Lucia Martins Barbosa

Formação Acadêmica: Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. É professora de Música formada pelo Conservatório de Música de Niterói. Possui os seguintes cursos de Extensão: Preparação de Professores e Autores para a EAD pela Universidade Virtual Brasileira, Estratégia e Tomada de Decisão para a EAD pela UNISULVIRTUAL, Design Instrucional, Web 2.0 e as Redes Sociais, e Tutoria em EAD, GAMES em Educação, ?Massive Open Online Courses? em Língua Portuguesa, Tutoria e Metodologia da Pesquisa. Possui o curso de Metodologias Ativas para a educação Presencial, a Distância, Revisão de Literatura para Trabalhos Acadêmicos, Sala de aula Invertida, entre outros. Experiência Profissional: Atuou como professora e diretora de escola da rede pública estadual, como Coordenadora da FAEP responsável pela capacitação de Diretores e Professores Orientadores do Projeto dos CIEPs. Exerceu os Cargos de Diretora da FAETEC/RJ, de Subsecretária de Planejamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro-SECTEC e de Coordenadora da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação-CEE/RJ. Atuou como técnica na Superintendência de Desenvolvimento Científico na Secretaria de Estado de Educação. Exerceu o cargo de Centro de Ciências Humanas da Universidade Veiga de Almeida-UVA, foi Coordenadora do curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica da Pró Reitoria Acadêmica-PRACAD/UVA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Mídias e Educação, Tecnologias da Educação, Alfabetização e Letramento, Planejamento, Currículo, Práticas Avaliativas, Educação Profissional, elaboração de PPI, PDI e PPC, Avaliação Institucional/CPA, Avaliação externa da IES, entre outros. É pesquisadora do CNPQ/ Eixo Temático: Educação Básica. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretora da ABT. Presta consultoria a diversas instituições de Ensino Superior no Brasil. É autora de vários artigos sobre Educação, além de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

2001 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Título: Educação a distância mediada por computador aplicada à Engenharia,Ano de Obtenção: 2002
Tereza Fachada Levy Cardoso.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Pós Graduação Lato Senso

1990 - 1991

Universidade Federal Fluminense
Título: Administração Escolar:do burocrático ao político social
Orientador: Magali Alonso

Graduação em Pedagogia

1971 - 1975

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2019 - 2019

Design Thiking. , Artesanato Educacional, AE, Brasil.

2019 - 2019

Sala de Aula Invertida. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, AE, Brasil.

2019 - 2019

Metodologias Ativas. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, AE, Brasil.

2018 - 2018

WEB 2.0. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, Artesanato, Brasil.

2018 - 2018

Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, Artesanato, Brasil.

2018 - 2018

Avaliação ON-line. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, AE, Brasil.

2016 - 2016

WEB 2.0. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, Artesanato, Brasil.

2015 - 2015

Tutoria na EAD. (Carga horária: 60h). , Artesanato Educacional, A E, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa em Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância/Especialidade: Educaçào a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliaçâo Institucional.

Organização de eventos

BARBOSA, L. M. . Metodologias ativas. 2017. (Congresso).

BARBOSA, L. M. . EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE. 2016. (Congresso).

BARBOSA, L. M. . Experiências Exitosas de Tecnologia Educacional na sala de aula. 2011. (Congresso).

BARBOSA, L. M. . Práticas Avaliativas na Educação Superior. 2008. (Outro).

BARBOSA, L. M. . Perspectivas da Avaliação para o Século XXI. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

Fórum de Formação Docente: Tecnologias e Metodologias Ativas.Tutoria na EAD. 2019. (Seminário).

Jornada de Educação a Distância.Tutoria na Educação a distância. 2019. (Seminário).

VIII Jornada Educação a distância: o futuro da arte. VIII Jornada Educação a distância: o futuro da arte. 2018. (Congresso).

6 concresso Internacional de Tecnologia Educacional. 6 concresso Internacional de Tecnologia Educacional. 2017. (Congresso).

MetodologiasAtivas para a Educação Presencial e a Distância.Sala de aula Invertida. 2017. (Seminário).

