VINICIUS CARVALHO CARDOSO

Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez mestrado e doutorado no Programa de Engenharia de Produção da COPPE (UFRJ). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Operações intensivas em Conhecimento (LOCus). Lecionou também no CEFET-RJ e em outras universidades do Rio de Janeiro. Coordena dois cursos de pós-graduação lato sensu de formação executiva da Escola Politécnica na área de Gestão Empresarial e Financeira, e dois projetos de extensão em Empreendedorismo Sustentável, nas comunidades do Santa Marta (Botafogo) e do Arará (Manguinhos), no Rio de Janeiro. Como pesquisador da UFRJ participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Estratégia e Gerência de Operações, Engenharia de Processos, Gestão do Conhecimento, Projeto Organizacional e Planejamento Tecnológico (Technology Roadmapping).

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1999 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gestão de competências por processos: um método para a gestão do conhecimento tácito da organização
, Ano de obtenção: 2004. Heitor Mansur Caulliraux. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Engenharia de Processos; Organizações; Gestão de competências.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Estratégia.

Mestrado em Engenharia de Produção

1996 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estratégia, Processos e Orientações Para Pequenas e Médias Empresas: Um Método Sintético Para Tornar os Negócios de Pequeno Porte Auto-Sustentáveis no Longo Prazo, Ano de Obtenção: 1998
Heitor Mansur Caulliraux.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia de Produção

1989 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Por que as pessoas não são fabricadas em serie? Notas sobre processos de aprendizado no curso de engenharia de produção da UFRJ
Orientador: Luiz Antonio Meirelles

Formação complementar

2011 - 2011

Strategic Roadmapping. (Carga horária: 8h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

2011 - 2011

Technology Intelligence. (Carga horária: 8h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

1999 - 1999

R/3 Bootcamp. (Carga horária: 80h). , SAP Brasil, SAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Projeto Organizacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Estratégia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Organização de eventos

CARDOSO, V. C. . Comissão Organizadora do COBENGE 2020 - Candidatura 2018-2. 2018. (Congresso).

CARDOSO, V. C. . III Encontro de Engenharia do Entretenimento. 2015. (Congresso).

CARDOSO, V. C. . Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

Simpósio Nac. de Empreendedorismo Social Enactus Brasil... 2016. (Simpósio).

III Encontro de Engenharia do Entretenimento - UNIRIO.O dia em que fizemos contato.. 2015. (Encontro).

XVIII - PROFUNDÃO... 2015. (Encontro).

XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção... 2015. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE. Uma proposta para disciplina de planejamento das instalações em organizações criativas. 2014. (Congresso).

I Curso de Capacitação em Ouvidoria da ANS.Palestrante de Mesa. 2014. (Outra).

XVII - PROFUNDÃO.LAYOUT PLANETÁRIO - UFRJ. 2014. (Encontro).

2nd Cambridge Academic Design Management Conference. Synergies between strategic design and roadmapping: a development roadmap for the Rio de Janeiro State biotechnology cluster. 2013. (Congresso).

Anais do XXXI - BNEGEP - ABREPO, 2011. Modelo para alocação de pessoas a projetos em ambientes multi-projetos considerando questões de ambientação das pessoas aos projetos. 2011. (Congresso).

Anais do XXXI ENEGEP - ABEPRO, 2011. O relacionamento universidade-empresa: um estudo sobre mecanismos de interação entre os meios acadêmicos e industriais. 2011. (Congresso).

Anais do XXXI ENEGEP - ABEPRO, 2011. Validação de sistemas computadorizados: uma proposta de modelo de inventário. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Modelo para alocação de pessoas a projetos em ambientes multi-projetos considerando questões de ambientação das pessoas aos projetos. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. O relacionamento universidade-empresa: um estudo sobre mecanismos de interação entre os meios acadêmicos e industriais. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional de Engenharia de Produção , 2011. Validação de sistemas computadorizados: uma proposta de modelo de invetário. 2011. (Congresso).

Anais do XXX ENEGEP.Em direção a um método de análise de metodologias de modelagem de processos. 2010. (Encontro).

XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Em direção à colaboração independente: o processo de explicitação de conhecimentos relativos à cognição em uma ferramenta wiki. 2010. (Encontro).

Anais do XXIX ENEGEP.Avaliação das práticas de Gestão de Processos de Negócios com base em um modelo de Maturidade: um estudo de caso eum uma Instituição Pública. 2009. (Encontro).

Anais do XXIX ENEGEP.Sistematização de processos de criação, manutenção e difusão do conhecimento: estudo de caso em uma empresa de software. 2009. (Encontro).

XIV International Conference on Industrial Engineering Management.The Integration of productive chain with an approach to sustainable manufacturing. 2008. (Encontro).

XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.A Integração de Cadeias Produtivas com a Abordagem da Manufatura Sustentável. 2008. (Encontro).

Anais do XXVII - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Aplicação de Engenharia de Processos de Negócio e da Gestão de Competências por Processos na Gerência de Análise de Operações Logísticas da Petrobras: em direção ao aumento da organicidadedessas tecnologias.. 2007. (Encontro).

Anais do XXVII - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Análise do método de Gestão de Competências por Processo: Identificaçõa de pontos de aprendizado e possíveis melhorias do método a partir da aplicação em uma organização.. 2007. (Encontro).

XIII International Conference on Industrial Engineering Management.The Energy that moves the prodution: a discussion about integration, project and sutainability. 2007. (Encontro).

XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.A Energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juli Lage de Souza Silva

CARDOSO, V. C.; HADDAD, A. N.; BUNGENSTAB, D. J.. ANÁLISE DO IMPACTO AMBIENTAL NO USO DO SOLO EM ATIVIDADES DE MINERAÇÃO EM ÁREAS DE VEGETAÇÃO, BASEADO EM IMAGENS DE SATÉLITE? ESTUDO DE CASO: MINERAÇÃO DE BAUXITA EM ÁREA NA FLORESTA AMAZÕNICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauricio Gonçalves Ribeiro Junior

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. .. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eneide Maia de Castro

CARDOSO, V. C.. .. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo da Costa Azevedo

MACULAN, A.; PROENCA, A.; SALERNO, M. S.;CARDOSO, V. C.. Desvendando o processo de transição de um modelo fechado a um modelo aberto de inovação: evidências em empresas brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa da Silva Azevedo

BORGES Jr., C. A.; MIYASHITA, R.; SILVA VELLASCO, P.C.G.; GUIMARÃES, G.B.;CARDOSO, V. C.. Planejamento de atividades de construção predial visando a redução de perdas de processo na ótica da construção enxuta. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Borsatto

CAULLIRAUX, H. M.;CARDOSO, V. C.; ZAMBERLAN, F.L.; PRADO, C.A.S.. DIMENSIONAMENTO DE FORÇA DE TRABALHO: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM ORGANIZAÇÕES COM TRABALHO ORGANIZADO. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Gaspar Rodrigues

CAULLIRAUX, H. M.; COSENZA;CARDOSO, V. C.. APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FUZZY À GESTÃO DE COMPETÊNCIAS POR PROCESSOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Maria de Faria Teles

CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.; BAETAS, R. B. G.. Estratégia de Produção para Fabricação de Vacinas e Biofármacos em Bio-Manguinhos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Tecnologia de Imunobiológicos) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Elibel Lessa Santos

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; PROENCA, A.; FONSECA, M. V. A.. Construção de um Modelo de Estratégia de Gestão de Conhecimento: concepção do Sistema Organizacional de Gestão de Conhecimento de uma organização do Setor Elétrico Brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Engenharia de Produção) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Aluno: Lucas Antônio Monteiro de Barros Bastos Junior

CARDOSO, V. C.; FONSECA, M. V. A.; DIAS, L. M. M.; CAVALCANTI, M. C. B.. Gestão de Competências por Processos: uma releitura através da atividade advocatícia. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Engenharia de Produção) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Aluno: Raquel Gonçalves Coimbra Flexa

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; PROENCA, A.; DUARTE, F. J. C. M.. Estratégia de Operações e Planejamento e Controle da Produção: um caso de reposicionamento na indústria de polipropileno. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Engenharia de Produção) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

Aluno: FRANCIELE DE SOUZA PRATES

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E A REDUÇÃO ATRAVÉS DAS MODALIDADES: LUCRO PRESUMIDO VS LUCRO REAL VS LUCRO SIMPLES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iero Xavier de Paula

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA VALE S.A FRENTE ÀS DIVERSIDADES DO MERCADO DE COMMODITIES MINERAIS NA CRISE DE 2014-2015. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: FERNANDO LYRIO NIGRO DA SILVA

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PLANO DE NEGÓCIOS: FLYRIONS ESTACIONAMENTO E SERVIÇOS ASSOCIADOS LTDA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: FABRÍCIO MORAES BARRETO DE SOUZA

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. A CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA NUMA EMPRESA DE MOBILIDADE URBANA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARIA ELYSA P

CARDOSO, V. C.. S. RODRIGUES PY. PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - UMA NOVA GESTÃO DOS SERVIÇOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: BERNARDO DE CASTRO PEREIRA

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E O IMPACTO DE GERAÇÕES NOS RESULTADOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: FLÁVIA LEONETTE BASTOS DE MORAES

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. GOVERNANÇA CORPORATIVA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MAYARA FRANSCISO DE SIQUEIRA

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA CONSULTORIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luísa dos Prazeres Lope

CARDOSO, V. C.. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SCRUM EM UMA ÁREA DE ENGENHARIA DE PROCESSOS DE UMA EMPRESA DO VAREJO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Barroso Sathler

CARDOSO, V. C.. ESTRATÉGIA DE MODELAGEM MIDDLE-UP-DOWN PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Telles Vianna

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. VARIÁVEIS ECONÔMICAS INFLUENCIAM NA GERAÇÃO DE CAIXA? ESTUDO DE CASO DE VAREJO DE MODA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Xabier López Alfonso

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. O CONHECIMENTO COMO FONTE DE CRIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE NEGÓCIO SOCIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Horcades de Azeredo Coutinho

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ANÁLISE DA GERAÇÃO DE VALOR AOS USUÁRIOS DE TRANSPORTES URBANOS: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA FILOSOFIA LEAN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Terencio Antunes e Thiego Duarte Chagastelles

CARDOSO, V. C.. EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DE UMA DISTRIBUIDORA DE TINTAS: POSSIBILIDADES E RUMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Lee Moraes

CARDOSO, V. C.. DESEMPENHO DAS LOJAS DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS SEUS GERENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Soares Bahury e Paula Bittencourt Beer

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. UMA APLICAÇÃO DO SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO À INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS: O CASO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE COLORAÇÃO PARA CABELO. 2016.

