Nancy de Palma Moretti
Possui graduação em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), mestrado em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac (2009) e doutorado em Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (2014).Doutorado sanduiche na Universidade do Minho em Braga - Portugal. Atualmente é professora de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza FATEC Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: Figurino, moda, corpo, arte, história da moda, pesquisa de tendências, coordenação de desfiles, produções de moda colorimetria, desenho manual e digital.Também atua como musicista em concertos meditativos tocando instrumentos indianos .
Informações coletadas do Lattes em 28/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Artes Visuais
2010 - 2014
Universidade Estadual de Campinas
Título: Corpo antípoda: A representação do corpo humano no desenho de moda: Uma abordagem semiótica
Orientador: em Universidade do Minho ( moisés Adão Lemos martins)
com , Ano de obtenção: 2014. Ernesto Giovanni Boccara. Coorientador: Moisés Adão Lemos Martins. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Corpo, Moda, arte; CIÊNCIAS SOCIAIS; SEMIÓTICA.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Moda,Cultura e Arte
2006 - 2009
Centro Universitário Senac
Título: Desenho de Moda: Ensino, aprendizagem, metodologia e processos criativos, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Ernesto Giovanne Boccara
Palavras-chave: moda; Moda,Arte, História, Comportamento.
Formação complementar
2016 - 2016
Caminhos para alta performance profissional. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Administração e Arte de Limeira, FAAL, Brasil.
2016 - 2016
A importância da análise cromática para imagem pessoal. (Carga horária: 3h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Inteligência emocional para planejamento de carreira. (Carga horária: 2h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Figurino e Jogos Digitais. (Carga horária: 1h). , Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza, FATEC, Brasil.
2015 - 2015
As politicas educacionais e os instrumentos de avaliação do orgão regulador. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Administração e Arte de Limeira, FAAL, Brasil.
2010 - 2010
Artes Plásticas - Pintura II. , Instituto de Artes - Unicamp, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Lingua Espanhola. , Centro Universitário Ibero-Americano, UNIBERO, Brasil.
2006 - 2006
PDE - Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Campinas SP, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
PDE - Programando para desenvolver competências. (Carga horária: 8h). , Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Campinas SP, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
PDE - Qualidade na Educação. (Carga horária: 8h). , Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Campinas SP, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
PDE - A Prática Pedagógica do aprender a aprender. (Carga horária: 20h). , Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Campinas SP, SENAC, Brasil.
1999 - 1999
Produção de Moda e Vitrine. (Carga horária: 48h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1995 - 1995
Ensino de Arte II encontro Regional. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Desenho de Moda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Figurino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: jogos Digitais.
Organização de eventos
MORETTI, N. P. . Transparência Feminina. 2019. (Exposição).
MORETTI, N. P. ; Daniella Romanato . Aquarela x Corel - trabalho interdisciplinar de Ilustração de Moda e Corel. 2015. (Exposição).
MORETTI, N. P. ; RODRIGUES, R. . Oficina de Figurino. 2012. (Outro).
Participação em eventos
exposição Transparência Feminina. Exposição Transparência Feminina. 2019. (Exposição).
II Colóquio de Pesquisa na Faculdade de Tecnologia Paula Souza. O redesenho do Corpo feminino nos veículos de comunicação visual. 2016. (Congresso).
II Bienal Internacional de Cultura Psicodélica.A criação artística em estados não ordinários de consciência.. 2015. (Encontro).
SEMANA DE DESIGN DE MODA E INTERIORES DA FAAL.A reconstituição dos Figurinos do Ballet Triádico de Oskar Schelemmer na Bauhaus: uma experiência brasileira. 2015. (Outra).
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero Americana: Os desafios da internalização. Os desafios da Intercionalização. 2014. (Congresso).
Seminário Ibero Americano sobre Comunicação e Moda.O Resdesenho do Corpo Feminino nos veículos de comunicação Visual. 2014. (Seminário).
1 Seminário Internacional de Pesquisas em Figurino (trajes de Ce Cena). 2012. (Seminário).
Mesa Redonda Figurino em Cena.Mesa Redonda Figurino em Cena. 2012. (Encontro).
Fórum Internacional de Moda.Moda, Beleza e Tecnologia. 2011. (Outra).
VI Colóquio Nacional de Moda. Moda e o Redesenho do Corpo. 2010. (Congresso).
V Colóquio de Moda. 2009. (Congresso).
Revelando o Espírito das Roupas. 2006. (Encontro).
Ensino de Arte II Encontro Regional. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
MORETTI, N. P.. A fabricação Digital como ferramenta para a expressão artística. 2017 - Instituto de Artes - Unicamp.
MORETTI, N. P.; BOCCARA, E. G.. Representação na história do cinema Brasileiro: uma análise do momento histórico na visão cinematográfica da inconfidência mineira nos filmes de Geraldo Vietri e Oswaldo Caldeira. 2017 - Instituto de Artes - Unicamp.
