Ailma Roberia Souto de Medeiros
Possuo graduação em ENGENHARIA DE MINAS pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado em ENGENHARIA MINERAL pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em ENGENHARIA DE PROCESSOS pela Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisadora na área de Tratamento de Minérios e Professora do Curso Técnico em Mineração do IFPB/Campus Picuí.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Processos
2016 - 2021
Universidade Federal de Campina Grande
Título: ALTERNATIVAS PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE CAULIM DA REGIÃO SERIDÓ DOS ESTADOS DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE.
Orientador: SEVERINO RODRIGUES DE FARIAS NETO
Mestrado em Engenharia Mineral
2012 - 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Título: IMPORTÂNCIA DO TAMANHO DA CADEIA DO COLETOR NA FLOTAÇÃO DE FINOS
, Ano de Obtenção: 2014.Carlos Adolpho Magalhães Baltar.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em ENGENHARIA DE MINAS
2005 - 2011
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Mapeamento de estruturas rúpteis em afloramentos da Bacia do Rio do Peixe - PB com GPS diferencial e com bússola
Orientador: José Agnelo Soares
Formação complementar
2012 - 2012
Aplicação de Difratometria de RAIO-X (DRX). (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2011 - 2011
OS SISTEMAS PETROLIFEROS DE BACIAS SEDIMENTARES. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Pesquisa Mineral.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra.
Organização de eventos
SILVA, T. C. ; MEDEIROS, A. R. S. ; DANTAS, K. E. D. ; PIRÊS, M. J. C. ; GUIMARÃES, J. D. . II SEMANA DE MINERAÇÃO IFPB/CAMPUS PICUÍ. 2017. (Outro).
MEDEIROS, A. R. S. ; SILVA, T. C. . I Seminário de Mineração de Pedra Lavrada. 2013. (Outro).
Participação em eventos
II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PICUÍ ? PB. 2017. (Congresso).
II Semana de Mineração e Meio Ambiente do IFPB Campus Campina Grande. 2017. (Outra).
VIII Fórum de Mineração. 2017. (Outra).
I SEMANA DE MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO IFPB. 2016. (Outra).
IV Simpósio de Minerais e Industriais do Nordeste.CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE FELDSPATOS PEGMATÍTICOS USADOS COMO FUNDENTE. 2016. (Simpósio).
1º WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS AS. 2015. (Oficina).
XXVI ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA.CARACTERIZAÇÃO COMPARATIVA DE FELDSPATOS USADOS COMO FUNDENTE NA INDÚSTRIA CERÂMICA. 2015. (Encontro).
XXV ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA E VII MEETING OF THE SOUTHERN HEMISPHERE ON MINERAL TECHNOLOGY. INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PARTÍCULA NA FLOTAÇÃO DE DOLOMITA EM FUNÇÃO DO TIPO DE COLETOR. 2013. (Congresso).
III Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste.Ação de Depressores na Flotação Seletiva de Cromita. 2012. (Simpósio).
III Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste.Influência das Espécies Dissolvidas na Flotação de Cromita. 2012. (Simpósio).
VI Fórum de Mineração. 2012. (Outra).
I WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO. 2011. (Outra).
V Encontro da Rede Brasileira de Informação em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral - RedeAPLmineral. 2011. (Encontro).
VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral - Tema Básico: "Associativismo e Cooperativismo: desafios para o alcance da sustentabilidade dos APLs de Base Mineral". 2011. (Seminário).
II Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste. 2010. (Simpósio).
IV SIMPOSIO BRASILEIRO DE EXPLORAÇÃO MINERAL.Distribuição Espacial da Radioatividade Natural de um Campo de Petróleo com Base na Krigagem dos Perfis de Raio Gama. 2010. (Simpósio).
IV Simpósio Brasileiro de Geofísica.Aumento de Escala em Perfis Geofísicos do Poços por Krigagem Ordinária. 2010. (Simpósio).
