Anderson Brito da Silva

Possui graduação na área de Ciências Biológicas (2001), com Especialização em Genética pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004) e Mestrado em Fitotecnia na linha de Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2016). Docente do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Jequié. Exerce o cargo de Assistente da Direção de Ensino (FG-01). Coordenou Projetos de Pesquisa em Genética Vegetal, Genética Toxicológica, Horticultura Orgânica e Plantas Medicinais. Tem experiência na área de Genética Vegetal, com ênfase em Citogenética e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética, genotoxidade, recursos genéticos, horticultura, cultivo orgânico, plantas medicinais e hibridação. Atualmente participa de projetos nas áreas de Educação e Sustentabilidade, Difusão e popularização da Ciência, Robótica e suas aplicações no Ensino de Biologia. Membro do Grupo de Pesquisa Território, Educação e Sustentabilidade - TESSER (Endereço no DGP: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5896050408333792). Membro do Grupo de Pesquisa Meio ambiente, Biodiversidade e Conservação (Endereço no DGP: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7785707677061992). Membro da Equipe de Pesquisadores do Projeto "Criação do Índice de Qualidade de Água (IQA) Modificado para Bacia do Rio de Contas (BA) e Desenvolvimento de Software para Cálculo Automático do IQA adaptado", liderado pela Profa. Dra. Olandia Ferreira Lopes, Edital PIS/PRPGI/IFBA Nº 01/2021 (processo SEI nº 23278.008584/2021-40).

Informações coletadas do Lattes em 08/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)

2005 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Biologia Reprodutiva e Citogenética da Alfavaca do Campo (Ocimum campechianum Mill.), Ano de Obtenção: 2007
Cláudio Lúcio Fernandes Amaral.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Especialização em Neuropsicopedagogia

2014 - 2016

S B I
Título: Impacto da Neurociência sobre o Estudo do Processo de Aprendizagem: uma Abordagem Neuropsicopedagógica
Orientador: Genícia Martins de Matos

Especialização em Genética

2002 - 2003

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Transformação Genética de Pantas Brasileiras com Potencias Fitoterápicos
Orientador: Cláudio Lúcio Fernandes Amaral

Graduação em Ciências Com Habilitação Em Biologia

1997 - 2001

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Aprendizagem Contextualizada de Conceitos Básicos de Genética
Orientador: Profa Dra. Ana Cristina Santos Duarte

Formação complementar

2020 - 2020

Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2003 - 2003

Programa de Enriquecimento Instrumental II. (Carga horária: 108h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Enriquecimento Instrumental I. (Carga horária: 108h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Educação.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Genética Vegetal.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Horticultura.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Fitotecnia.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Mutagenese.

Organização de eventos

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . I Mostra de Ciências do IFBA Campus Jequié. 2024. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . I Semana de Informática do IFBA Campus Jequié. 2023. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . VIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2022. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2019. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . III Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . II Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2014. (Outro).

FAPEC ; SILVA, A. B. . I Ciclo de Palestras da FAPEC. 2011. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . IV Semana de Nutrição. 2008. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da ; RIBEIRO, Generosa Sousa ; ALVES, Josineto Sousa ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; GUEDES, Pedro . V Semana do Meio Ambiente. 2005. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da ; RIBEIRO, Generosa Sousa ; ALVES, Josineto Sousa ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; GUEDES, Pedro . I Workshop de Melhoramento Genético de Plantas da UESB. 2005. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . Palestra: Modelagem Molecular de Proteínas. 2004. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . Palestra: Tecnologia de Cultivo de Plantas Medicinais do Semi-árido/Bioma Caatinga. 2004. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . Palestra: Uso da Diagnose Floral como Ferramenta em Estudos Genéticos de Plantas Aromáticas, Condimentares e Medicinais. 2004. (Outro).

AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SANTOS, Roque Pereira . Palestra: Como preparar resumo de trabalho de pesquisa para congresso científico?. 2003. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . Ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva. 2003. (Outro).

AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SANTOS, Roque Pereira . Palestra: A Importância da Criação do Instituto Baiano de Biotecnologia para Política de Ensino, Pesquisa e Extensão na UESB. 2003. (Outro).

SILVA, Anderson Brito da . Palestra: Técnicas Aplicadas ao Melhoramento Genético de Plantas. 2003. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . II Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2014. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . III Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2017. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia. 2019. (Outro).

Docentes do IFBA Campus Jequié ; SILVA, A. B. . I Mostra de Ciências do IFBA Campus Jequié. 2024. (Outro).

Participação em eventos

3º Congresso Nordestino de EAD. 2023. (Congresso).

II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - II SinmaEPT. 2023. (Simpósio).

I Workshop de Inovação e Biodiversidade da Rede de Bioeconomia do MCTI/Embrapii. 2023. (Outra).

Workshop: A Reformulação dos PPC dos Cursos Técnicos Integrados no IFBA: contexto, contradições e perspectivas..A Reformulação dos PPC dos Cursos Técnicos Integrados no IFBA Campus Jequié. 2023. (Outra).

Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. 2022. (Congresso).

IV Sustentare ? Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas. 2022. (Seminário).

Semana de Engenharia Mecânica 2022.Extensão tecnológica, inovação e perspectivas de mercado de trabalho para os futuros Engenheiros egressos do Campus Jequié. 2022. (Encontro).

VI Encontro de Inclusão Social e Educacional do IFBA Campus Jequié: dialogando sobre nossas ações e contribuições para acessibilidade.Acessibilidade predial e acessibilidade atitudinal no IFBA/Jequié: uma relação indissociável. 2022. (Encontro).

VII WIPIS ? Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos. 2022. (Congresso).

I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica. 2021. (Seminário).

Painel Telebrasil. 2021. (Seminário).

VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié. 2020. (Outra).

VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié.Conferência de encerramento:. 2019. (Outra).

52° Congresso Brasileiro de Olericultura. 2012. (Congresso).

1° Encontro Regional de Biologia - (Re) Conhecendo o Sertão Produtivo.Minicurso: Biotecnologia. 2010. (Encontro).

XVIII ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste. 2010. (Encontro).

15º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais. 15º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais. 2005. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. 2º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. 2005. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Olericultura. 45º Congresso Brasileiro de Olericultura. 2005. (Congresso).

II Simpósio sobre Reflorestamento na Região Sudoeste da Bahia.II Simpósio sobre Reflorestamento na Região Sudoeste da Bahia. 2005. (Simpósio).

IV Semana do Biólogo.IV Semana do Biólogo. 2005. (Outra).

I Workshop de Melhoramento Genético de Plantas da UESB.I Workshop de Melhoramento Genético de Plantas da UESB. 2005. (Outra).

IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB. IX CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB. 2005. (Congresso).

IX Seminário de Iniciação Científica da UESB.IX Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2005. (Seminário).

V Semana do Meio Ambiente. 2005. (Outra).

Worhshop Agronegócio Florestal: Plantando Soluções.Worhshop Agronegócio Florestal: Plantando Soluções. 2005. (Outra).

Workshop Recursos Genéticos Vegetais no Estado da Bahia.Workshop Recursos Genéticos Vegetais no Estado da Bahia. 2005. (Outra).

Palestra: Modelagem Molecular de Proteínas.Palestra: Modelagem Molecular de Proteínas. 2004. (Outra).

Palestra: Tecnologia de Cultivo de Plantas Medicinais do Semi-árido / Bioma Caatinga.Palestra: Tecnologia de Cultivo de Plantas Medicinais do Semi-árido / Bioma Caatinga. 2004. (Outra).

