Julio Cesar Souza de Oliveira

Possui graduação em Letras (Português e Literaturas de língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-coordenador do Núcleo de Pesquisas em Semiótica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPES/UFRJ), certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É autor de textos para teatro e atua, principalmente, nos seguintes temas: Análise Semiótica do Discurso, Semiótica e Ensino de Leitura, Semiótica e Dramaturgia Contemporânea, Semiótica e Retórica. É docente externo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Juiz de Fora, na disciplina Parlamento, linguagem e texto normativo parlamentar.

Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2004 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fragmentação do período composto na escrita contemporânea do Português Brasileiro
, Ano de obtenção: 2007. Vera Lúcia Paredes Pereira da Silva. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

1989 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O parágrafo em argumentações orais
Orientador: Alzira Verthein Tavares de Macedo
, Ano de Obtenção: 1993.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Formação complementar

2020 - 2020

Condições semióticas do sensível: aprofundamentos da abordagem tensiva. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2020 - 2020

O diálogo entre música e poesia: uma interface semiótica. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2020 - 2020

Curso de formação e aperfeiçoamento em Semiótica. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2018 - 2018

A Semiótica do sensível: a abordagem tensiva. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Argumentação Oral em Audiência (Teoria e Prática). (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2016 - 2016

LIBRAS BÁSICO - Módulo I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Escritura, pintura e significação sensível. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

A tradução intersemiótica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Texto e Discurso. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Enunciação e modalização: uma abordagem semiótica. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; FARIA, Alexandre Graça . GabGil convida Rafael Gallo. 2023. (Outro).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; GOMES, R. S. ; CABRAL, M. . II Jornada de Semiótica da UFRJ. 2019. (Outro).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; GOMES, R. S. ; NASCIMENTO, T. A. M. do . I Jornada de Semiótica da UFRJ. 2012. (Outro).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; CARRIZO, Silvina . I Semana de Letras, XX Semana de Estudos Clássicos, I Colóquio de Linguística e Ensino de Língua. 2008. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Internacional do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ.Simpósio Enunciação e Veridicção. 2020. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Keylla Cristiani Manfili Fioravante

SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; OLIVEIRA, M. R.; PAREDES SILVA, V. L.; BERNARDO, S. P.; RIBEIRO, R. M. P.. A multicategorialidade do onde na escrita de usuários com formação básica em Português. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Keylla Cristiani Manfili Fioravante

OLIVEIRA, M. R.;SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; MARTELOTTA, M. E. T.; BRAGA, M. L.. A multicategorialidade do onde na escrita de usuários com formação básica em Português. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia Lopes Rodrigues e Fabiana Leite Rodrigues

MANFILI, K. C.;SOUZA de OLIVEIRA, J. C.. Caos organizado - sem medo da oralidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; MAGALHAES, M. I. S.; DEUSDARÁ, B.. Concurso público para provimento do cargo de professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014.

SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; PINTO, N. F.; PEREIRA, E. A.. Concurso público para provimento do cargo de professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; NAME, M. C.; SILVEIRA, S. B.. Concurso público para provimento do cargo de professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2006. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOUZA de OLIVEIRA, J. C.; TEIXEIRA, L.; GEORGOPOULOS, Cândida Leite. Concurso público para provimento do cargo de professor substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2000. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Comissão julgadora das bancas

Maria Luiza Braga

BRAGA, M. L.. Fragmentação do per[iodo composto no português contemporâneo do Brasil. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Paredes Pereira da Silva

OLIVEIRA, J. C. S.;PAREDES SILVA, V. L.. O PARÁGRAFO EM ARGUMENTAÇÕES ORAIS. 1993. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Paredes Pereira da Silva

PAREDES SILVA, V. L.; AZEVEDO, J. L. F.; DECAT, M. B. N.; GRYNER, H.; DUARTE, M.E. LAMOGLIA. FRAGMENTAÇÃO DO PERÍODO COMPOSTO NA ESCRITA CONTEMPORÂNEA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Eugenia Lammoglia Duarte

DUARTE, M. E. L.; DECAT, M. B. N.; GRYNER, H.; SILVA, V. L. P.. Fragmentação do período composto na escrita contemporânea do português brasileiro. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Keylla Cristiani Manfili Fioravante

A multicategorialidade do onde na escrita de usuários com formação básica em Português; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Daniele Maria de O

N; G; Cuttis; Lídia de Mattos T; Soares; A expressão da finalidade no Português Brasileiro Escrito; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Karla Cristina E

Santana; Maria Regina da Silva; Por um novo tratamento da causalidade em língua portuguesa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Marta Monteiro André

Semiótica greimasiana e interpretação de textos em língua portuguesa; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Lucimar Marinho; Roberta Dias de Oliveira

Teoria semiótica do texto: procedimentos para o ensino da leitura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Aline Azevedo Rocha Duim; Luiz Carlos de Oliveira

Relações polissêmicas das conjunções: enfoque nas orações subordinadas adverbiais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Lígia Lopes Barreiras Estavanati; Maria das Dores P

Krepke; Sugestão para o ensino do Sujeito: dialogando com o professor de Português; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Gisella Meneguelli de Sousa; Wuilton de Paiva Ricardo

O ensino da predicação verbal: por uma abordagem mais explicativa, explíita e intuitiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Elaine Nogueira Soares; Rinaldo Halas Rodrigues

Leitura e escrita: uma proposta para o ensino da narrativa de enigma; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Angélica Luciana da Silva Guedes; Luciana Pedrosa Machado

Elaboração de um jornal em escola da rede pública de Juiz de Fora: observando um projeto no ensino de língua portuguesa; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Maria Ester Conceição; Maria Luiza Xavier

Artigo de opinião: experiência com um gênero textual opinativo no ensino de língua portuguesa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Eunice Romanholi Menezes; Sandra de Meireles Pereira

Carta de leitor: um instrumento para o ensino de Língua Portuguesa; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Julio Cesar Souza de Oliveira;

Foi orientado por

Vera Lucia Paredes Pereira da Silva

A FRAGMENTAÇÃO DO PERÍODO COMPOSTO NO PORTUGUÊS ESCRITO CONTEMPORÂNEO; 2007; Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Linguística) - UFRJ/FACULDADE DE LETRAS,; Orientador: Vera Lucia Paredes Pereira da Silva;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, JU'LIO CE'SAR SOUZA DE . Em torno dos direitos humanos: veridicção na argumentação literária. REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA , v. 23, p. 32-41, 2021.

