Jair Francisco Cecim da Silva

Graduação no curso de Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1996), Mestrado em Letras/Linguística pela UFPA (2003) e Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) (2014), sendo orientado pela Prof. Dra. Márcia S. D. de Oliveira. É Professor Adjunto da UFPA - Campus de Bragança. Integrou a equipe do Projeto-Piloto do INDL/IPHAN/USP "Levantamento etnolinguístico em comunidades quilombolas: Minas Gerais e Pará", na comunidade quilombola de Jurussaca/Tracuateua (Pará), coordenado pelas Professoras Dra. Márcia Oliveira (USP) e Margarida Petter (USP). Coordena o projeto de pesquisa: O PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA NA AMAZÔNIA ORIENTAL. Docente no programa de pós-graduação Linguagens e saberes na Amazônia.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Letras

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: O PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA DE JURUSSACA/PA: REVISITANDO A DESCRIÇÃO DO SISTEMA PRONOMINAL PESSOAL DA COMUNIDADE A PARTIR DA TEXTUALIDADE
Orientador: MÁRCIA SANTOS DUARTE DE OLIVEIRA
, Ano de obtenção: 2014. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2000 - 2003

Universidade Federal do Pará
Título: Avaliaçao da compreensão escrita na 4ª série do ensino fundamental
Orientador: Miriam Crestian Cunha
, Ano de Obtenção: 2003.

Graduação em Letras

1991 - 1996

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2012 - 2012

Re-contextualizing the Emergence of Creole Languag. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Organização de eventos

SILVA, J. F. C. . II SELCONPE / IX JORNADA DE LETRAS. 2019. (Outro).

SILVA, J. F. C. . II Seminário de Tradução e Interculturalidade - TRADINTER. 2016. (Outro).

SILVA, J. F. C. . Primeiro Encontro Pedagógico da Região do Salgado. 2005. (Outro).

SILVA, J. F. C. . Primeiro Encontro Bragantino de Estudante de Letras. 2004. (Outro).

SILVA, J. F. C. . Primeiro Seminário do Projeto Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático. 2004. (Outro).

SILVA, J. F. C. . Segundo Encontro dos Projetos Arte na Escola e Audivisual: O Cinema como Recurso Didático. 2004. (Outro).

SILVA, J. F. C. . Primeiro Encontro Regional dos Projetos: Arte na Escola e Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático. 2003. (Congresso).

SILVA, J. F. C. . Primeira Jornada de Estudos Linguísticos. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Ciclo de Diálogos - FABRA.Os desafios do futuro professor de Língua Materna. 2019. (Outra).

II SELCONPE / IX JORNADA DE LETRAS.Coordenador de Sessões de Comunicação. 2019. (Encontro).

II SELCONPE / IX JORNADA DE LETRAS.Identidades minoritárias: redimensionando saberes. 2019. (Encontro).

II SELCONPE / IX JORNADA DE LETRAS. 2019. (Encontro).

II SELCONPE / IX JORNADA DE LETRAS. Modalidade: Comunicação Oral e Áreas Temáticas: Língua, Cultura e Tradução. 2019. (Exposição).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades.Cultura e Religiosidade: o dinamismo na festividade em honra à Sant'ana e São Joaquim da Comunidade Quilombola de Tipitinga. 2019. (Seminário).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades.Estudo socioterminológico da fala dos pescadores industriais da comunidade de Bacuriteua-Bragança-PA. 2019. (Seminário).

I Seminário Nacional nas Teias da Amazônia: Sujeitos, Identidades, Territorialidades, Linguagens e Diversidades.Palavra, oralidade e diálogos: a terminologia na comunidade quilombola Jurussaca, Tracuateua-PA. 2019. (Seminário).

Semana do Calouro.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Encontro).

SEMANA DO CALOURO. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2019. (Exposição).

XI Feira do Vestibular. AULÃO - Nas Entrelinhas. 2019. (Feira).

III Encontro Guamaense dos Estudantes de Letras.Conferência de encerramento: O Português Afro-Indígena na Amazônia Oriental - Língua, Literatura e Saberes: marcas da africanidade da Amazônia Paraense. 2018. (Encontro).

I Seminário Internacional Linguagens, saberes e sociodiversidade na Amazônia.O estágio supervisionado no contexto da universidade pública na Amazônia: desafios e possibilidades. 2018. (Seminário).

I Seminário Internacional Linguagens, saberes e sociodiversidade na Amazônixa.Diversidade Linguística na Amazônia. 2018. (Seminário).

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla 2018.Ciclo de Palestras e Mesas de Diálogos para Pais e Sociedade Bragantina. 2018. (Encontro).

II Seminário de Tradução e Interculturalidade - TRADINTER.A Variação Pronominal do Português Afro-Indígena Falado em Castanhalzinho/Ariramba. 2017. (Seminário).

II Seminário de Tradução e Interculturalidade - TRADINTER. 2017. (Seminário).

IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras.Pesquisas no Campo Linguístico. 2017. (Encontro).

IX Feira do Vestibular. AULÃO - Produção Textual: Argumentar é preciso. 2017. (Feira).

Jornada Pedagógica 2017.O Desafio de Promover a Avaliação Significativa no Processo de Ensino Aprendizagem. 2017. (Oficina).

Base Nacional Comum Curricular e os Movimentos de Resistência.Base Nacional Comum Curricular e os Movimentos de Resistência. 2016. (Encontro).

I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema.Reflexões Sobre a Prática Docente: A Diversidade Sociocultural no Ensino de Língua. 2016. (Outra).

II Seminário de Tradução e Interculturalidade - TRADINTER.Memórias e Identidade Afroindígena nos Estudos Literários e Linguísticos. 2016. (Seminário).

Jornada Pedagógica de 2016.Currículo: Diálogos sobre os saberes educativos. 2016. (Oficina).