Educação, sustentabilidade e tecnologia.EVASÃO E RETENÇÃO NA APRENDIZAGEM ON-LINE E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. 2016. (Seminário).

I Seminário de Educação e Tecnologia de Niterói.Mediação Pedagógica do Tutor na EAD. 2016. (Seminário).

VI Jornada de Educação a Distância: o futuro da arte. 2016. (Seminário).

47 Seminário de Tecnologia Educacional da ABT.Material Didático para a EAD. 2015. (Seminário).

8ª Jornada de EaD do CEP/FDC.Material Didático para a EAD. 2015. (Seminário).

Conferência online de Informática Educacional. Conferência online de Informática Educacional. 2015. (Congresso).

Conferência Online de Informática Educacional.Conferência Online de Informática Educacional. 2015. (Seminário).

Conferência Online de Informática Educacional.Mudando Paradigmas- as Práticas TIC na Escola. 2015. (Outra).

Congresso Internacional de Educação a Distância. A Interface da Educação e Comunicação. 2015. (Congresso).

Educação a Distância: estratégias tecnológicas.Material didático. 2015. (Seminário).

Semana Científica de Niterói. Utilização de Dispositivos móveis na Sala de Aula. 2015. (Congresso).

Semana Científica de Niterói. A Formação de Professores de Língua Portuguesa na Contemporaneidade. 2015. (Congresso).

A revolução das tecnologias digitais: reformulando ou reinventando a Educação.Desafios na formação dos professores para a EAD: utilização e prática de ferramentas. 2014. (Seminário).

A revolução das tecnologias digitais: reformulando ou reinvetando a educaçãocaÇ.Desafios na formação dos professores para a EAD: utilização e prática de ferramentas nas salas de aula. 2014. (Seminário).

As Tecnologias e sua aplicação na melhoria do desempenho dos alunos e professores.As Tecnologias e sua aplicação na melhoria do desempenho dos alunos e professores. 2014. (Seminário).

Caminhos para a Consolidação da EAD. 2014. (Seminário).

I JORNADA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE. 2014. (Seminário).

VI FEIRA DE UNICARIOCA DE CARREIRAS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A SOCIEDADE DIGITAL. 2014. (Feira).

A educação em uma era digital: a nova sala de aula virtual e presencial.Educando na interface cidade / ciberespaço: aprendizagem ubíqua. 2013. (Seminário).

Educação a Distância.Novas Estratégias de ensino aprendizagema Web 2.0 e seu potencial pedagógico. 2013. (Seminário).

III Jornada Educação a Distância: o futuro da arte. 2013. (Seminário).

Mobile learning. Os novos desafios da Sociedade contemporânea. 2013. (Congresso).

Seminário de Tecnologia Educacional do Sul de Minas.UTILIZAÇÃO E PRÁTICA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS SALAS DE AULA. 2013. (Seminário).

44 Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional.Tecnologias e Humanidades: Educação para a sustentabilidade no Século XXI. 2012. (Seminário).

4 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacionl. Trilhas de um Novo Percurso na Formação de Professores sob o Enfoque da Tecnologia Educacional: interconexão entre cultura e cidadania. 2012. (Congresso).

4 Congresso de Tecnologia Educacional. Trilhas de um Novo Percurso na Formação de Professores sob o Enfoque da Tecnologia Educacional: interconexão entre cultura e cidadania. 2012. (Congresso).

43ª Seminário de Tecnologia Educacional.As Redes Sociais como Estratégia Inovadora de Aprendizagem. 2011. (Seminário).

Conversas com/sobre Pedagogos. 2011. (Encontro).

Currículo na Educação Superior Contemporânea: sustentabilidade,tecnologia e inovação.Currículo na Educação Superior Contemporânea: sustentabilidade,tecnologia e inovação. 2011. (Seminário).

Experiências Exitosas de Tecnologia educacional nas Sala de Aula, nas Américas. Relato de Experiências. 2011. (Congresso).

III Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT. Experiências Exitosas de Tecnologia Educacional nas Salas de Aula, nas Américas. 2011. (Congresso).

Sistema On-line de Gestão da Avaliação. 2011. (Congresso).

V Fórum de Pedagogia.Desafios da Educação Contemporânea: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

3ª Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

3 Congresso brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Tecnologias Educacionais: novas maneiras de aprender, novas maneiras de ensinar. 2010. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Tecnologia Educacional: Inovação, Diersidade e Sustentabilidade. 2010. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2010. (Congresso).

42 Seminário de Tecnologia Educacional.ecnologia Educacional: Inovação, Diversidade e Sustentabilidade. 2010. (Seminário).

Articulação PDI/PPI/PPC/DCN: uma prática possível.Articulação PDI/PPI/PPC/DCN: uma prática possível. 2010. (Encontro).

As Tendências da Tecnologia e os Novos Comportamnetos dos Profissionais da Educação.AS TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIA E OS NOVOS COMPORTAMENTOS - PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

Encontro de Atualização Docente.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2010. (Encontro).

Mídias e Educação.Mídias e Educação. 2010. (Encontro).

Plano de Desenvolvimento Educacional e Projeto Pedagógico Institucional.Plano de Desenvolvimento Educacional e Projeto Pedagógico Institucional. 2010. (Encontro).

Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2010. (Seminário).

Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superi. 2010. (Encontro).

2 Congresso Internacional de Tecnologia Educacional. A internet para estudantes do ensino fundamental. 2009. (Congresso).

41 Seminário de Tecnologia Educacioanal. 2009. (Seminário).

A Pedagogia na Construção de Novos Caminhos.O DESAFIO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: IDENTIFICANDO NOVOS CAMINHOS. 2009. (Seminário).

Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Congresso).

Práticas Avaliativas e Técnicas de Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Educação Superior.PRÁTICAS AVALIATIVAS. 2009. (Seminário).

Praticas Avaliativas na Educação Superior.Praticas Avaliativas na Educação Superior. 2009. (Encontro).

Práticas Avaliativas na Educação Superior.Prátivas avaliativas no contexto da educação superior. 2009. (Encontro).

Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2009. (Seminário).

Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2009. (Seminário).

2 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. Impactos Sociais do Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Educação. 2008. (Congresso).

A Construção do Projeto Pedagógico de Curso na Educação Superior.A Construção do Projeto Pedagógico de Curso na Educação Superior. 2008. (Encontro).

A Construção do Trabalho Coletivo na Educação Superior.A Construção do Trabalho Coletivo na Educação Superior. 2008. (Encontro).

Articulação do PDI PPI PPC: uma prática possível.Articulação do PDI PPI PPC: uma prática possível. 2008. (Encontro).

Atualização de Coordenadores e Docentes.Perspectivas da Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

Bases Paradigmáticas:concepção de conhecimento,ciência e educação.BASES PARADIGMÁTICAS: CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. 2008. (Encontro).

Objetivos Educacionais no Ensino Superior: uma questão de análise.Objetivos Educacionais no Ensino Superior: uma questão de análise. 2008. (Encontro).

O Coordenador como Gestor. 2008. (Seminário).

Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior.Práticas Avaliativas no Contexto da Educação Superior. 2008. (Seminário).

Reflexões sobre a Educação Superior para o Século XXI.Reflexões sobre a Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

Seminário de Atualização Coordenadores e Docentes do Ensino Superior.Perspectivas da Educação Superior para o Século XXI. 2008. (Seminário).

Tecnologia Educacional: políticas e estratégias. 2008. (Seminário).

1 Congresso Internacional de Educação a Distância. 2007. (Congresso).

6 Semana de Ciência e Tecnologia.O que os alunos do ensino fundamental fazem com a Internet. 2007. (Seminário).

Indicadores para a educação do Século XXI.Indicadores para a educação do Século XXI: dilemas e desafios. 2007. (Seminário).

Avaliação, tecnologia e ação: como mudar a educação.Avaliação, tecnologia e ação: como mudar a educação. 2006. (Seminário).

