Fernando Virgílio Albuquerque de Oliveira

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com a distinção acadêmica Magna Cum Laude, por elevado desempenho acadêmico. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduando em Osteopatia Clínica pela Académie de Thérapie Manuelle et Sportive ? Bélgica (ATMS). Atua como bolsista de apoio tecnológico da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE) com vigilância em saúde de causas externas de morbimortalidade. Tem experiência e interesse nas temáticas: Saúde Coletiva, Saúde da Família, Gestão em Saúde, Antropologia em Saúde, Vigilância em Saúde de Violências e Acidentes, Pilates Clínico, Terapia manual e Fisioterapia Bucomaxilofacial.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Coletiva

2016 - 2017

Universidade Estadual do Ceará
Título: Desenvolvimento Tecnológico na Produção do Cuidado dos Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Fortaleza, Ceará,Ano de Obtenção: 2017
Maria Salete Bessa Jorge.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Osteopatia Clínica

2016 - Atual

Académie de Thérapie Manuelle Et Sportive

Graduação em Fisioterapia

2011 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: Proposta de Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Avaliação da Disfunção Temporomandibular em Idosos Edêntulos Institucionalizados
Orientador: Kátia Virgínia Viana Cardoso

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Centro Universitário 7 de Setembro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Inglês. , Núcleo de Línguas Estrangeiras/UECE, NLE, Brasil.

2017 - 2017

Formação em Pilates Contemporâneo Clínico e Bola. (Carga horária: 200h). , Pilates Contemporâneo, PC, Brasil.

2016 - 2016

I Seminário "Internet e Saúde". (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 120h). , Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha, UAN, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Diagnósticos Diferenciais em Saúde Mental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Medicina do Esporte. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Formação em Aprendizagem Cooperativa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em DTM e Pós Operatório de Cirurgia Bucomaxilofacial. (Carga horária: 40h). , Qualifica - Centro de Treinamento de Profissionais da Saúde, QUALIFICA, Brasil.

2012 - 2012

I Oficina de Conhecimentos do Programa PADI da UFC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Ultrassom Terapêutico e Pontos de Acupuntura. (Carga horária: 4h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.

2012 - 2012

Disfunção da ATM. (Carga horária: 4h). , FFaculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.

2012 - 2012

Reabilitação Cardíaca.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, F. V. A. . Congresso Internacional de Estudantes e Profissionais da Saúde. 2017. (Congresso).

OLIVEIRA, F. V. A. . Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina 2014. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, F. V. A. . Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, F. V. A. . IV Feira de Profissões - Orientador Vocacional. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário da Rede de Atenção Psicossocial do Estado. 2016. (Seminário).

7º Congresso Internacional de Fisioterapia. ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS SOBRE O USO ADEQUADO DE CALÇADOS ANTES E DEPOIS DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2014. (Congresso).

Programa Médico Humanitário da Operação Sorriso em Fortaleza-CE. 2014. (Outra).

Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina 2014.ASSISTENCIA FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOGNÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA. 2014. (Encontro).

Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina 2014.O USO DE CÉLULAS-TRONCO DE DENTES DECÍDUOS NA OSTEOGÊNESE EM PORTADORES DE FISSURA LABIO PALATINA. 2014. (Encontro).

Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina 2014.ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ENXERTOS AUTÓGENOS E ALÓGENOS EM PACIENTES FISSURADOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2014. (Encontro).

Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre Fissura Labiopalatina 2014.INFLUÊNCIAS CIRÚRGICAS NO CRESCIMENTO FACIAL E MAXILAR EM PACIENTES COM FISSURA LABIAL E/OU PALATAL. 2014. (Encontro).

XXIII Encontro de Extensão.ORGANIZAÇÃO DE EVENTO CIENTÍFICO COMO AÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Encontro).

XXIII Encontro de Extensão.PROTOCOLO DE PESQUISA ACERCA DA QUALIDADE DE VIDA DOS CUIDADORES DE PACIENTES FISSURADOS. 2014. (Encontro).

XXIII Encontro de Iniciação à Docência.ENSINO SÓCIO-ANTROPOLÓGICO NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2014. (Encontro).

XXIII Encontro de Iniciação à Docência.A COMPREENSÃO DAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA: EXPERIÊNCIA DE VISITAS IN LOCO COM ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA. 2014. (Encontro).

III Jornada de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. 2013. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2013. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2013. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. EFEITO DE UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO NA PERIMETRIA DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES DE CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES OCLUSAIS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. 2013. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DE PARÂMETROS ESTABILOMÉTRICOS. 2013. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. ANÁLISE DA SIMETRIA DA MARCHA DE CRIANÇAS COM 4 A 5 ANOS DE IDADE. 2013. (Congresso).

XXII Encontro de Extensão.PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA A AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM CRIANÇAS DE 3-4 ANOS DE IDADE. 2013. (Encontro).

XXII Encontro de Extensão.PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ALTERAÇÕES BIOMECÂNICAS EM CRIANÇAS DECORRENTES DO USO INADEQUADO DO CALÇADO. 2013. (Encontro).

XXII Encontro de Extensão.PREVALÊNCIA DE HÁBITOS PARAFUNCIONAIS DA ENTRE CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DE COMUNIDADES DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE. 2013. (Encontro).

