MARGARETE APARECIDA LIGEIRO

Sou Margarete Ligeiro, professora, escritora e apaixonada pela nossa língua materna. Nascida em Tapejara, uma cidade aconchegante no interior do Paraná, me encantei pelas palavras desde a alfabetização. Na infância, desenvolvi uma relação íntima com a leitura e a escrita, uma paixão que hoje considero parte indissociável da minha identidade.Em cada sala de aula, trago essa motivação, acreditando profundamente no poder transformador das letras e na educação. Formei-me em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa e Brasileira pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, no Rio Grande do Sul, e, ao longo de mais de 28 anos de carreira, me especializei em diversas áreas. Sou pós-graduada em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Práticas Escolares, além de Metodologias do Ensino a Distância.Minha formação se completa com especializações em Ética e Relações Humanas e um Mestrado em Ciências em Tecnologias Emergentes na Educação, o que me permite abordar o ensino de maneira inovadora e sensível às necessidades contemporâneas.A literatura sempre teve um papel central na minha vida. Admiro os clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Cora Coralina, Cecília Meireles e Clarice Lispector, e os autores portugueses, como José Saramago, que me influenciaram com suas narrativas e reflexões profundas sobre a condição humana. Também me identifico com a literatura contemporânea e com autoras e autores que exploram a realidade social, os desafios femininos e a busca pela identidade.Frequentemente, participo de clubes de leitura e rodas de conversa, espaços onde posso partilhar e absorver diferentes interpretações, fortalecendo minha compreensão da educação para o século XXI. Para mim, cada encontro é uma oportunidade de crescimento, uma maneira de aproximar as histórias que lemos das histórias que vivemos. Esses momentos de troca de ideias são fundamentais, pois acredito que a leitura não só amplia a visão de mundo, mas também nos ensina a questionar e a sentir empatia.Em 2024, realizei um grande sonho: publiquei meu primeiro livro, O Voo da Borboleta Branca... para sempre - feminicídio, que se tornou best-seller e abriu um novo capítulo em minha vida. Casada, mãe e avó, acredito que cada experiência vivida nos transforma, assim como as histórias que lemos e escrevemos.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências em Tecnologias Emergentes na Educação

2021 - 2023

MUST UNIVERSITY
Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS METODOLOGIAS ATIVAS RESSIGNIFICANDO A ESCRITA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, Ano de Obtenção: 2023
Profª Drª Cláudia Mandaio.Coorientador: Profª Drª Priscila costa Santos/Cleide Maria dos S. Muñoz. Palavras-chave: Formação, Professores,; Formações dos profissionais digitais; Tecnogias Emergentes na Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tecnologias Emergentes em Educação / Metodologias ativas/ Língua Portuguesa¹. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Neuroaprendizagem e práticas Pedagógicas

2018 - 2019

Kroton Educacional de Belo Horizonte
Título: Dificuldades de Aprendizagem - Dislexia
Orientador: Nathalia
Bolsista do(a): Anhanguera Educacional/ Kroton, FAC, Brasil.

Especialização em Neuroaprendizagem e Práticas escolares

2018 - 2019

Anhanguera Educacional Campinas
Título: Intervenção Pedagógicas na Leitura e na Escrita
Orientador: Natalia El Kadri Ribeiro Paoliello
Bolsista do(a): Anhanguera Educacional/ Kroton, FAC, Brasil.

Especialização em Metodologia em EAD

2011 - 2013

Faculdade Anhanguera - Campinas
Título: O papel e a importância do tutor em ambientes de ensino aprendizagem no EAD.
Orientador: Luciana Alves Carneiro

Especialização em Psicopedagogia

2007 - 2008

Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas
Título: As Dificuldades mais Freqüentes nas Séries Iniciais
Orientador: Renata Von Zumben

Graduação em Letras

1999 - 2001

Universidade Luterana do Brasil
Título: As Virtudes da Casa
Orientador: José Édio

Formação complementar

2011 -

Gestão em Educação a Distância. (Carga horária: 320h). , Faculdade Anhanguera Educacional, FAC, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em VI Seminário Internacional da Must University. (Carga horária: 20h). , Must University, MU, Brasil.

2014 - 2014

Formação Continuada para Professores na área de Língua Portuguesa. (Carga horária: 24h). , Secretaria da Educação de Valinhos - SP, SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Participação em bancas

Aluno: Euda C

Sueli Capelo; Suselei Afonso;LIGEIRO, M. A.. A. A. Batista.Intervenção Pedagógicas na Leitura e na Escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Gênia M

LIGEIRO, M. A.; Sueli Capelo; Suselei Afonso. R. L. Bernardo.Musicalização na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Alice N

LIGEIRO, M. A.; Sueli Capelo; Suselei Afonso. Ramalho Norchete.O Uso da Literatura na Mediação de Conflitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Daniela de Melo Brasil

LIGEIRO, M. A.; Suselei Afonso; Sueli Capelo. a Importância da Pscomotricidade na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Samara A Aguilera

LIGEIRO, M. A.; Sueli Capelo; Suselei Afonso. Inteligências Múltiplas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Euda C

Sueli Capelo; Suselei Afonso;LIGEIRO, M. A.. A. A. Batista.Intervenção Pedagógica na Leitura e Escrita.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera educacional.

