Fabio Rodrigues

Profissional com mais de 20 anos de Experiência na área de Tecnologia da Informação nos Setores de Serviços, Telecomunicações, Financeiro, Comunicação, Mídias e Entretenimento em Empresas Multinacionais e Nacionais na América Latina, Caribe, África e EUA. Fluente em Inglês e Espanhol, formado em Administração com MBA em Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Liderança, além de Curso de Extensão Internacional em Negócios na Universidade da Califórnia. Possuo Certificação Profissional em Data Center, Microsoft MCSE, CLOUD, ITIL, SCRUM, OKR, DevOps, CISO, ISO/IEC 27001 (Segurança da Informação), Privacidade de Dados (DPO) e PRINCE2 em Gestão de Projetos. Experiência em gestão de áreas de Datacenter, Infraestrutura, Arquitetura, Sistemas e Suporte atuando em Áreas como Redes, Telecomunicações, Virtualização, Cloud Computing, Segurança da Informação, Sistemas e Service Desk. Atuação em Projetos de Inovação baseado no PMBOK/PRINCE2, metologia Ágil e em Implementação de ERP (Oracle e SAP), Gestão de Processos de Negócio (BPM), Implementação de Portal de Business Intelligence (BI).

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Liderança

2012 - 2014

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EMPRESARIAL
Título: Gestão de Competencias

Especialização em Business and Management

2004 - 2004

University Of California Irvine
Título: ERP aplicado aos Negocios

Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação

2003 - 2004

Fundação Getúlio Vargas
Título: Implementação de Tecnologia ERP

Especialização em Administração em Telecomunicações

2000 - 2001

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: Gestão em Operadoras de Telefonia

Graduação em Administração com ênfase em Analise de Sistemas

1996 - 1999

Universidade Cidade de São Paulo

Formação complementar

2004 - 2004

MBA em Business and Management. (Carga Horária: 80h). , University of California Irvine, UCI, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

FLAG Consulting Services

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Executivo de Tecnologia, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultor Executivo de Tecnologia para Níveis Executivos e Líderes em Organizações e Agências Governamentais. Fornecendo Coaching e Feedback focados em Revisão de Processos e Gestão de Projetos Auxiliando no Desenvolvimento de Estratégia, Desenvolvimento de Prioridades e Planejamento e Execução com Foco em Infraestrutura, Telecomunicações, Segurança da Informação e Inovações.

2020 - 2021

Cattalini Terminais Marítimos ? Paranaguá/ Paraná ? Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações de Tecnologia da Informa, Carga horária: 220

Outras informações:
Responsável pelas áreas de operações de tecnologia da informação e automação industrial com uma equipe direta de 15 pessoas e com reporte direto ao Diretor-Presidente. Orçamento anual CAPEX/OPEX de R$ 20MM. Principais Atividades Desenvolvidas: ? Responsável por operações e projetos de TI com foco em inovação e planejamento estratégico nas áreas: infraestrutura, suporte, segurança da informação, sistemas, telecomunicações e automação industrial; ? Líder estratégico para garantir a proteção e privacidade de dados pessoais para cumprimento das obrigações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Contratação de Parceiros, Mapeamento de Processos e Soluções para obrigações da LGPD. Ponto focal de comunicação com os Stakeholders internos e externos, incluindo os titulares dos dados e as autoridades de supervisão; ? Responsável pela implementação do plano de segurança da informação baseado na ISO 27001 / 27002 (SGSI); ? Projetos estratégicos com foco em continuidade de negócios, inovações, melhorias em serviços visando alta disponibilidade, melhoria de processos, qualidade, automação e eficiência operacional; ? Suporte as operações de negócio com foco na aderência as normas e procedimentos legais regulatórios; ? Responsável pela transformação digital e soluções para áreas de negócios, serviços e parceiros. Principais Resultados: ? Implementação de solução de BI (Business Intelligence) para acompanhamento de indicadores e resultados; ? Criação de área de PMO proporcionando visibilidade de todas as fases de projeto para alta direção em tempo real; ? Implementação de solução móvel (mobile) para suporte aos clientes e parceiros com informações em tempo real; ? Modernização de ambiente de monitoramento CFTV e controle de acesso para atendimento as normas legais; ? Implementação de DevSecOps, NOC, SOC, Soluções Tecnológicas de Segurança: firewall com alta disponibilidade, IDS/IPS, SIEM, Identity/Access Management, NGAV+EDR, Cofre de Senha, dentre outras;