XXII Encontro de Iniciação à Docência.METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA REABILITAÇÃO AQUÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. (Encontro).

XXII Encontro de Iniciação à Docência.CONFECÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCENTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA. 2013. (Encontro).

XXIV Congress of the International Society of Biomechanics. KINEMATICS ANALYSIS OF THE TEMPOROMANDIBULAR JOINT IN PRESCHOOL CHILDREN. 2013. (Congresso).

6º Congresso Internacional de Fisioterapia. CORRELAÇÃO DE ASSIMETRIAS PARA PARÂMETROS DE CARGA PODAL E ALTERAÇÕES OCLUSAIS EM CRIANÇAS DE 4-5 ANOS DE IDADE. 2012. (Congresso).

I Jornada de Fisioterapia do Sertão Central.Proposta de Avaliação Funcional da Articulação Temporomandibular em Crianças de 4 a 5 anos no município de Fortaleza-CE. 2012. (Outra).

I Jornada de Fisioterapia do Sertão Central. 2012. (Outra).

XI Encontro de Pesquisa do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio FIC. 2012. (Encontro).

XXI Encontro de Extensão.INTERVENÇÃO PSICOMOTORA FUNCIONAL EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CE. 2012. (Encontro).

XXI Encontro de Extensão.CORRELAÇÃO DE ASSIMETRIAS PARA PARÂMETROS DE SUPERFÍCIE PODAL E ALTERAÇÕES OCLUSAIS EM CRIANÇAS. 2012. (Encontro).

XXI Encontro de Extensão.CORRELAÇÃO ENTRE SIMETRIA POSTURAL E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM CRIANÇAS. 2012. (Encontro).

II Jornada de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. 2011. (Outra).

II Jornada de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará.ASSOCIAÇÃO DA DOMINÂNCIA LATERAL COM O PICO DE PRESSÃO MÁXIMO DURANTE A MARCHA NAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA EM FORTALEZA/CE. 2011. (Outra).

Semana da Faculdade de Medicina 2011. 2011. (Outra).

XX Encontro de Extensão.EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DE ATIVIDADE DE TERRITORIALIZAÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, FORTALEZA-CEARÁ. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Extensão.TERRITORIALIZAÇÃO E O CONHECIMENTO DA MICROÁREA. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Extensão.EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM O TEMA DE VIOLÊNCIA. 2011. (Encontro).

XI Encontro de Pesquisa do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio FIC.Associação entre a presença de dor orofacial e a oclusão em crianças de 4-5 anos. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Antonia Bruna de Nojosa Freitas

SANTIAGO, A. M. V.; PEREIRA, L. A.;OLIVEIRA, F. V. A.. Instrumento para anamnese e exame físico de enfermagem em pacientes com tuberculose pulmonar: estudo metodológico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Icaro Diogenes Evangelista

SANTIAGO, A. M. V.; PEREIRA, L. A.;OLIVEIRA, F. V. A.. Avaliação das solicitações de alta hospitalar de pacientes que fazem uso de "crack" e estão em tratamento para tuberculose. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Daniele de Oliveira Costa Bacelar

SANTIAGO, A. M. V.; PEREIRA, L. A.;OLIVEIRA, F. V. A.. Influência dos determinantes sociodemográficos no abandono do tratamento de tuberculose. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Ana Paula Rebouças

OLIVEIRA, F. V. A.; SANTIAGO, A. M. V.; PEREIRA, L. A.. Acesso a estratégia saúde da família: percepção dos usuários. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Adguinoele da Costa Teixeira

OLIVEIRA, F. V. A.; PEREIRA, L. A.; SANTIAGO, A. M. V.. Inequidade no SUS: O acesso da população LGBT aos serviços de saúde pública é "babado". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: ALINE FREITAS DOS SANTOS

OLIVEIRA, F. V. A.; PEREIRA, L. A.; SANTIAGO, A. M. V.. Avaliação do acesso aos serviços de saúde e da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Kegislânia Ferreira Martins

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Saúde da população negra no sertão central cearense: o olhar de profissionais-residentes do município de Quixadá-CE. 2017.

Aluno: Milena da Silva Santos

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Preparação dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família a cerca do matriciamento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Thawanna Rêgo Fernandes

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Atenção à saúde LGBT: a percepção dos usuários sobre a estratégia de saúde da família. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Emiliano Cavalcante Nobre

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Corpo, identidade e hormoneoterapia: os desafios do processo transexualizafor e seus rebatimentos no adoecimento físico de pessoas transexuais em Morada Nova. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Genielly Albuquerque Gomes

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. A (in)visibilidade da população LGBT no controle social. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Klesia Willma Rodrigues Pereira

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Female to male: 'ser homem feminino' e os desafios acerca da condição das transmasculinidades na sociedade capitalista. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Aline Kelly Chaves de Almeida

OLIVEIRA, F. V. A.; FREIRE, F. F. S.; SILVA, V. T. B. L.; AZEVEDO, M. J. A.; PEREIRA, M. A.. Apoio matricial em saúde mental: percepção dos profissionais da atenção primária do município de Iguatu-CE. 2017.

