Teresa Maria de Medeiros Maciel

DOUTORA em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. MESTRE em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Pernambuco e BACHAREL em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora do DEINFO/UFRPE. Atualmente é Secretária de Tecnologias Digitais na UFRPE.. Áreas de interesse: qualidade de sw, metodologias ágeis, definição e melhoria de processos de software, métricas de software, gestão de projetos e engenharia de software. Nesta área, tem realizado pesquisa, organizado eventos e ministrado palestras e cursos.

Informações coletadas do Lattes em 09/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciência da Computação

2010 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ?UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DA AGILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Orientador: Silvio Romero Lemos Meira
Palavras-chave: Engenharia de Software; Métodos Ágeis; Definição e melhoria de processos de software.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.

Mestrado em Ciências da Computação

2003 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Definição e Adaptação de Processo de Software com Base em um Modelo Hierárquico de Processo, Ano de Obtenção: 2005
Alexandre Lins de Vasconcelos.Palavras-chave: Engenharia de Software; QUALIDADE DE SW; Modelos de qualidade; Definição e melhoria de processos de software.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Atividades de Informática e Conexas.

Especialização em Mba Gestão de Negócios

1999 - 1999

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em BACHARELADO EM CIENCIA DA COMPUTACAO

1991 - 1994

Universidade Católica de Pernambuco

Formação complementar

2006 - 2006

Formação de Black Belt - Lean Six Sigma. (Carga horária: 160h). , M.Domenech, M.DOMENECH, Brasil.

2002 - 2002

Software Quality Engineering. (Carga horária: 40h). , American Society for Quality, ASQ, Estados Unidos.

2001 - 2001

APG - Programa de Gestão Avançada. (Carga horária: 70h). , AMANA-KEY, AMANA-KEY, Brasil.

1997 - 1997

Objektorientiert Softwarewicklung - Des.Sw OO. (Carga horária: 15h). , Volkshochschule, VHS, Alemanha.

1997 - 1997

Projektmanagement - Gerência de Projetos. (Carga horária: 16h). , Volkshochschule, VHS, Alemanha.

1997 - 1997

Qualitätmanagement - Gerência de Qualidade. (Carga horária: 8h). , Volkshochschule, VHS, Alemanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: MÉTRICAS DE SOFTWARE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: QUALIDADE DE SOFTWARE.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA.

Organização de eventos

MACIEL, T. M. M. ; CURSINO, R. . Agile Executive 2023. 2023. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. ; CURSINO, R. . Agilidade Recife 2022. 2022. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. ; MENENDEZ, A. . Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES). 2022. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade Recife. 2019. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade Recife. 2018. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. ; SOUZA, R. C. ; AMARAL, H. . Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES). 2017. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. ; CURSINO, R. . Agilidade Recife 2017. 2017. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. ; CURSINO, R. . Agilidade Recife 2016. 2016. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Conferência Brasileira em Métodos Ágeis - Agile Brazil. 2015. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade Recife 2014. 2014. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade Recife. 2013. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Conferência Brasileira em Métodos Ágeis - Agile Brazil. 2012. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade na Pratica. 2012. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agile Brazil. 2011. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Workshop Brasileiro de Metodos Ágeis. 2011. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agile Brazil. 2010. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade na Prática. 2010. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agile Brasil. 2010. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade na Pratica. 2009. (Outro).

MACIEL, T. M. M. . ?Uso do Scrum em Ambientes CMMI?. 2008. (Outro).

MACIEL, T. M. M. . Qualidade em Destaque. 2007. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . SpinRecife'2007. 2007. (Outro).

MACIEL, T. M. M. . Encontro de Qualidade e Produtividade de Software - EQPS. 2004. (Outro).

SALVIANO, C ; SANTANA FILHO, O. V. ; MACIEL, T. M. M. . Simpósio Internacional de Melhoria de Processos - SIMPROS 2003. 2003. (Congresso).

SALVIANO, C ; SANTANA FILHO, O. V. ; MACIEL, T. M. M. . SIMPROS 2002(Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software e de Sistemas). 2002. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . EQS 2002 - Encontro da Qualidade de Software. 2002. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade Recife. 2019. (Congresso).

MACIEL, T. M. M. . Agile Brasil. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

CIO Brasil Gov 2019. Agenda técnica. 2019. (Feira).

Encontro Latinoamericano Eciencia. Comitê Avaliador da Novena Conferencia Latinoamericana de Directores de Tecnologias de Información y Comunicación. 2019. (Congresso).

Fórum RNP 2019. 2019. (Seminário).

II Encontro dos Escritórios de Processos. 2019. (Encontro).

XIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. 2019. (Simpósio).

XI Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. 2019. (Feira).

