Suzi Samá Pinto

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação em Ciências - Associação ampla UFRGS, UFSM, FURG, conceito 5

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Carta de Navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância
Débora Pereira Laurino. Palavras-chave: Educação a Distância; Abordagem multimétodos; Teoria da Biologia do Conhecer.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Engenharia Oceânica

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Análise de componentes principais de observações meteorológicas de superfície em Rio Grande, no período de 1991 a 2000,Ano de Obtenção: 2001
Humberto Camargo Piccoli.Palavras-chave: Componentes principais; observações meteorológicas.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas. Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Matemática Licenciatura Plena

1994 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Capacitação para tutores e professores em EaD. , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Educação Estatística.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Educação a Distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINTO, Suzi Samá . X Encontro de Pós-Graduação. 2008. (Outro).

PINTO, Suzi Samá ; RETAMOSO, Mario Rocha ; FASSARELLA ; BELICANTA ; MARTINEZ, D. M. V. . Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Fórum do GT de Educação Estatística da SBEM. 2018. (Outra).

VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Caminhos Trilhados pelo GT12 nas Pesquisas em Educação Estatística No Brasil. 2018. (Seminário).

10 Encontro Internacional de Formação de Professores.Percepção dos Estudantes em relação ao Ensino de Estatística Fundamentado no Modelo Pedagógico Relacional. 2017. (Encontro).

23 Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2017. (Simpósio).

Bienal de Matemática.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA INOVAR E PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO. 2017. (Outra).

Festival da Matemática do Rio Grande do Sul.Ensino de Estatística e os Nativos Digitais. 2017. (Outra).

I International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education. 2017. (Congresso).

Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação.Percepções de licenciandos em Matemática sobre a comunicação de informações midiáticas por meio da infografia com gráficos.. 2017. (Seminário).

Simpósio Internacional Lusófomo de Análise Estatística Implicativa. 2017. (Simpósio).

VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática.Importância do Ensino de Estatística na Formação do Professor de Matemática. 2017. (Outra).

VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Educação Estatística na Educação Básica. 2017. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA. 2017. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR. 2017. (Congresso).

XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Adoção do Moodle no Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Equações Estruturais. 2017. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.APRENDIZAGEM ATIVA NA SALA DE AULA DE ESTATÍSTICA: O PROBLEMA DE MONTY HALL. 2016. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas na Educação Básica e Superior. 2016. (Simpósio).

XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. 2015. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Construção e reestruturação de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. 2014. (Congresso).

5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Estatística. 2014. (Encontro).

I WORKSHOP NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. 2014. (Outra).

VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.Projetos de Aprendizagem no Ensino de Estatística. 2014. (Oficina).

I Congreso de Educación Matemática de América Central. Investigação das Habilidades e Competências Estatísticas de estudantes Recém-ingressos em uma Universidade Pública Brasileira. 2013. (Congresso).

I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatória.O Ensinar e o Aprender Estatística em uma Ação Pedagógica Fundamentada na Teoria da Biologia do Conhecer. 2013. (Outra).

IX Congreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencais. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2013. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Ensino de Estatística Fundamentado no Modelo Pedagógico Relacional. 2013. (Encontro).

I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outra).

I Fórum sobre Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação Tecnológica na FURG. 2012. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Membro do comitê científico. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Moderador de sessão de apresentação de trabalhos. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Membro do comitê científico. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Educação a Distância e I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.Abordagem Multimétodos na Construção de um Instrumento para Compreender o Operar da Modalidade a Distância. 2012. (Simpósio).

IV Seminário de Pesquisa em EaD.Membro do comitê científico. 2012. (Seminário).

V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação em Ciências.A Educação a partir da Biologia do Conhecer na Sociedade da Informação e Comunicação. 2011. (Seminário).

XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística. 2011. (Outra).

II Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. 2010. (Simpósio).

I Seminário Nacional de Neurociências Aplicada à Educação.Emoção na Aprendizagem da Estatística. 2010. (Seminário).

V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Potencialidades e fragilidades do ensino de estatística na modalidade a distância. 2010. (Congresso).

15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O Ensnino de Estatística no Curso de Administração Oferecido na Modalidade a Distância: Avaliação de uma Experiênica. 2009. (Congresso).

7º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2009. (Seminário).

Curso de Bases para Redação e Publicação Científica Internacional. 2009. (Outra).

6º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2008. (Seminário).

Curso de Capacitação em EaD para Professores e Tutores da FURG. 2008. (Outra).

Oficina Arquivos de Audio. 2008. (Outra).

Oficina de Adobe Connect. 2008. (Outra).

Oficina de Aspectos Técnicos e Práticos de Vídeo-Conferência. 2008. (Outra).

Seminário de Pesqisa em EaD.A Função da Pesquisa na Avaliação Institucional da EaD. 2008. (Seminário).

V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distânica. Avaliação Institucional de Cursos de Graduação na Modalidade a Distância. 2008. (Congresso).

XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Avaliação Quantitativa dos Cursos de Graduação da fundação Universidade Federal do Rio Grande. 2008. (Encontro).

VI Encontro sobre a investigação na Escola.A Matemática Financeira, o Ensino a Distância e a Experiência Prátiva Utilizando a Internet. 2006. (Encontro).

V Seminário De Pesquisa Qualitativa. 2006. (Seminário).

IV Fórum Tópicos Atuais de Administração. 2005. (Outra).

16º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.16º SINAPE. 2004. (Simpósio).

I EREEMA. 2000. (Encontro).

Tecnologias e Educação:Desafios e a TV na Escola. 2000. (Outra).

Novas Estruturas para a Formação Docente e Diretrizes Curriculares. 1998. (Seminário).

Toda Criança na Escola Aprendendo. 1998. (Seminário).

II Semana Acadêmica de Matemática. 1997. (Outra).

Encontro com a Matemática. 1994. (Encontro).

Encontro de Ciências e Matemática da Região Sul. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Driane Anne Silva de Santana

WARTHA, E. J.;SAMÁ, S. P.; GUIMARÃES, U. V.. Capacidades de pensamento crítico: construção e validação de um instrumento de avaliação. 2019. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Camila Rubira Silva

SAMÁ, S. P.; PORCIÚNCULA, M. M. S.; CARVALHO, F. A. H; SILVA, L. J. O. L.. Infografia com Gráficos e a Compreensão de Informações Estatísticas Midiáticas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rosaura Alves da Conceição

MIRANDA, A. C. D.; PINTO, R. S.;SAMÁ, S. P.. O reflexo do resultado da autoavaliação no planejamento e gestão institucional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Bruno Meneses Rodrigues

Vasconcelos, C. A.;SAMÁ, S. P.; LIMA, J. P. M.; OLIVEIRA, C. A.. Interfaces Interativas nos Processos Comunicacionais de Ensino-Aprendizagem em Química. 2018. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Caroline de Moura Padilha

SAMÁ, S. P.; CARVALHO, F. A. H; DEBACCO, M. S.. A motivação na aprendizagem à luz da Teoria de Fogg: contribuições da neurociência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Marcia Senna de Souza

Porciúncula Mauren, M. S.;SAMÁ, S. P.; CARVALHO, F. A. H; BRITO, M. R. F.. Autoeficácia estatística de graduandos: diferenças entre áreas do conhecimento, relação com desempenho e fatores de atribuição. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Daiane Lemos de Sá

PINTO, Suzi Samá; CAZORLA, I. M.. Elaboração e Análise de um Instrumento para Verificar Informações Acerca do Letramento Estatístico de Estudantes Concluintes da Educação Básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Jarbas Dionísio Camargo

PINTO, Suzi Samá; CARRASCO, L. H. M.; SELAU, L. P. R.. O Ensino de Estatística em um 9º ano do Ensino Fundamental: uma abordagem interdisciplinar versando sobre o tema água e desenvolvimento sustentável. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marfiza Negrine Fernandez

PICCOLI, H. C.; FONTOURA, J. A. S.;PINTO, Suzi Samá; SUGAHARA, S.. Preenchimento de Falhas em Séries Temporais. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Marcelo Rivelino Rodrigues

COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A.; FIGUEIREDO, A. C.;SAMÁ, S. P.. Estudo sobre as concepções de professores do ensino básico em relação à aleatoriedade e probabilidade. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Magnus César Ody

VIALI, L.;SAMÁ, S. P.; CORDANI, L. K.; MORAES, J. F. D.. Desenvolvimento e perspectivas da Educação Estatística: narrativas de educadores estatísticos no contexto iberoamericano. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrea Pavan Perin

WODEWOTZKI, M. L. L.; PAULO, R. M.; SKOVSMOSE, O.; CAMPOS, C. R.;SAMÁ, S. P.. Educação Estatística Crítica: um estudo das práticas discentes em um curso de tecnologia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcelo Rivelio Rodrigues

COUTINHO, C. Q. S.; MIGUEL, M. I. R.; ALMOULOUD, S. A.;SAMÁ, S. P.; FIGUEIREDO, A. C.. Um estudo sobre as crenças, conhecimentos e concepções de professores do Ensino Básico em relação à Aleatoriedade e a Probabilidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Machado de Moraes

TAUCHEN, G.; GIROLDO, D.; SHINTAKU, M.; MIRANDA, A. C. D.;PINTO, Suzi Samá. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências: indicadores cientométricos brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Lígia Santana Filha

FONSECA, L.;SAMÁ, S. P.; VORKAPIC, C. M. F.. Uma Ecologia possivel para despertar mecanismos atencionais em alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) acerca da aprendizagem de Geometria Plana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Driane Anne Silva de Santana

WARTHA, E. J.;SAMÁ, S. P.; GUIMARÃES, U. V.. Avaliando o desenvolvimento de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Bruno Meneses Rodrigues

Vasconcelos, C. A.;SAMÁ, S. P.; LIMA, J. P. M.; OLIVEIRA, C. A.. A utilização de interfaces interativas nos processos comunicacionais de ensino-aprendizagem de Química. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jader Luiz Henz

SAMÁ, S. P.; Porciúncula Mauren, M. S.;LAURINO, D. P.; PELLANDA, N. M. C.. Tecnologias digitais como uma possibilidade para o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rosaura Alves da Conceição

MIRANDA, A. C. D.; PINTO, R. S.;SAMÁ, S. P.. O Modelo de Avaliação do MEC e a prática de avaliação institucional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rodrigo Barbosa-da-Silva

LUNARDI, G. L.;SAMÁ, S. P.; OLIVEIRA, R. M. Processo Eletrônico no Brasil : um estudo sobre facilitadores, inibidores e impactos da sua adoçõ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Simone Machado Firme

MIRANDA, A. C. D.;SILVA, J. A.; SHINTAKU, M;SAMÁ, S. P.. Um Olhar Acerca da Produção Científica na Área de Educação em Ciências: Mapeamento da revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - RBPEC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Marcia Senna de Souza

Porciúncula Mauren, M. S.; CARVALHO, F. A. H;SAMÁ, S. P.. A crença de auto-eficácia estatpistica de estudantes de graduação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Camila Rubira Silva

SAMÁ, S. P.; Porciúncula Mauren, M. S.; CARVALHO, F. A. H; SILVA, L. J. O. L.. Infográficos e a compreensão de informações midiáticas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Daiane Lemos de Sá

CAZORLA, I. M.;PINTO, Suzi Samá. Habilidades e Competências Estatísticas de Egressos da Educação Básica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Berenice Rosa de Oliveira

PINTO, Suzi Samá; FASSARELLA;LAURINO, Débora Pereira. Por Que Grande parte dos Alunos Não Gosta da matemática?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Alessandro da Silva Saadi

PINTO, Suzi Samá; FASSARELLA; DALL'ASTA. A Matemática Financeira na Construção da Cidadania. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Rosa Maria Santos da Silva

BELICANTA;PINTO, Suzi Samá; DALL'ASTA. Estimulando a Criatividade: Resolução de Problemas Matemáticos Envolvendo Funções. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Sabrina da Silva Gibbon

FASSARELLA;PINTO, Suzi Samá; RETAMOSO, Mario Rocha. Concretização da Geometria: A Importância da Aprendizagem com Material Concreto no Ensino Fundamental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Thiago Troina Melendez

PINTO, Suzi Samá; RETAMOSO, Mario Rocha; BELICANTA. Propriedades Geométrica das Curvas Cônicas e Aplicações. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Egmar Rodrigo Valadão Rodrigues

PINTO, Suzi Samá; BELICANTA; FASSARELLA. Os Números Inteiros e as Regras de Sinais?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Jorge Iran Conceição Ferreira

PORCIÚNCULA, M. M. S.;SAMÁ, S. P.LAURINO, D. P.. Tecnologias na Educação Estatística: GEOGEBRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Adriele Wally Mulling

DUVOISIN, I. A.; DORNELES, A. M.;SAMÁ, S. P.. Artefatos Culturais Auxiliando no Ensino do Corpo Humano: um relato de experiência sobre a prática de estágio no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Janine Kolmar Valério

DUVOISIN, I. A.; DORNELES, A. M.;SAMÁ, S. P.. Interdisciplinaridade no Curso de Licenciatura em Ciências da FURG - Que interdisciplinaridade é essa?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Jaqueline Kolmar Thurow

DUVOISIN, I. A.; DORNELES, A. M.;SAMÁ, S. P.. Alunos Surdos: realidades e necessidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Juliana de Oliveira

DUVOISIN, I. A.; DORNELES, A. M.;SAMÁ, S. P.. Aprendendo a ser professora ao trabalhar com artefatos culturais na prática do estágio docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Leudegar Leandro Behling

DUVOISIN, I. A.; DORNELES, A. M.;SAMÁ, S. P.. Saída de Campo: uma atividade com potencial educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Betina Lemke da Silva

SAMÁ, S. P.; DUVOISIN, I. A.; VANIEL, B. V.. A Importância das Atividades Experimentais para Ensinar Ciências no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Ana Paula Einhardt Nunes

SAMÁ, S. P.; DUVOISIN, I. A.; VANIEL, B. V.. Você é o que você descarta:conscientização da geração e descarte de resíduos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Maria Helena Strieder da Silva

SAMÁ, S. P.; DUVOISIN, I. A.; VANIEL, B. V.. Plano de Aula na Ação Pedagógica do Professor da Educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Simone Hax Amaral

SAMÁ, S. P.; DUVOISIN, I. A.; VANIEL, B. V.. Jogos educativos como auxílio no desenvolvimento dos alunos e no aprendizado nas aulas de ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Sirlei Nornberg

SAMÁ, S. P.; DUVOISIN, I. A.; VANIEL, B. V.. Jogos Didáticos no Ensino de Ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Sabrina Silveira Schroeder

SILVA, J. A.; BECK, D. Q.;PINTO, Suzi Samá. Estatística com crianças: o tratamento da informação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

PINTO, Osvaldo Casares;PINTO, Suzi Samá; LEITE, Alexandre Vasconcelos. Concurso Público para Professor Auxiliar do Colégio Técnico Industrial, 40h, DE. 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

SAMÁ, S. P.; SCHWANTES, L.; PORCIÚNCULA, M. M. S.. Membro titular de banca examinadora para seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.

PINTO, Suzi Samá; PORCIÚNCULA, M. M. S.; HECKLER, V.. Membro titular de banca examinadora para seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

MARANGONI, J. C.; PORCIÚNCULA, M. M. S.;SAMÁ, S. P.; MANICA, V. Membro titular de banca de seleção para professor substituto. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

SCHMITT, L;PINTO, Suzi Samá; PINHO, P. C. R.; SILVA, Carla Silva da. Seleção de tutor bolsista a distância. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

SCHMITT, L;PINTO, Suzi Samá; PINHO, P. C. R.; SILVA, Carla Silva da. Seleção de tutor bolsista a distância. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

MARANGONI, J. C.;PINTO, Suzi Samá; KNEIP, F. C.; SILVA. Seleção de Professor Substituto de Estatística. 2013. Universidade Federal do Rio Grande.

JELINEK, K. R.;PINTO, Suzi Samá; HECKLER, V.; NOVELLO, T. P.. Banca de seleção de tutor/bolsista a distânica - UAB/FURG. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PINTO, Suzi Samá. Comitê científico de avaliação da apresentação dos pôsteres do I Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.

KINAS, P. G.; LEMOS, L. A. P.;PINTO, Suzi Samá. Comissão Julgadora para professor substituto do Departamento de Matemática. Matéria: Estatística. (Portaria Nº 006/2008). 2008.

PINTO, Suzi Samá. Banca Avaliadora deTrabalhos de Iniciação Científica, Extensão e Ensino na VII Mostra da Produção Universitária. 2008. Universidade Federal do Rio Grande.

PINTO, Suzi Samá; SOUZA, R. A.; MARTINEZ, D. M. V.. Comissão Julgadora para seleção de tutores/bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Curso de Administração. Disciplinas: Cáluculo Diferencial e Teoria Geral da Administração. (Portaria Nº708/2007). 2007. Universidade Federal do Rio Grande.

MARTINEZ, D. M. V.;PINTO, Suzi Samá; MALTA, S. O.. Comissão Julgadora para seleção de tutores/bolsistas do Sistema Univrsidade Aberta do Brasil. Curso de Administração. Área: Cálculo. (Portaria Nº935/2007). 2007.

PINTO, Suzi Samá; ITO, Nanci Mayumi; AZAMBUJA, Ana Maria Volkmer de. Comissão Julgadora para professor substituto do Departametno de Matemática. (Portaria Nº050/2006). 2006. Universidade Federal do Rio Grande.

AZAMBUJA, Ana Maria Volkmer de;PINTO, Suzi Samá; LEMOS, L. A. P.. Comissão Julgadora para professor substituto. Matéria: Probabilidade e Estatística. Portaria Nº1484/2006). 2006.

TRIACA, Fernando Vitorio;PINTO, Suzi Samá; ITO, Nanci Mayumi. Comissão Julgadora para professor substituto> Matérias: Matemática Financeira e Matemática para Ciências Sociais e Econômicas. (Portaria Nº540/2005). 2005. Universidade Federal do Rio Grande.

HOOD, Carlos Sidney dos Santos Scott;PINTO, Suzi Samá; LUCAS, Elvira Do Carmo Pereira. Comissão Julgadora para provimento de 02 vagas de professor substituto do Departamento de Matemática. (Portaria Nº537/2005). 2005. Universidade Federal do Rio Grande.

PINTO, Suzi Samá; ITO, Nanci Mayumi; AZAMBUJA, Ana Maria Volkmer de. Comissão Julgadora para professor substituto. Matéria: Estatística.. 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

PINTO, Suzi Samá; HOOD, Carlos Sidney dos Santos Scott; SILVA, Carla Silva da. Comissão Julgadora para professor substituto. Matéria: Calculo Diferencial Integral I e II.. 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

HOOD, Carlos Sidney dos Santos Scott; LUCAS, Elvira Do Carmo Pereira;PINTO, Suzi Samá. Comissão Julgadora para professor substituto do Deaprtamento de Matemática. (Portaria 006/2004). 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

HOOD, Carlos Sidney dos Santos Scott; LUCAS, Elvira Do Carmo Pereira;PINTO, Suzi Samá. Comissão julgadora para seleção de professor substituto do Departamento de Matemática. Matéria: Cálculo Diferencial e Integral I e II e Álgebra Linear e Geometria Analítica. (Portaria Nº1652/2004). 2004. Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROQUE MORAES

Laurino, D. P.;MORAES, R.. AVALIAÇÃO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande.

Tabajara Lucas de Almeida

KRUSCHKE, N.;ALMEIDA, T. L.. Análise de Componentes Principais de Observações Meteorológicas de Superfície em Rio Grande, RS no período de 1991 a 2000. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

REGINA TRILHO OTERO XAVIER

XAVIER, R. T. O.; DAMIANI, Magda. Percepção do Estudantes e Implicação do Observador como constituintes da Educação a Distância. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.

REGINA TRILHO OTERO XAVIER

XAVIER, R. T. O.; DAMIANI, Magda; MORAES, Roque; LAURINO, Débora Pereira. Avaliação quantitativa da modalidade a distância a partir das manifestações dos estudantes de graduação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.

Nisia Krusche

KRUSCHE, N.PICCOLI, H. C.. Análise de Componentes Principais de Observações Meteorológicas de Superfície em Rio Grade, RS, no período de 1991 a 2000. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Humberto Camargo Piccoli

PICCOLI, H. C.; KRUSCHE, Nisia; SUGAHARA, Shigetoshi; ALMEIDA, Tabajara Lucas de. Análise de componentes principais de observações meteorológicas de superfície em Rio Grande, RS, no período de 1991 a 2000. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Elisabeth Brandão Schmidt

LAURINO, D.; DAMIANI, M.; OTEIRO, R. X. T.;SCHMIDT, E. B.; LUNARDI, G.; MORAES, R.. CARTA DE NAVEGAÇÃO: ABORDAGEM MULTIMÉTODOS NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Débora Pereira Laurino

LAURINO, D. P.; MORAES, R.; DAMIANI, Magda Floriana; XAVIER, R. T. O.. Avaliação Quantitativa da Modalidade a Distância a partir das manifestações dos estudantes de graduação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência) - Universidade Federal do Rio Grande.

Guilherme Lerch Lunardi

LAURINO, D.;LUNARDI, G. L.. Carta de Navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação e Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Willian Daniel Pessoal

Potencialidades Pedagógicas das Tecnologias Laboratoriais no Processo de Educação Científica dos Acadêmicos do Curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Itajaí; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Rodrigo Barbosa da Silva

Estruturação do Processo Administrativo Eletrônico em uma Universidade Federal; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande; (Coorientador);

Fernanda Oliveira dos Santos

Inserção dos dispositivos móveis na prática pedagógica no Ensino Superior; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Gabriela Machado Moura

Ações Pedagógicas na Promoção da Aprendizagem da Estatística; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande; Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Camila Rubira Silva

Infografia com Gráficos e a Compreensão de Informações Estatísticas Midiáticas; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Alessandro da Silva Saadi

A Matemática Financeira na Construçãoda Cidadania; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Berenice Rosa de Oliveira

Por Que Grande Parte dos Alunos Não Gosta da Matemática?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Betina Lemke da Silva

A Importância das Atividades Experimentais para Ensinar Ciências no Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Maria Helena Strieder da Silva

Plano de Aula na Ação Pedagógica do Professor da Educação Básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Simone Hax Amaral

Jogos educativos como auxílio no desenvolvimento dos alunos e no aprendizado nas aulas de ciências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Sirlei Nornberg

Jogos Didáticos no Ensino de Ciências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Ana Paula Einhardt Nunes

Você é o que você descarta:conscientização da geração e descarte de resíduos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Camila Rubira Silva

Da Teoria à Pratica: Uma proposta pedagógica para o ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Bruno Henrique Pais Silva

Inserção dos dispositivos móveis na prática pedagógica no Ensino Superior; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Bruno Henrique Pais Silva

A consumerização de TI e o processo de aprender dos estudantes do Ensino Superior; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Gabriela Machado Moura

A sala de aula de Estatística na modalidade Blended Learning; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Gabriela Machado Moura

A sala de aula de Estatística na modalidade Blended Learning; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Camila Rubira Silva

Contribuição das tecnologias digitais na construção dos conceitos estatísticos: um olhar sobre a educação básica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Alex Sandro Rodrigues

Tecnologias Digitais no Ensinar e Aprender Estatística; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Aline Samá Pinto

Avaliação da Qualidade dos Serviços de uma Biblioteca Universitária na Ótica do Usuário; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Nathália Moreira da Silva Silva

Ações Pedagógicas na Promoção da Aprendizagem da Estatística; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Fernanda Rodrigues de Andrade

Ações Pedagógicas e Tutoria na Promoção da Aprendizagem da Estatística - Projeto de Ensino; 2014; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Kelvin John Silva dos Anjos

Ações Pedagógicas e Tutoria na Promoção da Aprendizagem da Estatística - Projeto de Ensino; 2014; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Alice Castilhos Fear

Ações Pedagógicas e Tutoria na Promoção da Aprendizagem da Estatística - Projeto de Ensino; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Camila Silva

Tratamento da Informação no Ensino Básico - Projeto de Ensino; 2013; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Bruno Almeida Perret Magalhães

Projeto de Monitoria da Disciplina de Probabilidade e Estatística; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Jackson Luís Waechter

Monitoria de Estatística; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Suzi Samá Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Humberto Camargo Piccoli

Análise de componentes principais de observações meteorológicas de superfície em Rio Grande, RS, no período de 1991 a 2000; 2001; 120 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande,; Orientador: Humberto Camargo Piccoli;

Débora Pereira Laurino

Carta de Navegação: abordagem multimétodos na construção de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência) - Universidade Federal do Rio Grande,; Orientador: Débora Pereira Laurino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAMÁ, S. P. ; GOULART, A. ; FONSECA, L. . Estudando o repensar dos espaços e concepções sobre o ensinar e aprender Estatística e Probabilidade (Editorial). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 9, p. i-viii, 2019.

  • SAMÁ, S. P. ; MOURA, G. M. ; SANTOS, F. O . ENSINO DE ESTATÍSTICA E OS NATIVOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 9, p. 48-62, 2019.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Infografia com gráficos: um estudo semiótico da percepção e do processamento da informação estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 9, p. 127-146, 2018.

  • PESSOA, W. D. ; MOTA, J. C. ; SAMÁ, S. P. . A integração da Educação Ambiental na formação do biomédico em uma Universidade comunitária: indícios a partir dos Princípios da Ambientalização Curricular. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 1, p. 4-19, 2018.

  • MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . Blended Learning: Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , v. 20, n1, p. 60-70, 2017.

  • SAMÁ, S. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. . PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NO MODELO PEDAGÓGICO RELACIONAL. ENFOPE/FOPIE , v. 10, p. 1, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . NAS ONDAS DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA: UMA INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A BIBLIOTECONOMIA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 8, p. 228-242, 2017.

  • SILVA, B. H. P. ; SAMÁ, S. P. ; LUNARDI, G. L. . Motivos de uso e Benefícios Percebidos pelos Estudantes do Ensino Superior no uso dos Dispositivos Móveis no Ambiente Educacional. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 15, p. 1-10, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Material concreto e tecnologias digitais: possibilidades para o ensino e a aprendizagem da Estatística. REVISTA POLYPHONÍA , v. 28,n.2, p. 289-304, 2017.

  • FONSECA, L. ; SAMÁ, S. P. ; SOARES, K. ; PONTES, L . Uma ecologia dos mecanismos atencionais fundados na neurociência cognitiva para o ensino de matemática no século XXI. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA , v. 1, p. 19-30, 2017.

  • MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . ILUSÃO DA EQUIPROBABILIDADE, ALEATORIEDADE E CONVERGÊNCIA NOS PROCESSOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO. Vidya (Santa Maria. Online) , v. 36, p. 523-538, 2016.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INFOGRAFIA NA DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Educação Matemática Pesquisa , v. 18,n.3, p. 1429-1447, 2016.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. ; LUNARDI, G. L. . Processo de Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação a Distância. Prisma.com , v. 28, p. 184-208, 2015.

  • Freitas, L. S. ; SAMÁ, S. P. . Discursos Coletivos que revelam a Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar. PRISMA.COM , v. 28, p. 86-110, 2015.

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SAMÁ, S. P. . Teaching Statistics Through Learning Projects. Statistics Education Research Journal , v. 13, p. 177-186, 2014.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. . Acompañamiento del recorrido de la Educación a Distancia: direcciones que conducen el rumbo, descripciones de la navegación y aportes necesarios. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , v. 16, p. 27-56, 2013.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. ; LUNARDI, G. L. . PERCEPTIONS OF DIFFERENT GENERATION STUDENTS REGARDING TO DISTANCE EDUCATION. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa , v. 6, p. 245-264, 2013.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. ; NOVELLO, T. P. . CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Enseñanza de las Ciencias , v. extra, p. 2795-2799, 2013.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. . EVALUATION DIMENSIONS OF DISTANCE UNDERGRADUATE COURSES BY STUDENTS' BIAS. Revista Iberoamericana de Educación (Online) , v. 2, p. 1-11, 2011.

  • ALMEIDA, T. L. ; SAMÁ, S. P. ; PICCOLI, H. C. . Auto-Avaliação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: Metodologia de Avaliação. Avaliação (UNICAMP) , v. 12, p. 515-530, 2007.

  • SAMÁ, S. P. . Carta de Navegação: Abordagem Multimétodos para Compreender o Operar da Educação a Distância. 1. ed. Nova Edições Acadêmicas, 2015. 149p .

  • SAMÁ, S. P. ; Porciúncula Mauren, M. S. (Org.) . Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. 176p .

  • SILVA, Carla Silva da ; SAMÁ, S. P. . Estatística vol II. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2011. v. 1. 206p .

  • SAMÁ, S. P. ; SILVA, Carla Silva da . Estatística - volume 1. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2010. v. 200. 197p .

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Percepções de futuros professores de Matemática sobre a comunicação de informações midiáticas por meio da infografia com gráficos. In: Bettina Steren dos Santos; Carla Spagnolo; Camila de Barros Rodenbusch. (Org.). E-book do Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, v. , p. 1-.

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SAMÁ, S. P. ; ROCHA, C. A. ; CARVALHO, J. I. F. . Every Citizen Needs to Know Statistics! What Are We Doing? Brazilian Research in Statistics Education. In: Alessandro Jacques Ribeiro; Lulu Healy; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba; Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. (Org.). Mathematics Education in Brazil. 1ed.New York: SPRINGER, 2018, v. 1, p. 249-263.

  • SILVA, C. R ; PERES, L. M. ; SAMÁ, S. P. . Dialogando com os Dados. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira. (Org.). Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender Matemática. 1ed.Rio Grande: Pluscom, 2016, v. , p. 49-60.

  • SAMÁ, S. P. ; LAURINO, D. P. . Movimento das Marés Constituído por Ondas de Reflexão sobre o Entrelaçamento das Análises Qualiativa e Quantitativa no Compreender do Operar da EaD. In: MOURA, A. C.O.S.; VANIEL, B.V.; LAURINO, D. P.. (Org.). Educar em Interações Digitais: Pesquisa, Tecnologias e Formação de Professores. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 122-145.

  • PINTO, A. S. ; SAMÁ, S. P. . Educação a Distância: Suporte da Tecnologia Digital no Ensino de Estatística no Curso de Administração. In: MOURA, A. C. O.S.; VANIEL, B. V.; LAURINO, D.P.. (Org.). http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/7009/livro_educar_em_interacoes_digitais_f.pdf?sequence=1. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 209-223.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; SAMÁ, S. P. . Projetos de Aprendizagem: uma proposta pedagógica para a sala de aula de estatítstica. In: Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 133-141.

  • Sá, D. L. ; Porciúncula Mauren, M. S. ; SAMÁ, S. P. . Análise do Letramento Estatístico de Estudantes Concluintes do Ensino Médio. In: Suzi Samá; Mauren Porciúncula Moreira da Silva. (Org.). Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 155-167.

  • SAMÁ, S. P. ; Porciúncula Mauren, M. S. ; CARVALHO, F. A. H . Estudos Cognitivos e Tecnologias Digitais na Educação Estatística. In: Débora Pereira Laurino; Tanise Paula Novello. (Org.). Experiências Didáticas, Tecnologias Digitais e Formação de Professores na Educação Matemática. 1ed.Rio Grande: PLUSCOM, 2014, v. , p. 71-85.

  • LAURINO, D. P. ; SAMÁ, S. P. ; NOVELLO, T. P. . A Concepção de Ciência e o Espaço do Educar. In: Henning, Paula Corrêa; Ribeiro, Paula Regina Costa. (Org.). Diálogos na Educação em Ciências. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2013, v. , p. 73-81.

  • MOURA, A. C. O. S. ; LAURINO, D. P. ; SANTOS, G. M. ; BRUM, J. ; NOVELLO, T. P. ; SAMÁ, S. P. . Material Digital para o Ensino da Matemática. In: Débora Pereira Laurino; Daniel da Silva Silveira; Maritza Costa Moraes. (Org.). Novos Talentos da Matemática: problematizando e vivienciando a Matemática no Ensino Básico. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2013, v. 1, p. 43-52.

  • PINTO, Suzi Samá . A variabilidade e os escores reduzidos. In: José Carlos Pinto Leivas. (Org.). Quintas com Matemática. Rio Grande: Editora da FURG, 2000, v. , p. 9-14.

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SAMÁ, S. P. ; VENDRAMINI, C. . Narratives of Brazilian Participants in the International Posters Competition. In: 10th International Conference on Teaching Statistics - ICOTS, 2018, Kyoto. Proceedings of the Tenth International Conference on Teaching Statistics. Voorburg, The Netherlands:: International Statistical Institute., 2018. v. 1. p. 1-6.

  • SAMÁ, S. P. . Caminhos Trilhados pelo GT12 nas Pesquisas em Educação Estatística No Brasil. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. SIPEM. Curitiba: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, C. R ; MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . Metodologias Ativas no Ensino de Estatística Descritiva no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas/RS. VII CIEM, 2017.

  • SAMÁ, S. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. . Percepção dos Estudantes em relação ao Ensino de Estatística Fundamentado no Modelo Pedagógico Relacional. In: 10 encontro Internacional de Formação de Professores, 2017, Aracaju/SE. ENFOPIE, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Percepções de licenciandos em Matemática sobre a comunicação de informações midiáticas por meio da infografia com gráficos. In: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação, 2017, Porto Alegre/RS. IV SIPASE, 2017.

  • SAMÁ, S. P. ; SOARES, M. A. ; PINTO, A. S. ; LUNARDI, G. L. ; DOLCI, D. . Adoção do Moodle no Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Equações Estruturais. In: XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017, Gramado/RS. XXV CINTED. Porto Alegre, 2017. p. 2-8-217.

  • SILVA, B. H. P. ; SAMÁ, S. P. ; LUNARDI, G. L. . Contribuição dos Dispositivos Móveis no ambiente educacional do Ensino Superior. In: XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017, Gramado/RS. XXV CINTED, 2017. p. 109-118.

  • MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. ; SILVA, C. R . Aprendizagem Ativa na Sala de Aula de Estatística: o Problema de Monty Hall. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII ENEM, 2016.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. ; MOURA, G. M. . Propostas Pedagógicas para o Ensino da Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII ENEM, 2016.

  • MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . Sala de Aula de Estatística na modalidade Blended Learning. In: Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2016, Porto Alegre. CINTED, 2016. p. 31-40.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. In: Interamerican Conference on Mathematics Education, 2015, Tuxtla Guitiérrez. CIAEM. Tuxtla Guitiérrez: CIAEM, 2015.

  • SILVA, C. R ; PINTO, Suzi Samá . Da teoria a atividade prática pedagógica: Dialogando com os dados. In: Interamerican Conference on Mathematics Education, 2015, Tuxtla Guitiérrez. CIAEM. Tuxtla Guitiérrez: CIAEM, 2015.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; SAMÁ, S. P. . Motivating professor and students through significant learning in statistics classes. In: IASE 2015 Satellite Conference, 2015, Rio de Janeiro. IASE, 2015.

  • PINTO, A. S. ; SAMÁ, S. P. . Ensino de Estatística na Modalidade a Distância com o Suporte de Videoaulas. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. EGEM, 2015.

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SAMÁ, S. P. . A teoria da aprendizagem significativa e o ensino de estatística na graduação. In: VI Seminário Internacional de Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI SIPEM, 2015.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA, M. P. M. . Restructuring of disciplines in statistics based on students? evaluation in online education programs. In: 9th International Conference on Teaching Statistics, 2014, Flagstaff, Arizona, USA. 9th ICOTS, 2014. v. 1. p. 1-4.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA, M. P. M. . ENSINAR E APRENDER ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. In: 21 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2014, Natal/RN. 21 SINAPE, 2014.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Construção e reestruturação de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. In: 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. ESUD, 2014.

  • PINTO, Suzi Samá ; Porciúncula Mauren, M. S. . A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Estatística. In: Encontro Nacional de Aprendizagem Significatica, 2014, Belém. 5º ENAS, 2014.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. In: VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2014, Maceió. VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2014.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Ensino de Estatística Fundamentado no Modelo Pedagógico Relacional. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI ENEM. Guarapuava: SBEM, 2013. p. 1-10.

  • SILVA, M. P. M. ; PINTO, Suzi Samá ; Sá, D. L. ; Freitas, L. S. . Investigação das Habilidades e Competências Estatísticas de estudantes Recém-ingressos em uma Universidade Pública Brasileira. In: I Congreso de Educación Matemática de América Central, 2013, Santo Domingo. I CEMACYC, 2013. p. 1-8.

  • Freitas, L. S. ; Sá, D. L. ; SILVA, M. P. M. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas. CIEM, 2013.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Abordagem Multimétodos na Construção de um Instrumento para Compreender o Operar da Modalidade a Distância. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos. SIED/ENPED 2012, 2012.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA ; SILVA, J. A. . Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística. In: XIII Conferencia Interamericana de Educación Matematica, 2011, Recife. XIII CIAEM, 2011.

  • PINTO, Suzi Samá ; ARAUJO, M. S. ; LAURINO, D. P. . A Educação a partir da Biologia do Conhecer na Sociedade da Informação e Comunicação. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. I Sintec, 2011. v. II. p. 813-823.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, Débora Pereira . Potencialidades e Fragilidades do Ensino a Distância na Disciplina de Estatística. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010, Ponta Grossa. II SINECT. Ponta Grossa, 2010.

  • NOVELLO, Tanise Paula ; PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Ação Docente no Ensino de Ciências Exatas na Modalidade a Distância. In: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2010, Cuiabá. VII ESUD. Cuiabá, 2010.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, Débora Pereira . O Ensino de Estatística no Curso de Administração Oferecido na Modalidade à Distância: Avaliação de uma Experiência. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. 15º CIAED, 2009.

  • PINTO, Suzi Samá ; NOVELLO, Tanise Paula ; LAURINO, Débora Pereira . Implementações Realizadas nos Cursos de Graduação na Modalidade a Distância a Partir da Autoavaliação. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. 15º CIAED, 2009.

  • PINTO, Suzi Samá ; NOVELLO, Tanise Paula ; LAURINO, Débora Pereira . Avaliação Institucional de Cursos de Graduação na Modalidade a Distância. In: V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distânica, 2008, Gramado. V ESUD, 2008.

  • PINTO, Suzi Samá ; ALMEIDA, T. L. ; PICCOLI, H. C. . Avaliação Quantitativa dos Cursos de graduação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE. Porto Alegre: ediPUCRS. v. 1.

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, Débora Pereira . Avaliação Institucional: Uma Proposta de Avaliação Para Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância. In: VII Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2008, Rio Grande. VII Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2008.

  • ALMEIDA, T. L. ; PINTO, Suzi Samá ; ALMEIDA, C. I. R. . Medida de Satisfação dos Estudantes do Curso de Engenharia Civil da FURG. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2006, Passo Fundo. XXXIV COBENGE, 2006. v. 8. p. 8-15.

  • REBOITTA, Michelle Simões ; PINTO, Suzi Samá ; KRUSCHE, Nisia . Inter-relação entre Séries Meteorológicas e Oceanográficas medidas na Bóia de Fundeio ARGOS 32056, no período de 2001 a 2002. In: XIII Congesso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. XIII Congesso Brasileiro de Meteorologia, 2004. v. 1. p. 324-334.

  • REBOITTA, Michelle Simões ; PINTO, Suzi Samá ; KRUSCHE, Nisia . Variação Climatológica Não-sazonal através da Análise de Componentes Principais. In: XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002, Foz do Iguaçu. XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002. p. 91-99.

  • PINTO, Suzi Samá ; KRUSCHE, Nisia ; PICCOLI, H. C. . Análise de Componentes Principais de Observações Meteorológicas de Superfície em Rio Grande, RS, em 1998.. In: IX Congreso Latinoamericano e Iberico de Meteorologia, 2001, Buenos Aires. IX Congreso Latinoamericano e Iberico de Meteorologia, CD, 5.4.11, 249, 2001.

  • SANTOS, F. O ; SAMÁ, S. P. ; PINTO, A. S. . Dispositivos Móveis na Prática Pedagógica: uma experiência no Curso de Administração. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. CIC. Pelotas: CIC, 2018. p. 1-4.

  • OLIVEIRA, J. V. ; SILVA, D. V. F. ; SAMÁ, S. P. ; PINTO, A. S. . Perspectiva Profissional dos Estudantes de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. In: 17 Mostra da Produção Universitária, 2018, Rio Grande. 17 MPU, 2018.

  • SANTOS, F. O ; SAMÁ, S. P. ; PINTO, A. S. . Inserção dos Dispositivos Móveis na Prática Pedagógica no Ensino Superior. In: 17 Mostra da Produção Universitária, 2018, Rio Grande. 17 MPU, 2018.

  • MOURA, G. M. ; SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Ambiente Eduacional Flexível na Construção dos conceitos Estatísticos. In: Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2016, Rio Grande. 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2016.

  • PINTO, A. S. ; SAMÁ, S. P. . Tecnologia Digital no Ensino de Estatística na Modalidade a Distância. In: Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2016, Rio Grande. 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sul, 2016.

  • MOLON, H. M. ; CHAGAS, L. S. ; GOULART, P. ; SAMÁ, S. P. . ANÁLISE DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . INFOGRÁFIA: MAPEANDO PESQUISAS NO BRASIL. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação, 2016, Pelotas. XVIII Encontro de Pós-Graduação, 2016.

  • CHAGAS, L. S. ; MOLON, H. M. ; GOULART, P. ; SAMÁ, S. P. . EGRESSOS DO CURSO DE AMDINISTRAÇÃODA FURG: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. 15ª MPU, 2016.

  • SILVA, C. C. ; GARCIA, L. ; SAMÁ, S. P. . COMPORTAMENTO DOS DISCENTES DA FURG EM RELAÇÃO AO FUTEBOL. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. 15ª MPU, 2016.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . CONTRIBUIÇÃO DA INFOGRAFIA NA COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES MIDIÁTICAS. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. 15ª MPU, 2016.

  • MOURA, G. M. ; SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . DESENVOLVENDO O PENSAMENTO PROBABILÍSTICO COM O AUXÍLIO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS: DO MATERIAL CONCRETO AO DIGITAL. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. 15ª MPU, 2016.

  • GUIMARAES, P. P. ; SILVA, B. H. P. ; SAMÁ, S. P. . MAPEAMENTO DA ESCOLHA DE CARREIRA PROFISSIONAL DOS GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO APÓS A FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. 15ª MPU, 2016.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; PINTO, Suzi Samá . PROGRAMA LeME ? LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. SIPEMAT. Ilhéus: SIPEMAT, 2015.

  • SAMÁ, S. P. ; SILVA, C. R . Interação e relação com o meio como motivadores do processo de ensinar e aprender estatística. In: IASE, 2015, Rio de Janeiro. IASE.

  • BEHREND, J. N. ; TERRA, L. A. ; COSTA, T. L. ; SAMÁ, S. P. . Perfil e Motivação dos Praticantes do Yôga de uma Escola de Rio Grande. In: Mostra de Produção Universitária, 2015, Rio Grande. MPU, 2015.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Do Tratamento da Informação ao Consumo Consciente de Água. In: Mostra de Produção Universitária, 2015, Rio Grande. MPU, 2015.

  • PINTO, A. S. ; SAMÁ, S. P. . Ensino de Estatística na Modalidade a Distância com o Suporte de Videoaulas. In: Mostra de Produção Universitária, 2015, Rio Grande. MPU, 2015.

  • MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . Contribuição de um Ambiente Educacional mais Flexível na Construção dos Conceitos Estatísticos: Um Olhar Sobre os Cursos de Graduação. In: Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. MPU, 2015.

  • Copello, Gláucia Brasil ; Silveira ; PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Problematização do Ensino de Matemática por meio de Oficinas Digitais. In: IX Mostra da Produção Univesitária, 2010, Rio Grande. IX MPU. Rio Grande, 2010.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Comunicação e divulgação da informação por meio da infografia. In: CIBEM, 2017, Madri. CIBEM, 2017.

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SCHREIBER, K. P. ; SAMÁ, S. P. . Importância do Ensino de Estatística na Formação do Professor de Matemática. In: VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática, 2017, Campo Grande. VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática, 2017.

  • SANTOS, F. O ; SAMÁ, S. P. . Abordagem dos Métodos Estatísticos: um olhar sob a formação acadêmica do futuro Administrador. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas/RS. VII CIEM, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Reflexão sobre uma proposta pedagógica no ensinod e estatística considerando a insubordinação criativa. In: 1st International Conference on Creative Insubordination Mathematics Education, 2017, São Paulo/SP. ICOCIME, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA A RESPEITO DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES POR MEIO DE INFOGRÁFICOS COM GRÁFICOS. In: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017, Madri. VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2017.

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . A Infografia no Processamento da Informação Visual. In: III Seminário de Neurociências Aplicada a Educação, 2016, Rio Grande. III Seminário de Neurociências Aplicada a Educação, 2016.

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; Sá, D. L. ; PINTO, Suzi Samá ; Freitas, L. S. . A view of statistics education research in Brazilian extreme south coast. In: 9th International Conference on Teaching Statistics, 2014, Flagstaff, Arizona, USA. 9th ICOTS, 2014.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA, M. P. M. ; LAURINO, D. P. . O Ensinar e o Aprender Estatística em uma Ação Pedagógica Fundamentada na Teoria da Biologia do Conhecer. In: I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidade y Combinatoria, 2013, Granada. I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidade y Combinatoria. Granada, 2013. v. 2. p. 637-638.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA, M. P. M. . Uma visão da Educação Estatística no Extremo Sul da Costa do Brasil. In: I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidade y Combinatoria, 2013, Granada. I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidade y Combinatoria. Granada, 2013. v. 2. p. 651-652.

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA . Emoção na Aprendizagem da Estatística. In: I Seminário Nacional de Neurociência aplicada è Educação, 2010, Rio Grande. I Seminário Nacional de Neurociência aplicada è Educação. Rio Grande, 2010.

  • PINTO, Suzi Samá . Proposta de Avaliação Institucional Para Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância. In: X Encontro de Pós-Graduação, 2008, Rio Grande. VII Mostra da Produção Universitária, 2008.

  • PINTO, A. S. ; PINTO, Suzi Samá . Avaliação da Qualidade dos Serviços de uma Biblioteca Universitária na Ótica do Usuário. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2008, Rio Grande. VII Mostra da Produção Universitária, 2008.

  • SAADI, A. S. ; PINTO, Suzi Samá . A Matemática Financeira, o Ensino a Distânicia e a Experiência Prática Utilizando a Internet. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006.

  • PINTO, Suzi Samá ; REBOITTA, Michelle Simões ; KRUSCHE, Nisia . Aplicação da Análise de Componentes Principais: Estudo da Inter-relação entre Séries Meteorológicas e Oceanográficas. In: 16º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2004, Caxambu. 16º SINAPE, 2004. p. 259-259.

  • REBOITTA, Michelle Simões ; PINTO, Suzi Samá ; KRUSCHE, Nisia . Estudo da Variação Climatológica Não-sazonal em Dados médios Mensais, utilizando a Análise de Componentes Principais. In: Congresso de Iniciação Científica e IV Encontro da Produção Universitária, 2002, Rio Grande. Congresso de Iniciação Científica e IV Encontro da Produção Universitária. Rio Grande: Editora da FURG, 2002. v. 1. p. 103-103.

  • SAMÁ, S. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. . Atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. . Panorama da Produção Científica Nacional em Educação Estatística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Repensando os espaços do ensinar e aprender Estatística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Panorama das pesquisas em Educação Estatística no GT12 no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Ensino de Estatística e os Nativos Digitais sob as lentes da Neurociência Cognitiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Repensando os Espaços do Ensinar e Aprender Estatística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Medidas de Dispersão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. . Caminhos Trilhados pelo GT12 nas Pesquisas em Educação Estatística No Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SCHREIBER, K. P. ; SAMÁ, S. P. . Importância do Ensino de Estatística no Formação do Professor de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMÁ, S. P. ; SOARES, M. A. ; PINTO, A. S. ; LUNARDI, G. L. ; DOLCI, D. . Adoção do Moodle no Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Equações Estruturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAMÁ, S. P. . Ensino de Estatística e os Nativos Digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá . Reflexões sobre a aprendizagem em Estatística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMÁ, S. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. . PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ESTATÍSTICA FUNDAMENTADO NO MODELO PEDAGÓGICO RELACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. R ; SAMÁ, S. P. . Reflexão sobre uma proposta pedagógica no ensino de estatística considerando a insubordinação criativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O ; SAMÁ, S. P. . ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. R ; MOURA, G. M. ; SAMÁ, S. P. . METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAMÁ, S. P. . GD-12 Ensino de Probabilidade e Estatística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SILVA, A. S. ; MAGALHAES, M. N. ; SAMÁ, S. P. . Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. R ; PINTO, Suzi Samá . Da teoria a atividade prática pedagógica: Dialogando com os dados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Construção e reestruturação de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Porciúncula Mauren, M. S. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de aprendizagem no ensino de estatística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá ; Porciúncula Mauren, M. S. . A Teoria da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Estatística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA . Uma visão sa Educação Estatística no Extremo Sul da Costa do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA ; LAURINO, D. P. . O Ensinar e o Aprender Estatística em uma Ação Pedagógica Fundamentada na Teoria da Biologia do Conhecer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Ensino de Estatística Fundamentado no Modelo Pedagógico Relacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. P. M. ; PINTO, Suzi Samá ; Sá, D. L. ; Freitas, L. S. . Investigação das Habilidades e Competências Estatísticas de estudantes Recém-ingressos em uma Universidade Pública Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Freitas, L. S. ; Sá, D. L. ; SILVA, M. P. M. ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Abordagem Multimétodos na Construção de um Instrumento para Compreender o Operar da Modalidade a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Suzi Samá . Avaliação: Desafio para compreender o operar na modalidade a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA ; SILVA, J. A. . Modelo Pedagógico Relacional na Educação Estatística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; ARAUJO, M. S. ; LAURINO, D. P. . A Educação a partir da Biologia do Conhecer na Sociedade da Informação e Comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, D. P. . POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ENSINO A DISTÂNCIA NA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá . A Educação a Distância e o Mercado de Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; SILVA . Emoção na Aprendizagem da Estatística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, Débora Pereira . O Ensino de Estatítisca no curso de Administração Oferecido na Modalidade a Distância: Avaliação de uma Experiênica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá ; NOVELLO, Tanise Paula ; LAURINO, Débora Pereira . Avaliação Institucional de Graduação na Modalidade a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá . A Função da Pesquisa na Avaliação Institucional da EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; ALMEIDA, T. L. ; PICCOLI, H. C. . Avaliação Quantitativa dos Cursos de Graduação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, Suzi Samá . Proposta de Avaliação Institucional Para Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, Suzi Samá ; LAURINO, Débora Pereira . Avaliação institucional: Uma Proposta de Avaliação Para Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Suzi Samá ; SAADI, A. S. . A matemática financeira, o ensino a Distância e a Experiência Prática Utilizando a Internet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, Suzi Samá . Estatística Multiavariada: Um Estudo de Caso sobre a Medida de Satisfação de Estudantes do Curso de Engenharia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; SOUZA, R. A. . Auto-Avaliação dos Cursos de Graduação da FURG: Metodologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, T. L. ; PINTO, Suzi Samá ; ALMEIDA, C. I. R. . Medida de Satisfação dos Estudantes de Engenharia Civil da FURG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, Suzi Samá ; LEIVAS, J. C. P. ; OLIVEIRA . Por que Grande Parte dos Alunos não Gostam de Matemática?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá . Pesquisa sobre Auto-Avaliação na FURG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá ; REBOITTA, Michelle Simões ; KRUSCHE, Nisia . Aplicação da Análise de Componentes Principais: Estudo da Inter-relação entre Séries Meteorológicas e Oceanográficas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, Suzi Samá . A Variabilidade e os Escores Reduzidos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Suzi Samá . Bolsas Uiniversitárias na Matemática. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SAMÁ, S. P. ; Porciúncula Mauren, M. S. . Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PINTO, Suzi Samá . Auto-avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande. 2005.

SAMÁ, S. P. . Parecerista do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018.

SAMÁ, S. P. . Membro da comissão científica do VII SIPEM. 2018.

SAMÁ, S. P. . Parecer para a Revista Ciência e Natura. 2017.

SAMÁ, S. P. . Parecer para a revista Educação Matemática em Revista - EMR. 2017.

SAMÁ, S. P. . Parecer do artigo 30034-79813-1 da Revista Educação Matemática Pesquisa - EMP. 2017.

SAMÁ, S. P. . Parecer do artigo 25-17-1956-5406-1 da Revista Vidya. 2017.

SAMÁ, S. P. . Coordenadora do Eixo Temático de Tecnologias e Educação a Distância no contexto da Educação Matemática do ENEM-2016. 2016.

SAMÁ, S. P. . Comissão Científica do ENEM. 2016.

SAMÁ, S. P. . Editora convidada da Revista Vidya - Edição especial do Ensino de Estatística e Probabilidade. 2016.

SAMÁ, S. P. . Editora convidada da Revista Educação Matemática Pesquisa - Edição especial de Educação Estatística. 2016.

SAMÁ, S. P. . Parecer do artigo 5620-16010 da Revista Biblios. 2016.

SAMÁ, S. P. . Parecer de artigo da Revista Arete. 2016.

SAMÁ, S. P. . Parecer do artigo 3969-14401-3 do International Journal for Studies in Mathematics Education. 2016.

SAMÁ, S. P. . Parecer de artigo para a RACEF. 2016.

SAMÁ, S. P. ; LOPES, C. A. E. ; VIALI, L. . Educação Estatística na Educação Básica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SILVA, A. S. ; MAGALHAES, M. N. ; SAMÁ, S. P. . Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas na Educação Básica e Superior. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Carla Silva da ; SAMÁ, S. P. . Projeto Autor Presente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMÁ, S. P. ; SILVA, Carla Silva da . Projeto Autor Presente - Livros de Estatística Vol I e II. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMÁ, S. P. ; NEGRELLI, L., G. . Ensinar e Aprender Estatística e Probabilidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SAMÁ, S. P. ; GOULART, A. . Caminhos da Educação Matemática em Revista. 2019. (Editoração/Periódico).

LEIVAS, J. C. P. ; PORCIÚNCULA, M. M. S. ; SAMÁ, S. P. . Vidya. 2016. (Editoração/Periódico).

COUTINHO, C. Q. S. ; SAMÁ, S. P. . Educação Matemática Pesquisa. 2016. (Editoração/Periódico).

PINTO, Suzi Samá ; MOURA, A. C. ; SANTOS, G. M. ; BRUM, J. . Oficina de material digital para o Ensino de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, Suzi Samá ; SILVA, M. P. M. . Projetos de aprendizagem e objetos digitais para a educação estatística. 2012. (Oficina).

SILVA ; PINTO, Suzi Samá . Tecnologias Digitais no Ensino da Estatística. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA ; PINTO, Suzi Samá . Projetos de Aprendizagem no Ensino da Estatística. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINTO, Suzi Samá ; SAADI, A. S. . Matemática e Realidade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

PINTO, Suzi Samá . Análise de Dados Estatísiticos Utilizando o Software Statistica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, Suzi Samá . Treinamento Básico no Software Statistica'98. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, Suzi Samá . Curso de Statistica'98. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, Suzi Samá . Treinamento Básico no Software Statistica'98. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO, Suzi Samá . Curso de Statistica'98. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KINAS, P. G. ; PINTO, Suzi Samá . Análise Combinatória. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

PINTO, Suzi Samá . Metodologia para Aplicação de Conteúdos: Introdução à Geometria, Sistemas de Equações de Primeiro Grau e Produtos Notáveis. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Contribuição da Neurociência Cognitiva no repensar do ensinar e aprender Estatística, Descrição: A disseminação da Estatística, em todas as áreas do conhecimento, está relacionada com o crescimento exponencial dos dados atualmente disponível nas redes digitais, o qual tem intensificado a necessidade de coletar, organizar e resumir dados para a tomada de decisões. No entanto, na sala de aula de Estatística, em geral, o estudante resolve, com o auxílio de calculadora e tabelas, problemas previamente confeccionados, o que acaba por tornar os conceitos estatísticos desprovidos de sentido e significado. Este cenário evidencia que muitos professores desconhecem as formas de aprender, principalmente pela falta de estudos sobre ciência cognitiva. Estudos no campo da neurociência têm revelado dados surpreendentes sobre o funcionamento do cérebro em situações de aprendizagem, o que pode contribuir para o repensar dos espaços do aprender e ensinar. Este projeto tem por objetivo investigar a contribuição da Neurociência Cognitiva no processo de ensinar e aprender Estatística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Laerte Fonseca - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Inserção dos dispositivos móveis na prática pedagógica no Ensino Superior, Descrição: A presente pesquisa visa investigar a utilização dos dispositivos móveis na prática pedagógica dos docentes do Ensino Superior. O uso desses recursos digitais tem exigido uma mudança no comportamento, hábitos e necessidades tanto de estudantes quanto de docentes. Como ainda se sabe pouco sobre o uso e a contribuição do uso dos dispositivos móveis no ambiente educacional é de extrema importância a realização desta pesquisa, de modo que as instituições possam se preparar para receber e lidar de forma proativa com as mudanças promovidas pela inserção destes recursos digitais no processo de ensinar e aprender. Esperamos que os resultados desta pesquisa possam auxiliar os gestores e professores do Ensino Superior no repensar do espaço educacional de forma a conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los as atuais necessidades e demandas dos estudantes da geração Y e geração Z.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Guilherme Lerch Lunardi - Integrante / Bruno Henrique Pais Silva - Integrante / Fernanda Oliveira dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2016 - 2018

    A consumerização de TI e o processo de aprender dos estudantes do Ensino Superior, Descrição: A presente pesquisa visa investigar de que forma a consumerização de TI auxilia no processo de aprender dos estudantes no ensino superior. Esta consiste na utilização de dispositivos e aplicativos móveis no ambiente profissional e educacional levando a uma mudança no comportamento dos indivíduos, oriunda da modificação de seus hábitos e necessidades. Como ainda se sabe pouco a respeito da consumerização de TI no ambiente educacional é de extrema importância a realização de pesquisas sobre esta temática, de modo que as instituições possam se preparar para receber e lidar de forma proativa com as mudanças promovidas pela inserção destes recursos digitais no processo de aprender. Esperamos que os resultados desta pesquisa possam auxiliar os gestores e professores do Ensino Superior no repensar do espaço educacional de forma a conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los as atuais necessidades e demandas dos estudantes da geração Y e geração Z.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Guilherme Lerch Lunardi - Integrante / Bruno Henrique Pais Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG tem buscado, nas suas diversas atividades, problematizar o ensino da Estatística, valorizando a aprendizagem. Frente aos discursos, atitudes e crenças de discentes e docentes, consideramos importante refletir sobre a Educação Estatística na Educação Básica e Superior, de forma que possamos discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais tais como estratégias de aprendizagem, os modelos pedagógicos de ensino, as atitudes e as crenças, os saberes e os fazeres, as tecnologias digitais de informação e comunicação, e o letramento estatístico. Este projeto de pesquisa tem como propósito investigar os discursos e práticas de ensino e de aprendizagem dos profissionais da educação e dos estudantes de Estatística da Educação Básica e Superior; investigar o Letramento Estatístico dos Estudantes da Educação Básica; investigar as atitudes e crenças de auto-eficácia estatística dos estudantes que ingressam no Ensino Superior; investigar de que forma as escolas municipais da Educação Básica tem promovido a inclusão dos tópicos de Probabilidade e Estatística nas aulas da disciplina de Matemática. O referencial teórico está baseado na Ciência Cognitiva e sua Ecologia, e em algumas contribuições de Gardner e Lévy. Neste sentido os estudos do Grupo de Pesquisa, os quais se desenvolvem no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst, estão fundamentados em posicionamentos que entendem que a Educação Estatística é uma construção ampla, que se constitui de elementos cognitivos, sociais, tecnológicos, entre outros. Para tanto utilizaremos uma abordagem Multimétodos, uma combinação entre análises qualitativas e quantitativas integradas, desde sua aplicação até os resultados apresentados, entendendo que desta forma podemos ampliar as potencialidades e minimizar limitações de cada um dos métodos. As estratégias utilizadas para a produção dos dados são coletas a campo realizadas estudantes de graduação e pós-graduação da FURG, através da realização de entrevistas, resposta à questionários e preenchimento de instrumentos quantitativos. Esperamos que este estudo contribua com informações importantes à comunidade científica da área da Educação Estatística sobre as questões relativas ao ensino e a aprendizagem, e também possibilite a promoção de discussões acerca dessas questões tratadas, no espaço escolar e universitário, a fim de fomentar atitudes positivas quando da promoção do Letramento Estatístico pelos docentes e desenvolvimento deste pelos discentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Daiane Lemos de Sá - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador / Márcia Souza de Senna - Integrante / Milena Ruas Marques - Integrante / Karla Priscila Schreiber - Integrante / Thays Rodrigues Votto - Integrante / Marina Carpena - Integrante / Jader Henz - Integrante / Gabriela Braz - Integrante / Karine Cunha Duarte Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Formação de Professores de Matemática: relação entre Educação Básica, Universidade e Tecnologias Digitais, Descrição: presente projeto visa, em uma ação indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão, contribuir com a formação inicial e continuada de professores de matemática, a fim de constituir uma comunidade comprometida com sua própria formação e a de seus alunos. Propomos, inicialmente, a construção de oficinas, discussões e seminários relacionadas a conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais focados no ensino de Matemática na Educação Básica Ensino utilizando as tecnologias digitais. Em um segundo momento estas atividades serão oferecidas, registradas e analisadas pelo grupo proponente com a intenção de problematizar a prática pedagógica e produzir, pela escrita científica, conhecimentos sobre essa experiência de formação. As apreciações dos registros realizados durante as ações desenvolvidas serão feitas a partir da Análise Textual Discursiva (Moraes) que possibilita estabelecer um diálogo entre os discursos e os teóricos que irão subsidiar a pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Aline Cardoso de Oliveira - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Berenice Vahl Vaniel - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Tanise Paula Novello - Integrante / Márcia Lorena Martinez - Integrante / Rejane Conceição Silveira da Silva - Integrante / Tania Mara Silva Vigorito - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Patricia de Werk Raubach - Integrante / Paula Daiane Azevedo de Souza - Integrante / Wilian Fonseca - Integrante.

  • 2015 - 2017

    A sala de aula de Estatística na modalidade Blended Learning, Descrição: A presente pesquisa visa investigar o potencial transformador do Blended Learning na sala de aula de Estatística. Ao longo da pesquisa serão implementados diferentes recursos didáticos a fim de possibilitar um ensino hibrido com diferentes recursos. Um instrumento de avaliação será construído para investigar a contribuição deste ambiente educacional na construção dos conceitos estatísticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Gabriela Machado Moura - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes no uso de Recursos Pedagógicos Digitais, Descrição: As tecnologias digitais tornaram a conexão entre as pessoas mais complexa, pois o caráter de sua organização em rede proporciona múltiplas percepções de mudanças diante de uma civilização que questiona os valores dos sistemas educativos tradicionais e os papéis desempenhados pelos professores e estudantes. Elas não são boas ou más, neutras, necessárias ou invencíveis, mas são dimensões de um movimento coletivo heterogêneo e complexo. A escolha de seu uso revela o emocionar do educador, nas potencialidades que ele percebe sua utilização. Lidar com essa diversidade de formas e com a rapidez que elas se atualizam na ecologia cognitiva digital é um desafio para nossa sociedade e particularmente para a educação. Nesse sentido, o grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia (EaDTec) vem realizando pesquisas sobre o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias em ambiente educativos a fim de melhor compreender o fenômeno da educação. Assim a proposta desse projeto é compartilhar conhecimentos e saberes no uso de recursos pedagógicos digitais que potencializem os processos de ensinar e aprender com os professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e da Universidade de Aveiro, uma vez que os estudos realizados pelo Centro de Investigação em Ciências de Comunicação e Tecnologias, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Lídia J. Oliveira L. Silva, também desenvolve pesquisas relacionadas as tecnologias educativas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Sheyla Costa Rodrigues - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante / Tanise Paula Novello - Integrante / Lidiane Santos de Freitas - Integrante / Ana Carolina de Oliveira S. Moura - Integrante / César Costa Machado - Integrante / Márcia Lorena Martinez - Integrante / Rejane Conceição Silveira da Silva - Integrante / Tania Mara Silva Vigorito - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Contribuição das tecnologias digitais na construção dos conceitos estatísticos: um olhar sobre a educação básica, Descrição: A presente pesquisa objetiva investigar a contribuição dos espaços educacionais digitais no processo de ensinar e aprender estatística na educação básica. Os registros levantados nessa pesquisa serão analisados através da abordagem multimétodos. Procedimentos concomitantes de métodos quantitativos e qualitativos possibilitam integrar o maior número possível de informações pertinentes sobre o fenômeno investigado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Camila Rubira Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    Contribuição das tecnologias digitais na construção dos conceitos estatísticos: um olhar sobre os cursos de graduação, Descrição: A presente pesquisa objetiva investigar a contribuição dos espaços educacionais digitais no processo de ensinar e aprender estatística entre os estudantes de graduação. Os registros levantados nessa pesquisa serão analisados através da abordagem multimétodos. Procedimentos concomitantes de métodos quantitativos e qualitativos possibilitam integrar o maior número possível de informações pertinentes sobre o fenômeno investigado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Alex Sandro Rodrigues - Integrante / Guilherme Arrieche Martins - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Popularização da Ciência e da Tecnologia na Educação Estatística, Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a construção do conhecimento, através da produção de Projetos de Aprendizagem, no processo de Letramento Multimídia Estatístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Daiane Lemos de Sá - Integrante / Lidiane Santos de Freitas - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador / Márcia Souza de Senna - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Tecnologias Digitais no Ensinar e Aprender Estatística, Descrição: A Estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea, uma vez que o volume de informação de que dispomos aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelos avanços das tecnologias digitais, exige dos profissionais de diversas áreas capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados, exigindo o repensar dos processos de ensinar e aprender estatística. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os espaços educacionais com o suporte da tecnologia digital e de que forma estes contribuem no processo de ensinar e aprender estatística.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Alex Sandro Rodrigues - Integrante.

  • 2013 - Atual

    FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM UMA ECOLOGIA COGNITIVA DIGITAL: investigando experiências coletivas na produção de material pedagógico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Débora Pereira Laurino em 17/12/2012., Descrição: O presenta projeto de pesquisa visa investigar os significados que enagem sobre e na criação e produção coletiva de materiais pedagógicos digitais; e compreender que produções são consideradas pelo coletivo de professores e estudantes como material pedagógico digital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Berenice Vahl Vaniel - Integrante / Ivane Almeida Duvoisin - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Tanise Paula Novello - Integrante / Zélia de Fátima Seibelt do Couto - Integrante / Ana Carolina Moura - Integrante / Guilherme Mello dos Santos - Integrante / Jéssica Brum - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Tecnologias educativas digitais: repensando os espaços do ensinar e aprender, Descrição: As tecnologias sempre estiveram ligadas ao contexto educativo, oferecendo novas oportunidades. Com as tecnologias digitais, essa conexão é mais complexa, pois o caráter de sua organização em rede proporciona múltiplas percepções, transformando os espaços e tempos educativos, profissionais e sociais, exigindo novas formas de pensar a formação e as relações nas diferentes áreas do conhecimento. Entendemos que educar consiste em promover caminhos que levem a re-construção de conhecimentos científicos e tecnológicos, que tenham significado para a vida, e não simplesmente definir conceitos e estabelecer procedimentos historicamente construídos. Precisamos repensar o papel e a função das instituições de ensino, repensar outras formas de compor os currículos, considerando a diversidade dos espaços do aprender, do interagir e do cooperar. Assim, o presente projeto tem por objetivo analisar a inserção das tecnologias digitais no processo de aprender e as diferentes formas de ensinar potencializadas por elas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Coordenador / Guilherme Lerch Lunardi - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Integrante., Número de orientações: 6

  • 2010 - 2011

    Produção de objetos de aprendizagem para incorporação das TICs nas disciplinas de estatística de cursos de graduação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Tabajara Lucas de Almeida - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador / Regis Garcia - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2011

    Formação de Educadores em uma Ecologia Digital: Investigando e Produzindo Conhecimento, Descrição: Na sociedade atual evidenciam-se os limites da visão cartesiana, assim faz-se necessário repensar a Educação e a formação dos educadores. A sociedade mudou, pois ao passarmos da sociedade industrial para a sociedade globalizada, com o chamado capitalismo mundial integrado (Guattari e Rolnick, 2007, p.411), numa versão neoliberal, houve grandes impactos na construção de novas subjetividades. A ilusão de uma identidade fixa, bem como de tempos e espaços determinados e fechados, já não dá conta das questões que urgem. Da sociedade disciplinar com suas leis mecânicas e exatas, o homem entrou para a sociedade que Deleuze (2007, p. 219) chamou de sociedade de controle. Esta se desenvolve a partir de leis informatizadas e digitalizadas. Toda a economia global é impulsionada por um novo aparato tecnológico que se aprimora a todo o momento, afetando na produção de corpos e subjetividades do século XXI. Sabemos bem que a escola não ficou atrás dessas mudanças, encontramos essa instituição em plena crise, talvez porque seus discursos sobre o que é e para que serve a Educação escolarizada já não respondam às necessidades da vida. Os computadores em redes eletrônico-digitais aceleraram ainda mais essas mudanças. Estar conectado e em rede significa ter acesso de forma instantânea a todo tipo de informação. No caso da escola, esse processo reduz a rigidez de suas práticas, favorecendo um questionamento contínuo dos modelos disciplinares e hierárquicos, dando lugar a uma forma mais invisível de poder: o controle. A idéia de controle como forma de poder na atualidade é tratada por Gilles Deleuze (2007), que nos atenta para uma nova configuração para as subjetividades em formação; estas singularidades devem ser mais flexíveis diante da multiplicidade de possibilidades conectivas, tudo deve se interligar. Com a Internet, caem os muros da escola e, assim, o tempo deixa de ser linear. Outros espaços-tempo são criados afetando as sensibilidades dos sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Tanise Paula Novello - Integrante / Gláucia Brasil Copello - Integrante / Débora Pereira Laurino - Coordenador / Sheyla Costa Rodrigues - Integrante / Berenice Vahl Vaniel - Integrante / Celiane Costa Machado - Integrante / Ivane Almeida Duvoisin - Integrante / Marcia Santiago de Araujo - Integrante / Robledo Lima Gil - Integrante / Roselaine Machado Albernaz - Integrante / Maritza Costa Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2004

    Caracterização Climatológica da Região de Pelotas e Rio Grande, Descrição: Pretende-se elaborar modelos de previsão climática, através da caracterização do clima na região de Pelotas e Rio Grande, utilizando,inicialmente,o banco de dados meteorológicos da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e metodologias de análise de variáveis temporais. Como objetivos secundários, pretende-se realizar testes para qualificar as séries temporais que representam estas variáveis,propondo interpolações adequadas para eventuais períodos com registros falhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Nisia Krusche - Coordenador / Humberto Camargo Piccoli - Integrante / Paulo Roberto Krebs - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Construção de material educacional digital na disciplina de Educação Matemática II, Descrição: Projeto aprovado pelo Edital nº 15/2010 CAPES - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, tendo como objetivo a produção de materiais didáticos para explorar conteúdos educacionais baseados no uso das tecnologias de informação e comunicação, na disciplina de Educação Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Débota Pereira Laurino - Coordenador / Maritza Costa Moraes - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    ESTATÍSTICA FÁCIL: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA GRADUAÇÃO, Descrição: A estatística vem conquistando crescente importância na sociedade contemporânea. O volume de informação aumenta a cada dia. Essa nova realidade que está se delineando, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais, exige de profissionais de diversas áreas com capacidade de sintetizar e analisar uma grande quantidade de dados. Nessa perspectiva, o conhecimento de conceitos estatísticos torna-se competência essencial àqueles que terão a responsabilidade de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é uma redução na carga horária dessas disciplinas nos cursos de graduação, devido à dificuldade dos estudantes na compreensão dos conceitos estatísticos e conseqüentemente reprovação. São necessárias novas abordagens para o ensino de Estatística. Especialmente com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, há necessidade de abordagens inovadoras e tecnológicas para o Ensino de Estatística. Mas deve-se considerar algo primordial para a inclusão das tecnologias digitais na Educação: a questão cognitiva, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos. Para tal, este projeto prevê a produção de objetos de aprendizagem digitais, embasados em teorias construtivistas de desenvolvimento, para oferecer práticas alternativas de ensino de Estatística, através de oficinas denominadas Estatística Fácil, aos estudantes de graduação, visando à aprendizagem, e conseqüente aprovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Suzi Samá Pinto - Integrante / Mauren Porciúncula Moreira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Trabalho premiado entre os três melhores na temática avaliação institucinal no V ESUD, UNIREDE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física. , Av Italia km 8, Carreiros, 96200-000 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32336796, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - 2003

    Caixa Econômica Federal

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Bancária, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Aprovação em concurso público

    Atividades

    • 12/2001 - 03/2003

      Serviços técnicos especializados , Caixa Econômica Federal, .,Serviço realizado, Técnica Bancária.

  • 2000 - 2001

    Prefeitura Municipal de Rio Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora concursada do Ensino Fundamental

  • 2000 - 2001

    Prefeitura Municipal de Rio Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2000 - 12/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para 5ª e 7ª série, Matemática para a 5ª. 6ª e 7ª do EJA

  • 2003 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1998 - 2000

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas neste período: Estatística I, Probabilidade e Estatística, Medicina Quantitativa, Introdução a Estatística Econômica, Matemática Aplicada à Ciências Sociais I, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia, Estatística Descritiva, história da Matemática. Cursos onde estas disciplinas foram ministradas: História, Engenharia Química, Oceanologia, Biologia, Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Geografia, Biblioteconomia, Matemática Licenciatura, Engenharia de Computação, Química Licenciatura.

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Estatística para Licenciatura

    • 04/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Estatística e Física, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências EaD.

    • 03/2017

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

    • 04/2014

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação a Distância e Tecnologia

    • 05/2013

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia

    • 05/2013

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia

    • 03/2013

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência e Tecnologia

    • 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Estatística e Física, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Ensino.

    • 03/2012

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 03/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, Estatística e Física, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 04/2018

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 03/2018 - 04/2018

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Estatística para Licenciatura

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências, Tecnologia e Educação

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Matemática para Professores do Ens. Fund. e Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos de Contagem e Estatística

    • 10/2016 - 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Estatística e Física, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Administração

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Descritiva

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria de Probabilidade

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Estatística

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 04/2016 - 07/2016

      Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Administração

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Quimica Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabildiade

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Administração na modalidade a distância (UAB), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria de Probabilidade

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência e Tecnologia

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Administração na modalidade a distância (UAB), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Quantitativos em Administração

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Química Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Administração na modalidade a distância (UAB), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 10/2014 - 01/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica na modalidade a distância

    • 08/2014 - 01/2015

      Ensino, Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Matemática e Resolução de Problemas II (na modalidade a distância)

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Descritiva

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TE ED: Análise de dados na pesquisa

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Descritiva

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de Curso I

    • 03/2014 - 12/2014

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabildiade e Estatística Aplicada a Engenharia

    • 03/2014 - 12/2014

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada a Engenharia

    • 03/2013 - 12/2014

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Dados na Pesquisa

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência e Tecnologia

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência e Tecnologia

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 01/2010 - 02/2011

      Extensão universitária , Instituto de Matemática, Estatística e Física, .,Atividade de extensão realizada, Material didático de estatística.

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Matemática Licenciatura na modalidade a distância (REGESD/ProLic), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática e Realidade

    • 12/2008 - 05/2009

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica oferecida na modalidade a distância

    • 05/2008 - 11/2008

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica oferecido na modalidade a distância

    • 04/2003 - 04/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso de Administração.

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Básica I

    • 11/2006 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenadora Administrativa da FURG no âmbito do Programa Pró-Licenciatura do MEC/SEED. (portaria Nº1116/2007).

    • 08/2006 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenadora Suplente da Universidade Aberta do Brasil. (Portaria Nº997/2006).

    • 05/2006 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Implementação de Política e Programas de Educação a Distância na FURG. (Portaria Nº551/2006.

    • 09/2005 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Avaliação Institucional, .,Cargo ou função, Consultora Estatística da Comissão Própria de Avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio grande.

    • 09/2005 - 08/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Curso de Ciências Contábeis.

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatístia Econômica

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Química Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística I

    • 11/2006 - 06/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Implementação do Curso de Matemática, no âmbito do Programa Pró-Licenciatura do Sistema de educação a Distância..

    • 04/2006 - 04/2007

      Extensão universitária , Departamento de Matemática, .,Atividade de extensão realizada, Introdução à Análise Multivariada.

    • 10/2005 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio.

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Administração, Ciências Contábeis e Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 03/2006 - 12/2006

      Ensino, Ciências Biológicas Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Química Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística I

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Trabalho de Conclusão

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Probabilidade e Estatística

    • 03/2006 - 06/2006

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica

    • 04/2006 - 05/2006

      Ensino, Agentes Infecto-Parasitários de Interesse Humano, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução a Bioestatística

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica

    • 03/2005 - 12/2005

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia (anual)

    • 03/2005 - 12/2005

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada a Engenharia

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica (semestral)

    • 04/2005 - 05/2005

      Ensino, Agentes Infecto-Parasitários de Interesse Humano, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à Bioestatística

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica (semestral)

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Engenharia Mecânica Empresarial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática III (anual)

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica (semestral)

    • 03/2004 - 07/2004

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica (semestral)

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Geociências, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica (semestral)

    • 03/2003 - 12/2003

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia

    • 03/2003 - 12/2003

      Ensino, Engenharia Civil Empresarial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matematica III (anual)

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Estatística Econômica (semestral)

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica (semestral)

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Estatística Econômica (semestral)

    • 05/1995 - 12/1997

      Extensão universitária , Departamento de Matemática, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Olimpíada Riograndina de Matemática.