Bruno Vivas de Sá

Trabalha como professor em algumas instituições de ensino superior no estado da Bahia e em cursos de pós-graduação. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade no Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) da UFBA. Ministrou o componente curricular intitulado de Estudos Sobre a Contemporaneidade I como pré-requisito do Estágio em Docência. Atua como tutor do grupo de Iniciação Científica sobre os assuntos relacionados a AIDS e concepções sobre saúde-doença. É Formado em psicologia pela Universidade Salvador (Unifacs). Realizou pesquisas no campo da biologia e da psicologia pela Fapesb durante 3 anos, divulgando seus trabalhos com enfoque prático e teórico por diversos estados do país. Cursou as disciplinas Cultura Científica, Contextos da Cultura e Cultura e Contemporaneidade do mestrado em Cultura e Sociedade da da Pós-Cultura do IHAC - UFBA. Teve experiência como monitor das matérias genética do comportamento, seminários interdisciplinares I e psicanálise. Esteve inserido em um grupo de pesquisa na Universidade Salvador, que estuda a síndrome de Rubinstein-Taybi e suas relações sociais. Estagiou no Instituto de Convivência Estudo e Pesquisa (ICEP), cumprindo a função de coordenador das oficinas da argila e da palavra. Entre outras atividades, foi voluntário como psicoterapeuta. As supervisões eram realizadas na própria instituição. Trabalhou Acompanhante terapeuta (AT). Realizou atendimentos como estagiário no Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), participando, assim como no ICEP, de oficinas terapêuticas. Fez parte do Grupo Teia especializado em Acompanhamento Terapêutico (AT).

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade

2011 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: O mestiço no projeto de formação da identidade brasileira proposto pela Escola do Recife: diálogos com o Romantismo Alemão,Ano de Obtenção: 2014
Maria Thereza Ávila Dantas Coelho.Coorientador: José Sacchetta Ramos Mendes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Miscigenação; Universidade; psicanálise; Escola do Recife; Romantismo Alemão.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Psicologia

2004 - 2009

Universidade Salvador
Título: Clínica e subjetividade
Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho
Bolsista do(a): Unversidade Salvador, UNIFACS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Ação afirmativa. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SÁ, B. V. ; Coleho, M.T ; AIRES, S. ; KRUSCHEVISCK, J. ; FERNANDEZ, S. . Psicanálise e Universidade. 2012. (Congresso).

SÁ, B. V. ; QUADROS, G. . Congresso sobre o Hospital de Custódia e Tratamento. 2008. (Congresso).

SÁ, B. V. ; FREITAS, L. ; QUADROS, G. . Debate sobre o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT). 2008. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental.Movimentos Sociais e controle das políticas públicas para Direitos Humanos e Saúde Mental. 2017. (Outra).

Conselho Regional de Psicologia (CRP03).Saúde Mental: atuação do psi x desmonte da saúde pública. 2017. (Outra).

Dia do Psicológo.Saúde Mental: atuação do psi x desmonte da saúde pública. 2017. (Outra).

Fórum de Psicologia - Ciência e Profissão.CRP - Conselho Regional de Psicologia. 2017. (Outra).

Fórum de Psicologia - Ciência e Profissão.CRP - Conselho Regional de Psicologia. 2017. (Outra).

I Colóquio Psicologia Escolar e Educacional: Incluindo Diversidades.Psicologia Escolar e Educacional: Incluindo Diversidade. 2017. (Outra).

I Fórum de Metodologia do Ensino Superior. 2017. (Outra).

II Semana de Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira.A histeria e as políticas públicas: a poética como lugar de cidadania. 2017. (Outra).

II Semana de Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira.A histeria e as políticas públicas: a poética como lugar de cidadania. 2017. (Outra).

Semana de Psicologia da Cidade do Salvador.Novas metodologias de aprendizagem no ensino de psicologia. 2017. (Outra).

Semana de Psicologia da Faculdade da Cidade do Salvador.Novas metodologias de aprendizagem no ensino de psicologia. 2017. (Outra).

