Geórgia Maria Feitosa e Paiva
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde também obteve o título de mestre em Linguística no ano de 2008. Em 2007, tornou-se especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará. No ano de 2005, obteve o título de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Atualmente, é Professora Adjunta do Instituto de Linguagens e Literaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Unilab (MIH), do Mestrado em Estudos da Linguagem (MEL), Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Unilab (CEP). Com relação às atividades de pesquisa, Geórgia é líder do Grupo de Pesquisa GEPPIL (Grupo de Estudos em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística), cujas atividades científicas e orientação concentram-se nas seguintes áreas: análise da conversação, sociolinguística, gêneros digitais, comunicação,pragmática, educação à distância e (im)polidez linguística (sua maior área de interesse).
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2009 - 2013
Universidade Federal do Ceará
Título: A influência da terceira parte na mudança de footing em chat educacional
Maria Elias Soares. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: EAD; Footing; Chat Educacional Digital; Terceira Parte.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Lingüística
2006 - 2008
Universidade Federal do Ceará
Título: A polidez lingüística em sala de bate-papo na Internet
Orientador: Maria Elias Soares
, Ano de Obtenção: 2008.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Análise da Conversção; Pragmática; Linguística; Internet.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Especialização em Ensino da Língua Portuguesa
2005 - 2007
Universidade Estadual do Ceará
Título: A polidez lingüística em técnicas de dinâmicas de grupo para sala de aula
Orientador: Letícia Adriana Pires Teixeira
Graduação em Comunicação Social
2002 - 2005
Universidade de Fortaleza
Título: Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza
Orientador: Regina Heloisa Maciel
Formação complementar
2007 -
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação à Distância. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Metodologias Ativas. (Carga horária: 120h). , FACULDADE HORIZONTE, IESH_PPROV, Brasil.
2021 - 2021
Conhecendo as competências socioemocionais. (Carga horária: 4h). , Instituto Ayrton Senna, AYRTON SENNA, Brasil.
2021 - 2021
Design Thinking. (Carga horária: 2h). , Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
2020 - 2020
Ferramentas de TIC na educação no contexto de pandemia. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES Á DISTÂNCIA. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Criação de HomePage: Dreamweaver. (Carga horária: 60h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento Regional, CETREDE, Brasil.
2002 - 2002
Introdução ao FLash. (Carga horária: 60h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento Regional, CETREDE, Brasil.
2000 - 2000
Fotografia Básica. (Carga horária: 40h). , Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, IDMAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Polidez Linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pragmática.
Organização de eventos
PAIVA, G. M. F. ; FREITAS, M.L.T. . II Semana Internacional de Letras. 2017. (Outro).
PAIVA, G. M. F. . II FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
Café com Letras. Violência e (im)polidez linguística nas redes sociais?. 2017. (Exposição).
II semana de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.Hashtag: argumentação e criatividade. 2017. (Outra).
II semana de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira iia.Estudos Linguísticos. 2017. (Outra).
II Semana Internacional de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.Estudos interdisciplinares entre Letras e áreas afins. 2017. (Outra).
II Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos da UECE.DA OFENSA AO ORGULHO: A RECATEGORIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERFACE ENTRE A POLIDEZ E A IMPOLIDEZ LINGUÍSTICA. 2017. (Simpósio).
VI COLOQUIO INTERNACIONAL DEL PROGRAMA EDICE.Footing y Cortesia Verbal: atividades de imagen del tutor en el discurso institucional de la universidad. 2013. (Outra).
VI COLOQUIO INTERNACIONAL DEL PROGRAMA EDICE.Una dama en la sociedad, una puta en la cama: la (des)cortesía y la construcción de la imagen de la mujer en el blog Testosterona. 2013. (Outra).
Bienal do Livro.A sabedoria popular na obra Indez de Bartolomeu Campos Queirós. 2006. (Outra).
Bienal do Livro.O Fanzine como gênero literário. 2006. (Outra).
Bienal do Livro.Internet e Terceira Idade. 2006. (Outra).
XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística.SPAM: reflexão e análise do gênero digital. 2006. (Simpósio).
XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. SABEDORIA POPULAR, UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO POLIFÔNICO NO LIVRO INDEZ DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. 2006. (Congresso).
57 Reunião Anual da SBPC.Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza. 2005. (Outra).
II Seminário Sesc: O sentido do envelheSER. 2005. (Seminário).
Congresso Nacional de Folclore. O canto das Almas, as carpideiras e cantadeiras de Inselências no Interior do Ceará. 2004. (Congresso).
X Encontro de Iniciação à pesquisa.A tradição do Carpir no interior do Ceará, uma visão da Tradição em Juazeiro do Norte. 2004. (Encontro).
Semana Universitária da UECE.O canto das Almas, as inselências no interior do Ceará, o caso de Furnalhão. 2003. (Outra).
XI Encontro de Iniciação à pesquisa.O Canto das Almas, as Inselências no interior do Ceará, o caso de Furnalhão. 2003. (Encontro).
Seminário de Marketing Pessoal. 2002. (Seminário).
Seminário de Jornalismo, Apuração e Internet. 2000. (Seminário).
Simpósio de Psicologia aplicada à Administração. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
AQUINO, F.J.A. de; LIMA, J.Q.; SOUSA, L.C. de;PAIVA, G. M. F.. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ÉTICA EM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA e Produto Educacional: ÉTICA EM PESQUISA NA EPT.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
SOARES, M. E.PAIVA, G. M. F.; SOARES, E.M.. ESTRATÉGIAS DE IMPOLIDEZ EM VOTOS DE MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Regional do Cariri.
