Crisna Daniela Krause Bierhalz
Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005).Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007).Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontíficia Universidade Católica do RS (2012).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação educacional e educação a distância, Membro dos grupos de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação e Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino e do Curso de Ciências da natureza - Licenciatura. Fez parte da Comissão de Elaboração da Proposta do Curso de Licenciatura em Educação do campo apresentada ao Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC 2012. Posteriormente fez parte da comissão de implantação do curso em 2013. Atuou como coordenadora e docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Unipampa.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2008 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Curso de Licenciatura em Matemática a Distância: o entrelaçar dos fios na (re)construção do ser professor
Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação Ambiental
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Educação Ambiental: limites e possibilidades no ensino formal em Pelotas - RS, Ano de Obtenção: 2007
Humberto Calloni.Palavras-chave: Educação Ambiental; conscientização; cidadania; Práticas pedagógicas.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Administração Pública
2004 - 2005
Faculdade Atlântico Sul
Título: Educação Ambiental: Um estudo das políticas em Pelotas
Orientador: Mauro del Pino
Especialização em Especialização em Administração e Supervisão Escol
2003 - 2003
Faculdades Integradas de Amparo
Título: Eleição de diretores e supervisores: Um novo olhar
Orientador: Rita Grecco
Especialização em Especialização em Educação
1998 - 1998
Universidade Federal de Pelotas
Título: O papel do alfabetizador frente ao fracasso escolar
Orientador: José Lino Hach
Formação complementar
1998 - 1999
Capacitação em Educação Especial - Deficiencia Men. (Carga horária: 410h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Organização de eventos
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . 9 Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE. 2016. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Comissão Científica - III Seminário de Educação do campo da Região Sul do rio Grande do Sul : Práticas pedagógicas nas escolas do campo. 2016. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . III CIECITEC - Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnólogica. 2015. (Congresso).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Comissão Organziadora do III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas escolas do e no Campo. 2015. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . II Semináro De Educação do Campo da Região de Pelotas, Jaguarão, Bagé e entorno: projetos políticos pedagógicos de escolas do campo no RS. 2013. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Segundo Workshop do Clmd. 2008. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . II Seminário de Educação Ambiental de Pelotas. 2004. (Outro).
Niediet,Siara Marroni ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Propostas Pedagógicas Inovadoras para as Séries Iniciais. 1997. (Outro).
Niediet,Siara Marroni ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Ciclo de estudos com Professores da Rede. 1997. (Outro).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Encontro de Professores para Discutir o Processo Ensino Aprendizagem. 1997. (Congresso).
Niediet,Siara Marroni ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Faculdade de Educação vai à Escola Discutir o Uso Crítico do Livro Didático. 1997. (Outro).
Participação em eventos
X Encontro Humanístico Multidisciplinar e IX Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares,. 2024. (Encontro).
X Encontro Humanístico Multidisciplinar e IX Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares,."Inclusão escolar: estudo de caso sobre a formação dos professores da Educação Básica de Dom Pedrito/RS". 2024. (Encontro).
4 Encontro Interdisciplinar.Roda de Conversa PIBID: LcN e Lecampo. 2019. (Encontro).
Capacitação para Ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Navional de Avaliação da Educação Supeiror. 2019. (Outra).
III EnlicSul: III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL - III Pibid/Sul: III SEMINÁRIO DO PIBID DA REGIÃO SUL I - RP/Sul: I SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA REGIÃO SUL,. 2019. (Encontro).
I Seminário da Rede Sacci: planejamento colaborativo. 2019. (Seminário).
I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na EDucação. 2019. (Simpósio).
I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na EDucação. 2019. (Simpósio).
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. 2019. (Encontro).
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores.Moderador da sessão de apresnetações. 2019. (Encontro).
Seminário: O papel das Feiras de Ciências na Alfabetização Científica. 2019. (Seminário).
36 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2018. (Seminário).
Ferramentas Digitais e o Ensino de Ciências da Natureza: formação para uma cultura digigtalm. 2018. (Outra).
FÓRUM DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UNIPAMPA,. 2017. (Outra).
II Jornada Ibero Americana de Pesquisa em Políticas Públicas e Experiências Interdisciplinares na Educaçãona. 2017. (Outra).
V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em diálogo: Formaçãoção, transformação e Cidadania. 2017. (Seminário).
8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).
9 Encontro de Formação de Professores. 2016. (Encontro).
I Fórum de Graduação da Universidade Federal do Pampa. 2016. (Outra).
III Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular. 2016. (Seminário).
Curso de Formação Pedagógica. 2015. (Outra).
III CIECITEC - Congresso Internacional de Educação Científica e Teccnológica. 2015. (Congresso).
III Seminário Corpos, Gêneros, SExualidades e Relações Étnico raciais na Educação: desafios dos feminismos e garantia dos Direitos HUmanos. 2015. (Seminário).
IV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2015. (Outra).
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Encontro).
XX Sieduca - Seminário Internacional de Educação. 2015. (Seminário).
III semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2014. (Seminário).
II Seminário Imternacional de Educação do Campo e Fórum Regional do do Centro Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação da América Latina. 2014. (Seminário).
IV Seminário Nacional Licenciatura em Educação do Campo. 2014. (Seminário).
Primeiro Encontro Regional das licenciaturas em Educação do Campo - Primeiro Encontro da art Articulação das Licenciaturas da Região Sul. 2014. (Encontro).
Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia/2014. 2014. (Outra).
Sieduca- Seminário Internacional de Educação Vidas de professor. 2014. (Seminário).
SINTEC - Seminário Interncional de Educação em Ciências. 2014. (Seminário).
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2013. (Outra).
II Seminário de Educação do Campo da Região de Pelotas, jaguarão, Bagé e entorno: Projetos Poítico Pedagógico de escolas do campo. 2013. (Seminário).
II Seminário Diálogos em Educação a Distãncia - SEDEAD. 2013. (Seminário).
II SEminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latiba. 2013. (Seminário).
Reunião de Trabalho Implementação da Licenciatura em Educação do Campo.Perspectivas das Licenciaturas Interdisciplinares em Educação do Campo no Rio Grande do Sul. 2013. (Outra).
Reunião Técnica referente as Licenciaturas em Educação do Campo - PROCAMPOro. 2013. (Outra).
Seminário Integrado de Avaliação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFBA/UUFRB (MEC/SECADI/CAPES). 2013. (Seminário).
I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: campo e cidade em busca de caminhos comuns. 2012. (Seminário).
IV SIEPE. 2012. (Outra).
Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012. (Seminário).
10 Encontro sobre o Poder Escolar. 2010. (Encontro).
I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel : desafios metodológicos. 2010. (Congresso).
VX ENDIPE. 2010. (Encontro).
II Seminário Estadual da ANFOPE RS. 2009. (Seminário).
Iv Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental. 2007. (Simpósio).
6º Encontro sobre o Poder Escolar. 2006. (Seminário).
Encontro Regional de Educação. 2006. (Encontro).
III Jornada de Estudos do centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de rua. 2006. (Outra).
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).
V Seminário de Pesquisa Qualitativa. 2006. (Seminário).
Curso de Capacitação em Educação Ambiental. 2005. (Outra).
Curso de Capacitação em Educação Ambiental Não-formal. 2005. (Outra).
II Colóquio sobre Estudo e Pesquisa da Complexidade. 2005. (Simpósio).
@ Jornada Cultural de Pelotas. 2004. (Outra).
4 Encontro sobre o Poder Escolar. 2004. (Encontro).
8ª Semana da Educação. 2004. (Seminário).
A Justiça Ambiental e os Compromissos da Agenda XXI. 2004. (Seminário).
Capacitação de Agentes Sócio-ambientais. 2004. (Outra).
Estratégias para Construção de Conhecimento Físico e Matemático. 2004. (Outra).
III Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).
II Seminário de Educação Ambiental de Pelotas. 2004. (Seminário).
VII Encontro Estadual de História. 2004. (Encontro).
2ª Conferência Municipal de Qualidade Ambiental. 2003. (Seminário).
I Seminário de Educação Ambiental. 2003. (Seminário).
Oficina Ecopedagógica - Aproveitamento de sucatas na construção de jogos. 2003. (Oficina).
Oficina Ecopedagógica - confecção de brinquedos e jogos pedagógicos utilizando sucatas. 2003. (Oficina).
Semana da educação. 2003. (Seminário).
Seminário do Junho Ecológico. 2003. (Seminário).
Seminário Quilombo na Escola. 2003. (Seminário).
1ª Seminário Municipal de Educação Ambiental. 2002. (Seminário).
Semana da Educação. 2002. (Seminário).
Encontro sobre Avaliação Escolar. 2000. (Encontro).
I Seminário Cultura Escolar, Infância e Séries Iniciais. 1999. (Seminário).
XIX Semana Acadêmica da Pedagogia. 1999. (Congresso).
II Seminário de Integração. 1997. (Seminário).
Lape. 1997. (Outra).
O Imaginário dos Meninos na Rua a Respeito da Escola. 1997. (Outra).
O Método Etnográfico e a Pesquisa Qualitativa. 1996. (Outra).
SAPE - Semana Academica de Pedagogia e I Pré EGEPE. 1996. (Outra).
Windows, word e excel. 1996. (Encontro).
Aprendizagem, desenvolvimentoe conhecimento no paradigma histórico-cultural. 1995. (Outra).
II Seminário de Inovações no Ensino Superior. 1995. (Seminário).
X EGEPE. 1995. (Congresso).
XV Semana Acad~emica de Pedagogia. 1995. (Congresso).
Educação Infantil: desafios e propostas para as crianças de zero a seis anos. 1994. (Encontro).
I Jornada Regional de Psicologia da Educação. 1994. (Outra).
Seminário do Ensino Superior. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
FERREIRA, V. L. D.; GARCIA, S. F. A.; DIAS, L. F.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ?EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNIPAMPA: CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
POHLMANN, A. R.; SOUZA, M. A. C.;KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA; SENNA, N. C.. PESQUISA AUTOETNOGRÁFICA: REDEScobrindo experiências estéticas na escola do campo. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; DINARDI, A. J.; HEIDEMANN, L. A.. Evasão na Unipampa - campus Dom Pedrito: O que pensam os estudantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; BRIZOLLA, F.; DORNELES, A. M.. IDENTIDADE DOCENTE: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS MESTRES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA?,. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
FOLMER, V.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; MARZARI, M. R. B.. O DIRETOR ESCOLAR NA PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS FRENTE AO PROCESSO AVALIATIVO,. 2023. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.
RODRIGUES, A. C. S.; ESCOTT, C. M.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ?AUTOAVALIAÇÃO DE CURSOS COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO E GESTÃO. UMA INVESTIGAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO CAMPUS BAGÉ DA UNIPAMPA?,. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
HOFFMANN, D. S.; ALVES, A. M. M.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. O Portfólio como instrumento de avaliação em Matemática: concepções e percepções dos professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
IRALA, V. B.; UHMANN, R. I. M.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. "EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DIALÓGICA PELO OLHAR DOS LICENCIANDOS EM LETRAS - LÍNGUAS ADICIONAIS DA UNIPAMPA",. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
MARTINS, M. A. R.; HARTMANN, A. M.; COSTAS, F. A. T.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; WAGNER, C.. ?PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INVENÇÃO DE MUNDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
IRALA, V. B.; CARVALHO, A. O. P.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. E o que fica pro aluno?: A construção de redes de sentido sobre a avaliação no ensino superior e novas práticas com o ensino de rubricas na Unipampa - Campus Bagé. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
ARAUJO, R. R.; SILVEIRA, D. S.; SILVA, G. R.; D?AVILA, G. T.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ECOLOGIA DA AÇÃO NO STRESS DOCENTE NA PANDEMIA: DESAFIOS, INCERTEZAS E ESTRATÉGIAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande.
FELCHER, C. D. O.; NOVELLO, T. P.; ALVES, R. S.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. POTENCIALIDADES DO CHATGPT NO PROCESSO AVALIATIVO. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
LINDEMANN, Renata H.; GRANDO, K. B.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; GEHLEN, M. E.. NEUROALFA: Alfabetização e Neurociências na Formação de Pedagogos. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; LINDEMANN, Renata H.; GARCIA, E. E. B.. ?Permanência na Educação de Jovens e Adultos: Estratégias Promissoras para a Efetivação do Processo Educacional?,. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
FERREIRA, V. L. D.; GARCIA, S. F. A.; DIAS, L. F.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. Educação Midiática e Letramento Digital na Formação de Professores de Geografia da Unipampa: caminhos para inovação pedagógica. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
DORNELES, P. F. T.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; SILVA, C. B. C.; BLASS, L.. ?AVALIAÇÃO DO USO DE ELEMENTOS DA METACOGNIÇÃO ATRAVÉS DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE - PRO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
LINDEMANN, Renata H.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; GUINDANI, E. R.; SILVA, J. M.. ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM CIÊNCIAS-TECNOLOGIA- SOCIEDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIPAMPA, CAMPUS DOM PEDRITO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; FELCHER, C. D. O.; BULEGON, A. M.. ?Percepção docente sobre cultura digital: um estudo de caso no IFCE campus Tabuleiro do Norte- Ceará. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; RODRIGUES, A. C. S.; LIMA, L. A. R.. AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E OS SEUS IMPACTOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
POHLMANN, A. R.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; SOUZA, M. A. C.; SENNA, N. C.. O ENSINO DAS ARTES DENTRO DE UMA ESCOLA DO CAMPO: REDEScobrindo caminhos de transformações a partir de experiências estéticas, um estudo autoetnográfico de uma professora-alfabetizadora. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; LINDEMANN, Renata H.; JUNQUEIRA, S. M. S.; HEIDEMANN, L. A.. MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A EVASÃO NAS LICENCIATURAS DA UNIPAMPA CAMPUS DOM PEDRITO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
RODRIGUES, A. C. S.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; SILVA, V. C.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NOS CURSOS DAS ENGENHARIAS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
HOFFMANN, D. S.; FELCHER, C. D. O.; ALVES, A. M. M.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ?O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES?,. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
FOLMER, V.; FELCHER, C. D. O.; MARZARI, M. R. B.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ?Contribuições pedagógicas do gestor escolar frente o processo avaliativo durante a pandemia?. 2021.
IRALA, V. B.; UHMANN, R. I. M.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. ?NARRANDO EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DIALÓGICA PELO OLHAR DOS ESTUDANTES: AVANÇOS E DESAFIOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA DA UNIPAMPA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BARREIRO, C. B.; FREITAS, L. A. A.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; COUSIN, C. S.. ENTRE CAMINHOS E HISTÓRIAS: NARRATIVAS QUE CONTAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSINALIDADE DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CAMPO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA) - Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; RODRIGUES, A. C. S.; HENTGES, A.. CAMINHOS AVALIATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; IRALA, V. B.; BULEGON, A. M.. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
PIOVESAN, S. D.; IRALA, V.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. ?UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO (MOOC) NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
COELHO, F. B. O.; BALLADARES, A. L.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. Feira de Ciências Integradora da FECIPAMPA- Campus Dom Pedrito: análise de seus principais aspectos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
MORAES, M. S. A.; CRIVELLARO, C. V. L.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. Apresentando práticas de ensino de ciências na educação infantil. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; NEVES, J. A. S.; CRIVELLARO, C. V. L.. Estudo Documental sobre a avaliação da aprendizagem: Análise do PPC da Licenciatura em Ciências da Natureza,. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
MORAES, M. S. A.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; CRIVELLARO, C. V. L.. PERCEPÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL,. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; MADERS, S.; MORAES, M. S. A.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO SOBRE IDENTIDADE DOCENTE,. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; COELHO, F. B. O.; MADERS, S.. ?ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
MADERS, S.; MOURA, A. C. O. S.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; MOURA, A. C. O. S.. Pedagogia da Alternância e Interculturalidade: Uma possibilidade para o Ensino de Ciências. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; COELHO, F. B. O.. Tendências sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências a partir da análise de periódicos e Anais de Congresso da área.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
DANIELA KRAUSE BIERHALZ, CRISNA; CICUTO, C. A. T.; COELHO, F. B. O.; MOURA, A. C. O. S.. Plantas Medicinais: Sequência didática para o Ensino de Ciências. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; DUSO, L.. Agrotóxicos: propostas diferenciadas para o tema em escolas do campo no município de Dom Pedrito - RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Reflexões acerca da incidência da ação pedagógica em sala de aula com o aluno atendido na sala de AEE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. O fracasso escolar nas escolas públicas e seu reflexo no terceiro ano do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. A intervenção do psicopedagogo em crianças com Síndrome de DOWN. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa.
