Alba Sandyra Bezerra Lopes

Doutoranda em Ciência da Computação no Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Ciência da Computação (2009) e mestrado em Sistemas e Computação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, da área de Sistemas de Informação. Atualmente desenvolve pesquisa principalmente nas áreas de Arquiteturas Reconfiguráveis, MPSoCs, Redes em Chip e Sistemas Tolerantes a Falhas.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sistemas e Computação

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Monica Magalhaes Pereira.

Mestrado em Sistemas e Computação

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de Memória para a Estimação de Movimento em Vídeos Digitais,Ano de Obtenção: 2011
Ivan Saraiva Silva.Bolsista do(a): Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil. Palavras-chave: estimação de movimento; codificação de vídeo; h.264; reuso de dados.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.

Graduação em Ciência da Computação

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Uma Arquitetura Baseada em Redes em Chip para Estimação de Movimento Segundo o Padrão H.264
Orientador: Ivan Saraiva Silva
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/CNPQ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Formação em EaD. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Formação para Uso de NTICs na Educação. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, S. R. F. ; RAMOS, K. D. N. ; LOPES, A. S. B. . EPOCA - Escola Potiguar de Computação e Suas Aplicações. 2013. (Congresso).

KASTENSMIDT, F. L. ; REIS, R. ; PEREIRA, M. M. ; LOPES, A. S. B. . ISVLSI 2013 - IEEE Computer Society Annual Symposium on VLSI. 2013. (Congresso).

SILVA, I. S. ; CORREA, E. F. ; RAMOS, K. D. N. ; KREUTZ, M. E. ; LOPES, A. S. B. ; OLIVEIRA, B. C. ; OLIVEIRA, T. F. . 22nd Symposium on Integrated Circuits and System Design - SBCCI 2009. 2009. (Congresso).

MUSICANTI, M. A. ; BIGONHA, R. S. ; LOPES, A. S. B. . SBLP - XI Brazilian Symposium on Programming Languages. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FEBRACE. 2018. (Feira).

MOCITECZN. 2017. (Feira).

Computer on the Beach. 2016. (Congresso).

MOCITECZN. 2016. (Feira).

VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC). A Runtime Mapping Algorithm To Tolerate Permanent Faults in a CGRA. 2016. (Congresso).

XVIII Feria Internacional de Ciencia y Tecnología. 2016. (Feira).

MOCITECZN. 2015. (Feira).

Workshop DIMAP 30 anos.Suporte a Tolerância a Falhas para Aumentar o Desempenho de Redes em Chip. 2015. (Outra).

II Semana de Licenciatura em Informática - II SELINFO. 2014. (Seminário).

III Workshop de Sistemas Embarcados do Semi-árido do Nordeste.Conhecendo os Robôs Programáveis Lego Mindstorms. 2013. (Encontro).

VII Southern Programmable Logic Conference.A High Performance and Low Memory Bandwidth Architecture for Motion Estimation Targeting High Definition Digital Videos. 2012. (Outra).

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

II Workshop de Sistemas Embarcados do Semi-Árido do Nordeste. 2011. (Encontro).

Encontro Nordestino de Software Livre. 2010. (Encontro).

IV Encontro Nordestino de Software Livre. 2010. (Encontro).

9th Microelectronics Students Forum.A Network-on-chip Based Architecture for H.264 Motion Estimation. 2009. (Outra).

I Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações.Prototipagem e Avaliação de RoSA: Um Acelerador Reconfigurável para Aplicações Baseadas em Fluxo de Dados. 2008. (Outra).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. Avaliação e Prototipagem da Arquitetura Reconfigurável RoSA para Aplicações Baseadas em Fluxos de Dados. 2008. (Congresso).

SBLP2007 - XI Brazilian Symposium on Programming Languages. 2007. (Simpósio).

I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. Uma Aplicação Web para Estruturas Eletromagnéticas. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jeanne da Silva Barbosa Bulcão

MACEDO, V. P.;LOPES, A. S. B.; MOREIRA, K. C.;CAMPOS NETO, E. B.. UMA ANÁLISE CURRICULAR DAS DISCIPLINAS DE ALGORITMO E LÓGICA COMPUTACIONAL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Radamila Oliveira do Nascimento

SPINELLI, P. C.;LOPES, A. S. B.; MOREIRA, K. C.. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Silva, F. S. D.;LOPES, A. S. B.CAMPOS NETO, E. B.. Banca Avaliadora das Provas de Desempenho e Títulos do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, edital 01/2013-DG/JC. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

RODRIGUES, A. M.;LOPES, A. S. B.; ROSA, N. P.; ROSSI, L. L.. Reconhecimento de Saberes e Competências. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcio Eduardo Kreutz

Ivan Saraiva Silva; Ricardo Jacobi;KREUTZ, M. E.Lopes, A. S. B.. Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de Memória para a Estimação de Movimento em Vídeos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Márcio Eduardo Kreutz

Ivan Saraiva Silva; RAMOS, Karla;KREUTZ, M. E.. Proposta e Implementação de um Núcleo para a Estimação de Movimento segundo o padrão H.264.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ricardo Pezzuol Jacobi

SARAIVA, I.; Agostini, L.;JACOBI, R. P.. Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de Memória para a Estimação de Movimento em Vídeos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciano Volcan Agostini

SILVA, Ivan SaraivaAGOSTINI, L. V.; KREUTZ, M. E.; JACOBI, R.. Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de Memória para a Estimação de Movimento em Vídeos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Karla Darlene Nepomuceno Ramos

SILVA, Ivan S.RAMOS, Karla D. N.; ARAUJO, S. R. F.. Uma Arquitetura baseada em Redes em Chip para a Estimação de Movimento segundo o Padrão H.264. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ivan Saraiva Silva

SILVA, I. S.AGOSTINI, Luciano VolcanKreutz, M. E.; JACOBI, Ricardo Pezzuol. Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de memória para Estimação de Movimento em Vídeos Digitais. 2011. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ivan Saraiva Silva

SILVA, I. S.; KREUTZ, MARCIO E.;RAMOS, K.D. N.. Proposta e Implementação de um Núcleo para a Estimação de Movimento segundo o padrão H.264. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sílvio Roberto Fernandes de Araújo

SARAIVA, Ivan;ARAÚJO, Sílvio Roberto Fernandes de; Karla Ramos. Uma Arquitetura Baseada em Redes em Chip para Estimação de Movimento Segundo o Padrão H.264. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Silva de Souza

Análise da participação dos alunos potiguares nas Olimpíadas Brasileiras de Informática; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Felipe Morais da Silva

Avaliação de um Terminal Educativo Digital para promoção da saúde; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Kleitianne Silva de Macêdo

Um aplicativo colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Kadja Alleska Simplício de Lima

Um aplicativo colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Amanda dos Santos Bernardo