JUNIOR, F;PAIVA, G. M. F.; TEIXEIRA, L.A.P.. O papel da rede social na propagação ou desmistificação de crenças: o caso do auxílio reclusão na fanpage Direitos Humanos Brasil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
TEIXEIRA, L.A.P.; OLIVEIRA, S.S.;PAIVA, G. M. F.. A Referenciação Anafórica em textos escritos por surdos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
TEIXEIRA, L.A.P.;PAIVA, G. M. F.; OLIVEIRA, S.S.. A vírgula: uma marca relevante no discurso de alunos do Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
TEIXEIRA, L.A.P.;PAIVA, G. M. F.; OLIVEIRA, S.S.. Motivação e Leitura: as obras Vidas Secas e São Bernardo na concepção de profissionais liberais e da área de ensino. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
BARROS, CARINA E.D.J.;PAIVA, G. M. F.; REBOUÇAS, DAVI DE MENESES. INCOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
BRAGA, L;PAIVA, G. M. F.; GOMES, E. A profissionalização das Categorias de Base dos clubes de Futebol em Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
BRAGA, L;PAIVA, G. M. F.; GOMES, E. Revista Esperançar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
BRAGA, L;PAIVA, G. M. F.; GOMES, E. Revista Esperançar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
BRAGA, L;PAIVA, G. M. F.; SALES, L. O centenário da seca do 15. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
GOMES, E; BARROS, CARINA E.D.J.;PAIVA, G. M. F.. TRANSMÍDIA STORYTELLING COMO PRÁTICA CONTEMPORÂNEA DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA, UM ESTUDO DE CASO DA NOVELA CHEIAS DE CHARME. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
DA SILVA, MAURICIO J. B.;PAIVA, G. M. F.; BARROS, CARINA E.D.J.. VITRINISMO E A RELEVÂNCIA COMUNICACIONAL DE SEUS ELEMENTOS VISUAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
BARROS, CARINA E.D.J.;PAIVA, G. M. F.; LANDIM, CLAUDIO HENRIQUE. COLÉGIO MAKS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará.
PAIVA, G. M. F.. Concurso para Professor da SEDUC. 2009. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.
PAIVA, G. M. F.; BAROSSI, Luana; NOGUEIRA, V.T.de Freitas. Processo seletivo dos candidatos a tutores do programa Pulsar. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Orientou
DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MORADA NOVA (CE): UM ESTUDO COMPARATIVO; 2025; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
UM OLHAR SOBRE A INOVAÇÃO E A FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ITAITINGA (CE); 2025; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A GEOGRAFIA ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS CEARENSES (1942-2023); 2024; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
SER MULHER, MÃE E UNIVERSITÁRIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESTUDANTES MÃES BRASILEIRAS E DOS PAPOP QUE ESTUDAM NA UNILAB- CEARÁ; 2024; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
Web Design Responsivo: melhorando interfaces e a experiência do usuário na navegação web; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
Gerenciamento de Crise: como as empresas devem se preparar para lidar com crises no facebook; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
CONSUMIDOR E EMPRESAS NAS REDES SOCIAIS: RELAÇÕES E INTERFACES DE COMUNICAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
REDES SOCIAIS , DILMA ROUSSEF E A DESCONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM PRESIDENCIAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
AZUL: HISTÓRIAS SOBRE AUTISMO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
ANIMAIS DOMÉSTICOS: ABANDONO E ADOÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
ALÉM DAS ONDAS: O SURFE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE DO TITANZINHO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
Jornalismo Colaborativo: o aplicativo watsapp como ferramenta de participação no jornalismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A EMPRESA ALFACON CONCURSOS PÚBLICOS ABRIL EDUCAÇÃO E SUAS FORMAS DE PUBLICIDADE NO FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A Construção da Identidade Negra nas Mídias Sociais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
TV Folha: propostas de padrões de linguagem e formatos jornalísticos audiovisuais na web; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A comunidade de fãs no cenário da música japonesa: o fenômeno AyumiHamasaki; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS DO PARQUE DO COCÓ: UM ESTUDO DE CASO DA COBERTURA REALIZADA PELO JORNAL ONLINE DO GRUPO O POVO DE COMUNICAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O IMPACTO DOS CANAIS DE RECLAMAÇÃO E DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET NA RELAÇÃO ENTRE OPERADORAS DE TELEFONIA E SEUS CLIENTES; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
ELEMENTOS DA NARRATIVA DIGITAL NO PORTAL O POVO ONLINE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
MARKETING DE RELACIONAMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
BLOG CORPORATIVO: METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O HATER E A IMPOLIDEZ NO MUNDO VIRTUAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL ATRAVÉS DE IMAGENS ARQUÉTIPAS DO NORDESTINO NO FILME CINE HOLLIÚDY; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A VIDA ÚTIL DAS REDES SOCIAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O MERCADO DE TRABALHO PARA OS JORNALISTAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O MARKETING 3; 0- O SEU CONCEITO E PRÁTICA ALIADOS AO MERCADO DA MODA: UM > ESTUDO DE CASO DA MARCA RESERVA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
Plano de Comunicação Integrada da Casa Lar Menina dos > Olhos de Deus Fortaleza-CE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
REDES SOCIAIS E JORNALISMO: A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO JORNAL O POVO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Estácio do Ceará; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O processo de alfabetização sob a óticado ensino da leitura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O Ensino da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
O despertar para a leitura: fundamentos para a prática de ensino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A LEITURA ESCOLAR COMO PRÁTICA SOCIAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
A APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO 8º ANO DA ESCOLA FRANCISCO MENDES E SILVA, ANTONINA DO NORTE ? CEARÁ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Orientador: Geórgia Maria Feitosa e Paiva;
Produções bibliográficas
-
M?boto, Tiago ; PAIVA, G. M. F. . A educação como resistência: a trajetória de um estudante guineense. Revista do NUPEM , v. 16, p. 1-15, 2024.
