Lucas Carvalho Leme

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e MESTRE em fisiologia do Exercício pela mesma universidade. Atualmente é preparador físico da equipe profissional de futebol IMPERATRIZ/MA. Foi Docente do Curso de graduação em Educação Física da UNOESC e Pós Graduação em Fisiologia do Exercício da CELER Faculdades. Foi fisiologista do departamento de futebol profissional na ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL, equipe participante do campeonato BRASILEIRO SÉRIE A de 2017 a maio de 2018. Docente do curso de Educação Física da Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL) de 2013 a 2015. Já atuou como preparador físico do LONDRINA ESPORTE CLUBE (2012/2016), JUNIOR TEAM FUTEBOL (2012) e da equipe de handebol UNOPAR/SERCOMTEL campeã pan-americana e bi-campeã brasileira de handebol, da equipe de basquetebol de Vitória(ES) (2010/2011) e de Londrina (PR) (2009/2010). Participante do grupo de pesquisa sobre as adaptações fisiológicas ao treinamento (GEAFIT) sob orientação do Prof Dr Fábio Yuzo Nakamura, além de docente de cursos de especialização. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento esportivo, Fisiologia do Exercício, Esportes coletivos e Avaliação no alto rendimento.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Física - Uel - Uem

2011 - 2013

Universidade Estadual de Londrina
Título: Relação entre índices de carga de treinamento com marcadores de estresse e adaptações autonômicas em atletas de futebol sub-17,Ano de Obtenção: 2013
Fabio Yuzo Nakamura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em fisiologia do Exercício

2006 - 2007

Universidade Norte do Parana
Título: Efeito da ingestão de carboidrato X Placebo em uma sessão de treinamento no handebol de Alto nível
Orientador: Renata Borges Januario

Graduação em Educação Física

2002 - 2005

Universidade Estadual de Londrina

Formação complementar

2018 - 2018

Pre Season Periodisation. (Carga horária: 10h). , World Football Academy, WFA, Holanda.

2014 - 2014

III Congresso Internacional de Futebol. (Carga horária: 17h). , Instituto Nacional de Educação esporte e Saúde, INECS, Brasil.

2013 - 2013

Didática do pensamento Crítico: Habilidades Cognit. (Carga horária: 35h). , Livre Pensamento Desenvolvimento Educacional, LPDE, Brasil.

2010 - 2010

CURSO INTERNACIONAL DE ALTO NÍVEL DE HANDEBOL. (Carga horária: 40h). , secretaria municipal de florianópolis, FME, Brasil.

2005 - 2005

Musculação Pressupostos Teóricos E Aplicações. (Carga horária: 16h). , Grupo de Estudo E Pesquisa Em Metabolismo Nutrição E Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2005 - 2005

preparação física nos esportes. (Carga horária: 16h). , Grupo de Estudo E Pesquisa Em Metabolismo Nutrição E Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2005 - 2005

metabolismo nutrição e exercício. (Carga horária: 40h). , Grupo de Estudo E Pesquisa Em Metabolismo Nutrição E Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2004 - 2004

Atividade Física, Saúde Estilo de Vida e Bem Estar. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2004 - 2004

Cultura Corporal de Movimentos. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2004 - 2004

Nutrição e Ativ. física na prevenção das DCNT. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2004 - 2004

Periodização do Treinamento Desportivo. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2003 - 2003

Aplicação da Fisiologia do Exercício na Avaliação. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Meeting Paranaense de Profissionais de Futebol. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2002 - 2002

Atividades Físicas Para a Terceira Idade. (Carga horária: 15h). , Korppus, KORPPUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Esportivo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aptidão Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Metabolismo e Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde.

Organização de eventos

LEME, Lucas Carvalho ; pedro, r.e ; PEREIRA, T. A. S. ; BALVEDI, M. ; MISSAKA, M. . Workshop em Metodologia do Treinamento Esportivo. 2013. (Outro).

Participação em eventos

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FUTEBOL. 2014. (Congresso).

34 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.Alterações na Variabilidade da Frequência Cardíaca Durante um Macrociclo de Treinamento em Atletas de handebol de alto nível. 2011. (Simpósio).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. Diferenças entre a carga de trabalho planejada pelo treinador e a reportada por atletas durante sessões de treinamento em atletas profissionais de handebol. 2010. (Congresso).

