Wanda Maria de Faria
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduada em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Universitário de Leste de Minas Gerais (UNILESTE), graduada em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS), especializada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especializada em Tutoria pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Especializada em Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga, Especializada em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga. Fui coordenadora do curso de Educação Física Licenciatura da Faculdade Única de Ipatinga, fui coordenadora do curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado em EaD da Faculdade Única de Ipatinga. Sou professora desde 2017, atuando nos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado presencial e sou supervisora de Estágio dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Faculdade Única de Ipatinga/MG. Tenho experiência no ensino superior no curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, em Pedagogia EaD e na área de Educação Física escolar municipal. Atualmente trabalho como professora e supervisora de estágios nos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado da Faculdade Única de Ipatinga/MG e como professora de Educação Física na rede Municipal de Ipatinga no ensino Fundamental I.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Biológicas
2008 - 2009
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Influência do volume de treinamento de natação sobre a biometria e a homeostase metabólica em ratas
, Ano de Obtenção: 2009.Marcelo Eustáquio Silva.Palavras-chave: Natação.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Setores de atividade: Outro.
Especialização em Educação Especial
2021 - 2023
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Não teve monografia
Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial
2021 - 2022
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Não teve monografia
Especialização em Especialização em Tutoria em EaD
2008 - 2010
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Análise comparada de ferramentas interativas no ambiente de EaD na UFOP.
Orientador: Carlos Alberto Dainese.
Especialização em Docência do Ensino Superior
2002 - 2003
Universidade Candido Mendes
Título: Análise Comparativa da Motivação Intrínseca e Extrínseca em Alunas Praticantes e não praticantes de Dança Nas alunas de Educação Física
Orientador: Maria Esther de Araújo Oliveira
Graduação em Pedagogia
2021 - 2022
FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA
Título: A RELEVÂNCIA DO TRABALHO PSICOMOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 8 ANOS DO PROJETO NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA-MG
Graduação em Educação Física
1998 - 2002
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Título: Análise comparativa da força relativa em indivíduos portadores de Síndrome de Down com indivíduos não portadores na faixa etária de 17 a 30 anos
Orientador: Lácio César Gomes da Silva
Formação complementar
2024 - 2024
Atendimento Educacional Especializado - AEE. (Carga horária: 180h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional (INCI), INCI, Brasil.
2024 - 2024
Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - AEE. (Carga horária: 360h). , Instituto Nacional de Aperfeiçoamento Profissional (INCI), INCI, Brasil.
2023 - 2023
Trabalho com Jogos: aproveitando o interesse dos alunos. (Carga horária: 2h). , Associação Nova Escola, NOVA ESCOLA, Brasil.
2023 - 2023
Como desenvolver atitudes inclusivas em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Associação Nova Escola, NOVA ESCOLA, Brasil.
2022 - 2022
Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação. (Carga horária: 2h). , Faculdade Única de Ipatinga, UNICA, Brasil.
2022 - 2022
Jovens empreendedores primeiros passos. (Carga horária: 24h). , SEBRAE/MG, SEBRAE, Brasil.
2022 - 2022
Esporte Educacional do Projeto de Formações do IEE. (Carga horária: 76h). , Instituto Esporte e Educação, IEE, Brasil.
2021 - 2021
Festival Paralímpico. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI-MG, Brasil.
2021 - 2021
Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h). , Dremshaper, DREAMSHAPER, Brasil.
2021 - 2021
DreamShaper - Aprendizagem Baseada em Projetos Formação Docente - Módulo Me. (Carga horária: 30h). , Faculdade Única de Ipatinga/MG, UNICA, Brasil.
2021 - 2021
DreamShaper - Aprendizagem Baseada em Projetos Formação Docente - Módulo Me. (Carga horária: 40h). , Faculdade Única de Ipatinga/MG, UNICA, Brasil.
2021 - 2021
Seminário de Educação Física da Faculdade Única. (Carga horária: 4h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.