Agile Trends.Premiação Agilidade Brasil. 2018. (Encontro).

Agile Trends Management 2018. 2018. (Encontro).

Encontro Latinoamericano Eciencia. Comitê Avaliador da Octava Conferencia Latinoamericana de Directores de Tecnologias de Información y Comunicación. 2018. (Congresso).

Agile Trend. 2017. (Encontro).

I Encontro dos Escritórios de Processos. 2016. (Encontro).

X Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. 2016. (Feira).

XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2015. (Congresso).

XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.Aplicação de Métricas Lean para Análise e Melhoria em Processos de Manutenção de Software. 2014. (Simpósio).

CONSERPRO 2010. CONSERPRO 2010. 2010. (Congresso).

Encontro Ágil. 2009. (Encontro).

EQPS'2009-Manaus.EQPS'2009-Manaus. 2009. (Encontro).

EQPS'2009 - Ouro Preto.FireScrum e Utlização do Scrum para Ensino em Engenharia de Software. 2009. (Encontro).

SBQS'2009.Coordenação do Evento - UFRPE. 2009. (Simpósio).

IDEAS´08.IDEAS2008 (Painel - Práticas e Desafios da Engenharia de Requisitos nas Empresas). 2008. (Oficina).

Simposio Brasileiro de Qualiddade de Software.SBQS'2009. 2008. (Simpósio).

Comitê aberto de Tecnologia da Informação e Comunicações.Melhoria de Processo de Software ? CMMI x MPS BR. 2007. (Encontro).

SPIN - RECIFE 2007.Benefícios da Adoção do CMMI3 na Melhori de Processos de Software. 2007. (Encontro).

VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE.Implantando uma Gestão Colaborativa de Processos Aderente ao CMMI em um Instituto de Inovação. 2007. (Simpósio).

ISDConference 2006. A estratégia Six Sigma em projetos de inovação. 2006. (Congresso).

ISD Brasil Costumers Conference. Benefícios de um projeto de melhoria aplicado a um grupo de empresas. 2004. (Congresso).

Proquality 2003.Melhoria de Processos de Software. 2003. (Seminário).

SIMPROS 2002.Gestão da Qualidade em Projetos de Software baseada no CMM - Aspectos Práticos. 2002. (Simpósio).

SIMPROS 2001. 2001. (Simpósio).

Seminário de Qualidade de Software.Oportunidades e Desafios na Busca pela Qualidade de Software: A Experiência CESAR. 2000. (Seminário).

Workshop da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP. 2000. (Encontro).

XI CITS. 2000. (Congresso).

I SEMANA DA QUALIDADE EM SOFTWARE. 1999. (Simpósio).

SBES/WQS. Uso do RUP na Implementação da ISO9000-3. 1999. (Congresso).

X CITS. 1999. (Congresso).

XIII SBES 1999. 1999. (Congresso).

XV CONGRESSO DA SBC / CLEI. 1995. (Congresso).

INFORNORDESTE 1994. 1994. (Congresso).

XIV CONGRESSO DA SBC. 1994. (Congresso).

XXV CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA. 1992. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: André Ricardo Zavan

MACIEL, T. M. M.; FURTADO, M.E.. PRODES ? UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO NO SCRUM E FDD. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: José Aprígio Carneiro Neto

MACIEL, T. M. M.SOARES, F.S.F.. A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS NO ÂMBITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Viviane Carla Batista

MACIEL, T. M. M.; MORAES, M. C.. Melhoria no Processo de Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software na Graduação. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: BRUNO S

ALBUQUERQUE, J. O.; ARAUJO, Eratostenes;MACIEL, T. M. M.. Q.Lima, Fernando Szimanski, José P.A. Neto, Érica G.. GabiNET. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Melissa P

ARAUJO, Eratostenes; ALBUQUERQUE, J. O.;MACIEL, T. M. M.. , Vanessa C., Luiz F.C., Matheus S.M.. Fábrica de Software XFactory. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Diogo V

ALBUQUERQUE, J. O.; ARAUJO, Eratostenes;MACIEL, T. M. M.. S., Eric O.C., Jamerson R.F.L., Tarciana M.S.K.. FireScrum. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Aluno: Amaro E

ALBUQUERQUE, J. O.; ARAUJO, Eratostenes;MACIEL, T. M. M.. F.S., Gustavo H.S.A., José C.A.N., Rodrigo F.L., Thi. Sistema de Avaliação e Monitoramento do Aprendizado à Distância. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

MACIEL, T. M. M.. Prêmio Dorgival Brandão - MCT/PBQP-SW. 2008. Ministerio de Ciencias Tecnologia y Medio Ambiente.

MACIEL, T. M. M.. Prêmio Dorgival Brandão (MCT/PBQP-SE). 2007. Secretaria de Informatica MCT.