II congresso brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. 2008. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Metabolismo Nutrição e Exercício. alterações nos níveis de força e velocidade após 1 macrociclo de teinamento com cargas concentradas rm handebolistas de alto nível.. 2006. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREPARAÇÃO DESPORTIVA. 2005. (Congresso).

19 congresso internacional de educação física. analise da compisoção corporal em escolares da rede privada de ensino na cidade de londrina - PR. 2004. (Congresso).

3 congresso latino-americano de educação física. efeitos de um programa de treinamento na pré-temporada sobre a resistência aeróbia, resistência anaeróbia, composição corporal, força rápida e velocidade em jogadores de handebol. 2004. (Congresso).

Festival Interno de Dança do Departamento de ginástica, recreação e dança da UEL. 2004. (Outra).

XIII Encontro Anual de Iniciação Cientifica.influência do processo de envelhecimento sobre os níveis de aptidão cardiorrespiratória e flexibilidade em indivíduos sedentários.. 2004. (Encontro).

4° CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.análise do crescimento e da composição corporal relacionados a saúde em escolares do sexo masculino de londrina. 2003. (Oficina).

III congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. 2003. (Congresso).

mostra de painéis dos projetos de extensão do centro de educação física e desportos no conheça a UEL. 2003. (Encontro).

seminário regional "esporte e inclusão social na perspectiva dos governos: federal, estadual e municipal". 2003. (Seminário).

xxvi SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.XXVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2003. (Simpósio).

meeting paranaense de profissionais de futebol. 2002. (Simpósio).

Primeira Mostra Integrada de Projetos de ensino, Pesquisa e Extensão da UEL.UNATI: contribuições da educação física em projeto multiprofissional e interdisciplinar de atendimento a idosos. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: VINICIUS NEVES

PEREIRA, L.;LEME, Lucas Carvalho; TEIXEIRA, R. S.. ANÁLISE DA SUPLEMENTAÇÃO DE MALTODEXTRINA PARA ATLETAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Filadélfia.

Aluno: NATASHE CREMASCO

CREMASCO, N.; SOUZA, O.; MOREIRA, R. S. T.;LEME, Lucas Carvalho. EFEITOS DO EXERCÍCIOS FISICO NA SINDROME DA LIPODISTROFIA EM PACIENTES COM HIV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Filadélfia.

Comissão julgadora das bancas

Flávia Alessandra Guarnier

NAKAMURA, F. Y.;GUARNIER, F. A.; RAMOS, S. P.. Relação entre índices de carga de treinamento com marcadores de estresse e adaptações autonômicas em atletas de futebol da categora sub-17. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

CYRINO, E.S.NAKAMURA, F.Y.; BARAZETTI, L.K.. Impacto de um macrociclo de treinamento com cargas concentradas sobre o desempenho motor de atletas de handebol de alto nível. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Fabio Yuzo Nakamura

CYRINO, E.S.NAKAMURA, F.Y.RONQUE, E.R.V.. Impacto de um macrociclo de treinamento com cargas concentradas sobre o desempenho motor de atletas de handebol. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Gabriela Camargo Cardoso

Potencialização pós ativação em atletas de alto rendimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Filadélfia; Orientador: Lucas Carvalho Leme;

Joyce Fabiane da Silva

Metodologia de ensino em iniciação esportivo no handebol; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Filadélfia; Orientador: Lucas Carvalho Leme;

Graziela de Andrade

Perfil dos níveis de aptidão física dos atletas de voleibol de praia de londrina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Filadélfia; Orientador: Lucas Carvalho Leme;

Foi orientado por

Edilson Serpeloni Cyrino

Impacto de um macrociclo de treinamento com cargas concentradas sobre o desempenho motor de atletas de handebol de alto nível; 2005; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Edilson Serpeloni Cyrino;

Solange de Paula Ramos

VALIDAÇÃO DO MÉTODO PSE DA SESSÃO E MONITORAMENTO DO EFEITO DA CARGA DE TREINAMENTO SOBRE O DESEMPENHO E MARCADORES DE ESTRESSE EM ESPORTES COLETIVOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Solange de Paula Ramos;

Fabio Yuzo Nakamura

Relação entre índices de carga de treinamento com marcadores de estresse e adaptações autonômicas em atletas de futebol da categoria sub-17; 2013; Dissertação (Mestrado em Associado Em Educação Física Uem/Uel) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Yuzo Nakamura;

Produções bibliográficas

  • LEME, Lucas Carvalho ; milanez, V ; OLIVEIRA, R ; RAMOS, S.P ; Leicht, A ; NAKAMURA, Fabio Yuzo . THE INFLUENCE OF A WEEKEND WITH PASSIVE REST ON THE PSYCHOLOGICAL AND AUTONOMIC RECOVERY IN PROFESSIONAL MALE HANDBALL PLAYERS. Kinesiology (Zagreb) , v. 47, p. 108-114, 2015.