Bucco, Nádia Fátima dos Santos; SUDATI, J. H.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Orientação Sexual: sexualidade. 2014.
GARCIA, E. B.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.; PERLEBERG, C. S.. Implantação do Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Ensino Fundamental Professora Heloísa Lousada. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa.
Bucco, Nádia Fátima dos Santos; GARCIA, E. E. B.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. A Coleta Seletiva de lixo no município de Dom Pedrito - Rs. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa.
Bucco, Nádia Fátima dos Santos; GARCIA, E. E. B.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. A reestruturação curricular do Ensino Médio Politécnico no Colégio Candida Taborda Alves. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. A contribuição das mídias para a arte educação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. A importância das atividades lúdicas na alfabetização, através do uso da internet e do jornal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. As mídias e a consciência ambiental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Possibilidades do uso das mídias na educação ambiental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias na Educa) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
MOURA, A. C. O. S.; MORAES, M. C.;KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA. SABERES, VIVÊNCIAS E DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TURMAS MULTISSERIADAS POR MEIO DO OLHAR DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DO CAMPO DE SANTANA DO LIVRAMENTO, RS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa.
MOURA, A. C. O. S.; MORAES, M. C.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. Saberes, vivências e desafios da sala de aula multisseriada através do olhar do professor: um estudo de caso nas escolas do campo de Santana do Livramento, RS.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa.
MADERS, S.; ROSA, C. I.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE. A afetividade na relação do processo de ensino e apredizagem no ensino de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
MADERS, S.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; ROSA, C. I.. DEPRESSÃO NA ESCOLA: A ARTE COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
COELHO, F. B. O.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; FIRME, M. V. F.. IMPACTOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
MADERS, S.;BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE; ROSA, C. I.. INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; COELHO, F. B. O.. A Formação do Platô do Taquarembo, Dom Pedrito, RS: Exemplo de ferramenta didática no ensino de estrutura da Terra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; MADERS, S.; COELHO, F. B. O.; MIRANDA, A. C. G.. O Livro Didático de Ciências como potencial instrumento avaliativo. 2019.
MADERS, S.; COELHO, F. B. O.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. PIBID: Processos Formativos dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
COELHO, F. B. O.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.; JESUS, S. C.. A Inclusão como foco da Pesquisa no Ensino de Ciências: uma análise nos anais do ENPEC. 2018.
MOURA, A. C. O. S.;BIERHALZ, Crisna Daniela K.; DIAS, L. F.; GONZAGA, J. G. F.. Caderno de Alternância como Instrumento Formativo de Licenciandos na Educação do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; JESUS, S. C.. Demandas dos alunos do Ensino Fundamental de Dom Pedrito - RS sobre o tema sexualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; BRIZOLA, F.. A INCLUSÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO TRABALHO COM ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; CARNEIRO, J. V.. CARACTERIZAÇÃO DAS OFICINAS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.
Renata Crostina Ferreira Bojis;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avaliação do plano de gerenciamento de resíduos de uma clínica odontológica na cidade de Pelotas, RS, 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. de Moura.Importância Sócio-ambiental das cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidosna Cidade de Pelotas - RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Schumacher.Importância Sócio-ambiental das coopertivas de catadoresde resíduos sólidos na cidade de Pelotas-RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; SANTOS, R. C. G.; JESUS, S. C.. Concurso Público para professor do Magistério Superior - Educação - Edital 200/2018. 2018. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; GARCIA, E. E. B.; GRITTI, S.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e títulos - Edital 257/14. 2015. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.; FENNER, R. S.; ROBAINA, J. V. L.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Titulos - Edital 58/2015. 2015. Universidade Federal do Pampa.
Bucco, Nádia Fátima dos Santos; Thum, Carmo;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Concurso para Professor Adjunto - Pedagogia. 2013. Universidade Federal do Pampa.
Lindemann, Renata Hernandez; Munchem, Cristiane;BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Concurso público para professor Adjunto - Ensino de Ciências. 2013. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avaliador Presencial de trabalhos do 8º SIEPE. 2016. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avaliador de resumos submetidos para a Mostra Científica do 8º Siepe. 2016. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Comissão Científica. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Comissão avaliadora dos projetos submetidos ao edital de Apoio a Grupos de Pesqusia - AGP 02/2015. 2015. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avaliador presencial de trabalhos apresentados na Mostra Cient´´ifica do VII Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avalaidor de resumos submetidos para a Mostra Científica e VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. Avalaidor presencial de tabalhos da Mostra Científica do VII Salaão internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ( SIEPE). 2015. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. VI SIEPE. 2014. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2013. Universidade Federal do Pampa.
BIERHALZ, Crisna Daniela K.. IV SIEPE. 2012.
Orientou
ULTURA DIGITAL E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Ferramenta de acompanhamento dos Processos de Acaliação Externa; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO METACOGNITIVO ATRAVÉS DO USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE - PRO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa; (Coorientador);
Evasão e Metodologias Ativas; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
A evasão em uma universidade da metade sul do estado do Rio Grande do Sul; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Questão Étnico-Racial: Uma proposta de intervenção pedagógica no Ensino Fundamental; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Observatório de Evasão da Unipampa; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
IDENTIDADE DOCENTE: NARRATIVAS DE PEDAGOGAS MESTRES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA E OS SEUS IMPACTOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
CULTURA DE PAZ E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, ; Coorientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
CAMINHOS AVALIATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZACAMINHOS AVALIATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURAS; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ensino) - Universidade Federal do Pampa, ; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A experiência do estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: Relatos dos egressos do Curso de Ciências da Natureza; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Avaliação no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: revisão; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO SOBRE IDENTIDADE DOCENTE; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O Livro Didático de Ciências como potencial instrumento avaliativo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Avaliação escolar: concepções de professores de uma escola do campo no município de Rosário do Sul- RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
RELAÇÕES ENTRE GESTÃO ESCOLAR E IDEB NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A Formação Continuada dos professores de Ciências no município de Dom Pedrito - RS: A perspectiva problematizadora da prática docente; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo e Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A intervenção da família no processo de aprendizagem escolar: ênfase no sucesso escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Um olhar sobre Estágio na Psicopedagogia Clínica na Educação Infantil na rede Municipal de Jaguarão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Atuação Psicopedagógica no Ambiente Escolar: um olhar dos profissionais atuantes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Discalculia: possíveis causas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O Lúdico na Inclusão e no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
História e Professor - histórias entreleçadas pelo amor a Educação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Educação do Campo e Tecnologia: Um estudo da escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Utilização de blogs nas aulas de Ciências das 8 séries na escola professora Heloisa Louzada em dom pedrito/RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Educativas em Ciências da Natureza e Mat) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Inclusão Escolar: um olhar psicopedagogico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Possibilidade de reinserção social dos adolescentes autores de ato infracional; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A orientação espaço-tempo como fator importante na aprendizagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Inclusão: Formação de professores; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Jogar, brincar e aprender: as faces da mesma moeda; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Dificuldades da fala: interferência na educação infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Dificuldades na lafabetização e sua interferência pela violência domestica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Um olhar sobre a Psicopedagogia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Violencia domestica versus fracasso escolar: um vinculo mais que provavel; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Drogas e aprendizagem: uma relação na prática escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Reflexões acerca do emprego de novas metodologias na produção textual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Um olhar sobre a qualidade da elaboração textual no ensino fundamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Os contos infantis como um motivador no desenvolvimento da produção escrita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Difuiculdades na aprendizagem da leitura e da escrita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e Produção de Textos) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Educação a distância: exponencial de ensino; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Bullyng: a violência oculta na escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A biblioteca e o uso das novas tecnologias de comunicação e informação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Um novo olhar para a educação de jovens e adultos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A Linguagem da arte: indispensável no cotidiano da sala de aula; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A importancia da literatura infantil no ato de ler; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O papel do supervisor pedagógico na gestão democrática; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Avaliação por habilidades e competências; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A falta de limites nas séries iniciais do ensino funadamental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Como trabalhar a autonomia com crianças especiais; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Por que o portador de síndrome de Down ainda é visto como incapaz?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Auto estima; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Sucesso escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A importãncia do lúdico na Educação Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A humanização das relações e o sucesso escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O orientador Educacional frente aos novos valores da educação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O psicopedagogo frente ao trabalho com a metodologia de projetos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Psicopedagogia: um estudo da repercussão do consumo de tóxicos junto às famílias; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A relação do Psicopedagogo com a Educação Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Jogos e Brincadeiras: Uma necessidade infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clpinica e institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A sexualidade infantil com a visão do psicopedagogo na escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Inteligências Múltiplas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A construção do Gênero nas séries iniciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A prática docente do professor de séries iniciais diante das crianças hiperativas com auxílio psicopedagógico; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Transtorno de aprendizagem: Déficit de atenção/hiperatividade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O desenvolvimento da educação sexual na escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiocpedagogia Clínica e Institucional) - Complexo de Ensino Superior Anita Garibaldi; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
As contribuições da Psicopedagogia para Alfabetização; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Cadê a Discalculia que estava aqui?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Política Pública Afirmativa e o sistema de cotas: Inclusão ou exclusão da sociedade?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O desenvolvimento do portdaor da Síndrome de Down e a intervenção Psicopedagógica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A importância do Psicopedagogo em Diferentes Contextos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Autismo e Sindrome de Asperger; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A afetividade como elo propulsor na aprendizagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Dislexia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Colonização Pomerana: Dificuldade de aprendizagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial e Praticas Inclusivas) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Curriculo difernciado: é possível?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial e Praticas Inclusivas) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Limites como uma necessária reflexão em educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial e Praticas Inclusivas) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Transtorno de Déficit de atenção: olhares sobre a exclusão social; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - UNIVEST; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
PSICOPEDAGOGIA E DOCÊNCIA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - UNIVEST; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O LÚDICO NA PRÉ-ESCOLA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - UNIVEST; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Formação e atuação dos profissionais da orientação educacional: contribuições no contexto escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orinetação Educacional) - Faculdades Integradas Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O brincar e o aprender através do lúdico; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Orientação educacional para EJA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O papel do orientador educacional na formação de leitores; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A orientação educacional como processo mediador nos conflitos de insdisciplina; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Uma Análise cognitiva da dislexia: o processo de reconhecimento da palavra; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O appel da corrdenação pedagógica na concepção atual de getsão educacional; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Novak; Dificuldades de Aprendizagem da Matemática no 1ºano das séries finais do ensino fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Crianças que não aprendem e o coneceito Vygotskyano de zona de desenvolviemnto proximal - pontos de contato; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Uma análise da educação especial; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Afetividade na reklação professor e aluno; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Adaptação social na 1ª Série do Ensino Fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Educação Infantil: Espaços e tempos na construção do conhecimento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação Educacional) - Faculdade Integrada Univest; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O papel do Psicopedagogo na prevenção do fracasso escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O ensino de valores humanos na instituição Casa das Meninas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O relacionamento entre professores e alunos nas escolas públicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Cesusc; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Narrativas produzidas no cotidiano da Escola do Campo em Hulha Negra; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
APRENDIZAGEM CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DO WORDWALL NO ESTUDO DE CONCEITOS SOBRE AVALIAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Avaliação da aprendizagem no Ensino Médio: uma experiência com o portfólio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Evasão nos cursos de graduação na Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Estudo de Caso sobre as estratégias avaliativas utilizadas no ensino remoto emergencial; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CAMPUS DOM PEDRITO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ESCOLA: A IMPORTÃNCIA DO CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
LEVANTAMENTO DOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O DISCURSO OFICIAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEMCIÊNCIAS DA NATUREZA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Ótica Interdisciplinar nos projetos pedagógicos de Formação de Professores de Ciências da Natureza; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Análise das concepções de avaliação da aprendizagem expressas nos Projetos Pedagógicos de Curso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Materiais pedagógicos de Ciências para o ensino do aluno autista; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Estudo Exploratório sobre o Portfólio como instrumento de Avaliação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Um Estudo sobre a utilização de Plantas Medicinais na rede de Ensino de Dom Pedrito - RS e perspectivas pedagógicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-METODOLÓGICO NO PROCESSO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Concepções sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem: ênfase na Física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO ENPEC ? CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Contribuições do Blog no Ensino de Ciências; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Avaliação no Ensino de Ciênias: entre os documentos legais e a prática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Observatório de Evasão da Unipampa; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz;
Produções bibliográficas
-
DE SOUZA, DILCE BRASIL ; LINDEMANN, Renata H. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Cultura de Paz e Educação para a Paz: o que se mostra sobre contexto e conflito na prática dos Orientadores Educacionais?. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 22, p. sp-s, 2025.
-
LACERDA, C. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, VITOR GARCIA . REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA: O que se mostra sobre evasão na Educação de Jovens e Adultos?. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 17, p. sp-sp, 2025.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; BRUNO, J. C. . Evasão nos cursos de graduação: um estudo de caso em uma universidade federal. Devir Educação , v. 9, p. 1, 2025.
-
GARCIA, S. D. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, V. G. . Inclusão escolar: estudo de caso sobre a formação dos professores da educação básica de Dom Pedrito/RS. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 11, p. 1-12, 2025.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; CHAVES, LETICIA LEITE ; STOLL, V. G. . Projeto Pedagógico da Licenciatura em Ciências da Natureza: Relações Entre os Instrumentos e as Gerações Avaliativas. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS , v. 26, p. 208-215, 2025.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; CHAVES, LETICIA LEITE ; STOLL, V. G. . Projeto Pedagógico da Licenciatura em Ciências da Natureza: Relações Entre os Instrumentos e as Gerações Avaliativas. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS , v. 26, p. 208-215, 2025.
-
DA CRUZ, LUCIANE DOS SANTOS ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Políticas estudantis na análise do fenômeno evasão: uma revisão sistemática. Meta: Avaliação , v. 16, p. 386, 2024.
-
Felcher, Carla Denize Ott ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; NOVELLO, T. P. . Estratégias avaliativas na disciplina de História da Matemática I: percepções dos licenciandos no contexto do ensino remoto. REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO , v. 9, p. 01-18, 2024.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; FONSECA. Eril M. . RELAÇÕES ENTRE ASATIVIDADES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DO CAMPO APARTIR DA ANÁLISE DOS CADERNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Querubim (Online) , v. 03, p. 53-109, 2024.
-
DA CRUZ, LUCIANE DOS SANTOS ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . EVASÃO NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA:percepção dos evadidos. Revista Plurais - Virtual , v. 14, p. 1-18, 2024.
-
STOCHERO, E. B. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . AVALIAÇÃO ONLINE: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 1, p. 01-23, 2024.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Avaliação da aprendizagem na ótica dos egressos da licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Educar Mais , v. 7, p. 773-785, 2023.
-
DE SOUZA, DILCE BRASIL ; MARASCHIN, ANDRÉ DE AZAMBUJA ; Lindemann, Renata Hernandez ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Articulação da cultura de paz e gestão escolar. Revista Plurais , v. 8, p. e023007-24, 2023.
-
FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROFESSORES EM TEMPOS DE COVID-19. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 6, p. 266-278, 2022.
-
OLIVEIRA, L. S. S. A. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; LINDEMANN, Renata H. . A construção da identidade do pedagogo: revisão sistemática integrativa no Portal Scielo. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 67, 2022.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; MENA, L. P. ; STOLL, VITOR GARCIA ; FONSECA, ERIL MEDEIROS DA . O portfólio na formação de professores: significados atribuídos a um instrumento avaliativo. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. xx, p. xx, 2021.