Orientou

Virgínia Farias de Sousa

Uma análise do impacto de code smells nas mudanças de software; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, ; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Carlos Frederico Costa Giani

Uso de Métricas para apoiar na identificação de desperdícios no desenvolvimento Lean de software; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, ; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Danielly Fernandes Silveira de Lira

Um conjunto de desafios e boas práticas para organizações ágeis de software com base na experiência da manufatura; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Coorientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Marcelo Luiz Monteiro Marinho

Avaliação de Desempenho de Processos de Teste; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Marcely Santos

Avaliação de Desempenho de Processos de Gerência de Mudanças; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Eric Cavalcanti

FireScrum: Ferramenta de apoio à gestão de projetos utilizando Scrum; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, ; Coorientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Hernan Munoz

Adapting Agile Tracking Practices to Distributed Environment; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Coorientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Jose Fabio Nascimento de Almeida

Cultura organizacional e desenvolvimento ágil de software; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ágil de Projetos) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Gustavo Henrique P

A; Fonseca; Estimativas de Tamanho de Software; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Késia de A

Feitosa; Análise da Evolução do SW-CMM para CMMI em Software; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Maria Raquel C

Luna; Engenaria de Requisitos: O Suporte do RUP na Implementação do SW-CMM; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Eva M

B; M; Maciel; Aderência do RUP à norma ISO12207; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Flávia D

D'Amorim; PMBOK X CMMI; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Maria Eduarda N

Marinho; Modelo para Contratação de Terceiros no Desenvolvimento de Software para o SESC/PE Utilizando PMBOK x CMMI; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Leonardo Martins de Albuquerque

CMM para Pequenas e Médias Organizações; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Ricardo Augusto Coutinho Barreto

ISO9001:2000; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Thais Moura de Freitas

Aplicação de Uma Estratégia de Testes no Desenvolvimento de Software; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Luan Rodrigo Reis Pereira dos Santos

Utiliza ̧c ̃ao da Tecnologia de Classifica ̧c Audio como Proposta de Ajudar os Defici?entes ́ Auditivos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Daniel Filype Silva Barreto

Um Estudo sobre Lições Aprendidas na Adoção de Métodos Ágeis por Organizações de Software ́; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Bruna Regina de Almeida Chagas

Conjunto de Métricas para Suporte aos Princípios do Desenvolvimento Ágil de Software; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Karine Gabrielle Santos de Oliveira

Análise do Impacto da Utilização do Lean e Kanban em Serviços de Software; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Jessica Nunes da Silva

Trabalho de Conclusão de Curso Uma ferramenta para cálculo de Métricas Lean; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Johann Gomes Barros Lima

Uma aplicação de impacto social com aprendizado de máquina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Teresa Maria de Medeiros Maciel;

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. A. P. ; KOSTA, S. ; RODRIGUES, M. ; OLIVEIRA, D. M. ; MACIEL, T. M. M. ; MEI, A. ; MACIEL, P. R. M. . Mobile Cloud Performance Evaluation Using Stochastic Models. IEEE TRANSACTIONS ON MOBILE COMPUTING , v. 12, p. 12, 2017.

  • MACIEL, T. M. M. ; MUNOZ, J Hernan . Acompanhamento de projetos distribuídos com Scrum. Engenharia de Software Magazine , v. 30, p. 2, 2010.

  • MACAL, A. S. ; FREITAS, B. C. C. ; SOARES, F.S.F. ; FURTADO, M.E. ; MACIEL, T. M. M. ; BELCHIOR, A. . Blending Scrum practices and CMMI project management process areas. Innovations in Systems and Software Engineering (Print) , v. 5, p. 1-23, 2007.

  • MACIEL, T. M. M. ; MEIRA, S. L. . Um Modelo para Avaliação da Agilidade no Desenvolvimento de Software. 1a. ed. Londres: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 152p .

  • VASCONCELOS, A. M. L. ; MACIEL, T. M. M. . Introdução à Engenharia de Software e aos Princípios da Qualidade. Lavras: UFLA, 2003. 104p .

  • SALVIANO, C. F. (Org.) ; SANTANA FILHO, O. V. (Org.) ; MACIEL, T. M. M. (Org.) . Anais do SIMPROS 2002: IV Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software. São Paulo: SENAC, 2002.

  • MUNOZ, J Hernan ; MACIEL, T. M. M. . Acompanhamento de projetos distribuído com Scrum. DevMedia, 01 set. 2010.

  • SOARES, F.S.F. ; MACIEL, T. M. M. ; WANDERLEY, E. M. . Eclipse Process EPFComposer. Engenharia de Software Magazine, 01 out. 2009.