2021 - 2021
USO DOS CHROMEBOOKS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI-MG, Brasil.
2021 - 2021
Aprendizagem Baseada em Projeto. (Carga horária: 40h). , Dremshaper, DREAMSHAPER, Brasil.
2020 - 2020
Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , AVAMEC, AVAMEC, Brasil.
2019 - 2019
Acesso a uma diversidade única, na integração de práticas ativas de aprendi. (Carga horária: 4h). , Faculdade Única de Ipatinga/MG, UNICA, Brasil.
2019 - 2019
Acesso a uma diversidade única, na integração de práticas ativas de aprendi. (Carga horária: 4h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.
2018 - 2018
Campanha da responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. (Carga horária: 8h). , Faculdade Única de Ipatinga/MG, UNICA, Brasil.
2018 - 2018
I semana da iniciação científica. (Carga horária: 16h). , Faculdade Única de Ipatinga/MG, UNICA, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Tutores em EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2003 - 2003
Educação Física no 1º Ciclo de Formação.. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI*, Brasil.
2002 - 2002
Projeto de Formação Permanente so 1º Ciclo.. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI-MG, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Aperfeiçoamento dos Professores de Edu. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI*, Brasil.
2000 - 2000
Excelente atendimento ao cliente.. (Carga horária: 8h). , Fundação São Francisco Xavier, FSFX, Brasil.
1998 - 1998
Aprendendo a aprender.. (Carga horária: 16h). , Fundação São Francisco Xavier, FSFX, Brasil.
1997 - 1997
Qualidade no atendimento.. (Carga horária: 24h). , Fundação São Francisco Xavier, FSFX, Brasil.
1995 - 1995
Integração Empresarial.. (Carga horária: 24h). , Funadação São Francisco Xavier, FSFX, Brasil.
1995 - 1995
Cortesia no atendimento.. (Carga horária: 8h). , Funadação São Francisco Xavier, FSFX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia do Esforço.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Participação em eventos
14ª edição da campanha de responsabilidade social do ensino superior particulara.14ª edição da campanha de responsabilidade social do ensino superior particulara. 2018. (Seminário).
25 Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2010. Avaliação de parâmetros bioquímicos em ratas Fischer submetidas ao treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 120 e 240 minutos).. 2010. (Congresso).
Trabalho de conclusão de curso..Análise comparada de ferramentas interativas no ambiente de EaD na UFOP.. 2010. (Seminário).
Análise do teor de iodo de sal refinado e grosso comercializado em Ouro Preto - MG.. 2009. (Seminário).
As novas competências para uma liderança de sucesso na atualidade.. 2009. (Seminário).
Estágios em nutrição.. 2009. (Seminário).
Memória culinária de Ouro Preto.. 2009. (Seminário).
Resistência à insulina e fatores de risco para doenças cardiovasculares.. 2009. (Seminário).
Universo simbólico da amamentação e da doação de leite humano.. 2009. (Seminário).
10 Congresso Paulista de Educação Física.. Efeito do treinamento de natação em diferentes volumes sobre as concentrações de lactato sangüíneo em ratas.. 2006. (Congresso).
XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2005. (Congresso).
O MAIOR ESPETÁCULO É A TERRA.Seminário de Educação Ambientalpara Educadores do Projeto Xerimbabo 2003. 2003. (Seminário).
Seminário Jogos Escolares de Ipatinga - JEI 2003.Jogos Escolares de Ipatinga. 2003. (Seminário).
II Semana de Iniciação Cientifica - PIC. 2000. (Seminário).
Seminario de Educação Física, Filosofia e Ciências Humanas: Reflexões e Perspectivas.Seminario de Educação Física, Filosofia e Ciências Humanas: Reflexões e Perspectivas. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
Maria Aparecida de Morais; Orrú, Sílvia Ester;FARIA, Wanda Maria de. Burnout em docentes envolvidos na inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dsenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília.