-
MEDEIROS DA FONSECA, ERIL ; KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA . Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. REVISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA , v. 6, p. 91-105, 2021.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOCHERO, E. B. ; STOLL, V. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ASPECTOS REGULATÓRIOS E EMANCIPATÓRIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. EDUCERE (UMUARAMA. IMPRESSO) , v. 21, p. 00, 2021.
-
STOCHERO, E. B. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Mapeamento sistemático sobre tecnologias e avaliação da aprendizagem: correlações nas publicações. Revista Querubim (Online) , v. 01, p. 99, 2021.
-
CHAVES, LETICIA LEITE ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Relações entre os processos avaliativos e a formação de professores: um levantamento no portal de periódicos da CAPES. Revista Querubim (Online) , v. 02, p. 35, 2021.
-
FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Daniela Krause ; FOLMER, V. . A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 12, p. 1-18, 2020.
-
GARCIA STOLL, VITOR ; KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA . A utilização de atividades diversificadas no processo de ensino aprendizagem da Primeira Lei de Mendel. COM A PALAVRA, O PROFESSOR , v. 5, p. 13-25, 2020.
-
STOLL, VITOR GARCIA ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; ALVES, SIMONE SILVA ; CHAVES, LETICIA LEITE ; CASTRO, CARINE JARDIM DE . Reflexões e perspectivas da constituição da identidade discente da Educação de Jovens e Adultos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e46791211348, 2020.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, V. G. . A n á l i s e d o s P r o j e t o s P e d a g ó g i c o s d e C u r s o d a L i c e n c i a t u r a e m C i ê n c i a s d a N a t u r e z a. META: AVALIAÇÃO , v. 12, p. xx-xx, 2020.
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inventariando a sala de atendimento educacional especializado: qual o espaço das tecnologias educacionais?. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 28-35, 2020.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MENA, L. P. ; FONSECA, E. M. ; STOLL, V. G. . O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA , v. 22, p. 9-17, 2020.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA, ERIL MEDEIROS DA ; QUADROS, G. A. P. ; STOLL, V. G. . Concepções dos estudantes de uma escola do campo sobre tecnologia. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 4, p. e3297-21, 2019.
-
MACHADO, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 5, p. s/n-s/n, 2019.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; OSORIO, T. R. . A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE TRABALHO. Revista Querubim (Online) , v. 7, p. 84-89, 2019.
-
PADILHA MENA, LIZIANE ; KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA . Concepções Avaliativas na Construção de Portfólios. Meta: Avaliação , v. 11, p. 303-320, 2019.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA, ERIL MEDEIROS DA . POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS. REVISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA , v. 3, p. 5-21, 2019.
-
DENIZE OTT FELCHER, CARLA ; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, CRISNA ; FOLMER, VANDERLEI . A utilização dos vídeos educacionais do YouTube na Licenciatura em Matemática: presencial e a distância. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 577-586, 2019.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Daniela Krause ; STOLL, V. G. . Formação de professores de ciências: percursos avaliativos mediados pelo portfólio. COM A PALAVRA, O PROFESSOR , v. 4, p. xx-xx, 2019.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, V. G. . UM OLHAR SOBRE OS PERCURSOS AVALIATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Querubim (Online) , v. 5, p. 87-93, 2019.
-
FONSECA, ERIL MEDEIROS DA ; BIERHALZ, Daniela Krause . PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 10, p. 199-221, 2018.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O CONTEXTO LOCAL COMO ELO ENTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educação & Formação , v. 3, p. 66-84, 2018.
-
FERREIRA, V. E. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; LUZ, F. A. . CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO ?RS SOBRE A TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS. Revista Querubim (Online) , v. 4, p. 151-156, 2018.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . PORTFÓLIO: UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS. Revista Querubim (Online) , v. 3, p. 73-78, 2018.
-
SILVA, L. G. ; FERREIRA, V. E. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Medicamentos: uma abordagem intredisciplinar para o Ensino Fundamental. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 4, p. 80-98, 2018.
-
TAROUCO, A. R. ; MAIA, A. F. ; MOREIRA, M. A. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto ?seu coração já disparou hoje??: emoções associadas aos hormônios noradrenalina e adrenalina. Revista Brasileira de Educação Básica , v. 3, p. sp-sp, 2018.
-
DIAS, L. F. ; VIANNA, N. S. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . POSSÍVEIS RECONFIGURAÇÕES PARA UMA ?AULA DIFERENTE? NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGR. Informe C3 , v. 09, p. 203-212, 2017.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FELCHER, C. D. O. ; DIAS, L. F. . OS FÓRUNS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Educação & Formação , v. 2, p. 75, 2017.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; DUSO, L. . Professores de ciências da natureza: levantamento sobre a formação continuada da rede municipal de Dom Pedrito/RS. Revista Querubim (Online) , v. 02, p. 33-39, 2017.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A concepção dos educandos da educação de jovens e adultos sobre portfólio. Revista Querubim (Online) , v. 5, p. 28-35, 2017.
-
SILVA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 3, p. 167-187, 2017.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . EMEF Sepé Tiarajú - uma escola do campo e para o campo. CCNExt - Revista de Extensão , v. 3, p. 151-155, 2016.
-
SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Trajetória da Docência no Campo: narrativa como uma abrodagem de investigação. CCNExt - Revista de Extensão , v. 3, p. 187-191, 2016.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Discutindo articulações entre ensino de Ciências e Educação do Campo através da análise dos cadernos. Revista Brasileira de Educação do Campo , v. 1, p. 255-278, 2016.
-
FELCHER, C. D. O. ; DIAS, L. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Construindo maquetes - uma estratégia didática Interdisciplinar no Eixo Geometrias: Espaço e Forma. EAD em Foco - Revista de Educação a Distância , v. 5, p. 149-174, 2015.
-
CRUZ, L. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . EVASÃO NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA:percepção dos evadidos. Revista Plurais - Virtual , v. 14, p. 53-70, 2014.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Ensino de Ciências: Diálogos entre docência e pesquisa. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2017. v. 300. 144p .
-
CARNEIRO, J. V. (Org.) ; SUDATI, J. H. (Org.) ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. (Org.) ; PAZINATO, M. S. (Org.) . Novos Talentos: ações no Ensino de Ciências. 1. ed. , 2017.
-
CARNEIRO, J. V. (Org.) ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. (Org.) ; SUDATI, J. H. (Org.) . Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentos. 1. ed. São Leopoldo: Editora Oikos Ltda, 2016. 188p .
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. (Org.) ; MOREIRA, M. A. A. (Org.) ; CORREA, D. M. (Org.) . PIBID Ciências da Natureza: práticas e reflexões sobre a iniciação à docência. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2016. v. 1. 83p .
-
CARNEIRO, J. V. (Org.) ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. (Org.) ; CUNHA, G. G. (Org.) ; SUDATI, J. H. (Org.) . Alfabetização Científica e Cidadania: Investindo em Novos Talentos no Pampa Gaúcho. 1. ed. São Leopoldo: Editora OIkos, 2016. v. 500. 88p .
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Um Estudo sobre as Políticas de Educação Ambiental em Pelotas - RS(2001 - 2004). 1. ed. Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária, 2009. v. 300. 78p .
-
BRito, Eliana Póvoas ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Brasileira: Organização e Políticas públicas. Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária, 2008. 79p .
-
CASSIANO, M. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; CHAVES, LETICIA LEITE ; STOLL, VITOR GARCIA . O Portfólio como instrumento de avaliação em Ciências da Natureza: experiência no Ensino Médio. In: Edward Frederico Castro Pessano. (Org.). Educação em Ciências e sua articulação na educação básica: contribuições teórico-práticas de pesquisas acadêmicas. 00ed.Porto Alegre: Editora Trialogo, 2025, v. , p. 49-57.
-
VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; SILVA, E. P. ; DORNELES, P. F. T. . Miniestação meteorológica: perspectiva ativa da intervenção com placa microcontrolada arduino. In: Marcelo Duarte; Cristiane Pereira. (Org.). Saberes entrelaçados: pesquisa e prática em Educação, Linguística e Tecnologia. 1ed.Porto Alegre: Editora Trialogo, 2025, v. 1, p. 97-106.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, V. G. ; CHAVES, LETICIA LEITE . Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: revisão sistemática das dissertações produzidas na UNIPAMPA - Bagé. In: Dulce Mari da Silva Voss; Sonia Maria da Silva Junqueira ; Nathan Bastos de Souza; Eliada Mayara Alves Krakhecke; Cleidson Ferreira dos Santos. (Org.). A Pós-Graduação em Ensino e na Educação: rede colaborativa de produção científica internacional. 1ed.Porto Alegre: Editora Vecher, 2025, v. 1, p. 73-85.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; ESPINOSA, A. G. ; SANTOS, C. L. A. ; MARQUES, I. M. . ENTRE O ABANDONO E A PERMANÊNCIA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DOS CURSOS UAB - UNIPAMPA. In: Núcleo de Educação a Distância Divisão e Coordenação UAB.. (Org.). XII Fórum EAD. II Encontro de Professores e Tutores UAB/Unipampa [livro eletrônico] : caminhos da educação a distância na Unimpampa : perspectiva e desafios. 1ed.Bagé - Rio Grande do Sul: Innova Media Comunicação e Serviços Empresariais, 2025, v. 1, p. 44-55.
-
Ferreira, Rafaela Melo ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . A experiência do estágio docência: percepções sobre a permanência na formação de professores. In: Francéli Brizolla. (Org.). Formação Docente na Contemporaneidade: Desafios, Inovações e Perspectivas. 1ed.: Triálogo, 2024, v. , p. 7-14.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, VITOR GARCIA . A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: COM A PALAVRA, OS DISCENTES. In: Valesca Brasil Irala; Leandro Blass. (Org.). Pesquisa aplicada: reflexões e práticas para o campo do ensino e da aprendizagem. 00ed.: Atena Editora, 2024, v. , p. 44-52.
-
CHAVES, LETICIA LEITE ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, VITOR GARCIA . AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA. In: Elías Francisco Amórtegui Cedeño ; Fabiane de Andrade Leite; Rosangela Inês Matos Uhmann; Tamini Wyzykowski. (Org.). Perspectivas curriculares e de formação de professores em ciências. 1ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2024, v. , p. 223-235.
-
CHAVES, L. L. ; STOLL, VITOR GARCIA ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: O QUE MOSTRA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?. In: Cleber Bianchini. (Org.). FORMAÇÃO, IDENTIDADE E SABERES DOCENTES Reflexões, Diálogos e Práticas. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 2, p. 113-126.
-
CRUZ, L. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . O impacto das metodologias ativas na permanência e conclusão dos cursos. In: Valesca Braisl Irala e Marcelo Duarte. (Org.). Dilemas emergentes e transversais ao processo de ensino e aprendizagem. 00ed.: Vecher, 2023, v. , p. 00-.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; Felcher, Carla Denize Ott ; STOLL, VITOR GARCIA . ESTRATÉGIA AVALIATIVA COM QR CODE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: Glaucio Martins da Silva Bandeira; Cristina Bracelos da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação Multidisciplinar: Diálogos entre áreas do conhecimento e saberes docentes, Volume 2. 1ed.: Editora e-Publicar, 2023, v. , p. 235-248.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOCHERO, E. B. ; CHAVES, LETICIA LEITE . Construção da identidade avaliativa de professores de Ciências da Natureza em tempos de pandemia. In: Rita de Cássia Grecco dos Santos, Sergio Ricardo Pereira Cardoso [e] Edison Macedo (organizadores). (Org.). Formação de professores em tempo de pandemia. 1ed.São Paulo: Pragmatha, 2022, v. , p. 240-259.
-
SILVA, G. R. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; OLIVEIRA, A. P. S. . METAMORFOSES INTERDISCIPLINARES PRESENTES NO ESPAÇO ESCOLAR POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Rafaele Rodrigues de Araujo, Marcia Lorena Saurin Martinez e Viviane de Almeida Lima. (Org.). Metaformoses interdisciplinares no espaço escolar: o ser/fazer e o eu/outro. 1ed.Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2022, v. , p. 15-26.
-
AVILA, C. A. ; GARCIA, S. D. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Perspectiva Inclusiva na Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise do Projeto Político Pedagógico. In: Camila Aparecida Tolentino Cicutto; Franciele Braz de Oliveira Coelho. (Org.). Ciências da Natureza Formação de Professores e Enisno na Educação Básica. 1ed.Alegrete: TerriEd Editora, 2022, v. , p. 11-29.
-
AZAMBUJA, L. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . A Interdisciplinaridade nos Projetos Pedagógicos de Formação de Professores de Ciências da Natureza. In: Camila Aparecida Tolentino Cicutto; Franciele Braz de Oliveira Coelho. (Org.). Ciências da Natureza Formação de Professores e Enisno na Educação Básica. 1ed.Alegrete: TerriEd Editora, 2022, v. 1, p. 30-45.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Avaliação e Projeto POlítico Pedagógico: Discussões necessárias na Formação de Professores de Ciências. In: Gabriella Eldereti Machado; Agnaldo Mesquita de Lima Junior. (Org.). Escritas e Pesquisas en Tenas Multidisciplinares. 1ed.Alegrete: TerriEd Editora, 2022, v. 1, p. 7-24.
-
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, VITOR GARCIA ; PADILHA MENA, LIZIANE . DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: o portfólio como estratégia formativa. In: , Leonardo Mendes Bezerra; Marcos Nicolau Santos da Silva. (Org.). Formação de professores [recurso eletrônico]: cultura, poder e práxis educativa. 1ed.São Luiz: EDUFMA, 2021, v. , p. 248-268.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; OLIVEIRA, C. R. A. . UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA6. In: Wender Faleiro, Alessandra Aparecida Viveiro, Maria Paulina de Assis. (Org.). Inovação & letramento científico: caminhos e descobertas no ensino de Ciências da Natureza. 1ed.Goiânia - Goias: Editora Kelps, 2020, v. 7, p. 183-204.
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; BIERHALZ, Daniela Krause ; STOLL, V. G. . RELAÇÕES ENTRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO. In: Fernanda Welter Adams, Wender Faleiro, Lázara Cristina da Silva. (Org.). Processos educativos em ciência da natureza na educação especial.. 1ed.Goiania: Kelps, 2020, v. 1, p. 62-74.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, Daniela Krause ; STOLL, V. G. . MAPEAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL. In: Wender Faleiro, Nivaldo Aureliano Léo Neto, Welson Santos Barbosa. (Org.). desEncontros na Formação em Ciências da Natureza. 1ed.Goiania: Kelps, 2020, v. 1, p. 241-263.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, VITOR GARCIA . Perspectivas sobre o uso de portfólios na formação de professores. In: Gionara Tauchen; Altair Alberto Fávero. (Org.). Avaliação do Ensino Superior: Perspectivas Internas, externas e de gestão. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 141-158.
-
STOCHERO, E. B. ; GUNTZEL, F. ; GONCALVES, U. T. V. ; POSTIGLIONI, J. ; XAVIER, C. S. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; COELHO, F. B. O. . Programa Residência Pedagógica na formação docente em ciências da natureza: primeiras experiências. In: Claudete da Silva Lima Martins(org). (Org.). Programa de Residência Pedagógica na Unipampa: formação docente no horizonte da inovação pedagógica. 2ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2020, v. , p. 116-123.
-
STOCHERO, E. B. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS LEGAIS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.. In: : Antônio Flavio B. Moreira; Claudia Fernandes; Débora Barreiros; Maria Inês Marcondes; Rosanne Evangelista Dias; Vânia Leite.. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação. 1ed.Rio de Janeiro: Endipe /DP et Alii,, 2020, v. , p. 1103-1110.
-
STOCHERO, E. B. ; GUNTZEL, F. ; GONCALVES, U. T. V. ; TERTEROLA ; XAVIER, C. S. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; COELHO, F. B. O. . Programa Residência Pedagógica na formação docente em ciências da natureza: primeiras experiências. In: Claudete de SIlva LIma Martins et al. (Org.). PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2020, v. 1, p. 116-123.
-
FONSECA, ERIL MEDEIROS DA ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . OFICINA TEMÁTICA SOBRE ENERGIA: POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: Luiz Paulo da Silva Soares; Vânia Alves Martins Chaigar. (Org.). VI Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade educadora: escolas, invisibilidades e democracia [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2019, v. 1, p. 55-61.
