Zoraide Portela Silva

Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Mestre Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Habilitação em Português e Lit. da L. Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professora Assistente no Departamento de Ciências Humanas-DCH/VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde 1995, tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas em Língua Portuguesa, especialmente a brasileira e a africana. Pesquisadora na área de literaturas africanas de língua portuguesa com ênfase em Angola, orienta-se pelas linhas de pesquisa: Literatura Comparada, literatura e sociedade; literatura e ensino (com consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08). Atualmente privilegia enfoques críticos sobre o comparativismo entre Angola e Moçambique (Séculos XX e XXI); Relações entre Cultura e Literatura afro-brasileira; relações entre memória e guerra; escrita, identidade e alteridade.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: José Luandino Vieira: Memórias e Guerras entrelaçadas com a escrita
Rita de Cássia Natal Chaves. Bolsista do(a): Programa de Ajuda de Custo - UNEB, PAC - UNEB, Brasil. Palavras-chave: Luandino Vieira; Literatura de Lingua Portuguesa; Memórias; Guerras; Escrita.

Mestrado em Estudos Literários

2002 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A poesia quilombola de José Carlos Limeira,Ano de Obtenção: 2005
Eduardo de Assis Duarte.Bolsista do(a): Programa de Ajuda de Custo - UNEB, PAC - UNEB, Brasil. Palavras-chave: afro-brasileiros; Alteridade; identidade cultural; José Carlos Limeira; Literatura afro-brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Alfabetização

1994 - 1995

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

1988 - 1993

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Introdução aos Estudos da Memória: teorias .... (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Literaturas africanas de expressão portuguesa. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2001 - 2001

A hora e a vez da autoria feminina: de Clarice.... , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Travessias morenas: análise do discurso vieirino. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em A Pesquisa em História Antiga e Medieval.... , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

1996 - 1996

Capacitação para Professores de Magistério.... , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

1996 - 1996

Literatura Brasileira. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MEIRA, E. G. ; ALVES, P. C. R. ; SILVA, Z. P. . V Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas e III Semana de Letras Língua Inglesa e Literaturas: Letras (en)cena: diálogos e sujeitos contemporâneos. 2018. (Outro).

SILVA, ZORAIDE PORTELA . IV SIEP - Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa. 2017. (Outro).

SILVA, Z. P. . III ENCONAR ? Encontro de Áreas. 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3ª Feira Literária de Mucugê - Fligê. Mesa de Apresentação da Revista Olympio e do Escritor Maurício Meirelles. 2018. (Feira).

Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2018. (Outra).

Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Apartheid Literário: a questão do cânone brasileiro. 2018. (Outra).

Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Guerra de libertação e suas contradições representadas por Luandino Vieira em O Livro dos Rios e o Livro dos Guerrilheiros. 2018. (Outra).

VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - VI SEEL.O Entrelaçamento da memória e da História em 'Bom dia camaradas' de Ondjaki. 2018. (Seminário).

V Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas e III Semana de Letras Língua Inglesa e Literaturas: Letras (en)cena: diálogos e sujeitos contemporâneos.Coordenadora do GT 12: Literatura e história na produção de linguagem das minorias. 2018. (Outra).

V Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas e III Semana de Letras Língua Inglesa e Literaturas: Letras (en)cena: diálogos e sujeitos contemporâneos.Membro da Comissão Científica. 2018. (Outra).

X COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisador@s Negr@s. Conceição Evaristo: a intelectual negra e suas escolhas. 2018. (Congresso).

X COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisador@s Negr@s. 2018. (Congresso).

Feira Literária de Mucugê - Fligê.Bahia em estado feminino de escrita. 2017. (Outra).

Forum das Licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 2017. (Outra).

II Jornada de Teoria Literária e Estudos Africanos. 2017. (Outra).

II Seminário Rasuras: Rasuras Epistêmicas das (Est)éticas Negras contemporâneas.Áfricas, Diásporas e (Est)éticas Negras. 2017. (Seminário).

Seminário A Literatura e o Natal. 2017. (Seminário).

XVII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.JOSÉ LUANDINO VIEIRA: MEMÓRIA E GUERRAS ENTRELAÇADAS COM A ESCRITA. 2017. (Encontro).

