológica de letramento; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - UFAL,; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Mariana Galdino Santana

DISCURSOS SOBRE LETRAMENTO NA MÍDIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO BLOG EXEQUI; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Maria José Gomes dos Santos Farias

PROPOSTA PEDAGÓGICA COM LETRAMENTOS SOCIAIS EM UMA TURMA DE 9 ANO: CAMINHOS PARA UMA NOVA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19; 2019; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Luana de Farias Barbosa

NARRATIVAS DIGITAIS COMO ESPELHOS PARA DIFERENTES REALIDADES LOCAIS NA ESFERA RURAL ESCOLAR EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS E EM IGACI/AL: RECONSTRUINDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM TURMAS DO 8ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Sandro de Lima Basílio

O jornal digital no contexto escolar: possibilidade de aproximação dos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental da realidade local do Vergel do Lago; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Sara Valentim Rodrigues da Fonseca

A festa de São João em uma colcha de retalhos: memórias de uma comunidade rural; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Hélia Pinheiro Morais da Silva

Trabalhando as multimodalidades em sala de aula; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Luciana Barros de Jesus

Mediação de leitura e escrita na EJA; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Priscilla Melo Salvador dos Santos

A importância de se trabalhar com o letramento crítico na escola; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Mirtes Rafaela Silva de Araújo

Novos letramentos, multimodalidade e escrita de trabalho: presenças e ausências; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Martiliana Assis Gusmão

Abordagem crítica da gramática; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ernaldo Maurício dos Santos

A conjunção coordenativa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Marisa Ferreira Vieira

As marcas da oralidade notexto ficcional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Viviane Escobar

As marcas de oralidade na escrita dos alunos de 9 ano; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Beatriz Soares Leite

Produção de Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Millena Dominique Oliveira Figueiredo

Letramento acadêmico: subsídios teóricos e práticos para a construção identitária da trajetória discente no âmbito da pesquisa científica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - UFAL, FAPEAL; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Magna Falcão

Redes de coletivo sociais: uma análise dialógico-discursiva; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas, FAPEAL; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Jonathan Viana dos Santos

OS REFERENCIAIS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REGIÃO NORDESTE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE OU ALTERIDADE?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Dhiego Nogueira Simoes

OS REFERENCIAIS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REGIÃO NORDESTE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE OU ALTERIDADE?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Alessandra Ramos dos Santos Miranda

Novos Letramentos e Narrativas: as vozes das mulheres do Pontal da Barra; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Danielly Bezerra dos Santos

Novos Letramentos e História Local: o papel da escola na Associação das Mulheres do Pontal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Maristela Aparecida da Rocha

?Ensinar a língua X Ensinar gramática??: estudo discursivo sobre as imagens da norma culta no Curso de Letras da Metodista; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Nathália Estevam de Oris

A religião no México; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Irani Victal de Pinho Santos

As variedades sociais versus as variedades lingüísticas na mídia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Cláudio Versolato

O uso do ?jurudiquês?: um estudo das variantes linguísticas na área do Direito; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Gumercinda Erika Dueñas Tribiños

A linguagem ?caipira? de Chico Bento: um estudo das variantes linguísticas na Língua Portuguesa; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ana Carolina Parada de Paula

As touradas: Uma análise dos sinais convencionais em diálogo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Camilla Porto Carvalho

Análise dos sinais convencionais: um estudo da Cumbia pela linguagem; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Daniela Camargo Dias Santos

Dia dos Mortos: Um estudo dos sinais convencionais em diálogo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Maristela Aparecida da Rocha

?Ensinar a língua X Ensinar gramática??: estudo discursivo sobre as imagens da norma culta no Curso de Letras da Metodista; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Vilma Rodrigues Leite

A contribuição social da linguística: um estudo à luz da sociolingüística variacionista; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Angelita Bazilio da Costa

La Catrina ? um estudo dos sinais convencionais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Claudeci Pereira de Souza

Educação inclusiva: o ensino de língua portuguesa para alunos usuários de LIBRAS (TCC); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Adriana Maria da Rocha Assis

Um estudo das variantes linguísticas em gibis da Turma da Mônica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Igor de Souza Rufino

O Ultrarromantismo na contemporaneidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Angelo Ardanuy

A figura feminina no Romantismo revisitado; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Heloisa da Cruz Pizze

O universo identitário dos ciganos: proposta de estudo lingüístico e literário de uma cultura hermética; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Carina Cabral da Silva

A ativação de frames no contexto ultrarromântico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Cristina de Souza Cipriani da Silva

Representações da Espanha católica no filme ?La mala educacíon?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Nathália Luiz Blanco

A identidade feminina pelos contos de fadas: um estudo dos ícones, símbolos e ícones em diálogo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Caroline de Melo Vieira

Temas do Romantismo e seus frames: o calar-se e o amor platônico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Elisângela Aparecida dos Santos Lara

; Lucha Libre: um estudo da cultura mexicana a partir do estudo do ícone, símbolo e signo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Nina Laura Santos Vieira

Variantes linguísticas: imposição ou opção?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Catherine Andréa M

