Mário César Carvalho Tenório

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia (2009), Doutorado e Mestrado em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e especialização em Fisiologia e Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho (RJ). Atuou como professor e coordenador do curso de graduação em Educação Física da Faculdade Social da Bahia, como professor e vice coordenador de curso de pós graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e como professor na Faculdade Uninassau. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em metodologia da pesquisa e fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome metabólica, aptidão cardiorrespiratória, consumo máximo de oxigênio e esteroides anabólicos androgênicos.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina e Saúde Humana

2016 - 2021

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: ESTERÓIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS: Um estudo das repercussões metabólicas em praticantes de musculação
Luís Cláudio Lemos Correia. Coorientador: Cloud Kennedy Couto de Sá. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Medicina e Saúde Humana

2012 - 2014

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Comparação dos efeitos dos Treinamentos Intermitente e Contínuo sobre a resposta inflamatória em mulheres com obesidade abdominal, Ano de Obtenção: 2014
Ana Marice Teixeira Ladeia.

Especialização em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício

2010 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA COMO RECURSO ERGOGÊNICO NO EXERCÍCIO DE ENDURANCE: REVISÃO SISTEMÁTICA
Orientador: Rafaela Liberali

Graduação em Educação Física

2005 - 2009

Faculdade Social da BAhia
Título: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO AGUDA DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA SOBRE O DESEMPENHO NO EXERCÍCIO INTERVALADO
Orientador: Cloud Kennedy Couto de Sá

Formação complementar

2009 -

Extensão universitária em Pilates. (Carga horária: 320h). , Active Pilates Brasil, ACTIVE PILATES, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Reabilitação Cardiovascular. (Carga horária: 70h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia - BA, SBC-BA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Ergoespirometria - Analisador de gases (Vo2000). (Carga horária: 20h). , Inbrasport, INBRASPORT, Brasil.

2007 - 2009

Extensão universitária em Estágio - Natação Infantil. (Carga horária: 100h). , Istituto Social da Bahia, ISBA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Avaliação e prescrição da atividade física. (Carga horária: 60h). , Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.

2007 - 2007

Natação para bebês. (Carga horária: 10h). , Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.

2007 - 2007

Natação inclusiva. (Carga horária: 9h). , Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.

2007 - 2007

ergoespirometria. (Carga horária: 5h). , Instituto pró-cardíaco, PROCARDÍACO, Brasil.

2006 - 2006

Árbitro de Natação. (Carga horária: 60h). , Federação Baiana de Desportos Aquáticos, FBDA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

Active Talk.Esteroides anabólicos: "não" para jovens bombados, "sim" para velhos empinados?. 2018. (Simpósio).

Jornada de formação docente 2018.1 - Processos de ensinagem no ensino superior. 2018. (Encontro).

29º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA. 5° Simpósio Internacional Duke University. 2017. (Congresso).

As instituições e o processo de internacionalização: novos horizontes. 2017. (Outra).

II Workshop de atividade física e saúde de Feira de Santana.Hipertrofia: Entender para otimizar. 2017. (Oficina).

Seminário de Medicina Baseado em Evidência e Economia Clínica. 2017. (Seminário).

15ª Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - Secretaria Bahia.Fisiologia do Exercício. 2016. (Oficina).

XIV Semana Acadêmica da Faculdade Social da Bahia.Mini oficina PIBIC: Acesso a ferramentas da práxis científica e elaboração de curriculum Lattes. 2016. (Oficina).

27º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Exercício e HDL: Mito ou Verdade?. 2015. (Congresso).

27º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Curso: Bases estatísticas para interpretação de artigos. 2015. (Congresso).

27º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. 2015. (Congresso).

IV Simpósio de fisiologia do exercício.Treinamento resistido para crianças e adolescentes. 2015. (Simpósio).

6º Congresso Nordestino de Educação Médica. 2014. (Congresso).

II Encontro de colaboradores da Bahiana.Boot Camp. 2014. (Oficina).

Palestra Saúde em Foco.Como interpretar um artigo científico. 2014. (Seminário).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension. 2014. (Congresso).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of HypertensionXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension. Prescrição do exercício para o hipertenso.. 2014. (Congresso).

11º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).Avaliação da aptidão física relacionada a saúde. 2013. (Encontro).

25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Lipidemia pós-prandial e suas implicações nas doenças cardiovasculares. 2013. (Congresso).

25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. AS160 e RAB27A como proteínas chave na resistência a insulina induzida por dexametasona. 2013. (Congresso).

25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. A importância do exercício resistido na cardiologia.. 2013. (Congresso).

25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. 2013. (Congresso).

IIX Fórrum Pedagógiico da Bahiiana - Oficina: Avaliação por competência. 2013. (Oficina).

IIX Fórrum Pedagógiico da Bahiiana - Oficina: Mettodollogiias Attiivas de Aprrendiizagem. 2013. (Oficina).

I Simpósio de Nutrição e Atividade Física.É possível melhorar o perfil lipídico com a prática de exercício físico independente da perda de peso??. 2013. (Simpósio).

VIII Fórum Pedagógico da Bahiana - Avaliação em PBL. 2012. (Oficina).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Avaliação da Aterosclerose Subclínica em Mulheres com Excesso de Peso. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Proteína C-reativa Incrementa o Valor Prognóstico do Escore Grace em Síndromes Coronarianas Agudas Sem Supradesnível do Segmento ST?. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Prevalência e Valor Prognóstico da Deficiência de Vit.d em Síndromes Coronarianas Agudas. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.A Obesidade como Fator de Risco para Aumento do Volume Atrial Esquerdo. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Acurácia do D-dímero no Diagnóstico de Sca em Indivíduos Internados com Dor Torácica Aguda. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Associação entre Função Diastólica e Função Endotelial em Mulheres com Excesso de Peso. 2012. (Outra).

