Mahomed Bamba

Graduação em Letras pela Université Nationale d´Abidjan (Costa do Marfim); Mestrado em Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Cinema e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto I na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da universidade Federal da Bahia. Áreas de pesquisa: Teorias da Recepção Cinematográfica; História dos Cinemas Africanos e das Diásporas; Teorias do Cinema Transnacional; Cinema e Identidades plurais; Semiologia e Narratologia do Cinema.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

1998 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: Letreiros e Grafismos nos processos Fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica
Orientador: Profa. Dra. Mariarosaria Fabris
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Estética do cinema; Linguagem cinematográfica; grafismos filmados; Texto/discurso fílmico; narratologia cinematográfica, teoria da enunciação; semiologia do cinema.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Estética do audiovisual. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Lingüística

1993 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: da interação da língua falada com a língua escrita a outras formas de interação semiótica na geração de texto de legendas de filmes.,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: izidoro blikstein
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Letras

1989 - 1992

Universite National D' Abidjan

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Michigan State University. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Internacional.Ruídos, vozes, cantos, música e imagens dos filmes documentários contemporâneos africanos. 2013. (Seminário).

Semaphores and Surfaces: Reading the New African Cinemas.History of Foreign Film-makers in mozambican Cinema. 2013. (Seminário).

SOCINE: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Quando o comentário autoral programa os modos de leitura fílmica. 2013. (Encontro).

XVI Encontro Socine: Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual.Os Limites da Recepção: Censura e leitura fílmica. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional Clima, Cultura, Meio-Ambiente.A dimensão pragmática da narrativa e do discurso dos filmes sobre clima e meio ambiente.. 2011. (Seminário).

XV Encontro da SOCINE - IMAGINÁRIOS (IN)VISÍVEIS..Avaliação e Seleção dos trabalhos submetidos. 2011. (Encontro).

Griots 2011: II Colóquio Internacional de Culturas Africanas."O africanismo é um humanismo". 2011. (Outra).

V Mostra de Cinema Africano: Diásporas.Comentário e análise dos filmes. 2011. (Outra).

Cinema e realidade africana - Mostra de Filmes e Debates.Comentário e análise dos filmes. 2011. (Outra).

SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e audiovisual. Os Filmes Cult: seus modos de Recepção e seus Públicos. 2010. (Congresso).

SBPC: 62ª Reunião anualda Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Imagens fílmicas das ciências: da encenação das ciências na ficção à ficcionalização de filmes científicos". 2010. (Congresso).

VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT). Cinema e Recepções Transnacionais: Estudo das Práticas de Apropriação". 2010. (Encontro).

REA II Reunião Equatorial de Antropologia/ XI Reunião de antropologia do Norte-Nordeste. "Da aversão ao filme etnográfico ao balbucio do documentário africano". 2009. (Congresso).

ABRAEC/ IV CONIEC: Congresso Internacional de Estudos Comparativos. Culturas, religiões e sexualidade nos tempos modernos. 2009. (Congresso).

V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual da Bahia.O Oriente cinematográfico. 2009. (Seminário).

Seminários Novas Letras da Fundação Pedro Calmon- A Arte Negra: literatura e cinema.O protagonismo do Negro no filme etnográfico e na etnoficção.. 2009. (Seminário).

IX CINFORM: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.Os jovens pesquisadores e o Cinema. 2009. (Encontro).

SOCINE-13º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Visionamento seguido de comentários: recepção audiovisual em Youtube. 2009. (Encontro).

Ciclo de Conferências "A rebelião das Formas: Vanguarda, Experimentação e Abstração no Cinema Francês e Alemão da Década de Vinte"."A Vanguarda do Cinema Francês". 2009. (Outra).

XIII Festival Nacional 5 Minutos.As Novas Mídias e a Linguagem Audiovisual Contemporânea. 2009. (Outra).

FORUMDOC.BH.2009-13ºFestival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte.Que modernidade para os cinemas africanos?. 2009. (Outra).

ABRALIC. Migrações, imigração e alteridade no cinema brasileiro contemporâneo. 2008. (Congresso).

I Congresso de Comunicação Social e Polìticas Culturais (PoliCom).Palestra na Mostra de cinema sobre "DEUS e Diabo na Terra". 2008. (Oficina).

5 Amazonas Film Festival/Malembe Malembe-Mostra de cinema africano.Os cinemas africanos: entre construção identitária nacional e Panafricanismo. 2008. (Outra).

9º Congresso Regional de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital. Expositor. 2007. (Congresso).

9º Congresso Regional de Ciências da Comunicação. Parecerista da etapa classificatória da expocom 2007. 2007. (Congresso).

INTERCOM NORDESTE - IX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital. Avaliador na Banca de Defesa Pública dos trabalhos da EXPOCOM. 2007. (Congresso).

VI Seminário da Francofonia: Pós-Colonialismo e Globalização: culturas e desenvolvimento em questão, numa promoção do Núcleo de Estudos Canadenses e do Centro de Estudos Francófonos da UEFS.O dever de memória nas literaturas e nos cinemas da África e da diáspora. 2007. (Seminário).

I Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Das imagens sobre a África às imagens da África. 2007. (Encontro).

III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.O hip hop africano: uma forma de religação do continente negro com a diáspora?. 2007. (Encontro).

"Ciclo de Cinema ao Pôr do Sol" organizado pela Escola Brasileira de Psicanálise.Exibição e debate do filme "como fazer um Filme de Amor" de José Roberto Torero. 2007. (Encontro).

Malembe Malembe - Mostra de cinema africano - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.Malembe Malembe - mostra de cinema africano. 2007. (Outra).

INTERCOM 2006 - XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Congressista. 2006. (Congresso).

Seminário "Film Ab" - Cinema Alemão Contemporâneo."Adeus, Lenin! ou um mergulho no grau zero da ideologia". 2006. (Seminário).

V Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados e V Seminário da Francofonia: Sociedades Plurais, Sociedades Inclusivas, Cidadania, Modernização e Globalização.La Négritude, hier et aujourd ' hui. 2006. (Seminário).

X Encontro da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.O impacto da conversão lingüistica na recepção fílmica: entre mediação e apropriação simbólica. 2006. (Encontro).

2ª SEMANA DO PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL.CINEMA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2005. (Encontro).

I SEMANA DO PROGRANA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL.CINEMA E POLITICA. 2005. (Outra).