I; Tracchi; A dança como identidade cultural dos povos hispano-americanos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Edelaine Rodrigues Costa

A identidade cultural dos povos hispano-americanos: uma análise dos sinais convencionais em diálogo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Andresa Xavier Pereira

Traços do discurso racista no contexto da moda brasileira: um estudo dos sinais convencionais do ícone, signo e símbolo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Antônio Ferreira da Silva

A linguagem da Polícia Civil e Militar do Estado de São Paulo: um estudo das variantes sociolinguísticas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ariana Ferreira Marques

Amor e morte ? uma análise cognitiva em textos literários; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Elaine Cristina Martínez Benítez

A ditadura militar na América Latina; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Alexsander Moreira

Caminho de Santiago de Compostela: Um estudo dos sinais convencionais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ana Claudia Muro Martinez de O

; As variantes linguísticas na Língua Portuguesa: 25 anos de mudanças; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Debora de Souza Campos

O patriotismo e a nostalgia em Pablo Neruda ? um estudo dos sinais convencionais linguísticos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Alzira Silva Alencar de Carvalho

A linguagem evangélica na mídia: um estudo das variantes sociolinguísticas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Claudia Meire Rodrigues

As variantes linguísticas no poema ?Poeta da Roça?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Paulo Rone Zampieri

Um gol de placa: do campo de futebol ao campo lexical e morfológico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Andréa Diót Bertarelli

Identidade Cultural no Contexto Paulistano/Brasileiro: uma Análise dos Sinais Convencionais do Véu; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Danilo Garrido

A representação da morte na cultura mexicana; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Cláudio Roberto Gomes

A identidade cultural dos povos hispano-americanos Frida Kahlo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ariane Valieri

A Gastronomia Paulistana: um estudo dos aspectos identitários pela linguística e literatura; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Aline dos Santos Ribeiro

Estudo sociolinguístico da Língua especial dos homossexuais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Cecília Soares Marchetti, Silvia Germany Castro, Reginaldo R

Retratos da Argentina: estudos das três principais manifestações de linguagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Alessandra P

Moreno Mendes, Ana Paula Barboza, Eduardo G; ; O catolicismo na República Dominicana; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Jonathan da Silva Santos, Tiago Adriano da Silva

As relações de poder no conto de Rubem Fonseca; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Bruna Gonçalves, Leilane Marques de Souza, Nara Barberini

As marcas da auto-estima paulista e seu avesso; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Sergio Henrique Lima Viana

A liberdade nos ícones, símbolos e signos no filme Brazil; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Marcelo Bezerra Nacamori, Rosiane de Kassia Pereira

Análise do Ethos em Canções de Raul Seixas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Claudio Komancsek Garsini, Erica Olivieri, Fábio Marcel Rina

A mudança de imagem do enunciador pelo Ethos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Ana Paula Almeida de Vitto, Eliada Marcos

A presença do futebol em diferentes contextos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Aline Sanchez de Souza, Gabriela do Nascimento Souza

A mudança de ethos nas adaptações textuais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Dartemis Fátima Chagas da Silva, Janisleia Soares Barbos

Reflexões sobre a identidade feminina no contexto brasileiro a partir da linguagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Eduardo Lima Cogheto, Gabriela Apa

de Lima; O cruzamento da Av; São João com a Av; Ipiranga: estudo dos aspectos identitários; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Betania Monteiro Cielo, Camila Santiago, Karina Paulino Sald

A focalização da interatividade e a construção de sentido por meio do processo tradutório; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tradutor e Intérprete) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Alessandra Toffanello Ghilardi, Eder Reynaldo Olivare, Vania

Um estudo da salsa pela linguagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Carina Cabral da Silva, Carolina Polizel Carro, Fernanda Vie

A identidade cultural no contexto paulistano: um estudo dos sinais convencionais no contexto da parada do Orgulho GLBT; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Denise Fárias Ikenaga

, Juliana Mutton, Raquel Silva, Silvan; A Avenida Paulista cmo identidade cultural paulistana; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Edson José Barbosa

O engajamento social em diferentes personagens da Literatura; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Anderson Ferreira de Carvalho

As marcas de hibridismo na formação da identidade cultural musical brasileira; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Antonio Xavier Correia, Bruna Viana, Daniel Francisco de Mel

Traços da tradição cultural da Argentina pelo Tango; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Isabel Cristina Malvezzi, Janaina Pereira Lima, Marcelo Lope

A interação entre "vida X morte" na cultura hispano-americana: um estudo dos sinais convencionais na Festa dos Mortos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Silvana Dewes Scherer

A mulher indígena latino-americana: retratos de uma cultura pelo estudo do ícone, símbolo e signo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Eliane Lucia de Paula, Margareth Carla Machado Santana

O dia dos mortos: um estudo da cultura popular mexicana pela linguagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Reyza Celdera de Godoy

A Identidade Cultural do Futebol no Contexto Brasileiro: uma análise dos sinais em dáilogo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Juliana Destro Culber

Facetas de uma identidade cultural: a bruxaria; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Helena Maria Lemos Flores

Os sinais convencionais da pobreza paulistana: uma análise do ícone, do símbolo e do signo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Fernanda H

