ARIANA ALVES RODRIGUES
Possui graduação em Ciências Biológicas: Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Medicina Tropical- Microbiologia e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em microbiologia ambiental, microbiologia agrícola, biotecnologia e ecologia microbiana.
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Ambientais
2014 - 2018
Universidade Federal de Goiás
Título: Diversidade e prospecção de rizobactérias associadas à cana-de-açúcar sob manejo orgânico: metodologias clássicas e moleculares a serviço da agroecologia
, Ano de obtenção: 2018. José Daniel Gonçalves Vieira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Medicina Tropical
2007 - 2009
Universidade Federal de Goiás
Título: Atividade antimicrobiana e produção de enzimas de interesse biotecnológico de bactérias isoladas de diferentes habitats
, Ano de Obtenção: 2009.Jose Daniel Gonçalves Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Actinomicetos; Endofiticos; Caverna; MRSA; Staphylococcus aureus; Antimicrobiano. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Graduação em Biomedicina
2003 - 2006
Universidade Federal de Goiás
Título: Quantificação da fibrose em camundongos infectados por Taenia crassiceps / cisticercose
Orientador: Ruy de Souza Lino Junior
Formação complementar
2010 - 2010
Arte em falar em público. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Ceres, FACERES, Brasil.
2004 - 2004
Drogas e Seus Efeitos no Organismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Introdução à Química Experimental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2000 - 2000
Soluções e Colóides. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Organização de eventos
Vieira, J. D. G. ; OLIVEIRA, N. C. ; VAZ, F. S. ; RODRIGUES, Ariana Alves . X Encontro Nacional de Microbiologia ambiental. 2006. (Outro).
Participação em eventos
26ª Semana do ICB da Universidade Federal de Goiás.Microbiologia de cavernas. 2015. (Outra).
Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Isolation and prospecting of plant growth factors produced by endophytic bacteria from sugarcane (Saccharum spp., L.) with biotechnological potential in agriculture. 2015. (Congresso).
Seminário Ciamb 2015. 2015. (Seminário).
XXII Congresso Latinoamericano de Microbiologia. TRIAGEM DA PRODUÇÃO DE ENZIMAS DO COMPLEXO CELULOLÍTICO POR ISOLADOS DE ACTINOBACTÉRIAS DO SOLO DO CERRADO GOIANO. 2014. (Congresso).
XXV Semana do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás..Introdução à bioprospecção microbiana com fins biotecnológicos. 2014. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Infectologia. 2011. (Congresso).
XI Semana do curso de Geografia da UEG.Dengue e seus aspectos Geográficos e Biológicos. 2010. (Outra).
IV Semana do Curso de Ciências Biológicas.Uso de Microrganismos na recuperação de ambientes impactados. 2009. (Outra).
V Conpeex.ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ENZIMATICA DE BACTÉRIA ISOLADA DE CAVERNA. 2008. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Microbiologia ambiental.Atividade Antimicrobiana e enzimatica de bactéria isolada de caverna. 2008. (Outra).
1º SEminário do Centro-Oeste de energias REnováveis. 2007. (Seminário).
24º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Actinomicetos endofíticos e Isolados de Solos com Atividade Antibacteriana frente à Staphylococcus aureus ATCC 25923 e à Staphylococcus aureusMeticilina Resistentes MRSA. 2007. (Congresso).
VI Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública.Atividade antibacteriana de endofíticos isolados de Azadirachta indica A. JUSS (NIM).. 2007. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Infectologia. Atividade antibacteriana d actinomicetos endofíticos e isolados de solos de Cerrado e Mata Atlântica. 2007. (Congresso).
III Conpeex. Quantificação do Colágeno subcutâneo em camundongos infectados por Taenia crassiceps/ cisticercose. 2006. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Biomedicina. Quantificação do Colágeno subcutâneo em camundongos infectados por Taenia crassiceps/ cisticercose. 2006. (Congresso).
X Encontro Nacional de Microbiologia ambiental. 2006. (Outra).
IV Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública. 2005. (Simpósio).
50º Congresso Brasileiro de Genetica. 2004. (Congresso).