Palestra "Cannes Comentado." para o Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Instituto Baiano de Ensino Superior - IBES.Cannes Comentado. 2005. (Outra).

Ciclo de Debates Cinema, Realidade Social e Política, FIB - Faculdade de Comunicação Social e Marketing e pelo Núcleo de Extensão.Cinema, Realidade Social e Politica. 2005. (Outra).

Seminário Internacional de Telenovela.seminário internacional de telenovela- a internacionalização da telenovela no cenário globalizado. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Inara de Amorim Rosas

BAMBA, M.. Agora eu era herói: a personagem infantil como estratégia narrativa no cinema latino americano. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariana Paiva Marinho

BAMBA, M.. Tradições e Contradições: a representação do nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cult) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lineu Vilanova Miranda de Oliveira

BAMBA, M.. Comunidades Privadas BITTORRENT: Seguindo os rastros da Aliança Cinéfila. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Humberto Limaa Saldanha Magalhães Silva

BAMBA, M.. Sympathy for Ms Excess: a construção do excesso no universo fílmico de PArk Chan-Wook. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rafael Oliveira Carvalho

BAMBA, M.. Walter da Silveira e a Crítica de Cinema na Bahia: entre o texto e o contexto. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio José Rios da Costa

BAMBA, M.. A Tragédia e o Trágico no cinema contemporâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Fróes Souto Maior

BAMBA, M.. Merlin e suas representações não-nomeadas no cinema contemporâneo. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cíntia Guedes Braga

BAMBA, M.. Desejos desviantes e imagem cinematográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cult) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Evangelista da Silva

BAMBA, M.. A Representação da modernidade em Dziga Vertov. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jusciele C

BAMBA, M.. Almeida de Oliveira. Tempos de Paz e de Guerra: dilemas da contemporaneidade no filme "Nha Fala" de Flora Gomes. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LArissa Paim Ribeiro

Bamba, Mahomed;BAMBA, M.. "Nem todas feiticeira é corcunda: uma análise de Nazaré em Senhora do Destino. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Teresa Fabião da Silva Pinto

BAMBA, M.. Danças africanas e interculturalidade: mundividências e experiências de corpo em Portugal.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Deise Mônica Medina da Silveira

BAMBA, M.; Elizabeth Ramos; Eliana Paes Cardoso Franco. Um Estudo Descritivo da Oralidade nas Legendas em Inglês de Tropa de Elite. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Oliveira Lessa

BAMBA, M.; Lidia Maria Pires Soares Cardel. As representações dos contextos de conflito social no campo no cinema documentário brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elisa Rodrigues Dassoler

BAMBA, M.; Neli Klix Freitas; Célia Maria Antonacci Ramos. Coletivo arte na Periferia: por uma outra dimensão territorial das Artes Visuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ana Camila de souza Esteves

BAMBA, M.; Luciene Almeida de Azevedo; Guilherme Maia. Da autoria e enunciação no Cinema: uma análise do autor a partir das estruturas da narrativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mírian Sumica Carneiro Reis

BAMBA, M.. "Náusea e Absurdo: o Existencialismo em Estorvo". 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luna Cristina Castro Nery

BAMBA, M.. O Negro encena a Bahia: imagens e representações étnicas em cinco filmes baianos de ficção. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Wagner Vinhas Batista

BAMBA, M.. "Narrativas em negociação - o caso da invenção das tradições em Salvador". 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elizabeth de Jesus da Silva

BAMBA, M.. "Um caminho para a África são as sementes: histórias sobre o corpo e os jogos africanos na aprendizagem da educação das relações étnico-raciais". 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laikui Cardoso Lins

BAMBA, M.. "A recepção de Terra em Transe: Ontem e Hoje". 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jairo Carvalho do Nascimento

BAMBA, M.. Erotismo e Relações Raciais no Cinema Brasileiro: a pornochanchanda em perspectiva histórica.. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Humberto Alves Silva Hunior

BAMBA, M.. A Estética sociológica de Glauber Rocha. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Emília Maria da Conceição Valente Galvão

BAMBA, M.. O efeito-choque e os problemas da afetação do espectador no cinema de Lars Von Trier. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandra Straccilano Coelho

BAMBA, M.. Vozes da Etnoficção: Autoria e alteridade no cinema de Jean Rouch. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata de Oliveira Mascarenhas

BAMBA, M.. A audiodescrição da Minissérie Policial "Luna Caliente": uma proposta de Tradução à luz da narratologia. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Nunes da Silva

BAMBA, M.. A construção dos personagens e representação da violência urbana nos documentários o rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas e Ônibus 174. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Barbosa e Silva

BAMBA, M.. Criminalidade na Televisão baiana: o telejornal policial Se Liga Bocão e as histórias de vida dos sujeitos privados de liberdade. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roberto Lyrio Duarte Guimarães

BAMBA, M.; Cleise Furtado Mendes; Antônio Carlos Amâncio da Silva. A dramaturgia como ferramenta de análise fílmica. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro

BAMBA, M.; Wilson Gomes; Annamaria da Rocha Jatobá Palacios; Ana Cristina Pelosi; José Benjamim Picado Souza e Silva. Mesclagem e contiguidade na imagem publicitária: o papel da metáfora e da metonímia na mensagem visual persuasiva. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Augusto Sá Oliveira Rocha

BAMBA, M.. Ideologia, Identidade e Unidade Latino-Americanas na Obra de Glauber Rocha. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Ribereiro Barreto

BAMBA, M.. "Parceiros no clipe: a atuação e os estilos autorais de diretores e artistas musicais no campo do videoclipe". 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: MARISE BERTA DE SOUZA

BAMBA, M.. ABC de Nelson: do sertão ao Mar da Bahia ou Quem é ateu e viu milagres como Eu. 2008. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Lívia Carvalho Figueredo Braga

BAMBA, M.. Uma análise sobre a cenografia, a subjetividade, a memóriaa e o espaço em Blade Runner e os usos das cidades cinemáticas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Roberto Andrade Féres

BAMBA, M.. Traduzir "La Disparition" de Georges Perec para o português: métodos e implicações práticas e teóricas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Angelita Maria Bogado

BAMBA, M.. Memória do entrelugar: narrativas de si na obra documental contemporânea brasileira. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Emília MAria da Conceição V