Quartas de pesquisa.O Português Afro-Indígena na Amazônia Oriental. 2015. (Outra).

VI ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EM CONTATO (GELIC).A variação pronominal na Comunidade Quilombola do Tipitinga. 2015. (Encontro).

VII Feira do Vestibular. A Importância da Pontuação para Produção e Compreensão Textual. 2015. (Feira).

7 ABECS E 13 ACBLPE. 2012. (Encontro).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA. Corroborando a Língua Falada em Jurussaca por Meio da Produção de Textos da Escola da Comunidade ? Um Projeto em Curso. 2012. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA. 2012. (Congresso).

II Seminário Internacional do GELIC Grupo de Estudos de Línguas em Contato.A ESCRITA CORROBORANDO A FALA: A INEXISTÊNCIA DO CLÍTICO PRONOMINAL NO PORTUGUÊS VERNACULAR FALADO EM JURUSSACA. 2011. (Seminário).

I SLINS.?OLHANDO? A LÍNGUA FALADA EM JURUSSACA EM TEXTOS ESCRITOS NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE. 2011. (Simpósio).

O português e o contato no norte do Brasil e na África.Língua e Educação em Jurussaca ? no ?espírito? da Lei 7.387. 2011. (Encontro).

Pedagogia: a terceira margem do rio. 2011. (Outra).

Aspectos etnolinguísticos de comunidades quilombolas - Belém do Pará. 2010. (Outra).

II Seminário Nacional e IV Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.PELA FALA E PELA COR: UM ESTUDO PRELIMINAR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA QUILOMBOLA DE JURUSSACA ? TRACUATEUA-PA. 2010. (Seminário).

Motivações linguísticas e extralinguísticas em transição: relendo a história da linguística africana. 2010. (Outra).

Congresso Internacional de Estudos Lngüísticos. O cinema como recurso para a formação de leitores. 2007. (Congresso).

Jornada Pedagógica.Metodologia de Ensino do Portugês. 2006. (Oficina).

O professor alfabetizador no século XXI.A Linguística na Alfabetização. 2006. (Seminário).

Primeiro Encontro Pedagógico da Região do Salgado.A Contribuição Docente na Utilização do Livro Didático. 2005. (Encontro).

Encontro de Língua e Literatura, Arte na Escola e Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático.A Arte e o Cinema como Recursos Didáticos. 2004. (Encontro).

Encontro dos Projetos Arte na Escola e Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático.Projetos Arte na Escola e Audiovisual: Contextualidade e Interdisciplinaridade. 2004. (Encontro).

II Encontro dos Projetos Arte na Escola e Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático.Cinema e Educação. 2004. (Encontro).

Primeiro Seminário do Projeto Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático.Cinema e Educação Escolar: Possibilidades Metodológicas. 2004. (Seminário).

IV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras.Compreensão Escrita: É Possível Avaliar?. 2003. (Encontro).

Primeiro Encontro Regional dos Projetos Arte na Escola e Audiovisual: O Cinema como Recurso Didático.Cinema: Diversas Linguagens, Diversas Leituras. 2003. (Encontro).

Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Janúbia Lucas Miranda Guimarães

GUIMARAES, J. L. M.; SILVA, T. F;SILVA, J. F. C.; RODRIGUES, C. L. R; BUSSE, S.. MANIFESTAÇÃO DO SUJEITO GRAMATICAL: LÍNGUA, ESTIGMA E PRESTIGIO SOCIAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Keila de Paula Fernandes de Quadros

SMITH JUNIOR, F. P.; SOUZA, A. P. V.; VIDAL, E. L.;SILVA, J. F. C.. Memória e Identidade Afrodescendente: A Construção Simbólico-Poética Negra no Quilombo de Tipitinga em Santa Luzia- PA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jurema do Socorro Pacheco Viegas

SILVA, J. C.; VIEIRA, L. B.;SILVA, J. F. C.. Arte da voz e do corpo: poética de narradores urbanos (Melgaço-Pa). 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: JOÃO LISBOA CONDE

SILVA, T. F;SILVA, J. F. C.; CARVALHO, M. G. P.. PASQUIM EM URUMAJÓ: CONTESTAÇÃO E RESISTENCIA NA AMAZÔNIA ATLANTICA DO NORDESTE PARAENSE ? SEC. XXI. 2023.

Aluno: BENEDITO ANDSON MELO MONTE PALMA

SILVA, J. F. C.; BARBOZA, R. S. L.; SILVA, T. F; SEABRA, M. C. T. C.; RODRIGUES, E. M. S.; SOUSA, P. S.. A SOCIOTERMINOLOGIA DA CARPINTARIA NAVAL ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ADRIANE BEATRIZ LIMA DE SOUZA

JÚNIOR, S. R. S.;SILVA, J. F. C.; OLIVEIRA, F. P.; LIMA, A. F.; COSTA-HUBES, T. C.. CULTURA, LÍNGUA E SOCIEDADE: UM ESTUDO DA SOCIOTERMINOLOGIA NA COMUNIDADE TRADICIONAL QUILOMBOLA DE JURUSSACA, TRACUATEUA, PA?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rízia Sâmela Martins Ferreira

SILVA, T. F;SILVA, J. F. C.; BARROS, S. H. B.; SOLANO, E. J. B. ORIGEM E FORMAÇÃO DE CURUÇÁ-PA: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA TOPONÍMIA CURUÇAENSE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Janúbia Lucas Miranda Guimarães

SILVA, T. F;SILVA, J. F. C.; RODRIGUES, C. L. R; SOLANO, E. J. B. Manifestações do Sujeito Gramatical: Língua, Estigma e Prestigio Social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jurema do Socorro Pacheco Viegas

SILVA, J. C.; VIEIRA, L. B.;SILVA, J. F. C.. Arte da voz e do corpo: poética de narradores urbanos (Melgaço-Pa). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: JAQUELINE DOS SANTOS SOUZA