-
PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . Face monetizada. LINGUAGEM EM FOCO , v. 15, p. 80-96, 2024.
-
SANTOS, R.A. DOS ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . Face política: um estudo sobre as marcas de polidez nas postagens do presidente Bolsonaro. Revista Entrepalavras , v. 1, p. 119-135, 2024.
-
PAIVA, G. M. F. ; ROSA, M.M.V. ; PAIVA, S. M. F. . Formação socioemocional docente: uma análise comparativa. REVISTA INTERAGIR , v. 125, p. 39-41, 2024.
-
PAIVA, G. M. F. ; SANTOS, L. A. P. F. . O DIMENSIONAMENTO DO RISCO ÀS FACES DOS PARTICIPANTES NA TÉCNICA DRAMATIZAÇÃO. Revista de Letras , v. 1, p. 1, 2024.
-
CUNHA, A.C.A. ; PAIVA, G. M. F. . As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 3, p. 1711, 2024.
-
OLIVEIRA, F. C. ; PAIVA, G. M. F. . SEREIAS: UM ESTUDO FOTOETNOGRÁFICO SOBRE A MULHER NA ATIVIDADE PESQUEIRA NO ESTADO DO CEARÁ. CADERNOS CAJUÍNA , v. 7, p. 1-19, 2022.
-
PAIVA, G. M. F. ; OLIVEIRA, F. C. . O que as redes contam sobre nós? Um estudo autoetnográfico da representação de si no Instagram. Teoria e Cultura , v. 17, p. 208-221, 2022.
-
de HOLANDA, M.M.B. ; PAIVA, G. M. F. . OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC) , v. 44, p. 126-142, 2022.
-
SANTOS, G. J. ; PAIVA, G. M. F. . A (IM)POLIDEZ NA POLÊMICA: UM ESTUDO SOBRE A REPERCUSSÃO DA AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO JOGADOR NEYMAR. LETRAS EM REVISTA , v. 13, p. 44-59, 2022.
-
PAIVA, G. M. F. . Os (des)encontros entre a polidez linguística e a Comunicação Não Violenta (CNV). REVISTA SOLETRAS , v. 39, p. 101-119, 2020.
-
PAIVA, G. M. F. ; DA SILVA, Tatiana Martins Oliveira . DO PRECONCEITO À (IM)POLIDEZ: ASPECTOS SOCIAIS, IDEOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS QUE CIR CUN S CREVEM PRÁTICAS RACISTAS E SEXISTAS NO FACEBOOK. CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 20, p. 117-133, 2019.
-
PAIVA, G. M. F. ; OLIVEIRA, F.P.L. de . A ESTRATÉGIA DE (RE)CATEGORIZAÇÃO NA INTERFACE ENTRE POLIDEZ E IMPOLIDEZ LINGUÍSTICA. CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 20, p. 98-116, 2019.
-
de HOLANDA, M.M.B. ; PAIVA, G. M. F. . INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE. Revista Educação em Debate , v. 40, p. 109-125, 2018.
-
MARTINS, A.R.D.. ; PAIVA, G. M. F. . La figura de la mujer: la (des)cortesía y la construcción de la imagen de la mujer en el blog Testosterona. Textos en Processo , v. 1, p. 183-205, 2015.
-
PAIVA, G. M. F. ; MOREIRA, Hiran Nogueira ; OLIVEIRA, F.P.L. de . Análise Crítica do Discurso Negro em forma de Grafite: Questionando Sentidos Dominantes através do Discurso Multimodal. Linguagem em Foco , v. 7, p. 69-81, 2015.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento. Educação & Tecnologia , v. 16, p. 74-89, 2012.
-
PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . Um pulo no espaço e o menino ganhou um nome. 1. ed. Fortaleza: Dinâmica, 2024. v. 1. 40p .
-
BARBOZA, Edson Holanda Lima (Org.) ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E (Org.) ; COSTA, J. Da Silva (Org.) . Ensaios interdisciplinares em humanidades - v. VII. 1. ed. Fortaleza: Eduece, 2024. v. 1. 528p .
-
SANTOS, L. A. P. F. (Org.) ; PAIVA, G. M. F. (Org.) ; MOREIRA, R. G. (Org.) ; SOARES, M. E. (Org.) . (IM)POLIDEZ LINGUÍSTICA: ESTUDOS APLICADOS. 1. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2022. v. 1. 243p .
-
PEREIRA, F.V.M. (Org.) ; PAIVA, G. M. F. (Org.) ; Ramos, Jeannette Filomeno Pouchain (Org.) . Ensaios interdisciplinares em humanidades - Volume VI. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. v. 6. 391p .
-
GOMES, Arilson dos Santos (Org.) ; BARBOZA, Edson Holanda Lima (Org.) ; PAIVA, G. M. F. (Org.) ; DE MELLO, Ivan Maia (Org.) . Ensaios interdisciplinares em humanidades - Volume V. 1. ed. Rio Grande: Ed. da FURG, 2022. v. 1. 450p .
-
PAIVA, G. M. F. ; MOREIRA, R. G. ; SANTOS, L. A. P. F. . Introdução aos estudos da (im)polidez linguística. 1. ed. FORTALEZA: Centro Universitário Estácio do Ceará, 2016. v. 1. 149p .