BAMBA, M.. Galvão. PRoblemas éticos e estéticos do apelo aos afetos do espectador no cinema de Lars von Trier. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jairo Carvalho do Nascimento

BAMBA, M.. Erotismo no cinema brasileiro: a pornochanchada em perspectiva histórica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula Nunes de Abreu

BAMBA, M.; SOUZA, R. L. G.; PRETTO, N. L.. Práticas de leitura fílmica em materiais pedagógicos sobre cinema. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luna Cristina Castro Nery

BAMBA, M.. Descolonização da Imagem Cinematográfica: um estudo nos contextos de África e América Latina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Valquíria Lima da Silva

BAMBA, M.. Representações do Marginal e da Marginalidade na Contemporaneidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Humberto alves Silva Junior

BAMBA, M.; Lidia Maria Pires Soares Cardel. A Estética Sociológica em Glauber Rocha. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandra Straccialano Coelho

BAMBA, M.; Natalia Ramos; José Francisco Serafim. Narrativas de um real improvisado: uma análise das estratégias de representação em três filmes de Jean Rouch. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Augusto de Sá Oliveira

BAMBA, M.. Ideologia, Identidade e Unidade Latino-americanas na Obra de Glauber Rocha. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Barbosa e Silva

BAMBA, M.. "Criminalidade na Televisão baiana: os telejornais policiais e as histórias de vida dos sujeitos privados de liberdade". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roberto Lyrio Duarte Guimarães

BAMBA, M.. A representação da narrativa audiovisual nos discuros analíticos e poéticos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anderson Bispo dos Santos

BAMBA, M.. Griôs-Dona Cici e Elias Bonfim" documentário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tarsilla da Silva Soares Alvarindo

BAMBA, M.. "Grupo Escolar Geral Osório-Uma história que precisa ser preservada"-Documentário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Michele de Oliveira Figueiredo

BAMBA, M.. Carmem: um roteiro de ficção de médioa metragem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Hugo Leonardo Santos Souza

BAMBA, M.. Documentário: "Boquete: um relato dos profissionais do sexo". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Sombra Sales Campos

BAMBA, M.. "Viajo porque preciso, volto porque te amo" e o Road Movie". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alan Gusmão Ramos

BAMBA, M.. Cinema em Salvador: blog desenvolvido .... 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laís Ferreira Souza

BAMBA, M.; José Francisco Serafim. BIGBANDS: Bastidores de um Festival Independente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BAMBA, M.. "Orfeu de Carnaval: música e encantamento na narrativa fílmica". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vasco Anxímmes Casimiro Menut

BAMBA, M.. "representação da África no Telejornalismo Brasileiro: análise das notícias de JN e JR". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cítia Guedes Braga

BAMBA, M.. "Cinema e Representação dos Homossexuais". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edimário Bastos Duplat

BAMBA, M.. A representação do Negro nos quadrinhos da Marvel Comics. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alana Damasceno Arruda Câmara

BAMBA, M.. Imagem de Marca: uma análise da construção de identidade no universo fílmico do Chanel nº5. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Lessa Cezar Santos

BAMBA, M.. "Eles saíram do caixão...e do Livro!: o processo de recriação do romance"Morto até o anoitecer para o seriado televisivo True Blood". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Virgínia Borges dos Santos

BAMBA, M.. Camafeu de Oxóssi- roteiro para documentário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Álvaro andrade alves

BAMBA, M.. "Ed. Jupiter" (vídeo). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Felipe Aguiar

BAMBA, M.. "Easy rider: Análise do filme a partir de sua relevância para o fenômeno do rock e da contracultura". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Matheus Araújo dos Santos

BAMBA, M.. "XXY: análise da representação da intersexualidade no filme de Lúcia Puenzo". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jéssica Monteiro Passos & Lara Thomazini de MAgalhães

BAMBA, M.. "Transmídia e Narrativas Seriadas". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vinícius Borges Santos de Almeida

BAMBA, M.. "Documentário sobre o São João de Amargosa". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thiago Lopes de Alencar

BAMBA, M.. "Anime: uma análise sobre a apropiração cultural". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ananda Savitre & Cláudia Brito & Irlane Machado

BAMBA, M.. "Meu cabelo, meu espelho" documentário.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade integrada da Bahia.

Aluno: Ana Luisa Pinheiro Fideles & Maraísa Santana Ferreira

BAMBA, M.. "A herança do Santo guerreiro no cinema". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Carolina Guimarães Ribeiro

BAMBA, M.. O Cinema e a História na Obra de Luchino Visconti: uma análise de Senso, o Leopardo e o Inocente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Betina Sigg Costa Lima

BAMBA, M.. A casa: uma adaptação literária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula M

BAMBA, M.. Rojas; Elena A. de Carvalho; Irene M. dos Santo."A Fome mora ao lado"- documentário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia.

Aluno: Anne Daisy Lopes Moreira de Souza; BRuna Manuele Pereira da

BAMBA, M.. .Documentário O retrato da Violência: mulheres e dores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Juliana Silva Barroso e Sheiliane Santos da Silva

BAMBA, M.. "Palco Passageiro - Vídeo-documentário sobre Manifestações culturais nos ônibuas de Salvador". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade integrada da Bahia.

Aluno: FAbiana Quaresma Cortês e outros

BAMBA, M.; M. Dori; SANTOS, C. M.. Uma procissão de fé. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Afonso Batista Neto

BAMBA, M.; SANTOS, C. M.; SANTOS, L. M. N. S.. A simbologia do rei Xangô: O Orixá do Fogo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Aline Cristina santos e Jaqueline da Silva Tavares

BAMBA, M.. Documentário Curuzu denegrido: um quilombo vivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Janaína Rezende LIma

BAMBA, M.. Identidade Hip Hop (Orientador). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia.

Aluno: Cássio Vitor

BAMBA, M.. Os signos de "O triunfo da vontade". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

Aluno: Paula Pitta

BAMBA, M.. O papel da mídia na construção dos escândalos políticos: uma abordagem discursiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia.

Aluno: Carla Fonseca e Flávia Uzêda

BAMBA, M.. Emprego no Beco: a vida dos vendedores ambulantes que trabalham no centro de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia.

Aluno: Manuela Regina Farias Vaz

BAMBA, M.. Do TV na "taba" à TV Digital: uma abordagem históricista do processo tecnológico e evolutivo da TV brasileira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Aline Rodrigues

BAMBA, M.. Recepção dos deficientes auditivos aos telejornais de Salvador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia.