Maririlene Herculano de Oliveira; Orrú, Sílvia Ester;FARIA, Wanda Maria de. A Arte de Incluir: desafios e possibilidades.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dsenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília.
FARIA, Wanda Maria de,;FARIA, Wanda Maria de. A contribuição dos jogos Lúdicos na iniciação esportiva do handebol. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de,;FARIA, Wanda Maria de. Estudo de caso: fortalecimento ósseo em idosos através da musculação em uma academia de Ipatinga/MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de,;FARIA, Wanda Maria de. .Atividade Física como tratamento para pessoas com osteoporose.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de,;FARIA, Wanda Maria de. O processo da respiração como fator influenciador em programa de musculação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de,;FARIA, Wanda Maria de. As contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização de alunos com TDAH do CENAM de Ipatinga/MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de; COELHO, C. P.. A importância da nutrição aliada ao exercicio físico na promoção da saúde e no combate a obesidade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de; COELHO, C. P.. .A importãncia da creatina e a Whey Protein no treinamento de força.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de; M.F Vanderleia. Taekwondo como uma possível forma de melhorar o desempenho físico, técnico, flexibilidade e agilidade de alunos atletas na cidade de Ipatinga/MG.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG.
FARIA, Wanda Maria de. MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SUAS AULAS DE VIOLÃO DE UMA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.
FARIA, Wanda Maria de. O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM A OFICINA DE VIOLÃO DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA REGULAR DE IPATINGA ? MG.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.
FARIA, Wanda Maria de. Os benefícios terapêuticos da atividade lúdica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. A importância do ensino de matemática na educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. Projeto de intervenção pedagógica "Problemática".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. O conto como estratégia de leitura e escrita.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. .O processo de aprendizagem em matemática. Implicações na educação de jovens e adultos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. .A importância da leitura na educação de jovens e adultos (EJA) no mundo contemporâneo: transformando cidadãos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. .Letramento e leitura: um diálogo possível.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. .O uso dos jogos matemáticos no processo de ensino aprendizagem.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
FARIA, Wanda Maria de. .Alfabetização e letramento: uma intervenção necessária nos anos iniciais do ensino fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Orientou
CRIANÇA COM SURDEZ ANTES E APÓS IMPLANTE COCLEAR (IC) DENTRO DA SALA DE AULA: RELATO DE CASO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em esportes e atividade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Wanda Maria de Faria;
A inclusão de uma cadeirante durante as aulas práticas de Educação Física numa Escola Municipal de Ipatinga, MG: relato de caso; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em esportes e atividade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Wanda Maria de Faria;
A ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA NA REABILITAÇÃO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em esportes e atividade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Análise das dificuldades enfrentadas por uma atleta deficiente visual na prática do atletismo: relato de caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em esportes e atividade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Wanda Maria de Faria;
; A PRÁTICA DO ATLETISMO COMO LIÇÃO DE VIDA PARA UMA DEFICIENTE VISUAL: RELATO DE CASO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de especialização em esportes e atividade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Estudo do desenvolvimento motor em crianças de seis anos nas aulas práticas de Educação Física em uma escola municipal da Cidade de Ipatinga/MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Treinamento de força e sua atuação no desenvolvimento corporal em iniciantes do gênero feminino acima de 25 anos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Contribuição da caminhada para indivíduos hipertensos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Ginástica Laboral: ferramenta para qualidade de vida no campo da cozinha industrial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