XII Mostra Científica e Cultural e X Jornada de Iniciação Científica/PIBIC.A Obesidade como Fator de Risco para Aumento do Volume Atrial Esquerdo. 2012. (Outra).

XI Mostra Científica e Cultural e IX jornada de Iniciação Científica/PIBIC.Programa de Esporte e Saúde da Bahiana. 2011. (Encontro).

III SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR..PERFIL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA. 2009. (Simpósio).

Método CORE e Kinesio Taping. 2009. (Seminário).

IV Mostra Científica dos Cursos de Educação Física da Bahia / IX Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/BA. 2008. (Outra).

5ª Semana acadêmica da Faculdade Social. 2007. (Oficina).

4ª Semana acadêmica da Faculdade Social da Bahia. 2006. (Oficina).

3ª Semana acadêmica da Faculdade Social da Bahia. 2005. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Flávia Ribeiro do Prado Valladares

Tenório, MCC; Riit, LEF; Câmara, EJN. Estrutura e função cardíaca de praticantes de musculação em uso de esteroides anabólicos androgênicos: inferências sobre magnitude de efeito. 2021. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Edson Sousa Mendes

TENÓRIO, M. C. C.; ARAUJO, I. L. A.. Incidência de lesões musculoesqueléticas em atletas de Boxe olímpico durante uma competição oficial. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomecânica e Prescrição) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Douglas Ferreira da Hora

TENÓRIO, M. C. C.; ARAUJO, I. L. A.. Eficácia do tratamento Quiroprático na dor cervical. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomecânica e Prescrição) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Eliana Conceição Freitas e Iane Roseli C

Tenório, MCC; ARAUJO, I. L. A.. Santos. O que leva mulheres da terceira idade a não praticar atividade física. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomecânica e Prescrição) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Rafael Lima Ribeiro

TENÓRIO, M. C. C.. Treinamento intervalado de alta intensidade é eficaz para melhorar desempenho atlético e composição corporal de atletas de jiu-jitsu brasileiro. 2015 - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Lucas Tadeu Braga Barreto Santos

Tenório, MCC. Importância do exercício físico para os idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Edgar Santana Moreira

Tenório, MCC. Benefícios da atividade física para hipertensos: revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Micael Lins Lima dos Santos

Tenório, MCC. Os benefícios da musculação na terceira idade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Carine Campos Teles

Tenório, MCC. Afogamento infantil: uma revisão narrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Saulo Dantas de Oliveira

Tenório, MCC. Exercícios físicos para prevenção da lombalgia em gestantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Makleiton Fernandes Santos

Tenório, MCC. Morte Súbita no esporte, fatalidade ou morte anunciada?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: João Gonzalez

Tenório, MCC. Treino de força em gestantes: uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: THIAGO PESSÔA DE OLIVEIRA SANTOS

Tenório, MCC. Prevalência de lesões em atletas de corrida e seus fatores associados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: GERALDO DE SOUZA SANTOS JÚNIOR

Tenório, MCC. Prevalência de lesões em praticantes de Judô: revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Larissa Laila Lima Santiago

Tenório, MCC. Riscos ocupacionais e ginastica laboral: uma revisão narrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Raimi Sanches Vieira Carreiro Silva

Tenório, MCC. Atividade física e saúde mental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Humberto Caldas Suarez

Tenório, MCC. Efeito da altitude no desempenho esportivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Eric Barbosa Araújo

Tenório, MCC. O quanto o currículo da Educação Física está relacionado a dança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Francisney Silva Sacramento

Tenório, MCC. Análise das respostas cardiovasculares agudas através do duplo produto em situações diversas, numa sessão de treinamento resistido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Diogo Faria de Oliveira

Tenório, MCC. Exercícios específicos na cinesioterapia e seus efeitos na dor e funcionalidade em pacientes com artrose de quadril. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Silvio Roberto de Jesus Gomes

Tenório, MCC. Treinamento físico e liberação miofascial: respostas pré exercício físico, uma revisão narrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Elton Nascimento de Souza

Tenório, MCC. Os benefícios fisiológicos que a prática do treinamento aeróbico traz para os idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: IIago Crruz Ramos Mascarrenhas

TENÓRIO, M. C. C.. Associação entre déficits perfusionais transitórios induzidos por dipiridamol e variação da duração da onda P. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lucas Pla Cid Senra

Tenório, MCC. Perfil dos pacientes da terceira idade hospitalizados por infarto agudo do miocárdio nas regiões geográficas do brasil entre 2008 e março de 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Bárbara Ferreira Cordeiro Galvão

Tenório, MCC. Impacto da injúria renal aguda em pacientes após infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST submetidos à intervenção coronária percutânea primária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Ellen Cristina Menezes Vaz

Tenório, MCC. Recuperação da frequência cardíaca no primeiro minuto e presença de isquemia na cintilografia de perfusão do miocárdio com esforço físico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lara Queiroz Kertzman

Tenório, MCC. Valor prognóstico do D-dímero na síndrome coronariana aguda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Luiza Mendes Costa Lino