-
ANDRIELI ILHA, B. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . VIVÊNCIA DO ESTÁGIO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: Luiz Paulo da Silva Soares; Vânia Alves Martins Chaigar. (Org.). VI Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade educadora: escolas, invisibilidades e democracia [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2019, v. 1, p. 252-257.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; STOLL, V. G. . As políticas públicas voltadas a educação do campo: olhares e concepções de licenciandos em Ciências da Natureza. In: Faleiro, Wender; Pimenta, Alexandro Rodrigues; Costa, Antonio Cláudio Moreira. (Org.). (Org.). Encantos e desencantos após o Pronacampo: olhares sobre interfaces e contextos históricos.. 'ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2019, v. ', p. 233-260.
-
FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; DIAS, L. F. . SOFTWARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: Andreza Lopes.. (Org.). Desafios e estratégias para a educação a distância: vol. 2. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 148-158.
-
TAROUCO, A. R. ; CHAVES, L. L. ; AZAMBUJA, L. M. ; SILVA, L. D. ; GARCEZ, T. ; ACOSTA, M. A. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Seu coração já disparou hoje. In: Pedro Fernando Dorneles; Sandra Hunsche. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 44-54.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Mello, Elenara Mello . INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOM PEDRITO - RS. In: Vânia Alves Martins Chaigar e Luiz Paulo da Silva Soares (orgs). (Org.). V Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade e escola: formação, transformação e cidadania. 1ed.Rio Grande: Pluscon, 2018, v. 1, p. 278-283.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ESPINDOLA, Q. C. . MOSTRA MULTIDISCIPLINAR DA EJA: A PERSPECTIVA DOS EDUCANDOS ... In: Vânia Alves Martins Chaigar e Luiz Paulo da Silva Soares (orgs).. (Org.). V Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade e escola: formação, transformação e cidadania [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande - RS: Pluscon, 2018, v. , p. 284-288.
-
KAUFMANN, L. ; CORREA, D. M. ; Crisna Daniela Krause Bierhalz . EXPLORANDO O APARELHO REPRODUTOR FEMININO E A FECUNDAÇÃO COM O AUXÍLIO DE JOGOS DIDÁTICOS.. In: Vânia Alves Martins Chaigar e Luiz Paulo da Silva Soares (orgs). (Org.). V Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade e escola: formação, transformação e cidadania [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande - RS: PLuscon, 2018, v. , p. 289-294.
-
ALVES, C. C. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Conhecendo as Plantas Medicinais. In: Vânia Alves Martins Chaigar e Luiz Paulo da Silva Soares (orgs).. (Org.). V Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade e escola: formação, transformação e cidadania [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande - RS: Pluscon, 2018, v. , p. 301-306.
-
GONCALVES, F. T. ; ALMEIDA, L. C. G. ; BUENO, P. R. ; KAUFMANN, L. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Ação dos Cosméticos no Corpo Humano. In: Pedro Fenandes Dornelles e Sandra Hunke. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: OIkos, 2018, v. , p. 55-65.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Laboratório Funcional: concepções sobre a experimentação no Ensino de CIências. In: Pedro Fenandes Dornelles e Sandra Hunke. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 76-85.
-
MAIA, A. F. ; ROCHA, C. ; STOLL, V. G. ; SOUZA, C. T. ; TRINDADE, F. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Açúcar: O doce amargo da vida. In: Pedro Fenandes Dornelles e Sandra Hunke. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: OIkos, 2018, v. , p. 86-93.
-
FERREIRA, V. E. M. ; SILVA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Rótulos e Embalagens Alimentícias: do senso comum ao conhecimento científico. In: Pedro Fenandes Dornelles e Sandra Hunke. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: Õikos, 2018, v. , p. 94-103.
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; GOMES, F. ; GUNTZEL, F. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Dançando para conhecer o corpo. In: Pedro Fernandes Dornelles e Sandra Hunke. (Org.). Práticas educativas no Ensino de Ciências desenvolvidas no Pibid da Unipampa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. , p. 67-75.
-
ARGILES, R. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. . As concepções de avaliação nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre 2013-2015. In: Crisna Daniela Krause Bierhalz. (Org.). Ensino de Ciências: diálogos entre Docência e Pesquisa. 1ed.São Leopoldo: OIkos, 2017, v. 1, p. 11-31.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; COSTA, D. ; KAUFMANN, L. ; GOMES, F. ; OLIVEIRA, C. R. A. . Aprendizagem significativa no Ensino de Ciências a partir da temática uva. In: Janaína V. Carneiro; Jéssie H. Sudati; Crisna Daniela K. Bierhalz; Maurícius S. Pazinato. (Org.). Novos Talentos: ações no Ensino de Ciências. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 41-64.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Subprojeto Ciências - Campus Dom Pedrito. In: Angela Mria Hartmann. (Org.). Atividades Interdisciplinares do PIBID: entre o ensinar e o aprender em Ciências da Natureza. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. , p. 64-66.
-
OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Mello, Elenara Mello ; SILVA, G. O. P. ; KAUFMANN, L. ; VIANNA, N. S. ; GONCALVES, V. R. N. . A INSERÇÃO DO SUBPROJETO CIÊNCIAS NA E.E.E.F. PROFESSORA HELOISA LOUZADA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS. In: Angela Maria Hatmann. (Org.). ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO PIBID: ENTRE O ENSINAR E O APRENDER EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 1ed.São Leopoldo: OIkos, 2016, v. , p. 67-77.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; VARGAS, I. O. ; TERTEROLA, J. E. ; SANTOS, L. Q. G. ; OSORIO, T. R. . PIBID NO CONTEXTO RURAL: UM OLHAR SENSÍVEL PARA AS PARTICULARIDADES DA ESCOLA DO CAMPO E PARA O CAMPO. In: Angela Maria Hartmann. (Org.). ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO PIBID: ENTRE O ENSINAR E O APRENDER EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. , p. 78-86.
-
XAVIER, C. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, D. S. ; RODRIGUES, F. R. ; SILVEIRA, I. A. M. ; MENA, L. P. ; MOREIRA, M. A. A. ; ESPINDOLA, Q. C. . ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS PIBID DA E.E.E.F. GETÚLIO DORNELLES VARGAS (CIEP). In: Angela Maria Hatmann. (Org.). ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO PIBID: ENTRE O ENSINAR E O APRENDER EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. , p. 87-95.
-
SPEROTTO, R. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Blog como intervenção didática na formação do professor de Matemática. In: Maria Teresa Menezes Freitas; Eucidio Pimenta Arruda; Sarah Mendonça de Araújo. (Org.). Na Tessitura da Distância - Entre políticas, docência e Tecnolgia na EaD. 1ed.Uberlância: EDUFU, 2016, v. 1, p. 201-221.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Energia: uma possibilidade de abordagem no Ensino de Ciências. In: Janaìna Viário Carneiro; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 57-64.
-
KIESLARCK, G. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Promoção da Saúde Bucal: uma experiência do Projeto Novos Talentos. In: Janaína V. Carneiro; Crisna Daniela K. Bierhalz; Jéssie H. Sudatti. (Org.). Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 65-72.
-
SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Ensino de Ciências e Educação Ambiental a partir da temática água. In: Janaína V. Carneiro; Crisna Daniela K. Bierhalz; Jéssie H. Sudati;. (Org.). Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 73-82.
-
SILVA, L. D. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Vacinação e Saúde: um tema a ser explorado na Educação Básica. In: Janaína V. Carneiro; Crisna Daniela K. Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 89-95.
-
KAUFMANN, L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Oficina Pedagógica de Ciências: explorando as doenças sexualmente transmissíveis. In: Janaína V. Carneiro; Crisna Daniela K. Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades: Projeto Novos Talentso. 1ed.São Leopoldo: Editora Oikos, 2016, v. 1, p. 102-108.
-
ALVES, C. C. ; LIMA, B. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Alimentação Saudável: uma abordagem interdsiciplinar em priol da qualidade de vida. In: Janaína Viário Carneiro; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Arividades Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 124-131.
-
OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Quebrando o gelo: Vamos falar sobre sexualidade? Uma abordagem científica para adoslescentes de uma escola rural. In: Janaína Viário Carneiro; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 117-123.
-
SANTOS, D. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Compreendendo o Diabetes Mellitus através de uma oficina pedagógica. In: Janaína Viário Carneiro; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Jéssie H. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 109-116.
-
MAIA, A. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Conscientizando sobre obesidade a partir do cálculo do IMC. In: Janaína Viário Carneiro; Crisna Daniela K. Bierhalz; Jéssie h. Sudati. (Org.). Caderno de Atividades Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldp: Oikos, 2016, v. 1, p. 96-101.
-
RODRIGUES, F. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Programa Novos Talentos: explorando a relação entre atividades físicas e saúde. Caderno de Atividades Projeto Novos Talentos. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 83-88.
-
Soares, Elane Chaveiro ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Attico Inacio Chassot: um cientista educador: um educador cientista. In: Maria Helena Menna Barreto Abrahão. (Org.). Memórias Memorávies educadores sul-riograndenses em histórias de vida. 01ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013, v. 01, p. 67-84.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Bullying: A Violência oculta na escola. In: Rosária Ilgenfritz Sperotto. (Org.). Formação de Professores: Reflexões , pesquisas e problematizações. 1ed.Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária, 2009, v. , p. 37-49.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Ilgenfritz Rosária Sperotto ; Debacco Maria Simone . Distúrbios alimentares. In: Sperotto Rosária Ilgenfritz; Debacco Maria Simone. (Org.). Psicologias e Aprendizagens. 1ed.Pelotas - RS: Editora e Gráfica Universitária, 2008, v. , p. 71-73.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Complexidade. Revista Didática Sistêmica, FURG, p. 18 - 24, 02 fev. 2006.
-
OLIVEIRA, L. S. S. A. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; LINDEMANN, R. H. . UM OLHAR PARA O PROCESSO IDENTITÁRIO DO PEDAGOGO NO PORTAL SCIELO. In: VIII Interfaces Pedagógicas Licenciaturas em Diálogo, 2023, Rio Grande. VIII Interfaces Pedagógica Licenciaturas em Diálogo Amar e mudar o mundo (nos) interessa muito. Porto Alegre: Casaletras, 2023. p. 284-289.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FERREIRA, V. E. M. . ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS. In: V Encontro Humanístico Multidisciplinar/ IV Congresso Latino Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2020, Jaguraão. Pesquisa e Sociedade [livro eletrônico]: desafios e possibilidades. Pelotas: Basibooks, 2020. v. 1. p. 537-520.
-
SILVA, D. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; RODRIGUES, P. R. ; MIRANDA, A. B. ; HORNOS, M. . POtencialidade no Uso dos Aplicativos QR Code e google lens para o Ensino de Ciências. In: I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019, São Luis. Anais do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2019.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; AZAMBUJA, L. M. ; CHAVES, L. L. . POPCIÊNCIAS: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES INTERATIVAS. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2018, Porto Alegre. Extensão, ação transformadora : anais do 36. SEURS [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2018. v. 1. p. 659-662.
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; MARTINS, C. S. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Materias Didáticos Acessiveis para o Ensino de Ciências na Perspectiva inclusiva. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos - SP. xxx, 2018.
-
FERREIRA, V. E. M. ; SILVA, L. G. ; ANTUNES, A. A. ; Crisna Daniela Krause Bierhalz . INTERDISCIPLINARIDADE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID - CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2017, Natal. Anais da II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Anais...Natal(RN) Campus Natal-Central do IFRN, 2017, 2017. v. 2. p. 1250-1261.
-
FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; PINTO, A. C. ; DIAS, L. F. ; FERREIRA, A. L. A. . INTEGRANDO E EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UAB. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância; III Congresso Internacional de Ensino a Distância, 2017, Rio Grande. [Anais do] XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD; III Congresso Internacional de Ensino a Distância. Rio Grande: Editora da Furg, 2017. v. 1. p. 296-310.
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . UMA PROPOSTA CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - SEXUALIDADE. In: III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo, 2016, Paraíba. Anais do III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo. Cidade Universitária: EDITORA DA UFPB, 2016. p. 153-160.
-
SANTOS, L. Q. G. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSIDERANDO AS MÚLTIPLAS TESSITURAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ESCOLAS DO CAMPO. In: III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo, 2016, Paraíba. Anais do III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo. Cidade Universitária: EDITORA DA UFPB, 2016. p. 161-172.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, L. Q. G. ; KIESLARCK, G. M. ; VARGAS, I. O. . Extensão Universitária através do Programa Novos Talentos: teclando saberes, conectando gerações. In: III Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão Popular, 2016, João Pessoa. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão Popular, 2016.
-
MENA, L. P. ; ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Laboratório Funcional: a Experimentação na Construção de saberes Científicos. In: 36 º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016, Pelotas. xxxxxxxxxx, 2016.
-
STOLL, V. G. ; ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação de Jovens e Adultos: os desafios dos Graduandos de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Ensino de Química. In: XVIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Quimica, 2016, Florianópolis. xxxxxxx, 2016.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; VARGAS, I. O. ; SANTOS, L. Q. G. . Energizando o planeta: contemplando a prática pedagógica no Ensino de Ciências através de uma oficina contextualizada. In: III CIECITEC - Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnólogica, 2015, Santo Angelo. III CIECITEC - Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnólogica, 2015.
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DAS TIC: SIMULADOR DE FORMAS DE ENERGIA. In: 35 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto Alegre. Da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado: Univates, 2015. v. 1. p. 843-848.
-
FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . O ensino de Ciências da Natureza através de uma oficina contextualizada sobre os tipos de energia. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia - SP. Anais do X ENPEC, 2015.
-
OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Uma experiência contextualizada no Ensino de Ciências da Natureza no Ensino Superior. In: XX SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira. Anais do XX Sieduca, 2015.
-
MENA, L. P. ; MOREIRA, M. A. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Circuito de Experimentos: Abordagem Metodológica para explorar conceitos científicos. In: XX SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira do Sul. Anais do XX Sieduca, 2015.
-
MENA, L. P. ; MOREIRA, M. A. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Sistema nervoso central: uma oficina desenvolvida no ensino fundamental. In: XX Sieduca- Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira do Sul. Anais do XX Sieduca, 2015.
-
VIANNA, N. S. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Uso de TIC's no Ensino de Educação Ambiental. In: XX Sieduca- Seminário Internacional de Educação, 2015, Cachoeira do Sul. Anais do XX Sieduca, 2015.
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O ensino de Ciências da Natureza por meio das TIC: simulador de formas de energia. In: 35 EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química. Lajeado - RS: Univates, 2015. v. 1. p. 843-848.
-
DIAS, L. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FELCHER, C. D. O. . Avaliando estratégias didáticas interdisciplinares no eixo temático geometrias: espaço e forma do curso de licenciatura em matemática a distância da UFPel.. In: XI ESUD- Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. XI ESUD, 2014. p. 3115-3127.
-
DIAS, L. F. ; FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . ANÁLISE DE CURRÍCULOS: A ÊNFASE PARA OS EIXOS TEMÁTICOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA. In: Colóquio web currículo: contexto, aprendizado e conhecimento, 2014, São Paulo. Anais [recurso eletrônico] / Colóquio Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento. São Paulo: PUC São Paulo, 2014. v. 1. p. 451-453.
-
DIAS, L. F. ; PAZ, F. ; OLIVA, I. ; LIMA, J. V. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: SIFEDOC: Seminário Internacional e fórum de Educação do campo. In: SIFEDOC: Seminário Internacional e fórum de Educação do campo, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional de Educação do campo, 2014. p. 2741-2749.
-
DIAS, L. F. ; FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DOS PORTFÓLIOS: AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA. In: XVII ENDIPE _ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII ENDIPE, 2014.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FELCHER, C. D. O. ; DIAS, L. F. . A CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO AFETIVA NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS.. In: XVII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII ENDIPE, 2014.
-
ALVES, C. C. ; LIMA, B. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A inserção do PIBID em uma Escola Estadual no Município de Dom Pedrito. In: Sieduca - Seminário Internacional de Educação, 2014, Cachoeira do Sul. Anais - Resumos, 2014.