PONTE, V. S.;SILVA, J. F. C.; LIMA, M. R. C. P.. Processo de Revitalização da Língua Tembé: Uma análise sobre política linguística e planejamento linguístico na aldeia sede da TIARG. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RAYENNA REIS CASTRO

SILVA, J. F. C.; OLIVEIRA, F. P.; JÚNIOR, S. R. S.. Cultura e Religiosidade: O dinamismo Sant' Ana e São Joaquim da Comunidade Quilombola de Tipitinga. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ADRIANE BEATRIZ LIMA DE SOUZA

OLIVEIRA, F. P.;SILVA, J. F. C.; ROCHA, N. S. A.. O pescador à luz da(s) prática(s) produtiva(s) na Região Costeira da Chapada em Tracuateua-PA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Juliana Silva Farias

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. A influência da oralidade na produção textual escrita dos alunos da 5ª série da escola Belarmino Alves Correa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elaine Guimarães Maciel da Silveira

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. As perífrases verbais e seus matizes de significado. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alex Damasceno Oliveira

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. A música de protesto em sala de aula: Intencionalidade e intertextualidade uma proposta de ensino sobre o gênero textual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Helcicléia dos Santos e Santos

SILVA, J. F. C.; CAVALCANTE, K. N. S.; RODRIGUES, E. M. S.. A intencionalidade e a aceitabilidade como recurso interativo da atividade verbal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosana dos Santos Santa Brígida

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. O gênero propaganda no ensino-aprendizagem: mais uma possibilidade de leitura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thalita de Cassia Silva de Oliveira

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. A música de protesto em sala de aula: Intencionalidade e intertextualidade uma proposta de ensino sobre o gênero textual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Ildenice da Silva

SILVA, J. F. C.; CAVALCANTE, K. N. S.; RODRIGUES, E. M. S.. A intencionalidade e a aceitabilidade como recurso interativo da atividade verbal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcelle de Nazaré Fernandes Quadros

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, A. L. T.; RODRIGUES, E. M. S.. A influência da oralidade na produção textual escrita dos alunos da 5ª série da escola Belarmino Alves Correa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Viviani Monteiro Pinheiro

SILVA, J. F. C.. O Gêneto Textual Propaganda Impressa: Uma Proposta de Atividades de Leitura para Alunos da 8ª série. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ANA SARA DA COSTA MEIRELES

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; SOUSA, P. S.. O uso da Primeira Pessoa do Plural na Textualidade da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosykarla Padilha Oliveira

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; SOUSA, P. S.. O uso da Primeira Pessoa do Plural na Textualidade da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciana de Fátima Moreira do Rosário

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. O Gênero Textual "Panfleto Turístico" no Ensino Médio: uma experiência de estágio bem sucedida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: MARIA VALDIANE SOUSA DOS REIS

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; ARAÚJO, L. T. S.. A Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural na Variedade do Português Afro-Indígena na Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edigleisson Rogério Souza

SILVA, J. F. C.; AZEVÊDO, M. C.; COSTA, P. N.. A Concordância e as Implicações do Preconceito Linguístico sofrido por Nordestinos na cidade de Bragança/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: BENEDITO ANDSON MELO MONTE PALMA

SILVA, J. F. C.; HOLANDA, F. C. A. F.; SOARES, J. L.; RODRIGUES, E. M. S.. Terminologia da Carpintaria Naval Artesanal em Bragança/PA: Uma abordagem socioterminológica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gerciana Maia Reis

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; SOUSA, P. S.. Arcaísmos Linguísticos na Comunidade Santa Ana do Piripindeua, na cidade de Mãe do Rio/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Vinícius Silva da Costa

SILVA, J. F. C.; HOLANDA, F. C. A. F.; SOARES, J. L.; RODRIGUES, E. M. S.. Terminologia da Carpintaria Naval Artesanal em Bragança/PA: Uma abordagem socioterminológica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Renata Guimarães Pinheiro

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. O Gênero Textual "Panfleto Turístico" no Ensino Médio: uma experiência de estágio bem sucedida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Patrícia do Socorro Cunha de Brito

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; SOUSA, P. S.. Arcaísmos Linguísticos na Comunidade Santa Ana do Piripindeua, na cidade de Mãe do Rio/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Samili Luana Santos da Silva

SILVA, J. F. C.; REIS, W. L. M; ARAÚJO, L. T. S.. A Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural na Variedade do Português Afro-Indígena na Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Hermógenes Gomes do Livramento

SILVA, J. F. C.; AZEVÊDO, M. C.; COSTA, P. N.. A Concordância e as Implicações do Preconceito Linguístico sofrido por Nordestinos na cidade de Bragança/PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sabrina Cristina Joaquina dos Santos

LIMA, M. R. C. P.;SILVA, J. F. C.. Quilombolas na Universidade: Um estudo de caso com discentes no Campus de Bragança da UFPA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cleiton de Jesus da Costa Ribeiro

PANTOJA, J. C.;SILVA, J. F. C.; ROCHA, N. S. A.. Narrativas locais como recurso de letramento do 6 ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Victor Ramos Ribeiro

SILVA, J. F. C.; PANTOJA, J. C.. As diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola e o ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Tipitinga-Santa Luzia do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Selma Regina Sousa dos Santos

ALENCAR, L. F.; AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; SANTOS NETO, M. S.. O erotismo no cenário literário bragantino através dos poemas de Lumar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Janete Pereira da Costa

SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. Reflexões sobre o papel da avaliação em uma escola do município de Viseu, PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcia Taynãn do Rosário Rodrigues

SILVA, J. F. C.; CATALÃO JUNIOR, A. H.. Ser ou não ser quilombola, eis a questão: um estudo sobre ideologia na comunidade quilombola América - Bragança-Pará, com base na Análise do Discurso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Francisca Ferreira da Silva