Tenório, MCC. Elevação da troponina na diferenciação entre pericardite aguda e síndromes coronarianas agudas sem supradesnível do segmento ST. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Maíra Pinheiro Ribeiro

Tenório, MCC. Correlação entre o comportamento da pressão arterial e a presença de isquemia em pacientes submetidos à cintilografia de perfusão miocárdica com esforço físico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lucas Schettini

Tenório, MCC. Ocorrência de lesões musculoesqueléticas em praticantes de jiu-jitsu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: SILVIO ARAÚJO

Tenório, MCC. Perfil antropométrico dos guardas municipais de Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Higgo Magno Santos Dias

Tenório, MCC. O comportamento do bíceps femoral durante flexão de joelho unilateral em diferentes posições de tornozelo: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Samuel David Sánchez

Tenório, MCC. Nível de satisfação do trabalho do profissional de Educação Física nas academias do bairro do Rio Vermelho e Pituba de Salvador-Ba. 2017.

Aluno: Valter Souza Pereira

Tenório, MCC. Efeito do treinamento resistido com a utilização da metodologia Kaatsu em idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Carlos Eduardo do Santos Rocha

Tenório, MCC. Prevalência de sobrepeso e obesidade em militares da Marinha do Brasil que residem na cidade de Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Antonildo Cunha Souza

TENÓRIO, M. C. C.. Educação Física em redes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Luis Carlos Silva de Souza

TENÓRIO, M. C. C.; VIANA, V. R.. Atuação do professor de Educação Física no Nasf: Estudo de caso em Lauro de Freitas. 2015.

Aluno: Fabiana Bastos Pereira

TENÓRIO, M. C. C.. O papel dos professores de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial em Salvador-Ba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Débora Jesus Leite

TENÓRIO, M. C. C.. A natação infantil para o desenvolvimento integral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Leonardo Brandão

TENÓRIO, M. C. C.. A percepção da prática da hidroginástica pela terceira idade de um bairro de Salvador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Itajaí de Oliveira Santiago

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. Efeito agudo do exercício resistido na lipemia pós-prandial - revisão sistemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Felipe de Paulo Costa de Jesus

TENÓRIO, M. C. C.SÁ, C.K.C.. Efeitos do treinamento funcional resistido na aptidão física e na capacidade funcional do idoso: Revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Anne Martins Guimarães

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. Efeitos do exercício físico na qualidade de vida de pacientes com câncer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luiz Alberto Bouzas Regueira

TENÓRIO, M. C. C.. Obesidade, perfil alimentar e prática de atividade física: estudo em 5 regiões brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: RAIANE SILVA RODRIGUES

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.; MACEDO, L. B.. FATORES DE RISCO RELACIONADOS ÀS DOENÇAS CARDIO-VASCULARES NAS CAPITAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Gaya Ribeiro Ruas

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DOS EXERCÍCIOS INTERMITENTE E CONTÍNUO SOBRE A GLICEMIA EM JEJUM E RESISTÊNCIA INSULÍNICA DE MULHERES COM OBESIDADE ABDOMINAL: UM ESTUDO PILOTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: João Felipe Pereira Câncio

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. EFEITOS DOS EXERCÍCIOS INTERMITENTE E CONTÍNUO SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE MULHERES COM OBESIDADE ABDOMINAL: UM ESTUDO PILOTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Elton Santos Pereira

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. Perfil da aptidão física de crianças e adolescentes que praticam esportes nos núcleos do Programa Segundo Tempo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Ione Roseli Santos

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. ASSOCIAÇÃO ENTRE NÍVEL HABITUAL DE ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRIVADA DE SANEAMENTO BASICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: João Paulo Xavier Guimarães

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL HABITUAL DE ATIVIDADE FÍSICA E VARIÁVEIS DO BEM ESTAR DO PENTÁCULO DE NAHAS EM FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA REPARAÇÃO. 2010 - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Everton Arruda Souza

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. Associação da satisfação com a imagem corporal e Indicadores de composição corporal de praticantes de hidroginástica de uma academia de Salvador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: Edicarlos Jesus dos Santos

SÁ, C.K.C.TENÓRIO, M. C. C.. COMPARAÇÃO DA ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE BIOIMPEDÂNCIA E DOBRAS CUTÂNEAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia.

Orientou

Alan Carlos dos Santos Nery

Efeitos das técnicas de mobilização neural sobre a força muscular: uma revisão sistemática; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia e prescrição do exercício clínico) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Victória Ângela Costa Moreira

?Os benefícios da prática regular de exercícios físicos como prevenção de lombalgias durante a gestação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Tiago Fernandes Santos

Eficácia do treinamento resistido no controle de pressão arterial em idosos: uma revisão integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Suzane Campos dos Santos

Efeito do treinamento resistido na qualidade de vida dos idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Mateus Silva Santos

Estratégia de marketing para o personal trainer; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Igor Nogueira dos Santos Sousa

Efeitos do treinamento resistido na sarcopenia em idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

a Maria Betânia de Farias

Eficácia do treinamento resistido no ganho de força em idosos: uma revisão integrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Mirian Silva de Souza Pereira

Efeito do método Pilates em pacientes com Esclerose Múltipla: revisão sistemática da literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Ailton de Cerqueira Lima Júnior,

Aspectos envolvidos na contratação de um personal trainer; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Benilio da Silva Pereira

Bike fit para prevenção de lesões e melhora da qualidade da prática do ciclismo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Diogo Melquiades Almeida

A importância do treinamento resistido na prevenção de quedas em idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Gabriela Souza Santos