Um aplicativo colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

José de Sousa Silva Filho

Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na dieta de pessoas com restrições alimentares; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Gabriel da Silva França

Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na dieta de pessoas com restrições alimentares; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Jéssica Silva de Souza

O USO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Anna Raquel da Silva Marinho

SCRATCH E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO FERRAMENTAS DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Blenda Paula da Silva Medeiros

Mapeamento dos Projetos de Pesquisa na área de Informática no IFRN; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Mariana Lima Taniguchi

Mapeamento dos Projetos de Pesquisa na área de Informática no IFRN; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Marina de Araújo Andrade

Virtualab: laboratório virtual de química; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Silvia Carliane dos Santos Silverio

Virtualab: laboratório virtual de química; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Informática para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Felipe Morais da Silva

Avaliação do impacto da digitalização de campanhas informativas de saúde para prevenção de doenças; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Davi Carvalho Feitosa Gonçalves

Avaliação do impacto da digitalização de campanhas informativas de saúde para prevenção de doenças; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Giovanna Lorena Rodrigues dos Santos

Uma abordagem de monitoramento consciente de práticas sustentáveis no âmbito do campus Natal-Zona Norte do IFRN; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Silvia Carliane dos Santos Silverio

Uma abordagem de monitoramento consciente de práticas sustentáveis no âmbito do campus Natal-Zona Norte do IFRN; Início: 2015; Iniciação científica; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Marina de Araújo Andrade

Uma abordagem de monitoramento consciente de práticas sustentáveis no âmbito do campus Natal-Zona Norte do IFRN; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Gabriel Vitor da Silva Medeiros

SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Matheus Ricardo dos Santos

SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha; 2015; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Davi Carvalho Feitosa Gonçalves

Desenvolvimento de uma plataforma interativa para promoção da saúde no município de natal; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Felipe Morais da Silva

Desenvolvimento de uma plataforma interativa para promoção da saúde no município de natal; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Alberes Santos de Araujo

Robótica como Ferramenta de Auxílio na Mobilidade de Deficientes Visuais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

José Felipe da Silva Bezerra

Robótica como Ferramenta de Auxílio na Mobilidade de Deficientes Visuais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Samuel Bezerra Dantas

MUDIFast; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Suelen Ferreira de Oliveira

MUDIFast; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Yasmim Bezerra Batista

Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Tiago Caio de Oliveira Lisboa

Assistente de Carga Horária Acadêmica (ACHA); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Elvis Yuri Borges Dantas

Coleção de trabalhos acadêmicos de informática; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Larissa Thália Souza da Silva

Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Joao Vitor Holanda Martins

binChallenger; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Isis Kathleen da Costa

binChallenger; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Lucas Pedro Medeiros Barbosa

Assistente de Carga Horária Acadêmica (ACHA); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Ramon Fernandes Almeida

binChallenger; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Yslane Bezerra Batista

Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Andreza Silva de Melo

MUDIFast; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Joice Garcia de Morais

Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Lucas Barbosa de Araújo

Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Larissa Ferreira Jales

Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Alison Hedigliranes da Silva

Assistente de Carga Horária Acadêmica (ACHA); 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Davi Rodrigues de Medeiros

Ferramenta de apoio ao ensino de Química Orgânica; 2016; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Mara Raquel de Almeida Batista

Estágio Supervisionado na empresa Fatex Cursos e Treinamentos Ltda; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Dhulya Rafaelly das Chagas Rocha

Estágio Supervisionado na empresa Fatex Cursos e Treinamentos Ltda; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Larissa Thália Souza da Silva

Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Ramon Fernandes Almeida

Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Geovane Santiago Bispo

Criação de uma ferramenta de auxílio ao projeto Conviver; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Daiane Carla Rodrigues Cardoso

Brainzer: Uma plataforma de jogos digitais par auxiliar portadores de Alzheimer; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Damião Pedro Tomaz

Brainzer: Uma plataforma de jogos digitais par auxiliar portadores de Alzheimer; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Amanda Cilene Ferreira de Azevedo

Brainzer: Uma plataforma de jogos digitais par auxiliar portadores de Alzheimer; 2015; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Talyanny Fernandes Franco

Promovendo o Ensino de Lógica, Algoritmos e Programação de Computadores em Escolas da Rede Pública do Municipio de João Câmara/RN; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Jaine Rannow Budke

Promovendo o Ensino de Lógica, Algoritmos e Programação de Computadores em Escolas da Rede Pública do Municipio de João Câmara/RN; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Irene Ginani Costa Pinheiro

CÃO GUIA: Protótipo robótico para auxíliar na mobilidade de deficientes visuais; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Tiago Caio de Oliveira Lisboa

SMARTGÁS: suporte inteligente para botijão de gás; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Geraldo Alexandre de Brito Júnior

Sistema Simplificado para Votação: Urna Virtual; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Antônia Regina Alves de Pinho

Sistema Simplificado para Votação: Urna Virtual; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Alana Camila Rodrigues de Melo

Formato E-Pub: Aplicando os conceitos de criação de livros digitais; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Hallyanderson Rayan da Silva

Formato E-Pub: Aplicando os conceitos de criação de livros digitais; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Francisco Fábio Félix da Silva

Sistema para gerenciamento de acervo pessoal de livros; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Ewerton Samuel Sabino Vital

Implantação de um sistema de gerenciamento escolar na esfera pública municipal; 2014; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Gleysson Cristiano Nunes Paiva

Sistema de Gerenciamento Imobiliário; 2012; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Francisca Joselânia da Silva Bento

Sistema de Gerencimento Imobiliário; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Alba Sandyra Bezerra Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciano Volcan Agostini

Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de Memória para a Estimação de Movimento em Vídeos Digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luciano Volcan Agostini;

EDGARD DE FARIA CORRÊA

Hierarquia de Memória e Integração de Módulos do Codificador para o Padrão H; 264; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Edgard de Faria Corrêa;

Ivan Saraiva Silva

Arquitetura com Elevada Taxa de Processamento e Reduzida Largura de Banda de memória para Estimação de Movimento em Vídeos Digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Ivan Saraiva Silva;

Ivan Saraiva Silva

UMA ARQUITETURA BASEADA EM REDES EM CHIP PARA ESTIMAÇÃO DE MOVIMENTO SEGUNDO O PADRÃO H; 264; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ivan Saraiva Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 SILVA, F. M. ; GONCALVES, D. C. F. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Implementando Melhorias na Interface de um Terminal Educativo Digital para Promoção da Saúde. REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA , v. 13, p. 38-53, 2018.

  • 2012 LOPES, Alba Sandyra Bezerra ; LOPES, Alba Sandyra Bezerra ; Silva, Ivan Saraiva ; Agostini, Luciano Volcan . A Memory Hierarchy Model Based on Data Reuse for Full-Search Motion Estimation on High-Definition Digital Videos. International Journal of Reconfigurable Computing (Print) , v. 2012, p. 1-10, 2012.