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, L. T. S.. O gênero relato pessoal como objeto de ensino da Língua Portuguesa: uma proposta de ensino para a turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos na escola Firmo Lima, Curupati, Viseu, PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andréia Lisboa Silva

SILVA, J. F. C.; AZEVÊDO, M. C.. As marcas da oralidade nos textos dos alunos do 6 ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ane Caroline Monteiro Lisboa

SILVA, J. F. C.; CATALÃO JUNIOR, A. H.. A generalização do pronome reflexivo se na pessoa do discurso em três comunidades quilombolas do nordeste do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Silvana Ribeiro Pereira

SILVA, J. F. C.; CATALÃO JUNIOR, A. H.. Ser ou não ser quilombola, eis a questão: um estudo sobre ideologia na comunidade quilombola América - Bragança-Pará, com base na Análise do Discurso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosilene Alves Paixão da Silva

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, L. T. S.. O gênero relato pessoal como objeto de ensino da Língua Portuguesa: uma proposta de ensino para a turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos na escola Firmo Lima, Curupati, Viseu, PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Zilda Moreira Gonçalves

SILVA, J. F. C.; AZEVÊDO, M. C.. As marcas da oralidade nos textos dos alunos do 6 ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Valdinei Ferreira Costa

SILVA, J. F. C.; PANTOJA, J. C.. As diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola e o ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Tipitinga-Santa Luzia do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cris Érica Mendonça dos Santos

CHAVES, M. H. R.;SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. Artigo de opinião: Trabalhando a argumentação no ensino fundamental - 7 ano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Goreth de Oliveira Chaves

CHAVES, M. H. R.;SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. Artigo de opinião: Trabalhando a argumentação no ensino fundamental - 7 ano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jacqueline Bianca da Silva Matos

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, L. T. S.; COSTA, P. N.. "Eu tenho uma cunhada que ela trabalha também em Bragança": A relativa copiadora no Português Afro-Indígena da Comunidade Quilombola do Tipitinga-Santa Luzia do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antônia Adriana de Oliveira Damasceno

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; SOUSA, J. M.. O gênero Carta do Leitor como ferramenta de desenvolvimento da escrita: uma proposta didática para o 9 ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Milena de Paula Costa da Silva

SILVA, J. F. C.; AZEVÊDO, M. C.. As orações subordinadas adjetivas na perspectiva da análise linguística numa abordagem sociointeracionista: relato de experiência e sugestões metodológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RAYENNA REIS CASTRO

SILVA, J. F. C.; ARAÚJO, L. T. S.; COSTA, P. N.. O parâmetro do sujeito nulo na variedade falada na comunidade quilombola do Tipitinga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Daisy Souza Santana

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; SILVA, T. F. O planejamento do ensino de gêneros textuais: uma análise de projetos elaborados por estagiários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Suellem Fernandes da Silva

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; RODRIGUES, E. M. S.. Ensino de variação linguística: Reflexão sobre concepções e práticas escolares e contribuições metodológicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gleiciane da Silva Pantoja

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; SILVA, T. F. O planejamento do ensino de gêneros textuais: uma análise de projetos elaborados por estagiários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Lúcia Holanda de Brito

AZEVÊDO, M. C.;SILVA, J. F. C.; SOUSA, J. M.. O gênero Carta do Leitor como ferramenta de desenvolvimento da escrita: uma proposta didática para o 9 ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: FRANCISCA DULCILÉIA DA SILVA SOARES

SILVA, J. F. C.; LIMA, M. R. C. P.. O processo de construção da identidade quilombola por meio da memória coletiva e individual dos moradores da comunidade quilombola de Castanhalzinho (Garrafão do Norte-PA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Márcia Valéria Silva

SILVA, J. F. C.; OLIVEIRA, F. P.. As atividades de letramento do programa mais educação em duas escolas municipais de Bragança/Pará: análise comparativo-crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cleiciane Santos Nunes

SILVA, J. F. C.; ALENCAR, L. F.. A variação linguística e o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no início da escolarização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Edileia dos Santos Oliveira

SOUZA, C.S.; ALENCAR, L. F.;SILVA, J. F. C.. A oficina de letramento no programa Mais Educação: uma experiência em uma escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Capanema-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gerson Guedes da Silva

SOUZA, C.S.; ALENCAR, L. F.;SILVA, J. F. C.. O processo da escrita e reescrita do gênero carta do leitor: uma experiência em uma escola estadual do município de Capanema-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria da Conceição Maciel da Silva

SOUZA, C.S.; ALENCAR, L. F.;SILVA, J. F. C.. A oficina de letramento no programa Mais Educação: uma experiência em uma escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Capanema-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sandrina Ramos Campos

CARDOSO, R. S.;SILVA, J. F. C.. O gênero textual Propaganda como recurso metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 9 ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lídia Maria da Silva Costa

CARDOSO, R. S.;SILVA, J. F. C.. O gênero textual Crônica Narrativa: uma abordagem interativa da leitura e da escrita para o 9 ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ilma Moraes de Matos

CARDOSO, R. S.;SILVA, J. F. C.. O gênero textual História em Quadrinhos: alternativa teórico-metodológica para o ensino da leitura e da escrita no 5 ano do ensino fundamental menor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sônia Regina da Costa Lima

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Produção textual a partir do gênero relato pessoal com alunos de 6ª série de ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Themístocles Ramos Bogéa em Açaiteua-Viseu-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosiane Cruz Nascimento

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Produção textual: a intertextualidade em contos de fadas reescritos por alunos do 7 ano da E. M. E. F. Antenor Oliveira, a partir da leitura de contos tradicionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cosma de Sousa Nunes

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. A produção textual na 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola municipal de ensino fundamental Antenor Oliveira - Vila Enche Concha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Enilza Barros Caldas

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Memórias da comunidade quilombola de Camiranga: para o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Marlúcia de Araújo Damasceno