II Encontro do Comitê Local do PROLER/UNEB e III Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Literatura - LEPALL.Literatura e Diversidade: textualidade de minorias e formação leitora. 2016. (Outra).

II Encontro do Comitê Local do PROLER/UNEB e III Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Literatura - LEPALL.Literatura, voz e criação poética. 2016. (Outra).

III Encontro do Comitê Local do PROLER/UNEB e III Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização ,Leitura e Literatura - LEPALL. 2016. (Encontro).

IV Seminário Leituras de Africa e I Leiturinhas: Educação e Diversidade Étnico-Racial.Literatura negra, de autoria feminina, feminismo: tensões desconstruções e diálogos. 2016. (Simpósio).

II Sinbaianidade Simpósio Internacional de Baianidade II CILLAA Congresso Internacional de Línguas e e Literaturas Africanas e Afro-brasileiras. José Carlos Limeira: Por Uma Poética Da Diferença. 2015. (Congresso).

II Sinbaianidade Simpósio Internacional de Baianidade II CILLAA Congresso Internacional de Línguas e e Literaturas Africanas e Afro-brasileiras. José Carlos Limeira: Por Uma Poética Da Diferença. 2015. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas. 40 Anos de Independência: Literatura e Resistência em Angola e Moçambique. 2015. (Congresso).

IV Simpósio de História Regional e Local XVII Semana da Consciência Negra. Luandino Vieira: 50 anos de LUANDA. 2015. (Congresso).

XI XI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. A REINVENÇÃOLINGUÍSTICA NA ESCRITA DE LUANDINO VIEIRA. 2015. (Congresso).

III Leituras de África: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas e V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité.Roda de Conversa com escritores/lançamento de livros. 2014. (Encontro).

IV Semana de Letras/ Língua Portuguesa-(Inter) Ação: as linguagens na teoria e na prática docente.Literatura Angolana. 2014. (Oficina).

IV Semana de Letras/ Língua Portuguesa-(Inter) Ação: as linguagens na teoria e na prática docente.Literatura Angolana: memorias e guerras. 2014. (Outra).

Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado: História, Literatura e Cultura.José Luandino Vieira: Memórias e Guerras entrelaçadas com a escrita. 2012. (Outra).

II Colóquio Áfricas, Literatura e Contemporaneidade. 2012. (Outra).

XII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.Memória, escrita, esquecimento: a narrativa contemporânea de José Luandino Vieira. 2012. (Encontro).

I Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade. 2011. (Outra).

III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana: Linguagens, Leitura e Literatura.Literatura Angolana Contemporânea: José Luandino Vieira. 2011. (Encontro).

III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana: Linguagens, Leitura e Literatura.A Produção Literária Contemporânea na Bahia: poesia e ficção sobre o olhar da crítica. 2011. (Encontro).

XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Luandno Vieira: memória, escrita, esquecimento. 2011. (Congresso).

XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. 2011. (Congresso).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa.Luandino Vieira: nos labirintos da memória/esquecimento ou o duplo banho no mesmo rio. 2010. (Encontro).

I Etapa do I Seminário Internacional Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História.Luandino Vieira: nos labirintos da memória. 2009. (Seminário).

I Etapa do I Seminário Internacional Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História. 2009. (Seminário).

I Etapa do I Seminário Internacional Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História.Coordenadora da Mesa de Comunicação História e Cultura de África. 2009. (Seminário).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.Membro da Comissão Científica. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.Coordenadora do Simpósio Temático História: saberes e práticas. 2008. (Encontro).

IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.Por uma poética da diferença: a escrita quilombola de José Carlos Limeira. 2008. (Encontro).

III Encontro de Professores de Literaturas Africanas: pensando África: crítica, ensino e pesquisa.Bom dia camarads, de Ondjaki: memória e identidades. 2007. (Encontro).

II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora. 2006. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - COPENE. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - COPENE. Itinerário de Quilombo: imaginação e lembrança. 2006. (Congresso).

2º Colóquio NEIA: Literatura e Identidades. 2005. (Outra).

I Encontro de História e Cultura. 2005. (Encontro).

1ª Semana de Letras - Letras da Bahia: falares em verso e prosa. 2004. (Outra).