  • 2007 LOPES, A. S. B. ; COSTA, M. B. ; PEREIRA, M. M. ; SILVA, I. S. . Estudo sobre o Impacto dos Processadores Hospedeiros SPARC V8 E NIOS II no Desempenho da Arquitetura Reconfigurável Híbrida RoSA. Holos (Natal. Online) , v. 3, p. 88-95, 2007.

  • MARINHO, A. R. S. ; MORAIS, P. S. ; SOUZA, G. R. ; LOPES, A. S. B. . Relato de experiência vivenciada no PIBID sobre a utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In: 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2018, Natal. Anais do 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2018.

  • LIMA, K. A. S. ; MACEDO, K. S. ; BERNARDO, A. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Free Access: Sistema Colaborativo para o Mapeamento de Locais com Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida. In: 5º ENCompIF ? Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2018, Natal. Anais do 5º ENCompIF ? Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, 2018.

  • CARNEIRO, J. R. S. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada. In: XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018, Fortaleza. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2018.

  • CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. ; NASCIMENTO, D. S. C. . Um Relato de Experiência da Implantação de um Modelo de Fábrica de Software Escola (FaSEs). In: 25º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2017, São Paulo. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017), 2017.

  • MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . SmartGas: A Smart Platform for Cooking Gas Monitoring. In: 1st IEEE International Summer School on Smart Cities, 2017, Natal. Proceedings of 1st IEEE International Summer School on Smart Cities, 2017.

  • SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Educação em saúde no ambiente escolar por meio de terminais interativos. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), 2017.

  • MEDEIROS, D. R. ; LOPES, A. S. B. . Carbônus: plataforma virtual para apoio ao ensino-aprendizagem da química orgânica. In: III Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação - Apps.Edu, 2017, Recife. Anais do III Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação - Apps.Edu, 2017.

  • GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Desenvolvimento de um Terminal Educativo Digital para Promoção da Saúde em Unidades Básicas de Saúde. In: Computer on the Beach, 2016, Florianópolis. Anais do Computer On The Beach 2016, 2016.

  • LOPES, A. S. B. ; SANTOS, E. V. ; KREUTZ, M. E. ; PEREIRA, M. M. . A Runtime Mapping Algorithm to Tolerate Permanent Faults in a CGRA. In: VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, 2016, João Pessoa. SBESC 2016 Proceedings, 2016.

  • MEDEIROS, D. R. ; LOPES, A. S. B. . Proposta e Desenvolvimento de uma Plataforma Virtual para Apoio ao Ensino-Aprendizagem da Química Orgânica. In: XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016, Parnamirim. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016.

  • BULCAO, J. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Desenvolvendo Conteúdos Didáticos para a Lousa Digital: Um Relato de Experiências da Disciplina de Programação Multimídia no Curso de Licenciatura em Informática. In: XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016, Parnamirim. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016.

  • LIMA, K. A. S. ; MACEDO, K. S. ; BERNARDO, A. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Aplicativo Colaborativo para Mapeamento de Locais com Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida. In: XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016, Parnamirim. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2016.

  • SANTOS, G. L. R. ; ANDRADE, M. A. ; SILVERIO, S. C. S. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Avaliação da Conscientização do Consumo de Energia Elétrica da Comunidade Escolar No IFRN Campus Natal ? Zona Norte. In: XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC), 2015, Santa Cruz. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2015.

  • MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Avaliação do Uso e Manutenção do Botijão de Gás em Ambientes Domésticos. In: XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC), 2015, Santa Cruz. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2015.

  • LOPES, A. S. B. ; PEREIRA, M. M. ; KREUTZ, M. E. . Enabling NoC Performance Improvement using a Fault Tolerance Mechanism. In: V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, 2015, Foz do Iguaçu. Proceedings of V Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, 2015.

  • BEZERRA, J. F. S. ; ARAÚJO, A. S. ; LOPES, ALBA . Robótica como Ferramenta de Auxílio na Mobilidade de Deficientes Visuais. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2013, Salvador. Anais do VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), 2013.

  • LOPES, A. S. B. ; SILVA, I. S. ; AGOSTINI, L. V. . A high performance and low memory bandwidth architecture for motion estimation targeting high definition digital videos. In: 2012 VIII Southern Conference on Programmable Logic (SPL), 2012, Bento Goncalves. 2012 VIII Southern Conference on Programmable Logic. v. 1. p. 39-44.

  • SANTOS, I. O. ; LOPES, A. S. B. ; CARVALHO, B. M. ; CORREA, E. ; KREUTZ, M. . H.264/AVC motion estimation on FPGAs and GPUs: A comparative study. In: 2012 NORCHIP, 2012, Cpenhagen. NORCHIP 2012. p. 1.

  • SIQUEIRA, HADLEY ; LOPES, ALBA ; MARINHO, VICTOR ; CORREA, EDGARD . A Complete H.264 Motion Estimation Architecture. In: 2012 Brazilian Symposium on Computing System Engineering (SBESC), 2012, Natal. 2012 Brazilian Symposium on Computing System Engineering. p. 111.

  • LOPES, Alba Sandyra Bezerra ; Silva, Ivan Saraiva ; Agostini, Luciano Volcan . An efficient memory hierarchy for full search motion estimation on high definition digital videos. In: the 24th symposium, 2011, João Pessoa. Proceedings of the 24th symposium on Integrated circuits and systems design - SBCCI '11. New York: ACM Press. p. 131.

  • LOPES, A. S. B. ; SILVA, I. S. . Avaliação do Custo de Comunicação com a Memória Externa de uma Arquitetura em Hardware para a Estimação de Movimento H.264. In: I Workshop de Sistemas Embarcados, 2010, Gramado. I Workshop de Sistemas Embarcados, 2010.

  • LOPES, A. S. B. ; SILVA, I. S. . A Network-on-chip Based Architecture for H.264 Motion Estimation. In: 9th Microelectronics Students Forum, 2009, Natal. 9th Microelectronics Students Forum, 2009.

  • LOPES, A. S. B. ; COSTA, M. B. ; PEREIRA, M. M. ; SILVA, I. S. . Estudo sobre o impacto do processador hospedeiro no desempenho das arquiteturas reconfiguráveis híbridas. In: Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho (WSCAD-CTIC 2007), 2007, Gramado. Anais do VIII Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2007. v. I.

  • LOPES, A. S. B. ; COSTA, M. B. ; PEREIRA, M. M. ; SILVA, I. S. . Estudo sobre o Impacto dos Processadores Hospedeiros SPARC V8 E NIOS II no Desempenho da Arquitetura Reconfigurável Híbrida RoSA. In: IV Congresso de Iniciação Científica do CEFET-RN, 2007, Natal. Semana Nacional e Potiguar de Ciência e Tecnologia, 2007.