Aluno: Gabriel Ramos Maia e Henrique da Rocha Gomes

CARDOSO, V. C.. PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA REDUÇÃO DOS ATRASOS NAS ENTREGAS DE PRODUTOS ACABADOS PARA UM GRUPO DA INDÚSTRIA DE MODA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo F

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. de Assunção da Costa Muniz e Gabriel Ramos da Cruz.ESTUDO CRÍTICO SOBRE RELACIONAMENTOS COLABORATIVOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DECISÓRIO LOGÍSTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Lopes Félix Soares e Fabio dos Santos Cagido

CARDOSO, V. C.. ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DE ENSINO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Marino Reis Fideles

CARDOSO, V. C.. REFLEXÕES LEAN NO SETOR DE COMPRAS DE UMA EMPRESA DO SETOR DE EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Montenegro Rosa Barcellos e Rodrigo Souza de Lima Roch

CARDOSO, V. C.. EM BUSCA DE MAIOR EFICÁCIA NO MAPEAMENTO DE MACROPROCESSOS: DISCUSSÃO DE MÉTODO A PARTIR DE DOIS ESTUDOS DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Paulo Torres Brasil

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ANÁLISE DA EVOLUÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA DA MINERADORA VALE - DUAS DÉCADAS DO SEU PROCESSO DE DESESTATIZAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Lima Baldissera e Fernando Souza de Oliveira

CARDOSO, V. C.. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UTILIZANDO BPMS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA ESCOLA POLITÉCNICA UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diana Vieira de Carvalho

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA ROTATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EMPRESAS JUNIORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Porto Ottoni

CARDOSO, V. C.; COSENZA. APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY EM ALGORITMOS DE LAYOUT: O CASO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eric Serra Paradis

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO; NASCIMENTO, J. L.. ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA COMUNIDADE SANTA MARTA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Taíssa Albertazzi de Araujo Santos

CARDOSO, V. C.. MERCADOS DE PREVISÃO CORPORATIVOS COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yago de Carvalho Souto

CARDOSO, V. C.. GESTÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUANTO A APLICABILIDADE DE SUAS FERRAMENTAS EM UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Labruna de Sá Brito e Nathália Good Lima Couto

CARDOSO, V. C.. AJUSTANDO-SE AO AJUSTE: UM ESTUDO DE CASO DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS DIANTE DAS MUDANÇAS NO CENÁRIO EM QUE ESTÁ INSERIDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Carneiro Rocha

CARDOSO, V. C.. PLANEJAMENTO E CONTROLE DOS CONTRATOS DE INSUMOS DE UMA USINA DE ASFALTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camilla Z

CARDOSO, V. C.. Batuli Ricardo e Tainan de Farias Nogueira.DESIGN THINKING EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guillaume Boitel

CARDOSO, V. C.. DIMENSIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE UMA FAST PICKING AREA EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ANA LUIZA DE F

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. B. Squadri e Roberta Feliciano Fernandes.SISTEMA BRASIILEIRO DE INOVAÇÃO COMO UM SISTEMA COMPLEXO ADAPTATIVO: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ANÁLISE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessica Silva de Almeida e Lucas Yuki Nakauchi

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. DECISÕES ESTRATÉGICAS NA DISTRIBUIÇÃO DE FILMES DE LONGA-METRAGEM: DISRUPÇÕES RECENTES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Maciel Biato

CARDOSO, V. C.. COMO O ESTUDO E O ENTENDIMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO PODEM CONTRIBUIR PARA O MARKETING DE PRODUTOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João D

CARDOSO, V. C.. V. Coutinho e Mariana Império M. Thomaz da Silva.APLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA O CÁLCULO DA COMPRA DE INSUMOS PARA RAÇÕES DE VACAS LEITEIRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Arcuri Marques Pereira

CARDOSO, V. C.. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DE USABILIDADE DO SIGA-UFRJ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Arcuri Marques Pereira

CARDOSO, V. C.. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DE USABILIDADE DO SIGA-UFRJ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Consentino de La Vega

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ESTUDO DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DE REDES APLICADA AO CLUSTER DE BIOTECNOLOGIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Levandeira Ares e Carla Greenhalgh Freitas

CARDOSO, V. C.. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS COMO PROCESSO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM EXERCÍCIO NO CONTEXTO DO MODELO SCOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana R

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. Varges Ribeiro e Paula Allevato Bernardo.PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA DE TROCA E ALUGUEL DE BRINQUEDOS INFANTIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Arthur Bichmacher

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA DO SETOR EDUCACIONAL DE ENSINO PERSONALIZADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Farias da Rosa

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UM JOGO DE SIMULAÇÃO DE TELENOVELAS PARA APRIMORAMENTO DO NEGÓCIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Farias da Rosa

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UM JOGO DE SIMULAÇÃO DE TELENOVELAS PARA APRIMORAMENTO DO NEGÓCIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Sodero Rezende e Eduardo Sales Bessa Campos

CARDOSO, V. C.. GESTÃO DE PEÇAS PARA MRO: ESTUDO DE CASO DE UM OPERADOR FERROVIÁRIO. 2013.

Aluno: Paula Brand Silva e Thayná Teixeira da Silva

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. PROPOSIÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIO PARA ENTRADA DE UM NOVO PLAYER NO MERCADO DE VÍDEO ON DEMAND. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Cunha Sampaio e Felipe Hatem

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. A RELAÇÃO ENTRE EFEITOS DE REDE E CICLOS DE FEEDBACK ? APLICAÇÃO PRÁTICA EM UMA REDE DE APOSTADORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Pereira Viannay Belloni

VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO. DINHEIRO E/ OU CIMENTO? ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO VERTICAL DAS ATIVIDADES DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA EMPRESA INCORPORADORA IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andre Filipe Macedo Guedes

RAINHO, M. A. F.; JURKIEWICZ, S.;CARDOSO, V. C.. Implementação de modelos de escalonamento no MS Project. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Cardoso Cavalcanti

ARAÚJO; CAMEIRA, R. F.;CARDOSO, V. C.. Uma Revisão da Rede EPCGlobal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Nerva Burman e Paulo Arthur Mauro

clemente; CLEMENTE, R.;CARDOSO, V. C.. O Papel dos Technology Brokers na Facilitação da Inovação Aberta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Mattoso Monte e Manuela Gomes Dantas

CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.; KAMEL, J. A. N.. Produtividade de Processos de Negócio Criativos: Uma Abordagem de Engenharia de Métodos em Uma Empresade Design.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Assuf Castello Branco

clemente; CLEMENTE, R.;CARDOSO, V. C.. Inovação o P&D: A Inovação Aberta e Sua Operacionalização Por Meio de Redes Colaborativas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Santos Costa

CAULLIRAUX, H. M.;CARDOSO, V. C.; LADÁRIO. Uma Proposta de Método para Previsão da Tarefa Adequada de Uma Equipe que Realiza Atendimento a Clientes em uma Empresa que Presta Serviços de Telecomunicação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Porto Ottoni e Pedro Damasceno Junqueira

Ribeiro.Kahn; COSENZA;CARDOSO, V. C.; RAINHO, M. A. F.. Análise Crítica da Implantação de Um Mecanismo de desenvolvimento Limpo no Transporte de Cargas no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Patrícia Barros Torraca e Isabel Gonçalves Pereira

CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.. Análise das Operações do Cartão BNDES a Partir de Uma Abordagem Por Processos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto César B

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; SPIEGEL, Thaís. de Magalhães e Mariana de Araújo J. Borba.O Ajuste da Estratégia de Operações de Um Porto Seco: Estudo de Caso da Multiterminais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Corrêa de Caseira

PROENCA, A.;CARDOSO, V. C.. Análise dos Métodos Existentes e Propostas de Processo e Arquitetura para Elaboração de Modelo de Negócio para Empresas Star Tups. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: THAISSA FERNANDES BASILE

DUARTE, F. J. C. M.;CARDOSO, V. C.; LIANZA. O Papel de um Escritório de Projetos na Criação do Conhecimento Organizacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda de Azevedo Z