  • MACIEL, T. M. M. . Qualidade no Dezenvolvimento de Software. Financeiro, Brasil, p. 20 - 21, 01 ago. 2007.

  • MACIEL, T. M. M. ; CAMPELO, G. M. C. . Suporte de Ferramentas CASE na Implantação do CMM. Developers Magazine, 01 ago. 2000.

  • MACIEL, T. M. M. . Estruturação e Implantação da Central de Serviços Digitais na UFRPE. In: WTICIFES 2022, 2022, Aracaju. Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior 14ª edição. BRASILIA: ANDIFES, 2022. v. 1. p. 1-2012.

  • MACIEL, T. M. M. . Estruturação e Implantação da Central de Serviços Digitais na UFRPE. In: WTICIFES 2022, 2022, Aracaju. Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior 14ª edição. BRASILIA: ANDIFES, 2022. v. 1. p. 1-2012.

  • DANTAS, S. ; MACIEL, T. M. M. . Melhoria Organizacional com Base no Grau de Felicidade dos Colaboradores. In: TERESA M M MACIEL, 2019, Recife. Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. Brasilia: ANDIFES, 2019. v. 1. p. 157-163.

  • MACIEL, T. M. M. ; DANTAS, S. . Melhoria Organizacional com Base no Grau de Felicidade dos Colaboradores. In: WTICIFES 2019, 2019, Mato Grosso. Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior 13ª edição. BRASILIA: ANDIFES, 2019. v. 1. p. 1-390.

  • MACIEL, T. M. M. ; MEIRA, S. L. . A Guideline for Supporting Agile Process Assessments. In: The Ninth International Conference on Software Engineering Advances ICSEA 2014, 2014, Nice. The Ninth International Conference on Software Engineering Advances ICSEA 2014, 2014.

  • MACIEL, T. M. M. ; Luciano do Rêgo Galvão ; MEIRA, S. L. . Aplicação de Métricas Lean para Análise e Melhoria em Processos de Manutenção de Software. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2014, Blumenau. Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2014.

  • MARINHO, M. ; MACIEL, P. R. M. ; MACIEL, T. M. M. . Stochastic Model for Performace Evaluation of Test Planning. In: SMC 2010, 2010, Stanbul, Turquia. SMC 2010, 2010.

  • MARINHO, M. ; MACIEL, P. R. M. ; MACIEL, T. M. M. . Performance Evaluation Model for Test Process. In: Latin-American Test Workshop, 2010, Punta Del Est. LATW2010, 2010.

  • MARINHO, M. ; MACIEL, P. R. M. ; MACIEL, T. M. M. . Performance Evaluation of Test Process Based on Stochastic Models. In: Spring Simulation Multiconference, 2010, Orlando. SpringSim'10, 2010.

  • Célio Santana ; Cristine Gusmão ; MACIEL, T. M. M. ; VASCONCELOS, A. M. L. ; Ana Rouiller . Agile Software Development and CMMI: What we do not know about Dancing with Elephants. In: Tenth International Conference on Agile Processes, 2009, Sardinia, Italy. Tenth International Conference on Agile Processes, 2009.

  • MACAL, A. S. ; MACIEL, T. M. M. ; FURTADO, E S . Uma Análise sobre o Interesse de Organizações na Melhoria de Processos de Gestão baseada em Práticas do Scrum e CMMI. In: CLEI - Conferencia Latinoamericana de Informática 2008, 2008, Santa Fe. CLEI'2008, 2008.

  • MACIEL, T. M. M. ; MACAL, A. S. ; Furtado, F ; FURTADO, E S . Uso do Scrum na Gestão do Programa de Melhoria de Processos em uma Organização CMMI 3. In: XXXIV Conferencia Latinoamericana de Informática, 2008, Santa Fé. XXXIV Conferencia Latinoamericana de Informática - CLEI'2008, 2008.

  • MACIEL, T. M. M. ; MACAL, A. S. ; Furtado, F ; FREITAS, B. ; XAVIER, M. . Uso do SCRUM em Ambiente CMMI3. In: SIMPROS 2007 (VIII Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software e de Sistemas), 2007, São Paulo. Anais do SIMPROS 2007 (VIII Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software e de Sistemas), 2007.

  • MACAL, A. S. ; BUCHMANN, C.M.A. ; WANDERLEY, E.M. ; MACIEL, T. M. M. . Implantando uma Gestão Colaborativa de Processos aderente ao CMMI em um Instituto de Inovação. In: VI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2007, Porto de GAlinhas. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), 2007.

  • MACAL, A. S. ; FREITAS, B. ; Furtado, F ; MACIEL, T. M. M. . Estendendo o SCRUM segundo as Áreas de Processo de Gerenciamento de Projetos do CMMI. In: CLEI 2007 - Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, San Jose. Anais do CLEI 2007, 2007.