-
CUNHA, A.C.A. ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . Do interdisciplinar ao interseccional: caminhos metodológicos possíveis. In: BARBOZA; PAIVA; COSTA. (Org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades - v. VII. 1ed.: , 2024, v. , p. 41-58.
-
E SILVA, A. G. De Almeida ; RODRIGUES, C.M.T. ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . A CASA DOS MASTROS: VIOLÊNCIA NÃO É APENAS UM CONTO. In: BARBOZA; PAIVA; COSTA. (Org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades - v. VII. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2024, v. 1, p. 379-400.
-
OLIVEIRA, F.D.M. ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . Avaliação da empatia: uma reflexão sobre instrumentos de medição e sua aplicabilidade na educação. In: Antenor Teixeira de Almeida Junior; Henrelly Raony da Silva Viana. (Org.). Linguística: Interfaces e possibilidades. 1ed.Fortaleza: Centro Universitário da Grande Fortaleza, 2024, v. 1, p. 125-138.
-
MOURA, M.S. ; GOMES, E.P.M. ; PAIVA, GEÓRGIA MARIA FEITOSA E . A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA MULHER EM MÚSICAS DE MARÍLIA MENDONÇA. In: BARBOZA; PAIVA; COSTA. (Org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades - v. VII. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2024, v. 1, p. 223-244.
-
PAIVA, G. M. F. ; MOREIRA, R. G. . O sarcástico e o irônico: demarcando as diferenças na esfera pragmática. In: Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos - Geórgia Maria Feitosa e Paiva Reginaldo Gurgel Moreira - Maria Elias Soares Organizadores. (Org.). (IM)POLIDEZ LINGUÍSTICA: ESTUDOS APLICADOS. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2022, v. 1, p. 33-50.
-
PAIVA, G. M. F. ; ROSA, M.M.V. . DESIGN THINKING: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: rancisco Vítor Macêdo Pereira, Geórgia Maria Feitosa E Paiva e Jeannette Filomeno Pouchain Ramos. (Org.). Ensaios interdisciplinares em humanidades - Volume VI. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 6, p. 215-235.
-
PAIVA, G. M. F. ; OLIVEIRA, A. C. de . CARA DE EMPREGADINHA?: O DIMINUTIVO COMO AÇÃO DEPRECIATIVA DA MULHER E FERRAMENTA DE IMPOLIDEZ LINGUÍSTICA. In: Letícia Adriana Pires Teixeira. (Org.). Linguagem em Movimeno: estudos pragmáticos. 1ed.Fortaleza: Estácio do Ceará, 2020, v. 1, p. 100-123.
-
DA SILVA, A.C.C. ; PAIVA, G. M. F. . A DIMENSÃO SUBJETIVA DO SINAL NO BATISMO DE INGRESSANTES OUVINTES NA COMUNIDADE SURDA. In: Ana Cristina Pelosi; Monica Fontenelle Carneiro. (Org.). Linguagem e pensamento: pesquisas, reflexões e práticas. 1ed.São Luís: edufma, 2019, v. 1, p. 219-238.
-
PAIVA, G. M. F. . Os desafios do ensino de pesquisa científica na Universidade. Ensino, Pesquisa e Extensão na Unilab. 1ed.FORTALEZA: EXPRESSÃO GRÁFICA EDITORA, 2017, v. 1, p. 187-197.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Retórica e Estrutura Conversacional do Chat Educacional. In: Maria Margarete Fernandes de Sousa; Antônio Luciano Pontes; Ana Keyla Lopes; Flávia Cristina Candido de Oliveira. (Org.). Gêneros Textuais: Experiências de Pesquisas. 1ed.Fortaleza: UECE, 2011, v. 1, p. 57-89.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Um olhar sobre o preconceito linguístico: crenças de estudantes de um curso semi-presencial sobre a diversidade lingüística. In: Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela; Jerônimo Coura Sobrinho ; Rogério Barbosa da Silva. (Org.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Petrópoles, 2010, v. 1, p. -.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . A polidez linguística em salas de bate-papo para maiores de cinquenta anos. In: Júlio César Araújo. (Org.). Seminários linguísticos: discurso, análise, linguística, pesquisa e ensino. 1ed.: , 2010, v. 1, p. -.
-
PAIVA, G. M. F. . A polidez linguística em sala de bate-papo na internet. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães ;BRITO Mariza Angélica ;LEITE, Ricardo Lopes. (Org.). Teses e Dissertações Grupo Protexto Vol. IV. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. IV, p. -.
-
PAIVA, G. M. F. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; FREIRE, J. L. L. . O canto das Almas, as Carpideiras e Cantadeiras de Inselências no Interior do Ceará. In: Clerton Martins de Oliveira. (Org.). Antropologia das Coisas do Povo. 1ed.São Paulo: Roca, 2005, v. 1, p. 65-85.
-
PAIVA, G. M. F. ; BONFIM, M. A. L. . Violência linguística e (im)polidez no facebook: analisando práticas racistas no futebol brasileiro. In: II WORKSHOP INTERNACIONAL DE PRAGMÁTICA, 2015, Curitiba. ANAIS ELETRÔNICOS DO II WORKSHOP INTERNACIONAL DE PRAGMÁTICA. Curitiba: UFPR, 2014. v. 1. p. 27-39.
-
PAIVA, G. M. F. ; PEREIRA, Maria Elisaudia Almeida . AS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS EM FÓRUNS EDUCACIONAIS DIGITAIS. In: 2° Colóquio sobre Hipertexto, CHIP ? EaD em tela, 2010, Fortaleza. 2° Colóquio sobre Hipertexto, CHIP ? EaD em tela, 2010.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . ARCAÍSMOS NO FALAR DE PESSOAS COM MAIS DE CINQUENTA ANOS NA REGIÃO DO CARIRI. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2010, SÃO LUIS. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2010.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Preconceito e identidade linguística: crenças de estudantes de um curso de educação à distância. In: Hipertexo 2009, 2009, Belo Horizonte. Hipertexo 2009, 2009.