-
OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O USO DO BLOG VOCÊ VAI GOSTA DE QUÍMICA E DE FÍSICA! NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE DA ESCOLA PROFESSORA HELOÍZA LOUZADA EM DOM PEDRITO-RS. In: Sintec - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do Seminário Internacional de Educação em Ciências / 3 Seminário Internacional de Educação em Ciências; organização de João Alberto da Silva et al, universidade Federal do Rio Grande - Furg, São Leopoldo, Casa Leiria, 2014, 2014. p. 476-477.
-
GONCALVES, V. R. N. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Conhecendo as problemáticas da educação no campo, a partir da experienciação aliadas as expectativas como bolsista de iniciação a docência. In: Seminário Internacional de Educação do Campo, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional de Educação do Campo, 2014. v. 1235. p. 1233.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; RIGON, J. A. ; SRMINOTTI, J. . ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA- DOM PEDRITO -. In: Seminário Internacional de Educação do Campo, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional de Educação do campo, 2014. p. 2678-2689.
-
FONSECA. Eril M. ; SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Percebendo o perfil discente da escola nucleada Sucessão dos Moraes - Dom Pedrito - RS. In: Seminário Internacional de Educação do Campo, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional de Educação do campo, 2014. p. 621-630.
-
MACHADO, J. P. ; MACHADO, B. L. ; ARGILES, R. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Vivenciando o Dossiê Sócioantropológico. In: SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2014, Cachoeira do Sul. Anais do Evento, 2014.
-
FONSECA. Eril M. ; SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Compreendendo o perfil do aluno da Escola nucleada Sucessão dos Moraes - Dom Pedrito - RS. In: SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2014, Cachoeira do Sul. Anais do Evento, 2014.
-
OSORIO, T. R. ; GONCALVES, V. R. N. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A importância do resgate histórico da escola Professora Heloísa Louzada, através da construção do Dossiê Sociantropológico. In: SIEDUCA - Seminário Internacional de Educação, 2014, Cachoeira do Sul. Anais do Evento, 2014.
-
OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O uso do Blog você vai gostar de Química e de Física nas aulas de ciências da 8 ª série da Escola Professora Heloísa Louzada em Dom Pedrito - RS. In: SINTEC - SEminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014. p. 477.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O BLOG COMO INTERVENÇÃO DIDÁTICA NA FOMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: II SEminário Diálogos em Educação a Distância - SEDEAD, 2013, Rio Grande. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013. p. 217-226.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. . NARRATIVAS EM RODA DE FORMAÇÃO EM REDE: HISTÓRIAS INTERLIGADAS PELO SEURS. In: SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Florianópolis - SC. 31 SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; SANTOS, L. Q. G. ; SANTOS, E. A. M. L. . Compreendendo o ser professor do Campo através das Narrativas. In: I Seminário Regional de Educação do Campo:Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo - Região Centro e Fronteira Oeste do RS, 2013, Santa Maria - RS. I Seminário Regional de Educação do Campo:Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo - região Centro e Fronteira Oeste do RS, 2013.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FELCHER, C. D. O. ; DIAS, L. F. . PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO EIXO TEMÁTICO GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UFPe. In: III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso de Educação, 2013, Gramado. III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso de Educação, 2013. v. Unico.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ARAUJO, R. R. ; LIMA, V. A. . Licenciarura Interdisciplinar em Ciências da Natureza - análise do projeto pedagógico do ciurso. In: SIIPE - Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão - Região Sul, 2013, Florianópolis. SIIPE - Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão - Região Su, 2013.
-
LIMA, V. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA- CAMPUS DOM PEDRITO. In: I Seminário Regional de Educação do Campo - Projetos Políticos Pedagógicos, 2013, Erechim. I Seminário Regional de Educação do Campo - Projetos Políticos Pedagógicos, 2013.
-
SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . TRajetória de Docência no Campo: Narrativa como uma abordagem de investigação. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . EMEF Sepé Tiarajú - Uma Escola do Campo e para o Campo. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Histórias que se Cruzam: assentamento, escola e professora do Campo. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2013, São Carlos. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2013.
-
FANTINEL, P. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ANGELO, D. ; COLL, L. R. ; ANGELO, N. P. ; GRUTZMANN, T. P. . Combinação de Recursos Assíncronos para promoção de novos significados sobre o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012, REcife - PE. ESUD 2012 - IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012. v. 1. p. 1-15.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A expansão da educação a distância na Universidade Federal de Pelotas - RS. In: VX ENDIPE - Encontro Nacional de DIdática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.
-
Feldkercher, Nadiane ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Thais Philipsen Grutzmann . A visão das estagiárias do CLMD sobre suas experiências de estágio curricular. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância: desafios metodológicos, 2010, Pelotas. Anais do 1. Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. p. 1-9.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Feldkercher, Nadiane ; Thais Philipsen Grutzmann . A primeira experiencia de estágio no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância na UFPel. In: I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel, 2010, Pelotas - RS. Anais do 1 Congresso Internacional de Educação a distância da UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. p. 1-10.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação a distância: tempo e espaço de desafios na formação de professores. In: IV MOstra de Pesquisa da Pós-Graduação da PUC RS, 2009, POrto Alegre RS. IV MOstra de Pesquisa da Pós-Graduação da PUC RS, 2009. p. 652-654.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Produção de Materiais Didáticos na Educação a Distancia: Puxando o fio fa Historia. In: Seminário de Pós-Graduação, 2009, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Porto Algre: Editora PUCRS, 2009. v. 2. p. 121.
-
CRUZ, L. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. In: 15 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2023, Caçapava do Sul. Anais do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2023.
-
SOUZA, D. B. ; LINDEMANN, Renata H. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . CAMINHOS PARA A CULTURA DA PAZ: PILARES TEÓRICOS. In: 15 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2023, Caçapava do Sul. Anais do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2023.
-
LACERDA, C. ; FERREIRA, R. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . REVISÃO INTEGRATIVA: CORRELAÇÃO ENTRE A EVASÃO ESCOLAR E A EJA. In: 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2023, Caçapava do Sul. Anais do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2023.
-
STOCHERO, E. B. ; CHAVES, LETICIA LEITE ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Mapeamento sistemático sobre tecnologias e avaliação da aprendizagem: correlações nas publicações. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Online. Anais do 14º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2022.
-
CHAVES, L. L. ; STOCHERO, E. B. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O PERCURSO AVALIATIVO NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Online. Anais do 14º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2022.
-
CRUZ, L. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O FENÔMENO EVASÃO,. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022, Online. Anais do 14º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2022.
-
STOCHERO, E. B. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; CHAVES, LETICIA LEITE . TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO EM PERIÓDICOS DA CAPES. In: 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2021. Anais do 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2021.
-
FREITAS, R. T. G. ; GREGORI, J. M. ; ANTUNES, A. A. ; SEVERO, L. P. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . OFICINA TEMÁTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2021. Anais do 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino, 2021.
-
FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FOLMER, V. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE & TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA A PARTIR DA TEORIA FUNDAMENTADA. In: IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos, 2019, Lisboa. IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos. Livro de Resumos: Conferências, Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações Livres. Resumos online.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019. v. 1. p. 442-443.
-
ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Drogas: Um projeto de ensino com viés social. In: XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande. Anais do XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Portfólio como instrumento investigativo e reflexivo no PIBID Ciências da Natureza. In: XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande. Anais do XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017.
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Portfólio na EJA: contribuições para o Ensino de Ciências. In: XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande. XIX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017.
-
MAIA, A. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. D. ; TAROUCO, A. R. ; VARGAS, I. O. . Barrinhas de Cereais: explorando os rótulos no Ensino de Ciências. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
FERREIRA, V. E. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. G. ; ANTUNES, A. A. ; LUZ, F. A. . Rótulos e embalagens alimentícias: do senso comum ao conhecimento científico. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
FERREIRA, V. E. M. ; LUZ, F. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. G. ; ANTUNES, A. A. . Plantas medicinais: um olhar sobre o uso da temática nas séries finais do Ensino Fundamental em Dom Pedrito - RS. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
SOUZA, C. T. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ROCHA, C. ; STOLL, V. G. ; CORREA, D. M. ; LUZ, F. A. ; KAUFMANN, L. . Mimetismo ou camuflagem: uma discussão a partir da prova Brasil. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; TAROUCO, A. R. ; CHAVES, L. L. ; MOREIRA, M. A. A. . Concepções dos alunos do ensino Fundamental sobre a experimentação no Ensino de Ciências. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
KAUFMANN, L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, V. G. ; SOUZA, C. T. ; ALMEIDA, L. C. G. ; CORREA, D. M. . Projeto Laboratório Funcional: uma prática da experimentação em sala de aula. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
SILVA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FERREIRA, V. E. M. ; ANTUNES, A. A. . Medicamento vilão ou mocinho?. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. ; GUNTZEL, F. . No ritmo do videogame: Ciências da Natureza em uma perspectiva inclusiva. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
SILVA, L. D. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MAIA, A. F. ; MOREIRA, M. A. A. . Construindo conceitos de Física: Movimento Retilíneo Uniforme. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
OLIVEIRA, L. E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Corpo em movimento: uma estratégia que une Ciências e Tecnologia. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
GOMES, F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Eu danço, tu danças, nós dançamos... aprendendo de forma interdisciplinar. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
ANTUNES, A. A. ; CARNEIRO, J. V. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A contribuição das monitorias na formação de professores de Ciências da Natureza. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
GUNTZEL, F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; OLIVEIRA, C. R. A. ; VARGAS, I. O. . Experimentação no Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: articulações entre teoria e prática. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
-
SILVA, L. D. ; MAIA, A. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Ensino de Ciências: Coleta Seletiva como tema gerador. In: 8 Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
KAUFMANN, L. ; SANTOS, D. S. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estratégias Educativas: Conversando sobre gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. In: 8 Salão Interhnacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Interhnacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
MENA, L. P. ; XAVIER, C. S. ; ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Laboratório Funcional: Extração de DNA para o Ensino de Ciências. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana - RS. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
SILVA, L. G. ; FERREIRA, V. E. M. ; OLIVEIRA, A. E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Esmaltes de unhas como temática para o Ensino de Ciências da Natureza. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
SANTOS, D. S. ; KAUFMANN, L. ; FERREIRA, R. V. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Desmistificando o universo: a origem da lua. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
XAVIER, C. S. ; MENA, L. P. ; ESPINDOLA, Q. C. ; MOREIRA, M. A. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Arco-íris: interligando os conceitos de Física através de uma aprendizagem signficativa. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
SILVEIRA, I. A. M. ; FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Alimentação saudável: velhos e novos hábitos. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
ESPINDOLA, Q. C. ; XAVIER, C. S. ; MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Drogas: Uma proposta por projeto temático. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
TAROUCO, A. R. ; GUNTZEL, F. ; GOMES, F. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Interdisciplinaridade no PIBID Ciências da Natureza. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
OLIVEIRA, L. E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; BASTOS, A. L. S. ; FERREIRA, V. E. M. ; GARCEZ, T. . PIBID e sua contribuição no processo de ensino aprendizado através do olhar docente. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
FERREIRA, V. E. M. ; OLIVEIRA, L. E. ; BASTOS, A. L. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Contribuições para a pratica pedagógica da Feira de Ciências na perspectiva docente. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
SILVA, D. C. ; SANTOS, L. Q. G. ; TRINDADE, F. L. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Livro didático de Ciências: concepções dos docentes das escolas municipais de Dom Pedrito - RS. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
GUNTZEL, F. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Inclusiva e os desafios no Ensino de Ciências. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
GOMES, F. ; OLIVEIRA, C. R. A. ; ALMEIDA, L. C. G. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Atividades desenvolvidas pelo PIBID Subprojeto Ciências da Natureza - Dom Pedrito - RS. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, L. Q. G. ; FONSECA. Eril M. . Quebrando o Gelo: Vamos falar sobre Sexualidade? Uma aborfagem científica para adolescentes da escola rural. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do SIEPE, 2015.
-
SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; TERTEROLA, J. E. ; OSORIO, T. R. ; VARGAS, I. O. . Alfabetização aliada ao ensino de Ciências na E. M. R. Sucessão dos Moraes. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Siepe.
-
KAUFMANN, L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; RODRIGUES, F. R. ; SANTOS, D. S. ; ESPINDOLA, Q. C. ; MOREIRA, M. A. A. . Explorando as doenças sexualmente transmissíveis: um trabalho a partir de oficinas pedagógicas. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Siepe, 2015.
-
ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MENA, L. P. ; MOREIRA, M. A. A. ; KAUFMANN, L. ; SANTOS, D. S. . Relacionando calor, temperatura e mudança de estado físico da água: uma oficina interligando conceitos. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE, 2015.
-
SANTOS, D. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; RODRIGUES, F. R. ; KAUFMANN, L. ; ESPINDOLA, Q. C. ; MOREIRA, M. A. A. . TRabalhando com oficinas pedagógicas: explorando os vírus. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Siepe, 2015.
-
RODRIGUES, F. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; KAUFMANN, L. ; SANTOS, D. S. ; MOREIRA, M. A. A. . Pesquisa sobre a influência do PIBID na Educação Básica. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE, 2015.
-
SILVEIRA, I. A. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ESPINDOLA, Q. C. ; MOREIRA, M. A. A. ; XAVIER, C. S. . O USO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA,. In: VII SIEPE Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE, 2015.
-
MENA, L. P. ; MOREIRA, M. A. A. ; XAVIER, C. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Sistema Nervoso Central: oficina desenvolvida no Ensino Fundamental. In: VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
SILVA, L. D. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MAIA, A. F. . Monitoria Estudos de Recuperação paralela- Ciep - Dom Pedrito - RS. In: VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
Leão, Lucimere ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Licenciatura em Educação do Campo: Experiência pedagógica com os cadernos de alternância. In: VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE - Salão Intrenacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
TERTEROLA, J. E. ; FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Fungos: construindo e aprofundando saberes. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
SILVA, E. P. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Metodologias Ativas nas Licenciaturas EaD da Unipampa: análise dos Projetos Pedagógicos. In: Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens, 2025, Bagé - Rio Grande do Sul. Anais I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens = Actas I Jornada Internacional de Investigaciones sobre Enseñanza y Aprendizagens. Porto Alegre: Trialogo, 2025. v. 1. p. 89-89.
-
RODRIGUEZ, L. P. ; TEIXEIRA, S. C. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Alfabetização e Wordwall: a aprendizagem com o uso da plataforma educacional. In: Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens, 2025, Bagé - Rio Grande do Sul. Anais I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens = Actas I Jornada Internacional de Investigaciones sobre Enseñanza y Aprendizagens. Porto Alegre: Trialogo, 2025. v. 1. p. 93-93.
-
SILVA, A. C. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Narrativas produzidas pelos estudantes do campo Chico Mendes. In: Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens, 2025, Bagé - Rio Grande do Sul. Anais I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens = Actas I Jornada Internacional de Investigaciones sobre Enseñanza y Aprendizagens. Porto Alegre: Trialogo, 2025. v. 1. p. 197-197.
-
FERREIRA, R. M. ; KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA . EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE CURRÍCULO. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes 2024, 2024, Santo André SP. Caderno de Resumos do Congresso Internacional de Movimentos Docentes. Santo André: V&V EDITORA, 2024. v. II. p. 248-248.
-
FERREIRA, R. M. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . A EVASÃO NA UNIPAMPA: UMA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO SUBMETIDO AOS ALUNOS EVADIDOS DA GRADUAÇÃO. In: XVII ENFOC - Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, IX Seminário PIBID-RP, 2023, Online. Anais do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, Seminário Pibid? Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, 2023.
-
FERREIRA, R. M. ; LACERDA, C. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO COMBATE À EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. In: XVII ENFOC - Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, IX Seminário PIBID-RP, 2023, Digital. Anais do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico, Seminário Pibid? Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Digital: Even3, 2023.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MENA, L. P. ; FELCHER, C. D. O. . O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E REFLEXIVA. In: IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos, 2019, Lisboa. IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos. Livro de Resumos: Conferências, Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações Livres. Resumos online.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019. v. 1. p. 206.