PROENCA, A.; CAMEIRA, R. F.;CARDOSO, V. C.. do Pinho e Juliana b. F. Pradel.Estratégias no Mercado de Telefonia Móvel no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréia Fernandes de oliveira e Leandro Bladez Penteado

CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.; clemente. O Relacionamneto Universidade - Empresa: Um Estudo Sobre Mecanismos de Interação Entre Os Meios Acadêmicos e Industriais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Spiegel

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; PROENCA, A.. Concepção de Uma Linha de Pesquisa para o Aumento da Produtividade do Trabalho Congnitivo nas Organizações: A Proposta de Mapeamento e Difusão das Contribuições dos Corpos Teóricos da Ciência Cognitiva Como Ação de Pesquisa Inicial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Annechino Marques

MEIRELLES, L. A.; FERNANDES;CARDOSO, V. C.. Estudo de Tempos e Movimentos em Uma Célula de Fundição de Uma Fábrica de Jóias: O Caso H. Stern. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diogo Carneiro Santiago e Marcela Menezes Leite Pinto

CAULLIRAUX, H. M.;CARDOSO, V. C.; SOUZA. SCOR - Aplicação do modelo de Referância de Processos Voltado para o Gerenciamento da Cdeia de Suprimentos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Luiz Lima Navarro

DUARTE, F. J. C. M.; CAULLIRAUX, H. M.;CARDOSO, V. C.. Características e Princípios de Organização de Alta Longetividade: Um Recurso Conceitual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Azevedo Le Cocq d' Oliveira

CAULLIRAUX, H. M.;CARDOSO, V. C.. Estratégia de Operações no Crédito Imobiliário: Uma Abordagem Focada em Compliance. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa do Carmo Costa e Felipe Mesquita E

RAINHO, M. A. F.; PINHEIRO;CARDOSO, V. C.. C. Barbosa.Canibalismo entre Produtos e Inovação Disruptiva : Um estudo de Caso na Souza Cruz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Nunes da Silva

RAINHO, M. A. F.; CAVALCANTI, M. C. B.;CARDOSO, V. C.. Mapeamento dos Processos de Recursos Humanos de Uma Empresa Prestadora de Serviços de Consultoria e Desenvolvimento de Um Método Particular de Gestão de Competências.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Stefano Noel Caoduro

RAINHO, M. A. F.; clemente;CARDOSO, V. C.. Plano de Negócio: Empresa Comercial Importadora e Distribuidora Casa & Forma.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Belfort R

CARDOSO, V. C.; RAINHO, M. A. F.. Padilha e Vinícius F. Barbosa.Dimensionamento de Recursos Humanos em uma Central de Atendimento : O Caso SAMU RIO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Cardoso dos Santos e Paula Cravo Borges

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; Soares. Análise da Estratégia de Operações de uma Empresa de Produção de Artefatos de Roupas Intímas Femininas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Gonçalves Maia Garcia

CARDOSO, V. C.; Valle; Magarão.Costa. Proposição de um Método de Análise e Redesenho de Processos Baseado na Estratégia Deliberada de um Centro de Pesquisa: Estudo de Caso no CEPEL.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana de Lima Carneiro e Marcelo Monteiro de Barros Matheus

clemente;CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.. Gradiente S.A: Uma Leitura de Trajetória de Suas Decisões Estratégicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Osmar Carneiro Guimarães de Lima

CAMEIRA, R. F.; FERRAZ, P.;CARDOSO, V. C.. Análise Comparativa dos Modelos de Referência ITK e COBIT.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Fleury Versiani e Carolina Ferreira Perrota

CARDOSO, V. C.; PROENCA, A.; CAULLIRAUX, H. M.. Desenvolvimento de Soluções, Estrategicamente Orientadas, Para Gestão e Operação de uma Videolocadora.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Junqueira de Andrade e Vivian Braga F

PROENCA, A.; CLEMENTE, R.;CARDOSO, V. C.. S. de Andrade.A Jogada do Dragão: Lições Aprendidas com a China através do Sitema Nacional da Inovação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha Galotta M

CARDOSO, V. C.; CAULLIRAUX, H. M.; CAVALCANTI, M. C. B.. da Silva e Rafaela Lisbôa Salgado Pinha.A Utilização de Lições Aprendidas: Estudos de Casos e Propostas de Melhoria Para a Área de Empreendimento de Refino - Petrobrás.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Hallak Amaral

RAINHO, M. A. F.;CARDOSO, V. C.; SANTOS. Fatores Motivacionais: Setor Público x Setor Privado: Buscando um Modelo Motivacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ribeiro M

RAINHO, M. A. F.;CARDOSO, V. C.; SANTOS. de Oliveira e Marcos Vinícius P. de Almei.O Papel da Gestão da Mudança nas Organizações: Um Estudo de Caso na Implantação de um Centro de Serviços Compartilhados em uma Empresa do Setor de Óleo e Gás.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandro Luiz Costa Roma

PROENCA, A.; MEIRELLES, L. A.;CARDOSO, V. C.. O Planejmaento Estratégico no Contexto de Nova Gestão Pública. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto Rezende Brito

DUARTE, F. J. C. M.;CARDOSO, V. C.; CLEMENTE, R.. Melhorias na administração da produção de uma recauchutadora: uma nova proposta de PCP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Felipe Maciel de Souza; Roberta da Silva Scotellaro

CARDOSO, V. C.. Composição de portfolios de ativos: uma análise no mercado brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Elibel Lessa Santos

PROENCA, A.; CAMEIRA, R. F.;CARDOSO, V. C.; JESUS, L. S.. Gestão de Operações na Produção de "Software": Um Estudo de Caso de Fábica de "Software" em uma Empresa Nacional de Soluções de Tecnologia da Informação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano de Moura Correia

MEIRELLES, L. A.; CAMEIRA, R. F.; RAINHO, M. A. F.;CARDOSO, V. C.. Projeto Nova Flaviense - Um Estudo de Caso Onde a Reengenharia dos Processos e o Uso da Tecnologia da Informação Transformaram Toda uma Organização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Ribeiro Gomes et alli

CARDOSO, V. C.. .Gastos do governo brasileiro com as instituições de ensino superior. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Rafael Carreiro da Silva

CARDOSO, V. C.. Um estudo de caso de sistema híbrido Just in time / MRP II aplicado a indústria farmacêutica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Fábio Vinícius Tavares de Andrade et alli

CARDOSO, V. C.. .Aplicativo de previsão de demanda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Eurípedes Britto de Abreu Lima et alli

CARDOSO, V. C.; SOUZA, C. G.; LIBERATO, A. F.; BARBASTEFANO, R. G.. .Indicadores de análise técnica aplicados a ações da Bolsa de Valores de São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: André Duarte dos Santos

MEIRELLES, L. A.; KAMEL, J. A. N.;CARDOSO, V. C.. Análise Ergonômica do Departamento de Compras nas Lojas Americanas S.A.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Guanães Machado

PROENCA, A.;CARDOSO, V. C.; CAMEIRA, R. F.. Transformando a área de Tecnologia da Informação em uma organização por processos com foco no cliente interno. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Concurso para Prof. Adjunto 40 DE do Departamento de Engenharia Industrial. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Professor Adjunto (nov, 2016). 2016.

CARDOSO, V. C.. Professor substituto - DENO/ POLI/ UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Professor Substituto do Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARDOSO, V. C.. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFF - Campus Rio das Ostras. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Gabriel Bouhid Barradas

; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Gabriela Borsatto

Dimensionamento da força de trabalho a partir da engenharia de processos de negócios: análise de estudos de casos; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Joanna Smarçaro

Alinhamento, ajuste, consistência: uma revisão bibliográfica do conceito de fit; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Lucas Bastos Jr

; Gestão de competências por processos: uma releitura através da atividade advocatícia; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

MARIANA VICENTE PEIXOTO LOPES

MARKETING EM PEQUENAS E MICRO EMPRESAS FARMACÊUTICAS NA REGIÃO DA STRADA DO CAMPINHO EM CAMPO GRANDE - RJ; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Rafaela Roque da Cunha

A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A CLASSE C DO BRASIL, NA PROMOÇÃO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO DOS SEUS INTEGRANTES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Antonio Jose F

Augusto; Diferentes Gerações no Ambiente Organizacional: Desafios e Contribuições; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Luana da Costa da Silva

Avaliação Econômica de Projeto de Investimento de Capital na Indústria de O&G; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Gabriel Campagnac Wollner

Implementação e utilização de produtos e serviços em uma empresa de pagamentos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia Econômica e Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

RICARDO DIEGO MERITELLO AZEVEDO

MÉTODO DE CUSTEIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

RAFAEL DE CASTRO MENDONÇA

A IMPORTÂNCIA DO FINANCIAMENTO BANCÁRIO NAS OPERAÇÕES DE LONGO PRAZO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

ANDRÉ MARQUES DA SILVA MARQUES

AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE PIZZARIA DELIVERY; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

PAULA RENATA DE SÁ VALDMAN DE MIRANDA

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NA TOMADA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO - VIGOR ALIMENTOS S; A; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

ISABELA ALEXANDRE DE BARROS

COMPOSIÇÃO DE PORTFÓLIO - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Vitor Figueirêdo Maia

PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA PIZZARIA DE RÁPIDO ATENDIMENTO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