Aluno: Terce Carreira; Maria Fernanda Santos e Urânia Joana Araújo

BAMBA, M.. "Salvar": uma equipe de resgate em Salvador (documentário). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade integrada da Bahia.

Aluno: Larissa Cortizo e Ruth Câmara

BAMBA, M.. Pela Luz dos Olhos teus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade integrada da Bahia.

BAMBA, M.. Comissão de Seleção para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. Concurso para admissão de professor adjunto: Som: Cinema e Audiovisual. 2012. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. Concurso para Professor Assistente. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BAMBA, M.. Concurso público para professor assistente de direção (cinema e audiovisual). 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

BAMBA, M.. Concurso Público para Professor Assistente Adjunto, Edital 080/05, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, na qualidade de membro da Banca Examinadora da Matéria Estética e Comunicaçaõ de Massa, do Departamento de Letras. 2006. Universidade Estadual de Santa Cruz.

BAMBA, M.. concurso público para professor Assistente (matéria: Comunicação e Mercado em Rádio e TV). 2004. Universidade Estadual de Santa Cruz.

BAMBA, M.. Concurso público para Professor Assistente (matéria: TV: direção, produção e edição). 2003. Universidade Estadual de Santa Cruz.

BAMBA, M.. Banca Examinadora de Seleção d Mestrado 2012.1 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea. 2011. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. Parecer de incentivo Funcional por Produção Científica, Técnica ou Artística sobre o ensaio intitulado "Glauber y los profetas: Gurawski, Grotowski, Artaud" de autoria da professora Jolanta Rekawek. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BAMBA, M.. Banca de Promoção na carreira de Professor Assistente para Professor Adjunto de Humberto Luiz de Oliveira. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BAMBA, M.. Banca para seleção de bolsista para o programa de Educação tutorial (PET) da faculdade de comunicação da UFBA. 2010. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. Banca de Seleção de bolsistas para o PET/CONEXÕES COMUNIDADES INDÍGENAS. 2010. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. Pareceirista no processo de avaliação das propostas submetidas ao 14 Encontro Socine (2010). 2010. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.

BAMBA, M.. Processo Seletivo para contratação de professor substituto-disciplinas: teorias da imagem; Linguagens da comunicação; Temas Especiais em Cultura. 2009. Universidade Federal da Bahia.

BAMBA, M.. XII Festival Nacional de Vídeo-Imagem em 5 minutos. 2008. Dimas-Diretoria de Audiovisual/Fundação cultural do estado da Bahia/Secreta.

BAMBA, M.. 9º Congresso Regional de Ciências da Comunicação. 2007.

BAMBA, M.. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mariarosaria Fabris

FABRIS, Mariarosaria; MOURÃO, Maria Dora Genis; DORNBUSCH, Claudia Sibylle; TATIT, Luiz Augusto de Moraes; LYRA, Maria Bernadette Cunha de. Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Cláudia Sibylle Dornbusch

DORNBUSCH, C. S.; Mourão, M.D.; Tatit, L.; Lyra, M. B. C. de; Fabris, M.. Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Maria Bernadette Cunha de Lyra

LYRA, M. B. C.; FABRIS, M.; MOURAO, M. D.; TATI, L.; DORNBUSCH, C. S.. LETREIROS E GRAFISMOS NOS PROCESSOS FÍLMICOS. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Maria Bernadette Cunha de Lyra

LYRA, M. B. C.; FABRIS, M.; TATIT, L.. LETREIROS E GRAFISMOS EM PROCESSOS FILMICOS. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Katarina Kelly Brito Castro

"Espectatorialidade cinematográfica: a Recepção de filmes com temática de Gênero a partir da Crítica de Cinema"; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lara Freitas de Carvalho

Maus - Os arcos de personagem em ficções seriadas a partir de uma análise de Breaking Bad; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ana Paula Nunes de Abreu

PRÁTICAS DE LEITURA FÍLMICA: um intervalo semântico entre arte e comunicação; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Inara de Amorim Rosas

A INFÂNCIA NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA: Perspectiva narrativa, alteridade e relações de amizade; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Mahomed Bamba;

Vanessa Kalindra Labre de Oliveira

NARRATIVAS PÓS-MODERNAS NO CINEMA DE FERNANDO MEIRELLES; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Mahomed Bamba;

TIAGO CANÁRIO DE ARAUJO

NARRATIVAS MÍNIMAS: O MOVIMENTO DA NOUVELLE MANGA; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mahomed Bamba;

Maria Isabel Lemos Miguez Couñago

O Estudo da encenação em Eduardo Coutinho> a análise de Boca de Lixo, Santo Forte e Jogo de Cena; 2010; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Mahomed Bamba;

CLÁUDIO RANGEL DE OLIVEIRA BORGES

BROKEBACK MOUNTAIN:UM FILME GAY?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Cinema: Expressão e A) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Mahomed Bamba;

CLÁUDIO RANGEL DE OLIVEIRA BORGES

Brokeback Mountian: um filme gay?"; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Cinema: Expressão e A) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Mahomed Bamba;

Rodrigo Lucas Silva Chamusca

Videoclipe da Banda Cartel Strip Club; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Mahomed Bamba

A moda Afro em pauta no Webdoc: negociações de sentidos da Estética diaspórica a partir de uma narrativa multimídia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Mahomed Bamba

"A subversão do gênero na infância: uma análise do filme Tomboy"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Pedro MArques Dell´Orto

Memória da realização do Curta-metragem "Solene Simpatia"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Fabiana BRaz Santiago

Samba de Griot: documentário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Natália Ventura Improta

"Dodô Doc - nos bastidores da produção do Troféu Dodô & Osmar 2011" (documentário); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Ângela Luiza da Silva Machado

Rebeldes em Cruz - documentário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Leandra Roberta da Silva

Levadas: Piloto de Programa de TV: entre a segmentação e a universalização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Sarah Monserrat de Corral

"Palha Assada em Salvador: Memória vídeo documentário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Thiago Lopes de Alencar

O Herói Nipônico: Uma análise sobre poder, sociedade e cultura; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

LAILA MILANI MAGALHÃES

Roteiro de um Curta metragem sobre a sexualidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Thiago Lopes de Alencar