-
PAIVA, G. M. F. ; PAIVA, S. M. F. . AS FACES NA PUBLICIDADE: UM REEXAME DA TEORIA DA POLIDEZ LINGÜÍSTICA DE BROWN E LEVINSON (1978; 1987) NOS COMERCIAIS DAS SANDÁLIAS HAVAIANAS. In: I Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. I Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008.
-
PAIVA, G. M. F. ; FREIRE, J. L. L. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; Fonseca, Joseíldes F. . A figura da mulher nos rituais fúnebres: um estudo sobre a manifestação do carpir em Juazeiro do Norte. In: I simpósio internacional em ciências da religião, 2007, João Pessoa. I simpósio internacional em ciências da religião, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. ; FREIRE, J. L. L. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; Fonseca, Joseíldes F. . Padre Cícero e a tradição do Carpir: Influencia e adaptação religiosa. In: I simpósio internacional em ciências da religião, 2007, João Pessoa. I simpósio internacional em ciências da religião, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. ; Fonseca, Joseíldes F. . Perfil sócio-demografico de idosas institucionalizadas em um asilo de Fortaleza. In: I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. ; Fonseca, Joseíldes F. . A re-categorização da velhice em Terceira Idade: um estudo sobre a formação do estereotipo como ferramenta de transformação. In: I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. ; Fonseca, Joseíldes F. . Idosos que participam de grupos de convivência: quais as representações sociais destes nos processos de envelhecimento. In: I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. . A manifestação do sujeito no gênero blog jornalístico: uma análise das estratégias de polidez de impessoalização sob a perspectiva da sociolingüística. In: II Hipertexto 2007, 2007, Fortaleza. II Hipertexto 2007, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. . A manifestação do sujeito no gênero blog jornalístico: uma análise das estratégias de polidez de impessoalização sob a perspectiva da sociolingüística. In: Conel- I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. Conel- I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. . A polidez lingüística em salas de bate-papo para maiores de cinqüenta anos. In: CONEL- I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. CONEL- I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. ; Fonseca, Joseíldes F. . O perfil do usuário de internet da terceira idade na cidade de Fortaleza: um estudo qualitativo. In: I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007, Campina Grande. I congresso internacional de Envelhecimento Humano ?desafios contemporâneos da geriatria e da gerontologia? I encontro Brasil/ Espanha sobre envelhecimento ativo, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. . Sabedoria Popular, um estudo sobre o fenômeno polifônico no livro Indez de Bartolomeu Campos de Queirós. In: XXI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2006, João Pessoa, 2006.
-
PAIVA, G. M. F. . SABEDORIA POPULAR, UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO POLIFÔNICO NO LIVRO INDEZ DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. In: XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. SABEDORIA POPULAR, UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO POLIFÔNICO NO LIVRO INDEZ DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, 2006.
-
PAIVA, G. M. F. . Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza. In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2005.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. ; PEREIRA, Maria Elisaudia Almeida . HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E AUTORIA EM FÓRUNS EDUCACIONAIS DIGITAIS. In: 3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012, Fortaleza. Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2012. v. 1. p. 128-129.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Footing e cortesia verbal: a construção da imagem do tutor em chats educacionais virtuais. In: Congresso Internacional Interdisciplinar Cortesia: olhares e (re)invenções, 2012, Lisboa. Congresso Internacional Interdisciplinar Cortesia: olhares e (re)invenções. Lisboa, 2012. v. 1. p. 95-95.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. ; SOUSA de, Socorro Claudia Tavares . Concepções De Linguagem De Alunos De Graduação Da Unilab. In: V ECLAE, 2011, Natal. Caderno de Resumos, 2011.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . A construção do footing do tutor na interação com o aluno em chats educacionais. In: VI SIGET, 2011, Natal. Caderno de Resumos. UFRN: UFRN, 2011. v. 1. p. 288-288.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E ESTRUTURA CONVERSACIONAL DO CHAT EDUCACIONAL. In: GELNE, 2010, Teresina. XXII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2010.
-
PEREIRA, Maria Elisaudia Almeida ; PAIVA, G. M. F. . O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOLAR SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE LETRAS. In: II FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS, 2010, FORTALEZA. II FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS, 2010.
-
SOARES, M. E. ; PAIVA, G. M. F. . A polidez linguística em sala de bate-papo na internet. In: XXVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2009, Fortaleza. XXVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2009.
-
PAIVA, G. M. F. . PRECONCEITO E IDENTIDADE LINGUÍSTICA: CRENÇAS DE ESTUDANTES DE QUÍMICA. In: I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), 2009, Fortaleza. I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (DIPRACS), 2009.
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . O ANTAGONISMO METAFÓRICO NO CONCEITO TERCEIRA IDADE: O NOVO É BOM, O VELHO É RUIM. In: III Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008, Fortaleza. III Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008.
-
PAIVA, G. M. F. . A manifestação do sujeito no gênero blog jornalístico: uma análise das estratégias de polidez de impessoalização sob a perspectiva da sociolingüística. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.
-
PAIVA, G. M. F. . SPAM: reflexão e análise do gênero digital. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística & I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística & I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006.
-
PAIVA, G. M. F. . SPAM: reflexão e análise do gênero digital. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006.
-
PAIVA, G. M. F. . Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.