IGOR DE CARVALHO PIMENTA FERNANDES

PROJETO EFICIÊNCIA PARA AS EMPRESAS DE AUDITORIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

NATÁLIA NEVES SONODA MIAN

O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DOS EMPREENDEDORES CARIOCAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Rachel de Mello Bandeira Fróes

DIFERENTES GERAÇÕES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

WELTIMAN PEREIRA ELLER

ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO DA EMPRESA GARDEN EVENTOS DO RAMO DE FESTAS E EVENTOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Vanessa Bessa Pinto Serzedello

A IMPORTÃNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

ALINE MCAUCHAR

PLANO DE NEGÓCIOS DE EMPRESA DE CONGELADOS EM NITERÓI/ RJ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

ANA PAULA LEOPOLDINO DA SILVA

CASO DE SUCESSO DE UMA ÁREA INTERNACIONALMENTE RECONHECIDA NA VALE S/A: PROGRAMA DE RISCO FINANCEIRO DOS FORNECEDORES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão em Finanças) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Cristiano Felizardo de Andrade

Plano de Negócios para uma Franquia de Intercâmbios; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Marcelo Rhenius de Oliveira

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E POLÍTICAS ANTICORRUPÇÃO NAS EMPRESAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Fernando S

Batocchio, Henrique G; Dallago, Luiz C; de Bonis; Processos Seletivos para Instruções, Professores e Plantonistas: Uma Análise do Caso Etapa com Propostas de Melhorias; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eng de Processos de Negócios -Formação de Gestores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Jânio Bueno da Silva

Gestão do Conhecimento e Por Processos: Aplicação no Registro de Ocorrências Policiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Rogério da Silva Lopes

Os Benefícios da Gestão do Conhecimento: Análise de Algumas Ferramentas de Tecnologia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

André F

Tamaka, Luciano Canachiro, Sueli P; Ramos; Descrição do modelo de processos do setor de aplicação e correção de provas com enfoque em gestão do conhecimento; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Eng de Processos de Negócios -Formação de Gestores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Cláudia Mara de Miranda

Ánalise de Competências para Determinação do Perfil Ideal de Gerentes de Projeto de Implantação do SAP R/3; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Vladimir Urbanavicius

Gestão do Conhecimento nos Projetos de Implantação de Sistemas de Gestão; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Dorival Alvarenga de Oliveira

O Papel dos Recursos Humanos na Retenção de Conhecimento nas Organizações: Um Estudo de Caso na Área de TI da Abordagem Utilizada na Implementação de um Banco de Dados de Sintonias e Soluções; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Rosalvo Pereira de Souza

O Uso do E-learning para a Gestão do Conhecimento: Um Estudo voltado à Área de Compras; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Augusto Cesar de Gouvêa

Gerenciamento de Conteúdo como Ferramenta de Auxílio à Inteligência Empresarial; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Claudia Balestero

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do Gerente de Projeto; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Shiyuji Fukuwara

Gestão do Conhecimento - Liderança na organização; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gest; Emp; e Org; Trab; em Prod; Automobilística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Lyvia Alves Bertolaci, Rogério Alves Domingos

Definição de competências para um coordenador da qualidade; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gest; Emp; e Org; Trab; em Prod; Automobilística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Mauro Basso, Lindomar José Rosa da Paula

Gestão do Conhecimento como Ideologia de Mudança Organização; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gest; Emp; e Org; Trab; em Prod; Automobilística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Solange Kazue Sakamoto, Robson Josué Carvalho

Como ativar o potencial intelectual das pessoas e da organização; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistemas Integrados de Gestão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Milton Liuji Nonaka

Um estudo sobre os requisitos essenciais de um sistema do workflow; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

André Luis Frugiuele

Gestão do Conhecimento: proposta de adoção de um modelo de gestão baseado no conhecimento como diferencial competitivo sustentável; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Roberto Ciccone

Gerenciamento do conhecimento utilizando ferramentas digitais; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Ricardo Barcellos Mano

Gestão do Conhecimento e Organizações que Aprendem: são as empresas, na essência do conhecimento, inteligentes?; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios Integrados) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Leonardo Viana Vieira

UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E DO HORIZONTE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Joana Greenman Pimentel

ESTUDO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ PAULO HORTA NA COMUNIDADE DA ROCINHA (RJ); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bruno Rocha de Freitas

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE DA CULTURA DE EDGAR SCHEIN: UM ESTUDO DE CASO EM UMA STARTUP; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Julia Scarlett Burg Bernardi

DIAGNÓSTICO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Carolina Vianna Correia da Silva e Vicenzzo Fernandes de Mel

BIOZEUS: MODELO DE NEGÓCIO E SUA INSERÇÃO NA INDÚSTRIA DE FÁRMACOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Giovana Ramalho Sena e Yasser Said Orichio

ESTUDO PRELIMINAR DE UM MODELO DE NEGÓCIO CIRCULAR PARA FRALDAS DE PANO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

ADRIANA DELORME RODRIGUES DE SOUZA

ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA DE ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE BEBIDAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Eric Guimarães Camargo

PERFORMANCE E CRIAÇÃO DE VALOR NA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: Estudo de Caso do Negócio Social Ciclo Orgânico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bianca Monteiro Mota e Thiago Machado Leitão

PROPOSTA DE UM MÉTODO NEUROERGONÔMICO PARA MELHORIA DE POSTOS DE TRABALHO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

João Gustavo dos Santos Fernandes e Raphael Luiz da Rocha de

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE UMA EMPRESA DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Daniel Lombardi e Igor Matteucci Murayama

Estudo Preliminar dos Riscos à Implantação de um Método de Gerenciamento de Suprimentos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Gustavo Barroso Sathler

ESTRATÉGIA DE MODELAGEM MIDDLE-UP-DOWN PARA PROCESSOS DE NEGÓCIOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Xabier López Alfonso

O CONHECIMENTO COMO FONTE DE CRIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE NEGÓCIO SOCIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bruno Terencio Antunes e Thiego Duarte Chagastelles

EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DE UMA DISTRIBUIDORA DE TINTAS: POSSIBILIDADES E RUMO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Eduardo Luis Betine de Araújo

CONCEPÇÃO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TURMAS NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bianca Nassif Machado Costa e Michel Emir Koureiche

PROJETO DE MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE A PARTIR DA MODELAGEM DO SISTEMA DINÂMICO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Leonardo Ferreira Patrício e Guilherme de Azevedo Kaercher

ESTRUTURAÇÃO DE UMA CADEIA DE RESPOSTA RÁPIDA EM UMA EMPRESA DO VAREJO DE MODA BRASILEIRO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Luís Felipe Freire Felício

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NO SEGMENTO PETROLÍFERO: Um estudo de caso sobre o processo de alocação de equipes para serviços offshore; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Pedro Montenegro Rosa Barcellos e Rodrigo Souza de Lima Roch

EM BUSCA DE MAIOR EFICÁCIA NO MAPEAMENTO DE MACROPROCESSOS: DISCUSSÃO DE MÉTODO A PARTIR DE DOIS ESTUDOS DE CASO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Felipe Lima Baldissera e Fernando Souza de Oliveira

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO UTILIZANDO BPMS: PROPOSIÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DA ESCOLA POLITÉCNICA UFRJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Diana Vieira de Carvalho

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES DE ALTA ROTATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EMPRESAS JUNIORES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Gabriel Ramos Maia e Henrique da Rocha Gomes

PROPOSTA DE SOLUÇÕES PARA REDUÇÃO DOS ATRASOS NAS ENTREGAS DE PRODUTOS ACABADOS PARA UM GRUPO DA INDÚSTRIA DE MODA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Mariana Tinoco Coutinho e Psula Rodriguez Machado

O processo de spin off de uma unidade de negócios de uma empresa de projetos e o seu modelo de negócios; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Yago de Carvalho Souto

GESTÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES QUANTO A APLICABILIDADE DE SUAS FERRAMENTAS EM UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Eric Serra Paradis

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA COMUNIDADE SANTA MARTA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Mariana Soares Bahury e Paula Bittencourt Beer

UMA APLICAÇÃO DO SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO À INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS: O CASO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE COLORAÇÃO PARA CABELO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Henrique Lopes Félix Soares e Fabio dos Santos Cagido

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DE ENSINO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Fernando H

G; da Silva e Fernando Coutinho da Costa; ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DE UMA REDE LOGÍSTICA: O CASO DE UMA EMPRESA DE ALUGUÉIS DE CAMINHÕES E GUINDASTES NO RIO DE JANEIRO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Guilherme Porto Ottoni

APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY EM ALGORITMOS DE LAYOUT: O CASO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Tiago Lima de Carvalho

ESTRUTURAÇÃO DE UM MÉTODO PRATICO DE PROJETO ORGANIZACIONAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Marcela da C

M; de Freixo e Roberta Kelly Nunes da Fonseca; UM ESTUDO DE CASO EM UM BANCO DE INVESTIMENTO: UMA ANÁLISE DO USO DAS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E TREINAMENTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Aloá Mendes Querido e Nina Gonçalves Brown Ribeiro

IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE EMBELEZAMENTO DE ELEVADORES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Joan Bosch Liarte (INTERCAMBISTA)

ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: ARIS VS BPMN; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Margarita Boixareu Fiol (INTERCAMBISTA)