Palestra: Uso da Diagnose Floral como Ferramenta em Estudos Genéticos de Plantas Aromáticas, Condimentares e Medicinais.Palestra: Uso da Diagnose Floral como Ferramenta em Estudos Genéticos de Plantas Aromáticas, Condimentares e Medicinais. 2004. (Outra).

Semana de Biologia 2004. 2004. (Outra).

49° Congresso Nacional de Genética. 49° Congresso Nacional de Genética. 2003. (Congresso).

49° Congresso Nacional de Genética.Curso: Marcadores microssatélites para identificação individual e estudos de estrutura genética de populações. 2003. (Outra).

I Ciclo de Seminários Atuações do Biólogo: Perspectivas e Potencialidades.I Ciclo de Seminários Atuações do Biólogo: Perspectivas e Potencialidades. 2003. (Seminário).

I Seminário Cultivo do Cajueiro.Cultivo do Cajueiro. 2003. (Seminário).

Os 50 Anos do DNA.Os 50 Anos do DNA. 2003. (Seminário).

Palestra: Como Preparar Resumo de Trabalho de Pesquisa para Congresso Cientifico?.Palestra: Como Preparar Resumo de Trabalho de Pesquisa para Congresso Cientifico?. 2003. (Outra).

Seminário 50 Anos do DNA.Minicurso: Organismos Geneticamente Modificados. 2003. (Outra).

Seminário Internacional Relações Interculturais entre América Latina e Europa.Seminário Internacional Relações Interculturais entre América Latina e Europa. 2003. (Seminário).

48° Congresso Nacional de Genética. 48° Congresso Nacional de Genética. 2002. (Congresso).

48° Congresso Nacional de Genética.Curso: A embriogênese somática in vitro como técnica no melhoramento de plantas. 2002. (Outra).

48° Congresso Nacional de Genética.Curso: Elementos repetitivos do DNA: estrutura e função. 2002. (Outra).

6° Seminário de Iniciação Científica.6° Seminário de Iniciação Científica da UESB. 2002. (Seminário).

Conferência: Melhoramento e Conservação de Vegetais.Conferência: Melhoramento e Conservação de Vegetais. 2002. (Outra).

Mapeamento Genômico na Era Genômica.Palestra: Mapeamento Genômico na Era Genômica. 2002. (Outra).

Mesa Redonda: Evolução.Mesa Redonda: Evolução. 2002. (Outra).

Oscilação genética e comparação de métodos de seleção tradicionais e associados a marcadores moleculares.Palestra: Oscilação genética e comparação de métodos de seleção tradicionais e associados a marcadores moleculares. 2002. (Outra).

Palestra: Análise, Apresentação e Interpretação de Ensaios Experimentais em Genética..Palestra: Análise, Apresentação e Interpretação de Ensaios Experimentais em Genética.. 2002. (Outra).

Palestra: História da Genética no Brasil.Palestra: História da Genética no Brasil. 2002. (Outra).

Palestra: Mistura Étnica e Diversidade Genética em Comunidade Afro-brasileira Baseada em Marcadores Clássicos e STRs Autossômicos e Y-Específicos.Palestra: Mistura Étnica e Diversidade Genética em Comunidade Afro-brasileira Baseada em Marcadores Clássicos e STRs Autossômicos e Y-Específicos. 2002. (Outra).

Palestra:Produção de Vacina de DNA Recombinante para o Vírus Dengue-1.Palestra: Produção de Vacina de DNA Recombinante para o Vírus Dengue-1. 2002. (Outra).

Semana do Meio Ambiente.Semana do Meio Ambiente. 2002. (Outra).

Comemoração do Dia do Biólogo.Mesa Redonda: Perspectivas da Profissão de Biólogo. 2001. (Outra).

I Ciclo de Seminarios de Biologia: uma visão atual do sexo e das drogas no contexto contemporaneo.I Ciclo de Seminários. 2001. (Seminário).

I FEVEST/Feira do Vestibular da UESB.I Feira do Vestibular. 2001. (Outra).

I ENBIO: Curso Tópicos de Liminologia com Enfase nas Comunidades Aquáticas.Curso: Tópicos de Limnologia com Ênfase nas Comunidades Aquáticas. 2000. (Outra).

I ENBIO: I Encontro Nordestino de Biologia.Curso: Ecologia de Riachos. 2000. (Outra).

I ENBIO - Encontro Nordestino de Biologia.I ENBIO - Encontro Nordestino de Biologia. 2000. (Encontro).

II Semana de Biologia.II Semana de Biologia. 2000. (Outra).

II Semana de Biologia: Mini-curso Métodos de Melhoramento em Plantas Autógamas.Mini-curso: Métodos de Melhoramento em Plantas Autógamas. 2000. (Outra).

I Forum sobre Perspectivas Científicas da UESB/Campus de Jequié.I Forum sobre Perspectivas Científicas. 1999. (Outra).

I Mostra de Iniciacao Cientifica da UESB/Campus de Jequié.Mostra de Iniciação Científica. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: André Luiz Xavier Almeida

SILVA, A. B.; SANTOS, A. L. S.; LIMA, S. E. A.. Importância do Reconhecimento da Fissura Labiopalatina como Deficiência: desafios educacionais e sociais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Regivaldo Santos Silva Filho

SILVA, A. B.; MAGALHAES, P. S.; ALVES, M. S.. Relato de Experiência sobre Estratégias e Metodologias no Processo Ensino Aprendizagem de Desenho Técnico na Educação Profissional Tecnológica na Pandemia da COVID-19. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Jonathan Barros Silva

SILVA, A. B.; MAGALHAES, P. S.; CABRAL, A. P.. A Humanização dos Indivíduos com Síndromes Genéticas no Ensino de Biologia: uma abordagem CTS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Daiane Quele Pereira dos Santos

SOUSA, V. S. R.; LOPES, R. C. Q.;SILVA, A. B.. Horto Florestal Urbano: Potencialidades e Desafios para o Uso Sustentável (IPIAÚ, BAHIA, BRASIL). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Gestão e Educação Ambiental) - Instituto Federal da Bahia.

Aluno: Landysmyller Santos Souza

CHAPANI, Daise Terezinha;SILVA, Anderson Brito da. Concepção de Alunos do Ensino Médio sobre Transgênicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lindomar Santana Rangel

AMARAL, Cláudio Lúcio FernandesSILVA, Anderson Brito da; BARBOSA, Ana Angélica Leal. Técnicas Aplicadas em Citogenética Clássica e Molecular: Uma Revisão Bibliográfica.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Petrônio Dias de Souza

AMARAL, Cláudio Lúcio FernandesSILVA, Anderson Brito da; BARBOSA, Ana Angélica Leal. Importância do Banco de Germoplasma no Melhoramento Genético Vegetal.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Rodrigo Cardoso Costa

AMARAL, Cláudio Lúcio FernandesSILVA, Anderson Brito da; BARBOSA, Ana Angélica Leal. Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Genético da Banana (Musa spp.). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Maria da Conceição Bento Moreira

SANDES, Maria Auxiliadora Lial;SILVA, Anderson Brito da; MEYER, M.. Composição da comunidade fitoplanctônica bioindicadora em trechos do Médio Rio de Contas, Semi-Árido (Jequié-BA). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Águas Continent) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ANDRADE, B.;SILVA, A. B.; LOBO, M.. Seleção Pública para Docente da Disciplina Anatomia e Fisiologia Humana. 2012. Faculdade de Tecnologia e Ciências.