  • Mazuquin, B.F ; Pereira, L.M ; Dias, J.M ; Junior, J.P.B ; Silva, M.A.C ; Finatti, M.E ; LEME, Lucas Carvalho ; Carregaro, R.L ; Moura, F.A ; Cardoso, J.R . ISOKINETIC EVALUATION OF KNEE MUSCLES IN SOCCER PLAYERS: DISCRIMINANT ANALYSIS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 21, p. 336-340, 2015.

  • milanez, V ; RAMOS, S.P ; LEPRETRE, P. M. ; LEME, Lucas Carvalho ; NAKAMURA, Fabio Yuzo . PHYSIOLOGICAL AND PERFORMANCE CHANGES IN RESPONSE TO PRE-SEASON TRAINING IN HIGH LEVEL HANDBALL PLAYERS. Science & Sports , v. 29, p. 59-62, 2014.

  • Nakamura, F. Y. ; Soares-Caldeira, L. F. ; Laursen, P. B. ; Polito, M. D. ; LEME, Lucas Carvalho ; Buchheit, M. . Cardiac Autonomic Responses to Repeated Shuttle Sprints. International Journal of Sports Medicine , v. 30, p. 808-813, 2009.

  • SOUZA, Juvenilson de ; GOMES, A. C. ; LEME, Lucas Carvalho ; SILVA, S. G. . alterações em variáveis motoras e metabólicas induzidas pelo treinamento em atletas de handebol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , periódico, v. 12, n.3, p. 129-134, 2006.

Outras produções

LEME, Lucas Carvalho . Fisiologia no futebol. 2016. .

LEME, Lucas Carvalho ; Ruiz, J.C . CLÍNICA AVANÇADA EM FUTEBOL: A PREPARAÇÃO FÍSICA NO CENÁRIO ATUAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Leme, L. C. . Práticas contemporâneas de preparação física no futebol. 2015. .

LEME, Lucas Carvalho . FISIOLOGIA E PREPARAÇÃO FÍSICA NO ALTO RENDIMENTO: TRABALHO INTEGRADO. 2014. .

LEME, Lucas Carvalho . TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO PARA ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO. 2013. .

LEME, Lucas Carvalho . Workshop em Metodologia do Treinamento Esportivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEME, Lucas Carvalho . PREPARAÇÃO FÍSICA NOS ESPORTES COLETIVOS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEME, Lucas Carvalho . FISIOLOGIA MUSCULO ESQUELÉTICA E TREINAMENTO CONTRA-RESISTÊNCIA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de basquetebol ADL/UNINTER Londrina,participante da liga nacional de basquetebol (NBB). 2009. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de handebol UNOPAR/SERCOMTEL bi-campeã da copa do brasil de clubes. 2009. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . PREPARAÇÃO FÍSICA NO HANDEBOL MODERNO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEME, Lucas Carvalho . A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe campeã da copa brasil de clubes de handebol. 2008. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de handebol UNOPAR/SERCOMTEL campeã da liga nacional 2008. 2008. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de handebol vice campeã da liga nacional. 2007. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de handebol vice campeã do panamericano de clubes. 2007. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico de atletas pertencentes a seleção brasileira campeã panamericana. 2007. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de londrina vice campeã da liga nacional. 2006. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico da equipe adulta de futsal masculino de londrina. 2005. (preparação física).