MORETTI, N. P.. Criação de Acervo da História da Moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza.
MORETTI, N. P.. Moda inclusive inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza.
MORETTI, N. P.. Os Arquétipos e o Tarô. 2015 - Instituto de Artes - Unicamp.
MORETTI, N. P.. "O Novo Homem". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Moda e ProjetosSociais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Moda Gestante. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Natal, Juliana Puglia, Fernanda Vieira, Grazielly C.Ecodesign no mundo da costumização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. As transformações do corpo em consequencia da moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Moda festa conteporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Adaptação de modelagem para praticantes de tigh lacing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Fridas Atemporais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Dos Flinstons aos Jetsono - Moda e aquecimento global. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. daSilva e Sandra R. Paduletto.HipHop como conceito de Moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
MORETTI, N. P.. Professor de Ensino Superior. 2017. Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza.
Orientou
A poética do traje de cena de sagração a primavera de Pina Bausch; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Design de Moda) - Faculdade de Administração e Artes; (Orientador);
Identidade Visual das vilãs da Disney; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Fatec Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
?COLEÇÃO DE BOLSA VINCULADA COM ARTES VISUAIS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Fatec Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
FEL: COLEÇÃO DE RELEITURA DOS TRAJES DAS VILÃS DISNEY PARA O STREETWEAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Fatec Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
A singularidade na moda; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Fatec Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
A relevância da ilustração de moda ao longo da história; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Fatec Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
Moda sustentável e a influência do design; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
A influência das artes na moda no século XX e XXI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
LIVRE DE CRUELDADE: MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E A INFLUÊNCIA DO VEGANISMO NA MODA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Paula Souza; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
Desenvolvimento de Figurino para a séria Hirátia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana; Orientador: Nancy de Palma Moretti;
Produções bibliográficas
-
MORETTI, N. P. . Moda Vestimenta. 1. ed. São Paulo: Estação Das Letras, 2015. v. 1. 148p .
-
MORETTI, N. P. ; BOCCARA, E. G. . Corpo antípoda: Correlações entre as imagens técnicas e o imaginário na moda contemporânea. Uma abordagem semiótica. In: Betriz Ferreira Pires, Cláudia Garcia Vicentini, Suzana Avelar. (Org.). Moda Vestimenta, Corpo. 391ed.São Paulo: Estação das Letras, 2015, v. 1, p. 7-148.
-
MORETTI, N. P. ; CENZI JUNIOR, R. L. . PINA BAUSCH E O TRAJE DE CENA DE ?SAGRAÇÃO A PRIMAVERA?. In: 3º Jornada científica e cultural da FAAL, 2018, Limeira. Jornada Científica, 2018.
-
MORETTI, N. P. . La Construcción del Lenguaje Gráfica de Diseño de Moda y la Transformación del Cuerpo Femenino. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación , 2017.
-
MORETTI, N. P. . Figurino para jogos digitais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORETTI, N. P. . O efeito psicológico das cores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORETTI, N. P. . O Redesenho do corpo Feminino nos veículos de comunicação social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORETTI, N. P. . A criação artística em estados não ordinários de consciência.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORETTI, N. P. ; BOCCARA, E. G. . A reconstituição dos figurinos do Ballet Triádico de Oskar Schelemmer na Bauhaus: uma experiência brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORETTI, N. P. . O redesenho do Corpo feminino nos veículos de comunicação visual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORETTI, N. P. . MODA E O REDESENHO DO CORPO A NOVA SEDUÇÃ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORETTI, N. P. . A Cenografia, a Coreografia, a Performance e o Figurino no Teatro de Bauhaus: o Ballet Triádico de Oskar Schlemmer?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORETTI, N. P. . FEIRA DE PROFISSÕES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Daniella Romanato ; MORETTI, N. P. . Desenhando Moda em Corel Draw. RJ, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
BOCCARA, E. G. ; MORETTI, N. P. . Livro Traje de Cena. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MORETTI, N. P. . Oficina de customização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORETTI, N. P. . Relatório Final de Bolsista Sanduiche CAPES. 2014. (Relatório de pesquisa).
MORETTI, N. P. . Coordenação dos desenhos do figurino da Ópera La Cenerentola. 2013. .
MORETTI, N. P. ; Ozenir Ancelmo . Figurino em Cena. 2011. .
MORETTI, N. P. ; CAPELATTO, I. . Oficina de Figurino BSGU. 2011. .
MORETTI, N. P. . Oficina de Figurino - Semana de Moda UNISAL. 2011. .
MORETTI, N. P. . Comunicação oral no 5º Colóquio de Moda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORETTI, N. P. . 12º Feira de Profissões. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MORETTI, N. P. . figurinos para o projeto Around The World In 80 Music Videos. 2016. Audiovisual.
MORETTI, N. P. ; KIDESH, F. . Música Indiana. 2016. Arranjo.