-
COSTA, D. ; MENA, E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . INTERDISCIPLINARIDADE NO BRASIL: A IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES. In: IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos, 2019, Lisboa. IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos. Livro de Resumos: Conferências, Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações Livres. Resumos online.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019. v. 1. p. 216-216.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FERREIRA, V. E. M. . A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA REDE DE ENSINO DE DOM PEDRITO-RS. In: ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR/CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS MULTIDISCIPLINARES, 2019, Jaguarão. Caderno de Resumos [livro eletrônico]: V EHM ? IV CLAEHM. jaguarão: BASIBOOKS, 2019. v. 1. p. 139-139.
-
ROSA, M. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; PADILHA, B. F. ; VARGAS, I. O. . Prática Experimental no Ensino do Bioma. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
LIMA, T. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; CAMINHA, D. S. ; MELO, S. A. ; SILVA, D. C. ; FERREIRA, J. P. . CONTRIBUIÇÕES DO JOGO BIOMA PAMPA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
MORAES, P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MACIEL, C. M. P. ; CARDOZO, J. G. ; CASSIANO, M. M. ; OLIVEIRA, I. V. . Animais em extinção no Bioma Pampa? Responsabilidade nossa!. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
PADILHA, B. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ROSA, M. M. ; VARGAS, I. O. . Dominó dos biomas.. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
PIECHA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; CUNHA, K. M. . 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
AMARALA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SOARES, L. P. ; SILVA, D. C. ; MACHADO, L. G. . BIOMA PAMPA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019. Anais do Siepe.
-
VARGAS, F. B. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOCHERO, E. B. ; BATISTA, J. M. . ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENPEC (2013- 2017) SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
CASSIANO, M. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MACIEL, C. M. P. ; VARGAS, I. O. ; CARDOZO, J. G. ; MORAES, P. D. S. . MAPEAMENTO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO - RS. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
CARDOZO, J. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MIRANDA, A. B. ; SANTOS, D. F. ; SILVA, D. C. ; RODRIGUES, P. R. . UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO BLOGGER PELO PIBID CIÊNCIAS DA NATUREZA. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), 2019, Santana do Livramento. Anais do Siepe, 2019.
-
SOARES, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, D. C. ; GARCEZ, J. C. . O Perfil dos acadêmicos Bolsistas do Pibid Ciências da Natureza de Dom Pedrito. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2018, S'Antana do Livramento. Anais do 10 Siepe, 2018.
-
CHAVES, L. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES INTERATIVAS. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2018, S'ANTANA do Livramento. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Extensão, 2018.
-
LIMA, T. ; VAQUEIRO, P. O. ; RITTER, M. H. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, D. C. . PIBID: - Um olhar dos bolsistas sobre suas contribuições na iniciação a docência. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Ensino, 2018, S'antana do Livramento. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Ensino, 2019.
-
CARDOZO, J. ; ALVES, C. C. ; NUNES, R. V. R. ; CASSIANO, M. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MARTINS, L. M. D. . O uso do google sala de aula pelo pibid ciências da natureza da Unipampa- campus Dom Pedrito.. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2018, S'antana do Livramento. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Ensino, 2018.
-
PADILHA, B. F. ; MACHADO, L. G. ; AMARALA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, D. C. . As narrativas autobiográficas como um instrumento de reflexão no pibid.. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2018, S'antana do Livramento. v. 10 n. 1 (2018): Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Ensino, 2018.
-
ANDRIELI ILHA, B. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; CORREA, D. M. ; SOUZA, T. F. . Metodologias Inovadoras no PIBID subprojeto Ciências da Natureza Dom Pedrito - Unipampa. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
FERREIRA, R. V. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; KAUFMANN, L. ; SANTOS, D. S. ; CORREA, D. M. . Resgatando a Históira de uma escola através do dossiê socioantropológico. In: 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana. Anais do 8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
MAIA, A. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. D. . Uma análise referente à experimentaçaõ no ensino de Ciências. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do VII Siepe.
-
GONCALVES, V. R. N. ; FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; SANTOS, L. Q. G. ; OLIVA, I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Os Estudantes da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes e sua Visão em Relação ao Educandário. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ( SIEPE), 2014.
-
FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; GONCALVES, V. R. N. ; SANTOS, L. Q. G. ; OLIVA, I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Perspectiva de um Pibidiano sobre a E.M.R. Sucessão dos Moares, através da inserção do PIBID - Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014.
-
OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O blog você vai gostar de Química e de F´sicia! Utilizado nas aulas de Ciências da 8 ª série da Escola Proefssora Heloísa Louzada, em Dom Pedrito -RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; GONCALVES, V. R. N. ; SANTOS, L. Q. G. ; OLIVA, I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A construção do Dossiê Socioantropológico da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
OSORIO, T. R. ; SILVEIRA, I. A. M. ; LIMA, B. M. ; LIMA, V. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto Feira de Ciências do Pampa Gaúcho. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
Mello, Elenara Mello ; SILVEIRA, I. A. M. ; KAUFMANN, L. ; RODRIGUES, F. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Lixo e Reciclagem uma questão de saúde ambiental. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
KAUFMANN, L. ; Mello, Elenara Mello ; SCHARDONG, N. ; RODRIGUES, F. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Implantação do primeiro icentro Integrado de Educação Popular - CIEP - Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
RODRIGUES, F. R. ; Mello, Elenara Mello ; SILVEIRA, I. A. M. ; SCHARDONG, N. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Dossiê Socio ANtropológico da Escola Getúlio Dorneles Vargas - CIEP - Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
BUENO, D. M. C. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; VIANNA, N. S. ; SILVA, G. O. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; COMIM, A. B. . Educação Ambiental e construção de vídeos. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
SILVA, G. O. P. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; BUENO, D. M. C. ; COMIM, A. B. ; VIANNA, N. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Velocidade média na prática para o Ensino Fundamental na Escola Professora Heloísa Louzada em Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
COMIM, A. B. ; COMIM, H. B. ; VIANNA, N. S. ; SILVA, G. O. P. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Testando o conhecimento adquirido pelos alunos após a apresentação do dossiê Socioantropológico da Escola de Ensino Fundamental Professora Heloísa Louzada, Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
SILVEIRA, I. A. M. ; Mello, Elenara Mello ; RODRIGUES, F. R. ; SCHARDONG, N. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O DossiêSocionatropológico: uma ferramenta para o estudo de um educandário em épocas distintas. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
SANTOS, L. Q. G. ; OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; GONCALVES, V. R. N. ; VARGAS, I. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A percepção da construção do Dossiê Socioantropológico, através do PIBID na E. M. R.Sucessão dos Moraes - Dom Pedrito - RS. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014, Bagé. Anais do VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2014.
-
VIANNA, N. S. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; COMIM, A. B. ; SILVA, G. O. P. ; BUENO, D. M. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A História da Escola Professora Heloísa Louzada (POlivalente) Dom Pedrito - RS. In: VI SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé. VI SIEE, 2014.
-
VIANNA, N. S. ; OLIVEIRA, C. A. I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . ESCOLAS POLIVALENTES: UMA PROPOSTA PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: Sintec - Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do Seminário Internacional de Educação em Ciências / 3 Seminário Internacional de Educação em Ciências; organização de João Alberto da Silva et al, universidade Federal do Rio Grande - Furg, São Leopoldo, Casa Leiria, 2014, 2014. p. 888-889.
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, L. Q. G. ; SANTOS, E. A. M. L. . Compreendendo a Identidade dos Professores do Campo em Dom Pedrito - RS. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.
-
SANTOS, L. Q. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; SANTOS, E. A. M. L. . Contextos e Sujeitos da Educação do Campo. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.
-
Mello, Elenara Mello ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Rede de Ensino do Município de Dom Pedrito RS: Levantamento de Dados.. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.
-
MACHADO, J. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Bucco, Nádia Fátima dos Santos . Reciclar é Preciso. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.
-
BASILIO, C. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Terrário: Um Pedaço da Natureza ao Alcance de Todos. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013. v. 5.
-
ZEIDLER, A. C. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Formação Interdisciplinar e o Novo Ensino Médio. In: SIEPE - Seminário Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 4.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Explorando conceitos ambientais através do teatro de fantoches. In: 10 Poder Escolar, 2010, Pelotas - RS. 10 Poder Escolar. Pelotas: Editora e Grafica Universitaria, 2010. p. 133-134.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estagio no Ensino Fundamental: A Primeira Experiencia na formação do professor de Matematica. In: 10 Poder Escolar, 2010, Pelotas. 10 Poder Escolar. Editora e gráfica Universitári, 2010. p. 134-135.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Produção de Materiais Didáticos na Educação a Distância: Puxando o fio da história. In: Seminário de Pós Graduação, 2009, Novo hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE), 2009. v. 2. p. 121-121.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Cunha, Isabel Maria da . Inovação como fator de revitalização do ensinar e do aprednder na universidade. In: IV congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel/UCPel, 2007, Rio Grande. IV congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel/UCPel, 1997. p. 496-496.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental em escolas de zona rural: utopias em construção. In: V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do congresso de Educação Ambiental, 2006.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação ambiental em escolas de zona rural: utopias em construção. In: VII Encontro de Pós-Graduação, 2005, Rio Grande. Integrando Saberes, 2005.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Projeto de Reciclagem: Adote uma Escola. In: III Jornada de estudos do CEP-RUA/FURG, 2005, Rio Grande RS. III Jornada de estudos do CEP-RUA/FURG, 2005.
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental em Escolas de Zona Rural: Uopias em construção. In: III Jornada de estudos do CEP-RUA/FURG, 2005, Rio Grande RS. III Jornada de estudos do CEP-RUA/FURG, 2005.
-
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação como Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. In: IV congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel/UCPel, 1997, Rio Grande. IV congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel/UCPel. Editora e Grafica Universitari, 1997. p. 495-495.
-
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação como Fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. In: V Congresso de Iniciação Científica, 1996, Pelotas. Anais do V Congresso de Iniciação Científica, 1996.
-
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação como Fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade - A palavra dos vestibulandos. In: V Congresso de Iniciação Científica, 1996, Pelotas. V Anais do Congresso de Iniciação Científica, 1996.
-
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação como Fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade - O caso do vestibular da UFPel. In: V Congresso de Iniciação Científica, 1996, Pelotas. Anais do V Congresso de Iniciação Científica, 1996.
-
GARCIA, S. D. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; STOLL, V. G. . Inclusão escolar: estudo de caso sobre a formação dos professores da educação básica de Dom Pedrito/RS. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , 2025.
-
GARCIA, S. D. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; GARCIA STOLL, VITOR . Inclusão escolar: estudo de caso sobre a formação dos professores da Educação Básica de Dom Pedrito/RS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GARCIA, S. D. S. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; GARCIA STOLL, VITOR . Inclusão escolar: estudo de caso sobre a formação dos professores da Educação Básica de Dom Pedrito/RS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, L. S. S. A. ; BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE ; LINDEMANN, Renata H. . Um olhar para o processo identitário do pedagogo no portal Scielo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MENA, L. P. ; FELCHER, C. D. O. . O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E REFLEXIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, S. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, D. F. . Proposta Pedagógica sobre as plantas medicianis do Bioma Pampa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, D. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, C. L. A. ; SILVA, D. R. ; GONCALVES, A. P. C. . Túnel do Pampa: ambiente de aprendizagem sobre a Fauna Local. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Novos Olhares para a construção de novas práticas no cotidiano escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TERTEROLA ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; COELHO, F. B. O. ; CORREA, D. M. . Projeto: água para o ensino de Ciências no cotidiano. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STOLL, V. G. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A percepção dos estudantes da EJA sobre o princípio da atraçaõ e repulsão elétrica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRIELI ILHA, B. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; OSORIO, T. R. . Vivencia do Estágio a partir de uma experiência interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONSECA, ERIL MEDEIROS DA ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Oficina Temática sobre Energia: possibilidade e aborfagem no Ensino de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . IMPLICAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . POrtfólio na EJA: Contribuições para o Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliação: concepções sobre o processo avaliativo no Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, V. G. . O Portfólio como instrumento minvestigativo e reflexivo no Pibid Ciências da NAtureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Drogas: um projeto de ensino com viés social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAIA, A. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. D. ; TAROUCO, A. R. ; VARGAS, I. O. . Barrinhas de cereais: explorando os rótulos no Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, V. E. M. ; LUZ, F. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Plantas Medicinais: um olhar sobre o uso da temática nas séries finais do ensino fundamental em Dom Pedrito - RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, V. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SILVA, L. G. ; ANTUNES, A. A. . Rótulos e embalagens alimentícias: do senso comum ao conhecimento científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, C. T. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; ROCHA, C. ; STOLL, V. G. ; CORREA, D. M. ; LUZ, F. A. ; KAUFMANN, L. . Mimetismo ou camuflagem: uma discussão a partir a prova Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENA, L. P. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; TAROUCO, A. R. ; CHAVES, L. L. ; MOREIRA, M. A. A. . Concepções dos alunos do Ensino Fundamental sobre a experimentação no Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KAUFMANN, L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; STOLL, V. G. ; SOUZA, C. T. ; ALMEIDA, L. C. G. ; CORREA, D. M. . Projeto Laboratório Funcional: uma alternativa na prática da experimentação em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FERREIRA, V. E. M. ; ANTUNES, A. A. . Medicamento: vilão ou mocinho?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, C. R. A. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. ; GUNTZEL, F. . No ritmo do videogame: Ciências da Natureza em uma perspectiva inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. D. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; MAIA, A. F. ; MOREIRA, M. A. A. . Construindo conceitos de Física: Movimento Retilíneo Uniforme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, L. E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Corpo em movimento: uma estratágia que une ciências e tecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Eu danço, tu danças, nós dançamos... aprendendo de forma interdisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANTUNES, A. A. ; CARNEIRO, J. V. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A contribuição das monitorias na formação de professores de Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUNTZEL, F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; OLIVEIRA, C. R. A. ; VARGAS, I. O. . Experimentação no Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: articulações entre teoria e prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Ensino de Ciências e Educação Ambiental: considerando as múltiplas tessituras na construção do conhecimento nas escolas do campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FERREIRA, V. E. M. ; OLIVERA, A. E. . Esmaltes de unhas como temática para o Ensino de Ciências da Natureza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KAUFMANN, L. ; CORREA, D. M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, D. S. . Estratégias Educativas: Conversando sobre Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; XAVIER, C. S. ; MENA, L. P. . Drogas: Uma abordagem por Projeto temático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, D. C. ; MORAES, E. G. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estratégias de ensino para tornar a aula de Ciências Dinâmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAGAS, S. S. ; SANTOS, C. S. ; OLIVEIRA, A. E. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Modelo Didático: um recurso facilitador do aprendizado na Licenciatura em Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, L. F. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . O caderno de alternância como instrumento de auto avaliaçaõ do ensino aprendizagem no Curso de Licenciatura em educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, B. M. ; ROBAINA, J. V. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Gincana de Integração entre as escolas de Ensino Médio do município de Dom Pedrito - uma perspectiva diferenciada de ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . Alinhavando Frutas e Legumes: uma proposta de Alfabetização Científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, D. S. ; RODRIGUES, F. R. ; KAUFMANN, L. ; MOREIRA, M. A. A. ; ESPINDOLA, Q. C. . A contrução de um terrário: explorando o ciclo da água. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, F. R. ; SANTOS, D. S. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; KAUFMANN, L. ; ESPINDOLA, Q. C. . Oficina Pedagógica como estratégia de ensino da temática água. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OSORIO, T. R. ; FONSECA. Eril M. ; OLIVA, I. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Ensino de Ciências da natureza por meio das TIC: simulador de formas de energia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; VARGAS, I. O. . O Ensino de Ciências da natureza através de uma oficina contextualizada sobre os tipos de energias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA. Eril M. ; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Energizando o planeta: Contemplando a prática pedagógica no ensino de Ciências através de uma oficina contextualziada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Educação no Campo: Saberes e Fazeres da docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FELCHER, C. D. O. ; DIAS, L. F. . A Construção de uma relação afetiva nos ambientes virtuais de aprendizagem: estratégias pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, L. F. ; FELCHER, C. D. O. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Possibilidades e Contribuições dos portfólios: autoavaliação no ensino-aprendizagem de Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; RIGON, J. A. ; SRMINOTTI, J. . ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA- DOM PEDRITO -. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. . EMEF Sepé Tiarajú - Uma Escola do Campo e para o Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, L. Q. G. . Trajetória de Docência no campo: Narrativa como uma abordagem de investigação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. Q. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; FONSECA. Eril M. ; SANTOS, E. A. M. L. . Contextos e Sujeitos da Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA. Eril M. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, L. Q. G. ; SANTOS, E. A. M. L. . Compreendendo a Identidade dos Professores do Campo em Dom Pedrito- RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; SANTOS, E. A. M. L. ; FONSECA. Eril M. ; SANTOS, L. Q. G. . Comprendendo o ser professor do campo através das Narrativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONSECA. Eril M. ; SANTOS, L. Q. G. ; SANTOS, E. A. M. L. ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Oficinas aliadas a Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Explorando conceitos ambientais através do teatro de fantoches. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estágio no Ensino Fundamental- a primeira experiencia na formação do professor de matemática a distancia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . A Expansão da Educação a Distancia na Universidade Federal de Pelotas - RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Thais Philipsen Grutzmann ; Feldkercher, Nadiane . A visão das estagiárias do CLMD sobre suas experiências de estágio curricular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Feldkercher, Nadiane ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Thais Philipsen Grutzmann . A primeira experiência de estágio no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação a Distancia: tempo e espaço de desafios na formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental: Princípios para uma prática emnacipadora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental em Escolas de Zona Rural; Utopias em construção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental em escolas de Zona Rural: utopias em construção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental em escolas de Zona Rural: utopias em construção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Adote uma Escola - projeto educacional de reciclagem de lixo nas escolas do municipio de Pelotas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Agenda 21 de Pelotas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Adote uma Escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Adote uma escola- projeto de reciclagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Ensinando a pescar: educação de jovens e adiultos(idosos). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação como Fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação Como fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação Como fator de Revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade - O caso do vestibular. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Cunha, Isabel Maria da . Inovação como Fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Cunha, Isabel Maria da . Inovação como Fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade - a palavra dos vestibulandos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; Cunha, Isabel Maria da . Inovação como Fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade - o caso do vestibular da UFPel. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, R. M. ; KRAUSE BIERHALZ, CRISNA DANIELA . A EVASÃO NAS LICENCIATURAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 2023 (SciELO Preprints).
Outras produções
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Visita a Escola Básica da Ponte. 2019.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliador de resumos da Mostra Cientìfica do 11 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Parecerista ad hoc da Revista Educação e Formação. 2019.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Parecerista ad hoc da Revista Roteiro. 2017.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avalaidor presencial de trabalhos apresentados na Mostra Científica do 8 Salão Internacional de Ensino, pesquisa e Extensão (siepe). 2016.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliador de resumos submetidos a Mostra Científica do VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ( Siepe). 2016.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Comissão avaliadora de projetos submetidos ao edital de Apoio a Grupos de pesquisa - AGP 02/2015. 2015.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliador presencial de trabalhos apresentados na Mostra Científica do VII Salão internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2015.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliador de resumos submetidos a Mostra Científica do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ( Siepe). 2015.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Avaliador da Feira de Ciências. 2013.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Pelotas mais verde. 2010.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Praia do Laranjal: a qualidade da água em nossas mãos. 2010.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Anjos Ambientais. 2008.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Praça Modelo. 2008.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Fomento a cooperativas. 2006.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Hora do Conto Ambiental. 2006.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Conversando sobre Educação Ambiental. 2006.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Teatro de Fantoches. 2006.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Agenda 21 Escolar. 2003.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Construindo a Agenda 21 de Pelotas. 2002.
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Adote uma Escola. 2001.
BIERHALZ, CRISNA DANIELA KRAUSE . Curso sobre Interdisciplinaridade no Espaço Escolar: ser/fazer e o eu/outro. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação do campo: saberes e fazeres da docência. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. ; GARCIA, E. E. B. . A pesquisa como princípio educativo: contribuições para educação integral. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Curso de Capacitação Hora do Conto Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Curso de Capacitação Reciclar, reduzir e reutilizar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Curso de Capacitação Reciclar, reduzir e reutilizar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Curso de Capacitação Brincando (com)ciêcnias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Curso de Capacitação Brincando (com)ciêcnias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estrutura e Organização do ensino - Financiamento da Educação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Gestão democrática do ensino. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Organização e políticas públicas - I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . LDB: Introdução e ensino. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Plano Nacional de educação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Jean Piaget. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Apresentação da disciplina de EBOPP. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Estrutura e Organização do Ensino. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Debatedor do 7 Encontro sobre o Poder Escolar. 2007. .
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental: principios para uma prática emancipadora. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Formação Continuada (séries iniciais). 2006. .
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Educação Ambiental nas escolas. 2006. .
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Redução, Reutilização e reciclagem de lixo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Direito ambiental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Problemática sócio-ambiental de Pelotas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Oficina Eco-pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Teatro de bonecos. 1997. .
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . O Uso Crítico do Livro Didático e a construção do conhecimento. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Jogos didáticos para o ensino da Língua Portuguesa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . II Seminário de Integração "Educação e Inovação numa Sociedade em Mudança". 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências. 1997. .
Kieling, José Fernando ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Expansão Agropecuária no Extremo Sul do RS. 1997. (Relatório de pesquisa).
BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Psicogênese da Lingua escrita. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação Como Fator de revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. 1996. (Relatório de pesquisa).
Cunha, Isabel Maria da ; BIERHALZ, Crisna Daniela K. . Inovação Como Fator de revitalização do Ensinar e do Aprender na Universidade. 1995. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Coletivo de estudos sobre formação de professores e aprendizagens contemporâneas., Descrição: Este projeto reúne pesquisadoras da linha de pesquisa Aprendizagens contemporâneas, práticas emergentes e transdisciplinares, do Programa de pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Considerando a pluralidade de referenciais, este projeto de pesquisa se caracteriza de forma ampla e abarca os projetos de conclusão de curso, de dissertação e de tese em curso, mas principalmente constitui-se como um espaço colaborativo de estudos sobre formação de professores e aprendizagens contemporâneas. Assume abordagem qualitativa e adota como procedimento o trabalho em Rodas de Conversa e formação. A execução deste projeto está organizada em quatro etapas, sendo as duas primeiras de fundamentação teórica, construção e discussão do estado da arte, a segunda relacionada ao desenvolvimento de estratégias de ensino e a terceira a extensão. Como resultados, busca-se contribuir com o avanço do debate teórico e socializar a produção referente a formação de professores, aprendizagens contemporâneas e práticas emergentes em Roda de Conversa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Integrante / Renata Hernadez Lindemann - Coordenador.
-
2024 - Atual
Observatório de Evasão na Unipampa, Descrição: Este estudo busca compreender o fenômeno de evasão nos cursos superiores na modalidade EaD, financiados pela Universidade Aberta do Brasil, e contribuir com a construção da política institucional de combate a evasão na Unipampa. Enquanto docente da Licenciatura em Ciências da natureza no campus Dom Pedrito, constatei o número reduzido de ingressantes e de formandos no decorrer da última década, evidenciando um contrassenso entre a expansão universitária em decorrência do PROUNI e do REUNI e o vultoso número de vagas ociosas, o que caracteriza um prejuízo atoda a sociedade. A evasão passou a ser tema das pesquisas desenvolvidas tanto no âmbito docurso de graduação [3] , como no Mestrado Acadêmico em Ensino, contribuindo com diagnósticos especialmente sobre os cursos de Licenciatura e mostrando o que vem sendo feito para compreender fenômeno e minimizar os prejuízos. O referencial teórico sobre evasão: Cespedes, et al (2021); Garcia, Lara, Antunes (2021); Lamers, Santos Toassi (2017); Ambiel, Cortez, Salvador (2021); Pena, Matos, Coutrim (2020); Moura, Mandarino, Silva (2020); Herbetta (2018), em consensoindicam a necessidade de aprofundar os debates, superando a descrição dos motivos e fatores que ocasionam a evasão, focando na proposição de estratégias que minimizem o problema, sendo este o desafio, conhecer a realidade e estabelecer um processo de reflexão-ação-reflexão. Trata-se depesquisa de cunho qualitativo, descritivo e explicativo, que adota procedimentos da análise documental e da pesquisa narrativa, com a coleta de informações no sistema da universidade, nosrepositórios e por rodas de conversa. A metodologia de coleta de dados foi organizada em 3 fases.Na fase 1 consta a análise documental e bibliográfica e a sistematização do observatório digital; a fase 2 trata especificamente do espaço de escuta e a fase 3 tem o propósito de elaborar um documento contribuindo com os estudos sobre a evasão e retenção universitária, que visam planejar/viabilizar ações de prevenção e monitoramento propostos pelo Plano de desenvolvimento nstitucional (2019 - 2023).(Unipampa, 2019).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Rafaela Melo Ferreira - Integrante / Antonio Galvão Espinosa - Integrante.
-
2018 - 2019
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS EXPRESSAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO, Descrição: Partindo da necessidade de uma maior discussão sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, esta pesquisa tem como objetivo compreender as concepções e as mudanças sobre avaliação da aprendizagem expressas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito - RS (2015-2017). Metodologicamente caracteriza-se quanto à natureza como uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como explicativa e com relação aos procedimentos apresenta-se de duas formas, como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois no primeiro momento se realizará um levantamento das publicações sobre o tema avaliação e educação em ciências no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos anos de 2013 a 2017 e no segundo momento procedimental, a pesquisa documental se dará através da análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das versões 2015 e 2017. A análise dos resultados será estruturada em três fases e descrita por Bardin (1977) como: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Espera-se contribuir com as discussões acerca da avaliação na formação inicial de professores de Ciências, sinalizando a importância das comissões de curso estarem conscientes da importância das discussões e estruturação do PPC, com olhar voltado para o processo de ensino aprendizagem, que perpassa pela avaliação e implicará na qualidade do ensino superior e por consequência na educação básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Emanuelle Boeno Stochero - Integrante.
-
2018 - 2019
O discurso oficial sobre a Avaliação da Aprendizagem na formação de professores de Ciências da Natureza, Descrição: Este processo habitualmente condiz mais com a busca de dados estatísticos, que visam quantificar, categorizar e excluir, ao invés de favorecer a aprendizagem dos discentes, incentivando a busca incessante pela aprovação sem uma aprendizagem significativa. Esta pesquisa expõe uma análise da descrição de Avaliação nos documentos (Projeto Pedagógico de Curso) dos cursos de Ciências da Natureza Licenciatura, das universidades do Rio Grande do Sul, tendo como tema ?A avaliação no Projeto Pedagógico do Curso das Licenciaturas em Ciências da Natureza no Rio grande do Sul e como problema de pesquisa: De que forma a avaliação está descrita nestes??. Sendo assim, objetiva-se com esta pesquisa verificar como a avaliação está descrita nos PPC?s de cada universidade. Metodologicamente caracterizada como uma abordagem qualitativa, explicativa em relação aos objetivos e como uma análise documental referente aos procedimentos. Utilizou-se desta análise, já que, através da mesma será possível identificar, verificar e examinar os documentos (PPC) com um objetivo. Espera-se com este estudo apresentar um panorama dos cursos de Ciências da Natureza e contribuir com as Licenciaturas, fazendo com que os docentes possam avaliar sua prática referente aos seus métodos de avaliação utilizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Letícia Leite Chaves - Integrante.
-
2017 - 2018
PORTFÓLIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO MEDIADORA EM CIÊNCIAS, Descrição: Este projeto de pesquisa será desenvolvido como requisito de aprovação no componente curricular Pesquisa em Ciências da Natureza, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito e tem como tema geral a avaliação da aprendizagem e como subtema a utilização de portfólio como instrumento de avaliação em Ciências da Natureza. Desse modo, justifica-se este estudo com base em vivências da autora na disciplina de Estágio Supervisionado II, na qual observou-se que o principal instrumento de avaliação utilizado pela professora supervisora de estágio na disciplina de Ciências era prova escrita, de modo que a avaliação era realizada apenas em momentos pontuais do período de estágio. Paralelamente, atendendo à demanda do desenvolvimento de projetos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID ? o projeto Laboratório Funcional possibilitou à autora a utilização de portfólios como instrumento de avaliação. Outro fator que colaborou para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa foi o Componente Curricular Práticas Pedagógicas: Formação Docente e Avaliação. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo caracteriza-se em realizar uma análise das publicações sobre portfólios em revistas das subáreas de avaliação da aprendizagem e de Ciências. Metodologicamente, caracteriza-se quanto à natureza como qualitativa, quanto à abordagem como exploratória e quanto aos procedimentos como uma pesquisa bibliográfica. Terá como lócus sete revistas qualis A1 e A2, da área de avaliação da aprendizagem. Neste contexto, apresentam-se como possíveis resultados: o baixo número de publicações relacionados a portfólios, bem como as publicações que versam sobre portfólio estejam relacionadas a concepção mediadora e com o estabelecido nos documentos legais, mas não condizem com o Ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho contribui com o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na medida em que apresenta uma perspectiva diferenciada sobre a avaliação da aprendizagem, uma vez que a caracterização quanto às linhas teóricas e formas de uso deste instrumento proporcionam uma alternativa para o desenvolvimento metodológico dos futuros docentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Liziane Padilha Mena - Integrante.
-
2017 - 2017
Portfólio na EJA: contribuições para o Ensino de Ciências., Descrição: Esta pesquisa tem como temática o Portfólio no Ensino das Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivo geral, esse estudo visa inventariar as contribuições/limitações do portfólio, enquanto recurso didático-metodológico, no processo avaliativo no Ensino de Ciências da Natureza em uma turma da totalidade nove da EJA, no município de Dom Pedrito, RS. Especificamente, busca: desenvolver atividades avaliativas, através do portfólio, em uma turma da EJA, nas disciplinas de Química, Física e Biologia; verificar se as atividades propostas foram entregues; verificar se os conceitos apresentados nas atividades do portfólio correspondem aos conceitos científicos trabalhados em aula; analisar a percepção dos educandos acerca do portfólio como instrumento avaliativo; e analisar se o portfólio é um instrumento avaliativo que contribui com o processo ensino aprendizagem de Ciências da Natureza. Metodologicamente, essa investigação caracteriza-se como uma pesquisa participante, apresentando caráter exploratório/explicativo, natureza aplicada e abordagem qualitativa. Para realização do levantamento de dados pretende-se construir um portfólio com diversos instrumentos avaliativos no decorrer do Estágio Supervisionado IV nas disciplinas citadas, dentre eles: produção textual, interpretação de charges, jogos didáticos, debates e discussões, experimentação, pesquisa em livro didático, dentro outros. A análise dos resultados será baseada na ?análise de conteúdos?, propostas por Laurence Bardin. Destaca-se que, por ser um instrumento avaliativo novo e pouco utilizado, esperasse como resultados da pesquisa conhecer as vantagens e as desvantagens da utilização do portfólio na Educação de Jovens e Adultos, podendo esse contribuir ? ou não ? para o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, esse estudo também visa corroborar com as pesquisas em relação à avaliação no Ensino de Ciências, na EJA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Vitor Garcia Stoll - Integrante.