  • Kival Weber (1), Ana Regina Rocha (2), Ângela Alves (3) ; Arnaldo M. Ayala, Austregésilo Gonçalves, Benito Paret ; Clenio Salviano, Cristina F. Machado, Danilo Scalet ; MACIEL, T. M. M. . Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software: uma abordagem brasileira. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE INFORMÁTICA - CLEI, 2004, Arequipa-Peru. ANAIS DO CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE INFORMÁTICA - CLEI, 2004.

  • MACIEL, T. M. M. . Implementação do CMM2 em Grupos de Pequenas Organizações. In: SIMPROS 2003 (V Simpósio Internacional de Melhoria de Processo de Software), 2003, Recife. Anais do SIMPROS 2003, 2003.

  • MACIEL, T. M. M. ; ALCANTARA, A. ; MEIRA, S. L. ; SILVA, F. Q. . USO DO PROCESSO RUP NA IMPLANTAÇÃO DA ISO9000-3. In: sbes99/wqs'99, 1999, FLORIANOPOLIS. SBES'99, 1999.

  • BARROS, P. R. M. M. D. ; MACIEL, T. M. M. . A Petri Net Approach for Computing Load Balance in Hardware/Software Codesign. In: Advanced Simulation Tecnology Conference, 1998, Boston. High Performance Computing Proceedings, 1998. p. 360-368.

  • MACIEL, P. R. M ; MACIEL, T. M. M. ; ALBUQUERQUE, L ; CASTRO, J. . Aplicacão de Redes de Petri Temporizadas no Diagnostico de Falhas em Sistemas Digitais. In: IV Congresso de Informáticae Telecomunicacões do Nordeste, 1995, Recife. IV Congresso de Informáticae Telecomunicacões do Nordeste, 1995.

  • MACIEL, P. R. M ; MACIEL, T. M. M. ; ALBUQUERQUE, L ; CASTRO, J. . Uso de Redes de Petri Temporizadas para o Diagnóstico de Falhas em Sistemas Digitais. In: VI Simpósio de Computadores Tolerantes à Falhas, 1995. Anais do Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas, 1995. p. 181-200.

  • MACIEL, T. M. M. . Um ambiente para Gerência Integrada de Projetos. In: Simpósio Internacional de Melhoria de Processo - SIMPROS 2002, 2002, Recife. Anais do SIMPROS 2002, 2002.

  • MACIEL, T. M. M. ; NEVES, D. O. D. ; MAHON, N. L. . Um Ambiente para Gestão Integrada de Projetos. In: SIMPROS 2002, 2002, RECIFE. ANAIS DO SIMPROS 2002, 2002. p. 1-2.

  • MACIEL, T. M. M. ; CAMPELO, R.E. . Gestão da Qualidade em Projetos de Software baseada no CMM - Aspectos Práticos. In: SIMPROS 2002, 2002, São Paulo. Anais do SIMPROS 2002, 2002.

  • MACIEL, T. M. M. . Cultura e Midset Ágil para Além do Desenvolvimento de Software. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . SOBRE ESTRATÉGIA, AÇÃO E OKRS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA UFRPE: CULTURA, SOLUÇÕES, DADOS E INFRAESTRUTURA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . GANHOS E DESAFIOS NO USO DO OKR NO GESTÃO PÚBLICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . Lições aprendidas em 5 anos de aplicação do OKR na gestão pública. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. ; DANTAS, S. . O processo de Gestão da Inovação do Laboratório de Inovação em TIC da UFPE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. ; DANTAS, S. . Processo de Gestão da Inovação do Laboratório de Inovação em TIC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Management 3.0. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Métricas Lean que Fazem a Diferença. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . A Incrível História de uma Organização Pública que Acredita em Agilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . 18 Minutos de Agile Enterprise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . A Organização Ágil: Cultura, Pessoas, Métodos e Ambiente físico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Sua Gestão é Ágil?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUNOZ, J Hernan ; MACIEL, T. M. M. . Acompanhamento de projetos ágeis distribuído - Adaptação das práticas do Scrum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, T. M. M. . Lean. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Uso do Scrum em Ambiente CMMI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALCANTI, E. ; MACIEL, T. M. M. . FireScrum - Ferramenta para Apoio a Projetos Scrum. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALCANTI, E. ; MACIEL, T. M. M. ; ALBUQUERQUE, J. O. . Ferramenta Open-Source para Apoio ao Uso do Scrum por Equipes Distribuídas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Agilidade - Evolução, Princípios e Metodologias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Modelos de Maturidade: Panorama CMMi x MPS BR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACIEL, T. M. M. ; MACAL, A. S. . Scrummi: um processo ágil de gerência de projetos aderente ao CMMI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Melhoria de Processo de Software ? CMMI x MPS BR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPELO, R.E. ; MACIEL, T. M. M. . CMMI3 no CESAR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. ; CAMPELO, R.E. . Projeto CMMI10. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. ; PEREIRA, K. R. . Certificação do CESAR em ISO9001:2000 no Processo de Geração de Empreendimentos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. ; BRASIL, C. . Atendimento ao CMMI Nível 2 Reconhecimento Nível 2 do Sw-CMM, o Case do CESAR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACIEL, T. M. M. . Melhoria de Processo de software. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Aspectos Relevantes para Implementação do Nível 2 do CMM. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACIEL, T. M. M. . Oportnidades e Desafios na Busca pela Qualidade de Software. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MACIEL, T. M. M. . Estruturação do curso de MBA em Gestão da Qualidade de Software. 2007.