LEME, Lucas Carvalho . preparador físico de atletas convocados para a seleção paranaense de futsal. 2004. (preparação física).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DO LED (LIGHT EMITTING DIODE) SOBRE MARCADORES INFLAMATÓRIOS E DESEMPENHO EM ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS, Descrição: O DESEMPENHO EM MODALIDADES DE ESPORTES COLETIVOS DEPENDE DA CAPACIDADE AERÓBIA E ANAERÓBIA DO ATLETA. O TREINAMENTO TEM POR OBJETIVO A MAXIMIZAÇÃO DE TAIS CAPACIDADES. DESSA FORMA, O ATLETA É SUBMETIDO A ALTAS CARGAS DE TREINAMENTO COM PERÍODOS CURTOS DE RECUPERAÇÃO. ESTRATÉGIAS QUE VISEM MELHORAR A RECUPERAÇÃO SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O DESEMPENHO E O BEM ESTAR DO ATLETA. DESSA FORMA, TEREMOS O OBJETIVO DE VERIFICAR SE O LED TEM INFLUÊNCIA NA RECUPERAÇÃO, QUE SERÁ AVALIADA ATRAVÉS DE MARCADORES DO SISTEMA IMUNE. ALÉM DISSO, TEREMOS TAMBÉM O OBJETIVO DE VERIFICAR SE A APLICAÇÃO DO LED EM UM PERÍODO CURTO DE RECUPERAÇÃO É CAPAZ DE MANTER O DESEMPENHO EM UM TESTE ESPECÍFICO. PARA ISSO, SUBMETEREMOS ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS A DOIS PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS. NO PRIMEIRO, O ATLETA SERÁ AVALIADO POR TRÊS SEMANAS SENDO FEITAS COLETAS DE AMOSTRAS SANGUÍNEAS, FREQÜÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO E QUESTIONÁRIO DE ESTRESSE NAS SEGUNDAS E SEXTAS FEIRAS. DURANTE A SEGUNDA SEMANA OS ATLETAS SERÃO ALEATORIZADOS EM GRUPOS QUE RECEBERÃO O TRATAMENTO LED OU PLACEBO TODOS OS DIAS APÓS O TREINAMENTO. EM UM SEGUNDO ESTUDO OS ATLETAS SERÃO ALEATORIZADOS A RECEBER O TRATAMENTO (LED OU PLA) EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SEPARADOS POR NO MÍNIMO 72 H, EM QUE SERÃO SUBMETIDOS A DOIS TESTES PROGRESSIVOS MÁXIMOS, SEPARADOS POR INTERVALO DE 10 MIN. DE RECUPERAÇÃO. SERÃO ANALISADOS OS MARCADORES INFLAMATÓRIOS (IL-6 E TNF - ALPHA) O IGA SECRETÓRIO SALIVAR, PROTEÍNA C REATIVA. ALÉM DISSO, SERÁ AVALIADA A CARGA DE TREINAMENTO, FREQÜÊNCIA CARDÍACA E SUA VARIABILIDADE DE REPOUSO E O ESTRESSE IMPOSTO PELO TREINAMENTO ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO DALDA. ESPERAMOS COM OS RESULTADOS OBTIDOS COM ESSE ESTUDO EXPLORAR A INFLUÊNCIA DE UM NOVO MÉTODO DE RECUPERAÇÃO APLICADO EM MODALIDADES DE ESPORTES COLETIVOS E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lucas Carvalho Leme - Integrante / FABIO YUZO NAKAMURA - Coordenador / RICARDO DE OLIVEIRA - Integrante / SOLANGE DE PAULA RAMOS - Integrante.