Fabianne Elpídio de Sá;OLIVEIRA, F. V. A.; CAMPOS, N. G.. V Jornada de Fisioterapia. 2017. Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão

JORGE, M. S. B.; SANTOS, E. M.; MENDES, P. H.;LEITÃO, I. M. T. A.. TECNOLOGIAS DE GESTÃO NA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE: DIAGNOSTICO, AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO. 2016.

Fabiane Elpídio de Sá

SÁ, Fabiane Elpídio de; SPINATO, I. L.. proposta de utilização da CIF na avaliação da disfunção temporomandibular em idosos edêntulos institucionalizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará.

Paulo Henrique Mendes Maia

JORGE, M. S. B.MAIA, PAULO H. M.; PAULA, M. L.. Desenvolvimento Tecnológico na Produção do Cuidado dos Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará.

INDARA CAVALCANTE BEZERRA

JORGE, M. S. B.; MAIA, P. H. M.; PAULA, M. L.;BEZERRA, I. C.. Desenvolvimento Tecnológico na Produção do Cuidado dos Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Fortaleza-Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual do Ceará.

Kátia Virgínia Viana Cardoso

Viana-Cardoso, K.V.; de Sá, F.E.; SPINATO, I. L.. Proposta de Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Avaliação da Disfunção Temporomandibular em Idosos Edêntulos Institucionalizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará.

Clarice Maria Araújo Chagas Vergara

JORGE, M. S. B.; SANTOS, E. M.; LEITAO, I. M. T. A.; MAIA, P. H. M.; VERGARA, C. M. A. C.. Tecnologias de gestão na atenção primária: diagnóstico, avaliação e proposição. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará.

Itana Lisane Spinato

Oliveira, F.V.A; Cardoso, K.V;SPINATO, I. L.; Sá, F.E. Proposta de Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na avaliação da Disfunção Temporomandibular em Idosos Edêntulos institucuinalizados. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará.

Anderson Weiny Barbalho Silva

OLIVEIRA, F. V. A.;SILVA, A. W. B.; SOUSA, N. A.. PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO PARA REDUÇÃO DE SUAS COMORBIDADES NO CONJUNTO SANTO ANTÔNIO EM SOBRAL-CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Klesia Willma Rodrigues Pereira

FEMALE TO MALE: "SER HOMEM FEMININO" E OS DESAFIOS ACERCA DA CONDIÇÃO DAS TRANSMASCULINIDADES NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde-RIS) - Escola de Saúde Pública do Ceará; (Orientador);

Pedro Moacir Bezerra Filho

?AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A ASSISTÊNCIA DO PRÉ-NATAL: PERCEPÇÃO DE GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE BARRA DO SOTERO- CROATÁ ?CE 2018?; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fernando Virgílio Albuquerque de Oliveira;

Hélio Monte Coelho Aguiar Neto

PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO PARA REDUÇÃO DE SUAS COMORBIDADES NO CONJUNTO SANTO ANTÔNIO EM SOBRAL-CE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fernando Virgílio Albuquerque de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Kátia Virgínia Viana Cardoso

Proposta de Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Avaliação da Disfunção Temporomandibular Em Idosos Edêntulos Institucionalizados; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Kátia Virginia Viana Cardoso;

Kátia Virgínia Viana Cardoso

Prevalência de Hábitos Parafuncionais da entre Criança de 3 a 5 anos de Comunidades Distintas do Município de Fortaleza-Ce; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará, Bolsa de Extensão UFC; Orientador: Kátia Virginia Viana Cardoso;

Kátia Virgínia Viana Cardoso

Correlação entre Simetria Postural e Disfunção Temporomandibular em Crianças; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Kátia Virginia Viana Cardoso;

Kátia Virgínia Viana Cardoso

Associação entre a Presença de Dor Orofacial e a Oclusão em Crianças de 4-5 anos; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Kátia Virginia Viana Cardoso;

Rodrigo Fragoso de Andrade

Programa de Iniciação à Docência - PID; 2013; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Rodrigo Fragoso de Andrade;

Ana Cristhina de Oliveira Brasil

Proposta de utilização da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde na avaliação da disfunção temporomandibular em idosos edêntulos institucionalizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ana Cristhina de Oliveira Brasil de Araújo;

Gabriel Peixoto Leão Almeida

Proposta de utilização da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde na avaliação da disfunções temporomandibular em idosos edêntulos institucionalizados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Gabriel Peixoto Leão Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 GOIS, J. S. ; LINARD, C. F. B. M. ; OLIVEIRA, F. V. A. . A EXISTÊNCIA DO SERVIÇO DE SAÚDE GARANTE O ACESSO DOS USUÁRIOS? NOTAS SOBRE O CUIDADO ÀS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS E FAZEM USO DE CRACK. SANARE Revista de Políticas Públicas , v. 16, p. 42-47, 2017.

  • 2017 OLIVEIRA, F. V. A. ; SILVA, V. C. ; Fabianne Elpídio de Sá ; ARAUJO, A. C. O. B. ; ALMEIDA, G. P. L. ; CARDOSO, K. V. V. . Proposta de utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na avaliação da disfunção temporomandibular. Fisioterapia Brasil , v. 18, p. 294-305, 2017.