Seminário Interdisciplinar Graciliano Ramos: Memórias, Vidas e Histórias. 2004. (Seminário).

X Seminário Nacional e I Internacional Mulher e Literatura: Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora.Traços de uma poética: mulheres negras na produção do escritor Afro-Brasileiro José Carlos Limeira. 2003. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Estudos Africanos. 2002. (Simpósio).

Simpósio Internacional Tempo: História e Literatura. 2002. (Simpósio).

Simpósio Internacional Tempo: História e Literatura.Literatura afro-brasileira: Memórias, história e ficção na escrita de José Carlos Limeira. 2002. (Simpósio).

VIII Congresso Internacional ABRALIC. 2002. (Congresso).

I Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.Literatura, história e memória: Graciliano Ramos. 2001. (Seminário).

IX Seminário Nacional Mulher & Literatura.Sinha Vitória e Madalena: A construção das personagens femininas no discurso enunciador de Graciliano Ramos. 2001. (Seminário).

Terras & Gentes - VII Congresso ABRALIC. 2000. (Congresso).

V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários da UEFS. 2000. (Congresso).

I Simpósio de História Antiga e Medieval. 1997. (Simpósio).

I Seminário de Linguística: Por uma classe lexical zero. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Josiane Souza Pires

MAGALHAES, L. O.; PEREIRA, R. C. M.;SILVA, ZORAIDE PORTELA. ENTRELAÇAMENTO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA EM TERRA SONÂMBULA E A VARANDA DO FRANGIPANI, DE MIA COUTO. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ana Maria Rocha Soares

DIAS, M. R. S.;SILVA, Z. P.; ANDRADE, M. G. F.. De como a vida é para ser lida: o linguístico e o poético na construção do universo em Tutameia. 2017. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ana Maria Rocha Soares

SILVA, ZORAIDE PORTELA. (Des)enveredando os itinerários da linguagem nos caminhos e paragens de Tutameia. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens ? PPGCE) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Magna Maria Silva Santos

SILVA, Z. P.. Espaço e Linguagem na representação do Nordeste em 'Vidas Secas'. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ângela de Almeida Carvalho

SILVA, Z. P.. Por uma Pedagogia da Diferença: cartografando a diversidade em 'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá'. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia Leite Santos

SILVA, Z. P.. A Construção humana representada através dos Contos de Machado de Assis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rose Pereira dos Santos

SILVA, ZORAIDE PORTELA. A Construção do peril feminino sob o discurso do narrador da Obra 'Triste Fim de Policarpo Quaresma'. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thaiane Araujo Silva

SILVA, Z. P.. Literatura Infanto-Juvenil e Afro-Brasileira: as representações de uma nação plural. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eliete Freitas da Rocha

SILVA, Z. P.. Desafios para construção do Projeto Político Pedagógico participativo na escola quilombola Egídio de Brito Gondim. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Taiara Pereira Oliveira Lessa

SILVA, ZORAIDE PORTELA. Estereótipos e Beleza e Feiúra no conto infantil A Bela e Fera.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Mariele Rodrigues Guimarães

SILVA, ZORAIDE PORTELA. A Roda e o Jogo: corpo, identidade e memória na capoeira do Mestre Gato.. 2018.

Aluno: Graciela dos Santos Benevides

SILVA, ZORAIDE PORTELA. Representação da mulher em ? O Quinze?, de Raquel de Queiroz. 2018.

Aluno: Cidalva da Silva Souza

SILVA, ZORAIDE PORTELA. Felicidade não tem cor ? Reflexões sobre protagonismo e coadjuvância do negro, na escola racista de sempre.. 2018.

Aluno: Joelma de Jesus Santos

SILVA, ZORAIDE PORTELA. A História Estereotipada do Negro nas Escolas: uma análise a partir do livro a Cor da Ternura.. 2018.