MACIEL, T. M. M. ; WANDERLEY, E. M. ; MACAL, A. S. ; FEITOSA, C. M. A. . CMMI3 no CESAR. 2005.

MACIEL, T. M. M. . Definição do Sistema de Gestão da Qualidade Pitang (SGQP). 2005.

MACIEL, T. M. M. ; PEREIRA, K. R. . Certificação ISO9001 em Incubação de Empresas. 2004.

MACIEL, T. M. M. . Centro de Exxelência em Qualidade de Software. 2001.

MACIEL, T. M. M. . CMM10. 2001.

MACIEL, T. M. M. ; BRASIL, C. . Implantação do SW-CMM2 no CESAR. 2001.

MACIEL, T. M. M. . Conexão GovTec - ?Metodologias ágeis e Mulheres: dois M?s de sucesso?. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACIEL, T. M. M. . Conexão GovTec - ?Ferramentas ágeis para a gestão pública?,. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACIEL, T. M. M. . Gestão Ágil - Conferência Nacional de Gestão de Projetos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACIEL, T. M. M. . Agilidade e PMI - Conferência Nacional em Métodos Ágeis. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACIEL, T. M. M. . Lean. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACIEL, T. M. M. . Lean. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACIEL, T. M. M. . Melhoria de Processos de Software. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, T. M. M. . Melhoria de Processos de Software. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, J. O. ; MACIEL, T. M. M. . Fábrica de Software / Service Level Agreement - SLA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACIEL, T. M. M. ; CAMPELO, R.E. . Introdução a CMMI. 2006. .

MACIEL, T. M. M. ; CAMPELO, R.E. . Definição e Melhoria de Processos. 2006. .

MACIEL, T. M. M. ; BUCHMANN, C.M.A. . Qualidade de Software (Pós-Graduação em Engenharia de Software). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Aplicações de Métricas Lean para Produtos de Software, Descrição: O projeto objetiva o estudo e aplicação de métricas de produção Lean para monitoramento e melhoria do desenvolvimento de linhas de produto de software.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Novas Aplicações de Áudio Monitoramento, Descrição: O principal objetivo do projeto é investigar novas aplicações da tecnologia de detecção, classificação e localização de eventos sonoros, especialmente na segurança pública. Como consequências, o projeto tem como objetivo aumentar o conhecimento acerca da análise e o processamento automático de som, e a criação de inovações tecnológicas de ruptura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Giordano Cabral - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Qualidade e Velocidade no Desenvolvimento de Software, Descrição: Este projeto tem como foco o estudo e desenvolvimento de técnicas de desenvolvimento de software que aumentem a velocidade de entrega de produtos com qualidade, com base em métodos ágeis de desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Eric Cavalcanti - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / PITANG SA - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / PITANG SA - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / PITANG SA - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação / PITANG SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / PITANG SA - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Análise do uso de metodologias ágeis em ambientes CMMI, Descrição: O projeto trata da análise do uso de métodos ágeis em gestão e desenvolvimento de projetos de software que seguem processos baseados em modelos de qualidade. Inicialmente, estudos aplicados estão sendo realizados direcionados ao uso do SCRUM em ambientes CMMI. O projeto está sendo realizado dentro das atividade de consultoria para o CESAR e produziu publicações em congressos. Além dos 2 alunos citados, mais 3 profissionais estão envolvidos na área. Um dos alunos tem o trabalho de tese totalmente focado no assunto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teresa Maria de Medeiros Maciel - Coordenador / Ana Sofia Maçal - Integrante / Furtado, F - Integrante / XAVIER, M. - Integrante / Bruno Celso C. de Freitas - Integrante., Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Remuneração / Universidade de Fortaleza - Cooperação / PITANG SA - Remuneração., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2010

Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software - 2o Lugar, Ministério da Ciência e Tecnologia /SEPIN.