"Anime: uma análise sobre a apropiração cultural"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Matheus Araújo dos Santos

"XXY: análise da representação da intersexualidade no filme de Lúcia Puenzo"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Produção Cultural) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Giovana Almeida Povoas

Bacubahia: o videoclipe!; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Luciana Araújo Silva & Rosária de Fátima PAdilha dos Santos

Documentário: Um mulher na Pescaria: a luta diária de Dadinha na Colônia de pescadores do Rio Vermelho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

FRANCIS AMARAL & RONALD COSTA

Documentário Radiofônico; CANTO DE IANSÃ: A MÚSICA SACRA DO CANDOMBLÉ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Luciana Araújo Silva & Rosário Padilha

"Senhor do Mar: um documentário sobre Dandinha, a única pescadora da Colônia Z-1; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Janaína Rezende LIma

Identidade hip hop; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Aline Rodrigues

Recepção dos deficientes auditivos aos telejornais de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade integrada da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Adriana Barreto Marçal de Carvalho; Juçara Maria da Correia

As obras da artista plástica Isa Moniz; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Vídeo) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Aline Rodrigues

Recepção dos deficientes auditivos aos telejornais de Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Thiago José de Freitas Fontes

Campo Político e sua Representação no Cinema Brasileiro (1995-2007); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Centro Universitário da Bahia, Programa interdisciplinar de bolsa de iniciaçãoFaculdade Integrada da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

MAYARA DINIZ

O USO DO CINEMA NO ENSINO MÉDIO NA BAHIA; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Vídeo) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

EDNEY RANGEL TORRES

A UTILIZAÇÃO DO ÁUDIO-VISUAL E DA INTERNET NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA: TV5 EM FOCO!; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, CENTRO DE ESTUDOS FRANCÓFONOS; Orientador: Mahomed Bamba;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariarosaria Fabris

Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Mariarosaria Fabris;

Mahomed Bamba

A moda Afro em pauta no Webdoc: negociações de sentidos da Estética diaspórica a partir de uma narrativa multimídia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação/Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Mahomed Bamba

"A subversão do gênero na infância: uma análise do filme Tomboy"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mahomed Bamba;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BAMBA, M. . Défense absolue d aller voir le spectacle infernal du sorcier blanc : a função da narrativa e da metáfora na reconstituição histórica do espetáculo cinematográfico numa aldeia africana. El Futuro del Pasado. Revista electrónica de historia , v. 5, p. 151-162-162, 2014.

  • BAMBA, M. . Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática. Crítica Cultural , v. 8, p. 000-000, 2013.

  • BAMBA, M. . Os modos de figuração da memória e das experiências diaspóricas em quatro documentários brasileiros. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , p. 00-00, 2012.

  • Bamba, Mahomed ; BAMBA, M. . In the name of 'cinema action' and Third World: The intervention of foreign film-makers in Mozambican cinema in the 1970s and 1980s. Journal of African Cinemas , v. 3, p. 173-185, 2012.

  • BAMBA, M. . Imagens e discursos dos filmes africanos sobre as experiências migratórias e o desejo de alteridade . RUA. Revista Universitária do Audiovisual , v. nº 39, p. Edição nº 39, 2011.

  • BAMBA, M. . DO CINEMA COM SOTAQUE E TRANSNACIONAL À RECEPÇÃO TRANSCULTURAL E DIASPÓRICA DOS FILMES. Palíndromo (Online) , v. nº 5, p. nº 5; 165-165-195, 2011.

  • BAMBA, M. . O parti-pris ideológico e estético de dois brasileiros na formação de um cinema pós-colonial em Moçambique (anos 70-80). Interin (Curitiba) , v. 12, p. 1-11, 2011.

  • BAMBA, M. . O campo discursivo dos mini-documentários sobre a condição diaspórica no cinema brasileiro. A Cor das Letras (UEFS) , v. 12, p. 57-77, 2011.

  • BAMBA, M. . "Jean Rouch: cineasta africanista?. Devires (UFMG) , v. v.6, p. 92-107, 2009.

  • BAMBA, M. . O Legível e o Visível no Cinema: O Signo Escrito na Construção e na Leitura Fílmicas. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2014. v. 1. 254p .

  • BAMBA, M. . A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1. ed. Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013. v. 1. 302p .

  • BAMBA, M. ; MELEIRO, A. (Org.) . Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos. 1. ed. Salvador/Bahia: EDUFBA, 2012. v. 1. 323p .

  • BAMBA, M. . A 'Irrupção do outro' no campo do discurso teórico sobre os cinemas pós-coloniais africanos. In: Marinyze Prates de Oliveira; Maurício Matos; Denise Carrascosa.. (Org.). CARTOGRAFIA DA SUBALTERNIDADE Diálogos no Eixo Sul-Sul. 1ed.Salvador Bahia: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 77-98.

  • BAMBA, M. . Teorias da recepção cinematográfica ou teorias da espectatorialidade fílmica?. In: Bamba, Mahomed. (Org.). A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 19-66.

  • BAMBA, M. . Ler a recepção: para uma análise crítica dos discursos da censura cinematográfica. A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 279-297.

  • BAMBA, M. . Estudos da recepção e da espectatorialidade cinematográficas: da teoria aos estudos dos casos (vice versa). A Recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. 1ed.Salvador: EDUFBA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 07-16.

  • BAMBA, M. . Construção de uma narrativa de aprendizagem e mise-en-scène do corpo feminino em Halfaouine e Un été à la Goulette. In: Mahomed Bamba & Alessandra Meleiro. (Org.). Filmes da África e da Diáspora. 1ed.Salvador/Bahia: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 261-288.

  • BAMBA, M. . Zizek em The pervert´s guide to cinema: um caso de leitura fílmica performativa e de recepção criativa . In: Gustavo Souza; Laura Cánepa; Maurício de Bragança; Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine - Volume 1. 1ed.: , 2012, v. 1, p. 252-263.

  • BAMBA, M. . A dimensão pragmática da narrativa e do discurso dos filmes sobre clima e meio ambiente.. In: José Serafim; Sergio Ricardo Lima. (Org.). REPRESENTAÇÕES DO CLIMA, CULTURA, CINEMA. 1ed.Salvador-Bahia: Edufba, 2012, v. 1, p. 00-00.