  • 2016 SÁ, FABIANE E DE ; JUCÁ, RENATA VB DE M ; FERNANDES, ABIMAELE B ; OLIVEIRA, FERNANDO VA DE ; FROTA, LÊDA M DA CP ; VIANA-CARDOSO, KÁTIA V . Postural Sway Parameters and Gait Symmetry in Preschool Children: Cross-sectional study. Motriz , v. 22, p. 249-253, 2016.

  • GOIS, J. S. ; LIMA, S. C. ; QUINDERE, P. H. D. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; LIMA, E. O. . 'Aquele Vírus' e o 'Cão': entrecruzando saberes, práticas e demandas, das pessoas que vivem com HIV/aids e usam crack, para as Redes de Atenção à Saúde.. SUSTENTAÇÃO (COSEMS/CE) , v. 29, p. 61, 2016.

  • Medeiros, Diego da Silva ; OLIVEIRA, F. V. A. ; CAVALCANTE, M. G. ; SILVA, V. C. . Fique Sabendo Jovem: Experiência Exitosa de Formação nas Redes de Atenção à Pessoa Vivendo com HIV/AIDS no município de Fortaleza, Ceará. In: Míriam Thais Guterres Dias; Daniel Canavese de Oliveira. (Org.). Vivências da formação de profissionais de saúde: Aventuras e percursos de educação pelo trabalho. 1ed.Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2017, v. 11, p. 188-205.

  • CAMELO, E. M. P. F. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. . A influência das experiências advindas do ambiente e de contextos socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor: onde a fisioterapia pode contribuir?. In: Ulisséa de Oliveira Duarte; Gisele Maria Soares de Melo Arruda; Mayara Paz Albino dos Santos; Raimunda Hermelinda Maia Macena. (Org.). Transdisciplinaridade e cognição: reflexões teóricas para uma prática direcionada. 1ªed.Ampére: Famper, 2017, v. 01, p. 01-.

  • CAMELO, E. M. P. F. ; OLIVEIRA, F. V. A. . Empoderamento dos idosos na prevenção de quedas: uma revisão integrativa. In: Raimunda Hermelinda Maia Macena; Gisele Maria Melo Soares Arruda; Mayara Paz Albino dos Santos; Núbia Caroline da Paz Olivério; Ana Jéssica dos Santos Sousa; Antônio Lucas Oliveira Góis. (Org.). Estratégias e intervenções para atuação na Atenção Primária em saúde junto a idosos: repensando a prática em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 1ªed.Fortaleza: S B C Consultoria, 2017, v. 01, p. 01-.

  • LEITAO, I. M. T. A. ; JORGE, M. S. B. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; OLIVEIRA, A. C. S. . MODELOS DE GESTÃO EM SAÚDE: REFLETINDO A PRODUÇÃO DE NOVAS LÓGICAS ORGANIZACIONAIS. In: Maria Salete Bessa Jorge; Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão; Raimunda Magalhães da Silva; Marcia Guimarães de Melo Alves. (Org.). Políticas e acesso aos serviços de saúde: práticas, cuidados e fluxos [livro eletrônico]. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2016, v. 1, p. 549-579.

  • Silveira, Carlos Bruno ; GOIS, J. S. ; MOREIRA, J. R. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Jorge, Maria Salete Bessa . O desafio da integralidade do cuidado nas Redes de Atenção a Saúde: uma revisão integrativa. In: II Seminário Internacional de Redes de Atenção a Saúde: o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para a melhoria dos recursos na saúde. In: II SIRA, 2017, Fortaleza. Anais do II SIRA, 2017.

  • MOREIRA, J. R. ; Silveira, Carlos Bruno ; OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa . Integralidade na Rede de Atenção a Saude Mental: ênfase na gestão do cuidado. In: II Seminário Internacional de Redes de Atenção a Saúde: o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para a melhoria dos recursos na saúde, 2017, Fortaleza. Anais do II SIRA Saúde, 2017.

  • Campos, Daniella Barbosa ; OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa . Atenção Primaria a Saúde como coordenadora do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial. In: : II Seminário Internacional de Redes de Atenção a Saúde: o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para a melhoria dos recursos na saúde, 2017, Fortaleza. Anais do II SIRA Saúde, 2017.

  • GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; LINARD, C. F. B. M. ; Silveira, Carlos Bruno ; OLIVEIRA, F. V. A. ; MOREIRA, J. R. ; MESQUITA, K. C. . A vulnerabilidade da vida com HIV/Aids: o contexto de pessoas em situação de rua e em uso de crack. In: XII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. Anais da XII Semana Universitária da UECE, 2017.

  • GOIS, J. S. ; LIMA, S. C. ; QUINDERE, P. H. D. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; SILVA, M. E. A. . 'Aquele Vírus' e o 'Cão': entrecruzando saberes, práticas e demandas, das pessoas que vivem com HIV/aids e usam crack, para as Redes de Atenção à Saúde. In: I Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde, 2017, Fortaleza. Revista Sustentação, 2016. v. 39.

  • COSTA, L. S. P. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; CARVALHO, M. R. R. ; MORAIS, J. B. ; MAGALHAES, T. M. M. ; JORGE, M. S. B. . ?NASF em rede: processo de validação de um aplicativo móvel?. In: Congresso Internacional Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, 2018, Ribeirão Preto. Congresso Internacional Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde 2018, 2018.