  • LOPES, A. S. B. ; SALES JUNIOR, F. M. ; OLIVEIRA, J. R. S. . Uma Aplicação Web para Estruturas Eletromagnéticas. In: III CONGIC - III Congresso de Iniciação Científica do CEFET-RN, 2005, Natal. III CONGIC - III Congresso de Iniciação Científica do CEFET-RN, 2005.

  • LIMA JUNIOR, P. A. ; SANTOS, J. P. ; ARAUJO, L. B. ; LOPES, A. S. B. . GRaz - Software Auxiliar ao Ensino/Aprendizagem de Frações nos Anos Finais do Ensino Fundamental 1. In: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2017, Natal. Anais da X Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2017.

  • MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento do consumo de gás de cozinha. In: Computer on the Beach, 2016, Florianópolis. Anais do Computer On The Beach 2016, 2016.

  • LIMA, K. A. S. ; BERNARDO, A. S. ; MACEDO, K. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . FreeAccess: Sistema colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoa com mobilidade reduzida. In: FEBRACE, 2018, São Paulo. Anais da FEBRACE 2018, 2018.

  • FRANCA, G. S. ; SILVA FILHO, J. S. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . POCKETCHEFF: UNA APLICACIÓN PARA AUXILIAR EN LA DIETA DE LAS PERSONAS CON RESTRICCIONES ALIMENTARIAS. In: INFOMATRIX FINAL CONTINENTAL, 2018, Guadalajara. Proceedings of Infomatrix 2018, 2018.

  • SILVA, J. S. ; LOPES, A. S. B. . Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018.

  • LIMA, K. A. S. ; BERNARDO, A. S. ; MACEDO, K. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . FreeAccess: Sistema colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoa com mobilidade reduzida. In: IV MOCITECZN, 2017, Natal. Anais da MOCITECZN 2017, 2017.

  • FRANCA, G. S. ; SILVA FILHO, J. S. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Pocketcheff - Um aplicativo para auxiliar na dieta de pessoas com restrições alimentares. In: IV MOCITECZN, 2017, Natal. Anais da MOCITECZN 2017, 2017.

  • LIMA, K. A. S. ; MACEDO, K. S. ; BERNARDO, A. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . FreeAccess: Sistema colaborativo para mapeamento de locais com acessibilidade para pessoa com mobilidade reduzida. In: V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN, 2017, Caicó. Anais da III SECITEX do IFRN, 2017.

  • SILVERIO, S. C. S. ; ANDRADE, M. A. ; LOPES, A. S. B. ; SILVA JUNIOR, O. J. . VIRTUALAB: uma alternativa virtual para a realização de experimentos de química inorgânica. In: MOCITECZN, 2017, Natal. Anais da MOCITEC 2017, 2017.

  • SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Uma aplicação de terminais interativos de interface natural em ambientes inteligentes. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016, São Paulo. Anais do IHC 2016, 2016.

  • GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . TED Saúde: Terminal Educativo Digital para Promoção da Saúde. In: FEBRACE, 2016, São Paulo. Anais da FEBRACE 2016. São Paulo: EPUSP, 2016. p. 60.

  • MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . SMARTGÁS: UMA PLATAFORMA INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO DE GÁS DE COZINHA. In: SECITEX, 2016, Parnamirim. Anais da II SECITEX do IFRN, 2016.

  • PINHEIRO, I. G. C. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Cão-Guia: Protótipo Robótico para Auxiliar na Mobilidade de Deficientes Visuais. In: 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias, 2015, São Paulo. Anais FEBRACE 2015. São Paulo: ESUP, 2015. p. 17.

  • SILVA, F. M. ; GONCALVES, D. C. F. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Terminal Educativo Digital para Promoção à Saúde. In: MOCITECZN, 2015, Natal. Anais da MOCITECZN 2015, 2015.

  • FRANCO, T. F. ; BUDKE, J. R. ; LOPES, A. S. B. . Ampliando o Estudo da Lógica de Programação nas Escolas Públicas de João Câmara do Estado do Rio Grande do Norte. In: X Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2014, Pau dos Ferros. Anais do X Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2014.

  • LISBOA, T. C. O. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, ALBA . SMARTGÁS: suporte inteligente para botijão de gás. In: MOCITECZN 2014, 2014, Natal. Anais da MOCITECZN 2014, 2014.

  • GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . TED: Numa Viagem Promovendo a Saúde. In: MOCITECZN 2014, 2014, Natal. Anais da MOCITECZN 2014, 2014.

  • PEREIRA, M. A. ; LOPES, A. S. B. ; RAMOS, K. D. N. . Implementação Paralela de Alto Desempenho do Algoritmo de Busca Diamond Search Aplicado à Compressão de Vídeo. In: Reunião Regional da SBPC e XVI Encontro de Pesquisa e Extensão - XVI ENCOPE, 2010, Mossoró. Reunião Regional da SBPC e Anais do XVI ENCOPE, 2010.

  • SILVA, J. S. ; LOPES, A. S. B. . Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, A. S. B. ; SANTOS, E. V. ; KREUTZ, M. E. ; PEREIRA, M. M. . A Runtime Mapping Algorithm to Tolerate Permanent Faults in a CGRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, A. S. B. . Suporte a Tolerância a Falhas para Aumentar o Desempenho de Redes em Chip. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. S. B. . Conhecendo os Robôs Programáveis Lego Mindstorms. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. S. B. ; SILVA, I. S. . Avaliação do Custo de Comunicação com a Memória Externa de uma Arquitetura em Hardware para a Estimação de Movimento H.264. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, A. S. B. ; SILVA, I. S. . Avaliação e Prototipagem da Arquitetura Reconfigurável RoSA para Aplicações Baseadas em Fluxos de Dados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, A. S. B. ; PEREIRA, M. M. ; SILVA, I. S. . Prototipagem e Avaliação de RoSA: Um Acelerador Reconfigurável para Aplicações Baseadas em Fluxo de Dados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, A. S. B. ; SALES JUNIOR, F. M. ; OLIVEIRA, J. R. S. . Uma Aplicação Web para Estruturas Eletromagnéticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEDEIROS, D. R. ; LOPES, A. S. B. . Carbônus. 2017.

SILVERIO, S. C. S. ; SANTOS, G. L. R. ; ANDRADE, M. A. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Luzômetro. 2016.

BARROS, A. P. ; SILVA JUNIOR, C. C. ; SANTOS, R. M. ; FREIRE, P. V. C. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Worldshare. 2016.

SILVA, F. M. ; GONCALVES, D. C. F. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . TED Saúde. 2016.