-
2016 - 2017
Concepções de avaliação no ensino de Ciências - análise bibliográfica do ENPEC, Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica acerca das questões avaliativas no ensino de ciências. Para realizar esta pesquisa, utilizar-se-á um evento em especial, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, que ocorre bienalmente, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), e encontra-se em sua décima edição. Serão analisados os anais referentes aos anos de 2015, 2013, 2011, coletando informações acerca do tema ?Avaliação em Ciências?. Justifica-se, pois a temática traz grandes indagações tanto para estudantes como para professores, pois mesmo com a defesa de uma avaliação formativa pela literatura e pelos documentos legais, nas escolas o que na maioria das vezes percebe-se é uma avaliação classificatória. Durante a elaboração do projeto de pesquisa, desafia-me elaborar um problema que possibilitasse compreender os mistérios da avaliação, perpassando por questionamentos relacionados a compreender como é realizada a avaliação pelos professores de ciências. O referencial teórico será HOFFMANN (1991), LUCKESI (2013) e VASCONCELLOS (2015). Metodologicamente caracteriza-se em relação a abordagem como uma pesquisa quanti-qualitativa e em relação aos procedimentos como uma pesquisa bibliográfica defendida por GIL (2002), para análise será utilizada análise de Conteúdo definida por BARDIN (1977). Como resultados, espera-se compreender as concepções avaliativas presentes em publicações do evento, bem como identificar trabalhos coerentes com as determinações legais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Roberta Antunes Argiles - Integrante.
-
2016 - 2017
ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO ? RS, Descrição: O presente projeto apresenta um estudo a cerca da articulação entre o Ensino de Ciências e a educação do campo, através da análise da presença do contexto do campo nos cadernos dos alunos. Busca-se desta forma, identificar e perceber como o contexto do campo permeia o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. A escolha da temática sobre as articulações do Ensino de Ciências em uma escola do campo, e a identificação com a mesma justifica-se pelo crescimento dos estudos sobre Educação do Campo, pela inserção neste contexto através de projetos de pesquisa e ensino e pela importância da valorização da cultura local no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo analisar se o contexto local é contemplado no processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências através do caderno dos alunos, e de que forma a realidade local aparece neste instrumento. O trabalho terá como lócus uma escola municipal do campo no município de Dom Pedrito ? RS. Esta pesquisa é caracterizada em relação a sua natureza como uma pesquisa aplicada, pois seus dados são coletados por meio de uma pesquisa de campo. É caracterizada como qualitativa, nas concepções de Minayo (1993). Do ponto de vista de seus objetivos é caracterizada como explicativa. Em relação aos seus procedimentos técnicos assume um caráter documental, pois trabalha com a análise do caderno dos alunos utilizados nas aulas de Ciências. Acredita-se que a pesquisa poderá contribuir para a área de Educação em Ciências, por aliar no estudo uma abordagem que contempla a valorização das singularidades da cultura local com o ensino de Ciências da Natureza, por gerar bibliografia a cerca de tal temática, e ainda suscitar o interesse de estudo sobre o tema, já que de acordo com levantamentos prévios os resultados foram poucos ou quase nulos, em relação a pesquisas que relacionem Educação do Campo e Ensino de Ciências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Eril Mediros da Fonseca - Integrante.
-
2015 - 2015
Rodas de Conversa: Ensino Interdisciplinar de Ciências da Natureza, Descrição: Este projeto de pesquisa visa à formação de um grupo de docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa ? UNIPAMPA, do Campus Dom Pedrito, bem como professores do prórpiro curso e da Educação Básica do município. Apresenta como finalidade refletir sobre as concepções sobre os processos de ensino e aprendizagem, metodologias diferenciadas e interdisciplinaridade na formação inicial e continuada de professores de Ciências. Nesse sentido, utilizar-se-a a metodologia das rodas de conversa, proposta diferenciada para formação de um grupo de pesquisa, baseada na partilha de experiências, vivências e argumentos. Corrobora-se com Galiazzi (2011, p.7) que a constituição de Rodas de Formação em Rede de professores em que se possibilite pesquisar, experimentar, criar, trocar, simular, construir formas de trabalho partilhado, necessita ser desenvolvida e potencializada no âmbito acadêmico para que, em permanente interação, aprender e ensinar se tornem significativos. Nesse sentido essa proposta busca contribuir na formação de professores reconhecedores da importância da ação-reflexão-ação em suas práticas pedagógicas, bem como em suas vidas, para que possam a partir das discussões e aprendizagem tornar-se transformadores das mesmas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Lucimere Leão - Integrante.
-
2013 - 2014
Processo de formação da docência no contexto da educação do campo., Descrição: A pesquisa Processo de formação da docência no contexto da educação do campo, visa compreender quem são os professores da zona rural do município de Dom Pedrito ? RS, a partir dos saberes (saber da formação profissional, saber disciplinar, saber curricular e saber experiencial) baseado na categorização de Tardiff (2002). Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com ênfase na abordagem biográfica e no método de histórias de vida, está ancorada teoricamente nas contribuições de Josso (1988, 1999, 2002), cujos estudos defendem o uso das narrativas como um caminho metodológico que pode servir ao mesmo tempo, como alternativa de investigação e de formação. Pretende-se realizar um diagnóstico das escolas rurais, o que envolve dados sobre a localização, recursos de infraestrutura e físicos, bem como traçar um perfil dos professores que atuam nestas escolas no ano de 2013 e dos saberes que mobilizam para atuar no campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Izalina de Oliva Vargas - Integrante.
-
2012 - 2013
Ensino de Ciências da Natureza: Diálogos interdisciplinares em rodas de formação, Descrição: Este projeto de pesquisa visa à formação de um grupo de docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa ? UNIPAMPA, do Campus Dom Pedrito, bem como professores da Educação Básica do município. Apresenta como finalidade refletir sobre as concepções sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências e sobre o papel da interdisciplinaridade na educação. Nesse sentido, utilizaremos a metodologia das rodas de formação, proposta diferenciada para formação de um grupo de pesquisa, baseada na partilha de experiências, vivências e argumentos, contribuindo para formação inicial e continuada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Rafaele Rodrigues de Araujo - Integrante / Viviane de Almeida Lima - Integrante.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudo e Pesquisa - Estagio e Formação de professores - GEPEFOP, Descrição: Analisa os estagios curriculares em cursos de licenciatura presenciais e a distância com ênfase nos processos de construção identitária do professor e relação escola e universidade decorrentes dessa etapa formativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto - Integrante / Thais Philipsen Grutzmann - Integrante.
-
1997 - 1997
Expansão Agropecuária no estremo sul do Rio Grande do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / José Fernando Kieling - Integrante.
-
1996 - 1997
Inovação como fator de Revitalização do Ensinbar e do Aprender na Universidade, Descrição: A pesquisa realizada em parceria com a UFRGS, UnB e UBA, tem como objetivo desvendar os processos d einovação no interior de cada uma das instituições, sendo que na UFPel a investigação teve como um dos propositos analisar o vestibular 92/95. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador / Maria Isabel da Cunha - Integrante.
Prêmios
2019
Patronesse da Oitava turma do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Unipampa.
2019
Trabalho DESTAQUE DO V EHM / IV CLAEHM, Comitê Cientifico V EHM / IV CLAEHM.
2018
Paraninfa da Turma de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, Universidade Federal do Pampa.
2018
Paraninfa da Turma de Licenciatura em Ciências da Natureza, Uiversidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, Universidade Federal do Pampa.
2018
Melhor trabalho na categoria pós graduação no 10 Siepe - PERSPECTIVAS SOBRE CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS DE AVALIAÇÃO: UMA PESQU, Unipampa.
2017
Melhor Trabalho do 9º SIEPE na categoria Iniciação Científica - Ensino, modalidade Apresentação oral - Rótulos e embalagens alimentícias: Do senso comum ao conhecimento científico, Universidade Federal do Pampa.
2017
Paraninfa da Turma de Licenciatura em Ciências da Natureza, Uiversidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, Universidade Federal do Pampa.
2016
Melhor trabalho na categoria Ensino, modalidade Apresentação Oral na Mostra Científica do 8º SIEPE- ESMALTES DE UNHAS COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, Universidade Federal do Pampa.
2016
Patronesse da Turma de Licenciatura em Ciências da Natureza, Uiversidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, Universidade Federal do Pampa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. , Avenida 21 de Abril, 1771, São Gregório, 96450000 - Dom Pedrito, RS - Brasil, Telefone: (53) 32439539, Ramal: 2125, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2019
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenador(a) de Área do PIBID - Subprojeto Ciências da Natureza (Edital 061/2013/Capes)
2021 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Designação pela PORTARIA N 156, DE 27 DE JANEIRO DE 2021
2021 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do Mestrado, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino na Universidade Federal do Pampa - campus Bagé
2021 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Local de Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Conselho de Campus Dom Pedrito, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:
PESQUISA EM CIENCIAS DA NATUREZA II
PRATICAS PEDAGOGICAS: FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV:PLANEJAMENTO
Disciplinas ministradas na especialização:
Pesquisa no Ensino de Ciências II
2020 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Subcomissão de Formação Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Subcomissão de Formação Docente da Universidade Federal do Pampa, representando o Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura
2019 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas na Licenciatura em Ciências da Natureza:
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - 60 horas
DIDÁTICA - 60 horas
PESQUISA EM CIENCIAS DA NATUREZA II - 60 horas
2018 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante da área de Ciências da Natureza, Carga horária: 4
Outras informações:
Representante da área de Ciência da Natureza na Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica ? CIFOR
2012 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coodenador Substituto da Licenciatura em Ciências da Natureza
Coordenador da Licenciatura em Educação do Campo
2018 - 2021
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Ciforme - Comissão Institucional
Outras informações:
Membro da Ciforme - Comissão Institucional de Formação Educacional da Unipampa, representando a área de Ciências da Natureza
2019 - 2019
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas no Especialização Ensino DE CIÊNCIAS DA Natureza :PRÁTICAS E PROCESSOS Formativos:
CONSTRUINDO O PROCESSO EDUCACIONAL: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
Disciplinas ministradas na Licenciatura em Ciências da Natureza
ESTAGIO SUPERVISIONADO II- 30 horas
PESQUISA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA II - 60 horas
POLITICAS PUBLICAS, LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO Básica - 30 horas
PRATICAS PEDAGÓGICAS: FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO - 60 horas
2019 - 2019
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:
ESTAGIO SUPERVISIONADO II
PESQUISA EM CIENCIAS DA NATUREZA II
POLITICAS PUBLICAS, LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BASICA
PRATICAS PEDAGOGICAS: FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO
Disciplina ministrada na pós graduação:
CONSTRUINDO O PROCESSO EDUCACIONAL: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
2019 - 2019
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Didática
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
PESQUISA EM CIENCIAS DA NATUREZA II
2018 - 2018
Universidade Federal do PampaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Universidade Federal do PampaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisa no Ensino de Ciências II
Estágio Supervidionado de Observação - I
Didática
Atividades
-
01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito, CIFORME.Cargo ou função, Representante da área de Ciências da Natureza na Comissão Institucional de Formação de Professores.
-
04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Núcleo Estruturante do Curso de Ciências da Natureza.
-
06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Comissão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Curriculo e Planejamento, EStágio Supervisionado I, Pesquisa no Ensino de Ciências da Natureza II
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa no Ensino de Ciências da Natureza II, Práticas Pedagógicas: Formação Docente e Avaliação, POLITICAS PUBLICAS, LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BASICA, Estágio Supervisionado II
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Pesquisa em Ciências da Natureza II, Didática, Currículo e planejamento
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Educação do Campo e Ciências da Natureza, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação da Educação e da Educação do Campo
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Pesquisa em Ciências da Natureza II, Políticas Públicas, Práticas pedagógicas VII: Formação de Professores e Avaliação
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa no Ensino de Ciências II, Políticas Públicas, Legislaçao e Gestão da Educação Básica, Práticas `Pedagógicas VII - Formação de Professores e Avaliação
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Educação do Campo e Ciências da Natureza, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, DP5015-LEGISLAÇAO DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Currículo e Planejamento, Pesquisa em Ciências da Natureza I, Pesquisa em Ciências da Natureza II
-
01/2016 - 12/2016
Ensino, Educação do Campo e Ciências da Natureza, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, DP5015-LEGISLAÇAO DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Pesquisa em Ciências da Natureza I, Políticas Públivas, Legislação e Gestão da Educação Básica
-
06/2016 - 06/2016
Ensino, Educação do Campo e Ciências da Natureza, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Legislação da Educação e da Educação do Campo
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Currículo e Planejamento, EStágio Supervisonado I, História e Filosofia da Educação
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática e Formação de professores, Docência nos espaços rurais: constituição do sujeito do campo, Docência nos espaços rurais: ação do educador
-
01/2015 - 12/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DP0408-DIDATICA E FORMACAO DE PROFESSORES;, DP0406-DOCENCIA NOS ESPACOS RURAIS: CONSTITUICAO DO SUJEITO DO CAMPO, DP0414-DOCENCIA NOS ESPACOS RURAIS: ACAO DO EDUCADOR;, DP0408-DIDATICA E FORMACAO DE PROFESSORES.
-
06/2014 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação do Campo.
-
07/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Comissão de Curso Licenciatura em Educação do Campo.
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas: Formação de Professores e Avaliação
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática e Formação de Professores, Docência nos Espaços Rurais : reconhecer a comunidade, Docência nos Espaços Rurais: Constituição do Sujeito do Campo
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia, Multiculturalismo, Ética e Cidadania, Estágio Supervisonado I
-
08/2013 - 01/2015
Direção e administração, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
-
07/2013 - 01/2015
Direção e administração, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
-
04/2013 - 01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Comissão Local de Ensino.
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Docência nos Espaços Rurais: Constituição do sujeito do Campo, Estágio Supervisionado I
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Liceciatura em Educação do campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DP0406-DOCENCIA NOS ESPACOS RURAIS: CONSTITUICAO DO SUJEITO DO CAMPO
-
09/2014 - 09/2014
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicopedagogia Institucional: Abordagem Teorico-prática
-
05/2014 - 09/2014
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
-
05/2014 - 09/2014
Ensino, Práticas Educativas em Ciências da natureza e Mate, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática I, Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática II
-
02/2013 - 05/2014
Ensino, Práticas Educativas em Ciências da natureza e Mate, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática I, Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática II, TRabalho de Conclusão de Curso - TCC
-
11/2013 - 03/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Currículo e Planejamento
-
06/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas I: Princípios Básicos de Ciências, Práticas Pedagógicas III: Experimentação em Educação em Ciências
-
02/2013 - 08/2013
Direção e administração, Campus Dom Pedrito.Cargo ou função, Coordenador Substituto da Licenciatura em Ciências da Natureza.
-
01/2013 - 05/2013
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas: Educação em Ciências
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Pedagígcas: Princípios Básicos de Ciências
2010 - 2012
FACULDADE ANITA GARIBALDIVínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Convidado
Outras informações:
Ministra Disciplina de Teoria e Prática em Orientação Educaciona e Avaliação e Diagnóstico em Orientação Educacional
2012 - 2013
Universidade Federal de PelotasVínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
2008 - 2011
Universidade Federal de PelotasVínculo: Professor Formador EaD, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora formadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - UFPEL, disciplinas de Fundamentos Psicológicos da Educação, Psicologia de Grupos, Educação Brasileira e Organização de políticas Públicas e orientação dos estágios supervisionados.
2007 - 2009
Universidade Federal de PelotasVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina de EBOPP - Educação Brasileira e Organização de Políticas públicas em diferentes cursos de licenciatura.
2006 - 2012
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na Supervisão do Estágio do Curso Normal - Habilitação Séries Iniciais e Educação Infantil
2001 - 2006
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Normal, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as Disciplinas de Didática, Fundamentos da Educação e Metodologia da Matemática
2004 - 2012
Prefeitura Municipal de PelotasVínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação como Pedagoga da Secretaria de Qualidade Ambiental
1998 - 2005
Prefeitura Municipal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Series Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das Séries Iniciais - Alfabetizadora
2001 - 2003
Prefeitura Municipal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como coordenadora das Series Iniciais e Finais do Ensino Fundamental
2009 - 2012
Centro Universitário CESUSCVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Ministrante da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e da disciplina de Psicopedagogia Institucional e Teoria e Prática em Orientação Educacional no Cursos de Especialização.
Responsavel pela orientação de monografias e artigos.
2006 - 2008
Faculdades da Rede de Ensino UnivestVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e realizei a orientação de trabalhos monográficos.
2000 - 2002
Prefeitura Municipal do Capão do LeãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Series Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das Séries Inicias na Escola Municipal Barão de Santo Angelo
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliador
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Crisna Daniela Krause Bierhalz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?