I Seminário de Educação da Universidade Veiga de Almeida.I Seminário de Educação da Universidade Veiga de Almeida. 2006. (Seminário).

A Educação do Futuro e o Futuro da Educação. 2005. (Seminário).

As tecnologias e a formação do professor.As tecnologias e a formação do professor. 2005. (Seminário).

As Tecnologias e a Formação do Professor. 33 Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2005. (Congresso).

Avaliação Institucional.Avaliação Institucional. 2005. (Seminário).

Refletindo a Administração.Refletindo a Administração. 2005. (Seminário).

Seminário sobre educação de jovens e adultos.O analfabetismo no Brasil. 2005. (Seminário).

XI Encontro Educação em Engenharia Penedo - RJ. A Ética na Formação dos Engenheiros. 2005. (Congresso).

A Reforma Universitária em Debate. 2004. (Seminário).

Congresso Internacional Educação, Lenguage y Sociedad. O Apoio On-line às aulas presenciais no curso de formação de professores: análise de uma experiência. 2004. (Congresso).

Educação a Distância aplicada a área de Engenharia.educação a Distância mediada por cpomputador(EDMC): uma proosta pedagógica de Inglês Instrumental aplicada a Área de Engenharia. 2004. (Outra).

X Encontro Educação em Engenharia.X Encontro Educação em Engenharia. 2004. (Encontro).

Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2003. (Outra).

COINFE. Educação a Distância mediada por computador: novas tecnologias, novos desafios. 2003. (Congresso).

Educação a distância.Estratégia e Tomada de Decisão para a educação a distância. 2003. (Seminário).

Educação a Distância. 2003. (Outra).

Educação a Distância; há limites?. 2003. (Congresso).

Educação Corporativa. 2003. (Outra).

Seminário Brasileiro de Educação a Distância. 2003. (Seminário).

Educação a Distância. 2002. (Outra).

Novas regulamentaçõespara a Formação de Professores da Educação Básica. 2002. (Seminário).

Encontro sobre Legislação e Procedimentos Junto à SESU/MEC. 2001. (Encontro).

1 Seminário de Estudos Aplicados do Conselho Estadual do Estado Rio de Janeiro - CEE - RJ. 1999. (Seminário).

Seminário: Tecnologia, Interatividadee Educação. 1998. (Congresso).

Seminário: América Latina: alternativas pedagógicas para o 3 Milênio. 1991. (Congresso).

Encontro - Avaliação Educacional em Questão. 1990. (Congresso).

Encontro Estadual de Profissionais de Educação Básica, Pré-Escolar e Alfabetização. 1990. (Congresso).

Atualização em Formação do Educador e o Ensino de Alunos com Distorção Idade/Série. 1989. (Congresso).

Seminário:. 1989. (Congresso).

I Encontro entre Mestrado e Educação e escola Básica. I Encontro entre Mestrado e Educação e Escola Básica. 1988. (Congresso).

Atualização em Organização Gestão e o Trabalho na escola Pública. 1987. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Nathália de Almeida Lopes

LOPES, N. A.;BARBOSA; NUNES, G. S. Q.;BARBOSA, L. M.BARBOSA, L. M.. O ensino de Língua inglesa em turmas do projeto EMEJA; análise e questionamentoss. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação Lato Sensu em Ensinode Língua Estra) - Centro de Educação Tecnológica.

Aluno: Juliana Moreira da Silva

BARBOSA, L. M.; BARBOSA, V.; PORTES, L.. Construindo a disciplina no cotidiano das sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Júlio Cézar Lobo Braga

BARBOSA, L. M.. Liderança nas oOganizações. 2005 - Universidade Veiga de Almeida.

BARBOSA, L. M.. VI Semana de Iniciação Científica. 2009.