CARVALHO, Lúcio dos Santos; SILVA, Francine Cristina;SILVA, Anderson Brito da. Concurso Público para Docente do Magistério Superior, Disciplina Infectologia - Classe Auxiliar. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Anderson Brito da; SILVA, Francine Cristina; FONSECA, M. C. P.. Processo Seletivo para Docente do Quadro Temporário da Disciplina Microbiologia de Alimentos. 2008. Universidade Federal da Bahia.

SILVA, Anderson Brito daAMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes; SOUZA, J. K. M.. Seleção para Bolsista da Disciplina Citologia e Genética. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

AMARAL, Cláudio Lúcio FernandesSILVA, Anderson Brito da; SOUZA, J. K. M.. Seleção para Bolsista da Disciplina Biologia Evolutiva. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, J. K. M.;SILVA, Anderson Brito daAMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes. Seleção para Bolsista da Disciplina Anatomia Humana. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

FREITAS, Eunice Nunes;SILVA, Anderson Brito daAMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes. Seleção para Bolsista da Disciplina Educação e Meio Ambiente. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Anderson Brito da; QUADROS, Ana Luiza de; CHAPANI, Deise Terezinha. Banca de Seleção da Pós-graduação Lato Sensu A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Anderson Brito daAMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes; SOUZA, J. K. M.. Seleção para Bolsista da Disciplina Genética Geral II. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Anderson Brito daAMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro. Seleção para Bolsista da Disciplina Citologia e Genética. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SOUZA, J. K. M.;SILVA, Anderson Brito da; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marine. Seleção para Bolsista da Disciplina Anatomia Humana. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

ROCHA, W.;SILVA, Anderson Brito da; OLIVEIRA, L. E. G.. Seleção para Bolsista do Projeto de Extensão Constituição do Comitê de Bioética da UESB. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

OLIVEIRA, L. E. G.; CARNEIRO, A. L. B.;SILVA, Anderson Brito da. Seleção para Bolsista da Disciplina Histoembriologia Animal. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BARBOSA, Ana Angelica Leal;SILVA, Anderson Brito da; CARNEIRO, Paulo Luiz Souza. Seleção para Bolsista da Disciplina Biologia Molecular. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

André Luiz Xavier Almeida

Importância do Reconhecimento da Fissura Labiopalatina como Deficiência: desafios educacionais e sociais; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Regivaldo Santos Silva Filho

Relato de Experiência sobre Estratégias e Metodologias no Processo Ensino Aprendizagem de Desenho Técnico na Educação Profissional Tecnológica na Pandemia da COVID-19; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Jonathan Barros Silva

A Humanização dos Indivíduos com Síndromes Genéticas no Ensino de Biologia: uma abordagem CTS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Marylan Coelho de Oliveira

Caracterização dos recursos genéticos e germinação de sementes da cactacea Arrojador merilanae; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Gradução Lato sensu em Genética) - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

George Wallace Santos Nolasco

Avaliação do potencial antiinflamatório e mutagênico do latéx de Avelós e suas potencialidades na Fisioterapia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Elck Ruan Martins Silva

Estudo sobre a Prevalência das Parasitoses que mais Acometem a População de Itarantim-BA; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Ângela Marinho Nogueira

A percepção dos homens acima de 40 anos sobre o exame do toque retal na detecção precoce do câncer de próstata em uma Instituição Pivada da Bahia; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Germano Lacerda Maier

O Conhecimento da População e o Perfil Epidemiológico da Schistosoma mansoni no Município de Mata Verde-MG; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Petrônio Dias de Souza

Importância do Banco de Germoplasma no Melhoramento Genético Vegetal; 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Lindomar Santana Rangel

Técnicas Aplicadas em Citogenética Clássica e Molecular: Uma Revisão Bibliográfica; 2003; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Rodrigo Cardoso Costa

Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Genético da Banana (Musa spp; ); 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Obertal da Silva Almeida

Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos do Alfavacão (Ocimum officinalis L; ) com vistas ao Melhoramento Genético; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Alisson Harley Brito da Silva

Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos do Manjericão (Ocimum basilicum L; ) com vistas ao Melhoramento Genético; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Anderson Barbosa Silva

Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos da Alfavaquinha (Ocimum canum Sims) com vistas ao Melhoramento Genético; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Marcela Souza Lauria de Almeida

Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos da Alfavaquinha (Ocimum gratissimum L; ) com vistas ao Melhoramento Genético; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Lêda Maria de Castro Coimbra

Relatório de Monitoria da Disciplina Citologia e Genética; 2004; 15 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Anderson Brito da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; Silva, ANderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Biologia floral e mecanismos reprodutivos de Ocimum canum Sims (Lamiaceae). Biotemas , v. 21, p. 33-40, 2008.

  • AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Barbosa ; Silva, ANderson Brito da . Estudo da biologia floral e mecanismos reprodutivos do alfavacão (Ocimum officinalis L.) visando o melhoramento. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 26, p. 343-348, 2004.

  • AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; SILVA, Anderson Brito da . Melhoramento Biotecnológico de Plantas Medicinais: Produção de Alcalóides e Óleos Essenciais.. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento (Impresso) , Brasília, v. 4, n.30, p. 55-59, 2003.

  • ALMEIDA, A. L. X. ; SILVA, A. B. . A Importância do Reconhecimento da Fissura Labiopalatina como Deficiência: desafios educacionais e sociais. In: Elane Nardotto Rios; Marine Souto Alves. (Org.). Formação Docente e Práticas Pedagógicas. 1ed.Ibicaraí, BA: Via Litterarum, 2022, v. , p. 31-45.

  • SILVA FILHO, R. S. ; SILVA, A. B. . Relato de Experiência sobre Estratégias e Metodologias no Processo de Ensino-Aprendizagem de Desenho Técnico na Educação Profissional Tecnológica na Pandemia da COVID-19. In: Elane Nardotto Rios; Marine Souto Alves. (Org.). Formação Docente e Práticas Pedagógicas. 1ed.Ibicaraí, BA: Via Litterarum, 2022, v. , p. 180-197.

  • SOUZA, A. S. ; SANTOS, M. G. ; SANTOS, M. T. ; SILVA, A. B. ; COSTA, A. F. R. ; SANTOS, M. H. A. . Horta hidropônica automatizada por microcontrolador. In: Mostra Nacional de Robótica, 2017, Curitiba. Anais da Mostra Nacional de Robótica - MNR 2017. Sorocaba: UNESP, 2017. p. 504-507.

  • NUNES, C. H. ; SANTOS, M. H. A. ; SILVA, A. B. ; COSTA, A. F. R. . Dispositivo multiparâmetro de detecção de qualidade do solo. In: Mostra Nacional de Robótica - MNR 2017, 2017, Curitiba. Anais da Mostra Nacional de Robótica - MNR 2017. Sorocaba: UNESP, 2017. p. 487-489.

  • SOUZA, A. S. ; LOURENCO, I. L. ; PEREIRA, L. S. ; SANTOS, M. G. ; SANTOS, M. H. A. ; SILVA, A. B. ; COSTA, A. F. R. ; MAGALHAES, P. S. . Horta Hidropônica Automatizada por Microcontrolador. In: 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016), 2016, Recife. ANAIS da 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016). Sorocaba: Unesp, 2016. p. 183-185.