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM PROCESSOS DE NEGÓCIO USANDO A MODELAGEM DE PROCESSOS EM BPMN E A ÁRVORE DE REALIDADE ATUAL DA TOC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Felipe Treistman e Georges Spyrides

Proposição de método de gestão para doenças crônicas: estudo de caso Diabetes Mellitus na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Renata Huhn Nunes e Tatiana Metello Castro

SELEÇÃO DE TIPO DE NEGÓCIO PARA INSTALAÇÃO DE NOVO EMPREENDIMENTO COMERCIAL: CASO DA LOJA CGM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Alexandre Angelo Thiebaut e Tatiana G

de Avellar Torres; ANÁLISE DAS OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS SOB AS ÓTICAS DE DEMANDA E OFERTA DE SERVIÇOS AO PASSAGEIRO: ESTUDO DE CASO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Arthur Silveira de Siqueira Cavalcanti

PROJETO PARA VISIBILIDADE GERENCIAL NA ÁREA DE ARQUIVAMENTO DE CONTEÚDO DE UMA EMPRESA DE TV PAGA - UMA ABORDAGEM EM GESTÃO POR PROCESSOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bruno vasconcelos Montoni e Fernanda Luz da Silva

Análise sistêmica na identificação de problemas: um estudo de caso no serviço de hemoterapia do Hospital Universitária Clementino Fraga Filho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bruno de Luca Lima Barbosa e Eduardo Bergson

Análise Integrada de uma pequena indústria: diagnóstico da estratégia, operações e processos de negócio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Carina Fontes Roppa e Nathalia Ferreira Perrota

Proposta de modelo de negócio baseado nas disciplinas do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Modelo de Osterwalder (2004); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Raquel Blanco Ferreira e Tiago Barbosa de Miranda

Diagnóstico, análise e solução de problema: estudo de caso no Hospital Central da Aeronáutica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Lucia Mattoso Monte e Manuela Gomes Dantas

Produtividade de Processos de Negócio Criativos: Uma Abordagem de Engenharia de Métodos em Uma Empresade Design; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Ana Patrícia Barros Torraca e Isabel Gonçalves Pereira

Análise das Operações do Cartão BNDES a Partir de Uma Abordagem Por Processos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Augusto César B

de Magalhães e Mariana de Araújo J; Borba; O Ajuste da Estratégia de Operações de Um Porto Seco: Estudo de Caso da Multiterminais; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Andréia Fernandes de oliveira e Leandro Bladez Penteado

O Relacionamneto Universidade - Empresa: Um Estudo Sobre Mecanismos de Interação Entre Os Meios Acadêmicos e Industriais; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Thais Spiegel

Concepção de Uma Linha de Pesquisa Para o Aumento da Produtividade do Trabalho Cognitivo nas Organizações: A Proposta de Mapeamento e Difusão das Contribuições dos Corpos Teóricos da Ciência Cognitiva Como Ação de Pesquisa Inicial; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Carolina Cardoso dos Santos e Paula Cravo Borges

Análise da Estratégia de Operações de uma Empresa de Produção de Artefatos de Roupas Intímas Femininas; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Paula Belfort R

Padilha e Vinícius F; Barbosa; Dimensionamento de Recusrsos Humanos em uma Central de Atendimento : O Caso SAMU RIO; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Fernando Gonçalves Maia Garcia

Propsição de um Método de Análise e Redesenho de Processos Baseado na Estratégia Deliberada de um Centro de Pesquisa: Estudo de Caso no CEPEL; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Bernardo Fleury Versiani e Carolina Ferreira Perrota

Desenvolvimento de Soluções, Estrategicamente Orientadas, Para Gestão e Operação de uma Videolocadora; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Natasha Galotta M

da Silva e Rafaela Lisbôa Salgado Pinha; A Utilização de Lições Aprendidas: Estudos de Casos e Propostas de Melhoria Para a Área de Empreendimento de Refino - Petrobrás; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Rafael Gaspar Rodrigues

Uma proposta de aplicação da Gestão de Competências por Processos aos processos de Gestão de Recursos Humandos das organizações; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Flávio Moreira Ferreira; Marcelo Cilento Furtado

A importância da pesquisa de mercado para o lançamento de novos produtos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Diego Rodrigo Ginâncio et alli

; Modelo de gerenciamento de risco na gerência de projetos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Marcelo de Alencar Santana irineu

Uma proposta de aplicação do processo de raciocínio da Teoria das Restrições no CEFET-RJ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

André Yoshiyuki Iwane; Bárbara Soares Tavares

Benefícios obtidos na implatação de CAD 3D em empresas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Raquel Bizeray Benedito

Otimização de posto de produção e adequação à demanda de produto; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Vinicius Carvalho Cardoso;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, VINICIUS C. ; LOURO, GABRIEL S.S. ; STROKE, ANANDA A. ; ASSUMPÇÃO, ISABELA M. ; BRIGAGÃO, GEORGE V. ; DA COSTA, BRUNO B.F. . Evaluation of a Green Roof for Heat Mitigation in a Building Located in a City with a Hot and Humid Climate. MATERIALS SCIENCE FORUM (ONLINE) , v. 1073, p. 169-174, 2022.

  • BARBOSA, REBECA DIAS DOS SANTOS ; MACHADO, LUÍZ CARLOS ALDEIA ; OLIVEIRA, GABRIELA PEREIRA ; RAMOS, IZABELLA GATTO ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; Cameira, Renato Flórido ; Vazquez, Elaine Garrido ; NAVARRO, LEONARDO LUÍZ LIMA ; RIBEIRO, HENRIQUE FRAZÃO . Projeto Citros: extensão da universidade para a sociedade. Brazilian Journal of Business , v. 2, p. 1969-1978, 2020.

  • ARAÚJO, YAN TAVARES DE ; BARREIRO, GUILHERME JESUS MONTO ; MARQUES, LUANY FERREIRA ; SILVA, LORRAYNE APARECIDA RIBEIRO DA ; Cameira, Renato Flórido ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; Vazquez, Elaine Garrido ; NAVARRO, LEONARDO LUÍZ LIMA . Projeto Gutta - reutilização de óleo usado em vela aromatizadas para comercialização. Brazilian Journal of Business , v. 2, p. 1979-1985, 2020.

  • Vazquez, Elaine Garrido ; Cardoso, Vinicius Carvalho ; CAMEIRA, RENATO FLO'RIDO ; CARVALHO, BADY NUNES ; SILVA, DANIELLE ROCHA MACEDO . Os efeitos da construc-a-o de uma horta comunita-ria no descarte irregular de lixo numa comunidade no Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Business , v. 2, p. 1019-1027, 2020.

  • CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; BARRADAS, GABRIEL BOUHID . Creativity, Production Engineering and entertainment industry. Brazilian Journal of Science and Technology , v. 3, p. 20, 2016.

  • BARRADAS, G. B. ; CARDOSO, V. C. . Proposta para disciplinas de Planejamento das Instalações em organizações criativas. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ) , v. 25, p. 45-51, 2015.

  • GABRIEL BOUHID BARRADAS ; REGINA REIS DA COSTA ALVES ; VINÍCIUS CARVALHO CARDOSO . Facilities Planning for a Creative Company. Chinese Business Review , v. 14, p. 437-451, 2015.

  • SPIEGEL, Thaís ; CARDOSO, V. C. . A necessidade de contribuições da ciência cognitiva para o aumento da produtividade do trabalho humano nas organizações. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 14, p. 233-245, 2009.

  • PROENCA, A. ; CARDOSO, V. C. ; CAULLIRAUX, A. A. ; MALLET, L. ; VEGA, R. C. L. . Roadmap para o Desenvolvimento do Cluster de Biotecnologia para Saúde Humana. 1. ed. Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, 2013. v. 1. 36p .

  • PAIM, Rafael ; CARDOSO, V. C. ; CAULLIRAUX, H. M. ; CLEMENTE, R. . Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. v. 1. 328p .

  • CLEMENTE, R. (Org.) ; ROVERE, R. L. L. (Org.) ; RENAULT, T. (Org.) ; CARDOSO, V. C. (Org.) . P&D e inovação para micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro: como criar um ambiente de inovação nas empresas.. Rio de Janeiro: Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, 2008. 268p .

  • FORTUNATO, L. A. M. ; PROENCA, A. ; CARDOSO, V. C. . Complexidade e Governança. In: NERY, Eduardo. (Org.). Sistemas Eletroenergéticos no Ambiente e na Sociedade 5.0 e seguintes, na Perspectiva e Orientação da Sustentabilidade e Resiliência. 1ed.Rio de Janeiro: CIGRE Brasil, 2022, v. 1, p. 104-148.

  • PROENCA, A. ; CARDOSO, V. C. ; FORTUNATO, L. A. M. . Capacidade Adaptativa: Complexidade, Inovação e Conhecimento. In: NERY, Eduardo. (Org.). Sistemas Eletroenergéticos no Ambiente e na Sociedade 5.0 e seguintes, na Perspectiva e Orientação da Sustentabilidade e Resiliência. 1ed.Rio de Janeiro: CIGRE Brasil, 2022, v. 1, p. 208-238.

  • Vazquez, Elaine Garrido ; Santos, Gislayne Oliveira dos ; Navarro, Leonardo Luiz Lima ; Lima, Luiz Antonio Mendes Coelho Barboza de ; Cameira, Renato Flórido ; Silva, Sofia Sthel ; Lucas, Thamy Dias ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; Santos, Yan Leite dos . A IMPLEMENTAÇÃO DE ECONOMIAS EM REDE COMO FORMA DE GERAR SUSTENTABILIDADE E IMPACTO SOCIAL. In: Maria Elanny Damasceno Silva. (Org.). Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade 2. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 160-166.