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Estudo da língua oral na Comunidade Quilombola de Itamoari, e o envolvimento da língua Tembé adquirida por dois afrodescendentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andréa de Jesus Pereira

SILVA, J. C.;SILVA, J. F. C.. Arte e Educação: o ensino de artes na EJA da E.M.E.F. Profª. Maria José dos Santos Martins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria da Conceição Brito Ribeiro

CARDOSO, R. S.;SILVA, J. F. C.. O gênero textual História em Quadrinhos: alternativa teórico-metodológica para o ensino da leitura e da escrita no 5 ano do ensino fundamental menor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria de Nazaré dos Santos Queiróz

CARDOSO, R. S.;SILVA, J. F. C.. O gênero textual Crônica Narrativa: uma abordagem interativa da leitura e da escrita para o 9 ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosimeire Braga Silva

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Estudo da língua oral na Comunidade Quilombola de Itamoari, e o envolvimento da língua Tembé adquirida por dois afrodescendentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Cleonice de Sousa Ferreira

SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Memórias da comunidade quilombola de Camiranga: para o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Valéria Maria de Sousa Silva

AZEVÊDO, M. C.; CHAVES, M. H. R.;SILVA, J. F. C.. Produção e reescrita do gênero resenha cinematográfica no 1 ano do ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Kátia da Conceição Sousa Rabelo

SILVA, J. F. C.. A Oralidade como Recurso Facilitador para o Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Orientou

Isabelle De Fatima Da Silva Souza

As línguas africanas: um estudo à luz da socioterminologia em um terreiro de umbanda no município de Tracuateua- PA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Carlos Nédson Silva Cavalcante

A Concordância de Gênero no Português Falado na Comunidade Quilombola Jurussaca (Tracuateua/PA) na perspectiva sociolinguística; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

BENEDITO ANDSON MELO MONTE PALMA

A SOCIOTERMINOLOGIA DA CARPINTARIA NAVAL ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

ELLEN CRISTINA DA SILVA CORRÊA

HOMENS, NOMES E BARCOS: a etnografia semântica dos nomes das embarcações pesqueiras de Bragança-Pará; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Rízia Sâmela Martins Ferreira

ORIGEM E FORMAÇÃO DE CURUÇÁ-PA: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA TOPONÍMIA CURUÇAENSE; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

ADRIANE BEATRIZ LIMA DE SOUZA

A SOCIOTERMINOLOGIA E O PROCESSO GERACIONAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JURUSSACA, TRACUATEUA COSTA AMAZÔNICA BRASILEIRA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

MARIA GENILDA DA SILVA LUZ

O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO NA VARIEDADE FALADA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO JURUSSACA, TRACUATEUA-PARÁ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Janúbia Lucas Miranda Guimarães

Manifestações do Sujeito Gramatical: Língua, Estigma e Prestígio Social; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

RAYENNA REIS CASTRO

Cultura e Religiosidade: O Dinamismo Sant' Ana e São Joaquim da Comunidade Quilombola de Tipitinga; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Juliana Silva Farias

A influência da oralidade na produção textual escrita dos alunos da 5ª série da escola Belarmino Alves Correa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Hilcicléia dos Santos e Santos

A intencionalidade e a aceitabilidade como recurso interativo da atividade verbal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Elaine Guimarães Maciel da Silveira

As perífrases verbais e seus matizes de significados; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Alex Damasceno Oliveira

A música de protesto em sala de aula: Intencionalidade e Intertextualidade uma proposta de ensino sobre gênero textual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosana dos Santos Santa Brígida

O gênero propaganda no ensino-aprendizagem: mais uma possibilidade de leitura; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Marcelle de Nazaré Fernandes Quadros

A influência da oralidade na produção textual escrita dos alunos da 5ª série da escola Belarmino Alves Correa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Maria Ildenice da Silva

A intencionalidade e a aceitabilidade como recurso interativo da atividade verbal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Thalita de Cassia Silva de Oliveira

A música de protesto em sala de aula: Intencionalidade e Intertextualidade uma proposta de ensino sobre gênero textual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

ALMERINDO RODRIGUES DE SOUZA FILHO

OS FATORES DE TEXTUALIDADE E A PRODUÇÃO EFICAZ DE TEXTOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

JANE MARIA MARTINS DE OLIVEIRA SAMPAIO

OS FATORES DE TEXTUALIDADE E A PRODUÇÃO EFICAZ DE TEXTOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Kátia de Nazaré Silva Cavalcante

O desafio de formar leitores na educação infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Simone Correia Ribeiro

Formação de leitores a partir da abordagem do gênero literário fábula; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Maria Roseane Melo Amorim

A leitura sob a perspectiva do letramento a partir de gêneros textuais propaganda e manchete; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Nazarena do Socorro de Jesus Melo de Assis

A leitura sob a perspectiva do letramento a partir de gêneros textuais propaganda e manchete; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Carlos Antonio Alves da Costa

Leitura e produção de textos narrativos na escola Padre Ângelo Maria Abeni; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

José Carlos Barroso

Leitura e produção de textos narrativos na escola Padre Ângelo Maria Abeni; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Joelma de Nazaré Oliveira Lima

O letramento como prática para formação de leitores na escola Padre Luiz; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Lucia de Fátima Abdon Leite

O letramento como prática para formação de leitores na escola Padre Luiz; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino-aprendizagem de Lingua e Literaturas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

ANA SARA DA COSTA MEIRELES

O Uso da Primeira Pessoa do Plural na Textualidade da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua/PA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosykarla Padilha Oliveira

O Uso da Primeira Pessoa do Plural na Textualidade da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua/PA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

MARIA VALDIANE SOUSA DOS REIS

A Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural na Variedade do Português Afro-Indígena da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Gerciana Maia Reis

Arcaísmo Linguísticos na Comunidade Santa Ana do Piripindeua, na cidade de Mãe do Rio/PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