  • BAMBA, M. . Jogo de letras na tela: as marrcas gráficas da enunciação em. In: José Serafim. (Org.). Godard, Imagense Memórias: rRflexões sobre História(s) do cinema. 1ed.Salvador/Ba: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 153-182.

  • BAMBA, M. . O Filme Cult: seus modos de recepção e seus públicos. In: Laura Cápena; Adalberto Müller; Gustavo sousa; Marcelo Vieira; Socine. (Org.). XII Estudos de cinema e Audiovisual. 1ªed.São Paulo, SP: , 2011, v. 1, p. 144-155.

  • BAMBA, M. . O cinema na África: dos contos ancestrais às mistificações cinematográficas. In: Andréa França; Denilson Lopes. (Org.). Cinema, Globalização e Interculturalidade. 1ed.Chapecó- SC: Argos - Editora da Unochapecó, 2010, v. , p. 267-280.

  • BAMBA, M. . Como o Filme constrói e visa o seu Espectador ( - Batalha de Iwo jima - e - Como Fazer um filme de Amor - ). In: Mariarosaria Fabris; gustavo souza; Rogério Ferraz; Leandro Mendonça; Gelson Santana. (Org.). Estudos de cinema e audiovisual (Livro do XII encontro anual da Socine-2008). 1ªed.: , 2010, v. , p. 74-84.

  • BAMBA, M. . ()(s) Cinema(s) Africano(s): no singular e no plural. In: Mauro Baptista & Fernando Mascarello. (Org.). cinema mundial contemporâneo. 1ed.Campinas, SP: Papirus, 2008, v. , p. 215-231.

  • BAMBA, M. . O Dever de Memória nas Literaturas e nos Cinemas da África e da Diáspora. In: Humberto Luiz Lima de Oliveira & Roberto Henrique Seidel. (Org.). Pós-Colonialisme e Globalização: culturas e desenvolvimento em questão. Feira de Santa-Bahia: NEC-UEFS, 2008, v. , p. 131-145.

  • BAMBA, M. . o papel dos festivais na recepção e divulgação do cinema africano. In: Coleção organizada or Alessandra Meleiro. (Org.). Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (vol.1 África ). São Paulo: Escrituras Editora, 2007, v. Vol 1, p. -.

  • BAMBA, M. . O impacto da conversão linguística na recepção fílmica: entre mediação e apropriação simbólica. In: Rubens Machado Jr.; Rosana de Lima soares; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos SOCINE de Cinema (VI Encontro anual da Sociedade). 1ªed.São Paulo, SP: ANNABLUME editora, 2007, v. , p. 257-265.

  • BAMBA, M. . A recepção dos filmes africanos no Brasil. Estudos de cinema e audiovisual (Livro do IX encontro anual da Socine-2005). 1ªed.São Paulo, SP: ANNABLUME editora, 2006, v. , p. 135-142.

  • BAMBA, M. . Proposta para uma abordagem crítica do trailer. In: Catani, Afrânio Mendes; Garcia, Wilton; Fabris, Mariarosaria. (Org.). Estudos SOCINE de Cinema (Tradição e Inovação-Ano VI). 1ªed.São Paulo, SP: Câmara Brasileira do Livro, 2005, v. , p. 317-324.

  • BAMBA, M. . As múltiplas funções das inscrições e dos suportes gráficos exibidos nos filmes. In: Afrânio Mendes Catani; Wilton Garcia; Bernadete Lyra; Gelson santana, Mariarosaria Fabris; Fernão Ramos; Tunico amancio; José Gatti. (Org.). Estudos SOCINE de Cinema (VI Encontro anual da Sociedade). 1ªed.São Paulo, SP: Panorama comunicações, 2003, v. , p. 333-344.

  • BAMBA, M. . Réception et lectures brésiliennes do ~cinema africano~ (Brazilian Reception and Readings of ~Cinema Africano~). CINEMA JOURNAL in Media Res, NY, 23 fev. 2015.

  • BAMBA, M. . Modernidade e Cinemas africanos. PENSAR, Revista cultural de sábado do Jornal ESTADO DE MINAS, Minas Gerais, p. 04 - 04, 21 nov. 2009.

  • BAMBA, M. . O hip hop africano como espaço público expandido. Diário Catarinense, Florianópolis/Santa Catarina, p. 07 - 07, 04 out. 2007.

  • BAMBA, M. . Quando o comentário autoral programa os modos de leitura fílmica. In: XVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2014, UNISUL Palhoça Grande Flo. XVII ENCONTRO SOCINE A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS. Florianopolis, 2013. p. 467-476.

  • BAMBA, M. . Os limites da recepção: censura e leitura fílmica. In: Encontro Realizado de 08 a 11 de Outubro de 2012 Centro Universitário Senac - São Paulo, 2013, Sao Paulo. Cinema Brasileiro e nova cartografia do Cinema Mundial. Sao Paulo: 336, 2012. v. 1. p. 326.

  • BAMBA, M. . Os Limites da recepção: censura e leitura fílmica . In: XVI Encontro Socine: Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, 2012, São Paulo. Encontro da Socine: Novas Cartografias do Cinema Mundial ., 2012. v. 1. p. 00-1.

  • BAMBA, M. . Imagens fílmicas das ciências : da encenação das ciências na ficção à ficcionalização de filmes científicos. In: SBPC: 62ª Reunião anualda Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2010, Natal/Rio Grande do Norte. Ciências do Mar: herança para o futuro, 2010.

  • BAMBA, M. . Cinema e Recepções Transnacionais: Estudo das Práticas de Apropriação ". In: VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT), 2010, Salvador/Bahia. VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT). Salvador/Bahia, 2010.

  • BAMBA, M. . "Que modernidade para os cinemas africanos". In: FORUMDOC.BH.2009. 13º Festival do Filme Documentário e Etnográfico -Fórum de Antropologia, cinema e vídeo., 2009, Belo Horizonte. Católogo do Evento-Festival. Belo Horizonte, 2009. v. 00. p. 193-190.

  • BAMBA, M. . Migrações, imigração e alteridade no cinema contemporâneo. In: Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, Saõ Paulo-USP. TRÂNSITOS, FRONTEIRAS, TESSITURAS: LITERATURA, REGIONALISMOS E GLOBALIZAÇÃO, 2008.

  • BAMBA, M. . Das imagens sobre a África às imagens da África. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina. Estudos da Imagem, 2007.

