Flavia Speiski dos Santos

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), pós-graduação em Gestão Ambiental pela UFRJ (2011) e mestre pela Lund University, Suécia (2013-2015). Estágio profissional na ONU - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) entre Julho e Dezembro de 2015 em Bangkok, Tailândia. Estágio profissional no Stockholm Environment Institute entre Fevereiro e Maio de 2016 em Bangkok, Tailândia. Experiência da área de sustentabilidade, mudanças climáticas e redução de risco de desastres.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Environmental Studies and Sustainability Science

2013 - 2015

Lund University
Título: Building capacity to adapt to climate change through local actor support,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Ebba Brink
Coorientador: Lourdes Brazil dos Santos Argueta. Bolsista do(a): Swedish Institute, SI, Suécia. Palavras-chave: sustentabilidade; adaptação as mudanças climáticas; favelas; Rio de Janeiro.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: sustentabilidade. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: adaptação as mudanças climáticas.

Especialização em Relações Internacionais

2012 - 2013

Grupo IBMEC
Título: A Internacionalização do Outback Steakhouse

Especialização em Gestão Ambiental

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Poluição nos Oceanos: Um Histórico sobre as Principais Convenções Internacionais acerca da Poluição por Óleo nos Oceanos
Orientador: Gilberto Olympio Mota Fialho
Bolsista do(a): Instituto Brasil PNUMA, PNUMA, Brasil.

Graduação em Relações Internacionais

2006 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Os Países Insulares, o Processo de Securitização das Mudanças Climáticas e os Refugiados Ambientais
Orientador: Layla Ibrahim Abdallah Dawood

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: sustentabilidade.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: desenvolvimento sustentável.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: mudanças climáticas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: adaptação as mudanças climáticas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: redução de risco de desastres.

Organização de eventos

Flavia Speiski dos Santos . VI Mirin - Modelo Intercolegial de Relações Internacionais. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Embassy of Sweden?s Regional Workshop URGENCY IN ACTION ? Understanding Human Behavior and Ensuring Human Rights and Gender Equality in the Response to Climate Change. 2016. (Congresso).

Monitoring the Sustainable Development Goals. 2015. (Seminário).

Opening Ceremony of the ?Sustainable Development Goals? Exhibition. 2015. (Encontro).

UNV Support to enhancing capacity of United Nations Plan of Action on Disaster Risk Reduction for Resilience in South and East Asia and Pacific. 2015. (Congresso).

Engenharia, Cidades e Sustentabilidade: Aspectos Sociais, Ambientais e Culturais das Obras de Urbanização no Rio de Janeiro.Adaptação as mudanças climáticas e redução de risco de desastres nas favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Seminário).

VI MIRIN - Modelo Intercolegial de Relações Internacionais.Conferência de Mudanças Climáticas de Copenhagen - COP 15. 2009. (Outra).

Terrorismo e Relações Internacionais: Perspectivas e Desafios para o Século XXI. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • Flavia Speiski ; BRAZIL, L. ; Ebba Brink . Urbanização, Mudanças Climáticas e Capacidade de Adaptação: estudo de caso no morro Vital Brasil. In: Ana Lucia Torres Seroa Motta. (Org.). Riscos urbanos decorrentes do aquecimento global - volume 2. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2016, v. 2, p. 1-325.

  • Flavia Speiski ; Janet Salem . Transformation for Sustainable Resource Use. In: United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific (ESCAP), the United Nations Environment Programme (UNEP), the United Nations University (UNU) and the Institute for Global Environmental Strategies (IGES). (Org.). Transformations for Sustainable Development: Promoting Environmental Sustainability in Asia and the Pacific. 1ed.Bangkok: United Nations Publication, 2016, v. 1, p. 26-38.

  • Flavia Speiski dos Santos ; Livia de Salles Paiva ; Juliana Damazio Fernandes . Conferência de Mudanças Climáticas de Copenhague (COP-15): O Regime pós-Quioto. Guia de Estudos. Modelo Intercolegial de Relações Internacionais. 1ed.Rio de Janeiro: Modelo Intercolegial de Relações Internacionais, 2009, v. 1, p. 44-67.

  • BRAZIL, L. ; SANTOS, F. S. . Adaptação as mudanças climáticas e redução de risco de desastres nas favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Flavia Speiski dos Santos ; Emilia Jomalinis . A questão dos refugiados ambientais no processo de securitização ambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Alterações climáticas: um olhar sobre a situação das mulheres em áreas de risco, Descrição: A partir de um levantamento sobre as manifestações desse fenômeno, estudamos a experiência da favela Vital Brazil, localizada em Niterói, Rio de Janeiro. Com especial atenção aos danos decorrentes da intensificação das chuvas e aumento da temperatura, nos dedicamos a estudar os impactos sobre a vida das mulheres. Partimos dos pressupostos que as precárias condições socioambientais da comunidade, expressa no modo de ocupação, localização das moradias, falta de serviços e equipamentos urbanos favorecem os impactos e que tais impactos recaem sobre as mulheres e suas famílias, com comprometimentos de suas condições de vida e em termos sociais, econômicos e psicossociais. A possibilidade de superação dessa situação está na elaboração de política urbanas com recorte de gênero e realização de pesquisas sobre a situação da mulher, sobretudo as moradoras em áreas de carências, frente às alterações climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Speiski dos Santos - Integrante / Lourdes Brazil - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

United Nations Environment Programme (UNEP)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa - estágio profissional, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsabilidades: - Planejamento e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): auxiliar no desenvolvimento das avaliações de dados nacionais com parceiros; realização de infográficos para promover o trabalho do PNUMA; manter atualizada a planilha de projetos do PNUMA em consulta com os responsáveis pelas diferentes áreas e monitorar as contribuições dos diferentes projetos para o planejamento e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto com os países membros. - Análise política e ambiental: pesquisar, avaliar e documentar os principais acontecimentos políticos e ambientas da região Ásia-Pacífico; avaliar relatórios do PNUMA e identificar dados prioritários, fatos e questões para a inclusão em documentos de avaliações dos países da ONU. - Co-autora do capítulo ?Transformação para o uso sustentável dos recursos naturais na região da Ásia-Pacífico? para o relatório da ONU ?Transformação para o Desenvolvimento Sustentável: promover a sustentabilidade ambiental na Ásia- Pacífico?.

2016 - 2016

Stockholm Environment Institute - Asia, SEI/Asia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa - estágio profissional, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
esponsabilidades: - Pesquisa no grupo Transformando Desastres, Desenvolvimento e Risco na região da Ásia-Pacífico; - Preparação de folheto sobre os projetos de redução de riscos e desastres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ? alinhar o trabalho da organização com os ODS a fim de demonstrar as experiências da organização para a ONU e outras organizações internacionais; - Revisão da Agenda 2030 para identificar links entre os ODS e relevantes acordos internacionais, como a COP 21; - Contribuição para o desenvolvimento de idéias e de propostas de financiamento; - Construção de relações estratégicas com as organizações do sistema ONU.

2009 - 2011

Instituto Brasil Pnuma

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa - estágio profissional, Carga horária: 15

Outras informações:
Responsabilidades: - Divulgar o trabalho do PNUMA e suas publicações, além de promover e tomar parte em atividades de educação e de conscientização ambiental; - Participar de reuniões, palestras e seminários representando o Instituto Brasil PNUMA; - Avaliar projetos de empresas que concorrem a prêmios de sustentabilidade; - Atualizar notícias e a agenda do site, visitando regularmente os sites do PNUMA em Nairóbi, Panamá e Brasília.