BENEDITO ANDSON MELO MONTE PALMA

Terminologia da Carpintaria Naval Artesanal em Bragança/PA: Uma abordagem socioterminológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Edigleisson Rogério Souza

A Concordância e as Implicações do Preconceito Linguístico sofrido por Nordestinos na cidade de Bragança/PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Hermógenes Gomes do Livramento

A Concordância e as Implicações do Preconceito Linguístico sofrido por Nordestinos na cidade de Bragança/PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Samili Luana Santos da Silva

A Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural na Variedade do Português Afro-Indígena da Comunidade Quilombola de Jurussaca - Tracuateua; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Patrícia do Socorro Cunha de Brito

Arcaísmo Linguísticos na Comunidade Santa Ana do Piripindeua, na cidade de Mãe do Rio/PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Marcos Vinícius Silva da Costa

Terminologia da Carpintaria Naval Artesanal em Bragança/PA: Uma abordagem socioterminológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Paulo Victor Ramos Ribeiro

As Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Língua Portuguesa em uma Escola Quilombola de Tipitinga ? Santa Luzia do Pará-Pa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Ane Caroline Monteiro Lisboa

A GENERALIZAÇÃO DO PRONOME REFLEXIVO SE NA PESSOA DO DISCURSO EM TRÊS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO NORDESTE DO PARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Janete Pereira da Costa

Reflexões sobre o papel da avaliação em uma escola do município de Viseu, PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Marcia Taynãn do Rosário Rodrigues

Ser ou não ser quilombola, eis a questão: um estudo sobre ideologia na Comunidade Quilombola do América -Bragança/PA, com base na Análise do Discurso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Maria Francisca Ferreira da Silva

O gênero relato pessoal como objeto de ensino da Língua Portuguesa: uma proposta de ensino para a turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos na escola Firmo Lima, Curupaiti, Viseu, PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Andréia Lisboa Silva

As Marcas da Oralidade nos Textos dos Alunos do 6 Ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Valdinei Ferreira Costa

As Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e o Ensino de Língua Portuguesa em uma Escola Quilombola de Tipitinga ? Santa Luzia do Pará-Pa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Zilda Moreira Gonçalves

As Marcas da Oralidade nos Textos dos Alunos do 6 Ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosilene Alves Paixão da Silva

O gênero relato pessoal como objeto de ensino da Língua Portuguesa: uma proposta de ensino para a turma da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos na escola Firmo Lima, Curupaiti, Viseu, PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Silvana Ribeiro Pereira

Ser ou não ser quilombola, eis a questão: um estudo sobre ideologia na Comunidade Quilombola do América -Bragança/PA, com base na Análise do Discurso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Jacqueline Bianca da Silva Matos

?EU TENHO UMA CUNHADA QUE ELA TRABALHA TAMBÉM EM BRAGANÇA?: A RELATIVA COPIADORA NO PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO TIPITINGA-SANTA LUZIA DO PARÁ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Vitor Hugo de Souza Gomes

A VARIAÇÃO PRONOMINAL DO ?NÓS? E ?A GENTE? NO PORTUGUÊS FALADO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO TIPITINGA ? PA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Milena de Paula Costa da Silva

As orações subordinadas adjetivas na perspectiva da análise linguística numa abordagem sociointeracionista: relato de experiência e sugestões metodológicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

RAYENNA REIS CASTRO

O Parâmetro do Sujeito Nulo na Variedade Falada na Comunidade Quilombola de Tipitinga; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Idaiane Corrêa da Cruz

GLOSSÁRIO AFRO-INDÍGENA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TIPITINGA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

FRANCISCA DULCILÉIA DA SILVA SOARES

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA POR MEIO DA MEMÓRIA COLETIVA E INDIVIDUAL DOS MORADORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CASTANHALZINHO (GARRAFÃO DO NORTE ? PA); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosinete dos santos costa

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: identidade e memória em uma comunidade da Amazônia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Márcia Valéria Silva

As Atividades de Letramento do Programa Mais Educação em Duas Escolas Municipais de Bragança/Pará; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Sônia Regina da Costa Lima

Produção Textual a partir do Gênero Relato Pessoal com alunos de 6ª série de Ensino Fundamental Themístocles Ramos Bogéa em Açaiteua-Viseu-PA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosiane Cruz Nascimento

Produção Textual: A Intertextualidade em Contos de fadas reescritos por alunos do 7 ano da E; M; E; F; Atenor Oliveira, a partir da leitura de Contos tradicionais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Cosma de Sousa Nunes

A Produção Textual na 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Oliveira-Vila Enche Concha; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Enilza Barros Caldas

Memórias da Comunidade Quilombola de Camiranga: Para o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Maria Marlúcia de Araújo Damasceno

Estudo da Língua Oral na Comunidade Quilombola de Itamoari, e o envolvimento da Língua Tembé adquirida por dois afrodescendentes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Rosimeire Braga Silva

Estudo da Língua Oral na Comunidade Quilombola de Itamoari, e o envolvimento da Língua Tembé adquirida por dois afrodescendentes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Maria Cleonice de Sousa Ferreira

Memórias da Comunidade Quilombola de Camiranga: Para o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Aryane de Oliveira Rodrigues

O CINEMA NACIONAL E LÍNGUA PORTUGUESA: O ENTRECRUZAMENTO DE LINGUAGENS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

JAMILLE DE CASSIA COSTA SOUSA

A variação da negação sentencial e a sua posição em relação ao sintagma verbal no Português utilizado nas Comunidades Quilombolas de Jurussaca, Tracuateua-Pará; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

WENNA DAYANE DOS SANTOS SILVA

A variação linguística das sentenças relativas no Português Afro-Indígena utilizado nas Comunidades Quilombolas de Jurussaca, Tracuateua-Pa e Tipitinga, Sta; Luzia do Pará-Pa; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

RAYENNA REIS CASTRO

O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO PARCIAL EM ARIRAMBA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Vitor Hugo de Souza Gomes

O SISTEMA PRONOMINAL PESSOAL DO PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA UTILIZADO NA TEXTUALIDADE DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Vitor Hugo de Souza Gomes

O SISTEMA PRONOMINAL PESSOAL DO PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA UTILIZADO NA TEXTUALIDADE DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Ane Caroline Monteiro Lisboa

O SISTEMA PRONOMINAL PESSOAL DO PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA UTILIZADO NA TEXTUALIDADE DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jair Francisco Cecim da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. F. C. . A ladainha e a Festa de Todos os Santos na comunidade quilombola de Jurussaca. REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO , v. 21, p. 67-83, 2021.