  • BAMBA, M. . O Rap africano: uma forma de religação com a Diáspora?. In: III ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007, Salvador/Bahia. III Enecult: terceiro encontro de estudos multidisciplinares em cultura. salvador, 2007. p. 1-15.

  • BAMBA, M. . 50 anos de cinema africano: seus paradoxos e suas estratégias de sobrevivência. In: X encontro regional da Abralic (associação brasileira de literatura comparada), 2005, Rio de Janeiro. Sentidos dos Lugares, 2005.

  • BAMBA, M. . A ciber-cinefilia e outras práticas espectatoriais mediadas pela internet. In: intercom- XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Ensino e Pesquisa em Comunicação, 2005.

  • BAMBA, M. . Os Limites da recepção: censura e leitura fílmica . In: XVI Encontro Socine: Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, 2012, São Paulo. Encontro da Socine: Novas Cartografias do Cinema Mundial ., 2012. v. 1. p. 11-000.

  • BAMBA, M. . The Pervert´s guide to cinema: Leitura performativa, Recepção criativa. In: 15 Encontro da Socine-Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. Socine 2011 - Resumos expandidos, 2011.

  • BAMBA, M. . Os Filmes Cult: seus modos de Recepção e seus Públicos. In: XIV encontro Socine, 2010, Recife/Pernambuco. XIV encontro Socine, 2010.

  • BAMBA, M. . Da aversão ao cinema etnográfico ao balbucio do cinema documentário africano. In: REA - II Reunião Equatorial de Antropologia/ XI Reunião de antropologia do Norte-Nordeste, 2009, Natal-Rio Grande do Norte. Cadernos dos Resumos, 2009.

  • BAMBA, M. . Quando o Filme constrói o seu Espectador ( - Batalha de Iwo jima - e - Como Fazer um filme de Amor - ). In: XII Encontro Internacional Socine, 2008, Brasilia. XII Encontro Internacional SOCINE, 2008.

  • BAMBA, M. . O impacto da conversão lingüística na recepção fílmica: entre mediação e apropriação simbólica. In: X encontro Socine: sociedade brasileira de estudos de cinema e audiovisual, 2006, Ouro Preto/Minas Gerais. Estudos de Cinema Socine, 2006.

  • BAMBA, M. . Proposta para uma abordagem crítica do trailer. In: VIII Encontro Anual da Socine, 2004, Recife/Pernambuco. Estudos Socine de Cinema, 2004.

  • BAMBA, M. . As múltiplas funções das inscrições e dos suportes gráficos exibidos nos filmes. In: IV encontro Anual da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema), 2002, NITERÓI. Estudos Socine de Cinema, 2002.

  • BAMBA, M. . Os Limites da recepção: censura e leitura fílmica . In: XVI Encontro Socine: Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, 2012, Sãao Paulo. Encontro da Socine: Novas Cartografias do Cinema Mundial, 2012. v. 1. p. 00-00.

  • BAMBA, M. . The Pervert´s guide to cinema: Leitura performativa, Recepção criativa. In: 15 Encontro da Socine-Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2011, Rio de Janeiro. Socine 2011 - Resumos, 2011.

  • BAMBA, M. . A dimensão pragmática da narrativa e do discurso dos filmes sobre clima e meio ambiente.. In: Seminário Internacional: clima, cultura, meio-ambiente, 2011, Salvador da Bahia. Resumos, 2011.

  • BAMBA, M. . Figuração da Sensualidade feminina no cinema contemporâneo magrebino: orientalismo "manifesto" ou inversão de olhar?. In: IV CONIEC - Congresso internacional de estudos comparativos, 2009, Campina Grande - Paraíba. Livro de resumos: Cultura, religião e sexualidade nos tempos modernos, 2009.

  • BAMBA, M. . Das imagens sobre a África às imagens da África. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2007, Londrina. Estudos da Imagem, 2007.

  • BAMBA, M. . A Recepção dos Filmes Africanos no Brasil. In: IX Encontro-Socine(sociedade brasileira de estudos do cinema), 2005, São Leopoldo-RS. Caderno de Resumos do IX encontro da Socine (São Leopoldo-RS), 2005. p. 20-20.

  • BAMBA, M. . Cinemas transnacionais, novos modos de recepção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAMBA, M. . Quando o comentário autoral programa os modos de leitura fílmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . Os limites da recepção: Censura e leitura fílmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . 'Além da representação/figuração do mundo, o cinema e o audiovisual: dois modos de construção e difusão do conhecimento'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAMBA, M. . The Pervert´s guide to cinema: Leitura performativa, Recepção criativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . Os Filmes Cult: seus modos de Recepção e seus Públicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . "Da aversão ao filme etnográfico ao balbucio do documentário africano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAMBA, M. . Visionamento seguido de comentários: recepção audiovisual em Youtube. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . Quando o filme constrói o seu espectador" ("Batalha de Iwo Jima" e Como fazer um filme de amor"). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . "Le racisme expliqué à ma fille" de Tahar Ben Jelloun. Entre o literário, o didático e a análise do campo lexical da exclusão.". 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAMBA, M. . África/Brasil, comunidades imaginadas: o documentário "Família Alcântara" e a problemática diaspórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BAMBA, M. . Os limites da recepção: censura e leitura fílmica . 2013 (Publicação e-book dos textos completos recebidos na chamada de trabalhos).

  • BAMBA, M. . O Negro encena a Bahia. Salvador, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BAMBA, M. . Cinema no mundo: indústria, política e mercado - África. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: :Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, REBECA, revista on-line, semestral.. 2012.

BAMBA, M. . Parecer Ad hoc -VIII ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2012.

BAMBA, M. . Parecer Ad hoc -EDUFB-Editoral daUniversidade Federal da Bahia. 2012.

BAMBA, M. . Parecer Ad hoc - ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2012.

BAMBA, M. . Parecer Ad hoc - Encontro da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e audiovisual). 2012.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Socine 2012. 2012.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Socine 2011. 2011.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Revista Contemporanea. 2011.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Socine 2010. 2010.

BAMBA, M. . Parecer Ad hoc -EDUFB-Editoral daUniversidade Federal da Bahia. 2010.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Socine 2009. 2009.

BAMBA, M. . Parecer ad hoc: Intercom NORDESTE. 2007.