Aluno: Eliane Neves Cotrim

SILVA, ZORAIDE PORTELA; BRITO, R. S.; RAMOS, R. T.; NOGUEIRA, M. L. P. S.. "Maria(as): entre a serpente e a estrela". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Carolina Silva Soares

SILVA, Z. P.; BRITO, R. S.; BASTOS, L.. .Historicidade do Terno de Reis no Município de Caculé: Resistência e Identidade Cultural .. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Grete Conceicao Lina dos Santos

SILVA, Z. P.. Discurso de resistência no samba : um grito por liberdade e reafirmação de identidade em Bezerra da Silva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elisandra Figueiredo Rocha

SILVA, Z. P.; MAGALHAES, R. A.; RAMOS, R. T.. REPRESENTAÇÃO DE MITOS BRASILEIROS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL DE MONTEIRO LOBATO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tamara da Silva Almeida

SILVA, ZORAIDE PORTELA. A representação da mulher mulata na obra literária Gabriela, cravo e canela de Jorge Amado.?. 2018.

Aluno: Cristiane Moreira Neves Dias

SILVA, Z. P.. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA, UM TROVADOR CONTEMPORÂNEO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Paula Cotrim Borges

SILVA, Z. P.. TRAVESSIA POÉTICA: De Bovary à Luisinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, ZORAIDE PORTELA; FONSECA, H. J.. Banca de Promoção de Carreira de Alexandre Galvão Carvalho. 2018. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Z. P.. Banca de Seleção de alunos regulares do curso de Pós-Graduação lato sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Banca de Avaliação da Selação Discente da Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Banca de Promoção de carreira do professor Claudinor Alves da Silva. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Z. P.. Banca de Promoção da carreira da professora Edna Furukawa Pimentel. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Literatura Brasileira. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Teoria da Literatura. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Literatura Brasileira. 1999. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Literatura Portuguesa no período de 6 a 8 de março. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Literatura Brasileira. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto para a matéria Literatura Portuguesa no período de 24 a 25 de abril. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, Z. P.. Seleção Pública para Professor Substituto da matéria Laboratório de Expressão Oral. 1996. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rita Aparecida Coêlho Santos

MATOS, WILSON R; MACEDO, TANIA; VECCHIA, R.; MORAIS, ANITA;SANTOS, Rita. A. C.. José Luandino Vieire, memória e guerras entrelaçadas com a escrita. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Tânia Celestino de macedo

CHAVES, Rita de Cássia NatalMACEDO, T. C.; MATTOS, W. R.; MORAES, A.; VECCHIA, Rejane. José Luandino Vieira. Memórias e guerras entrelaçadas com a escrita. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

MARCOS ANTONIO ALEXANDRE

ALEXANDRE, M. A.; DUARTE, E. A.; SOUZA, F. S.; FONSECA, M. N. S.. A poesia quilombola de José Carlos Limeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rejane Vecchia da Rocha e Silva

Silva, R.V.R.; CHAVES, R. C. N.; MORAES, A. M. R.; MACEDO, T. C.; MATTOS, W. R.. José Luandino Vieira. Memórias e guerras entrelaçadas com a escrita.. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. A poesia quilombola de José Carlos Limeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Florentina da Silva Souza

SOUZA, F. S.; Eduardo Assis Duarte. A poesia quilombola de José Carlos Limeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Anita Martins Rodrigues de Moraes

MORAES, A. M. R.; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania. JOSÉ LUANDINO VIEIRA: MEMÓRIAS E GUERRAS ENTRELAÇADAS COM A ESCRITA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Rita de Cassia Natal Chaves

CHAVES, R.; VECCHIA, R.; MACÊDO, Tania Celestino de; MORAES, A. M.; MATOS, W.. José Luandino Vieira: memória. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gislaine Cardoso Nobre

A (RE) construção da identidade e da memória em Terra Sonâmbula de Mia Couto; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Fernanda Barbosa da Silva

Violência contra as mulheres em insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Débora Castro Alves

Entre ficção e história: relações de espaço, memória e identidade em Bom dia Camaradas e os Transparentes de Ondjaki; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Josiane Souza Pires

Identidade e Memória em Terra Sonâmbula, de Mia Couto; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Diversidade Étinico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Adriana Souza Caxias Borges

A cor da ternura: um olhar reflexivo a partir da literatura brasileira; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Leila Miranda Pereira

A figura feminina na expressão de Vínicius de Moraes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Faculdade de Guanambi; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Daiane Nunes Dias

A função social da literatura: análise da representação em contos machadianos; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Luciana Rodrigues santos