  • 2011 - Atual

    VALIDAÇÃO DO MÉTODO PSE DA SESSÃO E MONITORAMENTO DO EFEITO DA CARGA DE TREINAMENTO SOBRE O DESEMPENHO E MARCADORES DE ESTRESSE EM ESPORTES COLETIVOS, Descrição: A GRANDE MAIORIA DOS ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO, PRATICANTES DAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS SÃO EXPOSTOS A ALTAS CARGAS E VOLUMES DE TREINAMENTO DURANTE SUA TEMPORADA NA INTENÇÃO DE MELHORAR O DESEMPENHO E OBTER O SUCESSO DESPORTIVO. EXISTE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR AS RESPOSTAS INTERNAS GERADAS POR ESSAS CARGAS DE TREINO, PODENDO SER TANTO ATRAVÉS DE MEDIDAS BIOLÓGICAS SANGÜÍNEAS E SALIVARES QUANTO PSICOFÍSICAS (PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E QUESTIONÁRIOS). DESSA FORMA, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO VALIDAR O MÉTODO DE PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (PSE DA SESSÃO) COM BASE NOS MÉTODOS DE QUANTIFICAÇÃO DE CARGAS DE TREINAMENTO BASEADOS NA FC E CONCENTRAÇÃO DE LACTATO PARA ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS (HANDEBOL, BASQUETEBOL, VOLEIBOL, FUTEBOL E FUTSAL), DE AMBOS OS SEXOS, E MONITORAR O EFEITO DA CARGA DE TREINAMENTO SOBRE O DESEMPENHO E MARCADORES DE ESTRESSE DURANTE UM CICLO TREINAMENTO COM DURAÇÃO DE 30-32 SEMANAS, CONTEMPLANDO AS DIFERENTES ETAPAS DE PREPARAÇÃO (ETAPA GERAL, ETAPA ESPECIAL) E DURANTE TODA A ETAPA DE COMPETIÇÃO. SERÃO AVALIADOS UM TOTAL DE 100 SUJEITOS, TODOS ATLETAS DE MODALIDADES COLETIVAS DE ALTO RENDIMENTO (HANDEBOL, FUTSAL, FUTEBOL, VOLEIBOL E BASQUETEBOL). COLETAS BIOQUÍMICAS E SALIVARES SERÃO REALIZADAS, BEM COMO, TESTES MOTORES, QUANTIFICAÇÃO DAS CARGAS DE TREINAMENTO EXTERNAS (GPS E PEDÔMETRO) E MEDIDAS DE CONTROLE DA CARGA INTERNA DE TREINAMENTO (PSE E QUESTIONÁRIO) EM MOMENTOS ESPECÍFICOS NO CICLO DE TREINAMENTO DAS EQUIPES. ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS POSSAM AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DO IMPACTO GERADO PELAS CARGAS DE TREINAMENTO NO SISTEMA FISIOLÓGICO DOS ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO, ALÉM DE VERIFICAR A FIDEDIGNIDADE DO MÉTODO PSE DA SESSÃO EM MONITORAR AS RESPOSTAS INTERNAS DE TREINAMENTO. ALÉM DISSO, CASO O QUESTIONÁRIO DALDA JUNTAMENTE COM A PSE APRESENTEM BOAS CORRELAÇÕES COM AS MEDIDAS BIOLÓGICAS DIRETAS, OS MESMOS PODEM SER UTILIZADOS COMO UMA FERRAMENTA FIDEDIGNA E EXTREMAMENTE PRÁTICA PARA TREINADORES E PREPARADORES FÍSICOS A FIM DE REALIZAR O ACOMPANHAMENTO DAS RESPOSTAS AO ESTRESSE DE TREINO, BEM COMO IDENTIFICAR SINAIS DE OVERTRAINING QUE RESULTAM NA MAIORIA DAS VEZES EM DIMINUIÇÃO DO DESEMPENHO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lucas Carvalho Leme - Integrante / vinicius milanez - Integrante / FABIO YUZO NAKAMURA - Integrante / SOLANGE DE PAULA RAMOS - Coordenador / CLAUDIA PATRICIA CARDOSO - Integrante / EMERSON JOSE VENANCIO - Integrante / PRISCILA CHIEROTTI DOS SANTOS - Integrante / NICOLLE SOUZA DIAS - Integrante / JULIO CESAR MOLINA CORREA - Integrante / WILLIAN RICARDO PIRES - Integrante.

  • 2004 - 2004

    perfil antropométrico, nutricional, atividade física e social da pessoa com deficiência visual do municipio de londrina, Descrição: Descrição: Atualmente indivíduos necessitam de atividades para suprir suas necessidades de aptidões cotidianas, portanto entre eles constam os portadores deficiência visual (DV). Noentanto, são indivíduos que necessitam de adaptações para adequar e oferecer condições satisfatórias para as execuções de suas atividades. Nesse sentido, existem alguns mecanismos que viabilizam a acessibilidade dos mesmos para a prática dessas atividades. Entretanto, é necessária a produção de qualquer tipo de informação sobre a deficiência visual para que estas adaptações sejam realizadas. Contudo, ha escassez de dados referentes aos aspectos biopsicosociais desta população... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Carvalho Leme - Integrante / Leandro Rechenchosky - Integrante / Ferdinando de Oliveira Carvalho - Coordenador / Marina Kantack Paccini - Integrante / Cynthia Correa Lopes - Integrante / Ademar Avelar de Almeida Junior - Integrante / Michele Caroline da Costa Trindade - Integrante / Marcio Yuge - Integrante / Aline Mendes Gerage - Integrante / Edilson Serpelony Cirino - Integrante / Frederico Toti da Silva - Integrante / Debora Alves Guariglia - Integrante., Financiador(es): instituto londrinense de instrução e trabalho para cegos - Cooperação.