Benefícios do pilates em mulheres de 18 a 30 anos com dismenorreia primária; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Luis Eduardo França Alves

Efeito do treinamento resistido em idosa com sarcopenia: uma revisão narrativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Mariel Frazão Schwaner

Os benefícios do treinamento resistido para mulheres no período gestacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Paulo Cesar Soares

Lesão de joelho em atletas de corrida; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Vânia Miranda de Oliveira Santana

Efeito do exercício físico na densidade mineral óssea em portadores de doença renal crônica: uma revisão integrativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Weine Blankenburg de Souza

Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade no VO2 de pacientes com DAC em reabilitação cardiovascular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Helder Santos de Menezes

A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES DE SALVAMENTO AQUÁTICO DA CIDADE DE SALVADO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

YASMIN SIQUEIRA SANTOS DA SILVA

RESPOSTAS PRESSÓRICAS EM INDÍVIDÍDUOS DA TERCEIRA IDADE PÓS TREINAMENTO RESISTIDO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

VICTOR HUGO ROCHA FERREIRA DE OLIVEIRA

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NO CRESCIMENTO ÓSSEO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

DENIS CLAUDIO BISPO DE OLIVEIRA

EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA DOR LOMBAR EM MULHERES GRÁVIDAS ? UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Oscar Antônio S

T; de Araújo; Corrida de maratona: entendendo os riscos cardiovasculares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Caroline Nascimento Pereira

Os benefícios do método Pilates no fortalecimento do assoalho pélvico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Filipe Rocha de Aquino

A prevalência do uso de esteroides anabólicos em estudantes de Educação Física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Gilson Santos de Jesus

A influência da natação no tratamento respiratório dos indivíduos portadores de Asma; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Renata Lima de Sousa Silva Madureira

A importância do treinamento resistido na qualidade de vida dos idosos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Tiago Silva Alves

Efeito do Kaatsu training em idosos: uma revisão sistemática; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Adriana Dias Roulim

Os benefícios do treinamento resistido frente à saúde da pessoa idosa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Thiago Batista

Exercícios aquáticos no tratamento da osteoartrite de joelho e quadril em idosos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Marcelo Carvalho de Almeida

Preparação física para o Triathlon; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

ROBSON DOS SANTOS LIMA

A MÚSICA COMO MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO NA ACADEMIA EM SALVADOR, BAHIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Ingrid Lopes

O treinamento resistido como forma de tratamento de crianças e adolescentes obesos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Lais Borges Araújo

Doença cardiovascular na obesidade: relação entre circunferência de pescoço e exercício físico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Marcelo dos Santos Guimarães Junior

Sobrepeso e obesidade nas macrorregiões do Brasil: uma revisão narrativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Cláudio Luiz da Silva L

Paz; Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade na composição corporal: uma revisão sistemática com metanálise; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Alan Vítor Moraes Araújo

Impacto do treinamento concorrente na composição corporal e na força muscular ? Uma revisão narrativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

ROBSON SANTOS DA CRUZ

O Crossfit é mais lesivo que outros esportes? Atuais Evidências Sobre as Lesões no CrossFit; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Marcus Paulo Burgos Santana

Uso de suplementos alimentares por adolescentes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Vinicius Alcântara Queiroz

Parkour insights:Prevalência de lesão e fatores de risco em praticantes de SSA-Ba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Helder Santos de Menezes

A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES DE SALVAMENTO AQUÁTICO DA CIDADE DE SALVADOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Aloysio Pinto de Souza Filho

ìndice de lesões auto-referidas em praticantes de corrida de rua na cidade de Salvador; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

NOELSON BARROS DOS SANTOS

Os benefícios do treinamento resistido no controle da hipertensão arterial sistêmica na terceira idade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Luis Antônio da Silva Pereira

A inclusão social de cadeirantes na prática do Handebol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Paulo Sérgio Rodrigues da Silva

O deficiente no esporte adaptado tendo a escola como espaço inclusivo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Ícaro Silva de Oliveira

O efeito do exercício físico na gestação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Alexandre Sebastião da Silva Miranda

Estudo das intervenções pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física em uma associação com fins esportivos, recreativos e de lazer que trabalham com crianças na cidade de Salvador; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Amanda Silva Fraga

AVALIAÇÃO DAS ATUAIS EVIDÊNCIAS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE OS NÍVEIS DE HDL-COLESTEROL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE META-ANÁLISES; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Antônio Ribeiro da Cunha Neto

Comparação do nível de qualidade de vida de estudantes, professores e colaboradores do ensino superior; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Filipe Rocha de Aquino

Comparação da percepção da imagem corporal dos alunos e funcionários do ensino superior em instituição privada; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Marcelo dos Santos Guimarães Junior

Avaliação e comparação das medidas antropométricas de estudantes, professores e colaboradores do ensino superior; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Amanda Silva Fraga

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO AGUDA DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA SOBRE O DESEMPENHO NO EXERCÍCIO INTERVALADO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Mário César Carvalho Tenório;

Produções bibliográficas

  • Tenório, MCC ; PAZ, C. L. S. L. ; VALLADARES, F. ; SANTOS JUNIOR, M. G. ; SÁ, C.K.C. ; CORREIA, L. C. L. . Effects of Low-to-Moderate Doses of Anabolic Steroids on Lipid Profile and Muscle Hypertrophy in Resistance Training Practitioners: A Systematic Review with Meta-Analysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES (ONLINE) , p. 1, 2021.