  • NUNES, C. H. ; SANTOS, M. H. A. ; SILVA, A. B. ; COSTA, A. F. R. . Dispositivo Multiparâmetro de Detecção de Qualidade do Solo. In: 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016), 2016, Recife. ANAIS da 6ª Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016). Sorocaba: Unesp, 2016. p. 128-130.

  • BATISTA, A. B. D. ; SANTOS, A. O. ; FERREIRA, G. M. ; NOVAIS, A. M. ; SILVA, A. B. . Análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água de uma lagoa do município de Jequié-BA. In: VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié, 2019, Jequié. Anais da VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié. Jequié: IFBA, 2019.

  • ABREU, D. M. ; VIANNA, M. S. ; SILVA, R. K. S. ; SILVA, R. L. ; SILVA, A. B. ; BARRETO, R. S. . Monitoramento dos parâmetros físico-químicos da água disponível nos bebedouros do IFBA/Jequié. In: V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié, 2018, Jequié. Caderno de Resumos da V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié. Jequié: IFBA Campus Jequié, 2018. p. 82-84.

  • AZEVEDO, P. H. ; ALVES, L. V. O. ; COSTA, B. G. ; PEREIRA, M. C. ; SILVA, A. B. . Produção de biobloco cimento composto com agregação de serralha e resina natural - fase experimental II. In: IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia: a Matemática está em tudo, 2017, Jequié. Caderno de Resumos da IV SECITEC. Jequié: IFBA, 2017.

  • SANTOS, T. D. S. C. ; GOMES, I. S. ; SILVA, A. B. . Avaliação do potencial mutagênico do extrato hidroalcoólico da erva cidreira (Melissa officinalis L.). In: IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia: a Matemática está em tudo, 2017, Jequié. Caderno de Resumos da IV SECITEC. Jequié: IFBA, 2017.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, A. B. . Procedimentos pós-colheita de plantas medicinais comercializadas em Jequié, Bahia. In: 52° Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Salvador. Horticultura Brasileira (Impresso), 2012. v. 30. p. S6101-S6104.

  • NOLASCO, G. W. S. ; SILVA, A. B. . Avaliação do potencial anti-inflamatório e mutagênico do látex de avelós. In: 52° Congresso Brasileiro de Olericultura, 2012, Slavador. Horticultura Brasileira (Impresso), 2012. v. 30. p. S6105-S6111.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SANTOS, Maikon Vinícius Maciel dos ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Transformação Genética de Plantas Brasileiras com Potenciais Fitoterápicos. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SOUZA, Petrônio Dias de ; JACOBINA, Uedson Pereira ; MUNIZ, Iago Fernandes ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; RODRIGUES, Cynthia Souza ; NARDY, Vanessa Brandão ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Importância da Criação de Bancos de Germoplasma no Melhoramento Genético Vegetal. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: UESB, 2003.

  • SANTOS, Roque Pereira ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; CASALI, Vicente Wagner Dias ; OTONI, Wagner Campos . Efeito de Agentes Gelificantes na Indução de Organogênese em Segmentos Caulinares Internodais de Alfavaca (Ocimum selloi Benth) cultivados in vitro.. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SANTOS, Roque Pereira ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; OLIVEIRA, José Emílio Zanzilolani de ; POMPOLO, Sílvia das Graças ; CASALI, Vicente Wagner Dias . Estudos Citogenéticos no Afídeo Brevicoryne brassicae L. com vistas a Programas de Melhoramento Genético para Resistência a Pragas de Hortaliças. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SOUZA, Nilson Bispo de ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SANTOS, Roque Pereira ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; OTONI, Wagner Campos ; CASALI, Vicente Wagner Dias . Estudo da Expressão Diferencial de Isoenzimas em Alfavaca (Ocimum selloi Benth). In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SANTOS, Roque Pereira ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; OTONI, Wagner Campos ; CASALI, Vicente Wagner Dias . Estudo da Morfogenênese In Vitro em Alfavaca (Ocimum selloi Benth).. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . A Diagnose Floral como Indicadora da Tendência Reprodutiva em Acessos de Alfavacão (Ocimum officinalis L.) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da Uesb / Campus Jequié - Ba. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • BRITO, Ana Carla ; RODRIGUES, Cynthia Souza ; BARROS, Graziela ; SANTOS, Maikon Vinícius Maciel dos ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Avaliação do Nível de Compreensão dos Alunos de Ensino Médio sobre a Temática Transgênicos. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SANTOS, Roque Pereira ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; NARDY, Vanessa Brandão ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Coleção Ativa de Espécies do Gênero Ocimum do Banco de Germoplasma de Plantas Aromáticas, Condimentares e Medicinais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; PORTO, Maridelson Lima ; SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Melhoramento Genético da Alfavaca (Ocimum selloi Benth): Seleção Indireta de Acessos para Produção de Óleos Essenciais. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SILVA, Anderson Barbosa da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SANTOS, Roque Pereira ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . A Diagnose Floral como Indicadora da Tendência Reprodutiva em Acessos de Alfava (Ocimum selloi Benth) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da Uesb / Campus Jequié - Ba. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SANTOS, Roque Pereira ; RODRIGUES, Cynthia Souza ; SOUZA, Nilson Bispo de ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Estudo da Viabilidade, Germinação e Longevidade dos Grãos de Pólen em Ocimum selloi Benth. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; ASSIS NETO, Eder dos Santos ; SANTOS, Roque Pereira ; PORTO, Maridelson Lima ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Melhoramento Genético da Alfavaca (Ocimum selloi Benth): Estabelecimento de Protocolos de Cultura de Tecidos.. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lucio Fernandes . A Diagnose Floral como Indicadora da Tendência Reprodutiva em Acessos de Manjericão (Ocimum basilicum L.) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB / Campus Jequié - Ba. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL2, Cláudio Lúcio Fernandes . Caracterização Fenotípica dos Híbridos de Vinca (Catharantus roseus G. Don): Uma Planta Medicinal Amplamente Utilizada no Combate ao Câncer. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Barbosa da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . A Diagnose Floral como Indicadora da Tendência Reprodutiva em Acessos de Alfavaquinha (Ocimum canum Sims) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB / Campus Jequié - Ba. In: Anais do 7º CONPEX / 7º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2003, Jequié. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2003.

  • SOUSA, V. S. R. ; SILVA, A. B. ; LOPES, R. C. S. Q. ; RIBEIRO, J. S. ; AZEVEDO, P. H. ; SILVA, A. A. M. . Unidade Experimental de Produção Vegetal: Horta Orgânica. In: 2º Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, 2018, Salvador. Anais do 2º Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia. Salvador: CEPEX, 2018. p. 110-111.

  • RIBEIRO, J. S. ; SOUSA, V. S. R. ; SILVA, A. B. . Curso de Formação em Mercado Institucional PNAE/PAA. In: 2º Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, 2018. Anais do 2º Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia. Salvador: CEPEX, 2018. p. 120-121.

  • COÊLHO, M. O. ; SILVA, A. B. . Efeito do condicionamento osmótico na germinação de sementes de Arrojadoa marylanae Soares Filho & Machado (Cactaceae).. In: 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2016, Porto Seguro. Anais da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Porto Seguro: SBPC, 2016.