  • Rego, Karolline Dias do ; Souza, Davi Carvalho Lopes de ; Nunes, Felipe Diaz ; Vazquez, Elaine Garrido ; Cardoso, Vinicius Carvalho ; Cameira, Renato Flórido ; Navarro, Leonardo Luiz Lima . PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO PARQUE ARARÁ: DISPARIDADES COM O PANORAMA BRASILEIRO. Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 21-31.

  • Vazquez, Elaine Garrido ; Fernandes Júnior, Fábio Batista ; Santos, Jaqueline Cordeiro dos ; Navarro, Leonardo Luiz Lima ; Cameira, Renato Flórido ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO . A RESSIGNIFICAÇÃO DO ÓLEO USADO PAUTADA PELA GESTÃO DE RESÍDUOS NO PROJETO GUTTA DO TIME ENACTUS UFRJ. Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 92-99.

  • Vazquez, Elaine Garrido ; Fernandes Júnior, Fábio Batista ; Ribeiro, Felippe Pereira ; Santos, Gislayne Oliveira dos ; Santos, Jaqueline Cordeiro dos ; Navarro, Leonardo Luiz Lima ; Cameira, Renato Flórido ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO . GESTÃO DE RESÍDUOS NO MEIO URBANO - ALTERNATIVAS PARA ÓLEO, LIXO E TECIDO. Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 100-109.

  • Queiroz, Carolina de Medeiros ; Nascimento, Gabriela Assino de Souza ; França, Juliana Fontes ; Matos, Narelly Portela ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; Navarro, Leonardo Luiz Lima ; Cameira, Renato Flórido ; Vazquez, Elaine Garrido . CITROS: CONECTANDO COMUNIDADE E UNIVERSIDADE POR MEIO DA CITRONELA. Interfaces entre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 1ed.: Atena Editora, 2021, v. , p. 10-20.

  • Vazquez, Elaine Garrido ; CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO ; Cameira, Renato Flórido ; Lopes, Géssica Cecília Palmerim ; Rego, Karolline Dias do ; Medeiros, Larissa Porcello Marques de . TELHADOS VERDES COMO MEIO DE EQUIDADE SOCIAL PARA COMUNIDADES. Administração de Empresas: Estratégia e Processo Decisório. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 265-370.

  • OLIVEIRA, A. F. ; PENTEADO, L. B. ; CARDOSO, V. C. . O relacionamento universidade-empresa. Um estudo sobre mecanismos de interação entre os meios acadêmicos e industriais. In: Leopoldo Mendonça. (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 4, p. 154-167.

  • CARDOSO, V. C. . Perfis de Conhecimento. In: Mário de Melo Santos. (Org.). Livros do GCOI. Rio de Janeiro: Memória da Eletricidade, 1999, v. 1, p. -.

  • SPIEGEL, Thaís ; CARDOSO, V. C. . A necessidade de contribuições da Ciência Cognitiva para o aumento da produtividade do trabalho humano nas organizações.. Ciência e Congnição, Nacional, p. 233 - 245, 01 out. 2009.

  • QUEIROZ, C. M. ; Nascimento, Gabriela Assino de Souza ; FRANCA, J. F. ; MATOS, N. P. ; CARDOSO, V. C. . CITROS: CONECTANDO COMUNIDADE E UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA CITRONELA. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2020, São Paulo. ANAIS V SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL. São Paulo: Even3, 2020.

  • REGO, K. D. ; SOUZA, D. C. L. ; NUNES, F. D. ; VAZQUEZ, E. G. ; CARDOSO, V. C. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO PARQUE ARARÁ: DISPARIDADES COM O PANORAMA BRASILEIRO. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2020, São Paulo. ANAIS V SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL. São Paulo: Even3, 2020.

  • PROENCA, A. ; CARDOSO, V. C. . In Search of Adaptive Capacity: Development of a Strategic Management Model Through a Co-Redesign Effort. In: PICMET '19 Portland International Conference on Management of Engineering & Technology (PICMET ), 2019, Portland, OR, USA. 2019 Proceedings of PICMET '19: Technology Management in the World of Intelligent Systems. Portland, OR, USA: Portland International Center for Management of Engineering and Technology, 2019.

  • BARBOSA, R. D. S. ; ALDEIA, L. C. ; PEREIRA, G. O. ; RAMOS, I. G. ; CARDOSO, V. C. . Projeto Citros: extensão da universidade para a sociedade. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2019, São Paulo. ANAIS IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL. São Paulo: Enactus Brasil, 2019. p. 906-914.

  • CARVALHO, B. N. ; SILVA, D. R. M. ; CAMEIRA, R. F. ; CARDOSO, V. C. ; VAZQUEZ, E. G. . OS EFEITOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA COMUNITÁRIA NO DESCARTE IRREGULAR DE LIXO NUMA COMUNIDADE NO RIO DE JANEIRO. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2019, São Paulo. ANAIS IV SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2019.

  • MENDONCA, M. C. ; REIS, N. L. ; CARDOSO, V. C. . Processos de gestão do conhecimento em organizações estudantis: o cotejamento de dois estudos de caso. In: Congresso Internacional de Empreendedorismo e Inovação - CIEI 2018, 2018, Santo André. Anais do Congresso Internacional de Empreendedorismo e Inovação - CIEI 2018. Santo André: UFABC, 2018. p. 434-447.

  • BARRADAS, G. B. ; CARDOSO, V. C. ; REGINA REIS DA COSTA ALVES . Facilities Planning for a Creative Company. In: PICMET 2015 - Portland International Center for Management of Engineering and Technology, 2015, Portland. 2015 Proceedings of PICMET '15: Management of the Technology Age, 2015. p. 761-770.

  • BARRADAS, G. B. ; CARDOSO, V. C. . Uma Proposta Para Disciplina De Planejamento Das Instalações Em Organizações Criativas. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2014, Juiz de Fora / MG. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

  • CAULLIRAUX, A. ; PROENCA, A. ; CARDOSO, V. C. . Synergies between Strategic Design and Roadmapping: a development roadmap for the Rio de Janeiro State Biotechnology Cluster. In: 2nd CAMBRIDGE ACADEMIC DESIGN MANAGEMENT CONFERENCE, 2013, Cambridge. DESIGN MANAGEMENT: PAST, PRESENT & FUTURE Conference Proceedings, 2013.

  • CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO . Modelo para alocação de pessoas a projetos em ambientes multi-projetos considerando questões de ambientação das pessoas aos projetos. In: Anais do XXXI ENEGEP - ABEPRO, 2011, 2011, Rio de Janeiro. ABEPRO, 2011, 2011.

  • CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO . Validação de sistemas computadorizados: uma proposta de modelo de inventário. In: Anais do XXXI ENEGEP, 2011, Rio de Janeiro. ABEPRO, 2011, 2011.

  • CARDOSO, VINÍCIUS CARVALHO . O relacionamento universidade-empresa: um estudo sobre mecanismos de interação entre os meios acadêmicos e industriais. In: Anais do XXXI ENEGEP, 2011, Rio de Janeiro. ABEPRO, 2011, 2011.

  • SPIEGEL, Thaís ; DE LA VEGA, R. C. ; CARDOSO, V. C. . Em direção à colaboração independente: o processo de explicitação de conhecimentos relativos à cognição em uma ferramenta wiki. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos / SP. Anais do XXX ENEGEP. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2010.

  • CARDOSO, V. C. ; NUNES, V.C. ; MADEIRA, M. C. . Em direção a um método de análise de metodologias de modelagem de processos. In: XXX ENEGEP, 2010, São Carlos / SP. Anais do XXX ENEGEP, 2010. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2010.

  • NUNES, V.C. ; MADEIRA, M. C. ; CARDOSO, V. C. . Avaliação das práticas de Gestão de Processos de Negócios com base em um Modelo de Maturidade: um estudo de caso em uma Instituição Pública. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais do ENEGEP, 2009.

  • NUNES, V.C. ; CARDOSO, V. C. . Sistematização de processos de criação, manutenção e difusão do conhecimento: estudo de caso em uma empresa de software. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais do ENEGEP. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2009.

  • CARDOSO, V. C. ; BORSATTO, G. ; OLIVEIRA, N.N.P. ; COSTA, B. S. R. . Aplicação da Engenharia de Processos de Negócio e da Gestão de Competências por Processos na Gerência de Análise de Operações Logísticas da Petrobras: em direção ao aumento da 'organicidade' dessas tecnologias. In: XXVII ENEGEP, 2007, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Niterói: ABEPRO, 2007.

  • CARDOSO, V. C. ; GONCALVES, A. M. ; BORSATTO, G. ; SANTOS, E. L. . Análise do método de Gestão de Competências por Processo - Identificação de pontos de aprendizado e possíveis melhorias do método a partir da aplicação em uma organização. In: XXVII ENEGEP, 2007, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Niterói: ABEPRO, 2007.

  • CARDOSO, V. C. ; RODRIGUES, R. G. . Gestão de competências para levantamento de necessidades de treinamento: um estudo de caso no setor elétrico brasileiro. In: ENEGEP, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005.