  • CAMELO, E. M. P. F. ; TAVARES, Y. A. S. ; GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; VERGARA, C. M. A. C. ; MACENA, R. H. M. ; SÁ, FABIANE E DE . Uso de dispositivos móveis como ferramenta de informação em sáude: o caso do Web App Atualiza SUS. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, 2017.

  • MOREIRA, J. R. ; Silveira, Carlos Bruno ; OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa . Análise do conhecimento produzido e divulgado em periódicos sobre integralidade nas Redes de Atenção à Saúde. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Anais do III Congresso Brasileiro de Política, 2017.

  • LOURINHO, L. A. ; GOIS, J. S. ; LINARD, C. F. B. M. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; OLIVEIRA, F. V. A. . Pessoas que vivem com AIDS e usam crack: saberes, práticas e demandas da rede hospitalar. In: The Thirteenth International Congress of Qualitative Inquiry, 2017, Chicago. Annals of the Thirteenth International Congress of Qualitative Inquiry, 2017.

  • OLIVEIRA, F. V. A. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; LINARD, C. F. B. M. ; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda ; LOURINHO, L. A. ; GOIS, J. S. . Avaliação responsiva construtivista e sua aplicabilidade metodológica na saúde. In: The Thirteenth International Congress of Qualitative Inquiry, 2017, Chicago. Annals of the Thirteenth International Congress of Qualitative Inquiry, 2017.

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; LINARD, C. F. B. M. ; Jorge, Maria Salete Bessa . População em situação de rua: a integralidade do cuidado a partir dos territórios. In: 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2017, Florianópolis. Anais do 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2017.

  • MOREIRA, J. R. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; Silveira, Carlos Bruno ; GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; VASCONCELOS, A. A. ; LIMA, E. O. . A interface do cuidado da Estratégia de Saúde da Família no Centro do Atenção Psicossocial: uma revisão integrativa. In: XII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. Anais da XII Semana Universitária da UECE, 2017.

  • OLIVEIRA, F. V. A. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; MOREIRA, J. R. ; Silveira, Carlos Bruno ; GOIS, J. S. ; MAIA, P. H. M. . Desenvolvimento tecnológico como aliado dos profissionais da Atenção Primária em Saúde na produção do cuidado. In: XII Semana Universitária da UECE, 2017. Anais da XII Semana Universitária da UECE, 2017.

  • Campos, Daniella Barbosa ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Silveira, Carlos Bruno ; Medeiros, Diego da Silva ; Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Jorge, Maria Salete Bessa . Experiências brasileiras em políticas de redução de danos frente ao uso de álcool e drogas: uma revisão de literatura. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016, São Paulo, SP. Álcool e outras drogas - Política nacional sobre AD. Descriminalização. Legalização. Abordagens terapêuticas. Uso terapêutico de cannabidiol, maconha e ayuasca. Redução de danos. Comunidades terapêuticas., 2016.

  • Campos, Daniella Barbosa ; Sales, Dafne Lopes ; Silveira, Carlos Bruno ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda ; Jorge, Maria Salete Bessa . Efeitos psicossociais em adolescentes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016, São Paulo, SP. Álcool e outras drogas - Política nacional sobre AD. Descriminalização. Legalização. Abordagens terapêuticas. Uso terapêutico de cannabidiol, maconha e ayuasca. Redução de danos. Comunidades terapêuticas., 2016.

  • Silveira, Carlos Bruno ; Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Costa, Carliene Bezerra da ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Campos, Daniella Barbosa ; Jorge, Maria Salete Bessa . O Centro de Atenção Psicossocial e a Estratégia De Saúde da Família: (des)encontros no cuidado em Saúde Mental. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016, São Paulo, SP. Política de saúde mental ? Conjuntura atual. Reforma sanitária e Reforma psiquiátrica., 2016.

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; CAMELO, E. M. P. F. ; BRANCO, R. B. O. C. ; OLIVEIRA, F. M. ; MELO, L. I. A. ; LIMA, S. C. . 'A gente num sabe': um relato de experiência sobre a socialização dos direitos sociais que transcendem o âmbito da saúde. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Anais do II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016.

  • Silveira, Carlos Bruno ; OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. ; BRANCO, R. B. O. C. ; Jorge, Maria Salete Bessa . Discutindo as Redes de Atenção à Saúde com foco nos processos de trabalho: uma revisão de literatura. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Revista Interdisciplinas Ciência e Saúde, 2016.

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Medeiros, Diego da Silva ; Silveira, Carlos Bruno ; Jorge, Maria Salete Bessa . Viver com HIV/aids e fazer uso de crack: o contexto dessa relação. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Revista Interdisciplinar Ciência e Saúde, 2016.

  • OLIVEIRA, F. V. A. ; Silveira, Carlos Bruno ; GOIS, J. S. ; Campos, Daniella Barbosa ; Jorge, Maria Salete Bessa . Tecnologias de gestão na Atenção Primária e Núcleo de Apoio à Saúde da Família: um protocolo de pesquisa. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Revista Interdisciplinas Ciência e Saúde, 2017.