L Almeida, Gustavo S; Oiveira, Marisa S Franco; A mulher sob a ótica do Pasquim; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Caroline Sgarbi, Giovanna Lopes,Veridiana M

C; A; L Duzi; Israel X Palestina: um confronto de forças e ideologia; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Bruna M

Lanzarni, Carlos C; Iavelberg, Daniella Grinbergas,; Os atentatos de 11 de Setembro: um estudo dos discursos dos telejornais brasileiros; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Isabelle G

Bertinet, Livia A; Filadelfo, Mariana R; Lago; O discurso Jornalístico: a imprensa abraça a estratégia de mercado; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Bibiana Tescaro, Bruna L

Oliveira, Clarissa Vassimon, Danie; O papel da mídia impressa na convocação da Seleção Brasileira de 2002; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Aline Maria C

Silva, Giovanna T; Bambicini, Lucilia A; Neve; O voto da imprensa; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Lucrecia Z

P; de Assis, Piera S; Ferracciu, Raquel Castilho; Sensacionalismo, contradição e imposição: Marcas do maior veicúlo impreso brasileiro; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Millena Dominique Oliveira Figueiredo

Monitora da disciplinade Garduação em Leitura e Produção de Textos; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - UFAL, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Rafael Falcão

A construção identitária de Alagoas no contexto turístico; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Jonathan Bento

A linguagem dos homossexuais como signo de grupo; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Andréa da Silva Pereira;

Foi orientado por

Hélia Pinheiro Morais da Silva

Trabalhando com as multilinguagens na sala de aula; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Rosa Ferreira Dias

A representação da mulher no discurso jornalístico; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Ana Rosa Ferreira Dias;

Marcelo Schenk Duque

Divergências doutrinárias e jurisprudenciais nos conflitos entre marcas e nomes empresariais: uma análise sob a ótica da segurança jurídica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Ritter dis Reis; Orientador: Marcelo Schenk Duque;

Elisabeth Brait

O diabo na igreja: estudo de alguns discursos identitários de uma universidade confessional da região do Grande ABC; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elisabeth Brait;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, ANDRÉA DA SILVA . O ingresso na prática docente dos letramentos sociais. LINGUAGEM EM FOCO , v. 12, p. 260-279, 2021.

  • GOMES, LUIZ FERNANDO ; PEREIRA, ANDRÉA DA SILVA . NOVOS LETRAMENTOS E ATIVISMO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA COM AS MULHERES DA COMUNIDADE DO PONTAL DA BARRA- MACEIÓ / NEW LECTURES AND SOCIAL ACTIVISM: REFLECTIONS ON AN ETHNOGRAPHIC RESEARCH WITH WOMEN FROM THE COMMUNITY OF PONTAL DA BARRA- MACEIÓ. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 97341-97361, 2020.

  • PEREIRA, Andréa ; MIRANDA, A. R. S. ; SANTOS, D. B. . As refrações circulantes no discurso das bordadeiras do Pontal da Barra: o conflito tradição e trabalho. Leitura (UFAL) , v. 1, p. 115-128, 2016.

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de língua portuguesa a distância: alteridade e construção de conhecimento em fórum de discussão. Quaestio: Revista de Estudos de Educação , v. 15, p. 173-189-173, 2013.

  • STELLA, Paulo ; PEREIRA, Andréa . Relato de uma experiência didático-pedagógica em prática de tradução. Múltiplas Leituras , v. 1, p. 1-15, 2008.

  • PEREIRA, Andréa . Teologia prática e linguagem. Caminhando (São Bernardo do Campo) , v. 9, p. 101-118, 2004.

  • PEREIRA, Andréa ; MAGALHÃES, V. L. M. . A gíria dos homossexuais. Anais de Seminários do Gel, Campinas, v. XXVII, p. 717-720, 1998.

  • PEREIRA, Andréa . Linguagem: Análise das estruturas linguísticas e narrativas. 2. ed. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2010. v. 1. 144p .

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Pedagogia Transmídia na Educação Básica: um projeto de letramentono PIBID sob o enfoque dialógico-discursivo. In: ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO ; RENATA FERREIRA COSTA. (Org.). Multimodalidade e Práticas de Muiltiletramentos no Ensino de Línguas. 1ed.São Paulo: Blutcher, 2019, v. 1, p. 1-304.

  • PEREIRA, Andréa ; FONSECA, S. R. . A festa de São João em uma colcha de retalhos: resgate de memórias de uma comunidade rural por meio de praticas de letramentos. In: Adna de Almeida Lopes; Aldir Santos de Paula. (Org.). Língua e Literatura: práticas pedagógicas em diferentes linguagens. 1ed.Maceió, AL: Edufal, 2019, v. 1, p. 127-150.

  • PEREIRA, Andréa ; SILVA, H. P. M. . O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto. In: Adna de Almeida Lopes; Aldir dos Santos de Paula. (Org.). Língua e Literatura: práticas pedagógicas em diferentes linguagens. 1ed.Maceió, AL: Edufal, 2019, v. 1, p. 211-234.