RIBEIRO, M. F. ; NASCIMENTO, G. A. ; AMORIM, K. D. M. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Filmões. 2016.

SILVA, M. G. C. ; COSTA, Y. H. S. ; VIEIRA, I. G. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . SUSI. 2016.

CRUZ, D. V. L. ; DANTAS, S. B. ; OLIVEIRA, S. F. ; BATISTA, Y. B. ; BATISTA, Y. B. ; DIAS, C. X. S. ; BARBOSA, O. B. L. ; LOPES, A. S. B. . LIVI. 2016.

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . SmartGás App. 2016.

ARAUJO, A. R. ; AZEVEDO, A. C. ; TOMAZ, D. P. ; RODRIGUES, D. C. ; SOARES FILHO, E. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . BrainZer. 2015.

BARBOSA, D. M. N. ; COSTA, G. S. ; DUARTE, J. S. ; LOPES, A. S. B. . OPS. 2014.

SILVA, F. M. ; MEDEIROS, D. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Ex-alunos conseguem aprovação de artigos para congresso internacional. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos apresentam artigo na International Summer School da IEEE. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos tem artigo aprovado na International Summer School da IEEE. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Alunos participam de uma das principais mostras científicas do Nordeste. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos ficam com os primeiros lugares de suas categorias na Fenecit 12. 2017.

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; SILVA, F. M. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Alunos do IFRN são selecionados para congresso internacional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. . Invenções de alunos do IFRN ganham destaque nacional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, F. M. ; MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Estudantes conquistam 1º e 2º lugar em congresso internacional no Peru. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; SANTOS, M. R. ; MEDEIROS, G. V. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos participam de congresso de computação no sul do país. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MEDEIROS, G. V. S. ; SANTOS, M. R. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos são premiados na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Estudante tem resultado de pesquisa publicado em simpósio nacional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; SANTOS, M. R. ; MEDEIROS, G. V. S. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos de Informática são premiados em congresso em Santa Catarina. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

