Fernanda Carvalho de Andrade Gomes

Mestrando em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta. Especialização em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Tecnologia em Segurança do Trabalho com Ênfase em Prevenção de Riscos Ambientais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atua como Contadora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde administra projetos do Instituto de Biologia desde 2011. Tem 28 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças de Organizações Públicas e Privadas.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Desenvolvimento Local

2025 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta
Título: Entre o Discurso e a Prática: Uma análise crítica do atingimento dos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) pelas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, Ano de Obtenção:
Orientador: Katia Eliane Santos Avelar
Palavras-chave: sustentabilidade.Grande área: OutrosSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Gestão Pública

2012 - 2016

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: A Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade e seus Reflexos no Setor Público
Orientador: Vilson Sérgio

Graduação em Ciências Contábeis

2005 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Evidenciação Contábil nas Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis aplicada aos conceitos de Governança Corporativa das empresas listadas na Bovespa
Orientador: Ricardo Lopes Cardoso

Graduação em Curso Superior Tecnologia em Segurança do Trabalho

1999 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Formação complementar

2011 - 2012

Extensão universitária em Estado e Sociedade Sustentável. (Carga horária: 120h). , AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.

2011 - 2012

Qualificação Profissional em Políticas Publicas. (Carga horária: 240h). , AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências da Saúde. , Avenida Carlos Chagas Filho,373, Cidade Universitária, 21941599 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 999352298

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contador, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na administração financeira e de caixa dos projetos do Instituto de Biologia, além de suporte às atividades administrativas

1997 - 2011

Cimento Tupi SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei durante 11 anos na Área Financeira da Companhia, em rotinas que envolviam gestão de caixa e de fluxo de caixa e atividades de tesouraria da Holding controladora (CP Cimento e Participações) e das Controladas.