  • CARDOSO, V. C. ; CAULLIRAUX, H. M. ; SELDIM, R. . A perda da "posse de informação" na implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo de caso. In: ENEGEP, 2004, Florianópolis. Anais do XXIV ENEGEP - Florianópolis, SC, 2004.

  • CARDOSO, V. C. ; SANTOS, E. L. ; VAZ, C. T. ; SOUZA, G. M. S. . O Sistema de Gestão do Conhecimento do Operador Nacional do Sistema Elétrico. In: KMBRASIL 2004, 2004, São Paulo. Anais do Congresso Anual da Sociedade BRasileira de GEstão do Conhecimento, 3., 2004.

  • CARDOSO, V. C. ; SANTOS, E. L. ; RODRIGUES, R. G. ; QUEIROZ, J. G. ; MACEDO, J. D. . O caso de implantação da Gestão de Competências por Processos no Operador Nacional do Sistema Elétrico. In: KMBRASIL2004, 2004, São Paulo. Anais do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 3., 2004.

  • CARDOSO, V. C. ; SANTOS, E. L. ; FERRAZ, P. . Em direção à Gestão de Competências por Processos: uma proposta de método para construção de árvores de conhecimentos. In: ENEGEP, 2003, Ouro Preto. Anais do XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre: ABEPRO, 2003.

  • SANTOS, R. P. C. ; CARDOSO, V. C. ; CAULLIRAUX, H. M. . A inserção dos processos no projeto de organizações: uma argumentação conceitual e prática. In: XXII ENEGEP, 2002, Curitiba. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002.

  • CARDOSO, V. C. ; MACIEIRA, A. R. ; JESUS, L. S. ; LENGLER, G. M. . Indicadores para gestão de competências: uma abordagem baseada em processos. In: XXII ENEGEP, 2002, Curitiba. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Piracicaba: ABEPRO, 2002.

  • CARDOSO, V. C. ; ALVAREZ, R. R. ; CAULLIRAUX, H. M. . Gestão de competências em redes de organizações: discussões teóricas e metodológicas acerca da problemática envolvida em projetos de implantação. In: ENANPAD 2002, 2002, Salvador. Anais do Encontro Nacional da Associação dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2002.

  • CARDOSO, V. C. ; PROENCA, A. ; CAMEIRA, R. F. . Inteligência competitiva e gestão do conhecimento. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2001, Salvador. Anais do XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2001. p. 1-8.

  • CARDOSO, V. C. ; SILVA, L. R. O. E. ; MORETO, D. S. . Mapeamento de conhecimentos através de uma abordagem por processos como alternativa para a formulação de programas de capacitação. In: Encontro Nacional de Engeharia de Produção, 2001, Salvador. Anais do XXI Encontro Nacional de Engeharia de Produção, 2001. p. 1-8.

  • CARDOSO, V. C. . Engenharia de Processos e Estratégia de Operações para Pequenas e Médias Empresas. In: ENEGEP, 1998, Niterói. Anais do XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998.

  • SILVA, I. F. F. ; BERMANZON, A. ; CARDOSO, V. C. ; NAVARRO, L. L. L. . Desenvolvimento de competências nos alunos pela participação em atividades de extensão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, P.H.A.S. ; VAZQUEZ, E. G. ; NARCIZO, F.L. ; CARDOSO, V. C. ; GOMES, M.S. ; DIAS, A.C. . Captação e aproveitamento de água da chuva para fins de empreendimento social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, D.L. ; VAZQUEZ, E. G. ; CARDOSO, V. C. ; SILVA, L.E.S. ; FONSECA, C.M.M. ; RAMOS, I.N.N. ; PINTO, K.C.B.L.F., ; COSTA, M.R. ; NARCIZO, F.L. . Canoas de pano: nosso foco em empoderamento feminino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G.M. ; VAZQUEZ, E. G. ; COSTA, T.P.J. ; CARDOSO, V. C. ; SOUZA, U. ; PINTO E ROCHA, R.C. ; MEDEIROS, M.M., ; ALVES, L.G.F. ; ATKINSON, D. ; PAZ, F. N. F. ; SILVA, C. V. C. . Formação de cooperativa autossustentável de produtos repelentes através do uso de citronela - cymbopogon winterianus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESPANHA, M.M. ; VAZQUEZ, E. G. ; GONCALVES, R. A. ; CARDOSO, V. C. ; CARVALHO, M. R. D. ; TELLES, P.Q.S. ; MEDINACELI, A. C. C. . Sistematização do processo de criação de novos projetos na Enactus UFRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, M. M. ; VAZQUEZ, E. G. ; GRASSINE, F. ; CARDOSO, V. C. ; AMORIM, J. W. . Reaproveitamento de pallets: calçando pés. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, B.S. ; VAZQUEZ, E. G. ; ESPANHA, M.M. ; CARDOSO, V. C. ; MEDEIROS, M.M., ; TELLES, P.Q.S. . Aquecedor solar de baixo custo para fins empreendedores em comunidades do rio de janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CARDOSO, V. C. . IntelligereCM (Competence Management). 2004.

CARDOSO, V. C. . Gestão de Competências por Processos. 2004.

CARDOSO, V. C. . Estratégia Empresarial. 1999. (Aula).

CARDOSO, V. C. . Tópicos Especiais em Estratégia, Planejamento e Controle da Produção. 1999. (Aula).

CARDOSO, V. C. . Planejamento e Controle da Produção. 1998. (Aula).

CARDOSO, V. C. . Organização das Indústrias. 1997. (Aula).

CARDOSO, V. C. . Planejamento das Instalações. 1997. (Aula).

CARDOSO, V. C. . Curso de Especialização em Gestão Empresarial e Organização do Trabalho em Produção Automobilística para a Daimler Chrysler do Brasil. 2002 (Coordenação) .

CARDOSO, V. C. . Programa de Produtividade Industrial - IEL/FIEB. 1997 (Coordenação) .

CARDOSO, V. C. . Projeto de Difusão de Engenharia Industrial em Massa. 1997 (Coordenação) .

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Prospecção Tecnológica no ONS: Processo e Gestão, Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e consolidar a atual solução do ONS para seu processo organizacional de prospecção tecnológica, abrangendo não só essas atividades em si, mas também a gestão de seus desdobramentos e a arquitetura organizacional associada, no contexto do ONS. O projeto pretende também contribuir com análises e considerações sobre o estado presente e as perspectivas de evolução potencial de tal solução.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Design Experimental de uma Solução de Gestão Estratégica no Âmbito do Paradigma da Complexidade no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Descrição: O projeto teve a finalidade de conceber e implementar, em caráter experimental, uma solução de Gestão Estratégica, que tenha por premissa de base que a organização seja entendida como expressão resultante de processos e mudanças, conformando-se como um ente complexo governável; e não como uma organização-máquina passível de gestão por comando e controle em malha fechada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Suporte à Gestão Tecnológica no ONS: Apoio à Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico (PDDT), Descrição: Desenvolvimento e teste de metodologia de planejamento tecnológico, baseado na técnica de Technology Roadmapping, para auxiliar o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na elaboração de seu Plano Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, inclusive a criação e organização de categorias temáticas e projetos a serem promovidos internamente e externamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Coordenador / Raquel Cristina Lopes Vianna - Integrante / Felipe Scandiuzzi Valença de Castro - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Pesquisa sobre as Cadeias de Milho, Mandioca, Fitoterápicos e seus produtos, Descrição: Projeto realizado junto com o CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, com vistas a descrever e entender o estado das cadeias de desenvolvimento e produção em pauta, em termos de estratégia e inovação de seus elos constituintes, com vistas a informar o debate sobre os marcos regulatórios relativos ao patrimônio genético nacional em vigor nesses setores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de análise da cadeia produtiva do setor de Higiene, Perfumaria e Produtos Cosméticos (HPPC), Descrição: Estudo realizado com o objetivo de esclarecer questões colocadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) sobre temas relacionados à legislação no âmbito da proteção ao Patrimônio Genético Nacional. Abrangeu diversos stakeholders no âmbito do ecossistema de negócios considerado, e foi conduzido sob contrato entre a UFRJ (COPPE e EP) e o CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Dado o tempo exíguo, o foco foi a Cadeia de Cosméticos (não necessariamente o setor principal em HPPC), e em particular o estudo detalhado do caso de uma grande empresa nacional no setor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento do Cluster de Biotecnologia para Saúde Humana do estado do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto desenvolveu um mapa intitulado 'roadmap de desenvolvimento', utilizando o método de 'Technology Roadmapping' - conforme exposto em Phaal (2010) -, que serviria para coordenar as diversas agências, empresas e instituições do estado do Rio de Janeiro envolvidas para consolidar e avançar o cluster de biotecnologia para Saúde Humana existente no estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Coordenador / Adriano Amaral Caulliraux - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Projeto Segurança Cidadã - Eixo Modelo de Gestão Organizacional, Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito de convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ - e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, no caso aqui centrado no eixo "Modelo de Gestão Organizacional". O projeto como um todo abrangia vários eixos, com pesquisadores de diversas instituições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Integrante / Renato Flórido Cameira - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Engenharia de Processos de Negócios, Gestão por Indicadores de Desempenho, Gestão do Conhecimento e Marketing, Descrição: Construção de proposta de Modelo de Gestão para as Gerências de Produto da Diretoria de Produtos e Serviços Empresariais da Telemar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Adriano Proença - Integrante / Renato Flórido Cameira - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador / Leandro dos Santos de Jesus - Integrante / Elibel Lessa dos Santos - Integrante / Elaine Yamashita - Integrante / Bruno Santos - Integrante / Daniela Andérez - Integrante / Deborah de Souza Schroder - Integrante / Thais de Lourdes Macieira - Integrante / Fernanda Chalhoub Afonso - Integrante / Fernando Saliba - Integrante / Paulo Neves - Integrante / Sergio de Godoy Campos - Integrante / Tatiane Pestana - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias Referentes às Atividades Associadas ao Arcabouço Conceitual da Engenharia de Processo de Negócios (EPN) e, de Forma Ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacionas (PEP-007048), Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ferramentas e metodologias referentes às atividades associadas ao arcabouço conceitual da Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e, de forma ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacional do CENPES. Este arcabouço conceitual notadamente centrado no levantamento, modelagem, análise, redesenho e implantação de processos e em eixos derivados de desdobramentos da EPN.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador., Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outra.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias Referentes às Atividades Associadas ao Arcabouço Conceitual da Engenharia de Processo de Negócios (EPN) e, de Forma Ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacionas (PEP-007048), Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ferramentas e metodologias referentes às atividades associadas ao arcabouço conceitual da Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e, de forma ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacional do CENPES. Este arcabouço conceitual notadamente centrado no levantamento, modelagem, análise, redesenho e implantação de processos e em eixos derivados de desdobramentos da EPN.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador., Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outra.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias Referentes às Atividades Associadas ao Arcabouço Conceitual da Engenharia de Processo de Negócios (EPN) e, de Forma Ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacionas (PEP-007048), Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ferramentas e metodologias referentes às atividades associadas ao arcabouço conceitual da Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e, de forma ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacional do CENPES. Este arcabouço conceitual notadamente centrado no levantamento, modelagem, análise, redesenho e implantação de processos e em eixos derivados de desdobramentos da EPN.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador., Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outra.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias Referentes às Atividades Associadas ao Arcabouço Conceitual da Engenharia de Processo de Negócios (EPN) e, de Forma Ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacionas (PEP-007048), Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ferramentas e metodologias referentes às atividades associadas ao arcabouço conceitual da Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e, de forma ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacional do CENPES. Este arcabouço conceitual notadamente centrado no levantamento, modelagem, análise, redesenho e implantação de processos e em eixos derivados de desdobramentos da EPN.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador., Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outra.