Orientou

Renata Ardions Lopez

Mídia, Violência e Imaginário: Prática e Observação Pedagógica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Paulo Cesar Chavão

Análise da Proposta de Aumento de Escolaridade e de Incentivo a Leitura e sua Contribuição para a Formação da Cidadania dos Trabalhadores da Indústria Metalurgicas X; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Liliana Oliveto Reiff

A avaliação de desempenho na questão da sustentabilidade da qualidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Luciana Chagas

Avliação Institucional: em busca da qualidade acadêmica no ensino superior; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Marlene Araujo da Silva

Gestão Escolar e a interface com a avaliação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundament) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Daniel Oscar Racero

Universidade corporativa: uma experiência em FURNAS; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Luís Otávio

Universidade Corporativa: a experiência desenvolvida na VARIG; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Empresarial) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Lucia Martins Barbosa;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA ; BARBOSA, L. M. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO TUTOR. Tecnologia Educacional , v. 206, p. 60-68, 2015.

  • BARBOSA, L. M. ; Denise Melo ; PORTES, L. . Disciplinas Virtuais uma experiência em construção. Tecnologia Educacional , v. 200, p. 63-68, 2013.

  • BARBOSA, L. M. ; Miranda, Mônica . Os Novos desafios da sociedade contemporânea: utilização e prática de ferramentas tecnológicas na sala de aila. Tecnologia Educacional , v. 203, p. 31-37, 2013.

  • BARBOSA, L. M. . A Representação Social de Professor sob o Ponto de Vista do Aluno: Um estudo Introdutório. Tecnologia Educacional , Distrito Federal Brasilia, v. 159160, p. 107-117, 2003.

  • BARBOSA, L. M. . A representação social do professor sob o ponto de vista do aluno. Revista @prender virtual, Caderno ABMES, 2003.

Outras produções

BARBOSA, L. M. . Projeto do curso de Design de Joias. 2011.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Serviço Social. 2009.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. 2009.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Design Gráfico. 2009.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Gestão Ambiental. 2009.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Adminstração. 2008.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia. 2008.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Odontologia. 2008.

BARBOSA, L. M. . Curso Tecnológico de Design de Produtos -Jóias. 2007.

BARBOSA, L. M. . Projeto pedagógico do curso de Processos Gerenciais de Petróleo e Gás. 2007.

BARBOSA, L. M. . Curso Tecnológico de Gestão Imobiliária. 2007.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2007.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico de Enfermagem. 2007.

BARBOSA, L. M. . Projeto Pedagógico do curso de Odontologia. 2007.

BARBOSA, L. M. . Projeto político Pedagógico dos cursos de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida. 2005.

BARBOSA, L. M. . Projeto da Educaçào Profissional do Estado do Riode Janeiro. 1997.

BARBOSA, L. M. . Projeto das Escolas Técnicas do Estado do Rio de Janeiro. 1996.

BARBOSA, L. M. . Tecnologia e Sustentabilidade em Debate. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, L. M. . A Internet na formação da criança. 2008.

BARBOSA, L. M. . Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil. 2005 (Palestra) .

BARBOSA, L. M. . Reflexões sobre Adminstração. 2005 (Palestra) .

BARBOSA, L. M. . Refletindo a Nossa Prática. 2003 (Encontro de orientadores de Aprendizagem a distância da Secretaria de Estado de Educação) .

BARBOSA, L. M. . Educação,Tecnologia e Trabalho. 1998 (Encontro) .

BARBOSA, L. M. . Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 1998 (Seminário) .

BARBOSA, L. M. . Inclusão social. 1998 (Encontro Estadual de Assistentes Sociais do Rio de Janeiro) .

BARBOSA, L. M. . Perspectivas atuais do Mundo do Trabalho. 1998 (Fórum de Educação) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Interação com Ambientes Virtuais de Aprendizaggem, Descrição: Interação da aprendizagem no ensino a distância. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador / BARBOSA, Lúcia martins - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Avaliação Institucional: em busca da qualidade acadêmical, Descrição: Análise a importância da avaliação institucional para a melhoria da qualidade acadêmcia dos cursos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    O que os estudantes do ensino fundamental fazem com a internet, Descrição: O projeto visa investigar o comportamento dos estudantes do ensino fundamental quando estão conectados com a internet. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    O apoio on-nline às aulas presenciais no curso de formação de professores: análise de um a experiência, Descrição: Apresentação de algumas reflexões sobre o apoio on-line na disciplina Informática Educativa do curso de pós-graduação lato sensu de formação de professores, utilizando como referencial a percepção do aluno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    A Representação Social de Professor sob o Ponto de vista do Aluno: um estudo introdutório, Descrição: Estudo das Novas tecnologias em Educação a partir de indagações sobre questõesapresentadas do percurso no magistério, como por exemplo, o comportamento do professor. Estudo do pensamento do aluno de licenciatura à luz da teoria das representações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Educação a distância mediada por computador: novas tecnologias, novos desafios, Descrição: Estudo do papel fundamental da EAD e do novos ambientes de aprendizagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2001 - 2002