  • OLIVEIRA, F. V. A. ; GOIS, J. S. ; CAMELO, E. M. P. F. ; BRANCO, R. B. O. C. ; OLIVEIRA, F. M. ; SILVA, V. C. . Processos de trabalho, vínculo e corresponsabilização na perspectiva da gestão da Atenção Primária à Saúde. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016. Revista Interdisciplinas Ciência e Saúde, 2016.

  • OLIVEIRA, F. V. A. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; GOIS, J. S. ; Silveira, Carlos Bruno ; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda . Avaliação Construtivista Responsiva no contexto da Atenção Primária em Saúde: um revisão de literatura. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. Anais da XXI Semana Universitária da UECE, 2016.

  • GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Silveira, Carlos Bruno ; Medeiros, Diego da Silva ; Campos, Daniella Barbosa . O lugar das políticas sobre drogas no Brasil: discutindo o paradigma proibicionista. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016. Anais da XXI Semana Universitária da UECE, 2016.

  • Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Costa, Carliene Bezerra da ; Silveira, Carlos Bruno ; Paula, Milena Lima de ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Campos, Daniella Barbosa ; Jorge, Maria Salete Bessa . Dilemas plurais da (des)institucionalização do cuidado em saúde mental. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2016, São Paulo, SP. Institucionalização e desinstitucionalização ? Ações e dispositivos de desinstitucionalização. O manicômio para além dos muros. Trans-institucionalização., 2016.

  • LOURINHO, L. A. ; GOIS, J. S. ; LINARD, C. F. B. M. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; OLIVEIRA, F. V. A. . Pessoas que vivem com AIDS e usam crack: saberes, práticas e demandas da rede hospitalar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOIS, J. S. ; LINARD, C. F. B. M. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Jorge, Maria Salete Bessa . . A existência do serviço de saúde garante o acesso dos usuários? Notas sobre o cuidado às pessoas que vivem com HIV/aids e fazem Uso de crack. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; LINARD, C. F. B. M. ; Jorge, Maria Salete Bessa . População em situação de rua: a integralidade do cuidado a partir dos territórios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; LINARD, C. F. B. M. ; Silveira, Carlos Bruno ; OLIVEIRA, F. V. A. ; MOREIRA, J. R. ; MESQUITA, K. C. . A vulnerabilidade da vida com HIV/Aids: o contexto das pessoas em situação de rua e em uso de crack. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silveira, Carlos Bruno ; Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Costa, Carliene Bezerra da ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Campos, Daniella Barbosa ; Jorge, Maria Salete Bessa . O Centro de Atenção Psicossocial e a Estratégia De Saúde da Família: (des)encontros no cuidado em Saúde Mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Campos, Daniella Barbosa ; Sales, Dafne Lopes ; Silveira, Carlos Bruno ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda ; Jorge, Maria Salete Bessa . Efeitos psicossociais em adolescentes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Campos, Daniella Barbosa ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Silveira, Carlos Bruno ; Medeiros, Diego da Silva ; Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Jorge, Maria Salete Bessa . Experiências brasileiras em políticas de redução de danos frente ao uso de álcool e drogas: uma revisão de literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cabral, Mariana Pompílio Gomes ; Costa, Carliene Bezerra da ; Silveira, Carlos Bruno ; Paula, Milena Lima de ; Oliveira, Fernando Virgílio Albuquerque ; Campos, Daniella Barbosa ; Jorge, Maria Salete Bessa . Dilemas plurais da (des)institucionalização do cuidado em saúde mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOIS, J. S. ; LIMA, S. C. ; QUINDERE, P. H. D. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; SILVA, M. E. A. . 'Aquele Vírus' e o 'Cão': entrecruzando saberes, práticas e demandas, das pessoas que vivem com HIV/aids e usam crack, para as Redes de Atenção à Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOIS, J. S. ; Jorge, Maria Salete Bessa ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Silveira, Carlos Bruno ; Medeiros, Diego da Silva . O lugar das políticas sobre drogas no Brasil: discutindo o paradigma proibicionista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; CAMELO, E. M. P. F. ; BRANCO, R. B. O. C. ; OLIVEIRA, F. M. ; MELO, L. I. A. ; LIMA, S. C. . 'A gente num sabe': um relato de experiência sobre a socialização dos direitos sociais que transcendem o âmbito da saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOIS, J. S. ; OLIVEIRA, F. V. A. ; Medeiros, Diego da Silva ; Silveira, Carlos Bruno ; Jorge, Maria Salete Bessa . Viver com HIV/aids e fazer uso de crack: o contexto dessa relação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. V. A. . Escolha Profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, F. V. A. . Fisioterapia em Gerontologia. 2015; Tema: Fisioterapia em Gerontologia. (Blog).