  • 2003 - 2006

    Efeito do treinamento com pesos e da suplementação de creatina sobre a aptidão neuromuscular, a fadiga muscular e a composição corporal de mulheres adultas, Descrição: O objetivo do presente estudo foi analisar os possíveis efeitos do treinamento com pesos e da suplementação de creatina sobre a aptidão neuromuscular, a fadiga muscular e a composição corporal em mulheres adultas. Quarenta e quatro universitárias saudáveis, após serem acompanhados por 19 semanas, foram divididas em quatro grupos, dos quais dois foram submetidos à prática regular de treinamento com pesos por oito semanas (duas programações, quatro sessões semanais, nove exercícios/sessão, quatro séries de 6-12 RM), associada à suplementação de creatina (CRT, n = 12, idade = 20,7 2,5 anos) ou placebo (PLT, n = 11, idade = 21,1 2,3 anos). O restante dos sujeitos compôs o grupo controle que se manteve sem qualquer envolvimento com programas regulares de exercícios físicos, contudo, consumindo creatina (CRC, n = 10, idade = 20,9 2,5 anos) ou placebo (PLC, n = 11, idade = 21,5 2,6 anos). A suplementação de creatina ou placebo (maltodextrina) foi consumida em quatro doses de 5 g/dia durante os cinco primeiros dias (20 g/dia). A partir daí, uma única dose de 3 g/dia foi ingerida nos 51 dias subseqüentes. A composição corporal foi determinada por impedância bioelétrica. O teste de uma repetição máxima (1-RM) foi aplicado como indicador de força muscular em três exercícios (supino em banco horizontal, agachamento e rosca direta de bíceps). A resistência muscular foi avaliada por meio do número máximo de repetições executadas até a exaustão voluntária durante quatro séries a 80% de 1-RM, nos três exercícios. ANOVA e ANCOVA para medidas repetidas, seguidas pelo teste post hoc de Scheffé, quando P < 0,05, foram utilizadas para o tratamento dos dados. Nenhuma diferença significante foi encontrada entre os grupos, tanto na massa corporal magra quanto na massa gorda (P > 0,05). Por outro lado, ganhos significantes na força muscular absoluta (CRT = +8,2%; CRC = +4,2% e PLT = +6,5%) e no volume total (carga X repetições) levantado (CRT = +18%; CRC = +10,2% e PLT = +12,5%) for.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (9) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lucas Carvalho Leme - Integrante / Edilson Serpelony Cirino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2005

    Análise do crescimento e da aptidão física relacionada à saúde em escolares de alto nível socioeconômico, Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde em escolares de alto nível socioeconômico. Para tanto, a amostra foi constituída por 511 escolares (274 meninos e 237 meninas), de sete a 10 anos, do município de Londrina-PR. Medidas antropométricas de massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas foram obtidas para a determinação do índice de massa corporal (IMC), da gordura corporal relativa e da massa corporal magra. Uma bateria de testes motores foi utilizada na avaliação dos indicadores de flexibilidade, resistência muscular, força muscular e resistência cardiorrespiratória, de acordo com referenciais de saúde propostos pelo Physical Best (1988). Um questionário com questões fechadas foi aplicado para a classificação do nível socioeconômico. Análise de variância (Anova two-way), seguida pelo teste post hoc de Scheffé quando P < 0,05, foi utilizada para o tratamento dos dados. A partir de informações produzidas por tabelas de freqüências percentuais para observações relativas aos indicadores referenciais foram aplicados testes de significância entre proporções (P < 0,05). Nenhuma diferença significativa foi verificada entre os gêneros em relação ao crescimento físico, sendo o comportamento evolutivo muito similar ao referencial proposto (CDC/NCHS). Por outro lado, os resultados relativos a composição corporal indicaram uma prevalência elevada de sobrepeso/obesidade (22%), sobretudo, entre os meninos (29%). Quanto ao atendimento dos critérios relacionados à saúde, verificou-se que somente 15% dos meninos e 20% das meninas conseguiram atender as exigências motoras mínimas estabelecidas pelo referencial adotado... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Lucas Carvalho Leme - Integrante / Edilson Serpelony Cirino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2016

Londrina Esporte Clube

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FISIOLOGISTA, Carga horária: 40

Outras informações:
COORDENADOR DO SETOR DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

2011 - 2012

Londrina Esporte Clube

Vínculo: PREPARADOR FÍSICO, Enquadramento Funcional: PREPARADOR FÍSI DEPARTAMENTO DE FUTEBOL, Carga horária: 30

Outras informações:
PREPARADOR FÍSICO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL PROFISSIONAL DURANTE O CAMPEONATO PARANAENSE DA DIVISÃO ESPECIAL

2012 - 2015

Centro Universitário Filadélfia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente ensino superior, Carga horária: 17

Outras informações:
Docente das disciplinas de treinamento esportivo, Futsal e futebol no curso de Educação Física - Bacharelado.