2018 - 2019

Newsupri

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação e Projeto, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela gestão de equipe de TI de 10 pessoas e delivery de projetos com reporte ao Diretor de Negócios. Principais Atividades Desenvolvidas: ? Responsável por projetos de Data Center, infraestrutura, segurança da informação, inovação e soluções; ? Implantação e manutenção de processos de gerenciamento: gestão de problemas, incidentes, mudanças, capacidade, disponibilidade e nível de serviço; ? Garantir elaboração de documentação, relatórios, procedimentos e processos; ? Apresentação de soluções aos clientes e garantir entrega dentro de acordos contratuais; ? Relacionamento e gestão de contratos com parceiros de negócio e clientes. Principais Resultados: ? Diminuição de OPEX por análise contratual e revisão de processos; ? Implementação de processos de controle de projetos; ? Projetos de inovação tecnológica em clientes gerando controle e redução de custo.

2017 - 2018

Angola Cables

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos e Infraestrutura, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela gestão direta de equipe multidisciplinar de 10 pessoas e com reporte direto ao Diretor de Tecnologia (Angola) e ao Diretor de Negócios Regional (Brasil). Principais Atividades Desenvolvidas: ? Responsável por projetos e obras de Data Center padrão internacional certificado pelo Uptime Institute TIER III e telecomunicações por fibras ópticas submarina; ? Planejamento e implementação de soluções de cloud ?nuvem? para comercialização de produtos e serviços; ? Responsável pelas operações 24x7x365 e suas principais áreas: facilities, segurança patrimonial, administrativa e TI; ? Garantir o cumprimento de políticas e procedimentos para atender às melhores práticas aos SLAs exigidos assim como conduzir os processos de gestão de chamados, mudança, incidentes e problemas (ITIL). Principais Resultados: ? Desenvolvimento de negócios e suporte ao portfólio de produtos para comercialização de soluções cloud ?nuvem? com a criação de portal de comercio eletrônico para venda de produtos e serviços; ? Criação de processos e procedimentos para operação do Data Center; ? Contratação de equipes, equipamentos e serviços para operação do Data Center e Estação de Cabos Submarino (CLS).

2016 - 2017

Ascenty Data Centers e Telecom

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações de Data Center, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão direta de uma equipe de 50 pessoas e com reporte ao Diretor de Operações e Diretor de Negócios. Principais Atividades Desenvolvidas: ? Responsável pelas operações 24x7x365 das áreas de segurança patrimonial, suprimentos, logística, administrativa, segurança da informação, infraestrutura, TI e facilities de Data Center TIER III certificado pelo Uptime Institute; ? Desenvolvimento de negócios em soluções de Data Center e cloud; ? Gerenciamento dos contratos para manutenções preventivas e corretivas. Principais Resultados: ? Diminuição de OPEX por análise contratual e revisão de processos; ? Atualização de sistemas, ferramentas DCIM (BMS), Portal de projetos, indicadores e ERP SAP Business One; ? Projeto de expansão de capacidade operacional para aumento de Racks instalados e suportados; ? Elaboração de relatórios padronizados para apresentação e suporte aos clientes nacionais e internacionais.

2009 - 2015

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão direta de equipe multidisciplinar de 20 pessoas e com reporte direto ao Diretor de Tecnologia (Brasil) e Diretor de Negócios (Regional). Orçamento anual CAPEX/OPEX de R$ 15MM. Atuou com gestor em São Paulo até maio de 2012. Em junho de 2012 foi transferido para a Regional Recife com o objetivo de transformação digital, melhoria de processos, desenvolvimento de pessoas e suporte aos líderes de negócio e afiliadas. Principais Atividades Desenvolvidas: ? Gerente e líder técnico de equipes de TI responsável pelas áreas: operações, infraestrutura, telecomunicações, segurança da informação, sistemas e service desk; ? Liderança de equipes responsável pela capacitação, desenvolvimento e desempenho; ? Responsável pela eficiência operacional e implementação de projetos de ERP, PABX, BI, Telefonia IP, virtualização, cloud, redes Wireless, comunicação e qualidade de dados e voz, retrofit Data Center, sistemas e inovações corporativas em eventos externos; ? Gestão de operações de Data Center e site de recuperação de desastre (disaster recovery). Principais Resultados: ? Diminuição de OPEX por análise contratual e diminuição de Turn-Over de equipes de outsourcing; ? Inovações em eventos e soluções internas com sistemas para atendimento as áreas de negócios e serviços; ? Responsável pelo projeto de atualização de software salesforce, ERP SAP ECC; ? Automatização de processos com RPA (Robotic Process Automation); ? Implementação de área de PMO oferecendo visibilidade de todas as fases de projeto para alta direção em tempo real; ? Implementação de solução móvel (mobile) para suporte aos clientes e parceiros com informações em tempo real; ? Implementação de solução RFID para controle veículos, equipamentos e itens de almoxarifado; ? Projetos de Business Intelligence (BI) para criação de portais gerenciais de controle de (OPEX e CAPEX).