I Congresso de Biodiversidade do cerrado e XI Encontro de Biologia. I Congresso de Biodiversidade do cerrado e XI Encontro de Biologia. 2004. (Congresso).
XV Semana do Instituto de Ciencias Biologicas. 2004. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES, A.A.; OLIVEIRA, B. F. R.; Vieira, J. D. G.. Screening de enzimas de interesse biotecnológico produzidas por bactérias termofílicas isoladas de compostagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Goiás.
CARRIM, A. J. I.; Vieira, J. D. G.;RODRIGUES, A.A.. Isolamento e triagem da atividade ureolítica e do potencial de biocementação de bactérias de solo do estado de Goiás. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.
RODRIGUES, Ariana Alves. Levantamento epidemiológico da tuberculose no estado de Goiás no período de 2001-2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Estudo comparativo da ocorrência de parasitas intestinais em amostras fecais examinadas em laboratório privado no município de Ceres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. O idoso hipertenso e a atenção farmacêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Percepção das puérperas quanto ao parto humanizado no hospital São Pio X no município de Ceres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Ocorrencia de enteroparasitoses em indivíduos atendidos em um laboratório particular de pequeno porte na cidade de Ceres-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Processo da obesidade na adolescência: Papel da enfermagem nesse contexto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Saude dos profissionais do SAMU de uma unidade do vale do São Patricio- Go/ Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Nivel de estresse da equipe de enfermagem de um hospital de pequeno porte no interior do estado de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Sexualidade e DST do grupo de idosos do projeto conviver da cidade de CERES-GO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ceres.
RODRIGUES, Ariana Alves. Aplicações Biotecnológicas de Biorremediação em Solos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás.
RODRIGUES, Ariana Alves. Caracterização do Botulismo e levantamento epidemiológico de casos no homem e animais ocorridos no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás.
RODRIGUES, Ariana Alves. Epidemiologia e prevenção de doenças parasitárias no município de Itapuranga-GO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás.
RODRIGUES, Ariana Alves. Aplicações biotecnológicas de microrganismos em processos anaeróbios de tratamento de águas residuárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
Prevalencia de HPV em colpocitol[ogicos realizados no Cais da Mulher em Anápolis-GO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalencia de HIV em doadores de sangue do Instituto Onco-hematológico de Anápolis nos anos de 2009-2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência de microrganismos em hemoculturas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Medidas de biossegurança adotadas por manicures e pedicures dos salões de beleza do município de Anápolis do ano de 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência de HIV em doadores de sangue no hemocentro de Anápolis-Go de 2009 a 2012; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Identificação e perfil antimicrobiano de bactérias isoladas de urina de mulheres atendidas por um laboratório particular de Goianésia em 2011; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência dos casos de dengue na cidade de Campo Limpo de Goiás nos anos de 2009 a 2012; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência de micro-organismos em esfregaços cervico-vaginais de pacientes atendidas pelo Cais da Mulher de Anápolis-GO no período de julho de 2012 a julho de 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência de enteroparasitoses em crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nos distritos de Interlândia e Sousânia na cidade de Anápolis no ano de 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Valores hematimétricos em Araruana(Arara Aanindé) em cativeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Prevalência de micoses superficiais e cutâneas em bombeiros militares do 3° batalhão da cidade de Anápolis-Go; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Perfil de susceptibilidade de Echerichia coli em pacientes com infecções do trato urinário atendidas por um hospital privado do município de Anápolis-GO em 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Uni-Anhanguera; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Avaliação do uso de contraceptivos de emergência pelas academicas do curso de farmácia da FACERES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ceres; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
As repercussões das emoções no organismo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ariana Alves Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, A. A. ; ARAUJO, M. V. F. ; SOARES, R. S. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; SIBOV, S. T. ; Vieira, J. D. G. . ISOLATION AND SCREENING FOR MULTI-TRAIT PLANT GROWTH PROMOTING ACTINOBACTERIA FROM ORGANIC SUGARCANE RHIZOSPHERE. International Journal of Microbiology Research , v. 10, p. 1193-1198, 2018.
-
RODRIGUES, A.A. ; FORZANI, M. V. A. ; SOARES, R. S. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; RIBEIRO, I. D. A. ; SIBOV, S. T. ; Vieira, J. D. G. . Isolation and prospection of diazotrophic rhizobacteria associated with sugarcane under organic management. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 90, p. 3813-3829, 2018.