  • LEANDRO, MÁRCIO PASSOS ; DE SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO ; FILHO, DIÓGENES PIRES SERRA ; DE SOUZA, LUCAS AZEVEDO ALVES ; SALLES, CRISTINA ; TENÓRIO, MARIO CESAR CARVALHO ; PAZ, CLÁUDIO LUIZ DA SILVA LIMA ; MATOS, MARCOS ANTÔNIO ALMEIDA . Association and Risk Factors of Osteonecrosis of Femoral Head in Sickle Cell Disease: A Systematic Review. Indian Journal of Orthopaedics , v. 4, p. 1, 2021.

  • ARAUJO, O. A. S. T. ; TENÓRIO, M. C. C. . Morte súbita e parada cardíaca em corredores de maratona: taxas de incidência e causas. Rev Bras Fisiol Exerc , v. 19, p. 243, 2020.

  • FERREIRA, B. P. G. ; PAZ, C. L. S. L. ; TENÓRIO, M. C. C. . ATIVIDADES AQUÁTICAS E INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS AUTISTAS. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 14, p. 365-371, 2020.

  • PAZ, CLAUDIO LUIZ DA SILVA LIMA ; DE SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO ; CARVAS JUNIOR, NELSON ; TENÓRIO, MÁRIO CÉSAR CARVALHO . Do nonsteroidal anti-inflammatory drugs affect responses to resistance training in elderly and middle-aged individuals?. REVISTA BRASILEIRA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 19, p. 436, 2020.

  • ARAUJO, T. B. ; Fraga, AS. ; SANTOS JUNIOR, M. G. ; PAZ, C. L. S. L. ; Tenório, MCC . EXERCÍCIOS AQUÁTICOS NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE QUADRIL E JOELHO EM IDOSOS. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 12, p. 1208-1215, 2019.

  • FERRARI, FILIPE ; HELAL, LUCAS ; DIPP, THIAGO ; SOARES, DOUGLAS ; SOLDATELLI, ÂNGELA ; MILLS, ANDREW LEE ; PAZ, CLÁUDIO ; TENÓRIO, MÁRIO CÉSAR CARVALHO ; MOTTA, MARCELO TROTTE ; BARCELLOS, FRANKLIN CORREA ; STEIN, RICARDO . Intradialytic training in patients with end-stage renal disease: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials assessing the effects of five different training interventions. JOURNAL OF NEPHROLOGY , v. 1, p. 1-16, 2019.

  • SANTOS JUNIOR, M. G. ; Fraga, AS. ; ARAUJO, T. B. ; Tenório, MCC . Fator de risco cardiovascular: A obesidade entre crianças e adolescentes nas macrorregiões brasileiras. REVISTA BRASILEIRA DE OBESIDADE, NUTRIÇÃO E EMAGRECIMENTO , v. 12, p. 132-142, 2018.

  • PAZ, C. L. S. L. ; Fraga, AS. ; Tenório, MCC . Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade versus treinamento contínuo na composição corporal: uma revisão sistemática com meta-análise. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 22, p. 512-522, 2018.

  • PAZ, C. L. S. L. ; BATISTA, L. ; ALVES, T. S. ; SANTOS JUNIOR, M. G. ; ARAUJO, T. B. ; Fraga, AS. ; Tenório, MCC . Efeito do Kaatsu training na força e hipertrofia muscular de idosos: revisão sistemática.. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO , v. 12, p. 834-844, 2018.

  • Fraga, AS. ; LADEIA, A. M. T. ; SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. . EFEITO DO EXERCÍCIO SOBRE OS NÍVEIS DE HDL-C: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE METANÁLISES. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 23, p. 488-494, 2017.

  • Fraga, AS. ; SÁ, C.K.C. ; Tenório, MCC . Mortalidade por doença cardíaca hipertensiva nas macrorregiões brasileiras. CIÊNCIA & SAÚDE (PORTO ALEGRE) , v. 10, p. 77, 2017.

  • Tenório, MCC ; Fraga, AS. ; SÁ, C.K.C. ; LADEIA, A. M. T. . INFLAMAÇÃO SUBCLÍNICA E DOENÇA CARDIOVASCULAR NA OBESIDADE: O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO CONTÍNUO E INTERVALADO COMO TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício , v. 10, p. 692-704, 2016.

  • SANTOS, ALAN CARLOS NERY DOS ; PETTO, JEFFERSON ; OLIVEIRA, SIDNEY DE SOUZA ; TENÓRIO, MÁRIO CÉSAR CARVALHO ; DE SÁ, CLOUD KENNEDY COUTO . Atividade eletromiográfica e força muscular após tratamento com mobilização neural: uma revisão sistemática. Revista Terapia Manual , v. 14, p. 328, 2016.

  • TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; FREITAS, M. M. ; RUAS, G. R. ; CANCIO, J. F. P. ; SOUZA, L. A. P. ; LADEIA, A. M. T. . Continuous or Interval Training and Inflammatory Response in Obese Women. International Journal of Cardiovascular Sciences , v. 28, p. 282-289, 2015.

  • J PETTO ; WAGMAKER,D. S. ; ANDRADE, A.L.S. ; TENÓRIO, M. C. C. ; LADEIA, A. M. T. . VARIAÇÃO DAS LIPOPROTEÍNAS PLASMÁTICAS DURANTE A LIPEMIA PÓS-PRANDIAL EM REPOUSO E PÓS-EXERCÍCIO. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício , v. 13, p. 218-224, 2014.

  • SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; FREITAS, M. M. ; RUAS, G. R. ; CANCIO, J. F. P. ; SOUZA, L. A. P. ; LADEIA, A. M. T. . Effects of interval training versus continuous exercise on anthropometric and cardiorespiratory fitness markers in obese women. Journal of Nutritional Disorders & Therapy , v. S2, p. 002, 2012.

  • TENÓRIO, M. C. C. ; LIBERALI, R. ; NAVARRO, F. ; SÁ, C.K.C. . Eficiência da utilização de aminoácidos de cadeia ramificada como recurso ergogênico no exercício de endurance. Revisão sistemática. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 169, 2012.

  • SÁ, C.K.C. ; GOMES, L. D. H. ; TENÓRIO, M. C. C. ; MENDONCA, A. M. . Avaliação do gasto energético em exercícios do método Pilates. In: IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte, 2012, Feira de Santana. Anais do IIV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte, 2012.

  • Fraga, AS. ; ARAUJO, T. B. ; SANTOS JUNIOR, M. G. ; Tenório, MCC . Taxa de mortalidade em adultos infartados no município de Salvador. In: 29º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA. 5° Simpósio Internacional Duke University, 2017, Salvador. Resumo das Comunicações - 29º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA, 2017. v. 108. p. 35.

  • PAZ, C. L. S. L. ; Fraga, AS. ; SANTOS JUNIOR, M. G. ; ARAUJO, T. B. ; TENÓRIO, M. C. C. . Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade na composição corporal: uma revisão sistemática com meta-análise.. In: 29°Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. 5° Simpósio Internacional Duke University, 2017, Salvador. 29°Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2017. v. 108. p. 39.

  • SANTOS JUNIOR, M. G. ; ARAUJO, T. B. ; Fraga, AS. ; TENÓRIO, M. C. C. . Fator de risco cardiovascular: A obesidade entre crianças e adolescentes nas macrorregiões brasileiras. In: 29°Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. 5° Simpósio Internacional Duke University, 2017, Salvador. 29°Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2017. v. 108. p. 40.

  • Fraga, AS. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Estudo epidemiológico da morbidade hospitalar por hipertensão primária na cidade de salvador, no período de 2008 a 2013. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension, 2014, Salvador. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension, 2014.

  • Fraga, AS. ; Tenório, MCC ; SÁ, C.K.C. . Mortalidade por Doença Cardíaca Hipertensiva: Uma análise comparativa entre as macrorregiões brasileiras. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension, 2014, Salvador. XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão/ XX Scientific Sessions of the Interamerican Society of Hypertension, 2014.

  • SA, N. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. S. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE HDL EM INDIVÍDUOS FISICAMENTE PRATICANTES E NÃO-PRATICANTES DE EXERCÍCIO. In: XIV Mostra Científica e Cultural, 2014, Salvador. Anais da XIV Mostra Científica e Cultural da Bahiana, 2014.

  • Fraga, AS. ; TENÓRIO, M. C. C. . EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO AGUDA DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA SOBRE O DESEMPENHO NO EXERCÍCIO INTERVALADO. In: XIV Mostra Científica e Cultural, 2014, Salvador. Anais da XIV Mostra Científica e Cultural da Bahiana, 2014.

  • Rocha, LL ; Sena, PHVP ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Concordância entre diferentes indicadores para diagnóstico de obesidade e sobrepeso. In: 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013, Salvador. 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013.

  • Fraga, AS. ; Baleeiro, RS ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Associação entre insatisfação com a imagem corporal e sobrepeso/obesidade em mulheres praticantes de exercícios. In: 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013, Salvador. 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013.

  • Coimbra, LL ; Perdiz, MM ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Efeito da suplementação aguda de aminoácidos de cadeia ramificada sobre o desempenho no exercício intervalado - Um estudo piloto. In: 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013, Salvador. 25º Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2013.

  • TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; FREITAS, M. M. ; RUAS, G. R. ; CANCIO, J. F. P. ; SOUZA, L. A. P. ; LADEIA, A. M. T. . Comparação dos efeitos do treinamento aeróbio e anaeróbio sobre a resposta inflamatória em mulheres com obesidade central. In: 25º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2013, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso). Rio de Janeiro/RJ, 2013. v. 100. p. 96-96.

  • VIEIRA, D. M. L. ; BORGES, A. D. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Agreement between different markers for the diagnosis of overweight and obesity. In: 17th World Congress on Heart Disease, 2012, Toronto. The Journal of Heart Disease, 2012. v. 9. p. 90.

  • GOMES, L. D. H. ; TENÓRIO, M. C. C. ; MENDONCA, A. M. ; SÁ, C.K.C. . Assessment of energy expenditure during Pilates exercises. In: 17th World Congress on Heart Disease, 2012, Toronto. The Journal of Heart Disease, 2012. v. 9. p. 45.

  • SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; FREITAS, M. M. ; RUAS, G. R. ; CANCIO, J. F. P. ; SOUZA, L. A. P. ; LIMA, M. L. ; GUIMARAES, A. C. ; LADEIA, A. M. T. . Efeitos do Treinamento Intermitente versus Contínuo sobre a hipertrigliceridemia pós-prandial.. In: 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2011, Porto Alegre. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2011. v. 97. p. 97.

  • SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SOUZA, L. A. P. ; LIMA, M. L. ; GUIMARAES, A. C. ; LADEIA, A. M. T. . Efeitos do Treinamento Intermitente versus Contínuo sobre o perfi l lipídico, glicêmico e insulinêmico de mulheres comobesidade central: um estudo piloto.. In: XXIII Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2011, Salvador. Anais do XXIII Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2011. v. 1. p. 4-4.