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias Referentes às Atividades Associadas ao Arcabouço Conceitual da Engenharia de Processo de Negócios (EPN) e, de Forma Ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacionas (PEP-007048), Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver ferramentas e metodologias referentes às atividades associadas ao arcabouço conceitual da Engenharia de Processos de Negócios (EPN) e, de forma ampliada, da Engenharia de Produção, para a Gerência de Suporte Operacional do CENPES. Este arcabouço conceitual notadamente centrado no levantamento, modelagem, análise, redesenho e implantação de processos e em eixos derivados de desdobramentos da EPN.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Carvalho Cardoso - Integrante / Heitor Mansur Caulliraux - Coordenador., Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outra.

Prêmios

2018

Diploma de Mérito "Profissional que faz a diferença em Educação", Rotary Club RJ Leblon Gávea.

2018

Carta ONS de Agradecimento pela qualidade e relevância da colaboração, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

2015

IV PRÊMIO CREA-RJ OSCAR NIEMEYER DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, CREA - RJ.

2014

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 28/04/2014, UFRJ - Escola Politécnica.

2014

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 07/10/2014, UFRJ - Escola Politécnica.

2013

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 15/10/2013, UFRJ - Escola Politécnica.

2012

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 03/10/2012, UFRJ - Escola Politécnica.

2012

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 06/12/2012, UFRJ - Escola Politécnica.

2011

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 22/03/2011, UFRJ - Escola Politécnica.

2011

Paraninfo da turma de Engenheiros de Produção que colou grau em 01/06/2011, UFRJ - Escola Politécnica.

2010

Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção 2010.1, UFRJ - Escola Politécnica.

2010

Professor homenageado da Turma de Engenharia de Produção 2010.2, UFRJ - Escola Politécnica.

2010

Paraninfo da turma de Engenharia de Produção que colou grau em 15 de setembro de 2010, UFRJ - Escola Politécnica.

2010

Paraninfo da turma de Engenharia de Produção que colou grau em 17 de novembro de 2010, UFRJ - Escola Politécnica.

2008

Professor homenageado da Turma de Engenharia de Produção 2008.1, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

2007

Patrono da Turma de Engenharia de Produção 2007.1, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

2006

Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção 2006.1, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

2006

Patrono da Turma de Engenharia de Produção 2006.2, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

2005

Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção 2005.1, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

2005

Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção 2005.2, CEFET-RJ - Unidade Maracanã.

1999

Paraninfo da Turma de Engenharia de Produção 1999.1, UFRJ - Escola Politécnica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia, Escola Politécnica. , Depto. Engenharia Industrial, Bloco F, Sala 101, Cidade Universitária, 20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25627416, Fax: (21) 25627416, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
As atividades descritas estão no 5 (cinco) Grupos indicados, conforme a resolução CONSUNI 08/2014 a saber: - Grupo I: Atividades de Ensino Básico, Graduação e/ou Pó-sgraduação - Grupo II: Atividades de Pesquisa e Produção Intelectual - Grupo III: Atividades de Extensão - Grupo IV: Atividades de Gestão e de Representação - Grupo V: Qualificação Acadêmico-Profissional e Outras Atividades

1997 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2018

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Escola Politécnica.,Cargo ou função, Vice-diretor da Escola Politécnica da UFRJ.

  • 08/2016

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Industrial.,Cargo ou função, Coordenador de curso de especialização em Gestão Empresarial.

  • 08/2016

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Industrial.,Cargo ou função, Coordenação de curso de especialização em Gestão de Finanças.

  • 01/2016

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, LOcus.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Operações Intensivas em Conhecimento (LOcus).

  • 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Escola Politécnica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino da Escola Politécnica.

  • 01/2014

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Escola Politécnica.,Cargo ou função, Coordenação de projeto de Extensão - ENACTUS UFRJ.

  • 01/2013 - 02/2018

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Industrial.,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Engenharia Industrial.

  • 09/2017 - 11/2017

    Ensino, MBA Gestão em Finanças, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação PFC

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, MBA Gestão em Finanças, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação PFC

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, MBA Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação PFC

  • 05/2017 - 06/2017

    Ensino, MBA Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégia e Planejamento Estratégico

  • 03/2017 - 04/2017

    Ensino, MBA Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração Contemporânea

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, MBA Executivo Economia Petróleo e Gás, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, MBA Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administração Contemporanea

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento da Instalações

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Produção II

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, MBA Gestão da Produção e Serviços, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento da Produção e Projetos

  • 01/2016 - 12/2016

    Ensino, MBA Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, MBA Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação PFC

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, MBA Gestão em Finanças, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação PFC

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Produção II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Produção II

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização das Indústrias

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócio

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Processos de Produção

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócio

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Processos de Produção

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócio

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Processos de Produção

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Processos de Produção

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócio

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Novos Modelos de Negócios

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Novos Modelos de Negócios

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócio

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócios

  • 01/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações

  • 01/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Processos de Negócios

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações, Engenharia de Processos de Negócios

  • 01/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações, Engenharia de Processos de Negócios, Humanidades e Ciências Sociais

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades C. Sociais, Organização das Industriais, Eng, de Processos de Negócios, Engenharia de Métodos, Projetos Industriais, Ética e Engenharia de Produção, Planejamento das Instalações

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações, Engenharia de Processos de Negócios, Humanidades e Ciências Sociais

  • 01/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento das Instalações, Ética e Engenharia de Produção, Engenharia de Processos de Negócios, Humanidades e Ciências Sociais

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades e Ciências Sociais, Engenharia de Processos de Negócios, Planejamento das Instalações

  • 01/2008 - 07/2008

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades e Ciências Sociais, Engenharia de Processos de Negócios, Engenharia de Métodos

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades e Ciências Sociais, Organização das Indústrias, Engenharia de Processos de Negócios

  • 01/2007 - 07/2007

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades e Ciências Sociais

2004 - 2007

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Porfessor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2006 - 01/2007

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Projeto do Produto, Engenharia de Métodos

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Gestão Estratégica, Projeto do Produto, Engenharia de Métodos

  • 08/2005 - 01/2006

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Elaboração de Projetos, Projeto do Produto, Engenharia de Métodos

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Elaboração de Projetos, Projeto do Produto, Engenharia de Métodos

  • 08/2004 - 01/2005

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração de Projetos, Projeto do Produto, Engenharia de Métodos

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Automação Industrial III, Engenharia de Métodos, Projeto do Produto

1999 - 2002

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado

Atividades

  • 08/2002 - 01/2003

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

  • 08/2002 - 01/2003

    Ensino, Curso Superior de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Materiais e Patrimônios

  • 02/2002 - 07/2002

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

  • 02/2002 - 07/2002

    Ensino, Curso Superior de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Materiais e Patrimônios

  • 08/2001 - 01/2002

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

  • 08/2000 - 01/2001

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino, Curso Superior de Controladoria e Informação Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da Produção e Operações

2005 - 2005

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: