Julio Cesar Pereira Borges
Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) Universidade Federal de Goiás. Especialista em Historia do Brasil pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Professor efetivo do departamento de Geografia da Universidade Estadual de Goiás Pesquisador da dinâmica territorial do Cerrado e de Goiás.
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
2012 - 2016
Universidade Federal de Goiás
Título: A Fazenda Goiana: Matriz Sociespacial do Sertanejo e do Território Goiano
Orientador: Eguimar Felício Chaveiro
Coorientador: Manoel Calaça. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Geografia
2005 - 2007
Instituto de Estudos Socioambientais-Universidade Federal de Goiás
Título: Estado e Políticas Públicas: Trilhos, Estradas, Fios e Genes da Modernizaçao do Território Goiano
, Ano de Obtenção: 2007.Manuel Calaça.
Especialização em Historia
2002 - 2002
Universidade Federal de Goiás
Título: Diversidades e complexidades da Modernização da Agricultura em Catalão
Orientador: Cláudio Lopes Maia
Graduação em Geografia
1990 - 1995
Universidade Federal de Goiás
Título: Produção do Alho em Catalão
Orientador: Guilhermo Castro Moia
Formação complementar
2009 - 2009
Educando e Valorizando a Vida. (Carga horária: 140h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Recursos Didáticos Pedagógicos. (Carga horária: 8h). , Fundação Educacional de Anicuns, FEA, Brasil.
1998 - 1998
Gestão Empresarial. (Carga horária: 128h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia e Literatura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geopolítca.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.
Organização de eventos
BORGES, J. C. P. . XV Encontro Regional de Geografia - XV EREGEO, com o tema ?A Geografia no Contexto das Reformas Neoliberais no Brasil. 2018. (Outro).
BORGES, J. C. P. . XII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Outro).
BORGES, J. C. P. . IV SIMPÓSIO SOCIOBIODIVERSIDADE DO CERRADO Dinâmica Atual e Perspectivas Territoriais para o Cerrado. 2017. (Outro).
BORGES, J. C. P. . EREGEO-Encontro Regional de Geografia. 2014. (Congresso).
BORGES, J. C. P. . Da Batida do monjolo ao apito do trem. 2013. (Outro).
BORGES, J. C. P. . IV Simpósio da pastoral do migrante. 2013. (Outro).
BORGES, J. C. P. . I Encontro Regional de Geografia Agrária. 2008. (Outro).
BORGES, J. C. P. . IV ENCONTRO DE GEOGRAFIA da UEG - UnU Iporá: A Geografia e sua Influência no Desenvolvimento Econômico e Social. 2006. (Outro).
BORGES, J. C. P. ; SOUZA, João Afonso de ; ALVES, Jackeline Silva ; SILVA, Paula Junqueira . I Semana Interdisciplinar de História e Geografia. 2004. (Outro).
BORGES, J. C. P. ; ALVES, Jackeline Silva ; SILVA, Paula Junqueira . I Semana de Geografia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns. 2003. (Outro).
Participação em eventos
IV Encontro Regional de Geografia Agrária: o colapso ambiental do cerrado. 2017. (Encontro).
IV SIMPÓSIO SOCIOBIODIVERSIDADE DO CERRADO Dinâmica Atual e Perspectivas Territoriais para o Cerrado.EXPANSÃO E IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DO CULTIVO DE SOJA NO MUNICÍPIO DE DIORAMA-GO. 2017. (Simpósio).
Missão Científica LEMCCAE ? Dona Alzira (Espaço, Sujeito e Existência) com o tema ?Diferentes Olhares sobre a Sociobiodiversidade: Do Cerrado à Caatinga?.?O contexto político brasileiro e as contribuições de uma leitura Geográfica sobre a sociobiodiversidade?. 2017. (Encontro).
XII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão.As reformas neoliberais e os impactos na docência. 2017. (Encontro).
I Circuito da Sociobiodiversidade em Território do Cerrado. 2016. (Seminário).
II Circuito da Sociobiodiversidade em Território do Cerrado. 2016. (Seminário).
I COLÓQUIO TURISMO EM TERRAS INDIGENAS.DO ÚTERO DO RIO ARAGUAIA AO COLO DO CERRADO: CONFLITOS E RESISTÊNCIA DOS POVOS KARAJÁ ? ARUANÃ-GO. 2013. (Outra).
II Simpósio Nacional de Geografia e Literatura e Arte e I Simpósio Internacional de Geografia Literatura e Arte.Geografia e Literatura na Análise da Fazenda-roça goiana. 2013. (Simpósio).
Seminário A Interpretação de Um Brasil Único por Diversas Perspectivas..A Interpretação de um Brasil único por diversas perspectivas. 2013. (Outra).
VI descida ecológica do Rio Uru.Dinâmica socoespacial da Fazenda-roça goiana. 2013. (Outra).
VI Seminário da Pós-Graduação em Geografia: percursos da pesquisa em geografia.Fazenda- roça goiana: matriz espacial do território e do mundo sertanejo de Goiás.. 2013. (Seminário).
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.Poder e Trabalho na Fazenda-roça goiana: sociabilidade sertaneja de Goiás na Literatura de bernardo Elis. 2013. (Simpósio).
X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.O (SER)TÃO GOIANO EM O (SER)TÃO SEM FIM DE BARIANI ORTÊNCIO. 2013. (Outra).
XIV Semana de Geografia da UEG-Itapuranga.Dinâmica socoespacial da Fazenda-roça goiana. 2013. (Outra).
Seminário Interno da Pós-Graduação em Geografia.A Fazenda Goiana: Matriz Sociespacial do Sertanejo e do Território Goiano. 2012. (Seminário).
VI Forum NEPEG de Formação de Professores Didática da Geografia: avanços técnicos e metodológicos. 2012. (Outra).
XXI Encontro de Geografia Agrária.A Fazenda Goiana: Matriz Sociespacial do Sertanejo e do Território Goiano. 2012. (Encontro).
63ª Reunião Anual da SBPC. 2011. (Outra).
Espaço Sujeito e Existência. 2011. (Oficina).
IX ENANPEGE Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2011. (Encontro).
XII EREGEO Encontro Regional de Geografia.Minicurso: Para uma Geografia do Brasil: elementos de uma nova regionalidade. 2011. (Encontro).
II Coloquio do NEPAT - "Dinâmicas Territoriais do Cerrado: Atores, Estrategias e Disputas". 2010. (Outra).
II Coloquio do NEPAT - "Dinâmicas Territoriais do Cerrado: Atores, Estrategias e Disputas".Mesa Redonda: Cerrado Apropriação e Usos. 2010. (Outra).
I Simpósio de Geografia do Araguaia. 2010. (Simpósio).
I Simpósio de Geografia do Araguaia SIGA.Minicurso: Cerrado, Literatura e Cultura. 2010. (Simpósio).
I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA E IV SEMANA DE GEOGRAFIA.O Estado e as Politicas Publicas na Atual Produção do Território Goiano. 2008. (Encontro).
Primeiro Encontro de Divulgação da Produção Cientifica do Oeste de Goias: A iniciação cientifica na formação profissional.O Estado e as Politicas Publicas na Modernização do Território Goiano. 2008. (Encontro).
V Encontro de Geografia - Geografia mostra a sua cara: A geografia e a (re)definição dos usos do território.A formação no ensino de geografia e sua capacidade de intervenção na (re)ordenação do território. 2007. (Encontro).
II Encontro de Historia e Geografia da Faculdade de Anicuns.A Pesquisa em Geografia Fisica e Humana. 2006. (Encontro).
IV Semana de Geografia da UEG_ Unidade Iporá.Comunicação Livre. 2006. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Geógrafos.Agroindustrialização, Modernização do Campo e Dinamica Demografica em Áreas de Cerrado. 2006. (Encontro).
X Semana de Geografia IESA/UFG. 2006. (Encontro).
X Seminario Interno do Mestrado em Geografia da UFG.Atuação do Estado no Processo de Modernização da Agricultura em Goiás. 2006. (Seminário).
I Encontro de Historia e Geografia da Faculdade de Anicuns.Apropriação do Territorio Goiano e Uso do Solo Após a Modernização da Agricultura. 2005. (Encontro).
I Encontro de Integração Academica da Faculdade de Anicuns.Apropriação e Produção do Territorio Goiano Pós 1950. 2005. (Encontro).
V ENCONTRO DE GEOGRAFIA Geografia mostra a sua cara.A formação no ensino de geografia e sua capacidade de intervenção na (re) ordenação do território.. 2005. (Encontro).
I Encontro Interdisciplinar " Educação: Teoria e Praticas".A Estrutura Politica e Econômica do Brasil: de Vargas à Atualidade.. 2004. (Encontro).
I Semana Interdisciplinar de Historia e Geografia. 2004. (Encontro).
I SEMANA INTERDISCIPLINAR DE HISTORIA E GEOGRAFIA. 2004. (Outra).
IV Encontro de Biologia de Iporá. 2004. (Encontro).
Criatividade, Comunicação e Marketing na Administração. 2003. (Outra).
I Semana de Geografia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.Da Teoria a Prática de uma Geografia Comtemporânia.. 2003. (Encontro).
Seminário Nacional: Metrópoles, Desigualdade Sócio Espaciais e Governaça Urbana.Seminário Nacional: Metropolis, Desigualdade Sócio Espaciais e Governaça Urbana. 2003. (Seminário).
II Simpósio do NIESC - Cultura e Religiosidades. 2001. (Simpósio).
I Seminário de Geografia, Educação, Meio Ambiente e Cidadania. 2001. (Seminário).
A Geografia no Século XXI e os Desafios Socio Espaciais do Centro Oeste. 1997. (Encontro).
IV Encontro Regional de Geografia.IV Encontro Regional de Geografia. 1995. (Encontro).
5 Congresso Brasileiro de Geografos. 5 Congresso Brasileiro de Geografos. 1994. (Congresso).
5 Congresso Brasileiro de Geógrafos. Geografia, Educação e Pós-Modernidade. 1994. (Congresso).
Sagrados e Profanos. 1994. (Outra).
Geografia no e do Cerrado.III Encontro Regional de Geografia. 1993. (Encontro).
Interiorização do Universidade federal de Goiás. 1992. (Seminário).
Participação em bancas
MENDONCA, M. R.; PATRICIA. F.M;BORGES, J. C. P.. Encruzilhas do Tempo na Dinâmica Socioespacial no Distrito de Pires Belo ? Catalão/GO (2000 ? 2015). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em geografia) - Universidade Federal de Goiás Regional Catalão.
BORGES, J. C. P.. Cartografia das moradias em Canudos: a dimensão política do morar.. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Estudos Socioambientais-Universidade Federal de Goiás.
Salgado. T. R;BORGES, J. C. P.; Lima. L.O. Politicas Estaduais de Desenvolvimento e a modernização desigual do território goiano entre as décadas de 1940 a 1980,. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Programa de Pós Graduação em Geografia -Universidade Estadual de Goiás.
Sousa. E.A;BORGES, J. C. P.; CALACA, Manoel. IDENTIDADES SOCIOCULTURAIS NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO SALGADO E PEDRA LISA, EM QUIRINÓPOLIS/GO,. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Programa de Pós Graduação em Geografia -Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. PLANEJAMENTO URBANO E A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA CIDADE DE IPORÁ-GO: Uma análise sobre as contradições sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia ( Campus Jatai )) - Universidade Federal de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Benefícios do Uso de Certificação digital para pessoas físicas e jurídicas na informação de processos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual de Goiás- Unidade Caldas Novas.
BORGES, J. C. P.. Análise do comportamento do consumidor pelas características dos empréstimos consignados pela Caixa Econômica Federal. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual de Goiás- Unidade Caldas Novas.
BORGES, J. C. P.. Análise da influência dos esforços utilitários e informativos das estratégias de marketing no comportamento do consumidor de hotéis de pequeno porte no centro de Caldas Novas. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual de Goiás- Unidade Caldas Novas.