  • TREVISAN, A. ; PEREIRA, Andréa . ?A Igreja do diabo?, de Machado de Assis: religião e discurso nas entrelinhas da ficção. In: João LeonelL ; Alexandre Huady Torres Guimarães. (Org.). LITERATURA BRASILEIRA E RELIGIOSIDADE. 1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2018, v. 1, p. 1-356.

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Blogs universitários e realidade local:contribuições para a atuação das forças centrífugas da vida verbal. In: Isabel Cristina Michelan de Azevedo. (Org.). Linguagens em diálogos: reflexões bakhtinianas em diferentes perspectivas. 1ed.São Cristóvão: Editora UFS, 2017, v. , p. 1-212.

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de língua portuguesa a distância e constituição do sujeito pela escrita. In: Vera Lucia Harabagi Hanna. (Org.). Letras no Terceiro Milênio: diálogos transdisciplinares. 1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2015, v. 1, p. 111-127.

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Novos Letramentos e Ativismo Social: contribuições teórcio-metodológicas da Linguística Aplicada no percurso de um projeto de Educação Não Formal. In: Heloisa A. de Matos Lins. (Org.). Tecnologias, linguagens e letramentos: sociedade, educação e subjetividade. 1ed.Campinas: Leitura Crítica, 2015, v. 1, p. 127-150.

  • PEREIRA, Andréa ; STELLA, P. R. . Atitudes responsivas no ensino de línguas em comunidades de Maceió. In: Maria Tereza de Assunção Freitas; Andreia Alvim Bellotti Feital, et al.. (Org.). A responsividade bakhtiniana: na educação, na estética, na política. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. 1, p. 27-676.

  • PEREIRA, Andréa . Novos Letramentos , Narrativas e História Local. In: GELNE, 2014, Natal. Anais do GELNE, 2014.

  • PEREIRA, Andréa ; SILVEIRA, I. ; TREVISAN, A. . Literatura e arte no ensino a distância: uma experiência no contexto brasileiro. In: Simposio Ibero-Americano de Aplicaciones y Tecnologias de Información y Comunicaciones, 2012, Orlando, Florida, EUA. A&TIC Simposio Ibero-americano de Aplicaciones y ecnologías de Información y Comunicaciones. Orlando: A&TIC - Memorias, 2012. p. 21-26.

  • PEREIRA, Andréa . Tempo e espaço discursivos em uma narrativa cinematográfica. In: VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita,, 2012, Maceio. Livro de Resumos e Programação. Maceio: EDUFAL, 2012. v. 2/2012. p. 59-59.

  • PEREIRA, Andréa . Profletras: ensino e pesquisa na formação de professores. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , 2019.

  • PEREIRA, Andréa . NARRATIVAS LOCAIS E ESCRITA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO COMO CRIAÇÃO-ATO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa . Uma abordagem dialógico-discursiva para o PIBID-UFAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . PIBID/UFAL - POrtuguês: construindo sentidos para as propostas de letramento a partir do entrecruzamento de diferentes vozes sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Minicurso - Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva bakhtiniana: as vozes do discurso em sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . XI Semana de Letras - Contemponaeus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de Língua Portuguesa, dialogismo e diversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . VOZES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO: RELFEXÕES SOBRE NARRATIVAS DIGITAIS DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . Linhas de Pesquisa Profletras e seus projetos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. ; ROJO, R. . Mesa-Redonda Novos Letramentos, blogs e comportamento on-line. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa ; TINOCO, G. A. . Mesa-redonda: PROJETOS DE LETRAMENTOS NA CIDADE E NO CAMPO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa ; MIRANDA, A. R. S. ; FALCAO, M. . REDES DE COLETIVOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa . As vozes do letramento na Associação das Mulheres do Pontal da Barra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa . TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E LETRAMENTOS: AGÊNCIA, ATIVISMO SOCIAL E SUBJETIVIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa ; SILVA, H. P. M. . O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, P. M. S. S. ; PEREIRA, Andréa . Narrativas digitais e realidade local: uma experiência com alunos do 9 ano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Andréa . Estudos do letramento, tecnologia e discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . Novos Letramentos, Narrativas e História Local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Andréa . Reflexões sobre o trabalho na área Linguagens em perspectiva interdiciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . 'Novos Letramentos e Ativismo Social: A Construção de Identidade e Quatro Associações do Pontal da Barra'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Da gramática ao uso da língua como prática social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Novos Letramentos e Ativismo Social: em busca de uma palavra outra para as mulheres bordadeiras do Pontal da Barra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . A Linguística e a Formação do Professor: contribuições e desafios - A Pedagogia dos Multiletramentos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . Tempo e espaço discursivo em uma narrativa cinematográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de língua e constituição do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de língua, norma culta e relações de poder. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . Fórum de discussão: espaço privilegiado de ensino-aprendizado de língua e constituição do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . A noção de Interação Verbal em Mikhail Bakhtin e seu Círculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa ; SILVA ; Oliveira . Discurso, Cinema e Produção de Sentido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de Línguas e pesquisa-ação em comunidades de Maceió. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Pesquisa Qualitativa: caminhos e possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Projeto de Ensino/Aprendizagem de Línguas em Comunidades de Maceió: reflexões e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa em perspectiva dialógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . Discurso e o conflito entre ideologia dominante versus antagônica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Análise do discurso e materialidades discursivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Discurso e educação na lógica do capital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . O verbo traduzido: diálogos entre literatura e religião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . A responsividade bakhtiniana: educação como resposta responsável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de língua em ead: relato de experiência interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . O papel das imagens da norma culta no processo de formação de professores de língua materna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . Ensino de Línguas: algumas representações em EAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Andréa . A leitura em uma perspectiva Bakhtiniana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . Enfoques culturais da filosofia e da religião. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Andréa . O sermão e seu avesso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, Andréa . O Discurso e a Mídia: análise do aspecto entoacional no discurso político. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . Formas de dialogismo numa produção cultural brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Andréa . Linguística aplicada e questões de trabalho em educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa . A representação da mulher na imprensa paulista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Andréa . A gíria dos homossexuais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, Andréa . Perspectiva histórica da linguística saussuriana. São Bernardo do Campo: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - Campus EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Os momentos precursores da linguística moderna. São Bernardo do Campos: Umesp, 2011 (Cadernos didáticos - Metodista - Campus EAD).