Simpósio Formação em Psicologia.Possibilidades de Reforma Curricular na Bahia. 2017. (Simpósio).

Encontro Científico da FAMEC - Conhecimento nas Redes Sociaiciais.Redes Sociais e Subjetividade Contemporâneas. 2016. (Encontro).

XV ENCIF - Encontro Científico da FAMEC.Oficina Redes Sociais e Subjetividade Contemporaneas. 2016. (Encontro).

Fundação Pedro Calmon.O que acontece depois? As nossas vidas após a passagem de projetos sócio-educativos. 2015. (Outra).

Mesa Redonda Psicologia e Direitos Humanos.Reflexões sobre a Redução da Maioridade Penal. 2015. (Outra).

Psicologia e Direitos Humanos.Reflexões sobre a Redução da Maioridade Penal. 2015. (Outra).

Semana Pedagógica Faculdade da Cidade do Salvador.Relação Aluno - Professor - Instituição. 2014. (Outra).

Curso Ação Afirmativa: conceituação, a experiência norte-americana e implementação no Brasil. 2012. (Outra).

Simpósio Psicanálise e Universidade.A histericização do Discurso Universitário. 2012. (Simpósio).

VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.Bases Históricas da Universidade e suas Influências na Contemporaneidade: Os Bacharelados Interdisciplinares. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.A Influência da Igreja Católica na Educação Brasileira: Da Comapnhia de Jesus ao Ensino Superior. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.A Escola do Recife e o Pensamento Racial no Século XIX. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A Influência da Igreja Católica na Educação Brasileira. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Bases Históricas da Universidade e suas influências na Contemporaneidade: os bacharelados interdisciplinares. 2012. (Outra).

VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A Escola do Recife e o Pensamento Racial no século XIX. 2012. (Outra).

VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. Informações sobre HIV/AIDS e o Comportamento de Estudantes Universitários. 2012. (Congresso).

II Congresso brasileiro de saúde mental. A Clínica e Campo da Saúde Mental: entre o desejo e o discurso. 2010. (Congresso).

II Congresso brasileiro de saúde mental. A Clínica e Campo da Saúde Mental: entre o desejo e o discurso. 2010. (Congresso).

6º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. 2009. (Congresso).

6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Comunicações Científicas: Clínica e Estética. 2009. (Congresso).

6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Comunicações Científicas: Clínica e Subjetividade. 2009. (Congresso).

Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - CONPSI. Clínica e Subjetiviade. 2009. (Congresso).

Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - CONPSI. Clínica e Estética. 2009. (Congresso).

I Simpósio Internacional sobre Manicômios judiciários e saúde mental.Do manicômio judiciário ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT): o que isso significou?. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Internacional sobre Manicômios Judiciários e Saúde Mental.Do Manicômio Judiciário ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT): uma evolução das práticas?. 2009. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Clínica e Saúde Mental. 2008. (Congresso).

Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Clínica e subjetividade e Clínica e estética. 2008. (Congresso).

I Congresso brasileiro de saúde mental. A clínica e o campo da saúde mental: entre o desejo e o discurso. 2008. (Congresso).

JUIC - Jornada Unifacs de Iniciação Científica.As estruturas da realidade : reflexões sobre o manejo genético. 2008. (Seminário).

Reunião anual de psicologia - SBP. 2008. (Outra).

Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - CONPSI. Um estudo sobre as relações emocionais em indivíduos portadores da síndrome de Rubinstein-Taybi. 2007. (Congresso).

UNIPSI.Do manicômio judiciário ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT): o que isso significou?. 2007. (Seminário).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Influências do Ambiente do Desenvolvimento para um jovem com Síndrome de Rubeinstein-Taybi: estudo de um microssistema. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi, erro, processo de alfabetização e inserção social. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Mecanismos de Explicação e Compensação na Formação do vínculo de apego em um jovem com Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi: desenvolvimento das habilidades cognitivas e inserção social. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Projeto de inserção social de indivíduos portadores da sindrome de Rubinstein-Taybi: um estudo sobre as relações emocionais. 2007. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicomotricidade Aplicada à Síndrome Rubinstein-Taybi: pressupostos teóricos e avanços da atualidade. 2007. (Congresso).

4º Jormada Unifacs de Iniciação Científica.A Contribuição da Psicologia no Estudo das Emoções na Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2006. (Outra).

JUIC- Jornada de Iniciação Científica UNIFACS. A Inserção Social de Indivíduos Portadores Da Síndrome de Rubintein-Taybi. 2006. (Congresso).

UNIPSI.As estruturas da realidade: reflexões sobre o manejo gênico. 2006. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia (EREP). 2005. (Encontro).

Forum de saúde mental do ICEP. 2005. (Outra).

II Fórum de Saúde Mental do ICEP. 2005. (Outra).

UNIPSI.As relações emocionais na ssíndrome de Rubinstein-taybi. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Claudemira Falcão

SÁ, B. V.; SILVA, A. P.; COSTA, P. P. P. R.. AS REPERCUSSÕES DO LUTO NA VIDA DO IDOSO FRENTE A PERDA DE UM ENTE QUERIDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Aluno: Leidijane Silva Faleiro

SÁ, B. V.. Estigmatização de mulheres que optam por não ser mães. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: José Nilton de Jesus e Maria Teresa de Carvalho

SÁ, B. V.. Flores de Penha: uma análise cartográfica de um dispositivo de intervenção no combate a violência de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Marcio Dias Costa

SÁ, B. V.. O Lúdico da Brinquedoteca: acolhimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA.

Aluno: Daniele Araújo dos Santos e Jackeline de Santana Leite

SÁ, B. V.. Autismo: professores e as dificuldades contemporâneas. 2017 - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Marisa Maria dos Santos e Yuri de Amorim Nascimento

SÁ, B. V.. As contribuições teóricas e técnicas da Psicanálise acerca da transexualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Ingrid Carinini Mendes Alves e Wilson Alves Nascimento

SÁ, B. V.. Repercussões do trabalho no sofrimento psíquico do sujeito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Cristiane Barbosa Carvalho Soares

SÁ, B. V.. Grupos de encontro como apoio psicológico para estudantes com dificuldades na elaboração de TCC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Darlene Glória Sousa Santos e Yasmin Freitas Ferreira Olivei

SÁ, B. V.. TDAH: Impactos na criança e nas suas relações de familiares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Cacilda Rosemary Aragão de Carvalho e Marta Conceição Bispo

SÁ, B. V.. Microcefalia: um estudo sobre os impactos na relação de apego mãe-bebê. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Joana Darc Oliveira de Souza e Sousa

SÁ, B. V.. Preconceito e discriminação sob a perspectiva dos profissionais cegos: um estudo realizado em instituições de atendimento aos deficientes visuais em Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Clariele Piancó da Silva e Letícia Maria Araújo de Lima

SÁ, B. V.. O aprisionamento dos corpos e a banalização das intervenções cirúrgicas como forma de fabricar um corpo "perfeito". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Elaine Cristina de Carvalho do Carmo e Railane Mota Lopes

SÁ, B. V.. Impacto do Diagnóstico nas relações familiares de crianças com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Alan Conceição dos Santos Costa

SÁ, B. V.. As identidades Trans: da despatologização do direito adquirido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Hortência Costa Barreto

SÁ, B. V.. Atuação do Psicologo no tratamento de crianças com depressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Gleice Kelle Lima Souza e Rafaela Antunes Fernandes

SÁ, B. V.. Um olhar sistêmico sobre a família e a criança com dificuldades de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Neilma de Jesus dos Santos

SÁ, B. V.. Infidelidade conjugal: os impactos psicológicos no parceiro traído. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador.

Aluno: Marlene Oliveira dos Santos Alves

SÁ, B. V.. Reflexões sobre Relações Étnico-Raciais: impactos psicossociais do racismo no negro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA.