CLARICE LISPECTOR: UMA POSSÍVEL RESPOSTA À CRÍTICA EM A HORA DA ESTRELA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Eliane Alves Moreira

CLARICE LISPECTOR: UMA POSSÍVEL RESPOSTA À CRÍTICA EM A HORA DA ESTRELA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Noélia Alves da Silva

CLARICE LISPECTOR: UMA POSSÍVEL RESPOSTA À CRÍTICA EM A HORA DA ESTRELA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Luciana Rodrigues santos

Clarice Lispector: uma reposta à crítica em A Hora da Estrela; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Eliane Alves Moreira

A metalinguagem no romance Água Viva de Clarice Lispector; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Noélia Alves da Silva

A representação da velhice na literatura: um estudo das narrativas Feliz aniversário de Clarice Lispector e Noventa e três de Mia Couto; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Angela Novais Ferreira / Daniel Rocha Cordeiro

A utilização da Literatura infantil pelos professores nas séries iniciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Maria Helena Oliveira/ Simone da Silva Barbosa

Dificuldades da produção textual nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Jéssica Neves Silva

?O ALIENISTA? de Machado de Assis em quadrinhos: o desenho do medo e a formação do gosto pela leitura; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Anderson Públio Braga

?Uns Braços? de Machado de Assis em quadrinhos: traços e cores formando o gosto pela leitura literária na contemporaneidade; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Elexandro Rodrigues Xavier

?Dom Casmurro?, de Machado de Assis, em quadrinhos: duas adaptações e seus diferentes públicos; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Débora Castro Alves

Luandino Vieira: Cartas da Prisão, correspondências de liberdade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Alana Rodrigues Teixeira

Luandino Vieira: Apontamentos Do Cárcere (1962-1971); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Thais Cindy Santos Ferreira

A Liberdade da Linguagem: Diário do Cárcere de Luandino Vieira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

PAULA IVONY LARANJEIRA DE SOUZA

Memórias do cativeiro: vivência e resistência da mulher negra; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Maria Lúcia de Jesus Barbosa

Cadernos Negros: espaço e representação da mulher negra na literatura afro-brasileira; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Zoraide Portela Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo de Assis Duarte

A poesia quilombola de José Carlos Limeira; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Eduardo de Assis Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Z. P. . A poética de José Carlos Limeira: a herança do sagrado. Fólio - Revista de Letras , v. 10, p. 313-328, 2019.

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Guerra colonial e independência de Angola: O fim da guerra não é o fim da guerra. REVISTA TRANSVERSOS , v. 7, p. 154-184, 2016.

  • SILVA, Z. P. . Escrita e Infância nas Estórias de Luandino Vieira: Uma Leitura de Luuanda. Politeia: História e Sociedade , v. v. 13, p. 133-152, 2013.

  • SILVA, Z. P. ; SILVA, J. A. J. (Org.) ; SOUZA, E. M. F. (Org.) . O DEVIR NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA / LETRAMENTOS: ACADÊMICO, DO PROFESSOR, CIENTÍFICO. 2. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2018. v. 10. 724p .

  • SILVA, Z. P. . Quilombos da memória: poesia e resistência em José Carlos Limeira. In: SILVA, J. A. J.. (Org.). Contemporaneidades periféricas. 1ed.Salvador - BA: Segundo Selo, 2018, v. único, p. 229-250.

  • SILVA, Z. P. . Por uma poética da diferença: a escrita quilombola de José Carlos Limeira. In: FERREIRA, Elio: MENDES, Algemira de Macedo. (Org.). Literatura Afrodescendente: memória e construçao de identidades. São Paulo: Quilombhoje, 2011, v. 01, p. 203-214.

  • SILVA, Z. P. . DO VERDE DE OXÓSSI AO OURO DE OXUM:O RITUAL RELIGIOSO NA POÉTICA DE JOSÉ CARLOS LIMEIRA. In: ALEXANDRE, M. A. (Org.). Representações Performáticas Brasileiras: Teorias, Práticas e suas Interfaces. Belo Horizonte: Maza Edições, 2007, v. 01, p. -220.

  • SILVA, Z. P. . Guerra colonial e independência de Angola: O fim da guerra não é o fim da guerra. Transversos: Revista de História, 03 set. 2016.