2007

Melhor Relato de Experiência VI SBQS, Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software - SBQS.

2002

Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, MCT - SEPIN - PBQP SW (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife. , Rua Cônego Romeu, Boa Viagem, 51030340 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 1988490052

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionando disciplinas no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.Realizando trabalhos de pesquisa na área de modelos de qualidade e metodologias ágeis.

2020 - 2023

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2008

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos em Engenharia de Software, Modelos de Qualidade, Fábricas de Software, Interface Humano-Computador, Análise e Projeto de Software, Processos de Software, Metodologia Científica

  • 04/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, DEINFO.,Linhas de pesquisa

  • 07/2011 - 12/2011

    Outras atividades técnico-científicas , DEINFO, DEINFO.,Atividade realizada, Visita técnica para realização de pesquisa em métodos ágeis na NC State University, no grupo da Profa. Laurie Williams.

2016 - 2020

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA DE TIC, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Bolsista - sem vínculo, Carga horária: 4

Outras informações:
Desenvolvimento de P&D em melhoria de processos de software, sem vínculo empregatício, atuando com horário flexível, compatível com as atividades na UFRPE.

2002 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Convidado - Especialização

Outras informações:
Lecionando no curso de Especialização em Tecnologia da Informação. Disciplina de Engenharia de Software para Avançados - Qualidade de Software (4 turmas)

Atividades

  • 01/2000 - 12/2003

    Ensino, Especialização em Tecnologia da Informação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Qualidade de Software

  • 01/2000 - 12/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Informática, Centro de Informática.,Atividade realizada, Orientação de Monografia de Conclusão de Curso.

2007 - Atual

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Convidado - Mestrado Profissional

Outras informações:
Docente convidado, sem vínculo, do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Software e Especialização em Gestão Ágil de Projetos.

2007 - 2009

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

Outras informações:
O escopo do trabalho compreende a alocação de profissionais para prestação de consultoria na área de qualidade de software, abrangendo as seguintes atividades: - Assessorar na atualização permanente da instituição em qualidade de software, através da definição e implementação de ações estratégicas, além de captar recursos para custear iniciativas em qualidade. - Assessorar estrategicamente o direcionamento da instituição no contexto da melhoria de processo e produto. - Conduzir avaliações e/ou auditorias organizacionais com foco na melhoria da qualidade dos produtos e serviços da instituição. - Representar a instituição em eventos, reuniões, comitês ou outras ocasiões que necessitem de informações sobre ações ou direcionamentos de qualidade de software da organização, consolidando a imagem do C.E.S.A.R como referência no assunto, de acordo com os objetivos do negócio. - Apoiar as empresas do grupo e incubadas, orientando e provendo o apoio especializado em qualidade de software, seguindo as prioridades definidas pelo CESAR

1999 - 2007

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Celetista/colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo planejamento e gerência da qualidade organizacional, abrangendo as áreas de melhoria de processos, garantia da qualidade de software, gerência de configuração de software e de métricas.

1998 - 1998

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios/Líder de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Sem vínculo empregatício. Regime de prestação de serviços autônomos Funcao de Líder de Projetos

Atividades

  • 08/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência de Qualidade.,Cargo ou função, Consultora de Qualidade de Software - IMplementação de modelos de qualidade, definição e melhoria de processos de software, planejamento e condução de diagnósticos e avaliações, elaboração de planos de melhoria, pplanejamento da qualidade organizacio.

  • 03/2007

    Ensino, Mestrado Profissional em Engenharia de Software, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fábrica de Software - Módulo SLA

  • 01/1999

    Treinamentos ministrados , CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANCADOS DO RECIFE.,Treinamentos ministrados, Treinamento em processos e proocedimentos internos, Apresentação de seminários de reciclagem em qualidade de software, Treinamentos internos em modelos de qualidade de software

  • 01/1999 - 07/2007

    Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANCADOS DO RECIFE.,Cargo ou função, Gerente de Qualidade - Planejamento e gerenciamento da qualidade organizacional, planejamento e gestão de sistemas da qualidade, gerência de projetos de melhoria, definição e análise de indicadores gerenciais, gerência senior de garantia da qualidade.

  • 01/1999 - 07/2007

    Serviços técnicos especializados , CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANCADOS DO RECIFE.,Serviço realizado, Definição de processos de software, elaboração de ativos de processo, melhoria de processos com base em modelos de qualidade.

  • 03/1998 - 12/1998

    Direção e administração, CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANCADOS DO RECIFE.,Cargo ou função, Líder de Projetos - planejamento e acompanhamento de projetos de desenvolvimento de software, implantação de sistemas, treinamento de usuários, revisões técnicas, análise e projeto de sistemas..