BORGES, J. C. P.; Gonçalves. R.J.A.F; TARLEI, D.. Luta pela terra e reforma agrária no Oeste Goiano: O acampamento Águas Claras de Jaúpaci-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.; Gonçalves. R.J.A.F; TARLEI, D.. Interlocuções entre Geografia e Literatura regional: os garimpos e a formação espacial de Iporá e seu Entorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.; SILVA, C. M.; BASTOS, L. A.. Estação de Tratamento de Esgoto de Pires do Rio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A Pecuária Leiteira na conjuntura sócioeconômica do Município de Iporá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Agricultura Familiar: uma alternativa de renda do pequeno produtor rural de Jaupací. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A PRECARIZAÇÃO E A RESISTÊNCIA DO TRABALHADOR RURAL BRASILEIRO: o caso do município de Montes Claros de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. O FCO COMO INSTRUMENTO NA PERPETUAÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS EM GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. VIA CAMPESIANA x GRANDE LATIFUNDIÁRIO: problemas socioeconomicos gerados pela má distribuição de terras perante a política de desenvolvimento agrário no século XXI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A coopercoisa em Iporá - GO: um modelo de cooperação para o desenvolvimento local. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
SILVA, P. J.;BORGES, J. C. P.; SOUSA, A. M.. A CARACTERIZAÇÃO DA ECONOMIA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE AREANÓPOLIS/GOIÁS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A Relação dos Moradores de Araguaiana com o Rio Araguaia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUSA, J. A.;BORGES, J. C. P.; SOUZA, E. V. A.. MIGRAÇÃO E IMIGRAÇÃO EM GOIÁS: Um estudo de caso de Palestina de Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.; SOUZA, João Afonso de; ATANASIO FILHO, J.. FESTA DE MAIO: UMA OPÇÃO TURÍSTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A INFLUENCIA DAS POLITICAS PUBLICAS NA FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.; MARCELINO, M. A.; SOUZA, João Afonso de. O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, UM ESTUDO DE CASO DA VILA ITAJUBÁ EM IPORÁ-GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. CONSTRUÇÃO SÓCIO-CULTURAL DO PROJETO DE ASSENTAMENTO CACHOEIRA BONITA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO CÓRREGO DO VAZ EM ISRAELÂNDIA-GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. INFLUÊNCIA DO FCO NA PRODUÇÃO DO ATUAL TERRITÓRIO GOIANO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. MORADIA DIGNA, UM RESGATE DA CIDADANIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Causas e Consequências do Assoreamento do Lago Por do Sol em Iporá-GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Arborização Urbana e Áreas Verdes na cidade de Iporá-GO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DE BANANA NO MUNICÍPIO DE ERENÓPOLIS-GO COMO SUSTENTO DO PEQUENO PRODUTOR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Natureza: conceito e realidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. A Contribuição da Industria Leiteira para o Crescimento de São Luis de Montes Belos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Destinação Final do Lixo em Iporá-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Participação Feminina na Politica do Municipio de Anicuns-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. A Cidadania em Busca da Igualdade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Estrutura Urbana de Avelinopolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; SOUZA, João Afonso de; SOUZA, J. A.; MARCELINO, M. A.; MOREIRA, G. O.. Festa Sacra em Turvânia: A Tríade Santidade Celebrada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; MOREIRA, G. O.; SOUZA, João Afonso de; SOUZA, J. A.; MARCELINO, M. A.. A Importância de Damiana da Cunha na Construção de Mossâmedes-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; SOUZA, J. A.; MOREIRA, G. O.; SOUZA, João Afonso de; MARCELINO, M. A.. O Processo de Reciclagem do Lixo em Anicuns. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; SOUZA, J. A.; MOREIRA, G. O.; SOUZA, João Afonso de; MARCELINO, M. A.. Os Cemitérios de Anicuns no Contexto da Apropriação do Espaço Urbano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. MEIO AMBIENTE E A QUESTÃO DO LIXO EM IPORÁ-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. POTENCIAL SÓCIO-ECONÔMICO DA COMUNIDADE REMANESCENTE DO QUILOMBO DE CAVALCANTE-GO: KALUNGAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A CONQUISTA DA TERRA E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NO ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA DE FATIMA NO MUNICÍPIO DE FAZENDA NOVA-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A ATUAÇÃO DO ESTADO NO PROCESSO DE MODENIZAÇÃO DO TERRITÓRIO GOIANO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. A CONTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA LEITEIRA NO CRESCIMENTO DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUZA, João Afonso de;BORGES, J. C. P.. Fundação da Vila de São Domingos- Município de Anicuns-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Rugosidade e Luminosidade na Paisagem de Anicuns-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Industria Canavieira de Anicuns: Utilização de Imagens Orbitais para Mapeamento Temporal do Uso da Terra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. As Desigualdades Socioeconomicas de Anicuns: a questão da moradia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Degradação Ambiental em Corgos Urbanos: Um Estudo de Caso do Corrego Boa Esperaça Anicuns-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Impactos Ambientais na Micro Bacia do Rio Turvo em Firminopolis-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Potencialidade Turistica do Municipio de Aurilândia-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Apropriação do Relevo e a Transformação da Paisagem: a construção do lago artificial em Anicuns -GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Ocupação de Vertentes e Processos Erosivos: estudo de caso em uma vertente do corrego São Bento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Martins.O Espaço Industrial de Anicuns. 2005.
BORGES, J. C. P.. A Preservação do Rio Turvo no Município de Jandaia GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. A Formação Territorial de Goiás e a Expansão Canavieira no Municipio de Anicuns. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Destino Final dos Residuos Sólidos em Goiânia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Diagnóstico Preliminar de Firminopolis-go, Bases para a Elaboração de um Plano Diretor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. O Uso de Vertentes e a Conservação do Rio dos Bois em Anicuns-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. A Reciclagem e a Sustentabilidade do Lixo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Acões Antropicas no Entorno da Cidade de Anicuns. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; SILVA, G. P.; SOUZA, A. M.. A violência contra a criança e o adolescente em São Luís de Montes Belos-GO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.
BORGES, J. C. P.. Extração de Argila e Impacto Ambiental: o caso da Fazenda das Flores em Santa Barbara de Goiás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Concurso para o ingresso na carreira docente da Faculdade de Educação e Cèncias Humanas de Anicuns.. 2004. Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.; OLIVEIRA, Sandro Cristiano de. Concurso para o Ingresso na Carreira Docente da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns. 2003. Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns.
BORGES, J. C. P.. Processo Seletivo 2011/1 da Faculdade de Anicuns. 2010. Faculdade de Anicuns.
Orientou
O USO DE AGROTÓXICOS E A SAÚDE DO TRABALHADOR NO ASSENTAMENTO DOM FERNANDO ? ITABERAÍ/GO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em PPGEO-UEG) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Cora Coralina, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; (Orientador);
A Geopolítica da Agroecologia em Goiás; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Cora Coralina; (Orientador);
AGROTÓXICO X AGROECOLOGIA: realidade e perspectivas para o Assentamento Dom Fernando; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Cora Coralina,; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
GEOPOLÍTICA DOS CONFLITOS: Agroecologia e movimentos sociais na resistência ao agronegócio em Goiás; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia-Universidade Estadual de Goiás) - Programa de Pós-graduação em Geografia-Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PIRES DO RIO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO ? RACIAL E DE GÊNERO; ) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
O FUTEBOL FEMININO: Integração e preconceito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO ? RACIAL E DE GÊNERO; ) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
ANALISE DA IMPLANTAÇÃO, EXPANSÃO E IMPACTOS SOCIO-AMBIENTAIS DO CULTIVO DE SOJA NO MUNICÍPIO DE DIORAMA-GO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ORDENAMENTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO E A SEGREGAÇÃO ESPACIAL DO MUNICÍPIO DE IPORÁ-GO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ORDENAMENTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Tratamento de Resíduos Sólidos no Município de Goiânia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas) - Faculdade de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Modernização e Transformações Técnicas na Produção Leiteira no Município de Orizona-GO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Construção do Assentamento Maria da Conceição na Fazenda Campo Limpo, Orizona; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
FORMAÇÃO TERRITORIAL DE GOIÁS NO CONTEXTO DA MINERAÇÃO COLONIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A EXPANSÃO DO EUCALIPTO NO MUNICÍPIO DE PIRES DO RIO (GO): estudo de caso da Fazenda Gales; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás-Campus Pires do Rio; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
GEOGRAFIA E LITERATURA NO ENSINO BÁSICO: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Precarização e Resistência do Trabalhador Brasileiro: o caso do município de Montes Claros de Goiás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
O Fundo Constitucional do Centro Oeste como Instrumento na Perpetuação das Desigualdades Regionais em Goiás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Territorialização da Agricultura Moderna no Município de Palestina de Goiás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Coopercoisa em Iporá: um modelo de cooperação para odesenvolvimento local; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Relação Campo e Cidade na Dinâmica Socioeconômica de Iporá-GO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NA FORMAÇÃO DE LOTEAMENTOS URBANOS EM IPORÁ/GO: um estudo de caso do Setor Residencial Brisa da Mata; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A AVENIDA BASTOS EM PALESTINA DE GOIAS: o lugar dos lugares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A ECONOMIA SOLIDARIA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO: um estudo de caso da Comunidade Taquari no município de Iporá/GO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE IPORÁ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
INFLUENCIA DO ESTADO NA PRODUÇÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE IPORÁ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
SEGREGAÇÃO URBANA EM IPORÁ/GO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE PALESTINA DE GOIAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Industrialização, Migração e Dinamica Populacional em Anicuns-GO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Territorialização da Prostituição em Trindade -GO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Hidreletricas: Nova Vertente do Avanço do Capital em Goiás; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Atuação do Estado na Modernização do Territorio Goiano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Igreja Nossa Senhora da Conceição; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Estrutura Agraria do Municipio de Anicuns; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Reproduçao do Espaço Urbano de Anicuns, Pós industrializaçao; 2005; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Anicuns no Contexto da Produação e Apropriação do Território Goiano; 2005; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Questao da Agricultura de Subsitencia no Contexto da Produção do Territorio Goiano: O caso do Municipio de Nazario Goiás; 2005; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Industrializaçao em Adelandia GO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Urbanização e Disfunção Socioeconomica da Cidade de Goiania: O caso do bairro Jardim Petrópolis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A (RE)Estruturação da Produção Agricola Em Anicuns - GO com a Implantação da Monocultura da Cana; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A violência contra a criança e o adolescente em São Luis dos Montes Belos-GO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A violência contra a criança e o adolescente em São Luis dos Montes Belos-GO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Degradação do Rio Piranhas no Perimetro Urbano da Cidade de Piranhas GO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
A Sojicultura e a Modernização da agricultura em Iporá GO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Violencia Contra Infancia e Juventude no Municipio de São Luis GO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
O Cerrado e Educação Ambiental no Município de Avelinópolis; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Modernização do Campo e Impactos Ambientais em Goiás; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Expansão Canavieira no Município de Anicuns; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Anicuns; Orientador: Júlio César Pereira Borges;
Produções bibliográficas
-
MOURA, Felipe Borba ; BORGES, J. C. P. . Agroecologia, Movimentos Sociais e a Resistência ao Agronegócio. REVISTA TERRITORIAL , v. 11, p. 56-78, 2022.
-
BORGES, JÚLIO CÉSAR PEREIRA . A FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DE GOIÁS PÓS-CRISE DA MINERAÇÃO COLONIAL. REVISTA TERRITORIAL , v. 11, p. 82-99, 2022.
-
BORGES, J. C. P. ; CHAVEIRO, E. F ; MARQUES, A. C. O. . A Socialbilidade Sertaneja de Goiás: Vislumbres da Leitura do Sujeito.. OKARA : GEOGRAFIA EM DEBATE (UFPB) , v. 14, p. 250-264, 2020.
-
BORGES, J. C. P. ; RESENDE, A. P. . INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE PIRES DO RIO: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL RODRIGO RODRIGUES DA CUNHA E PROFESSOR IVAN FERREIRA. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 9, p. 366-392, 2020.
-
BORGES, J. C. P. ; REZENDE. A.P . SOCIEDADE AUTORITÁRIA E A AUTORREPRESENTAÇÃO DOS QUADRINISTAS NEGROS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BRASILEIRAS. REVISTA TERRITORIAL , v. 9, p. 17-30, 2020.
-
BORGES, J. C. P. ; Gonçalves. R.J.A.F . REPRESENTACOES LITERO-GEOGRAFICAS DO SERTAO GOIANO NO CONTO O PATUA, DE BARIANI ORTENCIO. MEDIAÇÃO (UEG. PIRES DO RIO) , v. 12, p. 95-110, 2017.
-
BORGES, JÚLIO CÉSAR PEREIRA . Do sertão ao cerrado: trajetórias do território e do sertanejo goiano. Ateliê geográfico (UFG) , v. 11, p. 156-169, 2017.
-
BORGES, J. C. P. . A segregação espacial urbana de Iporá (GO)1. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 6, p. 172-191, 2017.
-
BORGES, J. C. P. ; MARCELINO, M. A. ; Rodrigues. Marcelo Mendonça . Reestruturação produtiva do capital no Cerrado: Morrinhos no contexto da modernização do campo em Goiás. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais , v. 05, p. 127-147, 2016.
-
BORGES, J. C. P. ; SANTANA, A. T. . RELAÇÕES DE PODER E DE TRABALHO NA FAZENDA-ROÇA GOIANA. Revista Pegada Eletrônica (Online) , v. 17, p. 184-207, 2016.
-
CHAVEIRO, E. F ; BORGES, J. C. P. . Fazenda-roça goiana: matriz espacial do mundo sertanejo de Goiás.. Campo - Território , v. 10, p. 440-467, 2015.
-
BORGES, J. C. P. . Estado e Regionalização em Goiás. Territorial , v. 1, p. 125, 2012.
-
BORGES, J. C. P. . ANTROPICIZAÇÃO URBANA: A Questão da Disposição Irregular de Resíduos de Construção e Demolição em Goiânia.. Guanicuns , v. 8, p. 45, 2012.
-
BORGES, J. C. P. ; SILVA, L. L. P. E. . A AVENIDA BASTOS EM PALESTINA DE GOIÁS-GO: o lugar dos lugares. Guanicuns , v. 06, p. 63-83, 2011.
-
BORGES, J. C. P. . A Matriz Socioespacial da Modernização Territorial em Goiás. Guanicuns , v. 05, p. 172-191, 2011.
-
BORGES, J. C. P. . Os Créditos Públicos para Finâciamento dos Projetos Privados em Goiás. Guanicuns , v. 04, p. 144-163, 2010.
-
BORGES, J. C. P. . FAZENDA-ROÇA GOIANA: formação hidtórico-territorial de Goiás pós crise da mineração colonial. In: Eguimar Felício Chaveiro e Ricardo Assis Gonçalves. (Org.). Goiás + 300 Reflexão e Ressignificação. 1ed.Goiânia: Edições Goiás, 2022, v. 1, p. 153-164.
-
BORGES, J. C. P. ; SOUZA, J. A. . Literatura como Locus Histórico- Geográfico da Tessitura de uma Goianidade: A Fazenda Roca Goiana.. In: Jairo Barbosa Moreira. (Org.). Lendo os Brasis: Estudos Sobre Pratica de Leituras. 1ed.Goiânia: Ricochete, 2018, v. 1, p. 27-46.
-
BORGES, J. C. P. . Geografia e Literatura na análise da Fazenda-roça goiana. In: Julio César Suzuki. (Org.). Espaço, Sujeito e Existência: diálogo geográficos das artes. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 111-133.
-
BORGES, J. C. P. . A ESCOLA E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA NO E PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO. In: Andréa Pereira dos Santos. (Org.). Leitura, Espaço e sujeito. 1ed.Goiânia: FIC\FUNAPE, 2014, v. 1, p. 26-39.
-
BORGES, J. C. P. ; FREITAS E.D . Goiás no Constructo da expansão capitalista no Brasil. In: Roberto de Souza Santos. (Org.). Território e diversidade territorial no Cerrado: Cidades, fronteiras regionais e comunidades tradicionais. 1ed.Goiânia: Kelps, 2013, v. 1, p. 111-134.
-
MOURA, Felipe Borba ; BORGES, JÚLIO CÉSAR PEREIRA . A GEOPOLÍTICA DA AGROECOLOGIA NO TERRITÓRIO GOIANO. In: IX Simpósio Internacional e Nacional de Geografia Agrária, 2019, Recife. IX Simpósio Internacional e Nacional de Geografia Agrária, 2019. p. 1-14.
-
BORGES, J. C. P. . Poder e Trabalho na Fazenda-roça goiana: sociabilidade sertaneja de Goiás na Literatura de bernardo Elis. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013. v. 1.
-
BORGES, J. C. P. . O (SER)TÃO GOIANO EM O (SER)TÃO SEM FIM DE BARIANI ORTÊNCIO. In: X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2013, Campinais. x enanpege, 2013. v. 1.
-
BORGES, J. C. P. . Geografia e Literatura na Análise da Fazenda-roça goiana. In: I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte, 2013, São Paulo. I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte, 2013.
-
BORGES, J. C. P. . A Fazenda Roça Goiana: Matriz espacial do território e do mundo sertanejo de Goiás. In: Percursos da pesquisa em Geografia, 2013, Goiânia. VI seminário da pós graduação em geografia, 2013.
-
BORGES, J. C. P. . DO ÚTERO DO RIO ARAGUAIA AO COLO DO CERRADO: CONFLITOS E RESISTÊNCIA DOS POVOS KARAJÁ ? ARUANÃ-GO. In: I COLÓQUIO TURISMO EM TERRAS INDIGENAS, 2013, Goiânia. ICTURTI, 2013.
-
BORGES, J. C. P. . A APLICAÇÃO DO FUNDO CONSTITUCIONAL DO CENTRO OESTE (FCO) EM GOIÁS: CRÉDITO PÚBLICO PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS PRIVADOS.. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos: Escalas, poderes e ações geográficas, 2012, Belo Horizonte MG. Escalas, poderes e ações geográficas. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 01. p. 75-83.
-
BORGES, J. C. P. . A Fazenda Goiana: Matriz Sociespacial do Sertanejo e do Território Goiano. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Os Desafios da Geografia Agrária nas Contradições do Desenvolvimento Brasileiro, 2012. p. 1-15.
-
BORGES, J. C. P. . A Escola e a Geografia que se Ensina no e para o Mundo Contemporâneo. In: VI Café com Leitura(s) e I Seminário de Leitura Espaço e Sujeito, 2012, Goiânia. Leituras Fragmentadas e Construção de Leitores, 2012. v. 1. p. 35-48.
-
BORGES, J. C. P. . O Estado e as Politicas Publicas na Atual Produção do Território Goiano. In: I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA E IV SEMANA DE GEOGRAFIA, 2008, Iporá ? GO. I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA E IV SEMANA DE GEOGRAFIA, 2008.
-
BORGES, J. C. P. . O Estado e as Politicas Publicas na Modernização do Território Goiano. In: Primeiro Encontro de Divulgação da Produção Cientifica do Oeste de Goias: A iniciação cientifica na formação profissional, 2008, Iporá ? GO. Primeiro Encontro de Divulgação da Produção Cientifica do Oeste de Goias: A iniciação cientifica na formação profissional, 2008.
-
BORGES, J. C. P. ; CALACA, Manoel . DESTERRITORIALIZAÇÃO: a ótica cultural do processo de modernização da agricultura em Goiás. In: X EREGEO ? Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades., 2007, Catalão (GO). -, 2007.
-
BORGES, J. C. P. . Agroindustrialização, Modernização do Campo e Dinâmica Demográfica em Areas de Cerrado. In: XIV Encontro Nacional de Geografia, 2006, Rio Branco. CD do XIV Rncontro Nacional de Geografia, 2006.
-
OLIVEIRA, A. F. ; BORGES, J. C. P. ; CHAVEIRO, E. F ; SALES. A . TERRITORIALIZAR O CERRADO: como a geografia pode contribuir. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. ; CHAVEIRO, E. F ; Silva. A. C . Que Territorio é Esse? o Cerrado na atualidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, Felipe Borba ; BORGES, J. C. P. . Geopolítica da Agroecologia em Goiás. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES Elaine Gonçalves ; BORGES, J. C. P. . INTERDISCIPLINARIDADE E INTERVENÇÃO: perspectivas para pesquisa-ação na Universidade Estadual Goiás - Campus Pires do Rio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Carvalho, Adonesio G ; BORGES, J. C. P. . ?O Governo de Otávio Lage 1968 a 1970 e a inserção de Goiás no Plano de Integração Territorial do Brasil?,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Dinâmica e Perspectiva para produção cientifica no Brasil Atual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. . Dinâmicas Climáticas e Movimento Migratório. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. ; Gonçalves. R.J.A.F . REPRESENTACOES LITERO-GEOGRAFICAS DO SERTAO GOIANO NO CONTO O PATUA, DE BARIANI ORTENCIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, J. C. P. . DO SERTÃO AO CERRADO:. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, J. C. P. . ?O contexto político brasileiro e as contribuições de uma leitura Geográfica sobre a sociobiodiversidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Espaço, sujeito e existência: leitura geográfica do sertão e do sertanejo goiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Novas apropriações do Cerrado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. ; CALACA, Manoel . A Territorialização do Agro-hidro-negócio no Cerrado Goiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. . CIDADES, FRONTEIRAS E TERRITÓRIO TRADICIONAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. . O Cerrado na análise da Geografia feita em Goiás. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, J. C. P. . A Batida do Monjolo e o Apito do Trem: da Fazenda Goiana à modernização do território em Goiás.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. . Fazenda- roça goiana: matriz espacial do território e do mundo sertanejo de Goiás.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BORGES, J. C. P. . Literatura e Geografia na Análise da Fazenda - roça Goiana.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, J. C. P. . A face goiana do Brasil único.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, J. C. P. . O (SER)TÃO GOIANO EM O (SER)TÃO SEM FIM DE BARIANI ORTÊNCIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BORGES, J. C. P. . Poder e Trabalho na Fazenda-roça goiana: sociabilidade sertaneja de Goiás na Literatura de bernardo Elis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, J. C. P. . A Fazenda Roça Goiana: Matriz espacial do território e do mundo sertanejo de Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BORGES, J. C. P. . Geografia e Literatura: Especificidades, interfaces e convergências no mundo contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Geografia e Literatura na Análise da Fazenda-roça goiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, J. C. P. . Dinâmica socoespacial da Fazenda-roça goiana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Fazenda Goiana: Matriz espacial do território e do sertanejo goiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BORGES, J. C. P. . A Fazenda Goiana: Matriz Sociespacial do Sertanejo e do Território Goiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, J. C. P. . Quadros Econômicos e Políticos do Brasil Atual e a Apropriação do Cerrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . O Estado e as Politicas Publicas na Modernização do Território Goiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . O Estado e as Politicas Publicas na Atual Produção do Território Goiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, J. C. P. . Geografia, Educação e Pós-Modernidade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BORGES, J. C. P. . XIV Encontro Regional de Geografia: Geopolítica do cerrado, natureza, economia e política. 2016.
BORGES, J. C. P. . Mudanças geo-econômicas e culturais na produção da agricultura familiar nas ultimas quatro décadas no município de Itapuranga e Guaraíta-GO. 2009.
BORGES, J. C. P. . O processo de migração no mundo atual. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BORGES, JÚLIO CÉSAR PEREIRA ; BARBOSA, F. M. T. . O Cerrado Serrado:Criação destruidora do capital. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Politicas Governamentais em Goiás e o Desenvolvimento socioeconômico do Oeste Goiano. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Docência Universitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . Recuperação de Áreas Degradadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior em Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . Educação e Gestão Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . Revista GUANICUNS. 2009. (CONSELHO EDITORIAL).
BORGES, J. C. P. . Amazônia, Soberania Nacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Urbanização e Meio Ambiente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . Mineração e Recuperação de Áreas Degradadas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORGES, J. C. P. . A Pesquisa em Geografia Fisica e Humana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Apropriação do Territorio Goiano e Uso do Solo após a Modernização da Agricultura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Apropriação do Territorio Goiano Pós 1950. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . A Estrutura Economica e Politica do Brasil de Vargas à atualidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . O Uso do Solo Pela Socieade Contemporanea. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . A Modernização do Territorio Goiano e a (RE) Produção do espaço Urbano e Agrario de Catalão GO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, J. C. P. . Uso do Solo Pela Sociedade Contemporânea. 2004 (Mini Cursos) .
BORGES, J. C. P. . A Modernização do Território e a (Re)Produção do Espaço Urbano e Agrário de Catalão. 2004 (Mini Cursos) .
BORGES, J. C. P. . Conjuntura Política e Econômica do Brasil da Era Vargas aos dias Atuais. 2004 (Mini Cursos) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NO AVANÇO DA UBERIZAÇÃO E DO EMPRENDEDORISMO EM CATALÃO-GO, Descrição: Ao propor uma pesquisa sobre o avanço da uberização e do empreendedorismo em Catalão-GO, tendo como centralidade a reforma trabalhista de 2017, tem-se como objetivo, evidenciar o modo como o avanço das políticas neoliberais no país reverberou no município de Catalão, tendo em vista, o expoente crescimento das atividades uberizadas e do empreendedorismo nesse município. Como procedimentos teóricos e metodológicos, propõe-se a fazer uma pesquisa bibliográfica, aliada a pesquisa documental e de campo no suporte ao proposto. Parte-se do pressuposto que o crescimento da uberização e do empreendedorismo em Catalão é fruto do avanço das políticas neoliberais no Brasil, evidenciadas pela reforma trabalhista de 2017, a qual, gerou o crescimento do desemprego e sujeitou os trabalhadores a máxima exploração realizada pelo sistema uber de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador / Felipe Borba Moura - Integrante / Tatiane Barbosa Santos Rodrigues - Integrante.
-
2021 - Atual
A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO CAMPONÊS POPULAR: agroecologia e movimentos sociais x agronegócio em Goiás, Descrição: Apresenta-se nesse projeto uma proposta sobre a dimensão política da agroecologia. Atenta-se então, para sua vertente política, a qual, aliada aos movimentos sociais no campo, desenvolvem estratégias no enfrentamento ao modelo destrutivo de produção no campo. Nessa acepção, ao compor a agenda dos movimentos sociais, tais como, Movimentos dos Sem Terra (MST) e Movimento Camponês Popular (MCP) a Agroecologia é entendida como resistência ao agronegócio, tendo em vista o seu antagonismo político, econômico e, portanto, ideológico a esse modelo de produção. Tem-se como objetivo fazer uma análise da interação dos princípios agroecológicos com a agenda de luta dos movimentos sociais na contraposição do agronegócio. Para realização do pretendido foi classificado a ação do MCP, tendo como centralidade a sua atuação em Goiás. Como procedimento teórico metodológico pretende-se analisar obras que debatem sobre a conceituação e dinamização da Agroecologia, assim como, da sua interação com os movimentos sociais no campo, evidenciando os conflitos com o agronegócio. Propõe-se também a realização de pesquisa de campo vislumbrando entender a materialidade da agroecologia nos assentamentos e comunidades onde atua o movimento supracitado. Pretende-se ainda, utilizar-se do expediente de entrevistas com lideranças e participantes do MCP, além, de intelectuais e demais pesquisadores sobre o assunto proposto. Parte-se do pressuposto, que a Agroecologia compõe a pauta de luta do MCP pela terra e pelo território, portanto, suporta a resistência camponesa contra o avanço do agronegócio. Busca-se então compreender como essa condição se processa no território goiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador / Felipe Borba Moura - Integrante / Tatiane Barbosa dos Santos Rodrigues - Integrante.
-
2019 - Atual
A GEOPOLÍTICA DA AGROECOLOGIA NO TERRITÓRIO GOIANO, Descrição: A proposta de pesquisa enunciada visa fazer uma discussão sobre a geopolítica da agroecologia no território goiano, para tanto, propõe-se a analisar as estratégias de territorialização dessa atividade em Goiás, entendendo-a como um projeto de resistência ao agronegócio. Nesse lume, ao referir-se a geopolítica da agroecologia, atenta-se para o entendimento do papel do estado no seu desenvolvimento, assim como, para os enfrentamentos dessa atividade perante seu antagonismo politico, econômico e, portanto, ideológico ao agronegócio. Entende-se por agroecologia, ciente de sua complexidade conceitual, um estilo de agricultura, ou seja, um processo produtivo o qual tem como critérios a produção e propriedades que buscam os princípios da sustentabilidade, da segurança alimentar, da estabilidade biológica, da conservação de recursos e da equidade. No que diz respeito ao papel do estado, este é compreendido como o ente viabilizador (pela via das políticas públicas) do desenvolvimento dos projetos econômicos no território goiano, no entanto compreender sua atuação é condição básica para o entendimento da dimensão política, de tais projetos, assim como, a ligação entre Goiás e o mundo, através do qual se dá os pactos de forças, o implemento de infraestrutura e a imponência do capitalismo. Destaca-se que a atuação do estado no território goiano priorizou o grande capital, condição que leva ao entendimento que o estado é um representante político de classe. Tendo em vista o caráter classista do estado e a condição de resistência ao agronegócio defendida pela agroecologia, suscita investigar os desafios e estratégias que envolvem a territorialização da atividade agroecológica em Goiás, enfatizando a ação do estado, assim como, a ação criativa dessa atividade no enfrentamento da realidade exposta, tendo em vista, o seu significativo crescimento no território goiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador / Felipe Borba Moura - Integrante / Tatiane Barbosa dos Santos Rodrigues - Integrante.
-
2018 - Atual
A FORMAÇÃO HISTÓRICO-TERRITORIAL DE GOIÁS PÓS-CRISE DA MINERAÇÃO COLONIAL, Descrição: Nesta pesquisa propõe-se a fazer uma discussão sobre a formação territorial de Goiás pós-crise da mineração colonial, buscando compreender as tramas que a inseriu na condição de seu tempo e a dinâmica do seu espaço, enfatizando os elementos econômicos e políticos que na sua singularidade a colocou no concerto do mundo. Para tanto, entende-se que, elementos políticos externos advindos dos interesses da coroa portuguesa implicaram em ações políticas internas na apropriação do território brasileiro no período colonial. Nesse contexto, os braços longos de Portugal, após a crise do ouro, continuaram pela via dos seus interesses a manusear Goiás. Entretanto, esses mesmos braços não agiram com tanta veemência a ponto de sobrepor a ordem externa sobre a dinâmica interna de Goiás da época. Sendo assim, o movimento interno, dado também por certo privatismo, como quer Abreu (1988) , deixou marcas profundas na organização territorial de Goiás de então. A interação com a política nacional se manteve ao longo do Império, da Primeira República e com mais veemência a partir da Segunda República quando o Estado Nacional, pela via das políticas territoriais, atravessou Goiás incorporando-o na lógica da acumulação ampliada, guiada pela política de industrialização do Sudeste brasileiro. Essa conjuntura brasileira é condição inicial para uma organização territorial de Goiás, consolidada na década de 1970 com a modernização do campo em Goiás. Tal perspectiva cobra dessa pesquisa um recorte temporal que inicia na segunda metade do século XVIII, quando é evidente a crise da mineração colonial em Goiás, a segunda metade do século XX, quando é consolidada a modernização do campo em Goiás, o colocando na ordem da produção acumulada do capital e, por consequência, inaugura outra fase da formação territorial de Goiás. É esse período: final do século XVIII a meados do século XX que intenta-se discutir. Entende-se que esse período é de extrema relevância para compreender a formação histórica-territorial de Goiás. Defende-se ainda, que esse período é a matriz territorial da existência do sertanejo goiano. Pensar esse período goiano sugere, então, construir uma análise das várias conjunturas que o interligou com o Brasil e o mundo. É justamente o caminhar do mundo sob o comando do capitalismo, que ao longo da história direcionou as interações de Goiás com o Brasil, como também as suas diferentes organizações territoriais. Parte-se da ideia de que o período supracitado foi condicionado pela redução da intervenção do poder central com a decadência da mineração. Essa era uma Condição dada pela organização sistêmica do capital no Brasil. Mesmo que as interferências não se dessem veementemente nesse período, o território goiano sofreu impactos da gestão nacional. Portanto, a ideia do isolamento por muitos autores atribuído a Goiás nesse período não é aqui defendida. Nesse sentido, a problemática que envolve esta pesquisa é desvendar as tramas que entrelaçaram Goiás, Brasil e o mundo na época e entender como, aliado às condições internas, esse processo condicionou a organização histórico-territorial de Goiás.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador.
-
2016 - Atual
FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO MUNICÍPIO DE IPORÁ: espaço sujeito e existência, Descrição: Ao mirarmos o Município de Iporá sob a lupa do tripé ?Espaço, Sujeito e Existência?, faz-se intento balizar teórica e metodologicamente um conjunto de reflexões que, de forma aproximada, coadunam da busca da percepção e investigação de uma rede de totalizações atravessada por escalas conectivas que, no limiar, ousam integrar relações sociais que rebatem, reafirmam e até contradizem eventos, formas e processos quando permeados pela análise espacial. Nesse sentido município de Iporá apresenta-se na ação do sujeito que nasceu, viveu sua realidade histórica, portanto, interage culturalmente com o espaço. Situação dada pela existência mediada pelos símbolos da cultura goiana, pela via do seu modo específico de ser e agir. O que se busca é ?relacionar existência e espaço, vida e cultura?, na compreensão da formação espacial dessa parte territorial do Oeste Goiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador / RICARDO JUNIOR DE ASSIS FERNANDES GONÇALVES - Integrante.
-
2010 - 2011
Os Créditos Públicos para o Financiamento de Projetos Privados no Sudoeste Goiano, Descrição: Consiste em analisar as políticas de incentivos fiscais do governo de Goiás que disponibiliza créditos públicos para o setor privado no território goiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador.
-
2010 - 2011
O Quadro Socioeconômico de Anicuns, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador.
-
2008 - 2009
O Município de Iporá no Contexto da Atual Produção do Territorio Goiano., Descrição: Busca compriender o encaixe do municipio de Iporá na dinâmica territorial do Goiás atual, através do levantamento de algumas questões, tais como: De que forma as politicas estaduais chegam e são aplicados no municipio? Como tais politicas influenciam na estrutura socioeconômica de Iporá? Quais as perpectivas do municipio perante a politica economica goiana? dentre outras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador.
-
2008 - 2009
Expansão Canavieira no Município de Anicuns, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César Pereira Borges - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual de Goiás.,Linhas de pesquisa
-
08/2004
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia de Goiás, Geografia Economica, Teoria da Região e Regionalização, Cartografia Temática
2010 - 2011
Faculdade de AnicunsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Pós-graduação, Carga horária: 20
2006 - 2008
Faculdade de AnicunsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordendor do Departamento de Geografia, Carga horária: 20
2000 - 2000
Centro Educacional ObjetivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 15
Atividades
-
03/2000 - 06/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, História
2002 - 2002
Colégio Juarez de MelloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 23
Atividades
-
02/2002 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2002 - 2003
Colegio Estadual Otaviano De MoraesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2002 - 12/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, História
1999 - 2001
Colégio Estadual Abrão AndréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 23
Atividades
-
08/1999 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
1997 - 1997
Colégio Estadual Rita Paranhos BretasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 21
Atividades
-
02/1997 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
1997 - 1997
Centro de Ensino Supletivo de CatalãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 21
Atividades
-
02/1997 - 12/1997
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Julio Cesar Pereira Borges e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?