  • SILVA, Z. P. . A REINVENÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCRITA DE LUANDINO VIEIRA. In: XI Colóquio do Museu Pedagógico, 2015, Vitória da Conquista - Bahia. XI COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2015.

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Escrita e infância nas estórias de Luandino Vieira: uma leitura de Luuanda. In: Politeia: História e Sociedade, 2015, Vitória da Conquista - Bahia. Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista. Vitória da Conquista - Bahia: Edições Uesb, 2015. v. 13. p. 133-152.

  • SILVA, Z. P. . Por uma poética da diferença: a escrita quilombola de José Carlos Limeira. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interações, Convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008.

  • SILVA, Z. P. . Ao som do Lê, do Rumpi e do Rum: Gaiacu Luiza, satu e Benzinha. In: X Congresso Internacional da ABRALIC-O local, O regional, O nacional, O inter-nacional, O planetário- lugares dos discursos literários e culturais, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos, 2006.

  • SILVA, Z. P. . traços de uma poética: mulhers negras na produção do escritor afro-brasileiro José Carlos Limeira. In: I Seminário Internacional Mulher & Literatura, 2003, João Pessoa, PB. Anais do I Seminário Internacional Mulher & Literatura. João Pessoa, PB: UFPB, 2003.

  • SILVA, Z. P. . Sinha Vitória e Madalena: A construção das personagens femininas no discurso enunciador de Graciliano Ramos. In: IX Seminário Nacional Mulher & Literatura, 2001, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional Mulher & Literatura, 2001.

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . A REINVENÇÃOLINGUÍSTICA NA ESCRITA DE LUANDINO VIEIRA. In: XI COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2015, Vitória da Conquista - BAHIA. XI COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO. v. 11. p. 3029-3040.

  • SILVA, Z. P. . A escrita quilombola de José Carlos Limeira. In: IV Encontro Estadual de História ANPUH/BA, 2008, Vitória da Conquista. História: sujeitos, saberes e práticas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008. v. I. p. 11-282.

  • SILVA, Z. P. . Bom Dia Camaradas, de Ondjaki: memória, identidades e prazer do texto. In: XXI Encontro da ABRAPLIP- Revoluçoes, Diásporas e Identidades, 2007, São Paulo. XXI Encontro da ABRAPLIP- Revoluçoes, Diásporas e Identidades. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. v. I. p. 171-171.

  • SILVA, Z. P. . Ao som do Lê, do Rumpi e do Rum: Gaiacu Luiza, Satu e Benzinha. In: X Cogresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. lugares do discurso- ABRALIC 2006. Rio de Janeiro: livro de resumos-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

  • SILVA, Z. P. . Itinerário de Quilombos: imaginação e lembrança. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros- ABPN, 2006, Salvador. Caderno de Resumos - Brasil Negro e suas Africanidades:Produção e Transmissão de Conhecimentos. Salvador-Bahia: Editora da UNEB, 2006.

  • SILVA, Z. P. . Traços de uma poética: mulheres negras na produção do escritor Afro-Brasileiro José Carlos Limeira. In: X Seminário Nacional Mulher e Literatura.I Seminário Internacional Mulher e Literatura., 2003, João Pessoa- Paraíba. ? X Seminário Nacional Mulher e Literatura., 2003.

  • SILVA, Z. P. . Literatura afro-brasileira: Memórias, história e ficção na escrita de José Carlos Limeira. In: Simpósio Internacional Tempo-História e Literatura, 2002, Feira de Santana - Ba. Seminário Internacional Tempo - História e Literatura: Resumos. Feira de Santana, Ba: UEFS, 2002.

  • SILVA, Z. P. . Literatura afro-brasileira: Memórias, história e ficção na escrita de José Carlos Limeira. In: Seminário Internacional Tempo ? História e Literatura., 2002, Feira de Santana- Bahia. Seminário Internacional Tempo ? História e Literatura., 2002.