-
ROTTA, A. P. S. A. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; SOARES, R. S. ; RIBEIRO, I. D. A. ; RODRIGUES, A.A. ; BARBOSA, D. P. ; VIEIRA, M. M. ; Vieira, J. D. G. . Isolation and characterization of phenol degrading Bacillus species from a Southeast Brazilian mangrove sediment. AFRICAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY RESEARCH , v. 12, p. 1032-1038, 2018.
-
SOARES, RENAN ; REIS, LUANN ; ARAÚJO, MARCUS ; RODRIGUES, ARIANA ; VIEIRA, JOSÉ . TRIAGEM DO POTENCIAL DE PROMOCAO DO CRESCIMENTO VEGETAL DE RIZOBACTERIAS ISOLADAS DE ALFACE. AGRARIAN ACADEMY , v. 4, p. 428-438, 2017.
-
SOARES, R. S. ; FORZANI, M. V. ; RODRIGUES, A. A. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; MEDINA, K. J. D. ; SILVA, S. S. ; VIEIRA, J. D. G. . GLYCEROL BIOCONVERSION INTO 1,3-PROPANEDIOL AND 2,3-BUTANEDIOL BY Lactuca sativa RHIZOBACTERIA. INTERNATIONAL JOURNAL OF MICROBIOLOGY RESEARCH , v. 9, p. 954-958, 2017.
-
PEREIRA, G. R. ; Rodrigues, A. A. ; PINCERATI, M. R. ; BARBOSA, M. S. ; BRAGA, C. A. S. B. ; VIEIRA, J. D. G. ; CARNEIRO, L. C. . ASSESSMENT OF THE BACTERIOLOGICAL QUALITY OF THE RAW WATER AND THE ANTIMICROBIAL SUSCEPTIBILITY PROFILE OF BACTERIA ISOLATED IN WATER SURFACE OF A RIVER. INTERNATIONAL JOURNAL OF MICROBIOLOGY RESEARCH , v. 9, p. 949-953, 2017.
-
REIS, LUANN ; RODRIGUES, ARIANA ; SOARES, RENAN ; ARAÚJO, RENATO ; VIEIRA, JOSÉ . BIOPRECIPITAÇÃO DE CARBONATO DE CÁLCIO POR BACTÉRIAS UREOLÍTICAS E SUAS APLICAÇÕES. Enciclopedia Biosfera , v. 14, p. 860-881, 2017.
-
RODRIGUES, ARIANA ; OLIVEIRA, BRUNO ; SOARES, RENAN ; REIS, LUANN ; VIEIRA, JOSÉ . TRIAGEM DE POTENCIALIDADES BIOTECNÓLOGICAS DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE FOLHAS Gossypium hirsutum L.. Enciclopedia Biosfera , v. 14, p. 1077-1089, 2017.
-
RIBEIRO, IGOR DANIEL ALVES ; DE OLIVEIRA, BRUNO FRANCESCO RODRIGUES ; RODRIGUES, Ariana Alves ; SIBOV, SÉRGIO TADEU ; VIEIRA, JOSÉ DANIEL GONÇALVES . AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE DEGRADAÇÃO DE HIDROCARBONETOS E FENOL POR ISOLADOS BACTERIANOS ENDOFÍTICOS DE BAMBU. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 1386-1397, 2016.
-
CROZARA, RAFAEL SOUSA SILVA ; DA SILVA, JAQUELINE RODRIGUES ; PEREIRA, WESLEI ANTONIO ; SOARES, RENAN DE SOUZA ; RODRIGUES, Ariana Alves . OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NOS DISTRITOS DE INTERLÂNDIA E SOUSÂNIA NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO NO ANO DE 2013. Enciclopédia Biosfera , v. 13, p. 888-897, 2016.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; FORZANI, M. V. A. ; SOARES, R. S. ; SIBOV, S. T. ; VIEIRA, J. D. G. . ISOLATION AND SELECTION OF PLANT GROWTH-PROMOTING BACTERIA ASSOCIATED WITH SUGARCANE. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 46, p. 149-158, 2016.