-
PAIVA, G. M. F. . Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza. In: 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Internet e Terceira Idade, o consumo de Internet pelos maiores de 60 na cidade de Fortaleza, 2005.
-
PAIVA, G. M. F. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; FREIRE, J. L. L. . O canto das Almas, as carpideiras e cantadeiras de inselências no interior do Ceará. In: Congresso Nacional do Folclore, 2004, Goiânia. Congresso Nacional do Folclore, 2004.
-
PAIVA, G. M. F. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; FREIRE, J. L. L. . Cultura Popular e Cinema: As carpideiras do filme Abril Despedaçado de Walter Salles. In: IX Encontro de Iniciação á pesquisa, 2003, Fortaleza. IX Encontro de Iniciação á pesquisa. Fortaleza: Gráfica Unifor, 2003. v. 9.
-
PAIVA, G. M. F. ; Souza de, Ana Cecília Araujo Soares ; FREIRE, J. L. L. . O canto das almas, as Carpideiras e Cantadeiras de Inselências no interior do Ceará. In: VIII Semana Universitária de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, 2003, Fortaleza. VIII Semana Universitária de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, 2003. v. 8.
-
de HOLANDA, M.M.B. ; PAIVA, G. M. F. . OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE , 2022.
-
PAIVA, G. M. F. . Violência e (im)polidez linguística nas redes sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . FOOTING E CORTESIA VERBAL: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO TUTOR EM CHATS EDUCACIONAIS VIRTUAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. ; PEREIRA, Maria Elisaudia Almeida . HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E AUTORIA EM FÓRUNS EDUCACIONAIS DIGITAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. ; SOUSA de, Socorro Claudia Tavares . Concepções De Linguagem De Alunos De Graduação Da Unilab. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . A construção do footing do tutor na interação com o aluno em chats educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . O Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar: seus gêneros e seus usos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAIVA, G. M. F. ; PEREIRA, Maria Elisaudia Almeida . AS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS EM FÓRUNS EDUCACIONAIS DIGITAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E ESTRUTURA CONVERSACIONAL DO CHAT EDUCACIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MEIJER, R.A. ; DOS SANTOS, J.C.. ; PAIVA, G. M. F. . Metodologias Ativas na Unilab em Tempos de Ensino Remoto: ensinando e aprendendo. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MEIJER, R.A. ; FAGUNDES, R. ; PAIVA, G. M. F. . Metodologias Ativas na Unilab em Tempos de Ensino Remoto: ensinando e aprendendo 2. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAIVA, G. M. F. . Impactos da comunicação empática nas relações de trabalho. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAIVA, G. M. F. ; MOREIRA, R. G. ; MARTINS, A.R.D.. ; REBOUÇAS, DAVI DE MENESES . MATIZES DA POLIDEZ: ENTRE O ELOGIO E A OFENSA.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAIVA, G. M. F. ; DE OLIVEIRA, C.B.. ; CARVALHO, M.N.. . Metodologias ativas como ferramentas para uma educação não violenta. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAIVA, G. M. F. . A Comunicação como instrumento de acolhimento na Educação à Distância. 2021. .
PAIVA, G. M. F. ; MELO, U. . Criando um Curso na Unilab Virtual. 2021. .
PAIVA, G. M. F. ; MELO, U. . Criando um Curso na Unilab Virtual. 2021. .
PAIVA, G. M. F. . A comunicação como instrumento de acolhimento na Educação à Distância. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAIVA, G. M. F. ; CARNEIRO, J.D.S. . O uso da polidez como ferramenta de integração social nas práticas pedagógicas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAIVA, G. M. F. ; NOBRE, Kennedy Cabral . Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos. 2019. (Editoração/Periódico).
PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Polidez e Gênero. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAIVA, S. M. F. ; PAIVA, G. M. F. . Curso de Vendedor Varejista do CDL Fortaleza. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PAIVA, G. M. F. . A polidez lingüística no discurso publicitário. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAIVA, G. M. F. . A polidez lingüística no discurso jornalístico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAIVA, G. M. F. . Produção textual em gêneros acadêmicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAIVA, G. M. F. . O que é ser um publicitário?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2024
CRENÇAS DE JOVENS GUINEENSES SOBRE LÍNGUAS ETNICAS, Descrição: Este projeto tem como objetivo de compreender sobre como se constroem as crenças que osjovens guineenses têm a respeito de suas línguas éticas, em especial as línguas Pepel e Felupe.Partimos da hipótese de que as referidas línguas estão passando por um processo deestigmatização por parte dos falantes mais jovens, tendo em vista a diversidade linguística dopaís, que também reflete conflitos históricos, regionais, culturais, econômicas e sociais destapopulação. Realizaremos uma investigação qualitativa, exploratória e descritiva, com o uso datécnica entrevista para conhecermos de modo mais aprofundado o fenômeno que estamosestudando. Acreditamos que este trabalho contribuirá para os estudos das ciências humanas esociais, assim como para linguística e a história, além disso, consideramos que a sociedadeguineense poderá se beneficiar dos resultados deste estudo para a implementação de políticasnacionais de valorização da identidade étnica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Coordenador / Martinho Manuel Sicó - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2021 - 2022
Formação socioemocional do docente da Educação Básica, Descrição: Essa pesquisa se justifica pela necessidade de se conhecer sobre o que os docentes da educação básica conhecem sobre conteúdos socioemocionais, se suas necessidades socioemocionais na prática docente são acolhidas pela escola, e pela necessidade de capacitação desses profissionais para melhor comunicação e assistência aos discentes da educação básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Coordenador / Margarida Maria Vieira Rosa - Integrante.