GONCALVES, D. C. F. ; SILVA, F. M. ; LOPES, A. S. B. ; CAMPOS NETO, E. B. . Alunos conquistam credenciamento para feira de tecnologia em São Paulo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PINHEIRO, I. G. C. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Projeto 'Cão-Guia', desenvolvido por aluna do Campus João Câmara, é destaque na FEBRACE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PINHEIRO, I. G. C. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Projeto do Campus João Câmara é destaque na Febrace 2015. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PINHEIRO, I. G. C. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . Encerramento do X Congic e Mostra Tecnológica premia os melhores trabalhos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PINHEIRO, I. G. C. ; CAMPOS NETO, E. B. ; LOPES, A. S. B. . ALUNA DO CAMPUS JOÃO CÂMARA RECEBE PRÊMIO NO X CONGIC. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha - Etapa II, Descrição: Cada vez mais equipamentos estão sendo conectados à internet, o que culminou com o surgimento de uma nova área, denominada de internet das coisas. Essa área possibilita que diversas informações sejam coletadas e processadas, propiciando comodidade, segurança, praticidade e economia, sobretudo para ambientes domésticos. Nesse contexto, este trabalho apresenta a implementação de uma solução que utiliza a internet das coisas para auxiliar usuários domésticos no monitoramento do consumo do gás de cozinha (ou gás liquefeito de petróleo ­- GLP). O GLP é usado por grande parte das famílias brasileiras, sendo a embalagem de 13 kg (popularmente chamada de ?botijão de gás?) responsável por mais de 75% das vendas. Contudo, alguns problemas estão relacionados a este tipo de embalagem do GLP, sobretudo por ser opaca, que dificulta ao usuário doméstico acompanhar o consumo do gás, assim como: saber quanto de gás resta no botijão durante o período de uso e prever o momento do término do gás do botijão, evitando o fim durante o cozimento de determinada refeição. Nesse contexto, este projeto apresenta uma plataforma, denominada SmartGás, composta por um suporte inteligente e um aplicativo móvel. O suporte inteligente, através do uso de sensores, obtém o peso do botijão e monitora possíveis vazamentos. Esses dados são enviados através da nuvem para o aplicativo móvel, que processa as informações e disponibiliza os dados para o usuário. Dessa forma, aonde quer que o usuário esteja, ele pode monitorar o consumo do seu botijão de gás, verificando se há gás suficiente para a cocção de determinada refeição ou se o conteúdo está próximo do fim, além de outras informações estatísticas, tais como o histórico dos gastos e do seu consumo mensal. Com isso, esta solução possibilita um maior controle do orçamento doméstico e contribui para evitar possíveis acidentes envolvendo o gás de cozinha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Edmilson Barbalho Campos Neto - Integrante / Gabriel Vitor da Silva Medeiros - Integrante / Matheus Ricardo dos Santos - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Virtualab: laboratório virtual de química, Descrição: O aprendizado da química está diretamente associado à prática dos conteúdos estudados em um laboratório. Entretanto, muitos conteúdos acabam sendo vistos apenas de forma teórica em sala de aula devido à inúmeros problemas que acontecem e impossibilitam a sua prática, como por exemplo a falta de recursos das escolas na aquisição de equipamentos para a montagem de um laboratório ou até mesmo a inviabilidade de duas turmas utilizarem o laboratório ao mesmo tempo. Uma das maiores consequências disso, e podemos dizer a maior, é a dificuldade no aprendizado da química principalmente por alunos do ensino médio, pois não conseguem associar a teoria à prática. Nesse contexto, a fim de solucionar o problema apresentado, este projeto propõe o desenvolvimento de uma alternativa: o Virtualab, um sistema web que simula um laboratório de química virtualmente. Como recursos, possibilita ao usuário conhecer vidrarias e equipamentos de um laboratório; fazer alguns dos principais experimentos de conteúdos da química inorgânica; responder a questionários ao final de cada experiência realizada ter o seu progresso nas atividades salvo. Dessa forma, o Virtualab amenizaria os impactos da ausência da aulas em um laboratório físico, proporcionando aos alunos melhor desempenho na disciplina de Química. Para o desenvolvimento do sistema, serão utilizados conhecimentos aprendidos durante todo o curso, nas diferentes matérias, dando ênfase em Banco de Dados, Química, Programação Orientada a Serviços e Programação de sistemas para Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Marina de Araújo Andrade - Integrante / Silvia Carliane dos Santos Silverio - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Mapeamento dos Projetos de Pesquisa na área de Informática no IFRN, Descrição: Este projeto tem o objetivo de fazer um mapeamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na área de Ciência da Computação, nos últimos 3 anos (2015 a 2017), com o intuito de identificar quais campos de estudo estão sendo mais explorados, quais plataformas e ferramentas estão sendo utilizadas pelas equipes e quais os produtos mais frequentes gerados pelos projetos (sistemas, aplicativos, jogos, etc). Além disso, o projeto pretende possibilitar a identificação de projetos correlatos que possibilitem o surgimento de parcerias entre as equipes dos diversos campi do IFRN. Para a realização desse mapeamento, será utilizada uma base de dados, disponível em https://dados.ifrn.edu.br, concedida pelo próprio IFRN para que sejam extraídas informações dos projetos, tanto de editais de fluxo contínuo, como de editais com fomento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Blenda Paula da Silva Medeiros - Integrante / Mariana Lima Taniguchi - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Avaliação de um Terminal Educativo Digital para promoção da saúde, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 28/07/2016., Descrição: Este projeto propõe dar continuidade a realização de pesquisas junto aos agentes de saúde e usuários das unidades básicas de saúde do munícipio de Natal com o intuito de identificar os principais problemas epidemiológicos da região e o grau de instrução da população em relação a prevenção e tratamento desses problemas. Resultados preliminares foram alcançados em projeto de pesquisa aprovado no edital 08/2015-PROPI/IFRN. Especificamente neste projeto, pretende-se dar continuidade ao desenvolvimento de material interativo educativo para promoção da saúde a ser divulgado pelo terminal nas salas de espera das unidades básicas de saúde do município. Pretende-se ainda avaliar o material produzido e validar a usabilidade do sistema desenvolvimento com usuários reais, por meio da realização avaliações heurísticas. Com isso, espera-se identificar pontos de melhorias no terminal e incoportar essas melhorias com o o objetivo de promover uma maior educação na saúde e uma comunicação mais eficaz para as campanhas de saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador / Felipe Morais da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Uma abordagem de monitoramento consciente de práticas sustentáveis no âmbito do campus Natal-Zona Norte do IFRN, Descrição: Esse projeto tem como objetivo despertar a comunidade acadêmica para a busca por estratégias que viabilizem o uso consciente de energia e dos recursos naturais, como a água, e auxiliem na formação social e educação ambiental. No contexto atual, em que é imprescindível a economia desses recursos, pretende-se investigar estratégias que auxiliem no monitoramento do consumo desses nos ambientes institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), bem como o seu entorno, por meio dos próprios alunos e demais membros da comunidade. A proposta deste projeto é desenvolver uma pesquisa aplicada com os alunos e comunidade escolar do campus Natal-Zona Norte do IFRN, que os permitam atuar como agentes-sustentáveis de controle da própria sociedade. Para isso, pretende-se realizar o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, através do qual será possível gerar alertas nas redes sociais para práticas recorrentes realizadas no ambiente institucional, como o uso do ar-condicionado com a porta aberta, a manutenção dos computadores ligados sem uso regular, luzes acesas sem ninguém no ambiente, torneiras e encanações com vazamentos, etc. Cada fato de desperdício identificado, será registrado e um alerta gerado para conscientizar os demais de forma reduzir a recorrências dessas práticas. Com isso, espera-se fomentar uma maior educação ambiental de forma que as práticas se estendam da escola para as residências e perpetuem-se por toda a vida. Além do mais, queremos avaliar os reflexos da participação dos atores envolvidos no retorno sustentável para o próprio IFRN e sua comunidade, sobretudo no controle ao desperdício de energia e recursos naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Edmilson Barbalho Campos Neto - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Avaliação do impacto da digitalização de campanhas informativas de saúde para prevenção de doenças, Descrição: Campanhas informativas de saúde são um importante instrumento no combate e prevenção de doenças, sendo um forte aliado do serviço de atenção básica nas unidades básicas de saúde (UBS) e programas de saúde da família (PSF). Todavia, a falta de acesso a essas campanhas, muitas vezes impressas, dificultam a divulgação das informações contidas nessas campanhas. Logo, se faz necessário que a educação para a saúde por meio da divulgação de campanhas informativas acompanhe a rápida evolução tecnológica que vivemos, de modo a aproveitar todo o potencial que essas ações poderiam ter dentro da sociedade de forma digital. Desse modo, o uso das novas tecnologias disponíveis para a uma educação e divulgação de conteúdos de maneiras mais eficientes, deve ser analisado e implantado no sistema público de saúde. Nesse sentido, este projeto propõe realizar a digitalização de campanhas informativas de saúde com o objetivo de avaliar o potencial de divulgação dessas campanhas digitais ante ao tradicional modelo de campanhas impressas. Pretende-se com isso fortalecer as políticas de promoção a saúde dos municípios alvo desta pesquisa aplicada, contribuindo com o trabalho dos agentes de saúde e usuários das UBSs e PSFs destes municípios. O acesso a essas campanhas digitais se dará por meio de uma plataforma web interativa a ser divulgada nas salas de espera das UBSs dos municípios. Com isso, espera-se fomentar uma maior educação na saúde e uma comunicação mais eficaz para as campanhas de saúde desses munícipios, direcionadas aos pacientes, família, comunidade e demais usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador / Davi Carvalho Feitosa Gonçalves - Integrante / Felipe Morais da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2015

    SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha, Descrição: O Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente conhecido como ?gás de cozinha? é usado intensivamente em todo o mundo por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima. Embora haja residências em que o fornecimento do Gás LP é feito de forma encanada, a embalagem de 13 kg (popularmente conhecido como ?bujão de gás?) é a mais utilizada, superando 75% das vendas totais do produto no Brasil. Entretanto, um dos grandes problemas para quem usa esse produto é saber o quanto de gás resta no botijão durante o período de uso de forma a evitar surpresas, como o fim do conteúdo do botijão no momento do cozimento de determinado alimento. Nesse contexto, este projeto propõe o desenvolvimento e validação de uma plataforma inteligente para possibilitar o controle do consumo do gás existente no botijão. A plataforma fornecerá informações em tempo real da quantidade de gás restante no botijão, além de dados essenciais para controle da economia doméstica como quanto foi gasto em reais com gás de cozinha no mês, o consumo médio do gás e a previsão da troca do próximo botijão. E ainda, a plataforma contará com um módulo de segurança que indicará a existência de vazamento de gás e possibilitará mecanismos para alertar o usuário, contribuindo para evitar possíveis acidentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Edmilson Barbalho Campos Neto - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de uma plataforma interativa para promoção da saúde no município de natal, Descrição: Descrição: Este projeto propõe, primeiramente, realizar uma pesquisa junto aos agentes de saúde e usuários das unidades básicas de saúde do munícipio de Natal com o intuito de identificar os principais problemas epidemiológicos da região e o grau de instrução da população em relação a prevenção e tratamento desses problemas. Com os resultados desta pesquisa, pretende-se desenvolver um portal web interativo com material educativo para promoção da saúde a ser divulgado nas salas de espera das unidades básicas de saúde do município. O objetivo do portal é agrupar as principais ações de prevenção e tratamento para os problemas epidemiológicos levantados, promovendo assim a educação da saúde por meio de conteúdos didáticos interativo e educativos utilizando as novas tecnologias da informação e comunicação. Os conteúdos serão focados em atender a demanda do Plano Nacional de Promoção da Saúde e do plano de metas da Prefeitura Municipal de Natal, que propõem práticas para a promoção da alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo, redução da morbi-mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, além de abordar os fatores epidemiológicos locais. Terminais eletrônicos interativos, cedidos em parceria com a prefeitura, serão instalados em salas de espera das unidades básicas de saúde (UBS) onde os softwares com o conteúdo desenvolvido ficarão disponíveis à população. Cada terminal será dotado de um televisor, um computador/notebook e um dispositivo câmera acoplado com tecnologia de reconhecimento de movimento para possibilitar uma interação amigável dos usuários com o sistema. O objetivo de implantar terminais nas salas de esperas das UBS é aproveitar tal espaço para divulgar, de forma interativa, informações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doença àqueles que aguardam atendimento ou visitam as UBS. Com isso, espera-se fomentar uma maior educação na saúde e uma comunicação mais eficaz para as campanhas de saúde do munícipio, direcionadas aos pacientes, família, comunidade e demais usuário do Sistema Único de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Robótica como Ferramenta de Auxílio na Mobilidade de Deficientes Visuais, Descrição: Segundo dados estatísticos, o número de cegos no Brasil, varia entre 1 e 1,2 milhão de pessoas, e o número de deficientes visuais são cerca de 4 milhões de pessoas. A maior dificuldade dos deficientes visuais se refere a mecanismos que auxiliem na sua locomoção. O cão-guia é um dos recursos de mobilidade de melhor qualidade no mercado, porém custa alto e a maior parte dos deficientes visuais do Brasil são de regiões de pobres ou muito pobres economicamente. Esse projeto pretende investigar soluções de baixo custo para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Como soluções iniciais, serão criados protótipos robóticos de cães guia utilizando kits de robótica existentes no mercado. Estudos mais avançados permitirão o desenvolvimento de um protótipo customizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Alberes Santos de Araújo - Integrante / José Felipe da Silva Bezerra - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Rede H.264 SBTVD, Descrição: A Rede H.264 tem como objetivo o desenvolvimento de produtos de interesse nacional na área de codificação de sinais-fonte para o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), sendo composta pelas seguintes entidades: UFRGS, USP, UFRJ, IME, UFRN, UnB, UFSC, Unicamp e CEITEC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Arquitetura Reconfigurável para Aplicações Baseadas em Fluxo de Dados, Descrição: Visa dar suporte ao projeto de desenvolvimento de arquitetura reconfigurável de granularidade grossa para Aplicações baseadas em Fluxo de Dados. As atividades envolvem implementação de módulos em linguagem VHDL, simulação funcional, prototipagem, simulação pós-prototipagem e exploração dos resultados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Monica Magalhaes Pereira - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Redes em Chip: Exploração do espaço de projeto e aplicações, Descrição: isa a realização da exploração do espaço de projeto de algoritmos de roteamento dinâmico para redes em chip. As tarefas envolvem: o estudo dos resultados já produzidos pelo grupo de pesquisa, em particular os modelos de simuladores disponíveis; o estudo de algoritmos de roteamento dinâmico; a descrição destes algoritmos em SystemC e VHDL; a avaliação de desempenho através de simulações parciais e a exploração dos resultados através de simulação de aplicações completas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Miklecio Bezerra da Costa - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    binChallenger: Jogo educativo sobre o sistema de numeração binária, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Esse projeto visa o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de números binários, visando desenvolver o pensamento computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Coleção de trabalhos acadêmicos de informática (COLINFO), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Repositório online para trabalhos acadêmicos de estudantes, professores e coordenadores de informática do campus zona norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Ofertar novas turmas pode ser uma tarefa bastante complicada e desgastante, caso feita manualmente, pois é um processo com diversas dificuldades, as quais cabem-se citar: (i) Ofertar novas turmas; (ii) averiguar os requisitos de carga horária, por área de ensino, de cada curso; (iii) analisar a disponibilidade de carga horária dos professores, por área de ensino; (iv) verificar quantos professores são necessários para atender à oferta. Nesse sentindo, o Assistente de Carga Horária Acadêmico (ACHA), é um software que recebe diversas interações específicas do(s) usuário(s) com o sistema, retornando, com base nessas interações, informações consistentes acerca da previsão dos acontecimentos futuros da instituição, no âmbito do quadro de professores. O sistema trabalha com dois níveis de permissão, cada um com funções diferentes, o Diretor Acadêmico (nível mais alto) e o Coordenador de Grupo (nível mais baixo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema Gerenciador de Minicursos (SIGMIN), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O sistema de inscrição de Minicursos da Licenciatura em Informática pretende promover as ações realizadas pelos Licenciados com cursos oferecidos à comunidade. Assim como facilitar as inscrições, ter um banco de dados com as informações dos participantes a fim de facilitar o cadastramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Sistema de Gerenciamento da Fábrica de Software Escola (FaSEs), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: Descrição: O projeto pretende criar um sistema para a Fábrica de Software Escola, projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Zona Norte. O projeto tem como base a ideia de criar um ambiente de desenvolvimento de software dentro do campus, para que alunos da área de informática possam aprender na prática como o mercado de trabalho funciona, entendendo padrões de projeto, metodologias de desenvolvimento ágil, aplicando assim os conceitos aprendidos em sala de aula em projetos tangíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    MUDIFast, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: As novas tecnologias da comunicação e informação transformaram as relações sociais contemporâneas com a utilização de formas inéditas de interação entre as pessoas. Porém, as práticas de comunicação predominantes na sociedade do século passado não foram extintas, mas reconfiguradas. Nesse sentindo, novas tecnologias são criadas com o objetivo de valorizar seus canais de comunicação e informação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Vislumbrando essa valorização, este projeto apresenta a modernização de uma ferramenta de comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona - Norte. Este projeto visa uma mudança do atual sistema de comunicação digital interna destinado à publicação de portarias, para um espaço multimídia, caracterizado pela instantaneidade dos fluxos de informação e pela interatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    BrainZer: Uma plataforma com jogos digitais para auxiliar portadores de Alzheimer, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edmilson Barbalho Campos Neto em 01/08/2016., Descrição: O Alzheimer é uma doença grave que compromete principalmente as capacidades cognitivas de seus portadores, causando demência. Apesar dos avanços recentes da medicina, esta enfermidade ainda não tem cura, mas pode ser tratada e/ou amenizada por meio de técnicas que estimulem a memória, atenção e capacidade de comunicação. Neste contexto, este trabalho apresenta uma solução de software web, intitulado BrainZer, cujo objetivo é possibilitar que usuários portadores da doença Alzheimer possam estimular a cognição de forma lúdica, divertida e rápida, sendo uma estratégia a mais de apoio ao tratamento/prevenção desta enfermidade. A aplicação em questão se trata de um conjunto de jogos de interação humano computador. Estes se baseiam em atividades endossadas por profissionais especializados neste tipo de doença neurodegenerativa, como jogos da memória, caça-palavras e diversos tipos de questionários intuitivos. O software também conta com um sistema de acesso que possibilita o acompanhamento de familiares e/ou algum profissional de saúde, para que estes possam acompanhar o desempenho no usuário paciente no decorrer dos jogos, além de informações gerais sobre a doença, formas de tratamento e jogos. A plataforma foi desenvolvida utilizando linguagem PHP, um banco de dados implementado em MySQL e uma interface gráfica criada com o auxílio de um framework chamado Bootstrap, que ajudou na construção da identidade visual do site. Ao longo da criação do sistema, foram colocados em prática várias técnicas da engenharia de software, que atuaram na organização da equipe e na construção do software, que passou por várias fases de comunicação com o cliente e o feedback deste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Integrante / Edmilson Barbalho Campos Neto - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    ACESSIBILIDADE NOS SUPERMERCADOS: APLICATIVO DE AUXÍLIO AOS DEFICIENTES VISUAIS, Descrição: Este projeto visa proporcionar maior autonomia aos deficientes visuais que necessitam realizar compras em supermercados ou varejos. Apesar de haver mecanismos virtuais acessíveis para compras por deficientes visuais, os varejistas brasileiros ainda consideram de forma precária a parcela da categoria que opta pelas compras físicas. Assim sendo, esse projeto visa disponibilizar uma solução para auxiliar os deficientes visuais nas compras em ambientes físicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador / Otavio Bruno Leite Barbosa - Integrante / Cesimar Xavier de Souza Dias - Integrante.