-
SOUSA, DANIELA DE FATIMA ; DE OLIVEIRA, JEICE MARIA ; GOMES, WENICLÉZIA DIVINA ; SOARES, RENAN DE SOUZA ; RODRIGUES, Ariana Alves . LEVANTAMENTO DA OCORRENCIA DE HPV (Papilomavírus Humano) EM EXAMES COLPOCITOLÓGICO NO CAIS MULHER - ANÁPOLIS - GO. Enciclopédia Biosfera , v. 11, p. 3258-3266, 2015.
-
LIMA, ENILDA MARIA GUIMARÃES ; MARINS, ERICA FREIMAN ; HILDEGARDES, ROSIANE ELLEN ; SOARES, RENAN DE SOUZA ; RODRIGUES, Ariana Alves . INCIDÊNCIA BACTERIANA E PERFIL DE SUSCEPTIBILIDADE DE MICROORGANISMOS ISOLADOS EM HEMOCULTURAS DE PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ANÁPOLIS, GOIÁS, NO ANO DE 2013. Enciclopédia Biosfera , v. 11, p. 3249-3257, 2015.
-
OLIVEIRA, N. C. ; RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. . Endophytic bacteria with potential for bioremediation of petroleum hydrocarbons and derivatives. African Journal of Biotechnology , v. 11, p. 2977-2984, 2012.
-
FREITAS, A.A. ; MOURA, V.B.L. ; GONÇALVES, S.F. ; RODRIGUES, A.A. ; FÉLIX, R.M. ; SOARES, T.P. ; IRUSTA, V.R.C. ; VINAUD, M.C. ; OLIVEIRA, M.A.P. ; LINO-JUNIOR, R.S. . Kinetics of the Inflammatory Response in Subcutaneous Cysticercosis Induced in Mice by Taenia crassiceps. Journal of Comparative Pathology , v. 147, p. 267-274, 2012.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Carrim, A.J.I ; Vieira, J. D. G. . Atividade antimicrobiana de bácteria isolada de caverna. In: V Conpeex, 2008, Goiânia. Cd V conpeex, 2008.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Carrim, A.J.I ; Vieira, J. D. G. ; VAZ, F. S. ; FERREIRA NETO, P. J. . DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ACTINOMICETOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE AZADIRACHTA INDICA A. JUSS (NIM) E O EFEITO CITOTÓXICO DO EXTRATO ETANÓLICO BRUTO DOS ISOLADOS. In: Encontro Nacional de Microbiologia ambiental, 2008, Fortaleza. Livro de Resumos XI Enama, 2008.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Carrim, A.J.I ; Vieira, J. D. G. . ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ENZIMATICA DE BACTÉRIA ISOLADA DE CAVERNA. In: Encontro Nacional de Microbiologia ambiental, 2008, Fortaleza. Livro de resumos XI ENAMA, 2008.
-
VAZ, F. S. ; RODRIGUES, Ariana Alves ; FERREIRA NETO, P. J. ; OLIVEIRA, N. C. ; Vieira, J. D. G. . ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO ENZIMÁTICA DE MICRORGANISMOS ENDOFÍTICOS DE Ipomoea cairica (L.) Sweet (CORDA-DE-VIOLA) OCORRENTES NO BIOMA CERRADO. In: Encontro Nacional de microbiologia ambiental, 2008, Fortaleza. Livro de Resumos XI Enama, 2008.
-
VAZ, F. S. ; RODRIGUES, Ariana Alves ; OLIVEIRA, N. C. ; FERREIRA NETO, P. J. ; Vieira, J. D. G. . PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE Ipomoea cairica (L.) Sweet (CORDA-DE-VIOLA) OCORRENTES NO BIOMA CERRADO. In: Encontro Nacional de Microbiologia ambiental, 2008, Fortaleza. Livrod e resumos XI ENAMA, 2008.
-
OLIVEIRA, N. C. ; Vieira, J. D. G. ; RODRIGUES, Ariana Alves . PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS E PRODUÇÃO DE BACTERIOCINAS POR BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS EM CERRADO. In: Encontro Naional de Microbiologia Ambiental, 2008, Fortaleza. Livro de resumos XI Enama, 2008.