  • MIRANDA, D. M. N. ; SANTOS, T. D. S. C. ; BARRETO, R. S. ; SILVA, A. B. . Análise físico-química da água dos bebedouros do IFBA-Campus Jequié. In: VII Encontro de Química da Bahia / 6° Simpósio de Química da UESC, 2016, Ilhéus. Anais do VII Encontro de Química da Bahia. Ilhéus: UESC, 2016. v. 1. p. 36-36.

  • SILVA, A. B. ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas . Avaliação do potencial mutagênico do extrato aquoso de Melissa officinalis L. sobre Tradescantia virginiana L. pela metodologia Trad-MN. In: II Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié, 2014, Jequié. Caderno de Resumos da II Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Jequié. Jequié: IFBA, 2014. v. 1. p. 14-14.

  • Santana, Gilvan Souza ; SILVA, A. B. ; VIDAL, Lícia Marques ; JESUS, Thaisa Milena Andrade . Hérnia de Disco em um Batalhão de Milícias. In: Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem, 2011, Curitiba. Anais do 14° Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem. Curitiba: COREN-PR, 2011.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas . Avaliação do potencial mutagênico do extrato hidroalcoólico de Melissa officinalis L. sobre Tradescantia virginiana L.. In: XVIII ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste, 2010, Jequié. Anais do XVIII ENGENE - Encontro de Genética do Nordeste. Ribeirão Preto: SBG, 2010.

  • OLIVEIRA, Marylan Coelho de ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca . Biometria de frutos e sementes de Arrojadoa marylanae Soares Filho & Machado (Cactaceae).. In: 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • OLIVEIRA, Marylan Coelho de ; SILVA, Anderson Brito da . Caracterização citogenética e comportamento meiótico da cactácea Arrojadoa marylanae Soares Filho & Machado (Cactaceae).. In: 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • SILVA, Shirlei Marques Santos ; SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca . Plantas medicinais utilizadas pelos agentes comunitários de saúde da zona rural do município de Planalto-BA. In: 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • TEIXEIRA, Maísa Moreira ; BRITO, Cosme Evangelista ; SILVA, Anderson Brito da . Qualidade higiênico-sanitária do acarajé comercializado no centro do município de Vitória da Conquista-BA. In: I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA - BA, 2009, Salvador. Anais do I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA - BA, 2009.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; OSUMA, Juan Tomás Ayala ; Santos Neto, Roberto Bispo dos ; Araújo, Germano da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da . Parâmetros biométricos de frutos de juá (Ziziphus joazeiro L.) de quatro procedências na Região Semi-árida da Bahia.. In: 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. Anais do 60° Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • SILVA, Anderson Brito da ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; OSUMA, Juan Tomás Ayala . Caracterização Citogenética, Comportamento Meiótico e Biologia Reprodutiva de Duas Espécies Brasileiras de Alfavaca. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008, Brasília. Anais do II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008.

  • OLIVEIRA, Marylan Coelho de ; SILVA, Anderson Brito da . Estudo da germinação de Arrojadoa marylanae: uma nova espécie de cactácea endêmica do Sudoeste da Bahia.. In: 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2007. v. 25.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Relação entre o comprimento do botão floral e a viabilidade polínica em Alfavaca do Campo (Ocimum campechianum Mill.).. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2007. v. 25.

  • SILVA, Anderson Brito da ; Guimarães, APC ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; OLIVEIRA, R. O. ; GUEDES, Pedro ; REBOUÇAS, Tiyoko Nair Hojo . Efeito do substrato e do fertilizante foliar durante a fase de muda sobre a produtividade da alface hidropônica cv. Elba.. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 180-180.

  • Guimarães, APC ; SILVA, Anderson Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; OLIVEIRA, R. O. ; GUEDES, Pedro ; REBOLÇAS, Tiyoko Nair Hojo . Efeito do substrato e do fertilizante foliar sobre a vida-de-prateleira da alface hidropônica (Lactuca sativa cv. Elba) minimamente processada.. In: Efeito do substrato e do fertilizante foliar sobre a vida-de-prateleira da alface hidropônica (Lactuca sativa cv. Elba) minimamente processada., 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 219-219.

  • Guimarães, APC ; SILVA, Anderson Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; OLIVEIRA, R. O. ; GUEDES, Pedro ; REBOLÇAS, Tiyoko Nair Hojo . Análise sensorial em alface hidropônica cv. Elba minimamente processada e armazenada sob duas diferentes temperaturas de refrigeração.. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 219-219.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da . Plantas medicinais da caatinga mais comercializadas em feiras livres de Jequié, Bahia.. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 234-234.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da . Coleta e manejo de plantas medicinais por erveiros no município de Jequié, Bahia.. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 234-234.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; RIBEIRO, Generosa Sousa ; ALVES, Josineto Sousa ; SILVA, Anderson Brito da ; REBOLÇAS, Tiyoko Nair Hojo ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Estimativa da viabilidade polínica em espécies do gênero Ocimum com diferentes corantes.. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 242-242.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Morfologia e biologia floral da alfavaca cravo (Ocimum gratissimum L.).. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 243-243.

  • SILVA, Anderson Brito da ; LEMOS, Carmem Lacerda ; COELHO, Renato Alves ; MATSUMOTO, Sylvana Naomi ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas . Efeito da escarificação química sobre a germinação em sementes da alfavaca de galinha (Ocimum micranthum Willd.).. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 247-247.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; OSUMA, Juan Tomás Ayala ; SILVA, Anderson Brito da . Biometria de sementes de mucunã (Dioclea grandiflora Mart. Ex Benth.).. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 247-247.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Barbosa ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Descrição morfológica e fenologia floral em alfavaca do campo (Ocimum campechianum Mill.).. In: 46º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006, Goiânia. Horticultura Brasileira. Brasília: ABH, 2006. v. 24. p. 237-237.

  • PEREIRA, Douglas de Almeida ; BRITO, Ana Carla ; CABRAL, Suzane Nascimento ; ROCHA, Adilson Nunes ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Temperaturas para Germinação de Sementes de Alfavaca (Ocimum selloi Benth) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 24-24.

  • BRITO, Ana Carla ; CABRAL, Suzane Nascimento ; ROCHA, Adilson Nunes ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; FERNANDES, Janne Helielma Falcão ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Influência da Temperatura na Germinação de Sementes de Ocimum canum (Lamiaceae) do banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 27-27.

  • CABRAL, Suzane Nascimento ; ROCHA, Adilson Nunes ; FERNANDES, Janne Helielma Falcão ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; BRITO, Ana Carla ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Sincronia Floral entre Ocimum Gratissimum e O. ofocinalis (Lamiaceae). In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 30-30.

  • SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Tendências Reprodutivas em Acessos de Ocimum canum Sims. do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB: Foco na Hibridação. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 33-33.

  • FERNANDES, Janne Helielma Falcão ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; BRITO, Ana Carla ; CABRAL, Suzane Nascimento ; ROCHA, Adilson Nunes ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Germinação de Sementes dos Acessos de Alfavacão (Ocimum officinalis L., LAMIACEAE) do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 37-37.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Relação Pólen-Óvulo como Método para Estimar o Sistema Reprodutivo do Manjericão (Ocimum basilicum L.). In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 41-41.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . O Gênero Ocimum L. (Lamiaceae) em Jequié, Bahia, Brasil. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 42-42.

  • ROCHA, Adilson Nunes ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; BRITO, Ana Carla ; CABRAL, Suzane Nascimento ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Zonação em Praia Arenosa em Serra Grande - Bahia. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 48-48.

  • SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . O Conhecimento dos Moradores do Bairro Jequiezinho no Município de Jequié-BA sobre a Utilização de Plantas Medicinais. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 59-59.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Plantas Anti-hipertensivas Utilizadas em Comunidades Tradicionais do Município de Jequié-Bahia. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 61-61.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Levantamento Etnofarmacobotânico de Plantas Hipocolesterolêmicas Utilizadas em Comunidades Tradicionais do Município de Jequié-BA. In: VII ENCOBIO, 2005, Feira de Santana. Anais do VII ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2005. p. 62-62.

  • SANTOS, Maikon Vinícius Maciel dos ; SENRA, Leonardo Coutinho ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Germinação de sementes dos acessos de Pata-de-vaca (Bauhinia forficata) do banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB. In: VI ENCOBIO, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos do VI ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2004. p. 32-32.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Hibridação em acessos do Alfavacão (Ocimum officinalis L.). In: VI ENCOBIO, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos do VI ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2004. p. 33-33.

  • SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Parâmetros Reprodutivos em Ocimum basilicum: Foco no Fitomelhoramento. In: VI ENCOBIO, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos do VI ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2004. p. 33-33.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Estudos reprodutivos para hibridação entre alfavaca e manjericão. In: VI ENCOBIO, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos do VI ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2004. p. 34-34.

  • BRITO, Ana Carla ; SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, J. K. M. ; REIS JUNIOR, Advaldo ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Zonação em região de estuário da APA Itacaré-Serra Grande. In: VI ENCOBIO, 2004, Feira de Santana. Livro de Resumos do VI ENCOBIO. Feira de Santana: UEFS, 2004. p. 44-44.

  • ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; PEREIRA, Douglas de Almeida ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Tendências reprodutivas em acessos de O. basilicum L. do Banco de Germoplasma de Plantas Medicinais da UESB: foco na hibridação. In: 55° Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. Anais do 55° Congresso Nacional de Botânica, 2004.

  • BRITO, Ana Carla ; SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; OLIVEIRA, José Emílio Zanzilolani de . Eficiência da Viabilidade Polínica em Acessos de Babosa (Aloe vera L.) do Banco de Germoplasma de Plantas medicinais da UESB. In: X Congresso Mineiro de Plantas Medicinais, 2004, São João Del Rei. Resumos do X Congresso Mineiro de Plantas Medicinais. São João Del Rei: UFSJ, 2004. p. 143-144.

  • SILVA, Anderson Barbosa ; SOUZA, Marcela Fonseca ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Conhecimento de Estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Celli de Freitas/Jequié-BA Sobre as Plantas Medicinais. In: IV Simpósio de Plantas Medicinais da Bahia, 2004, Salvador. Anais do IV Simpósio de Plantas Medicinais da Bahia. Salvador: UFBA, 2004. p. 23-24.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Utilização de Informações a Cerca da Utilização de Plantas Medicinais pela População de Jequié-BA. In: IV Simpósio de Plantas Medicinais da Bahia, 2004, Salvador. Anais do IV Simpósio de Plantas Medicinais da Bahia. Salvador: UFBA, 2004. p. 27-28.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, J. K. M. ; SANTOS, Maria Solidade Souza ; RAMOS, Marilda ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Uso das Técnicas de Coloração Convencional, Bandeamento Ag-Nor e Bandeamento C no Processo Ensino-Aprendizagem de Genética. In: 49° Congresso Nacional de Genética, 2003, Águas de Lindóia. Anais do 49° Congresso Nacional de Genética. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2003. p. 1313-1313.

  • AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; CASTRO, Henrique Guillon ; CASALI, Vicente Wagner Dias ; SILVA, Anderson Brito da . Efeitos do uso de biofertilizante na propagação de Alfavaca (Ocimum selloi Beth).. In: 6° Seminário de Iniciação Científica, 2002, Vitória da Conquista. Anais do 6° Seminário de Iniciação Científica da UESB. Vitória da Conquista: DIGRAF/UESB, 2002. p. 169-170.

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; CARDOSO, Urbano Pinchemel ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Levantamento das plantas anti-hipertensivas e anti-colinérgicas usadas pela comunidade do bairro Cuscuz, no município de Maracás/Bahia.. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 493-493, 2005.

  • SILVA, Anderson Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; BOMFIM, Alexandre Alves ; MORAES, Ricardo Silva ; MORAES, Ronaldo Cesário ; RIBEIRO, Generosa Sousa ; ALVES, Josineto Sousa ; REBOLÇAS, Tiyoko Nair Hojo ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Impacto sócio-econômico e nível de aceitabilidade de duas cultivares de alface em Vitória da Conquista/Bahia.. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 348-348, 2005.

  • RIBEIRO, Generosa Sousa ; ALVES, Josineto Sousa ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SILVA, Anderson Brito da ; BOMFIM, Marines P ; BOMFIM, Alexandre Alves ; MORAES, Ricardo Silva ; REBOLÇAS, Tiyoko Nair Hojo ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Uso popular do Cardo-santo (Argemone mexicana L.) em uma comunidade rural de Caatiba, Região Sudoeste da Bahia.. Horticultura Brasileira , Fortaleza, v. 23, n.2, p. 493-493, 2005.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Hortaliças de uso medicinal na comunidade do Bairro Brasil Novo, município de Jequié/Bahia. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 492-492, 2005.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Sistema reprodutivo da alfavaca-cravo: uma importante planta medicinal, aromática e condimentar. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 494-494, 2005.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Uso dos recursos vegetais na medicina popular pela comunidade ribeirinha da Baixa do Bonfim, município de Jequié/Bahia.. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 494-494, 2005.

  • SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Uso medicinal do tioiô (Ocimum gratissimum L.) na comunidade da Baixa do Bonfim, minicípio de Jequié, Bahia.. Horticultura Brasileira , Brasília, v. 23, n.2, p. 520-520, 2005.

  • SILVA, Anderson Brito da . Painel: Levantamento das plantas anti-hipertensivas e anti-colinérgicas usadas pela comunidade do bairro Cuscuz, no município de Maracás/Bahia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Anderson Brito da . Painel: Impacto sócio-econômico e nível de aceitabilidade de duas cultivares de alface em Vitória da Conquista/Bahia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Anderson Brito da . Painel: Uso popular do Cardo-santo (Argemone mexicana L.) em uma comunidade rural de Caatiba, Região Sudoeste da Bahia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Anderson Brito da . Estudo da Biologia Floral Aplicado ao Melhoramento Genético de Plantas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anderson Brito da . Impacto da Biotecnologia sobre as Ciências & na Sociedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; PEREIRA, Derval Gomes . Painel: Transformação Genética de Plantas Brasileiras com Potenciais Fitoterápicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Anderson Brito da . Apresentação Oral: Transformação Genética de Plantas Brasileiras com Potenciais Fitoterápicos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, J. K. M. ; SANTOS, Maria Solidade Souza ; RAMOS, Marilda ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; MAFFEI, Eliane Mariza Dortas . Painel: Uso das Técnicas de Coloração Convencional, Bandeamento Ag-Nor e Bandeamento C no Processo Ensino-Aprendizagem de Genética. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Anderson Brito da . Palestra: Atuações do Biólogo Geneticista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; CASTRO, Henrique Guillon ; CASALI, Vicente Wagner Dias . Painel: Efeitos do uso de biofertilizante na propagação de Alfavaca (Ocimum selloi Beth).. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Anderson Brito da . Melhoramento e Conservação de Vegetais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anderson Brito da . Mesa Redonda: Evolução. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Anderson Brito da ; FONSECA, S. Q. ; SANTOS, M. J. ; PINHEIRO, J. G. . Painel: Levantamento da Comunidade de Formigas Urbanas (Hymenoptera: Formicidae) de Jequié-Ba. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, Anderson Brito da . 47° Congresso Brasileiro de Olericultura. 2007.