-
2021 - 2022
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA ESTUDANTES AUTISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: Conforme o INEP (2018), o número de matrículas de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental chegou a 1,2 milhão naquele ano, com a pandemia e a adesão ao ensino remoto, muitos estudantes, inclusive aqueles com TEA enfrentaram questões importantes para o seu processo de aprendizagem, levando-os muitas vezes a abandonar a escola. Com o retorno às aulas presenciais, desde a publicação do DECRETO Nº34.279, de 02 de outubro de 2021, as escolas vêm tentando investir na intermediação desses problemas. Vale ressaltar que, para além de um estado pandêmico, no ambiente escolar, a falta de acessibilidade pode criar barreiras e até prejudicar o discente no desenvolvimento de suas competências e habilidades, impedindo-o assim, o pleno acesso desse espaço de partilha de conhecimento, que é a escola. Conforme Redmerski (2018), foi constatado que as atividades desenvolvidas, em sala de aula, não foram suficientes e capazes de criar uma evolução de uma forma pedagógica para os alunos mais simples para outra de maior complexidade, tendo em vista que muitas vezes, a desinformação e a falta de formação podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem. Com base nesse cenário, esta pesquisa de TCC tem como objetivo Elaborar um Plano Educacional Individualizado com base nas metodologias ativas de aprendizagem como proposta de adaptação curricular para a inclusão de estudantes autistas do ensino fundamental de uma escola no município de Morada Nova (CE).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Coordenador / Monyque Mary Bezerra de Holanda - Integrante.
-
2019 - Atual
Representações cognitivas socioculturalmente situadas de violência em centros urbanos brasileiros, Descrição: O projeto tem como objetivos investigar o papel de representações cognitivas socioculturalmente situadas que embasam ideias e comportamentos de indivíduos, vítimas diretas ou indiretas de violência, com respeito a atitudes, crenças e sentimentos relativos à conceptualização do fenômeno de um modo geral, bem como a conceitos de (in)segurança, empatia, (dis)patia para om agressores frente ao prevalecente estado de violência urbana no Brasil. Buscamos, assim, compreender melhor à luz da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; 1999; LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987) e a proposta teórico-metodológica abraçada por Cameron et al. (2009), Cameron e Maslen (2010); Cameron e Larsen-Freeman (2008) relativos ao discurso como sistema adaptativo complexo (SAC), como conceitos a respeito de violência emergem no discurso entendido como sistema adaptativo complexo (SAC) e propiciam a emergência de metáforas sistemáticas. Com tais objetivos em pauta, a proposta que se desdobra em vários subprojetos de pesquisa conduzidos no presente, ou ainda a serem realizados por membros do Grupo de Pesquisa em Estudos sobre Linguagem e Pensamento-Cognição e Linguística (GELP-COLIN), coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Pelosi e suas aplicações futuras a setores sociais relevantes, poder contribuir para a geração de conhecimentos estratégicos capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de melhor gerenciar a escalada da violência e a fomentação de atitudes menos beligerantes.. Integrantes: Ana Cristina Pelosi - Coordenador / Antenor Teixeira de Almeida Júnior - Integrante / Monica Fontenelle Carneiro - Integrante / Letícia Adriana Pires dos Santos - Integrante / Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Integrante / Letícia Adriana Pires F. dos Santos - Integrante / Ana Cristina Pelosi - Coordenador / Monica Fontenelle Carneiro - Integrante / Antenor Teixeira de Almeida Júnior ] - Integrante.
-
2017 - 2018
A (im)polidez linguística como exercício do racismo nas redes sociais, Descrição: Este projeto de Iniciação Científica pretende compreender como a violência linguística se manifesta em diferentes casos considerados como racistas e que ganharam notoriedade pública. Nossa análise tomará como base a teoria da impolidez linguística de Culpeper (2008) e polidez linguística de Leech (1983; 2005; 2014), Brown e Levinson (1987), estudos sobre as redes sociais na internet (RECUERO, 2009; CASTELLS, 2013; PORTO, 2016), assim como faremos uso de investigações que discutem a questão do racismo Mbembe (2014), Fanon (2008), Silverio, (1999) e Guimarães (1999). Como forma de recortar nosso objeto de pesquisa, optamos por investigar manifestações de impolidez e racismo restrita a rede social facebook, uma vez que esta rede social possibilita que o usuário possa se comunicar com os demais por meio de um grande número de caracteres, imagens e vídeos, nos permitindo uma análise mais aprofundada, inclusive dos aspectos contextuais, das manifestações consideradas racistas. Para a realização desta pesquisa, nos apoiaremos na metodologia de etnografia virtual proposta por Hine (2000; 2005), a qual considera que os dados contextuais são de grande relevância para a análise. Outra vantagem dessa abordagem metodológica, é que a proposta da autora prevê a observação com participação não ativa do pesquisador na aquisição dos elementos para compor o corpus de análise, eximindo-o de influenciar o contexto analisado. Com base nos estudiosos da polidez e impolidez linguística, proporemos um modelo de análise para situações de racismo em redes sociais da internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geórgia Maria Feitosa e Paiva - Coordenador / ANA JOELMA MARTINS ALVES - Integrante., Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.