OLIVEIRA, F. V. A. . Psicomotricidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. V. A. . Prática em Educação em Saúde. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. V. A. ; NUNES, R. B. P. . Avaliação da Interferência Oclusal e Desordens Temporomandibulares em Alterações Posturais Infantis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A CONSTRUÇÃO DE AÇÕES COMPARTILHADAS DE SAÚDE MENTAL POSITIVA E A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA ESCOLA: INSTRUMENTALIZANDO PROFESSORES COMO AGENTES DE SAÚDE MENTAL, Descrição: A intervenção em promoção da saúde que será avaliada nesta pesquisa será as ações de saúde mental na escola, com foco na intersetorialidade entre os setores saúde e educação. O intento é dar voz aos atores envolvidos na identificação, diagnóstico e tratamento de crianças com problemas comportamentais e compreender a importância da identificação precoce e o encaminhamento efetivo para a fomentação da resiliência e da saúde mental positiva; divulgar conhecimentos e experiências que alguns grupos de profissionais que se situam na fronteira do território complexo da saúde e da educação vem construindo. Tem-se como objetivo: compreender a importância da identificação precoce dos problemas comportamentais na escola e o encaminhamento efetivo para a fomentação da resiliência e da saúde mental positiva. E seus desdobramentos específicos: I) Analisar os papeis de cada ator na tríade ? família ? escola ? profissional de saúde na detecção precoce dos problemas de saúde mental; II) Identificar como acontece o encaminhamento de crianças com problemas comportamentais da escola para a atenção básica; II) Compreender como acontecem as comunicações entre os setores da educação e da saúde no que se refere aos encaminhamentos dessas crianças; III) Analisar a efetividade e resolutividade dessas comunicações para a execução das ações integrais; IV) Identificar a miríade de obstáculos que torna a prática ineficiente e o papel da formação de professores para lidar com os problemas comportamentais e sua interferência na aprendizagem; V) Entender como as redes sociais auxiliam na construção da resiliência através dos parceiros da comunidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa será realizado um estudo misto com abordagem quanti-qualitativa. O uso de diferentes abordagens metodológicas em diferentes fases da pesquisa visa à complementariedade necessária a análise do tema do estudo, atuando como um benefício compensatório entre os limites e possibilidades de cada método isolado. O referencial norteador para a metodologia que será utilizada nesta pesquisa será a abordagem Community?Based Participatory Research ? CBPR (Pesquisa participativa baseada na comunidade). A CBPR é uma proposta de abordagem colaborativa com a investigação que implica de forma igual todos os componentes no processo de investigação e identifica as forças especificas que cada um traz consigo. A coleta de dados ocorrerá em duas Escolas das Regionais IV no Centro de Atenção Psicossociais Infantil (CAPSi) que atende à demanda da escola. Para a obtenção dos dados quantitativos será aplicado junto aos pais de alunos, alunos e professores o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). Para a obtenção dos dados com abordagem qualitativa serão utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e rodas de conversa. Farão parte do estudo os profissionais da educação (professores) e da saúde (profissionais da Atenção Básica - CAPS) que atuam como atores no encaminhamento de crianças e adolescentes com queixa de mal comportamento e problemas de saúde mental e Pais de alunos que são identificados pela escola como portadores de tais problemas. Para o tratamento dos dados das respostas dos questionários, as respostas serão organizadas em planilhas e computadas em termos de escores, sendo então submetidas a análises estatísticas descritivas e inferenciais no Programa SPSS for Windows. Para a análise qualitativa será utilizado o método hermenêutico de análise de Minayo (2008). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Fernando Virgílio Albuquerque de Oliveira - Coordenador / Carlos Bruno Silveira - Integrante / Maria Salete Bessa Jorge - Integrante / Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão - Integrante / Jhennifer de Souza Gois - Integrante / JORDANA RODRIGUES MOREIRA - Integrante / LÍDIA DE ANDRADE LOURINHO - Integrante / CYBELLE FAÇANHA BARRETO MEDEIROS LINARD - Integrante / CÍNTHIA MENDONÇA CAVALCANTE - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Menção Honrosa, Centro Acadêmico Sônia Gusman.

2017

Trabalho premiado no Congresso Internacional Saúde e Sociedade no eixo Saúde e Atenção Psicossocial, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

2017

Trabalho premiado no I Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde: compartilhando saberes e práticas com interlocução na Atenção Primaria a Saúde, Universidade Estadual do Ceará.

2015

Distinção Acadêmica Magna Cum Laude, Universidade Federal do Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2012

    Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 16

    Outras informações:
    O objetivo geral do PET-Saúde é fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema ùnico de Saúde (SUS), caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Funciona como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).

  • 2011 - 2011

    Programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    O Programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil trata-se de uma ação de extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará que lida com as questões que tangem o desenvolvimento infantil, tendo como público alvo crianças de pré-escolas filantrópicas, funcionários das instituições, pais e responsáveis pelas crianças e a comunidade em que estão inseridas. As ações são referentes à promoção de saúde, acompanhamento do desenvolvimento infantil, educação em saúde, avaliações de desenvolvimento neuropsicomotor, intervenções com foco em atividades psicomotoras, dentre outras.

  • 2012 - Atual

    Operation Smile College Association

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    O PROJETO OSCA/UFC - Operation Smile College Association, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, tem função de divulgação e de sensibilização da sociedade para o problema do paciente com deformidade crânio-facial, especialmente portadores de fissuras labiopalatais, enfatizando a necessidade de apoio para estes. São realizadas diversas campanhas, no âmbito da divulgação e arrecadação de fundos, e atividades com as crianças com deformidades crânio-faciais do Hospital Albert Sabin. Grupos de estudos discutem, periodicamente, artigos científicos e apresentam seminários relevando a causativa dos fissurados. Em épocas de Missões da Operação Sorriso Brasil em Fortaleza (uma Organização sem fins lucrativos, associada à Operation Smile International que realiza cirurgias gratuitas de correção dessas deformidades faciais) o projeto presta assistência a essa ONG no intuito de promover a reabilitação destes pacientes.