SILVA, Anderson Brito da . Projeto Pedagógico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Genética: Uma Abordagem Moderna. 2005.

SILVA, Anderson Brito da . Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública com Ênfase no Programa de Saúde Família. 2005.

SILVA, Anderson Brito da . Biologia Floral e Tendências Reprodutivas da Alfavaca do Campo (Ocimum campechianum Mill.) Visando o Melhoramento Genético.. 2005.

AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, Alisson Harley Brito da ; ALMEIDA, Obertal da Silva ; SOUZA, Marcela Fonseca ; SILVA, Anderson Barbosa ; BRITO, Ana Carla ; PEREIRA, Douglas de Almeida . Utilização de Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas como Banco de Germoplasma: Alternativa Viável a Conservação de Plantas Medicinais.. 2004.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Curso de Formação de Professores de Ciências Biológicas. 2004.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Projeto de Implantação do Laboratório de Microbiologia e Parasitologia da UESB/Campus Universitário de Jequié. 2004.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Projeto de Implantação do Laboratório de Ensino de Anatomia Humana da UESB/Campus Universitário de Jequié. 2004.

WALDSCHMITD, Ana Maria ; BARBOSA, Ana Angelica Leal ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; PEREIRA, Derval Gomes ; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro ; ABÉ-SANDES, Kiyoko ; CARNEIRO, Paulo Luiz Souza ; SOUSA, Sandra Mara Bispo . Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Genética e Melhoramento. 2004.

BARBOSA, Ana Angélica Leal ; WALDSCHMITD, Ana Maria ; SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; PEREIRA, Derval Gomes ; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro ; ABÉ-SANDES, Kiyoko ; SOUSA, Sandra Mara Bispo . Mestrado Acadêmico em Genética. 2004.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Educação, Saúde e Meio Ambiente: Bases para o Desenvolvimento Sustentável no Semi-Árido Baiano. 2003.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável no Sudoeste da Bahia - Edital CT-INFRA/FINEP 03/2001. 2002.

SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, A. L. B. ; TORRES, D. S. C. ; SANTANA, K. C. ; MATSUSHITA, L. Y. ; GALVÃO, M. ; CASTRO, M. M. S. ; DOMINGUES, A. M. T. ; OLIVEIRA, C. G. ; FERREIRA, E. F. ; TRINDADE, M. E. J. ; PEREIRA, M. S. ; SILVA, M. M. ; SOUZA, V. A. . Semana de Biologia 2002: Os Desafios do Biólogo na Sociedade Atual. 2002.

SILVA, Anderson Brito da ; WALDSCHMITD, Ana Maria ; BARBOSA, Ana Angélica Leal ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; PEREIRA, Derval Gomes ; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro ; SOUZA, Paulo Luiz Carneiro ; ABÉ-SANDES, Kiyoko ; SOUSA, Sandra Mara Bispo . Conservação, Manejo e Utilização dos Recursos Genéticos da Região Sudoeste da Bahia.. 2002.

CARNEIRO, A. L. B. ; SILVA, Anderson Brito da ; SOUZA, A. L. B. ; MEYER, M. ; AFFONSO, R. O. ; SONODA, S. L. . Projeto de Implantação dos Laboratórios do Departamento de Ciências Biológicas, UESB, Campus Universitário de Jequié. 2001.

OLIVEIRA, L. E. G. ; CARNEIRO, A. L. B. ; LUZ, C. P. N. ; MATSUSHITA, L. Y. ; SILVA, Anderson Brito da ; SILVA, A. G. . Projeto de Implantação do Biotério da UESB, Campus Universitário de Jequié. 2001.

UESB ; SILVA, Anderson Brito da . Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável no Sudoeste da Bahia - Edital CT-INFRA/FINEP 01/2001. 2001.

SILVA, Anderson Brito da ; AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes . Informação Científica em Engenharia Genética: o que deve e o que não deve ser falado a respeito de transgênicos. 2004. .

SILVA, Anderson Brito da . Citogenética Vegetal. 2004. .

SILVA, Anderson Brito da . Técnicas de Citogenética Vegetal: um curso prático. 2004. .

AMARAL, Cláudio Lúcio Fernandes ; SILVA, Anderson Brito da . Mini-curso: Biotecnologia ou Boatecnologia?. 2004. .

SILVA, Anderson Brito da . II Gincana Interdisciplinar. 2004 (Projeto Educacional) .

SILVA, Anderson Brito da . I Gincana Interdisciplinar. 2003 (Projeto Educacional) .

SILVA, Anderson Brito da . Continente Africano: Identidade e Cultura. 2003 (Projeto Educacional) .

SILVA, Anderson Brito da . IX PROJETART. 2001 (Projeto Educacional) .

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Avaliação do potencial risco de mutagênese em uma população etilista universitária., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o potencial risco de mutagênese em uma população universitária que faz uso e abuso de bebidas alcoólicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Estudo da Atividade Biológica de Extratos Vegetais Aplicados a Recursos Terapêuticos., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar a atividade biológica e do potencial genotóxico de extratos vegetais aplicados como Recursos Terapêuticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2007

    Biologia Floral e Tendências Reprodutivas da Alfavaca do Cam, Descrição: Projeto de Dissertação do Mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Coordenador / Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Integrante / Eliane Mariza Dortas Maffei - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2004

    Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos da Alfavaquinha (O, Descrição: Resumo: O estudo da biologia floral associada aos mecanismos reprodutivos das espécies vegetais é de fundamental importância para o fitomelhoramento. Conhecendo-se os mecanismos reprodutivos pode-se desenvolver estratégias para superar barreiras morfofisiológicas com vistas a hibridação, o que é essencial para programas de melhoramento genético vegetal, uma vez que o Ocimum gratissimum é um espécie de grande importância na indústria farmacêutica nacional e internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Integrante / Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Coordenador / Obertal da Silva Almeida - Integrante / Alisson Harley Brito da Silva - Integrante / Marcela Fonseca Souza - Integrante / Anderson Barbosa Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos do Manjericão (Oci, Descrição: Resumo: O estudo da biologia floral associada aos mecanismos reprodutivos das espécies vegetais é de fundamental importância para o fitomelhoramento. Conhecendo-se os mecanismos reprodutivos pode-se desenvolver estratégias para superar barreiras morfofisiológicas com vistas a hibridação, o que é essencial para programas de melhoramento genético vegetal, uma vez que o Ocimum basilicum é um espécie de grande importância na indústria farmacêutica nacional e internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Integrante / Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Coordenador / Roque Pereira Santos - Integrante / Obertal da Silva Almeida - Integrante / Alisson Harley Brito da Silva - Integrante / Nilson Bispo de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos do Alfavaquinha (O, Descrição: Resumo: O estudo da biologia floral associada aos mecanismos reprodutivos das espécies vegetais é de fundamental importância para o fitomelhoramento. Conhecendo-se os mecanismos reprodutivos pode-se desenvolver estratégias para superar barreiras morfofisiológicas com vistas a hibridação, o que é essencial para programas de melhoramento genético vegetal, uma vez que o Ocimum gratissimum é um espécie de grande importância na indústria farmacêutica nacional e internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Integrante / Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Coordenador / Roque Pereira Santos - Integrante / Obertal da Silva Almeida - Integrante / Alisson Harley Brito da Silva - Integrante / Nilson Bispo de Souza - Integrante / Marcela Fonseca Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Biologia Floral e Mecanismos Reprodutivos do Alfavacão (Ocim, Descrição: Resumo: O estudo da biologia floral associada aos mecanismos reprodutivos das espécies vegetais é de fundamental importância para o fitomelhoramento. Conhecendo-se os mecanismos reprodutivos pode-se desenvolver estratégias para superar barreiras morfofisiológicas com vistas a hibridação, o que é essencial para programas de melhoramento genético vegetal, uma vez que o Ocimum officinalis é um espécie de grande importância na indústria farmacêutica nacional e internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Anderson Brito da Silva - Integrante / Cláudio Lúcio Fernandes Amaral - Coordenador / Roque Pereira Santos - Integrante / Obertal da Silva Almeida - Integrante / Alisson Harley Brito da Silva - Integrante / Nilson Bispo de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia - Bolsa.