2006 - 2008

Banco Safra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tecnologia da Informação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão direta de equipe multidisciplinar de 10 pessoas (distribuídas entre São Paulo/SP, Nassau- Bahamas e Montevidéu-Uruguai) e com reporte direto ao VP de Tecnologia LATAM e Diretor de Negócios (Brasil). Principais Atividades Desenvolvidas: ? Coordenador e líder técnico responsável pelas áreas de operações, infraestrutura, telecomunicações, segurança, sistemas e help desk em sites da américa latina e caribe; ? Liderança técnica e operacional de equipes, responsável por elaborar plano de desenvolvimento e projetos entre sites geograficamente distribuídos; ? Gerenciamento de projetos e suporte em sistemas de processos de negócio (GED, BPM e ERP) e responsável pela eficiência operacional e soluções de Data Center, gravação em PABX, telefonia IP, virtualização, redes Wired e Wireless e soluções de segurança como Firewalls e end points; ? Gestão de contratos e serviços de outsourcing, através da implementação de processos, regras de SLA, governança, atendimento e treinamento de equipes. Principais Resultados: ? Controle operacional e monitoramento de serviços entre sites geograficamente distribuídos; ? Implementação de nova estrutura de rede e segurança da informação em Nassau e Montevidéu; ? Eficiência e aumento de produtividade no atendimento de suporte.

2004 - 2006

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Disciplinas: Segurança em Sistemas Operacionais; Segurança da Informação; Perícia Forense; Redes Wireless; Redes de Computadores; Projeto e Arquitetura de Redes.

2001 - 2006

Banco Alfa S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte e Segurança da Informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
. Gerenciamento de Equipe de Segurança da Informação e Projetos de TI . Administração de rede plataforma Microsoft Windows Server e UNIX Administração de Banco de dados Microsoft SQL Server Administração de correio eletrônico Exchange Server; Administração de Web Site e Domínios Web Gerenciamento de Certificação Digital . Administração de Citrix Metaframe XP Administração de Firewall (Gerenciamento de regras, prevenção de ataques, monitoração e VPN) . Gerenciamento de Balanceamento de Links e Gerenciamento de Roteadores e Switches . Monitoração de performance e desempenho de Aplicativos e Suporte Técnico Avançado. Principais Resultados: Projeto de Nova Arquitetura de Segurança com melhoria de desempenho e operação para Portal de Internet Banking; Implementação de Processos e Controle de Dispositivos de Segurança da Informação; Criação de Portal para Centralização de Operação de Datacenter (NOC).

2000 - 2001

Telefonica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Infra-Estrutura e Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração da rede LAN / WAN Gerenciamento de projetos de TI voltados para plataforma web Gerenciamento de site de comercio eletrônico com tecnologias Microsoft Windows NT 4.0, Windows 2000 Server, Apple MAC OS 9, Sun Solaris, Oracle 8i Especificação de equipamentos Linhas de Comunicação Firewall (Gerenciamento de regras e prevenção de ataques) Coordenação de equipe de suporte Roteadores Cisco Administração de correio eletrônico Lotus Notes Domino R5 Implantação de Sistemas ERP.

1998 - 2000

Banco Bba

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Bug do Milenio - Projeto de homologação e certificação de sistemas Administração da rede LAN e WAN em Microsoft Windows NT4.0 Correio eletrônico Microsoft Exchange 5.5 Utilitários TCP/IP Banco de dados Microsoft SQL Server 6.5 Modelagem de dados Coordenação de equipe de desenvolvimento de sistemas voltada para homologação de sistemas em ambiente operacional Microsoft Analise e projeto de sistemas Suporte avançado a aplicativos e Sistemas.

1996 - 1998

Fernando Chinaglia Distribuidora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Suporte e gerenciamento de hardware e software Instalação e configuração de hadware e software em ambiente operacional SCO UNIX Preparação de dados e efetuação de montagens, depuração, e testes de programas Implantação e configuração de microcomputadores para uso de internet e intranet Gerenciamento de equipes de projeto.

1995 - 1996

Price Waterhouse Auditoria

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Operação e manutenção em planilhas e documentos confidenciais para apresentação aos clientes Suporte em produtos Microsoft Office e Rede Netware Novell Elaboração e digitação de fluxograma lógico e detalhado.