  • 2011 - 2011

    Programa Crescer com Dignidade

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Trata-se de um programa de extensão multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará que lida com questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e a promoção desse desenvolvimento de forma saudável, humana e digna. Tem como público alvo crianças de pré-escolas filantrópicas, as comunidades em que estão inseridas, os funcionários das instituições, pais e responsáveis.

  • 2013 - 2013

    Monitoria do Módulo Recursos Eletrotermofotobiológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de Iniciação a Docência do Módulo Recursos Eletrotermofotobiológicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Abordado os seguintes temas: Princípios da biofísica: radiações ionizantes e não-ionizantes no organismo. Vibração (onda ultrasônica). Radiações eletromagnéticas, eletricidade e eletrofisiologia. Abordam os recursos de eletroterapia, termoterapia e Fototerapia existente no campo da Fisioterapia, seus efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações e formas de aplicação. Métodos e técnicas de tratamento. Indicações precauções e contra-indicações.

  • 2013 - 2013

    Monitoria do Módulo Recursos Biohídricos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de iniciação a docência do Módulo Recursos Biohídricos do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Ceará. Abordado os seguintes temas: Histórico da hidroterapia. Princípios físicos da água e fisiológicos do corpo em imersão e em exercício. Estudo teórico-prática do uso da água para fins terapêuticos e preventivos. Emprego de recursos aquáticos nas disfunções osteomioarticulares, neuromusculares e cardiorrespiratórios e recursos fisioterápicos correlacionados a hidroterapia.

  • 2014 - 2014

    Monitoria do Módulo Indivíduo, Cultura e Sociedade

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de iniciação à docência do Módulo Indivíduo, Cultura e Sociedade do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Ceará. Abordado os seguintes temas: Conceito de Filosofia. Raciocínio humano. Enfoque de práticas de saúde individual e coletiva nas diferentes culturas. Realidade social presente na prática da Fisioterapia. Socioantropologia aplicada à saúde.

  • 2014 - 2014

    Monitoria do Módulo Saúde: Processo e Assistência

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de iniciação à docência do Módulo Saúde: Processo e Assistência do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Ceará. Abordado os seguintes temas: Saúde como processo sócio-cultural, econômico e político. Política nacional de saúde. Previdência Social. Procedimentos básicos de assistência em urgência e emergência. Abordagem no trauma e nas emergências clínicas. Suporte Básico de Vida. Epidemiologia.

  • 2015 - 2015

    Monitoria do Módulo Clínica Fisioterapêutica em Gerontologia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de iniciação à docência do Módulo Clínica Fisioterapêutica em Gerontologia, Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Ceará. Abordando temas relacionados ao Processo biológico e fisiológico do envelhecimento humano; Principais distúrbios fisiopatológicos do envelhecimento humano e tratamento fisioterápico; Avaliação multidimensional do idoso.

  • 2015 - Atual

    Monitoria de Recursos Fisioterapêuticos Mecânicos e Manipulativos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Iniciação a Docência, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria de Iniciação a Docência de módulo do Curso de Fisioterapia da UFC abordando os seguintes temas: Princípios físicos e biomecânicos da mecanoterapia; Tração, manipulação, massoterapia, quiropraxia, osteopatia e relaxamento em Fisioterapia; Histórico da manipulação articular como forma de terapia; Anatomia e fisiologia da pele e sistema linfático; Massagem terapêutica e drenagem linfática; Apresentação da técnica da massagem reflexa e técnicas alternativas.

  • 2015 - Atual

    Grupo de Estudos em Dores Orofaciais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista voluntário, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Projeto de Extensão vinculado ao Curso de Odontologia, sendo realizada assistência fisioterapêutica, sob preceptoria, a pacientes com dores orofaciais, disfunções temporomandibulares e cervicais e pré e pós-operatório de cirurgias bucomaxilofaciais.

  • 2014 - Atual

    Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Voluntário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    O Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) é um coletivo formado por um grupo de pesquisadores, de diferentes instituições nacionais e internacionais, nucleados por pesquisadores vinculados ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, e estudantes, desde a graduação até estágios de pós-doutorado, inseridos nas distintas linhas e projetos de pesquisa, dentre outras atividades técnico-científicas, desenvolvidas no âmbito temático da avaliação de programas e serviços e da pesquisa qualitativa em saúde.

  • 2017 - 2017

    Programa Promoção da Saúde

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 16

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Participei do Programa de Extensão PROSA (Programa de Promoção da Saúde) do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, na qualidade de Preceptor.

  • 2018 - Atual

    Secretaria de Saude do Estado do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Tecnológico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista de apoio tecnológico vinculado à Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará atuando com a vigilância em saúde de causas externas de morbimortalidade (foco em violências, suicídios, homicídios e acidentes de trânsito) na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.