13º CONGRESSO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
MEDEIROS, A. R. S.; PORTO, A. L.; FARIAS NETO, SEVERINO RODRIGUES; GONZAGA, LÍGIA MARA. SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE MINÉRIOS PARA ROCHAS RICAS EM FELDSPATOS EXTRAÍDAS NA REGIÃO SERIDÓ, VISANDO A REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA COM HPGR?S. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Campina Grande.
GOMES, L. C. F.;MEDEIROS, A. R. S.; SILVA, T. C.. Estudo da exploração de argila bentonítica no município de Cubati - PB. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
Muniz Filho, P. T.;MEDEIROS, A. R. S.; Vieira, J. M. S.. ESTUDO SOBRE A EXTRAÇÃO MINERAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA, PARAÍBA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
Orientou
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO DE OPALA NO MUNICÍPIO DE PEDRO II ? PIAUÍ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA MACROSCÓPICA DE ROCHAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO SERIDÓ DOS ESTADOS DA PB E RN; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
Relatório de Estágio Supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO SERIDÓ ATRAVÉS DE ENSAIOS DEDENSIDADE, POROSIDADE APARENTE E ABSORÇÃO DE ÁGUA; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
LEVANTAMENTO DO CENÁRIO ATUAL DA SILICOSE NO MUNICÍPIO DE PICUÍ-PB; 2017; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Geologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA FLOTAÇÃO DE QUARTZO COM AMINA; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA PEDREIRA DE MARI PRETO EM PICUÍ - PB; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
ACOMPANHAMENTO DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS COM ÊNFASE NA COMPARAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO NO TEAR MULTIFIO COM O TEAR MULTILÂMINA; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
ROCHAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
APROVEITAMENTO DO REJEITO DA MOSCOVITA NOS GARIMPOS DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
Acompanhamento do Controle de Qualidade do Processamento Mineral na Mineração Florentino LTDA; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
Inspeção da Qualidade da Mica Desde a Extração até a Obtenção do Produto Final na BUN-PB; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico Subsequente em Mineração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Ailma Roberia Souto de Medeiros;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, AILMA ; FARIAS NETO, SEVERINO ; FERREIRA, DEFSSON ; CORDEIRO, VINÍCIUS . Evaluation of hydrocyclonage variables aiming at the optimization of the processing of kaolin of the primary type. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 196-212, 2023.
-
GONZAGA, LÍGIA MARA ; FARIAS NETO, SEVERINO RODRIGUES ; MEDEIROS, AILMA ROBERIA SOUTO ; ROMERO, MANUEL JOSÉ ANDRADE . Brazilian Journal of Development. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 52259-52271, 2021.
-
MEDEIROS, AILMA ROBERIA SOUTO ; FARIAS NETO, SEVERINO RODRIGUES ; FERREIRA, DEFSSON DOUGLAS DE ARAÚJO ; ROMERO, MANUEL JOSÉ ANDRADE ; GONZAGA, LÍGIA MARA . Análise granulométrica e DRX para caracterização do rejeito de caulim da região do Seridó da Paraíba visando uma nova rota de beneficiamento. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 33575-33588, 2020.
-
DE MEDEIROS, AILMA ROBERIA SOUTO ; BALTAR, CARLOS ADOLPHO MAGALHÃES . Importance of collector chain length in flotation of fine particles. MINERALS ENGINEERING , v. 122, p. 179-184, 2018.
-
BALTAR, C. A. M. ; Filho. T. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. . Influências das Espécies Iônicas Dissolvidas na Flotação de Cromita com Oleato. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 5, p. 101-107, 2012.
-
BALTAR, C. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. ; RODRIGUES. M.M. . Flotação seletiva de Cromita com Carboxilmetilcelulose. Holos (Natal. Online) , v. 5, p. 108-114, 2012.
