Milton Ricardo Vilalta

Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera Uniderp (2011), Técnico em Mecânica pela Escola SENAI "Félix Guisard" (2014), Atualmente cursando 2º Semestre do curso de engenharia Mecânica na universidade Anhanguera de Taubaté. Profissional dinâmico, com mais de 10 anos de experiência na área de aviação, como mecânico montador de estrutura de aeronaves, tendo atuado também como mecânico de manutenção e programador e operador de máquinas cnc. Experiência com softwares de desenho como : Auto-CAD, SolidWorks e Inventor.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Produção Mecânica (Ênfase em Mecânic

2015 - Atual

Faculdade Comunitaria de Taubate - Anhanguera

Graduação em Administração

2008 - 2011

Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: Desenvolvimento industrial na cidade de Taubaté
Orientador: Hugo Neto

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica

2012 - 2014

Escola Senai Felix Guisard

Formação complementar

2015 - 2015

Solidworks. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

2013 - 2013

Operador de ponte rolante. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

2011 - 2011

Eletricidade Básica e NR10. (Carga horária: 290h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

2008 - 2008

Operador de empilhadeiras. (Carga horária: 20h). , Atuação Recursos Humanos.

1998 - 1998

Auto Cad R14. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

1997 - 1997

Especialização Profissional - Fresador. (Carga horária: 760h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

1997 - 1997

Programação e operação de centro de usinagem cnc. (Carga horária: 84h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

1995 - 1996

Profissionalizante - Torneiro Mecânico. (Carga horária: 3230h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - 2015

    Desenvolvimento Satélite Amazônia-1, Descrição: Participação das etapas de projeto, desenvolvimento de equipamentos e respectivas interfaces mecânicas, além de participar de montagens de equipamentos de suporte à simulação e ao controle de satélites em andamento no INPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (6) Doutorado: (1) . , Integrantes: Milton Ricardo Vilalta - Integrante / Paulo Giácomo Milani - Coordenador / João Victor Peterson Resende - Integrante / Benedito Márcio Provazzi Furlan - Integrante / Guilherme Gabriel Oliveira - Integrante / Beatriz Lemos de Oliveira - Integrante / Marcio José da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 2008

Empresa Brasileira de Aeronáutica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Mecânico Montador de Estruturas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/1998 - 11/2008

    Serviços técnicos especializados , Empresa Brasileira de Aeronáutica, .,Serviço realizado, Montagem De Estruturas de Aeronaves.

2009 - 2010

SOTECPLAST LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44

Atividades

  • 05/2009 - 11/2010

    Direção e administração, Sotecplast LTDA, .,Cargo ou função, Auxiliar Administrativo.

2011 - 2013

Active Engenharia Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mecânico de manutenção, Carga horária: 44

Atividades

  • 05/2011 - 06/2013

    Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, .,Serviço realizado, Manutenção em compressores pneumáticos alternativos e de parafuso, manutenção em bombas d´água e vácuo, serviços de solda elétrica, TIG e Oxi-Acetileno, serviços de serralheria em geral..

2013 - 2015

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI-DD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2013 - 08/2015

    Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, .,Serviço realizado, Projeto e fabricação de peças mecânicas para o laboratório de simulação de sistemas de controle para satélites em geral (LabSim) e plataformas de micro gravide, incluindo suportes para sensores inerciais ou não, suportes para atuadores de diversos tipos..