Prêmios

2013

3º Melhor Projeto na Categoria "Energia e Sustentabilidade", III Feira de Ciências da Bahia, Instituto Anísio Teixeira (IAT) / Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal da Bahia - Campus Jequié. , Rua Jean Torres s/n, Bairro John Kennedy - Loteamento Cidade Nova, 45201570 - Jequié, BA - Brasil, Telefone: (73) 35254536, Fax: (73) 35254536, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise Permanente dos Projetos Pedagógicos dos cursos do IFBA Campus Jequié, Portaria nº 113 de 29 de dezembro de 2022.

  • 11/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, IFBA - Campus Jequié.Linhas de pesquisa

  • 03/2021

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia do 2º Ano (2º Ano do Curso Técnico Integrado em Informática), Biologia do 2º Ano (2º Ano do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica)

  • 01/2020

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Assistente do Departamento de Ensino (Portaria n° 214, 14/01/2020).

  • 08/2019

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

  • 08/2019

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Gestão e Educação Ambiental.

  • 08/2019

    Ensino, Engenharia Mecânica - Mecatrônica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Mecatrônica, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 01/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, IFBA - Campus Jequié.Linhas de pesquisa

  • 10/2018 - 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Membro do NDE do Curso de Engenharia Mecânica, linha de formação em Mecatrônica..

  • 03/2014 - 02/2021

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia do 2° Ano (3° Ano do Ensino Integrado em Eletromecânica), Biologia do 2° Ano (3° Ano do Ensino Integrado em Informática), Biologia do 3° Ano (4° Ano do Ensino Integrado em Eletromecânica), Biologia do 3° Ano (4° Ano do Ensino Integrado em Informática)

  • 08/2019 - 12/2020

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Gestão e Educação Ambiental, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Ecologia, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2019 - 12/2020

    Ensino, Pós-graduação lato sensu em Formação Docente e Práticas Pedagógicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Redação de Projeto de Pesquisa

  • 06/2019 - 11/2019

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ensino (Portaria n° 1.684 de 04/06/2019).

  • 01/2018 - 06/2019

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Assistente do Departamento de Ensino (Portaria n° 151, de 16/01/2018).

  • 04/2015 - 01/2018

    Direção e administração, IFBA - Campus Jequié.Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Portaria n° 980, de 20/04/2015).

2007 - 2008

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente das Disciplinas da Área de Genética. Ministrou aulas no Curso de Ciências Biológicas. Ministrou aulas no Curso de Medicina.

2001 - 2004

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Substituto vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas

Atividades

  • 08/2007 - 08/2008

    Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Molecular, Genética Geral I, Genética Geral II

  • 08/2007 - 08/2008

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Módulo Disciplina Eletiva Tópicos Atuais em Genética, Módulo Disciplina Proliferação Celular

  • 05/2004 - 02/2005

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológicas.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão "Utilização de Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas como Banco de Germoplasma: Alternativa Viável a Conservação de Plantas Medicinais".

  • 03/2004 - 05/2004

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Águas Continent, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Toxicológica

  • 03/2004 - 05/2004

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Águas Continent, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Humana

  • 10/2003 - 05/2004

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Biológicas.Atividade de extensão realizada, Intervenção sócio-ambiental para promoção da qualidade de vida das comunidades periféricas de Jequié-BA.

  • 10/2001 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas, Comissão de Implantação do Comitê de Ética Em Pesquisa da Uesb Campus de Je.Cargo ou função, Componente da Comissao.

  • 09/2001 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas, Comissão de Implantação do Biotério da Uesb Campus de Jequié.Cargo ou função, Componente da Comissao.

  • 06/2001 - 05/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Genética.Linhas de pesquisa

  • 05/2001 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Biológicas, Comissão de Implantação dos Laboratórios do Dcb.Cargo ou função, Componente da Comissao.

  • 07/2003 - 01/2004

    Ensino, Bacharelado Em Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia e Genética

  • 07/2003 - 01/2004

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Águas Continent, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Geral II

  • 07/2003 - 01/2004

    Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Geral II

  • 07/2003 - 01/2004

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Águas Continent, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética Geral II

  • 01/2003 - 10/2003

    Ensino, Bacharelado Em Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citologia e Genética

  • 10/2002 - 04/2003

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genética toxicológica

  • 10/2002 - 04/2003

    Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Evolutiva, Biologia Molecular

  • 04/2002 - 10/2002

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genetica Vegetal, Genetica do Desenvolvimento

  • 04/2002 - 10/2002

    Ensino, Ciências Com Habilitação Em Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genetica II

  • 09/2001 - 03/2002

    Ensino, Bacharelado Em Ciências Biológicas Genética, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Citogenetica Geral I

  • 09/2001 - 03/2002

    Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Molecular

  • 09/2001 - 03/2002

    Ensino, Ciências Com Habilitação Em Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genetica I

  • 05/2001 - 09/2001

    Ensino, Ciências Com Habilitação Em Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Genetica II

2001 - 2014

Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura (Exercício de Licença sem Vencimentos por Interesse Particular, período de maio de 2005 a fevereiro de 2011).

Atividades

  • 02/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Anatomia e Fisiologia Humana

  • 03/2005 - 01/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, Em Exercício de Licença sem Vencimentos

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Física

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia, Programa de Enriquecimento Instrumental II

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, Física, Programam de Enriquecimento Instrumental I

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências

2007 - 2014

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessor de Pesquisa e Extensão

Atividades

  • 07/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Parasitologia Humana, Embriologia e Genética, Biologia Geral e Histologia

  • 03/2007 - 06/2010

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia e Genética, Biologia Geral e Histologia, Biomorfologia, Patologia Geral

  • 03/2007 - 06/2010

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Geral, Biologia Geral e Histologia, Histologia e Embriologia

  • 03/2007 - 06/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Geral e Histologia, Microbiologia aplicada a Nutrição, Biologia Geral, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Microbiologia

2010 - 2014

Faculdades Unidades de Pesquisa, Ciências e Saúde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Bacharelado em Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Morfológicas

2000 - 2000

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Supervisor, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Superintendencia do Ibge da Bahia, Agencia do Ibge de Jequie.Serviço realizado, Base de dados e supervisão do Censo 2000.