-
RODRIGUES, A.A. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; FERREIRA NETO, P. J. ; SOARES, R. S. ; RIBEIRO, I. D. A. ; VIEIRA, T. M. ; CARRIM, A. J. I. ; Vieira, J. D. G. . TRIAGEM DA PRODUÇÃO DE ENZIMAS DO COMPLEXO CELULOLÍTICO POR ISOLADOS DE ACTINOBACTÉRIAS DO SOLO DO CERRADO GOIANO. In: XXII Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2014, Cartagena das Indias. Hechos Microbiologicos. Medellín: Legis S.A, 2014. v. 5. p. 73-73.
-
FERREIRA NETO, P. J. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; SOARES, R. S. ; RODRIGUES, A.A. ; WENTZEL, L. C. P. ; VIEIRA, T. M. ; RIBEIRO, I. D. A. ; Vieira, J. D. G. . ISOLATION OF ACTINOBACTERIA FROM CERRADO SOIL AND PRIMARY SCREENING OF PRODUCTION OF L-ASPARAGINASE AND L-GLUTAMINASE ENZYMES. In: XXII Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2014, Cartagena das Indias. Hechos Microbiológicos Memorias. Medellín: Legis S.A, 2014. v. 5. p. 110-110.
-
RIBEIRO, I. D. A. ; RODRIGUES, A.A. ; SOARES, R. S. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; Vieira, J. D. G. ; ARAUJO, C. H. P. ; FARIA, P. R. ; SIBOV, S. T. . TRIAGEM DA PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL-ACÉTICO (AIA) E DA CAPACIDADE DE SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO POR MICRO-ORGANISMOS ENDOFÍTICOS DE BAMBU. In: XXII Congresso Latinoamericano de Microbiologia, 2014, Cartagena das Indias. Hechos Microbiologicos Memorias. Medellín: Legis SA, 2014. v. 5. p. 63-63.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. ; Carrim, A.J.I . tividade antibacteriana de endofíticos isolados de Azadirachta indica A. JUSS (NIM). In: VI Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública, 2007, Goiânia. Revista de Patologia Tropical - VI Seminário em Patologia Tropical e Saúde Pública. Goiânia: Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36. p. 8-8.
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; FORZANI, M. V. ; RIBEIRO, I. D. A. ; SOARES, R. S. ; REIS, L. G. V. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; FARIA, P. R. ; SIBOV, S. T. ; Vieira, J. D. G. . Isolation and prospecting of plant growth factors produced by endophytic bacteria from sugarcane (Saccharum spp., L.) with biotechnological potential in agriculture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FORZANI, M. V. ; RODRIGUES, A.A. ; SOARES, R. S. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; RIBEIRO, I. D. A. ; VIEIRA, T. M. ; FARIA, P. R. ; SIBOV, S. T. ; Vieira, J. D. G. . Isolation and prospecting of plant growth factors produced by microorganisms associated with sugarcane rizosphere (Saccharum spp., L.) with biotechnological potential in agriculture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, I. D. A. ; RODRIGUES, A.A. ; OLIVEIRA, B. F. R. ; FORZANI, M. V. ; SOARES, R. S. ; CATULIO, C. T. ; Vieira, J. D. G. . Bioprospecting bamboo endophytic bacteria with potential to promote plant growth.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Carrim, A.J.I ; Vieira, J. D. G. . ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ENZIMATICA DE BACTÉRIA ISOLADA DE CAVERNA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; VAZ, F. S. ; Vieira, J. D. G. ; FERREIRA NETO, P. J. ; Carrim, A.J.I . DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ACTINOMICETOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE AZADIRACHTA INDICA A. JUSS (NIM) E O EFEITO CITOTÓXICO DO EXTRATO ETANÓLICO BRUTO DOS ISOLADOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. ; Carrim, A.J.I . Atividade antibacteriana de actinomicetos endofíticos e isolados de solos de Cerrado e Mata Atlântica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. ; Carrim, A.J.I . Atividade antibacteriana de bastonete gram positivo isolado de caverna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. ; Carrim, A.J.I . Actinomicetos endofíticos e Isolados de Solos com Atividade Antibacteriana frente à Staphylococcus aureus ATCC 25923 e à Staphylococcus aureusMeticilina Resistentes MRSA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; Vieira, J. D. G. ; Carrim, A.J.I . Atividade antibacteriana de endofíticos isolados de Azadirachta indica A. JUSS (NIM).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; LINO JUNIOR, Ruy de Souza ; GONÇALVES, Sabrina Fernandes ; OLIVIERA, Flávia Aparecida de . Quantificação do Colágeno subcutâneo em camundongos infectados por Taenia crassiceps/ cisticercose. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Ariana Alves ; GONÇALVES, Sabrina Fernandes ; LINO JUNIOR, Ruy de Souza ; OLIVIERA, Flávia Aparecida de . Quantificação do Colágeno subcutâneo em camundongos infectados por Taenia crassiceps/ cisticercose. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2017
Diversidade e prospecção de micro-organismos associados a cana-de-açúcar sob cultivo tradicional e orgânico, Descrição: Descrição: O projeto visa o isolamento de micro-organismos associados a cana de açúcar sob cultivo tradicional e orgânico. Triar os potenciais desses micro-organismos na promoção do crescimento vegetal. Estudo da diversidade microbiana associada aos cultivos orgânico e tradicional por meio do sequenciamento em larga escala da região V3-V4 do gene 16S rRNA. Inferir as funcionalidades dessas comunidades por meio da predição de metagenomas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariana Alves Rodrigues - Integrante / Jose Daniel Gonçalves Vieira - Coordenador / Marcus Vinicius Forzani Araújo - Integrante / Alexandre Siqueira Guedes Coelho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2004 - 2006
Quantificação da fibrose em camundongos infectados por Taenia crassiceps / cisticercose, Descrição: O objetivo desse projeto é quantificar a fibrose no tecido subcutâneo de camundongos BALB c infectados com Tae-nia crassiceps / cisticercose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ariana Alves Rodrigues - Coordenador / SABRINA FERNANDES GONÇALVES - Integrante / RUY DE SOUZA LINO JUNIOR - Integrante / FLÁVIA APARECIDA DE OLIVIERA - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica, Departamento de Microbiologia. , Avenida Universitária - de 1/2 a 2099/2100, Setor Leste Universitário, 74605010 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 984442241, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2014
Uni-AnhangueraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 9
2012 - 2013
Faculdade União de GoyazesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Disciplinas ministradas:Patologia, Imunologia e acompanhamento de estágio.
2012 - 2012
Faculdade de CeresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor tempo parcial e Coordenação de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Biologia celular, Patologia, Trabalho de conclusão de curso I
Coordenação de TCC
2011 - 2011
Faculdade de CeresVínculo: Professor de Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas: Parasitologia clínica, Biologia geral, Processos patológicos.
2011 - 2011
Faculdade de CeresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor tempo parcial e Coordenação de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Biologia molecular, Biossegurança, Parasitologia
Coordenação de TCC
2010 - 2010
Faculdade de CeresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministra aulas para os cursos de Farmácia (Patologia e Biologia Molecular) e Enfermagem (Processos patológicos).
2010 - 2010
Faculdade de CeresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministra aulas para os cursos de Administração ( Metodologia cientifica), Farmácia (Parasitologia e Metodologia cientifica) e Enfermagem (Microbiologia e Parasitologia)
2009 - 2009
Faculdade de CeresVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrou aulas para os cursos de Farmácia (Patologia) e Enfermagem (Processos patológicos).
2010 - 2010
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministra aulas para o curso de Ciências biológicas (Licenciatura). Disciplinas: Anatomia Humana e comparada e Estágio Supervisionado.
2009 - 2009
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 9
Outras informações:
Ministrou aulas para o curso de Ciências biológicas (Licenciatura). Disciplinas: Anatomia humana e comparada, biossegurança e biologia molecular
2007 - 2009
Universidade Federal de GoiásVínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista PIVIC
Atividades
-
08/2004 - 08/2005
Estágios , Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica.,Estágio realizado, Estágio realizado no laboratório de Patologia Geral.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ARIANA ALVES RODRIGUES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?