A participação dos deficientes físicos nas aulas de Educação Física em uma escola da rede Municipal de Ipatinga/MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Inclusão de crianças deficiêntes físicas nas auas de educação física em uma escola Estadual de Pingo D`Agua/MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Desvalorização da Educação Física Escolar no Município de Ipatinga/MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Estatístcas das atividades aquáticas em Ipatinga/MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Efeitos na percepção e satisfação a prática da musculação na prevenção e promoção da saúde de praticantes idosos de uma academia da cidade de Ipatinga/MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Contribuições das atividades circenses no desenvolvimento psicomotor da criança; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
As influencias de jogos e brincadeiras no desenvolvimento psicomotor de crianças em uma turma de 3 ano do ensino fundamental I; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
A relevância do trabalho psicomotor para o desenvolvimento cognitivo de crianças de 8 anos do projeto Novo Mais Educação em uma escola da rede Municipal de Ipatinga/MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física LIcenciatura) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
O processo de envelhecimento e a promoção da qualidade de vida; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Fatores motivacionais para a prática de treinamento funcional para mulheres entre 30 a 60 anos em uma academia na cidade de Ipatinga/MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Faculdade Única de Ipatinga/MG; Orientador: Wanda Maria de Faria;
Produções bibliográficas
-
Souza, T.R. ; CAMPOS, P. F. ; ALMEIDA, M. ; M.F Vanderleia ; CHAVES, B. S. ; FARIA, Wanda Maria de ; NEVES, C. M. ; SILVA, J. R. V. . Exercício progressivo de curtíssima duração possui potente efeito sobre a memória de trabalho, controle inibitório e motricidade fina de adultos jovens sedentários.. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 15, p. 1-7, 2019.
-
Silva VF, Marinho ; EHM, D. ; SS, S. ; AM, TEIXEIRA ; AJRM, Silva ; RJN, Junior ; FEF, Laube ; JB, Cavalcante ; RE, Freitas ; KM, Santos ; ACM, Castro ; CHAVES, B. S. ; FARIA, Wanda Maria de, ; FARIA, V. M. ; CAMPOS, P. F. ; ALMEIDA, M. ; SILVA JR, Valentin ; FARIA, Wanda Maria de . Short exhaustive intermittent exercise results in acute inflammatory and rheumatic markers release.. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE , v. 22, p. 1-8, 2019.
-
FARIA, Wanda Maria de ; SANTOS, R. C. ; PEDROSA, M. L. ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Avaliação de parâmetros bioquímicos em ratas Fischer submetidas ao treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 120 e 240 minutos).. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 128-131, 2010.
-
FARIA, Wanda Maria de ; OLIVEIRA, Emerson Crus de ; BARBOSA, F. C. ; PEDROSA, Maria Lúcia ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Avaliação do efeito de protocolos de treinamento de natação em diferentes volumes sobre o peso de orgãos e parâmetros bioquímicos de ratas.. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 6, p. 257-262, 2007.
-
GONSALVES, Allan Cristian ; FARIA, Wanda Maria de ; SILVA, Marcelo Eustáquio ; PEDROSA, Maria Lúcia . Effect of physical exercise on HDL/LDL ratio, protein metabolism and bone in rats submitted to hypercholesterolemic diet.. The FIEP Bulletin , v. 77, p. 48-51, 2007.
-
FARIA, Wanda Maria de ; GONSALVES, Allan Cristian ; OLIVEIRA, Emerson Crus de ; PEDROSA, Maria Lúcia ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Efeito do treinamento de natação em diferentes volumes sobre as concentrações de lactato sanguíneo em ratas.. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 4, p. 371-374, 2006.
-
OLIVEIRA, Emerson Crus de ; GONSALVES, Allan Cristian ; FARIA, Wanda Maria de ; PEDROSA, Maria Lúcia ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Efeito da desnutrição protéico-calórica sobre parâmetros bioquímicos, órgãos e músculos de ratas submetidas ao treinamento de natação.. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 4, p. 358-362, 2006.
-
FARIA, Wanda Maria de ; GONSALVES, Allan Cristian ; OLIVEIRA, Emerson Crus de ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Efeito do treinamento de natação em diferentes volumes sobre as concentrações de lactato sangüíneo em ratas.. In: 10 Congresso Paulista de Educação Física., 2006, Jundiaí - São Paulo. Coleção Pesquisa em Educação Física, 2006. v. 4. p. 371-374.