  • SILVA, Z. P. . Conceição Evaristo: a intelectual negra e suas escolhas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Conceição Evaristo: poesia e resistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. S. B. ; SILVA, Z. P. . Apartheid Literário: a questão do cânone brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Z. P. . Guerra de libertação e suas contradições representadas por Luandino Vieira em O Livro dos Rios e o Livro dos Guerrilheiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA ; RIBEIRO, M. F. . ÁFRICAS, DIÁSPORAS E (EST)ÉTICAS NEGRAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . A produção (est)éticas na literatura negra no Brasil: diálogos e tensões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Marcas do feminino na Afrografia de Evaristo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . O Menino no sapatinho - Mia Couto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Conceição Evaristo: palavra e resistência.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Dialogando sobre as Influências Africanas e Indígenas na Língua Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Palestrante na III Leituras de África: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas e V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . José Luandino Vieira: Memórias e Guerras entrelaçadas com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Memória, escrita, esquecimento: a narrativa contemporânea de José Luandino Vieira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, ZORAIDE PORTELA . Tecendo a vida das bordadeiras: uma leitura da canção 'A linha e o linho'.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Literatura Angolana Contemporânea: José Luandino Vieira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Luandino Vieira: memória, escrita, esquecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Luandino Vieira: nos labirintos da memória/esquecimento ou o duplo banho no mesmo rio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Luandino Vieira: nos labirintos da memória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . A Narrativa Afro-Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Por uma poética da diferença: a escrita quilombola de José Carlos Limeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Por uma poética da diferença: a escrita quilombola como lugar da memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Bom Dia Camaradas, de Ondjaki: memória, identidade e prazer do texto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Relações Raciais e Literaturas (Representação do Negro na Sociedade). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Itinerário de Quilombos: imaginação e lembrança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Literatura em movimento: vozes negras brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Z. P. . Traços de uma poética: mulheres negras na produção do escritor Afro-Brasileiro José Carlos Limeira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Literatura afro-brasileira: Memórias, história e ficção na escrita de José Carlos Limeira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Sinha Vitória e Madalena: A construção das personagens femininas no discurso enunciador de Graciliano Ramos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. . Literatura, história e memória: Graciliano Ramos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Z. P. ; SILVA, J. A. J. . Organização do Dossiê I: O devir negro na Literatura Brasileira da Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista - BA: Edições UESB, 2019 (Organização de obra publicada).

  • SILVA, Z. P. ; SILVA, J. A. J. . O dever negro na Literatura Brasileira. Vitória da Conquista - BA, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, Z. P. . José Luandino Vieira: Memórias e Guerras entrelaçadas com a escrita. São Paulo - SP 2013 (Tese de doutorado).

  • SILVA, Z. P. . A resistência dos quilombos na poesia de José Carlos Limeira 2005 (Crítica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Z. P. . Parecer sobre a produção textual intitulada: Do estado da Língua Portuguesa em textos de A Paladina do Lar: uma descrição preliminar. 2015.

SILVA, Z. P. . Parecer sobre a produção textual intitulada: Mulher, mulheres na UESB: a força de uma inclusão. 2015.

SILVA, Z. P. . Parecer sobre a produção textual intitulada: O medo - elemento de configuração do fantástico na narrativa de Machado de Assis. 2015.

SILVA, Z. P. . Parecer acerca do artigo: Uma análise comparativa de A Hora da Estrela de Clarice Lispector com a Dócil de Fiódo Dostoiévski. 2009.

SILVA, Z. P. . Pensamento negro, intelectuais africanos/as e da Diáspora. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Z. P. . Letras sem margens: diálogos (im)possíveis. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUSA, A. L. S. ; COSTA, C. L. J. ; CARRASCOSA, D. ; MENDES, E. P. ; SILVA, J. A. J. ; SANTOS, L. L. ; FERNANDES, O. F. R. L. ; FONSECA, S. C. ; OLIVEIRA, S. R. ; MUNIZ, T. P. ; BARBOSA, U. C. ; SANTOS, V. S. ; SILVA, Z. P. . Conselho Editorial do Livro: Contemporaneidades periféricas. 2018. (Editoração/Livro).