    Educação a distãncia medicada por computador: uma proposta pedagógica de Inglês instrumental aplicada à Engenharia, Descrição: Demonstrar que a utilização de novas tecnologias permite ao aluno criar o seu próprio roteiro de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades, interesse, possibilidades e limitações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2001 - 2002

    Estratégias para a introdução de disciplina on-line no curso de Engenharia, Descrição: Apresente uma experiência de educação a distância nos cursos de Engenharia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Educação a distância mediada por computador aplicada à Engenharia, Descrição: O projeto visa demonstrar que a EAD é perfeitamente aplicável ao curso de Engenharia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    A educação em ciência e tecnologia, a partir de uma perspectiva de gênero, Descrição: O presente projeto visa pesquisar a contrução de um novo olhar sobre o trabalho das mulheres. Na realidade a mulher está distante de ocupar o espaço que lhe é devido, face às questões ligadas ao desenvolvimento do processo histórico cultural do país e ao imaginário social em relação ao trabalho destinado às mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucia Martins Barbosa - Coordenador.

Prêmios

2011

Medalha do Mérito ABT, Associação Brasileira de Tecnologia.

1998

Medalha Felisberto de Carvalho, Câmara Municipal de Niterói-RJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Veiga de Almeida, Empresa Privada, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes. , Rua Ibituruna nº 108, Maracanã, 22421-020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25748800, Ramal: 228, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Funcionária Pública, Enquadramento Funcional: Professor docente

2000 - 2001

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 10

2000 - Atual

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do Centro de Ciências Humanas, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2000

    Direção e administração, Empresa, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Vice Diretora do Departamento de Ciências Letras e Artes.

  • 02/2000

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

1999 - 2000

Conselho Estadual de Educação

Vínculo: Coordenadora da Câmara de Ensi, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise de processos ligados à Educaçào Superior

1998 - 1998

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Vínculo: Subsecretária de Estado de Ciê, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1998 - 12/1999

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.

1997 - 1998

Fundação de Apoio à Escola Técnica

Vínculo: Diretora de Programas Especiai, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela implentatação e acompanhamento dos Cursos Técnicos

Atividades

  • 01/1997 - 12/1998

    Direção e administração, Secretaria de Ciência e Tecnologia, .,Cargo ou função, Diretora de Programa Especiais.

1992 - 1995

Secretaria Extraordinária de Programas Especiais

Vínculo: Professora Estadual, Enquadramento Funcional: Porfessor II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de Treinamanto de Diretores e Orientadores Pedagógicos do CIEP

Atividades

  • 03/1992 - 12/1995

    Direção e administração, Diretoria Pedagógica, .,Cargo ou função, Diretora de treinamento.

1985 - 1987

Núcleo de Educação e Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Implementadora do Ensino Supletivo

Atividades

  • 01/1985

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Implementadora da Educação de Jovens e Adultos.

1982 - Atual

Secretaria de Estado de Educação RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2001

    Direção e administração, Subsecretaria de Estado de Educação Rj, .,Cargo ou função, assessora do subsecretário de educasção.

  • 01/1992

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Coordenadora da Assessoria de Treinamento.

1967 - 1991

Colégio Estadual Hilário Ribeiro

Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/1967 - 12/1991

    Direção e administração, Secretaria de Estado de Educação, .,Cargo ou função, Diretora.

2010 - Atual

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20