2010 - 2010

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: docente de pós graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
professor do curso de pós graduação em fisiologia do exercício e biomecânica aplicada ao esporte, ministrando a disciplina de FISIOLOGIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA E TREINAMENTO DE CONTRA-RESISTÊNCIA, totalizando 20 Horas aulas.

2012 - 2012

Junior Team Futebol

Vínculo: Preparador Físico, Enquadramento Funcional: Preparador físico departamento de futebol, Carga horária: 20

Outras informações:
PREPARADOR FÍSICO DA EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL E SUB-17, PARTICIPANTE DO CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL.

2008 - 2011

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: preparador físico, Carga horária: 25

Outras informações:
preparador físico da equipe adulta masculina de handebol "UNOPAR/FEL/LONDRINA" BI-CAMPEÃ DA LIGA NACIONAL E CAMPEÃ DO PAN-AMERICANO DE CLUBES.

2010 - 2011

CECRE/VITÓRIA BASQUETE

Vínculo: PREPARADOR FÍSICO, Enquadramento Funcional: PREPARADOR FÍSICO DE BASQUETEBOL, Carga horária: 20

Outras informações:
PREPARADOR FÍSICO DA EQUIPE ADULTA "CECRE/VITÓRIA BASQUETE", PARTICIPANTE DA LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL-NBB

2009 - 2010

Associação Desportiva Londrinense

Vínculo: PREPARADOR FÍSICO, Enquadramento Funcional: PREPARADOR FÍSICO, EQUIPE ADULTA DE BASQUETE, Carga horária: 20

Outras informações:
preparador físico da equipe adulta de basquetebol "CAMPOS DO CONDE/ SERCONTEL/LONDRINA" participante da liga nacional de basquete masculino (NBB)

2006 - 2007

Universidade Filadélfia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Preparador Físico, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando como preparador físico da equipe adulta de handebol "UNIFIL/LONDRINA" participante da liga nacional de handebol.

2004 - 2005

Universidade Filadélfia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Preparador Físico, Carga horária: 10

Outras informações:
atuação como preparador físico da equipe adulta de futsal "LONDRINA/COLÉGIO LONDRINENSE" Participante do campeonato paranaense de futsal, série ouro, chave prata.

2003 - 2003

Universidade Filadélfia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro - Auxiliar de Preparação Física, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuante como Auxiliar de preparação física da equipe UNIFIL/Londrina, participante da liga nacional de Handebol masculino, na categoria adulto.

Atividades

  • 03/2004

    Estágios , Departamento de Esportes, .,Estágio realizado, PRERPARADOR FÍSICO DA EQUIPE ADULTA DE FUTSAL.

  • 02/2003 - 12/2003

    Estágios , Departamento de Esportes, Departamento de Handebol.,Estágio realizado, Auxiliar de Preparação Física.

2011 - 2013

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: aluno de pós graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
ALUNO REGULAR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA LINHA DE AJUSTES E RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO

2003 - 2006

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno graduação

2004 - 2004

INSTITUTO LONDRINENSE DE INSTRUÇÃO E TRABALHO PARA CEGOS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro, Carga horária: 8

2009 - 2010

Colégio Estadual Olavo Bilac

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor de educação física, Carga horária: 16

Outras informações:
professor temporario de educação física - ensino fundamental.

2017 - 2018

Associação Chapecoense de Futebol

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FISIOLOGISTA, Carga horária: 40

2018 - Atual

Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do curso de pós graduação

2018 - Atual

Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: docente graduação, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, fisiologia humana

2018 - 2018

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: docente graduação em caráter emergencial, Carga horária: 12

Outras informações:
docente do curso de educação física nas disciplinas: futebol futsal

2017 - 2017

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do curso de graduação, Carga horária: 6

Atividades

  • 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, futebol, futsal

  • 07/2018

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, futebol, futsal