Aluno: Rita Toschio Sergio Lima

SÁ, B. V.. Psicologo do Trânsito: atuações e contribuições. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA.

Aluno: Fábio Valentim dos Reis Viana

SÁ, B. V.. A Concepção Skinneariana de educação e as novas tecnologias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA.

Aluno: Irma Oliveira Leite Bulcão e Claudia Maria Barreto S

SÁ, B. V.. Morais.A jornada do trabalho e o processo de alienação dos professores da educação básica, na rede pública de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA.

Aluno: Jaciara Carneiro Rios Almeida e Suany Lima Carneiro Alves

SÁ, B. V.; TOLOY, D.; MARQUES, J.. Processos de subjetivação capitalísticos: capturas e resistências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Nobre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise Carrascosa França

CARRASCOSA, Denise; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; MENDES, J. S. R.. A Escola do Recife e a formação da identidade brasileira: influências do romantismo alemão. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Uni) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Insterdiscilinares sobre a Universidad.

Sérgio Augusto Franco Fernandes

FERNANDES, Sergio Augusto Franco; FRANCA, Denise Carrascosa; PEREIRA, Maurício Matos dos Santos. A Escola do Recife, o romantismo alemão e o projeto de formação da identidade brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Marinyze das Graças Prates de Oliveira

OLIVEIRA, M. G. P.; Maurício Matos dos Santos Pereira. A escola de Recife e sua importância no pensamento filosófico e literário brasileiro do século XIX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdiscipli) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

COELHO, M. T. Á. D.; SAMPAIO, Wilson. Clínica e subjetividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador.

Mauricio Matos dos Santos Pereira

MATOS, Mauricio.; França, Denise.; Fernandes, Sérgio. A Escola do Recife, o Romantismo Alemão e o Projeto de Formação da Identidade Brasileira. 2014 - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a universidad.

Mauricio Matos dos Santos Pereira

MATOS, Mauricio.. A Escola do Recife e sua importância no pensamento filosófico e literário brasileiro do século XIX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Damares Brandão

Atuação do psicólogo no hospital; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Nadiane dos Santos Carvalho Borges

A infância roubada pelo abuso: o enfrentamento da criança após sofrer abuso sexual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Leudiane Santos da Silva

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil:uma revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Mayana Carvalho

A formação em Psicologia para o atendimento humanizado em Saúde mental; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Joelice Feitosa e José Marcelo Britos Ornellas

Possíveis causas de sofrimento das famílias com filhos autistas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Aldo Fabiano Dias dos Santos

O avesso do luto: vamos falar sobre isso?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Sheila Cavalcanti Silva

Depressão: Um problema de saúde pública? Reflexões sobre a depressão como uma problema de saúde pública; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Cristiane Marques

A criança como sintoma do casal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Eudaldo Freitas Medrado

A atuação do psicólogo clínico no atendimento de crianças autistas numa perspectiva psicanalítica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Ivone Leite Sombra

O mal-estar na contemporaneidade e a busca pela religião: o que a psicanálise tem a dizer?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Maria de Lourdes Miranda Pereira de Andrade

A infância na contemporaneidade e o brincar no ciberespço; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Ana Paula Gama

O divórcio na terceira idade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Josélia Borges Ramos

O ato da escuta na formação do psicólogo: na perspectiva de uma estudante de psicologia no campo da psicoterapia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Sandra Regis Oliveira

Sons e mãos no silêncio: o psicólogo frente à pessoa surda; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento da Bahia; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Igor Nunes Brito

Acompanhamento terapêutico como possibilidade clínica desinstitucionalizante; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Roseane dos Santos Nascimento da Trindade

Transtorno de Estresse Pós-traumático: possibilidades de intervenções; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Cássia Milena Santos de Assis

A atuação do psicólogo hospitalar no atendimento de recém-nascidos pré-termo e pais de uma unidade intensiva neonatal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Creyde Rodrigues Borges Cerqueira

A importância da neuroplasticidade nos processos de ensino e aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento - BA; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Fernanda Caroline Souza Carneiro de Almeida e Marina Santana

A inclusão de autistas em escolas de ensino regular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Tatiane Costa da Mota Gonçalves

Sofrimento psíquico e consequências psicopatológicas do cuidador de um paciente com transtorno psicótico no contexto familiar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Bárbara Nascimento Silva Azevedo da Rocha

O autismo e a relação familiar: a importância da relação parental para o desenvolvimento do autista; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Ivie Braz e Camila Brunelli

A reforma do ensino e o lugar do psicólogo: limites entre a clínica e as novas concepções de práticas educativas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Bruno Vivas de Sá;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes

A Faculdade de Direito de Recife e a formação do Estado brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

A Escola do Recife e sua importância na formação do pensamento republicano brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

Clínica e subjetividade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

As instituições tradicionais de manutenção social e as práticas alternativas no campo da saúde mental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

Práticas Clínicas e de Saúde; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Francisco Kelmo Oliveira dos Santos

A contribuição da psicologia na inserção social de indíviduos portadores da Síndrome de Rubinstein-Taybi; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Francisco Kelmo Oliveira dos Santos;

Francisco Kelmo Oliveira dos Santos

Métodos e Lógica em Genética do Comportamento; 2004; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Francisco Kelmo Oliveira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PONTES, M. ; SÁ, B. V. ; PRADO, V. S. ; COELHO, M. T. A. D. . Informações sobre o HIV/AIDS e o comportamento de estudantes universitários. In: Congresso Internacional sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH, 2012, Salvador. Anais do Congresso Internacional de Diversidade Sexual e Gênero d ABEH. v. 1. p. 1-11.

  • SÁ, B. V. . A formação em Psicologia e o ensino a distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . Memorial Marcos Vinicius. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . O que acontece depois que os projetos sociais passam por nossas vidas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . Anísio Teixeira: um homem, uma escola ou uma biblioteca?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . A infância entre a redução da maioridade penal e os projetos socioeducativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . Clínica e subjetividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. . A relação professor-aluno-instituição: novas práticas educativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, B. V. ; Coleho, M.T ; MENDES, J. S. R. . A Escola do Recife e o Pensamento Racial no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÁ, B. V. ; COELHO, M. T. A. D. . A Influência da Igreja Católica na Educação Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO, B. T. ; VERAS, R. ; SÁ, B. V. . Bases Históricas da Universidade e suas Influências na Contemporaneidade: Os Bacharelados Interdisciplinares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRADO, V. S. ; PONTES, M. ; SÁ, B. V. ; COELHO, M. T. A. D. . Informações sobre o HIV/AIDS e o Comportamento de estudantes Universitários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁ, B. V. ; MENDES, J. S. R. ; COELHO, M. T. A. D. . A Crítica Literária de Sílvio Romero e o Pensamento Racial no Século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÁ, B. V. ; COELHO, M. T. A. D. . A Histericização do Discurso Universitário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SÁ, B. V. ; COELHO, M. T. A. D. . A histericização do Discurso Universitário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . A Clínica e o Campo da Saúde Mental: Entre o Desejo e o Discurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁ, B. V. . A Clínica e Campo da Saúde Mental: entre o desejo e o discurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Clínica e Estética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Clínica e Subjetividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. ; COELHO, M. T. A. D. . Do Manicômio Judiciário ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT): uma evolução das práticas?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SÁ, B. V. . A Clínica e Campo da Saúde Mental: entre o desejo e o discurso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Clínica e Saúde Mental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁ, B. V. . A Clínica e o Campo da Saúde Mental: entre o desejo e o discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, M. L. D. ; SÁ, B. V. ; CERSOSIMO, J. ; SAMPAIO, L. ; LIMA, M. S. ; CHALUB, A. ; KELMO, F. . Psicometria Aplicada À Sindrome Rubinstein-Taybi: O Processo de Socialização segundo Vygotsky. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, M. S. ; SÁ, B. V. ; MOREIRA, M. L. D. ; SAMPAIO, L. ; CERSOSIMO, J. ; CHALUB, A. ; KELMO, F. . Mecanismos de Explicação e Compensação na Formação do Vínculo de Apego em um Jovem com Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHALUB, A. ; SÁ, B. V. ; MOREIRA, M. L. D. ; SAMPAIO, L. ; LIMA, M. S. ; CERSOSIMO, J. ; KELMO, F. . Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi erro, processo de alfabetização e inserção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHALUB, A. ; SÁ, B. V. ; MOREIRA, M. L. D. ; SAMPAIO, L. ; LIMA, M. S. ; KELMO, F. ; CERSOSIMO, J. . Influências do ambiente de desenvolvimento para um jovem com Síndrome de Rubinstein-Taybi: estudo de um microssistema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, M. L. D. ; SÁ, B. V. ; SAMPAIO, L. ; LIMA, M. S. ; CERSOSIMO, J. ; CHALUB, A. ; KELMO, F. . Psicomotricidade Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi: pressupostos teóricos e avanços da atualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, L. ; SÁ, B. V. ; MOREIRA, M. L. D. ; LIMA, M. S. ; CERSOSIMO, J. ; CHALUB, A. ; KELMO, F. . Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi erro, processo de alfabetização e inserção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁ, B. V. ; MOREIRA, M. L. D. ; SAMPAIO, L. ; LIMA, M. S. ; CERSOSIMO, J. ; CHALUB, A. ; KELMO, F. . Projeto de inserção social de indivíduos portadores da Síndrome de Rubinstein-Taybi: um estudo sobre as relações emocionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÁ, B. V. . Painel Influências do ambiente de desenvolvimento para um jovem com Síndrome de Rubinstein-Taybi: estudo de um microssistema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÁ, B. V. . Psicomotricidade Aplicada à Síndrome Rubinstein-Taybi: o processo de socialização segundo Vygotsky. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi: desenvolvimento das habilidades cognitivas e inserção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Projeto de inserção social de indivíduos portadores da sindrome de Rubinstein-Taybi: um estudo sobre as relações emocionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Mecanismos de Explicação e Compensação na Formação do vínculo de apego em um jovem com Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, B. V. . Painel Psicologia Escolar Aplicada a Síndrome de Rubinstein-Taybi Erro, processo de alfabetização e inserção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÁ, B. V. . A Contribuição da Psicologia no Estudo das emoções na Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, J. ; HOENISCH, J. C. ; SÁ, B. V. . Janeiro Branco e Saúde Mental. 2017.

SÁ, B. V. . A importância de Anísio Teixeira para o Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    O mestiço no projeto de formação da identidade brasileira proposto pela Escola do Recife, Descrição: Este estudo tem seu recorte temporal no ano de 1870 até 1914 e busca compreender a importância do pensamento organizado na Faculdade de Direito do Recife para a constituição da identidade brasileira, tendo o mestiço como elemento formador do nosso povo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Vivas de Sá - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Do manicômio judiciário ao Hospital de Custódia e Tratamento (HCT): o que isso significou?, Descrição: Este projeto teve como objetivo avaliar qual o significado da mudança de nomenclatura nesse tipo de serviço a partir de entrevistas com profissionais de saúde e dos internos do hospital. A produção de um diário de campo também ofereceu um outro ponto de vista sobre a mesma questão: enquanto o primeiro instrumento de pesquisa foi mais objetivo o outro teve um cunho muito mais subjetivo. O diário de campo deixou o pesquisador muito mais próximo do seu objeto. depois de 10 entrevistas com ambos os envolvidos, não foi possivel obter uma opinião uniforme sobre essa transformação. Alguns acreditam que melhorou, outros pensam que piorou e alguns são mais moderados: houve melhorias e deficiências. Além disso, esse trabalho procurou analisar a ideologia que perpassa as ações dos profissionais e dos internos ao investigar quais os significados que atravessavam noções como lei, punição, responsabilizar e serviço público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Vivas de Sá - Integrante / Orientador Maria Thereza Coelho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2008 - 2008

    Clínica e subjetividade, Descrição: Depois de compreender o contexto em que a clínica surge, investigou-se o que era a clínica e qual era a matéria que constituia seu corpo. Descobriu-se que a clínica era um instrumento e sua substância era lingüistica, que, de acordo com sua estrutura, poderia produzir realidades completamente distintas do homem. Sua primeira formação foi o sistema olhar-escrita, constituindo uma concepção de homem-objeto, pois destituído de voz, o individuo estava sujeito ao enquadre clínico que o psiquiatra lhe desse a partir do manual. Concomitante a esta estrutura, a psicanálise apresentou uma outra articulação, colocando o homem como principal personagem de sua condição através da escuta analítica, fazendo emergir a fala e o desejo que o subjaz. O andar na clínica: do passo ao ex-passo considera as contribuições da clínica em movimento, tendo o andar como principal metáfora. Esta é a ideia da clínica trabalhar o individual diretamente no social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Vivas de Sá - Integrante / Orientador Maria Thereza Coelho - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    As estruturas da realidade: reflexões sobre o manejo genético, Descrição: Neste trabalho eu reflito sobre as implicações ética nas intervenções no material genético na produção de subjetividade, fazendo um gancho com as questões éticas levantadas pelo desenvolvimento da engenharia genética. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Vivas de Sá - Integrante / Orientador Francisco Kelmo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Relações emocionais em portadores da síndrome de Rubinstein-Taybi, Descrição: A partir da convivência com uma pessoa portadora da síndrome de Rubinstein-Taybi compreender e analisar como é sua expressão emocional e quais os recursos que ele utiliza para poder lidar com situações limites. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Vivas de Sá - Integrante / Orientador Francisco Kelmo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participa do Grupo SAVIS. Este grupo pesquisa os assuntos relacionados a AIDS

  • 2008 - 2009

    Hospital de Custódia e Tratamento

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Atend. pessoal e coord. of.terapeuticas, Carga horária: 6

    Atividades

    • 07/2008 - 07/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social em Saúde (GDSS), .,Linhas de pesquisa

    • 04/2008 - 07/2009

      Estágios , Unidade de psicologia, .,Estágio realizado, estágio em psicologia.

  • 2008 - 2009

    Fundação de Amparo a Pesquisa na Bahia

    Vínculo: bolsista de IC, Enquadramento Funcional: pesquisa em saúde mental e violência, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Neste periodo participou do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social em Saúde (GDSS). Orientação: Maria Thereza Coelho

  • 2006 - 2008

    Fundação de Amparo a Pesquisa na Bahia

    Vínculo: bolsista IC, Enquadramento Funcional: Desenvolvo pesq. em genética, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Neste período pertenceu ao Grupo de estudos na Síndrome de Rubinstein-taybi, sob orientação do professor Francisco Kelmo.

    Atividades

    • 07/2008 - 07/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social em Saúde, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2005 - 07/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa e Estudos da Síndrome de Rubinstein-Taybi (GESBT), .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2009

    Instituto de estudo e pesquisa

    Vínculo: Estagiário e AT, Enquadramento Funcional: Estag em psicoterapia, coord. of. terap e AT., Carga horária: 14

    Outras informações:
    Além da minha formação teórica na Universidade Salvador, construo minha formação prática no ICEP. A função de AT que desenvolvo no instituto é, ao mesmo tempo, a profissão que estudo lá no ICEP. Este trabalho de AT existe em paralelo à minha formação em AT.

  • 2004 - 2007

    Universidade Salvador

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitoria e pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    monitoria de genética do comportamento, seminários interdisciplinares e psicanálise. Além de realizar pesquisas na área de Genética do comportamento vinculada ao Grupo de Pesquisa da Síndrome de Rubinstein-Taybi, orientado pelo professor Francisco Kelmo, e na área de saúde mental vinculado ao Grupo de Desenvolvimento Social em Saúde (GDSS), primeiramente. Desde agosto de 2009, essa pesquisa é realizada no SAVIS - Núcleo de Estudos interdisciplinares em saúde, violência e subjetividade. Ambos os grupos foram coordenados pela professora Thereza Coelho, na UFBA.

    Atividades

    • 08/2004 - 08/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética do Comportamento

  • 2014 - Atual

    Faculdade da Cidade do Salvador

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    2014.2: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia, Psicopatologia I e II, Psicologia e Práticas Educativas, Estágio Supervisionado; 2015.1: Processo Psicológicos Básicos II: Pensamento, linguagem, emoção e motivação, Tópicos Especiais Psicologia III, Teorias da Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia, Psicopatologia I e II, Psicologia e Práticas Educativas, Estágio Supervisionado; 2015.2: Psicopatologia I e II, Psicologia e Práticas Educativas, Estágio Supervisionado e Psicodiagnóstico; 2016.1: Psicologia Escolar, Psicologia e Práticas Educativas e Estágio Supervisionado; 2016.2: Trabalho Interdisciplinar Dirigido, Estágio Supervisionado e Estratégias de Enfrentamento e Suporte Social; 2017.1: Estágio Supervisionado Específico, Psicopatologia II, Trabalho Interdisciplinar Dirigido IV, Estágio Supervisionado Específico II e Psicologia Escolar; 2017.2: Psicopatologia I e II, Socionantropologia e Subjetividade, Estágio Supervisionado Específico II e Psicologia Escolar.

    Atividades

    • 06/2014

      Estágios , FACULDADE CIDADE DO SALVADOR, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar.

    • 06/2014

      Outras atividades técnico-científicas , FACULDADE CIDADE DO SALVADOR, FACULDADE CIDADE DO SALVADOR.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia.

    • 06/2014 - 06/2015

      Direção e administração, FACULDADE CIDADE DO SALVADOR, .,Cargo ou função, Coordenador da Clínica Escola de Psicologia da Faculdade da Cidade.

  • 2015 - 2019

    Faculdade Metropolitana de Camaçari

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Processos Psicológicos Básicos I; Processos Psicológicos Básicos II; Psicologia do Desenvolvimento I (Infância); Teorias e Sistemas (Psicanálise); Psicopatologia I; Metodologia da Pesquisa em Psicologia Psicologia Escolar; Psicopatologia II; Teorias e Técnicas Psicoterápicas I; Teorias e Técnicas Psicoterápicas; Psicologia da Saúde; Seminários: Projeto Integrador; Seminários: Projeto de Pesquisa e Extensão; Políticas Públicas em Saúde; Psicologia e Direitos Humanos; História e Epistemologia da Psicologia; Metodologia Científica; Ética, Psicologia e Compromisso Social; Estágio Supervisionado Básico II; Psicologia e Inclusão Social; Estágio Profissional II; Estágio Profissional III.

    Atividades

    • 07/2015 - 02/2019

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos I; Processos Psicológicos Básicos II; Psicologia do Desenvolvimento I (Infância); Teorias e Sistemas (Psicanálise); Psicopatologia I; Metodologia da Pesquisa em Psicologia Psicologia Escolar; Psicopatologia II; Teorias e Téc

  • 2015 - Atual

    Faculdade São Bento - BA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2016 - Atual

    Conselho Regional de Psicologia Terceira Região

    Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Comissão de Saúde e Comissão de Formação.

  • 2015 - Atual

    Faculdade Einstein

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente na Especialização, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas na Especialização são: Teorias Psicanalíticas I, II, III, IV e V, Saúde Mental I e II, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia do Trabalho Científico na Formação de Neuropsicologia, Modelos de Atenção a Saúde Mental, A Família e a Saúde Mental, Terapia Alternativa em Saúde Mental, Políticas Públicas para Saúde Mental e Psicologia aplicada à Psicanálise.