  • PEREIRA, Andréa . O estudo da linguagem como ciência. São Bernardo do Campo: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - Campus EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Aspectos acerca da origem da linguagem. São Bernardo do Campo: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - Campus - EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Teoria do texto e do discurso. São Bernardo do Campo: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos Metodista - Campus EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Acerca do signo linguístico. São Bernardo do Campo - SP: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - EAD).

  • PEREIRA, Andréa . As funções da linguagem. São Bernardo do Campo - SP: Umesp, 2011 (Cadernos didáticos - Metodista - Campous EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Introdução à linguística moderna. São Bernardo do Campo - SP: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - Campus EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Influência cultural na formação docente I. São Bernardo do Campo: UMESP, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista ? EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Influência cultural na formação docente II. São Bernardo do Campo: UMESP, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista ? EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Teoria do texto e do discurso eixo III. São Bernardo do Campo: Umesp, 2011 (Cadernos Didáticos - Metodista - EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Linguagem: análise das estruturas linguísticas. São Bernardo: UMESP, 2010 (Cadernos Didáticos - Metodista ? EAD).

  • PEREIRA, Andréa . Linguagem e Ideologia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2010 (Cadernos Didáticos - Metodista ? EAD).

Outras produções

PEREIRA, Andréa ; GOMES, L. F. . Consultoria para a Gerência de Organização do Currículo Escolar GEORC, setor ligado à Diretoria de Apoio Pedagógico das Escolas DIAPE e à Superintendência da Gestão de Rede Estadual SUGER, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, para a realização do referencial curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas em Língua Portuguesa, Ensino Fundamental II e Médi. 2014.

PEREIRA, Andréa . A linguagem como representação (teleaula). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Perspectivas sociolinguísticas para o estudo da linguagem (teleaula). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Linguística: algumas perspectivas de estudo (teleaula). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Aspectos teóricos e práticos da Linguística (teleaula). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Estudo de duas formas de tratamento para o signo linguístico (teleaula). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Fundamentos da Linguística Estrutural (teleaula). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Aspectos teóricos e práticos da Linguística (teleaula). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Introdução aos estudos linguísticos (teleaula). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Linguística e formas de cortesia (teleaula). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Teoria dos Signos (teleaula). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