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . A produção discursiva da crença: identidade passional dos actantes no conto 'Balas', de Rafael Gallo. REVISTA SEDA , v. 3, p. 46-55, 2018.

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Norma culta escrita e gêneros textuais na avaliação da fragmentação de frases em Português Brasileiro Escrito. Instrumento (Juiz de Fora) , v. 6, p. 9-23, 2004.

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Semiótica e texto teatral: a modalização do fazer em Estação Vitória, de Harold Pinter. In: XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários 'Relações Intersemióticas' e I Seminário Internacional de Semiótica da UNESP, 2012, Araraquara (SP). Anais XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários Relações Intersemióticas e I Seminário Internacional de Semiótica. Araraquara (SP), 2012. p. 884-891.

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . O discurso oculto do poder: literatura e desmascaramento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Literatura e veridicção. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Temas transversais em Artes e Design. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Fundamentação semiótica nas práticas leitoras escolares: para além de um receituário comportamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . A produção discursiva da crença: identidade passional dos actantes no conto 'Balas', de Rafael Gallo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; GOMES, R. S. . A interação enunciativa e contrato de veridicção. A imagem do enunciador e do enunciatário.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . A organização narrativa em textos teatrais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Semiótica e dramaturgia contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Semiótica e texto teatral: a modalização do fazer em Estação Vitória, de Harold Pinter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Orações desgarradas na escrita contemporânea do Português brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GOMES, R. S. ; ANTUNES, T. A. ; SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; CABRAL, M. ; CHAVES, C. . Leitura de textos: uma proposta metodológica - parte III. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Teoria Semiótica do Discurso: uma alternativa para o ensino de Literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. ; GOMES, R. S. ; NASCIMENTO, T. A. M. do ; SANTOS, Juliana O. dos ; MAGALHAES, J. T. ; LIMA, F. ; SILVA, J. G. . Introdução à Semiótica pela análise de textos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Não ri não, que a coisa é séria. 2015 (Texto encenado).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Éramos tão felizes. 2014 (Encenação de texto teatral).

SOUZA de OLIVEIRA, J. C. . Bom dia, velhice. 1991 (dramaturgia).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Formas de vida na dramaturgia inédita de Júlia Lopes de Almeida, Descrição: Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) pertence a um reduzido grupo de mulheres escritoras que, entre as décadas finais do século XIX e as primeiras do século XX, escreviam, publicavam, faziam conferências e dialogavam com os pensadores do seu tempo. Além dessa peculiaridade, outro dado reveste a figura da escritora de especial interesse para estudiosos de Literatura, Sociologia e História: Júlia Lopes escreveu textos para teatro, dado sobre o qual se erige a pergunta básica desta pesquisa: Por que escrever dramaturgia? A hipótese subjacente à investigação é a da possível existência de temas que encontrem no teatro (esta arte que nos chama ao presente, ao aqui e ao agora) a sua melhor expressão. Como ferramenta teórica, será utilizado o conceito de forma de vida, desenvolvido pelos semioticistas Jacques Fontanille e Claude Zilberberg, a partir dos fundamentos de Algirdas Julien Greimas e do filósofo Ludwig Wittgenstein. Pelas formas de vida, é possível considerar a diversidade dos modos de sociabilidade dos homens, tendo em vista que os indivíduos, dispersos e solitários, participam de uma determinada filosofia de vida, de um modo de viver, de responder ao mundo que os rodeia (Abriata e Nascimento, 2012). Com a pesquisa, pretende-se avaliar o poder explicativo de um procedimento inovador em Teoria da Literatura: o emprego das formas de vida no estudo do sentido em textos teatrais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julio Cesar Souza de Oliveira - Coordenador / Gabriel de Oliveira Silva - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Novas escritas teatrais em leituras semióticas - dramaturgia brasileira no limiar do século XXI, Descrição: Como teoria da significação, a Semiótica do Discurso destina-se a "explicar, sob a forma de uma construção conceitual, as condições da apreensão e da produção do sentido" (Greimas e Courtés: 2008, 455) inscritas em textos das mais diversas naturezas (verbais, imagéticos, sincréticos). Este projeto destina-se à análise de textos teatrais brasileiros produzidos na primeira década do século XXI, quando o Brasil conheceu uma geração de novos dramaturgos (Mário Bortolotto, Júlia Spadaccini, Grace Passô, Pedro Brício, Carla Faour, entre outros), cuja produção foi rotulada pela pesquisadora Beatriz Resende como Nova dramaturgia brasileira. Recorre-se à Semiótica da Escola de Paris com o propósito de testar o alcance da teoria como subsídio para a leitura de obras dramáticas contemporâneas. Pretende-se realizar um amplo estudo dos procedimentos narrativos e discursivos característicos da produção dramatúrgica nacional entre 2001 e 2010, identificando as convergências presentes no conjunto de obras analisado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Cesar Souza de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Reitoria. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, São Pedro, 36030-330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023800

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.