  • 03/1998 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANCADOS DO RECIFE.,Serviço realizado, Análise e projeto de sistemas, revisões técnicas, teste de sistemas, implantação de sistemas.

2006 - 2008

Centro de Tecnologia de Software para Exportação do Recife

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Exercendo atividade de consultoria ao Softex em engenharia de software e qualidade de software

Atividades

  • 04/2006

    Serviços técnicos especializados , SOFTEX Recife.,Serviço realizado, Consultoria em Qualidade de Software; Elaboração de Projetos de Captação de Recursos; Condução de diagnósticos em processos de software.

  • 06/2006 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , SOFTEX Recife, SOFTEX Recife.,Atividade realizada, Estruturação do MBA em Gestão da Qualidade de Sw.

  • 06/2006 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, SOFTEX Recife.,Cargo ou função, Consultora - Estruturação do MBA em Gestão da Qualidade de Software.

  • 01/2006 - 12/2006

    Treinamentos ministrados , SOFTEX Recife.,Treinamentos ministrados, Introdução ao Capability Maturity Model Integration - CMMI, Definição e Melhoria de Processos de Software

2007 - 2007

PITANG SA

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Dentre as atividades exercidas, assessorar a Diretoria em direcionamentos estratégicos no tocante à qualidade de software. Atualmente, as atividades estào sendo focadas no projeto CMMI3, com uso conjunto de metodologias ágeis.

1995 - 1996

Grupo Votorantim Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
CARGO EXERCIDO: Analista de Tecnologia da informação FUNÇÃO: Coordenadora de Estratégia de TI

1995 - 1995

Grupo Votorantim Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
Durante este período o vínculo com a instituição foi feita através de prestação de serviços, pelo ITECI.

Atividades

  • 10/1995 - 11/1996

    Direção e administração, Grupo Votorantim Ltda.,Cargo ou função, Coordenador de Estratégia de Tecnologia.

  • 10/1995 - 11/1996

    Serviços técnicos especializados , Grupo Votorantim Ltda.,Serviço realizado, GERÊNCIA DE PROJETOS TECNOLÓGICOS.

  • 10/1995 - 11/1996

    Serviços técnicos especializados , Grupo Votorantim Ltda.,Serviço realizado, EXECUÇÃO E CONTROLE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI.

  • 10/1995 - 10/1996

    Serviços técnicos especializados , Grupo Votorantim Ltda.,Serviço realizado, COORDENAÇÃO ESTRATÉGIA DE TI.

  • 06/1995 - 10/1995

    Serviços técnicos especializados , Grupo Votorantim Ltda.,Serviço realizado, SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO (DEFINIÇÃO DE METODOLOGIAS).

  • 02/1995 - 06/1995

    Serviços técnicos especializados , Grupo Votorantim Ltda.,Serviço realizado, DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ANALISE E PROJETO).

2003 - 2003

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Lecionando no curso de educação à distância Especialização em Melhoria de Processo de Software.

Atividades

  • 01/2004 - 12/2004

    Ensino, Melhoria de Processo de Software (EAD), Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia de Software e Qualidade

1990 - 1992

Algoritimo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
CARGO: PROGRAMADORA / ANALISTA DE SISTEMAS

Atividades

  • 01/1990 - 08/1993

    Serviços técnicos especializados , Algoritimo.,Serviço realizado, DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (PROGRAMAÇÃO E ANALISE).

1993 - 1994

Empresa Metropolitana Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 20

Outras informações:
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AUTONOMOS

1993 - 1994

Empresa Metropolitana Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AUTONOMOS

Atividades

  • 02/1993 - 03/1994

    Serviços técnicos especializados , Empresa Metropolitana Ltda.,Serviço realizado, DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ANALIS E PROGRAMAÇÃO).

1995 - 1996

Instituto de Tecnologia Em Informatica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
Vínculo empregatício Cargo de Analista de Sistemas

1994 - 1995

Instituto de Tecnologia Em Informatica

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Durante este período, os serviços prestado como autônomo se resumiram em treinamentos ministrados, em áreas tecnológicas

Atividades

  • 03/1995 - 09/1995

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Tecnologia Em Informática.,Serviço realizado, desenvolvimento de sistemas.

  • 10/1994 - 01/1995

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Tecnologia Em Informática.,Serviço realizado, treinamento.

2003 - 2003

UNIBRATEC

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Lecionando no curso de Especialização em Engenharia de Software, a disciplina de Qualidade de Software.

Atividades

  • 06/2003 - 12/2003

    Ensino, Especialização em Engenharia de Software, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Qualidade de Software

2023 - Atual

Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Avanço Tecnológico, Carga horária: 40

Outras informações:
Cedida pela UFRPE