MORETTI, N. P. . Festival Indiano Bhama Kumaris. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).
MORETTI, N. P. . Sarau Cultural. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).
MORETTI, N. P. ; KIDESH, F. . FEIA Festival do Instituto de Artes da Unicamp. 2016. Arranjo.
MORETTI, N. P. . Estação Yoga. 2016. Arranjo.
MORETTI, N. P. . Concerto Meditativo. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).
MORETTI, N. P. . Bienal Internacional de Arte Visionária. 2015. Arranjo.
MORETTI, N. P. ; MORAIS, D. ; PONTES, L. . Espaço Roda Om. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).
MORETTI, N. P. . yama. 2015. Pintura.
MORETTI, N. P. . II Bienal Internacional de Cultura Psicodélica. 2015. Outra.
MORETTI, N. P. . sem titulo - Câmara Municipal de Paulínia. 1995. Pintura.
MORETTI, N. P. . Início da vida. 1995. Pintura.
MORETTI, N. P. . Emancipação - Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D'Oeste. 1995. Pintura.
MORETTI, N. P. ; BOCCARA, D. ; LONGO, L. . 'Around the World in 80 music videos'. 2016 (Figurinos para Videoclipe).
MORETTI, N. P. ; BOCCARA, E. G. . Bauhaus Trajes de Cena. 2013 (Exposição).
MORETTI, N. P. . "Alinhavando Shakespeare" resultado do curso Figurino em Cena do projeto Piraprodança em Pi. 2011 (Exposição).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
ESTUDOS AVANÇADOS DE SEMIÓTICA CORRELACIONADA À PSICOLOGIA ANALÍTICA E NEUROCIÊNCIAS APLICADA ÀS ARTES, Descrição: Pesquisa de caráter teórico-prático correlacionando linguagens expressivas e processos criativos em Artes, explorando a natureza da materialidade dos significantes e a dinâmica da significação da IMAGEM nas Artes Visuais mediadas por tecnologias da comunicação, focando os seus novos desdobramentos percepto-cognitivos e suas correlações neurofisiológicas e comportamentais na contemporaneidade. Metodologicamente tem um caráter operacional multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar correlacionando prioritariamente a Ciência dos Signos de Charles Sanders Peirce com seu conceito de Signo com a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e seu conceito de Arquétipo tendo como base as Neurociências Cognitivas aplicadas às Artes na complexidade de sua natureza e na redefinição do conceito de IMAGEM na relação da fruição da obra de arte com seus Interpretantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nancy de Palma Moretti - Integrante / E. G. Boccara - Coordenador.
-
2007 - 2009
Projeto de Pesquisa do Mestrado (SENAC) A reconstituição do Ballet Triádico de Oskar Schlemmer, Descrição: Projeto de pesquisa do Mestrado em Moda Cultura e Arte entre alunos e professores reconstituíram os 18 figurinos do Ballet Triadico de Oskar Schlemmer (BAUHAUS). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (40) . , Integrantes: Nancy de Palma Moretti - Integrante / E. G. Boccara - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas. , rua Elis Regina 50, Cidade Universitária, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdade de Administração e Arte de LimeiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas:
Desenho de Observação
Desenho de Moda
2011 - Atual
Centro Universitário Salesiano São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas graduaçãoem Design de Moda :
Desenho de Observação
Desenho de Moda I
Desenho de Moda II
Disciplinas Pós Graduação
Figurino
2011 - 2013
Instituto Europeu de Design São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas na graduação em Design de Moda:
Desenho geométrico
Desenho de Moda I
Desenho de Moda II
Desenho de Moda III
Desenho de IV
Desenho de Figurino
2013 - 2013
INSTITUTO DE ARTES - UNICAMPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio docente em desenho de figurino, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas na Graduação em Artes Visuais
Desenho de Figurino
2010 - 2010
Serviço Nacional de Aprendizagem - CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas no curso técnio Estilismo e Moda:
Photoshop
2007 - 2008
Centro Universitario Nossa Senhora do PatrocinioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas na graduação em Moda:
Desenho de Moda I
Desenho de Moda II
Desenho de Moda II
Desenho de Moda IV
2006 - 2007
Senac Serviço Nacional de Aprendizagem Campinas SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas no Curso de Estilismo e Moda:
Desenho de Moda
corel Draw
Photoshop
Customização
2003 - 2007
Instituto de Treinamento IBT - CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas no Colegial ténico em Moda
Desenho de Observação
Desenho de Moda
Sociologia da Moda
2011 - 2011
Faculdade BSGU CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas na graduação em design de Moda
Desenho de Moda
teoria da cores
Figurino
2015 - Atual
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: , Enquadramento Funcional: professor de ensino superior, Carga horária: 6
2010 - 2010
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio ;docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa de Estágio ;docente PED C nas atividades da disciplina AP203 A Pintura II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nancy de Palma Moretti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?