  • PETTO J ; PEREIRA J A. ; SOUZA, L. A. P. ; SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; LADEIA, A. M. T. . Efeito agudo do exercício físico de alta intensidade sobre a curva glicêmica pós hiperlipemia prandial em jovens sedentários. In: XXIII Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2010, Salvador. Resumo das Comunicações, 2010. v. 89. p. 4-4.

  • PETTO J ; PEREIRA J A. ; BRITO R P ; SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SOUZA, L. A. P. ; LIMA J C C ; LADEIA, A. M. T. . Efeito agudo do exercício físico de alta intensidade sobre a hiperlipemia pós-prandial em jovens sedentários. In: XXIII Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, 2010, Salvador. Resumo das Comunicações, 2010. v. 89.

  • SÁ, C.K.C. ; GALDINO, R. M. ; TENÓRIO, M. C. C. ; MENDONCA, A. M. . Effects of acute low diet and high volume exercise on anthropometric indexes in obese adults. In: 15th World congress on heart disease., 2010, Vancouver. 15th World congress on heart disease annual scientific sessions 2010. Vancouver: Cardiology online, 2010. v. 7. p. 39.

  • PETTO J ; PEREIRA J A. ; BRITO R P ; ALMEIDA, R. T. ; SOUZA, L. A. P. ; TENÓRIO, M. C. C. ; LIMA J C C ; SÁ, C.K.C. ; LADEIA, A. M. T. . Acute effect of high intensity physical exercise on post-prandial hyperlipemia in young sedentary subjects. In: 15th World congress on heart disease., 2010, Vancouver. 15th World congress on heart disease annual scientific sessions 2010. Vancouver: Cardiology online, 2010. v. 7. p. 66-66.

  • PETTO J ; PEREIRA J A. ; BRITO R P ; SOUZA, L. A. P. ; SÁ, C.K.C. ; TENÓRIO, M. C. C. ; LIMA J C C ; LADEIA, A. M. T. . Efeito agudo do exercício de alta intensidade sobre a hiperlipemia pós-prandial de jovens sedentários. In: 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2010, Belo Horizonte - MG. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Resumo das comunicações, 2010. v. 95. p. 4-4.

  • PETTO J ; PEREIRA J A. ; BRITO R P ; SOUZA, L. A. P. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; LIMA J C C ; LADEIA, A. M. T. . Efeito agudo do exercício físico de alta intensidade sobre a curva glicêmica pós hiperlipemia prandial em jovens sedentários. In: 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2010, Belo Horizonte - MG. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Resumo das Comunicações, 2010. v. 95. p. 143-143.

  • TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; SOUZA, L. A. P. ; LADEIA, A. M. T. . Perfil de aptidão cardiorrespiratória de pacientes com síndrome metabólica. In: III SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE:, 2009. UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR.. Jequié-Bahia: Revista Saúde.com. v. 5. p. 70-70.

  • BRUNO, T. N. ; RUAS, G. R. ; CANCIO, J. F. P. ; TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; LADEIA, A. M. T. . O estilo de vida ativo é fator de proteção na síndrome metabólica: revisão de evidências epidemiológicas. In: III SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE:, 2009. UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR.. Jequié-Bahia: Revista Saúde.com. v. 5. p. 55-55.

  • SÁ, C.K.C. ; RUAS, G. R. ; BRUNO, T. N. ; TENÓRIO, M. C. C. ; LADEIA, A. M. T. . Efeitos do exercício físico sobre a sensibilidade insulínica na síndrome metabólica. In: III SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE:, 2009. UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR.. Jequié-Bahia: Revista Saúde.com. v. 5. p. 36-36.

  • SOUZA, S. G. I. ; MOTTA, A. S. A. ; TENÓRIO, M. C. C. ; CANCIO, J. F. P. ; SÁ, C.K.C. ; LADEIA, A. M. T. . Atuação do exercício físico sobre a lipemia posprandial: revisão de evidências. In: III SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE:, 2009. UM OLHAR SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR.. Jequié-Bahia: Revista Saúde.com. v. 5. p. 21-21.

  • TENÓRIO, M. C. C. . Efeitos dos AINES sobre a hipertrofia muscular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TENÓRIO, M. C. C. . Treinamento de força para crianças e adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TENÓRIO, M. C. C. . Periodizando o treinamento aeróbico e resistido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TENÓRIO, M. C. C. . Lipidemia pós-prandial e suas implicações nas doenças cardiovasculares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. ; SOUZA, L. A. P. ; LADEIA, A. M. T. . PERFIL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

Tenório, MCC . Leite faz MAL a saúde e causa INFLAMAÇÃO... SERÁ?? [Atualizado]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Como se manter atualizado cientificamente - Vídeo 1. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Experiências de um doutorando. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Tenório, MCC . Gerenciador de referências - My endnote web. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Teste de hipóteses. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Não comece seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo título!. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Tenório, MCC . Pare de procrastinar e termine seu TCC! Dicas práticas!. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Tenório, MCC . RANDOMIZAÇÃO - Você sabe o que é?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Por que devo ler primeiro a conclusão do artigo?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Tenório, MCC . O que é Efeito Howthorne - Como ele influencia um ensaio clínico?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Não cometa esse erro - Avalie os artigos e cuidado com suas AFIRMAÇÕES!. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Como escrever a INTRODUÇÃO de um artigo | O jeito fácil e prático. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Como elaborar pergunta de pesquisa - Estratégia PICO. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Como avaliar um ensaio clínico - Use essa ferramenta. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Tenório, MCC . Fake news em estudos científicos - Entenda o que é SPIN. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

TENÓRIO, M. C. C. . Bodyweight training: exercitando-se com a ajuda do peso do próprio corpo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TENÓRIO, M. C. C. . Quer começar a malhar?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TENÓRIO, M. C. C. . Por que pedalar faz bem?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Tenório, MCC . Incidência ou prevalência?. 2017. (Rede social).