PEREIRA, Andréa . Histórico dos estudos linguísticos (teleaula). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - teleaula: aulas ministradas ao vivo via satélite).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Letramento acadêmico: subsídios teóricos e práticos para a construção identitária da trajetória discente no âmbito da pesquisa científica, Descrição: A presente pesquisa aborda o tema do letramento acadêmico como porta de entrada de inserção dos alunos do ensino superior no ambiente científico. A apropriação das atividades de leitura e escrita acadêmicas pelos estudantes em sua trajetória na graduação traz novas demandas, mais complexas, quanto às habilidades linguístico-textuais e ferramentas de uso da internet. Não é raro encontrar nas produções dos nossos alunos problemas relacionados à qualidade das citações de textos acadêmicos, uso de uma bibliografia muito restrita, supervalorização de livros publicados pelas editoras nacionais de maior prestígio, a despeito de sua desatualização, em detrimento da leitura de teses, dissertações e artigos mais recentes sobre o tema, produções essas igualmente relevantes que atualizam e dinamizam a construção do conhecimento, entre outros. Diante desse contexto e problema de pesquisa, este projeto tem como objetivos gerais: 1) desenvolver uma proposta de letramento acadêmico, a fim de oferecer subsídios para formação dos alunos da graduação e da pós-graduação, no que tange às atividades de leitura e escrita, para a pesquisa acadêmica; e 2) criar um ambiente virtual que faça circular o estado da arte dos temas de referência da área da Linguística, subárea da Linguística Aplicada, envolvendo a discussão de pesquisas que articulam três temáticas: letramento(s), tecnologia e a perspectiva dialógica bakhtiniana do discurso. Como objetivos específicos, o projeto visa: 3) realizar a busca dos temas de referência em diferentes mídias; 3) elaborar um manual sobre como procurar e como avaliar o material; 4) selecionar o material pesquisado, de acordo com a sua temática acadêmica ? dar-se-á prioridade aos temas de referência delimitados nesta pesquisa ?, bem como com sua natureza genérica: artigo, dissertação, tese, vídeo, palestra, artigo jornalístico, entre outros; 5) organizar o layout do ambiente virtual de acordo com a seleção temática e genérica; 6) produzir pequenos resumos, antecipando ao leitor o que ele encontrará em cada seção do ambiente virtual a ser criado; 7) produzir pequenos resumos e resenhas dos textos acadêmicos selecionados; 8) produzir pequenas resenhas também em formato audiovisual; 8) Elaborar guias de como produzir resumos e resenhas, tendo em vista as seguintes noções: características textuais e discursivas, tipologia textual e sequências textuais. Os procedimentos metodológicos estão organizados em duas partes: uma teórica e, a outra, prática. A parte teórica propõe uma discussão sobre letramento acadêmico, à luz dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014); estudo sobre o sentido de construção identitária (LEA, M. R.; STREET, B., 1998) e, ainda, um aprofundamento teórico sobre o estado da arte dos temas de referência da área da Linguística, subárea da Linguística Aplicada, envolvendo o estudo de pesquisas que articulam três temáticas, que são letramento(s), tecnologia e perspectiva dialógica bakhtiniana do discurso. Já a parte prática é dividida em quatro etapas: 1) etapa de busca ? realização da busca dos temas de referência em diferentes mídias ?; 2) etapa da produção pedagógica ? desenvolvimento de um manual de procedimentos que ofereça subsídios para que o aluno-pesquisador ?; 3) etapa da produção do ambiente digital ? desenvolvimento do ambiente digital para poder servir de repositório de toda a produção da parte prática dos procedimentos metodológicos em um formato que acolha as informações verbais e as audiovisuais e 4) etapa da produção textual ? produção de pequenos resumos e resenhas dos textos acadêmicos selecionados para serem publicados em formato de texto escrito, mas também no formato audiovisual e de elaboração de guias de como produzir resumos e resenhas, tendo em vista as características textuais e discursivas, a tipologia textual e as sequências textuais. Como resultados, espera-se que a pesquisa,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Paulo Rogério Stella - Integrante / Luiz Fernando Gomes - Integrante / Milena Dominique Oliveira Figueiredo - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Letramento, discurso e tecnologia: a articulação estética e epistemológica à luz do pensamento bakhtiniano, Descrição: Refletir sobre a articulação entre escrita, discurso e tecnologia a partir do debate epistemológico entre o moderno e o pós-moderno no âmbito da educação de línguas. Apresentar duas leituras do pensamento bakhtiniano para o refletir sobre o conceito de cibercultura. Estudar a pertinência da cibercultura para o âmbito da educação, bem como de que forma a noção de conexionismo pode oferecer sentidos de ativismo social para a prática de letramento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (8) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Paulo Rogério Stella - Integrante / Luiz Fernando Gomes - Integrante / Millena Dominique Oliveira Figueiredo - Integrante / Mariana Galdino Santana - Integrante / Flavia Karolina Lima Duarte Barbosa - Integrante / Herica Maria Santos de Araujo - Integrante / João Victor Gomes Gama - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Leitura e Produção Textual: estudo de práticas de linguagem em sala de aula à luz da Pedagogia dos Multiletramentos e da abordagem teórico-metodológica da etnografia para o contexto escolar, Descrição: O presente projeto, inserido na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, tem como foco estudar as contribuições da articulação da Pedagogia do Multiletramentos, incluindo a linguagem digital, com a abordagem da etnografia no contexto escolar, que tem como centro os processos de descrição densa no trabalho de campo, para o trabalho com leitura e escrita na educação básica das Escolas Públicas de Alagoas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Paulo Rogério Stella - Integrante / Luiz Fernando Gomes - Integrante / Sandro de Lima Basilio - Integrante / ELIANE MARIA CAVALCANTE MAGALHÃES - Integrante / SARA RODRIGUES DA FONSECA - Integrante / LUANA DE FARIAS BARBOSA - Integrante.