  • 2014 - 2014

    OPS: Solução não invasiva para segurança em instituições e residências, Descrição: Cabe aos municípios a competência de desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação de equipamentos em vias públicas, como iluminação e câmeras, ou também por meio da criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Empresas de segurança privada também são contratadas por órgãos ou pessoas físicas para propiciar uma maior segurança no dia a dia. Nesse contexto, este projeto consiste na construção de uma plataforma de monitoramento de ambientes institucionais e residenciais utilizando técnicas não invasivas utilizando sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Alba Sandyra Bezerra Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

4o Lugar na FEBRACE 2018 com o projeto "FreeaAcess", FEBRACE.

2018

Menção honrosa com o artigo "FreeaAcess" no 5º ENCOMPIF, CSBC.

2017

1º Lugar na categoria Ciência da Computação na MOCITECZN 2017 com o projeto "Pocketcheff", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2017

3º Lugar na categoria Ciência da Computação na MOCITECZN 2017 com o projeto "FreeAccess", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2017

Credenciamento para Infomatrix Latinoamerica 2018 (Guadalajara/México) com o projeto "Pocketcheff", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2017

Credenciamento para Febrace 2018 (São Paulo/SP) com o projeto "FreeAccess", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2017

2º Lugar na categoria Ciências na Mostra Tecnológica do IFRN 2017 com o projeto "FreeAccess", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2017

Credenciamento para Infomatrix Brasil 2018 (Lajes/RS) com o projeto "FreeAccess", IFRN.

2016

Menção Honrosa na categoria Artigos Completos do Computer On The Beach 2016 com projeto "TED", UNIVALE.

2016

1º Lugar na categoria Resumo Expandido do Computer On The Beach 2016 com projeto "SmartGás", UNIVALE.

2016

1º Lugar na categoria Engenharias na FENECIT 2016 com o projeto "SmartGás", FENECIT.

2016

Credenciamento para CIENTEC 2016 (Lima/Peru) com o projeto "SmartGás", FENECIT.

2016

1º Lugar na categoria Matemática, subárea Computação, na CIENTEC 2016 com o projeto "TED Saúde", XVIII Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (CIENTEC).

2016

2º Lugar na categoria Matemática, subárea Computação, na CIENTEC 2016 com o projeto "SmartGás", XVIII Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (CIENTEC).

2016

1º Lugar na categoria Ciência da Computação na MOCITECZN 2016 com o projeto "SmartGás", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2016

Credenciamento para o MOCINN 2017 com o projeto "SmartGás", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2015

Destaque de Incentivo à Pesquisa Ciêntífica ABRITEC pelo projeto "Cão Guia", ABRITEC.

2014

1º Lugar na categoria Ciência da Computação na MOCITECZN 2015 com o projeto "TED", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2014

1º Lugar na categoria Informática na MOCITECZN 2014 com o projeto "TED: Numa Jornada de Promoção a Saúde", MOCITECZN/IFRN-ZN.

2006

Certificado de distinção acadêmica na conclusão do curso de Desenvolvimento Web, CEFET-RN.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal - Zona Norte. , Rua Brusque, 2926, Potengi, 59900000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 40069500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

  • 2002 - 2005

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2015

      Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objetos, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

    • 01/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Programação para Internet, Informática Básica

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Programação Estruturada e Orientada a Objetos

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Autoria Web, Programação Web

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Autoria Web, Desenvolvimento Web, Programação Estruturada e Orientada a Objetos, Informática Básica

    • 01/2014 - 06/2014

      Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Web

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ambientes de Programação e Banco de Dados, Programação Orientada a Objetos, Programação Web

    • 01/2013 - 06/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ambientes de Programação e Banco de Dados, Desenvolvimento Web, Fundamentos de Lógica e Algoritmos, Programação Web

    • 07/2012 - 12/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Algoritmos, Algoritmos e Programação Orientada a Objetos, Ambientes de Programação

    • 01/2012 - 06/2012

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Algoritmos, Algoritmos e Programação Orientada a Objetos, Banco de Dados, Programação Orientada a Objetos, Fundamentos de Lógica e Algoritmos

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Algoritmos, Ambientes de Programação, Engenharia de Software

    • 07/2011 - 09/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ambientes de Programação, Autoria Web, Sistemas de Informação

    • 01/2011 - 06/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Autoria Web

    • 07/2010 - 12/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração de Banco de Dados, Aplicação de Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação

    • 05/2002 - 12/2003

      Estágios , Coordenação de Integração com a Comunidade - CICOM, .,Estágio realizado, Assistência em assuntos de informática e atendimento ao público..

  • 2006 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Informática e Matemática Aplicada.,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Financiadora de Estudos e Projetos

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2006 - 2006

    Prefeitura Municipal de Natal

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2006 - 12/2006

      Estágios , Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo, .,Estágio realizado, Manutenção de sítio de internet e desenvolvimento de sistemas.