Tenório, MCC . Obesidade abdominal e inflamação subclínica. 2017. (Rede social).

Tenório, MCC . Decisões e erros estatísticos: Teste de hipóteses para tratamento. 2017. (Rede social).

Tenório, MCC . Como se manter atualizado cientificamente - Vídeo 1. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).

Tenório, MCC . Por que devo ler primeiro a conclusão do artigo?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/dica).

Tenório, MCC . RANDOMIZAÇÃO - Você sabe o que é?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/dica).

Tenório, MCC . Pare de procrastinar e termine seu TCC! Dicas práticas!. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula/dica).

Tenório, MCC . Não comece seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo título!. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).

Tenório, MCC . Teste de hipóteses. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).

Tenório, MCC . Gerenciador de referências - My endnote web. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).

Tenório, MCC . Experiências de um doutorando. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Dica).

TENÓRIO, M. C. C. . Hipertrofia: Entender para otimizar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Tenório, MCC . Treinamento resistido aplicado ao Pilates. 2016. .

TENÓRIO, M. C. C. . Treinamento cardiorrespiratório e emagrecimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENÓRIO, M. C. C. . Bioestatística I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENÓRIO, M. C. C. . Bioestatística II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENÓRIO, M. C. C. ; SÁ, C.K.C. . Atualização em Treinamento Resistido. 2013. .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    ESTERÓIDES ANABÓLICOS ANDROGÊNICOS: Um estudo das repercussões metabólicas em praticantes de musculação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário César Carvalho Tenório - Integrante / Cloud Kennedy couto de sá - Integrante / Luís Cláudio Lemos Correia - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO AGUDA DE AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA SOBRE O DESEMPENHO NO EXERCÍCIO INTERVALADO, Descrição: Avaliar se a suplementação aguda de aminoácidos de cadeia ramificada proporciona um aumento no tempo de exaustão em exercícios intervalados, estando os seus participantes em estado energético normal (nem glicogênio depletado, nem glicogênio compensado).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mário César Carvalho Tenório - Coordenador / Fraga, AS. - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Comparação dos efeitos dos Treinamentos Intermitente e Contínuo sobre a resposta inflamatória em mulheres com obesidade abdominal, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário César Carvalho Tenório - Integrante / Ana Marice T. Ladeia - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Efeito da suplementação aguda de aminoácidos de cadeia ramificada sobre o desempenho no exercício intervalado - Estudo piloto, Descrição: O presente estudo piloto tem como objetivo avaliar se a suplementação aguda de aminoácidos de cadeia ramificada proporciona um aumento no tempo de exaustão em exercícios intervalados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário César Carvalho Tenório - Integrante / Cloud Kennedy couto de sá - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    Comparação dos efeitos dos Treinamentos Intermitente e Contínuo sobre a hiperlipemia pós-prandial, resistência insulínica e resposta inflamatória em adultos com síndrome metabólica., Descrição: Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Faculdade Social da Bahia, Faculdade Social da Bahia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mário César Carvalho Tenório - Coordenador.

Prêmios

2009

Menção Honrosa pela apresentação do trabalho "O ESTILO DE VIDA ATIVO É FATOR DE PROTEÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA: REVISÃO DE EVIDÊNCIAS EPIDEMIOLÓGICAS", Simpósio de Saúde Pública do Sudoeste. UESB.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Métodos quantitativos I (Bioestatística I) Métodos Quantitativos II (Bioestatística II) Elaboração de artigo Pesquisa orientada Avaliação eergoespirométrica Seminário de pesquisa

2013 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Vice-Coordenador, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador de curso de especialização

2011 - 2015

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

2013 - 2014

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estudante

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético

2014 - 2020

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Treinamento Resistido, Fisiologia do exercício II, Tópicos de Pesquisa em Atividade Física e Saúde, Anatomia Humana, Metodologia do esporte II - Natação Fundamentos do trabalho acadêmico, Avaliação e Prescrição do Exercício 2 Fundamentos históricos da Ed. Física, esporte e lazer, Estagio 3 (lazer), Estágio 2 (ensino fundamental) Projeto Social Pluridisciplinar IV, Práticas integrativas I

2017 - 2018

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Educação Física, Carga horária: 40

2008 - 2009

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: Outro (Graduando), Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2007 - 03/2009

    Estágios , ISBA - Istituto Social da Bahia.Estágio realizado, Estágio finalizado.

  • 02/2007 - 06/2007

    Estágios , Faculdade Social da Bahia.Estágio realizado, Estágio Finalizado.

2017 - 2018

Faculdade Maurício de Nassau - Salvador, FMN/Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Metodologia da Natação Crescimento e envelhecimento humano Atividades motoras no ambiente aquático

2018 - Atual

Health Group Studio

Vínculo: Sócio proprietário e professor, Enquadramento Funcional: Sócio proprietário, Carga horária: 40