Prêmios
1996
Concurso de poesia da semana de artes do Colégio Lourenço Filho, Colégio Lourenço Filho.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras. , Av. Abolição, No 3, Centro, 62790000 - Redenção, CE - Brasil - Caixa-postal: 60824000, Telefone: (85) 33321564, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Professora de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Membro Permanente do MIH
Outras informações:
Membro permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH)
2017 - Atual
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora das disciplinas Leitura e Produção de Textos I e II
Atividades
-
09/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Humanidades e Letras.,Linhas de pesquisa
-
04/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos I, Leitura e Produção de Textos II
-
05/2011 - 08/2011
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA
-
05/2011 - 08/2011
Ensino, AGRONOMIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA
-
05/2011 - 08/2011
Ensino, ENGUENHARIA DE ENERGIAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA
2013 - 2017
Centro Universitário Estácio do CearáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
09/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Textual
-
08/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Percepção, Estética e Plástica, Análise Textual
-
05/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, Mídias Digitais, Planejamento e Gestão do Processo Publicitário, Projeto Experimental- Campanha Institucional, Introdução às Profissões da Comunicação, Comunicação Comunitária
-
05/2013
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Comunitária, Cultura Brasileira, Produção de Projetos Jornalísticos, Semiótica, Teorias da Comunicação, Cultura das Mídias, Mídias Digitais
-
09/2014 - 10/2014
Ensino, Mídias Digitais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redes Sociais
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Textual, Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
2013 - 2014
Faculdade Maurício de NassauVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2013 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência, Métodos e técnicas de Pesquisa em Psicologia, Práticas de Pesquisa
2012 - 2012
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO LETRAS-PORTUGUÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORA DA DISCIPLINA TEORIAS DE LÍNGUA E SEGUNDA LÍNGUA NO CURSO DE LETRAS-INGLÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA DA DISCIPLINA GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A LINGUÍSTICA NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA NA DISCIPLINA ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA NA DISCIPLINA LEITURA E PRODUCAO DE TEXTO ACADEMICO DO CURSO LETRAS-PORTUGUÊS
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTORIA NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE MATEMÁTICA
2010 - 2010
Universidade Federal do CearáVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria da disciplina: Teorias de língua e segunda língua
Curso: Letras-Inglês
Pólo: Quixadá
Carga horária: 64h
2010 - 2010
Universidade Federal do CearáVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria da Disciplina Análise do Discurso
Curso: Letras-Português
Pólo: Barbalha
Carga horária: 64h
2009 - 2009
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 30
Outras informações:
Tutoria da Disciplina Língua Portuguesa
Curso: Química
Pólo: Russas
Carga Horária: 64h
2009 - 2009
Universidade Federal do CearáVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria da Disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Curso: Letras-Inglês
Pólo: Quixadá
Carga Horária: 64h
2009 - 2009
Universidade Federal do CearáVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria da Disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Curso: Letras-Português
Pólo: São Gonçalo do Amarante
Carga Horária: 64h
2008 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: TUTOR, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutoria da Disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Curso: Letras-Português
Pólo: São Gonçalo do Amarante
Carga Horária: 64h
Atividades
-
04/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRATICA DE LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS
-
02/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM INGLÊS
-
02/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2011 - 02/2011
Ensino, QUESTÕES INTERNACIONAIS, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, QUESTÕES INTERNACIONAIS E CONTEMPORÂNEAS PARA OFICIAIS DE CHANCELARIA ( ITAMARATY)
-
06/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
-
05/2009 - 06/2009
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
04/2009 - 05/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
2013 - 2013
Faculdades INTAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Atividades
-
01/2013 - 01/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
01/2013 - 01/2013
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2009 - 2009
CdlVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuou como facilitadora do curso profissionalizante para Vendedor Varejista
2008 - 2009
Instituto de Desenvolvimento do TrabalhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 20
Outras informações:
Facilitadora da oficina de Leitura e Escrita ( módulos 1 e 2) do projeto Juventude Empreendedora, ministrada nos municípios de: Mauriti- CE; Limoeiro do Norte e Arneiroz.
Atividades
-
02/2009 - 02/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficina de Leitura e Escrita Módulo 2 em Arneiroz, Oficina de Leitura e Escrita Módulo 2 em Limoeiro do Norte
2009 - 2009
EducareVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações:
Professora de psicolingüística no curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Atividades
-
01/2009 - 01/2009
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pisicolingüística
2008 - 2008
Faculdade de Milagres do CearáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial, Introdução ao Marketing, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicolingüística, Sociolingüística
2008 - 2008
Faculdade Integrada da Grande FortalezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientação de Monografias
Atividades
-
05/2008 - 12/2008
Ensino, Língua Portuguesa e suas Literaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia
2005 - 2005
Universidade de FortalezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações:
Auxiliar Voluntária para a disciplina de Pesquisa em Publicidade e Propaganda.
2002 - 2003
Universidade de FortalezaVínculo: Participação em projeto de Pes, Enquadramento Funcional: Colaboradora e ouvinte, Carga horária: 4
Outras informações:
Particiapação do grupo e Projeto de Pesquisa:Comunicação e Cinema, com o projeto" O canto das Almas, as carpideiras e cantadeiras de inselências no interior do Ceará".
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Estágio realizado, Auxiliar Voluntária para a disciplina de Pesquisa e Publicidade e Propaganda.
2002 - 2002
Pão de AçúcarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Atendimento ao cliente
Atividades
-
01/2002 - 07/2002
Estágios , Marketing de Relacionamento.,Estágio realizado, Prospecção, cadastramento e atendimento ao cliente.
2001 - 2001
Millenium Serviços GráficosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Criação e desenvolvimento de peças publicitárias, bem como logomarcas
Atividades
-
02/2001 - 12/2001
Estágios , Criação, Direção de Arte.,Estágio realizado, Criação de peças publicitárias, desenvolvimento e criação de logomarcas, layout e redação publicitária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Geórgia Maria Feitosa e Paiva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?