-
SOARES, J. A. ; MEDEIROS, A. R. S. ; ALMEIDA, D. A. R. ; GONZAGA, L. M. . USO DA KRIGAGEM ORDINÁRIA NA SUAVIZAÇÃO DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS. Ambiente Mineral ? Revista Brasileira de Mineração e Meio Am , v. 2, p. 10, 2011.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; DANTAS, J. S. ; BARROS, P. S. C. ; GONZAGA, L. M. . Avaliação dos impactos ambientais gerados pela pequena mineração no município de Picuí:PB. In: Editora Poisson. (Org.). Avaliação dos impactos ambientais gerados pela pequena mineração no município de Picuí:PB. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 2, p. 15-25.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; DANTAS, J. S. ; BARROS, P. S. C. ; GONZAGA, L. M. . AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA MINERAÇÃO NO MUNICIPIO DE PICUÍ-PB. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. Anais II CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; FERREIRA, D. J. S. ; GONZAGA, L. M. ; ROCHA, R. N. R. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE FELDSPATOS PEGMATÍTICOS USADOS COMO FUNDENTE. In: IV SIMPÓSIO DE MINERAIS INDUSTRIAIS DO NORDESTE, 2016, João Pessoa. Anais do IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste, 2016.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; GONZAGA, L. M. ; OLIVEIRA, J. R. S. ; SILVA, R. C. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO REJEITO PROVENIENTE DO BENEFICIAMENTO DE MOSCOVITA. In: IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste, 2016, João Pessoa. Anais do IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste, 2016.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; OLIVEIRA, A. D. ; FERREIRA, D. J. S. . CARACTERIZAÇÃO COMPARATIVA DE FELDSPATOS USADOS COMO FUNDENTE NA INDÚSTRIA CERÂMICA. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. São Paulo: Associação Brasileira de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015. v. 1. p. 328-336.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; GONZAGA, L. M. ; OLIVEIRA, J. R. S. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, GRANULOMÉTRICA E MINERALÓGICA DO REJEITO PROVENIENTE DO BENEFICIAMENTO DE MOSCOVITA. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. São Paulo: Associação Brasileira de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015. v. 1. p. 409-415.
-
Filho. T. A. M. ; BALTAR, C. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. ; BERTOLINO, L. C. . INTERFERÊNCIA DOS MINERAIS DE GANGA NA FLOTAÇÃO DE CROMITA. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. São Paulo: Associação Brasileira de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015. v. 2. p. 632-641.
-
BALTAR, C. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. . INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PARTÍCULA NA FLOTAÇÃO DE DOLOMITA EM FUNÇÃO DO TIPO DE COLETOR. In: XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa & VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology, 2013, Goiânia. Anais proceedings. Pires do Rio: Gráfica e Editora Pires do Rio Ltda-ME, 2013. v. 2. p. 243-250.
-
SANTOS ANDRÉ, T. C. S. ; MEDEIROS, A. R. S. ; SOUZA, O. O. ; PEIXOTO, A. ; NASCIMENTO, M. R. . CONTROLE DE PROCESSO NOS TESTES DE RECUPERAÇÃO DA SCHEELITA CONTIDA NOS REJEITOS FINOS DA MINA BREJUÍ POR FLOTAÇÃO DIRETA.. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (VIII CONNEPI), 2013, Salvador. VIII CONNEPI - Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação: anais. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013.
-
SOARES, J. A. ; MEDEIROS, A. R. S. ; ALMEIDA, D. A. R. ; GONZAGA, L. M. . Aumento de Escala em Perfis Geofísicos do Poços por Krigagem Ordinária. In: IV Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2010, Brasilia. IV Simpósio Brasileiro de Geofísica, 2010.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; Ferreira, D.D.A. ; COSTA FILHO, E. A. ; CARLOS, M. C. B. ; SANTOS, C. E. S. ; SANTOS, W. F. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE ROCHA PEGMATÍTICA OBJETIVANDO SUA APLICAÇÃO COMO ROCHA ORNAMENTAL. In: XI Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste, 2023, Campina Grande. Livro de resumos do XI Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2023. v. Único. p. 1-64.