BAMBA, M. . CurtaDoc [Cultura afro-brasileira]: "A África é Aqui". 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BAMBA, M. . O mito e as figuras do Griot-narrador: das literaturas e aos cinemas da África ocidental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BAMBA, M. . Teoria do Cinema II (Teoria da Enunciação fílmica e Narratologia cinematográfica). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BAMBA, M. . A mise en scène das figuras da tradição oral nos filmes africanos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BAMBA, M. . Teorias do Cinema II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BAMBA, M. . Cinema africano em debate: do tabu à representação: corpo esexualidade feminina nos cinemas negro-africanos e do Magreb. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAMBA, M. . Filmes militantes, didáticos, de família e de ficção: diferentes modos de representação, de produção de sentido e diversos modos de recepção e regimes de leitura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BAMBA, M. . disicplina "Teorias do Cinema" no programa de Pós-Graduação Lato Senso em Cinema: Expressão e Ánálise. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BAMBA, M. . IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BAMBA, M. . Cinema e Política. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Ler a recepção: para um estudo crítico das figuras da censura (enquanto modos de leitura fílmica), Descrição: Neste projeto de pesquisa examino algumas lógicas (ou ilógicas) da formação do discurso da censura a partir dos campos da teoria da recepção cinematográfica e das teorias da leitura. Parto da hipótese que os atos, relatórios, boletins censórios fazem parte dos traços perceptíveis de intervenções externas sobre o conteúdo das obras fílmicas (em termos de leitura, interpretação ou de apropriação). Sendo assim, eles circunscrevem uma zona paratextual particular donde uma instância fala do filme, age sobre ele, procurando alterar parcialmente seu conteúdo narrativo ou impedindo simplesmente sua circulação. Além do mapeamento teórico sobre o assunto, pretendemos definir algumas categorias e regimes discursivos das diferentes figuras da censura com base nas relações paradoxais e contraditórias que elas mantêm com os processos de recepção e com a constituição da espectatorialidade fílmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mahomed Bamba - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    MODOS DE RECEPÇÃO DOS FILMES DA ÁFRICA E DE SUAS DIÁSPORAS NAS AMÉRICAS, Descrição: Neste projeto pretendo investigar os modos de recepção dos filmes da África no contexto das Américas e mais particularmente no Brasil. Ao mesmo tempo em que as obras dos cineastas africanos (e das diásporas) formam uma categoria no chamado world cinema , elas são objeto de diversos tipos de apropriação, leitura e interpretação em outros contextos sócio-culturais. Interesso-me pelos modos de circulação desta categoria fílmica no Brasil em comparação aos contextos dos USA e da Colômbia. Pretendo examinar e aferir a importância de uma série de fatores e de lógicas de ordem institucional e sócio-cultural que parecem determinar os modos de leitura das filmografias de origem africana em alguns espaços de recepção representados pelos festivais/mostras e pelo universo acadêmico e universitário (onde os filmes africanos são diversamente estudados e pesquisados). Para levar a cabo esta investigação, pretendo realizar, num primeiro tempo, um mapeamento e uma pesquisa de campo a fim de recolher o maior número de dados informativos específicos a cada contexto. Numa segunda fase, minha intenção é partir dos estudos de casos para problematizar a recepção dos filmes africanos no Brasil (e em comparação com outras realidades no contexto do Atlântico negro). Por fim, cabe lembrar que, por se tratar de um estudo da recepção transcultural e transnacional do cinema, esta pesquisa se situa numa perspectiva teórico-metodológica que é, ao mesmo tempo, geopolítica , histórica e semiopragmática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mahomed Bamba - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Nas bordas da recepção: o efeito-paratexto no leitura/consumo dos filmes, Descrição: Esta pesquisa visa, num primeiro tempo, investigar o fenômeno da transtextualidade no cinema e o seu impacto naquilo que se convencionou chamar hoje de recepção premeditada dos filmes. Partimos do pressuposto que os créditos, o cartaz, o trailer, o making-off, as entrevistas, as críticas, os comentários dos espectadores (...) produzem informações sobre o filme, ao mesmo tempo em que lhe proporcionam um entorno discursivo, isto é, um paratexto. Privilegiamos o estudo da evolução e das funções destes componentes paratextuais dos filmes por considerar que são estratégias discursivas declaradamente dirigidas ao espectador e, consequentemente, têm uma grande incidência sobre o consumo/ leitura das obras. A noção de paratextualidade, independentemente do problema de sua transposição no campo de cinema e do audiovisual, convida a uma série de reflexões sobre o funcionamento dos fatos fílmicos: permite destacar, no pólo da produção e criação cinematográfica, as práticas de emissão e premeditação das recepções (tais como estudadas no campo da televisão por Erik Neveu e Brigitte Le Grignou-1988); além da dimensão discursiva e pragmática dos filmes. E, por fim, o conjunto dos objetos paratextuais dos filmes revela uma interação entre a obra, seu entorno e o espectador, interação fomentadora de uma prática de leitura e interpretação antecipada dos textos fílmicos. A segunda fase da pesquisa consistirá em um estudo da prática paratextual no cinema contemporâneo brasileiro, em que examinaremos a relação de alguns cineastas brasileiros com a elaboração dos créditos, making-off e trailer de seus filmes, bem como o impacto destes segmentos audiovisuais derivados na recepção e apreciação (positiva ou não) dos filmes nacionais que, como sabemos, continuam na procura de seus públicos locais. Ao situar, portanto, a nossa pesquisa numa perspectiva teórica transdisciplinar (que faz dialogar a semiopragmática, as teorias da enunciação, teorias da leitura, a narratologia e a sociolo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mahomed Bamba - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, FACOM/UFBA. , Facom, Rua Barão de Geremoabo, s/n,, Campus Ondina, 99999-999 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836174

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. Seminário IIndústria e Recepção, Carga horária: 0

  • 2009 - 2011

    Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

    Vínculo: Membro do Conselho Deliberativ, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2011

      Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Cinema II

    • 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PÓS-COM- Pós-graduação em Comunicação e Cultura contemporâneas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gêneros cinematográficos

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativas audiovisuais, Teorias do Cinema

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativas audiovisuais, Semiótica

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Comunicação/Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de produção cultural, Narrativas audiovisuais

  • 2006 - 2009

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

  • 2000 - 2003

    UNIVERSIDADE UNISANTANA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2003 - 2006

    Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

  • 2003 - 2009

    Centro Universitário da Bahia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2006 - 2009

    Faculdade 2 de Julho

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12