  • 2016 - 2017

    REDES DE COLETIVOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVO, Descrição: Esta pesquisa se propõe a compreender as articulações entre linguagem e trabalho no contexto dos coletivos sociais. A realização de uma pesquisa PIBIC com essa temática se justifica, uma vez que, no âmbito do trabalho extensionista, temos desenvolvido projetos de letramentos, incluindo os letramentos digitais, como forma de ativismo social em coletivos sociais localizados em Comunidades de Maceió. Segundo Machado (2007), vivemos hoje ?novas formas de atuação coletiva?. O ?novo? tem um duplo sentido. Primeiramente, ele aponta para a ideia da rede (o conexionismo), ou seja, os grupos não se organizam de maneira isolada. Dessa forma, os coletivos sociais, atuando em conjunto, ajudam-se mutuamente, deixando a caracterização de ?grupos isolados? (associações, ONGs, entre outros) e passando para a de movimento social em rede. (cf. GOMES, 2015). O outro sentido para o ?novo? diz respeito ao uso das tecnologias na internet, que constitui espaço de possibilidade para que os coletivos sociais não apenas possam se organizar e se articular, mas também formar novos movimentos e criar novas formas de ativismo. O trabalho com as redes de coletivos sociais, entretanto, não se confunde com ter o domínio de tecnologias da informação e da comunicação. Para além das questões técnicas, o que importa para o trabalho dos coletivos sociais em rede é ter uma ancoragem discursiva, ou seja, é não perder de vista a dimensão da natureza ideológica das práticas de linguagem, o que implica um trabalho educativo. Para tanto, antes do trabalho de campo de cunho ext ensionista nos coletivos, como está previsto para ocorrer neste ano, precisamos aprofundar nosso olhar investigativo sobre a questão. Assim, é nosso objetivo geral de pesquisa PIBIC 2016-2017 fazer uma análise dialógico-discursiva de redes de coletivos enquanto espaços de articulação e debates dos movimentos sociais como subsídio para um trabalho de extensão envolvendo letramento em organizações de Maceió. Como objetivos específicos, pretendemos identificar os principais temas circulantes nos sites e os entrecruzamentos ideológicos ali instaurados; verificar como os temas se materializam na estrutura hipertextual dos sites e compreender, pelas marcas linguísticas e discursivas, como se dão as relações identitárias de cada coletivo participante da rede. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e tem como base teórica a abordagem dialógico-discursiva de inspiração bakhtiniana. Os procedimentos de análise seguirão as etapas metodológicas de a) aproximar o estudo da ideologia da realidade material do signo; b) não separar o exame dos signos (verbais e não verbais) das formas concretas da comunicação social; e c) não separar a comunicação e suas formas de sua base material (cf. BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1995/1029, p.44). Noções teóricas da arquitetônica da concepção bakhtiniana da linguagem, além das de dialogismo e alteridade, também deverão ser mobilizadas para a análise, tais como as de signo ideológico e tema. Contudo, outras poderão ser convocadas no momento da análise, a depender dos dados coletados. Quatro sites, ainda a serem escolhidos, deverão constituir os dados desta pesquisa. Dois deles deverão advir dos sites indicados pela literatura sobre movimentos sociais (cf. MACHADO, 2007). São eles: Oxfoam International; The Palestinian NGO Network; IGC e APC (Institute for Global Communications Association for Progressive Communications); Indymedia (Centro de Mídia Independente CMIs); Global Trade Watch (GTW); Nodo50.org; No Border; Third World Network; Fórum Social Mundial. A escolha dos demais dois sites a serem pesquisados deverá ter como critério de preferência sites locais do estado de Alagoas, especialmente os que têm como foco os coletivos sociais da cidade de Maceió, caso eles existam. Se não houver, faremos a busca de sites de regiões mais próximas, como, por exemplo, de estados vizinhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Magna Falcão - Integrante.