SILVA, Z. P. . Literatura Angolana Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Z. P. . Teoria Literária: vertentes críticas atuais para o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Língua Portuguesa com Literatura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Z. P. . Literatura afro-brasileira: memórias, história e ficção. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Z. P. . Teoria Literária: vertentes críticas atuais para o Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Guanambi. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Z. P. . A mulher: sob velhos e novos olhares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Z. P. . A Língua Maltratada: como encarar os erros do nosso português ruim. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Luandino Vieira e Ondjaki: memórias e guerras na escrita angolana, Descrição: As Literaturas africanas de Língua Portuguesa, nas últimas décadas do século XX, vem ganhando novos contornos e, a cada dia, reafirma-se a ligação que tentaram apagar, durante anos e anos, setores hegemônicos acadêmicos da nossa sociedade. Apesar disso, no presente, o Brasil vem procurando resgatar/desvendar essa memória das Áfricas que recortam nossa identidade. Sem dúvida, vários pesquisadores tem se dedicado ao ensino e a investigação das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nos programas de graduação e pós graduação nos cursos de Letras em várias partes do Brasil. Chaves (2007, p.11) corrobora com essa proposição , afirmando que eram poucas as instituições que abriam espaço para essa produção, uma vez que ?aprofundar o conhecimento parece nos uma tarefa importante, fundamental para afastar os riscos de se perpetuar o processo de exotização de que o Continente também é vitima?. Perguntamo-nos, então , como trazer para a sociedade acadêmica uma parte da nossa história como pesquisadora de uma matéria (Literatura Angolana) que,felizmente,vem conquistando adeptos pelo país? A nação que nas páginas da atual literatura angolana toma forma é ?um corpo fracturado, dilacerado por ?dissensos?, crise e guerras?, onde se fazem ouvir as várias vozes que compõem a nação angolana, quase quarenta anos depois da independência.Diante dessas inquietações , apresentamos o projeto ?Luandino Vieira e Ondjaki: memórias e guerras na escrita angolana? que tem como fundamento a utilização do termo pós- independência, menos sujeito às vulnerabilidades teóricas e/ou pensadores contrários à crítica eurocêntrica , como (FANON; SAID; BHABHA; APPIAH; SANCHES; 1979 e 1983; 1995; 1998;1997; 2011), os quais , cada um a sua maneira, defendem que o discurso produzido pela instância colonial está impregnado por um processo enunciativo em que o outro é produzido como uma realidade fixa e visível; e do Comparatismo (ABDALA JÚNIOR;2002; 2003), em que a comparação é desprovida de qualquer intenção hierárquica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zoraide Portela Silva - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Afro-identidades: produção de escritores(as) negros na contemporaneidade, Descrição: Divulgação e atribuição de sentidos da produção textual dos afro-brasileiros na região do alto sertão baiano, tornando o acervo disponível para pesquisas em diversas áreas; sobretudo no momento presente, que demanda a inclusão dos estudos afro-brasileiros nos currículos escolares de todo o país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zoraide Portela Silva - Coordenador.

  • 2005 - 2005

    Portal da Literatura Afro-Brasileira: literafro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zoraide Portela Silva - Coordenador / Eduardo de Assis Duarte - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas- Campus VI/Caetité. , Avenida Contorno s/n, São José, 46400-000 - Caetite, BA - Brasil, Telefone: (77) 34542021

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1995 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Portaria nº 0456/1995, de 28 de março de 1995

    Atividades

    • 03/2015

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teóricos do Texto Literário, Literatura e Cultura Afro-Brasileira

    • 01/1995

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura I, Teoria da Literatura II, Teoria da Literatura III, Teoria do Drama

    • 11/2018 - 11/2018

      Ensino, Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II - Século XVIII - Arcadismo

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Produção Literária no Brasil, Estudo da Literatura Africana

    • 02/2014 - 12/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas- Campus VI/Caetité, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial.

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Cultura Afro-Brasileira

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Outras Artes, Literatura e Cultura Afro-Brasileira

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Africana

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Outras Artes, Literatura e Cultura Afro-Brasileira

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teóricos do Texto Literário

    • 01/1997

      Extensão universitária , Departamento VI, .,Atividade de extensão realizada, Projeto "Museu e Cultura Popular". Parceria com Museu Regional de Caetité..

    • 04/1997 - 10/1997

      Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 1992 - 2003

    COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do nível médio e fundamental, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/1992 - 07/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 10/1992 - 07/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 1991 - 1995

    Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1991 - 04/1995

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Regente de classe