-
NOUJEIMI, F. A ; OLIVEIRA, Emerson Crus de ; MENDES, R. J ; FARIA, Wanda Maria de ; GONSALVES, Allan Cristian ; PEDROSA, Maria Lúcia ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Sobrecarga renal induzida pela desnutrição não é influenciada pelo exercício físico.. In: Colégio Mineiro de Nutrição Clínica, 2006, Belo Horizonte. III Congresso Mineiro de Nutrição Clínica, II Congresso Mineiro de Nutrição Esportiva e I Congresso Mineiro de Obesidade., 2006.
-
FARIA, Wanda Maria de ; GONSALVES, Allan Cristian ; OLIVEIRA, Emerson Crus de ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Comparação entre ingestão alimentar e ganho de peso em ratas treinadas e destreinadas submetidas a dieta hipercolesterolêmica. In: XXVIII Simpósio internacional de ciências do esporte, 2005, São Paulo. Atividade Física e Esporte no Ciclo da Vida, 2005. v. 4. p. 150-150.
-
FARIA, Wanda Maria de . Efeito do exercício físico a relação HDL/LDL, metabolismo protéico e ossos de ratas submetidas à dieta hipercolesterolêmica.. In: 22 Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2007, IV Congresso Científico Latino-americano da FIEP e IV Congresso Brasileiro Científico da FIEP., 2007, Foz do Iguaçu - Praná. 22 Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2007, IV Congresso Científico Latino-americano da FIEP e IV Congresso Brasileiro Científico da FIEP., 2007.
-
OLIVEIRA, Emerson Crus de ; GONSALVES, Allan Cristian ; FARIA, Wanda Maria de ; PEDROSA, Maria Lúcia ; SILVA, Marcelo Eustáquio . Effects of protein-calorie malnutrition and nutritional recovery on serum biochemistry parameter in rats submitted to swimming exercise.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2006, Águas de Lindóia - SP. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2006.
-
FARIA, Wanda Maria de . Avaliação de parâmetros bioquímicos em ratas Fischer submetidas ao treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 120 e 240 minutos).. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, Wanda Maria de . Avaliação do efeito de protocolos de treinamento de natação em diferentes volumes sobre o peso de órgãos e parâmetros bioquímicos de ratas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, Wanda Maria de . Efeito do treinamento de natação em diferentes volumes sobre as concentrações de lactato sanguíneo em ratas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, Wanda Maria de . Jogos escolares de Ipatinga. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, Wanda Maria de . O MAIOR ESPETÁCULO É A TERRA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FARIA, Wanda Maria de . Campanha da Responsabilidade Social do Ensino SuperiorParticular 2018 (Campanha da Responsabilidade Social).
-
FARIA, Wanda Maria de . I Semana de Iniciação Científica da Faculdade Unica de Ipatinga 2018 (Iniciação Científica).
Outras produções
FARIA, Wanda Maria de . Efeito do treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 80, 100, 120, 180 e 240 minutos) em ratas sobre parâmetros bioquímicos, nutricionais e do estresse oxidativo.. 2006.
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2010
Exercício e desnutrição no nascimento em ratas, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o efeito do exercício físico de natação em diferentes volumes e intensidades em ratas submetidas a desnutrição protéica no nascimento. São avaliados o perfil lipídico, funções hepatica e renal, estresse oxidativo, peso de orgão e parâmetros nutricionais como ganho de peso e eficiência alimentar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wanda Maria de Faria - Integrante / Allan Cristian Gonsalves - Integrante / Emerson Crus de Oliveira - Coordenador / Marcelo Eustáquio Silva - Integrante / PEDROSA, Maria Lúcia - Integrante.
-
2005 - 2009
Exercício de natação em diferentes volumes em ratas, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o efeito do exercício físico de natação em diferentes volumes sobre o perfil lipídico, funções hepatica e renal, estresse oxidativo, peso de orgão e parâmetros nutricionais como ganho de peso e eficiência alimentar... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wanda Maria de Faria - Coordenador.