  • SANTOS, R. S. ; OLIVEIRA, F. P. ; SILVA, J. F. C. ; BARROS, S. H. B. ; QUADROS, J. P. F. ; SILVA, E. J. S. . Extractive Reserves and Public Policies Intended to The Traditional Peoples and Communities of Brazilian Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 8, p. 381-393, 2020.

  • SILVA, G. S. ; OLIVEIRA, F. P. ; CORREA, L. S. F. ; CUNHA, D. L. ; SILVA, J. F. C. ; SOUZA, M. A. C. ; SOUZA, A. B. L. ; FERREIRA, G. B. M. ; SOUSA, D. G. . the process of teaching and learning based on the reality of a traditional coastal community in the Brazilian Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 8, p. 426-440, 2020.

  • SOUSA, D. G. ; SILVA, G. S. ; PACHECO, K. C. R. ; OLIVEIRA, F. P. ; SILVA, J. F. C. . Saber fazer: a prática produtiva da ?Mandicuera? na Comunidade do Cigano- Tracuateua-PA.. CONTRACORRENTE: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) , v. 14, p. 9-24, 2020.

  • SILVA, G. S. ; OLIVEIRA, F. P. ; SILVA, J. F. C. . SAGRADO OU PROFANO? A FESTA DE TODOS SANTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JURUSSACA, TRACUATEUA-PA. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 10, p. 211-226, 2020.

  • SILVA, J. F. C. . A Comunidade Quilombola de Jurussaca e sua (Possível) Ligação com o Grupo étnico indígena Jê. NOVA REVISTA AMAZÔNICA , v. 1, p. 159-178, 2018.

  • BARROS, S. H. B. ; SILVA, T. F ; ROCHA, A. L. C. ; SILVA, J. F. C. ; RODRIGUES, C. L. R . Linguagens e pesquisas: diálogos frutíferos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023. v. 01. 304p .

  • MAGALHAES, L. S. ; QUEIROZ, F. S. S. ; SILVA, S. S. V. ; SILVA, G. S. ; SILVA, J. F. C. . Reflexões sobre as práticas pedagógicas de professores da EJA em Garrafão do norte, Estado do Pará. In: Francisco Pereira de Oliveira; Maria Ludetana Araújo; Norma Cristina Vieira; Josenilda Maria Maués da Silva. (Org.). Saberes e práticas docentes na Amazônia. 1ed.Belém: EditAedi/UFPA, 2022, v. 0, p. 149-163.

  • NASCIMENTO, S. S. ; SILVA, S. S. V. ; SILVA, G. S. ; SILVA, J. F. C. . As práticas docentes na educação inclusiva com ênfase no atendimento educacional especializado. In: Francisco Pereira de Oliveira; Maria Ludetana Araújo; Norma Cristina Vieira; Josenilda Maria Maués da Silva. (Org.). Saberes e práticas docentes na Amazônia. 1ed.Belém: EditAedi/UFPA, 2022, v. 0, p. 278-291.

  • OLIVEIRA, M. S. D ; APOSTOLO, E. C. ; LOPES, F. J. ; SILVA, J. F. C. ; SILVA, R. A. . O conceito de Português Afro-Indígena e a comunidade de Jurussaca. In: AVELAR, J. & ÁLVAREZ-LÓPEZ, L.. (Org.). O conceito de Português Afro-Indígena e a comunidade de Jurussaca.. 1ed.Frankfurt am Main: Peter Lang Edition, 2015, v. , p. 149-178.

  • SILVA, J. F. C. ; SILVA, G. S. . PELA FALA E PELA COR: UM ESTUDO PRELIMINAR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA QUILOMBOLA DE JURUSSACA - TRACUATEUA-PA. In: II SEMINÁRIO NACIONAL E IV SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, 2010, BELÉM. Relações Etnico-Raciais e educação: Políticas Públicas e Cidadania. BELÉM: BELÉM VIRTUAL, 2010.

  • SILVA, J. F. C. . A variação pronominal na Comunidade Quilombola do Tipitinga Santa Luzia do Pará - Pa. In: VI ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EM CONTATO (GELIC), 2015, Salvador. VI GELIC GRUPO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EM CONTATO, 2015.

  • SILVA, J. F. C. . CORROBORANDO A LÍNGUA FALADA EM JURUSSACA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DA ESCOLA DA COMUNIDADE ? UM PROJETO EM CURSO. In: Congresso Internacional de Lingüística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de Resumos do II Congresso Internacional de Lingüística Histórica. São Paulo: Humanitas, 2012.

  • SILVA, J. F. C. . ?OLHANDO? A LÍNGUA FALADA EM JURUSSACA EM TEXTOS ESCRITOS NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE. In: I SLINS, 2011, BRAGANÇA. I SLINS, 2011.

  • SILVA, J. F. C. . A ESCRITA CORROBORANDO A FALA: A INEXISTÊNCIA DO CLÍTICO PRONOMINAL NO PORTUGUÊS VERNACULAR FALADO EM JURUSSACA. In: II Seminário Internacional do GELIC Grupo de Estudos de Línguas em Contato, 2011, VITÓRIA. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2011.