-
PORTO, A. L. ; MEDEIROS, A. R. S. ; ALMEIDA, D. A. R. ; SOARES, J. A. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA RADIOATIVIDADE NATURAL DE UM CAMPO DE PETRÓLEO COM BASE NA KRIGAGEM DOS PERFIS DE RAIO GAMA. In: IV SIMPOSIO BRASILEIRO DE EXPLORAÇÃO MINERAL, 2010, OURO PRETO. IV SIMPOSIO BRASILEIRO DE EXPLORAÇÃO MINERAL, 2010.
-
MEDEIROS, A. R. S. ; Ferreira, D.D.A. ; SANTOS, C. E. S. ; COSTA FILHO, E. A. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE ROCHA PEGMATÍTICA OBJETIVANDO SUA APLICAÇÃO COMO ROCHA ORNAMENTAL.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; FARIAS NETO, SEVERINO RODRIGUES ; Ferreira, D.D.A. ; GONZAGA, L. M. . AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE ATRIÇÃO PARA DISPERSÃO DE CAULIM DO TIPO PRIMÁRIO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; Ferreira, D.D.A. ; CASTRO, M. B. D. . CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO SERIDÓ ATRAVÉS DE ENSAIOS DENSIDADE, POROSIDADE APARENTE E ABSORÇÃO DE ÁGUA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; Ferreira, D.D.A. ; SILVA, R. C. ; GONZAGA, L. M. . A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA FLOTAÇÃO DE QUARTZO COM AMINA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; CASTRO, M. B. D. ; Ferreira, D.D.A. . CARACTERIZAÇÃO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO SERIDÓ ATRAVÉS DE ENSAIOS DEDENSIDADE, POROSIDADE APARENTE E ABSORÇÃO DE ÁGUA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; SANTOS, M. L. ; SILVA, R. C. . A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA FLOTAÇÃO DE QUARTZO COM AMINA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; GONZAGA, L. M. ; FERREIRA, D. J. S. ; SILVA, R. C. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE FELDSPATOS PEGMATÍTICOS USADOS COMO FUNDENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; GONZAGA, L. M. ; ROCHA, R. N. R. ; OLIVEIRA, J. R. S. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO REJEITO PROVENIENTE DO BENEFICIAMENTO DE MOSCOVITA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DANTAS, J. S. ; MEDEIROS, A. R. S. ; SILVA, I. C. M. ; CABRAL, D. S. ; BARROS, P. S. C. . Avaliação dos impactos ambientais gerados pela mineração no município de Picuí - PB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, M. L. ; MEDEIROS, A. R. S. . LEVANTAMENTO DO CENÁRIO ATUAL DA SILICOSE NA SAÚDE DOS GARIMPEIROS NO MUNICÍPIO DE PICUÍ ? PB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Filho. T. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. ; BALTAR, C. A. M. . Interferência dos Mineriais de Ganga na Flotação de Cromita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; GONZAGA, L. M. ; OLIVEIRA, J. R. S. . Caracterização Química, Granulométrica e Mineralógica de Rejeito Proveniente do Beneficiamento de Moscovita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, A. R. S. ; FERREIRA, D. J. S. ; OLIVEIRA, A. D. . CARACTERIZAÇÃO COMPARATIVA DE FELDSPATOS USADOS COMO FUNDENTE NA INDUSTRIA CERÂMICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BALTAR, C. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. . INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PARTÍCULA NA FLOTAÇÃO DE DOLOMITA EM FUNÇÃO DO TIPO DE COLETOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
C. A. M. Baltar ; MEDEIROS, A. R. S. . Ação de Depressores na Flotação Seletiva de Cromita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
C. A. M. Baltar ; Filho. T. A. M. ; MEDEIROS, A. R. S. . Influência das Espécies Dissolvidas na Flotação de Cromita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, A. R. S. . Saúde e Segurança do Trabalho: Técnicas Básicas, Uma Ação Inclusiva em Relação à Saúde e Segurança. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE ROCHA PEGMATÍTICA OBJETIVANDO SUA APLICAÇÃO COMO ROCHA ORNAMENTAL, Descrição: A definição de rocha ornamental estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) éo material rochoso natural, submetido a diferentes graus ou tipos de beneficiamento (bruta, aparelhada,apicoada, esculpida ou polida) utilizado para exercer uma função estética. A caracterização tecnológicaé considerada uma etapa fundamental para a inserção de uma rocha ornamental de forma correta esegura no mercado. Neste trabalho foram determinadas as propriedades físicas, mecânicas epetrográficas de uma rocha ornamental pegmatítica extraída no município de Jardim do Seridó - RN,confrontando assim os parâmetros tecnológicos encontrados com aqueles definidos nas normasexistentes, visando qualificar este material para fins ornamentais, de revestimento e para as maisvariadas aplicações na construção civil.Com o objetivo de analisar as características intrínsecas do material pétreo pesquisado foram coletadasamostras da rocha pegmatítica no município de Jardim do Seridó - RN na tentativa de reproduzir emlaboratório as condições às quais os materiais estarão expostos no ambiente de aplicação, foramrealizados os ensaios de caracterização tecnológica de rochas. Esses ensaios possibilitam a obtençãode parâmetros comparativos que orientam o usuário sobre o melhor uso e são normatizados pelaAssociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os ensaio realizados foram os seguintes: análisepetrográfica; determinação da densidade aparente da porosidade aparente e da absorção de água;determinação do coeficiente de dilatação térmica linear; determinação da resistência ao congelamentoe degelos; determinação da resistência a compressão uniaxial; determinação do módulo de ruptura(flexão por carregamento em três Pontos); determinação da resistência a flexão por carregamento emquatro pontos e determinação da resistência ao impacto de corpo duro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Coordenador / Defsson Douglas de Araújo Ferreira - Integrante / Carlos Eduardo Silva Santos - Integrante / Edson Arante Costa Filho - Integrante / Maria Clara Bezerra Carlos - Integrante / Wanessa Fernandes Santos - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2018
CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO CAULIM DA REGIÃO SERIDÓ DOS ESTADOS DA PB E DO RN., Descrição: Projeto PIBIC/EM. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Coordenador / Rafael Chagas Silva - Integrante / Kleciano Erico Dias Dantas - Integrante / Defsson Douglas de Araújo Ferreira - Integrante.
-
2016 - 2017
A importância da qualidade da água na flotação de quartzo com amina, Descrição: Projeto PIBIC/EM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Coordenador / Rafael Chagas Silva - Integrante / Maria Luisa dos Santos - Integrante.
-
2013 - 2015
Aumento da produtividade da usina de concentração de Scheelita da Mina Brejuí através da utilização da flotação nos rejeitos finos das mesas concentradoras., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Integrante / Dwight Rodrigues Soares - Integrante / Adriano Peixoto - Integrante / Julio Cesar Guedes Correia - Integrante / Odon Oliveira de Souza - Integrante / Francisco Wilson Hollanda Vidal - Integrante / Severino Ramos Marques de Lima - Integrante / Hudson Jean Bianquini Couto - Integrante / Jean Carlo Grijó Luzada - Integrante / Túlio César Soares dos Santos André - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Tecnlogia Avançada para Mineração de Quartzito, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Integrante / LIGIA MARA GONZAGA - Integrante / Elbert Valdiviezo Viera - Coordenador.
-
2010 - 2011
Diagnóstico Energético do Setor Industrial da Mesorregião do Deridó, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ailma Roberia Souto de Medeiros - Integrante / MOEMA DE CASTRO BARBOSA - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus Picuí. , Acesso Rodovia PB 151, Cenecista, 58187000 - Picuí, PB - Brasil, Telefone: (83) 33712555
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência
Outras informações:
Estágio de Docência na disciplina de flotação no curso de graduação em Engenharia de Minas na Universidade Federal de Pernambuco, no período de 03 de dezembro de 2012 à 25 de abril de 2013, totalizando um período letivo. Sob supervisão do Prof. Carlos Adolpho de Magalhães Baltar.
2015 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
2011 - 2011
Laboratório de PetrofísicaVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário
2010 - 2010
Associação Técnica Científica Ernesto Luiz de Oliveira JúniorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ailma Roberia Souto de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?