Aluno: Gênia M

LIGEIRO, M. A.; Suselei Afonso; Daniele Kobayash. R. S. L. Bernardo.Musicalização na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional.

Aluno: Franciele Domingues

LIGEIRO, M. A.; Suselei Afonso. A importância do Lúdico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional.

Aluno: Vanessa F

LIGEIRO, M. A.. de O Motta.O Processo de formação do Profissional da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera educacional.

Aluno: Simone de Souza Cachiné

LIGEIRO, M. A.. O Desenho Infantil e a Construção da escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Raquel Ramalho Silva

LIGEIRO, M. A.. As consequências da Violência Doméstica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Priscila Veridiane Salustiano

LIGEIRO, M. A.. Como trabalhar o Lúdico na Linguagem Oral e Escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Nilcéia Maria safra

LIGEIRO, M. A.. O Processo de Construção do Número. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Mariane Corrêa da S

LIGEIRO, M. A.. Vieira.A Sexualidade na educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Mariana Mattos da silva

LIGEIRO, M. A.. O desenvolvimento do Comportamento leitor na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Malvina de almeida Valim

LIGEIRO, M. A.; Marcia Gonçalves. A importância da Afetividade no processo de Ensino. 2014 - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Luana de Barros Eurpides

Marcia Gonçalves;LIGEIRO, M. A.. A Importância da organização do Espaço na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Aluno: Jadady Sevá

LIGEIRO, M. A.. DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPATADA NA ESCOLA PÚBLICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas.

Orientou

MARGARETE APARECIDA LIGEIRO

Estágio Supervisionado em Psicopedagogia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas; Orientador: Margarete Aparecida Ligeiro;

Jadady Sevá

DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPATADA NA ESCOLA PÚBLICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Anhanguera Educacional Campinas; Orientador: Margarete Aparecida Ligeiro;

Produções bibliográficas

  • LIGEIRO, M. A. . O Voo da Borboleta Branca para Sempre. 1. ed. São Paulo - SP: Amazon.com.br, 2024. v. 01. 84p .

  • LIGEIRO, M. A. . O uso de ferramentas digitais colaborativas na área de língua portuguesa. In: Margarete Aparecida Ligeiro. (Org.). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS METODOLOGIAS ATIVAS RESSIGNIFICANDO A ESCRITA NOS CONTEXTOS ESCOLARES. 3ed.Ponta Grossa - PR: AYA EDITORA EIRELI, 2022, v. 1, p. 1-147.

  • CAMARGO, A. P. ; CAMPOS, C. S. S. ; LIGEIRO, M. A. ; LIGEIRO, M. A. . Avaliação no ensino superior: quebrando paradigmas sobre a avaliação tradicional. In: Aline Portilho Camargo; Cláudia Sandroni Silva de Campos; Margarete Aparecida Ligeiro.. (Org.). Avaliação no ensino superior: quebrando paradigmas sobre a avaliação tradicional. 4ed.Ponta Grossa - PR: AYA EDITORA EIRELI, 2022, v. 4, p. 1-345.

  • LIGEIRO, M. A. . Curso de extensão preparatório para o ENEM -. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIGEIRO, M. A. . Qualidade de Vida e a Importância da Leitura para a vida Profissional e Pessoal.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIGEIRO, M. A. ; GONCALVES, M. C. ; Daniele Kobayash . Sarau Literário. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIGEIRO, M. A. . Curso preparatório ENADE 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIGEIRO, M. A. . Leitura e Interpretação de Texto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIGEIRO, M. A. . Orientações Gerais ao Aluno Ingressante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIGEIRO, M. A. . Dificuldades em Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIGEIRO, M. A. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS METODOLOGIAS ATIVAS: RESSIGNIFICANDO A ESCRITA NOS CONTEXTOS ESCOLARES.. MUST UNIVERSITY, 2023 (Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS METODOLOGIAS ATIVAS RESSIGNIFICANDO A ESCRITA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, Descrição: O Tema em estudo tem por objetivo buscar reflexões e ideias, a partir da pesquisa bibliográfica explorativa, sobre a abordagem do ensino e aprendizagem colaborativos, tendo como base para estudo, as metodologias ativas nas aulas de Língua Portuguesa para Ensino Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Margarete Aparecida Ligeiro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

MUST UNIVERSITY

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de VALINHOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profª Educação Fundamental II - em Língua Por, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Faculdade Anhanguera - Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador SAE, Carga horária: 16

2008 - Atual

Faculdade Anhanguera - Campinas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

2013 - Atual

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto - Língua Portuguesa II, Carga horária: 20

2013 - Atual

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Coordenador do SAE, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2013

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 30

Outras informações:
Carreira desenvolvida na área da Educação ( 15 anos ), com ênfase em docência na carreira de Português e Literaturas brasileira e Portuguesa, em entidades de ensino como ICBM ? Escola de Educação Básica Maria Goretti, Entidade Beneficente são José, Prefeitura Municipal de Maringá, Instituto Educacional Raphael Di Santo, Colégio Vivendo e Aprendendo, PUC ? Campinas, com as seguintes responsabilidades:

2005 - 2012

Colégio Raphael di Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Encerramento das atividades.

2018 - 2018

Escola Sesi Campinas

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 24

Outras informações:
Professora de Lingua Portuguesa - Fundamental II.

2019 - Atual

Colégio Nautas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II.