  • 2014 - 2015

    OS REFERENCIAIS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REGIÃO NORDESTE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE OU ALTERIDADE?, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a discutir os referenciais curriculares da Educação Básica da Região do Nordeste do Brasil como um modo de transposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (3 e 4 Ciclos) ? daqui por diante PCNs ? às práticas de sala de aula. Um dos principais objetivos dos parâmetros é o de oferecer diretrizes para a construção dos currículos estaduais e municipais, tarefa que deverá ser realizada pelos órgãos educacionais públicos, incluindo também as próprias escolas, de acordo com as necessidades e características culturais e políticas regionais. Investigar questões relacionadas à atividade de reinterpretação dos parâmetros nacionais para contextos locais se justifica pela contribuição que esses documentos irão oferecer aos demais modos de transposição dos PCNs às práticas escolares, tais como: a formação inicial e continuada dos professores, a análise de livros e outros materiais didáticos, a elaboração do projeto político pedagógico das escolas, a realização do plano de aula, entre outros. Os objetivos gerais desta investigação são: a) desenvolver um estudo linguístico-discursivo sobre como os referencias curriculares da Região Nordeste interagem com os princípios dos PCNs de Língua Portuguesa dos 3 e 4 Ciclos, estabelecendo com eles relação de identidade ou alteridade; e b) estabelecer um cotejo entre os referenciais da Região Nordeste com outros referenciais elaborados em estados de outras Regiões do Brasil. Como objetivos específicos, destacam-se: c) investigar a presença ou não de vozes sociais que singularizam os referencias curriculares regionais; e d) identificar como a organização dos conteúdos se encontra distribuída nos referenciais curriculares escolhidos para análise. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e tem como base teórica a abordagem linguístico-discursiva inspirada em Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Sendo a noção da alteridade central do pensamento russo, levantamos como questão de pesquisa em que medida as vozes que reinterpretam os PCNs estabelecem com ele relação de alteridade, o que significaria trazer à arena o embate de vozes que aponta para as diferentes realidades regionais, ou de identidade, que, por sua característica estabilizadora dos sentidos, tende a tornar os referenciais curriculares mais um documento burocrático escolar. Os corpura da presente pesquisa são constituídos pelos referencias curriculares da Região Nordeste elaborados e já em circulação nos seus estados, neste caso, o de Pernambuco e o do Ceará ?? por serem estados da Região Nordeste, cremos que esse estudo nos ajudará a entender melhor a realidade de Alagoas ??, e de referencias curriculares de estados de outras duas Regiões do Brasil: São Paulo e Rondônia, para estabelecer o contraponto. É nosso interesse, em futuras pesquisas, continuar este estudo incluindo documentos dos demais estados brasileiros. Este trabalho faz parte das pesquisas realizadas no Grupo de Estudos Observatório da Linguagem em Uso, inserido na linha de pesquisa da Linguística Aplicada (Área de Concentração da Linguística), da FALE/PPGLL. Palavras-chave: Referencial curricular; Identidade, Alteridade, Ensino de língua portuguesa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Dhiego Nogueira Simões - Integrante / Jonathan Viana dos Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Novos Letramentos, Narrativas e História Local, Descrição: Esta pesquisa se desenvolve na Associação das Mulheres do Pontal da Barra, vila localizada em Maceió, onde um grupo de rendeiras participa de um coletivo de trabalho para a produção e comercialização de trabalhos artesanais. O objetivo geral é identificar as demandas de uso da linguagem nos novos contextos exigidos pelas relações de trabalho na Associação das Mulheres do Pontal da Barra. Os objetivos específicos são: a) ouvir e registrar as narrativas de vida das mulheres da Associação; b) reconstruir a história local e resgatar a identidade do bairro; c) conhecer as relações entre a escola e a comunidade, tanto do ponto de vista dos moradores, quanto do da própria escola e d) investigar de que forma a escola dá conta das necessidades de uso da linguagem na comunidade onde ela se insere. Os procedimentos metodológicos são baseados em pesquisa narrativa de vida e na abordagem da etnografia, combinados com a perspectiva dialógica-discursiva para estudo da linguagem de inspiração bakhtiniana. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: as entrevistas gravadas em áudio com membros das associações e da escola no Pontal da Barra; as fontes primárias: documentos comerciais usados pelos membros das associações; os diários do pesquisador: conversas informais com moradores do Pontal da Barra; os registros dos processos de negociação e de desenvolvimento dos projetos propostos e as entrevistas semi-estruturadas. Esta investigação, vinculada ao projeto de extensão em andamento intitulado Novos Letramentos e ativismo social: em busca de uma palavra outra para as mulheres do Pontal da Barra, tem como metas a educação para a mobilização social com vistas à melhorias no trabalho e na vida social, a colaboração para a construção da identidade local da Comunidade do Pontal e introdução de novos usos da escrita no contexto social local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Ensino de Língua na modalidade a distância em perspectiva dialógica, Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a discutir o ensino de língua no contexto da modalidade a distância à luz da concepção dialógica da linguagem e, dessa forma, está vinculado ao Curso de Letras: Português/Espanhol da modalidade a distância da UMESP. Tem como objetivos gerais (a) discutir o tema da representação acerca do ensino de língua no contexto da modalidade a distância a partir da prática do Curso de Letras: Português/Espanhol da Metodista e; (b) investigar estratégias didáticas para o ensino de língua possíveis de serem aplicadas no contexto da EAD pelo uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Coordenador / Ariana Ferreira Marques - Integrante / Patricia Sosa de Mello - Integrante / Camila Santiago - Integrante.

  • 2009 - 2010

    A construção do trabalho de conclusão de Curso TCC em EAD, Descrição: O presente projeto de pesuisa tem como objetivo verificar como os alunas da modalidade a distância estabelecem o seu objeto de estudo, traçam os objetivos de sua pesquisa e pesquisam o material necessário para desenvolver o seu TCC. Além disso a pesquisa também visa contribuir com os professores de metodologia científica de todos os cursos de EAD da Universidade Metodista de São Paulo, apresentando material que lhes permita orientar seus alunos nesta modalidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa da Silva Pereira - Integrante / Edna Maria Barian Perroti - Coordenador / Catia Veneziano Pitombeira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, FALE. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141332, Ramal: 5405, Fax: (82) 43665600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

ufal

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1999 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

2011 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Ajunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordena o Mestrado Profissional - PROFLETRAS/UFAL Disciplina: Alfabetização e Letramentos Ministra as seguintes disciplinas: Curso de Letras: Leitura e Produção de Textos para Língua Portuguesa Teoria Linguística 2 Estudos Bakhtinianos Organização do Trabalho Aacdêmico Outros Cursos Português Instrumental

Atividades

  • 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, FALE.,Linhas de pesquisa

  • 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, FALE.,Linhas de pesquisa

1999 - 2010

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Professor Adjunto B, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2007

    Direção e administração, Educacional.,Cargo ou função, Coordenador de Curso Letras Português/Espanhol EAD.

  • 08/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística, Análise do Discurso

2004 - 2010

Centro Universitário Fundação Santo André

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assitente I, Carga horária: 8

1990 - 1994

Colégio Metodista União

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Fundamental II, Carga horária: 20

1999 - 2000

Colégio Madre Alix

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Fundamental II, Carga horária: 25