-
2005 - 2007
Exercício e desnutrição pós desmame em ratas, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o efeito do exercício físico de natação em diferentes volumes e intensidades em ratas submetidas a desnutrição protéica pós desmame. São avaliados o perfil lipídico, funções hepatica e renal, estresse oxidativo, peso de orgão e parâmetros nutricionais como ganho de peso e eficiência alimentar... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wanda Maria de Faria - Integrante / Allan Cristian Gonsalves - Integrante / Emerson Crus de Oliveira - Coordenador / Marcelo Eustáquio Silva - Integrante / PEDROSA, Maria Lúcia - Integrante.
-
2005 - 2007
Exercício e hipercolesterolemia em ratas., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o efeito do exercício físico de natação em diferentes volumes e intensidades em ratas submetidas a dieta hipercolesterolemica. São avaliados o perfil lipídico, funções hepatica e renal, estresse oxidativo, peso de orgão e parâmetros nutricionais como ganho de peso e eficiência alimentar... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wanda Maria de Faria - Integrante / Allan Cristian Gonsalves - Coordenador / Emerson Crus de Oliveira - Integrante / Marcelo Eustáquio Silva - Integrante / PEDROSA, Maria Lúcia - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Ipatinga, Escola Municipal Jaime Morais Quintão. , Avenida Juscelino Kubitschek, Jardim Panorama, 35164245 - Ipatinga, MG - Brasil, Telefone: (31) 38298345
Experiência profissional
2018 - Atual
FACULDADE UNICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágios, Carga horária: 2
Outras informações:
Faço supervisão de estágios e orientações aos alunos.
2017 - Atual
FACULDADE UNICAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora e Mestre em Fisiologia Humana II; Política Educacional e Educação Básica; Prática de Ensino II e Prática de Ensino IV.
2021 - 2023
FACULDADE UNICAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 16
Outras informações:
Coordenadora dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado em EaD.
2001 - 2001
Centro Universitário do Leste de Minas GeraisVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2001 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2006 - 2010
Escola Estadual de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Fisica, Carga horária: 18
Outras informações:
Professora de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio.
Atividades
-
05/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
05/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
1994 - 1994
Escola Estadual João WalmickVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 16
Atividades
-
01/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, História e Geografia
1994 - 1995
Escolinha Infantil Peixinho Dourado LtdaVínculo: Professora de Educação infanti, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educadora
1995 - 2002
Fundação São Francisco XvierVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1995 - 07/2002
Direção e administração, Hospital Márcio Cunha.,Cargo ou função, Auxiliar Administrativo.
2012 - 2013
Prefeitura Municipal de Coronel FabricianoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Atuo como professora de Educação Física na Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde no ensino fundamental I.
2012 - Atual
Prefeitura Municipal De IpatingaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Atuo como Educadora Física no ensino fundamental I na Escola Municipal Jaime de Morais Quintão.
2002 - 2004
Prefeitura Municipal De IpatingaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental (1°; 2°; 3° ciclos)
Atividades
-
01/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de Ouro PretoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Educação Física de educação infantil e ensino fundamental.
Atividades
-
02/2007 - 08/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
02/2007 - 08/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2014 - 2014
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
2007 - 2014
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Sou tutora do curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Auxilio os tutores, tanto presenciais quanto a distância e aos alunos, esclarecendo dúvidas nas áreas a fins. Participo da seleção dos materiais didáticos oferecido às disciplinas da área, participo da montagem da plataforma das disciplinas, assim como das avaliações, das atividades propostas e critérios de correção das mesmas. Participo das reuniões ministradas pelos coordenadores (professores do CEAD/UFOP) de cada área do curso, assim como das videoconferências e webconferências ministradas para os alunos e tutores.
Atividades
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
08/2008 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
03/2005 - 08/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
-
03/2005 - 02/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wanda Maria de Faria e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?