  • SILVA, J. F. C. . 'EXTRACTIVE RESERVES AND PUBLIC POLICIES INTENDED TO THE TRADITIONAL PEOPLES AND COMMUNITIES OF BRAZILIAN AMAZON'.. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , 2020.

  • SILVA, J. F. C. . 'Meaningful curriculum: the process of teaching and learning based on the reality of a traditional coastal community in the Brazilian Amazon'.. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , 2020.

  • SOUSA, D. G. ; SILVA, G. S. ; PACHECO, K. C. R. ; OLIVEIRA, F. P. ; SILVA, J. F. C. . Saber fazer: a prática produtiva da ?Mandicuera? na Comunidade do Cigano- Tracuateua- PA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). , 2020.

  • SILVA, J. F. C. . A LADAINHA E A FESTA DE TODOS OS SANTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JURUSSACA. REVER: REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO , 2020.

  • SILVA, J. F. C. . O Português Afro-Indígena na Amazônia Oriental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, J. F. C. . A variação pronominal na Comunidade Quilombola do Tipitinga Santa Luzia do Pará - Pa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. F. C. . A variação pronominal na Comunidade Quilombola do Tipitinga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. F. C. . CORROBORANDO A LÍNGUA FALADA EM JURUSSACA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DA ESCOLA DA COMUNIDADE ? UM PROJETO EM CURSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. F. C. . Língua e Educação em Jurussaca ? no ?espírito? da Lei 7.387. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, J. F. C. . A ESCRITA CORROBORANDO A FALA: A INEXISTÊNCIA DO CLÍTICO PRONOMINAL NO PORTUGUÊS VERNACULAR FALADO EM JURUSSACA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, J. F. C. ; SILVA, G. S. . PELA FALA E PELA COR: UM ESTUDO PRELIMINAR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA QUILOMBOLA DE JURUSSACA ? TRACUATEUA-PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, J. F. C. . O cinema como recurso para a formação de leitores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, J. F. C. . A Contribuição Docente na Utilização do Livro Didático. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, J. F. C. . Língua e Educação em Jurussaca ? no ?espírito? da Lei 7.387 2011 (Seminário).

Outras produções

SILVA, J. F. C. . Levantamento etonolinguístico de comunidades afrobrasileiras: Minas Gerais e Pará. 2010.

SILVA, J. C. ; SILVA, J. F. C. . COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO NORDESTE PARAENSE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. C. . O PORTUGUÊS AFRO-INDÍGENA DE JURUSSACA/PA: REVISITANDO A DESCRIÇÃO DO SISTEMA PRONOMINAL PESSOAL DA COMUNIDADE A PARTIR DA TEXTUALIDADE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, J. F. C. ; FERREIRA, O. S. . Trabalhando com os gêneros textuais de forma interdisciplinar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O Português Afro-indígena na Amazônia Oriental, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador / ANE CAROLINE MONTEIRO LISBOA - Integrante / Vitor Hugo de Souza GOMES - Integrante / Rayenna Reis Castro - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Línguas Crioulas e Português em Contato no Atlântico, Descrição: Descrição: A expansão ultramarina portuguesa acarretou a difusão da língua de Portugal pelo mundo e esse impacto linguístico português ainda hoje está sendo registrado. Em condições históricas muito específicas (quase sempre associadas ao flagelo da escravidão ou ao modelo de produção tipo 'plantation' ou às fortalezas) surgiram línguas que vieram a ser conhecidas como crioulas de base portuguesa. Essas línguas crioulas (de base portuguesa) possuem o léxico majoritariamente português, embora haja influências regionais (africanas ou asiáticas) na fonologia e na morfo-sintaxe. Entender os sistemas linguísticos das línguas crioulas nos permite, ao mesmo tempo, lançar novas luzes para reavaliarmos uma série de fenômenos linguísticos presentes no português do Brasil - e no falado na África - e ausentes no português europeu. Portanto, o projeto pretende estudar a problemática da crioulística, focando-se na crioulística de base portuguesa. O objetivo do projeto é investigar aspectos linguísticos (morfo-sintáticos) dos crioulos de base portuguesa, com destaque para Cabo Verde e Guiné Bissau, e também investigar o Português falado na região atlântica, em geral, em contato com as línguas crioulas de base portuguesa ou línguas locais. Objetiva-se ainda o estudo do português de contato da região norte do Brasil, centrado em uma sub-variedade específica denominada 'afro-indígena'. Pretende-se o cotejo, na medida do possível, entre as diversas variedades de línguas desse mundo Atlântico... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Integrante / Márcia Santos Duarte de Oliveira - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Projeto de Intercâmbio: Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando, Descrição: O Projeto de Intercâmbio: Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando visa ao intercâmbio de escolas da comunidade Estadual de Jurussaca/PA e Escola Estadual Prof. Otílio de Oliveira em São Bernardo do Campo objetivando: (i) a troca de informações sobre histórias de uma e outra comunidades por meio de relatos escritos espontâneos sobre a formação do povo brasileiro, tomando por base a Lei 11.645; (ii) a qualificação da produção escrita dos alunos por meio da escrita com destinatário; (iii) proporcionar aos docentes e discentes o exercício da cidadania e solidariedade por meio da arrecadação de livros didáticos e paradidáticos que marcarão o início das atividades da sala de leitura da comunidade de Jurussaca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Integrante / Valdir Heitor Barzotto - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Estudos do português urbano e rural da região norte, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Integrante / Márcia Santos Duarte de Oliveira - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS PRÁTICAS SOCIO-CULTURAIS DA LEITURA E ESCRITA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jair Francisco Cecim da Silva - Coordenador.

Prêmios

2005

Mérito legislativo, Assembléia Legislativa do estado do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará. , ALAMEDA LEANDRO RIBEIRO, S/N, ALDEIA, 68600-000 - Braganca, PA - Brasil, Telefone: (91) 34251593, Fax: (91) 34251593

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1998

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA