IGOR DE FARIAS DOMINGOS
Analista técnico em gestão universitária (biomédico plantonista) lotado no laboratório do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco, vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE). Analista em saúde (biomédico plantonista) lotado no laboratório do hospital Correia Picanço, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Apresenta doutorado em Genética pelo PPGG/UFPE (2019), mestrado em Genética pelo PPGG/UFPE (2015), certificado de Proficiência Técnica de Laboratório em Hematologia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - ABHH (2013) e graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011).
Informações coletadas do Lattes em 21/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Genética
2015 - 2019
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Investigação de genes envolvidos na estabilidade e manutenção do citoesqueleto eritrocitário e sua relação com o quadro clínico de pacientes com anemia falciforme
Marcos André Cavalcanti Bezerra. Coorientador: Antonio Roberto Lucena de Araujo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Genética
2013 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Investigação de Polimorfismos em Genes Relacionados ao Estresse Oxidativo e Inflamação no Desenvolvimento da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme, Ano de Obtenção: 2015
Marcos André Cavalcanti Bezerra.Coorientador: Antonio Roberto Lucena de Araújo; Magnun Nueldo N dos Santos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Graduação em Biomedicina
2008 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral
Orientador: Marcos André Cavalcanti Bezerra
Formação complementar
2013 - 2019
Alemão. , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2013 - 2013
PCR em Tempo Real: Princípios Básicos e Aplicações. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Proficiência Técnica de Laboratório em Hematologia. , Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, ABHH, Brasil.
2011 - 2011
Medicina Transfusional com Foco no Ciclo do Sangue. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2011 - 2011
Práticas Hematológicas. (Carga horária: 19h). , Escola Brasileira de Hematologia, EBH, Brasil.
2010 - 2011
Post - Advanced Course English. , Number One, NUMBER ONE, Brasil.
2010 - 2010
Atualização em Hemoglobinopatias. (Carga horária: 15h). , XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, XII CBB, Brasil.
2009 - 2009
Power Point. (Carga horária: 12h). , S.O.S Educaçao Profissional, S.O.S, Brasil.
2009 - 2009
Excel. (Carga horária: 22h). , S.O.S Educaçao Profissional, S.O.S, Brasil.
2009 - 2009
Banco de Sangue e Hemoderivados. (Carga horária: 4h). , 6º Congresso Alagoano de Biomedicina, 6º CALBM, Brasil.
2000 - 2009
Inglês. , Big Ben English Course, BIG BEN, Brasil.
2008 - 2008
Qualificação Profissional em Micologia Médica. (Carga horária: 70h). , Sociedade Brasileira de Análises Clínicas de Pernambuco, SBAC - PE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Hematologia/Especialidade: Hemoglobinopatias.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Biologia Molecular.
Organização de eventos
DOMINGOS, I. F. . VIII Jornada de Pós-Graduação em Genética. 2018. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . V Curso de Interpretação do Hemograma. 2017. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . VII Jornada de Pós-Graduação em Genética. 2017. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . VII Congresso Acadêmico da UNCISAL - CACUN. 2017. (Congresso).
DOMINGOS, I. F. . Encontro Anual da Biofísica. 2016. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . XXI Encontro de Genética do Nordeste. 2016. (Congresso).
DOMINGOS, I. F. . Adote um Gene - viajando nos genomas com a bioinformática. 2016. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . V Jornada de Pós-graduação em Genética. 2015. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . XXII Semana de Biomedicina: ?Perspectivas no avanço científico e diagnóstico?. 2015. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . IV Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas. 2015. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . V Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas. 2015. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . I Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas. 2014. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . II Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas. 2014. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . III Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas. 2014. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . II Curso de Interpretação do Hemograma. 2014. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . I Curso de Avaliação Clínica e Laboratorial da Hemostasia. 2014. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . I Curso de Interpretação do Hemograma. 2013. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . VI Curso de Interpretação de Exaames Laboratoriais & Coleta de Sangue. 2011. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . V Curso de Interpretação de Exaames Laboratoriais & Coleta de Sangue. 2011. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . (Monitor) I Oficina Técnica para Construção do Caderno do Aluno do Curso Técnico em Análises Clínicas. 2010. (Outro).
DOMINGOS, I. F. . (Colaborador) V Oficina Técnica para elaboração do Caderno do Aluno do Curso Técnico de Análises Clínicas. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019. Debatedor na visita guiada da exposição dos pôsteres. 2019. (Congresso).
VIII Jornada de Pós-Graduação em Genética.Influência do SPHK1 na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme acompanhados em Pernambuco. 2018. (Outra).
XXI Encontro de Genética do Nordeste.Influence of SOD2 Val16Ala polymorphism on stroke development in a sickle cell anemia Brazilian population. 2016. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2015. 2015. (Congresso).
V Jornada de Pós-Graduação em Genética. 2015. (Outra).
XXII Semana de Biomedicina: ?Perspectivas no avanço científico e diagnóstico?.Diagnóstico Laboratorial das Hemoglobinopatias. 2015. (Outra).
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014. Investigação dos Polimorfismos SOD2 (Val-16ala) (rs4880) E GPX-3 T-518c (rs8177406) na Susceptibilidade à Ocorrência da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme. 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2013. 2013. (Congresso).
III Jornada de Pos-Graduação em Genética da UFPE. Investigação de polimorfismos em genes relacionados ao estresse oxidativo e inflamação no desenvolvimento da doença cerebrovascular em pacientes com anemia falciforme. 2013. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2012. 2012. (Congresso).
II Jornada de Pos-Graduação em Genética da UFPE. 2012. (Outra).
15º Jornada de Iniciação Científica. Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-Alfa em Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral. 2011. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2011. Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. 2011. (Congresso).
VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme.Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. 2011. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia. Frenquência dos haplótipos da globina beta e da talassemia alfa em crianças portadoras de anemia falciforme em Pernambuco, Brasil. 2010. (Congresso).
II Encontro de Monitores e Supervisores do I Curso Técnico de Análises Clínicas. 2010. (Encontro).
II Oficina Técnica para Elaboração do Caderno do Aluno do Curso de Aperfeiçoamento Técnico UTI-NEO. 2010. (Oficina).
II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica.Resistência antifúngica ao fluconazol por isolados de Candida tropicalis. 2010. (Simpósio).
XII Congresso Brasileiro de Biomedicina. Infecção pulmonar fatal por Trichosporon inkin em portador de leucemia mielóide. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XVIII Conic). Micoses em portadores de doenças hematológicas malignas, perfil epidemiológico e susceptibilidade antifúngica dos agentes etiológicos. 2010. (Congresso).
2º Congresso do Instituto Nacional de Biomedicina. 2009. (Congresso).
2º Encontro Regional dos Estudantes de Biomedicina. 2009. (Encontro).
6º Congresso Alagoano de Biomedicina. 2009. (Congresso).
XVI Semana de Biomedicina/UFPE. 2009. (Encontro).
IV Simpósio Nacional de Biomedicina. 2008. (Simpósio).
Participação em bancas
DOMINGOS, I.F.; SILVA, J. A.; PEREIRA, M. C.. Caracterização gênica e proteica de citocinas inflamatórias em pacientes com anemia falciforme durante e após crise vaso-oclusiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I.F.; SILVA, J. A.; HAZIN, MANUELA F.. Análise de variantes genéticas no gene VDR e sua influência no desenvolvimento de complicações clínicas em pacientes com anemia falciforme. 2020. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.
GARCIA, P. S.;DOMINGOS, I. F.; CARVALHO, B. M.. Avaliação da influência dos microRNAs miR-21 e miR-130a no desenvolvimento de úlceras maleolares em pacientes com anemia falciforme. 2019. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.
GARCIA, P. S.; GUIMARAES, R. L.;DOMINGOS, I. F.. Avaliação da expressão do miRNA-221 e do miRNA-126 com o desenvolvimento de manifestações clínicas da anemia falciforme. 2019. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, J. A.;DOMINGOS, I. F.; BEZERRA, M. F.. Caracterização gênica e proteica de citocinas inflamatórias em pacientes com anemia falciforme durante e após a crise vaso-oclusiva. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Genética) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.; REBECCHI, I. M. M.; MEDEIROS, T. A. A.. Síndromes talassêmicas e o risco gestacional: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DOMINGOS, I.F.. Análise da influência do polimorfismo K173Q (rs1044498) do gene ENPP1 no desenvolvimento de doença cerebrovascular em pacientes pediátricos com anemia falciforme. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I.F.. Investigação da associação de polimorfismos do gene SELP com a modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I.F.. Determinação do número de cópias de DNA mitocondrial (mtDNA) na Leucemia Mielóide Aguda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I.F.; MEDEIROS, T. A. A.; REBECCHI, I. M. M.. A importância do diagnóstico precoce das doenças falciformes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DOMINGOS, I.F.; URURAHY, M. A. G.; SOUZA, K. S. C.. Increased nephrin in urinary extracellular vesicles of pregnant women with severe preeclampsia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DOMINGOS, I.F.; URURAHY, M. A. G.; CRUZ, M. S. M.. Avaliação do perfil bioquímico de gestantes saudáveis em dois períodos da gestação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DOMINGOS, I. F.. Hemoglobinopatias SC: Panorama clínico, laboratorial e análise da influência da talassemia alfa e dos haplótipos do agrupamento de genes da globina beta como moduladores fenotípicos da doença. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Análise da expressão relativa de genes do metabolismo telomérico em pacientes com anemia falciforme. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.; FERREIRA, A. M. M. S.. Fatores de risco para o desenvolvimento de inibidores do fator VIII na hemofilia A. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Análise da influência de polimorfismo no gene eNOS com o desenvolvimento de doença cerebrovascular em pacientes pediátricos com anemia falciforme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Avaliação da eficácia do tratamento com ácido transretinóico e trióxido de arsênico em pacientes com leucemia promielocítica aguda: Revisão sistemática e metanálise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Influência da carga alélica JAK2V617F em pacientes com neoplasias mieloproliferativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Significado clínico e laboratorial de mutações no gene do NMP1 da leucemia mielóide aguda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Avaliação da influência do polimorfismo IVS-14-1046 C>T no gene ANXA2 com o desenvolvimento de doppler transcraniano de alto risco em pacientes com anemia falciforme. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Aspectos clínicos e laboratoriais da trombocitemia essencial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. O papel do polimorfismo TP53 R72P na susceptibilidade e prognóstico da leucemia mielóide aguda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Alterações epigenéticas na leucemia mielóide aguda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Investigação do perfil mutacional do gene DNMT3A em pacientes com leucemia mielóide aguda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Estudo citogenético em pacientes com LMA de novo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Associação de polimorfismos do gene MBL2 com úlcera de membros inferiores em pacientes com anemia falciforme. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Análise da expressão do gene SMAD7 na ocorrência de úlceras maleolares em pacientes com anemia falciforme. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Revisão dos critérios diagnósticos e estadiamento clínico de pacientes com leucemia mielóide crônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Pesquisa das mutações MPL W515 L/K em pacientes com neoplasia mieloproliferativa crônica Ph-negativo no estado de Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Revisão dos critérios diagnósticos das neoplasias mieloproliferativas crônicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Expressão do receptor de membrana CD56 em pacientes com leucemia mielóide aguda e sua relação com características clínico-laboratoriais, recuperação hematológica, recaída e sobrevida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Investigação do polimorfismo nos genes TGF-Beta e BMP6 com o desenvolvimento de úlceras de membros inferiores em pacientes com anemia falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.. Investigação da talassemia alfa e do polimorfismo no gene da anexina A2 no desenvolvimento de osteonecrose em pacientes com anemia falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.
DOMINGOS, I. F.; DANTAS, D. S.; SANTOS, M. G. N.. Membro da banca do processo seletivo de Professor Substituto, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, na área de conhecimento Citologia Clínica. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
Anemia aplástica: Uma revisão da literatura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Anemia ferropriva na infância: Fatores associados, estratégias de prevenção e tratamento; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Análise laboratorial para diagnóstico das hemoglobinopatias; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
A influência da anemia ferropriva no período gestacional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Anemia ferropriva no período gestacional - importância do diagnóstico e tratamento; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Anemia ferropriva em lactentes: Causas, diagnóstico e tratamento; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Doença falciforme, tratamentos atuais e novas abordagens terapêuticas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Hematologia Clínica e Laboratorial) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
O gene SPHK1 como potencial influenciador na modulação clínica de pacientes com anemia falciforme: uma revisão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Importância dos genes do citoesqueleto eritrocitário na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme: um foco no gene DMTN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Análise de Métodos Diagnósticos Laboratoriais de Anemia Falciforme e Hemoglobinopatias em Neonatos: Uma Revisão Bibliográfica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Influência do polimorfismo do gene UGT1A1 na hiperbilirrubinemia e incidência de colelitíase em pacientes com anemia falciforme; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Uso da transfusão no tratamento de pacientes com anemia falciforme; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Uso da transfusão e aloimunização em pacientes com anemia falciforme; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Associação do polimorfismo no gene NOS3 T-786C no desenvolvimento de síndrome torácica aguda em pacientes com anemia falciforme; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Uso de hidroxiureia na anemia falciforme; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação dos polimorfismos no gene TGFBR3 (rs2038931, rs7526590) na susceptibilidade à ocorrência do priapismo em pacientes com anemia falciforme; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Avaliação de polimorfismos em genes inflamatórios nas alterações cerebrovasculares de pacientes com anemia falciforme; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação da alfa talassemia e dos haplótipos beta S no desenvolvimento de úlcera de membros inferiores em pacientes com anemia falciforme; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação do polimorfismo eNOS (T-786C) no desenvolvimento de úlcera de membros inferiores em pacientes com anemia falciforme; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação do polimorfismo rs3211938 no CD36 na susceptibilidade à ocorrência de crise vaso-oclusiva em pacientes com anemia falciforme; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação de genes envolvidos na estabilidade e manutenção do citoesqueleto eritrocitário na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme em uso de hidroxiuréia; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Investigação de genes envolvidos na estabilidade e manutenção do citoesqueleto eritrocitário na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme em uso de hidroxiuréia; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Igor de Farias Domingos;
Produções bibliográficas
-
ARCANJO, GABRIELA S. ; SOUZA, MARIANA B. ; DOMINGOS, IGOR F. ; PEREIRA'MARTINS, DIEGO A. ; FALCÃO, DIEGO A. ; BATISTA, JESSICA V. ; HATZLHOFER, BETANIA L. ; DINIZ, MADI V. ; SILVA, ALEXSANDRO P. ; GUARANÁ, WERBSON L. ; HAZIN, MANUELA F. ; ARAUJO, ADERSON S. ; CUNHA, ANDERSON F. ; SAAD, SARA O. ; Costa, Fernando F. ; LUCENA'ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ C. . BMP6 and VDR gene polymorphisms are associated with osteonecrosis in a sickle cell anaemia cohort. BRITISH JOURNAL OF HAEMATOLOGY , v. 204, p. 1507-1514, 2024.
-
OLIVEIRA, JESSICA M F ; ARCANJO, GABRIELA S ; DOMINGOS, IGOR F ; BATISTA, JÉSSICA V G F ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A ; BATISTA, THAIS H C ; HATZLHOFER, BETÂNIA L D ; FALCÃO, DIEGO A ; DINIZ, MADI V ; SILVA, ALEXSANDRO P ; PIRES, BÁRBARA C V ; DOS ANJOS, ANA C ; COSTA, FERNANDO F ; ARAUJO, ADERSON S ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R ; BEZERRA, MARCOS A . A-296G variant of THBS1 gene (rs1478605) is associated with a lower frequency of stroke in a Brazilian population with sickle cell anemia. Journal of Stroke & Cerebrovascular Diseases , v. 33, p. 107474, 2024.
-
BATISTA, THAIS H. C. ; SANTANA, RODRIGO M. ; SOBREIRA, MARCONDES J. ; ARCANJO, GABRIELA S. ; DOMINGOS, IGOR F. ; PEREIRA'MARTINS, DIEGO A. ; FALCÃO, DIEGO A. ; OLIVEIRA, JÉSSICA M. F. ; BATISTA, JÉSSICA V. G. F. ; WEINH'USER, ISABEL ; HATZLHOFER, BETÂNIA L. ; JÚNIOR, WALTER L. B. ; ARAUJO, ADERSON S. ; DOS ANJOS, ANA C. ; Costa, Fernando F. ; SAAD, MARIO J. A. ; CARVALHO, BRUNO M. ; VASCONCELOS, LUYDSON R. S. ; LUCENA'ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Up¿regulation of miR¿130a is related to leg ulcers in sickle cell anaemia. BRITISH JOURNAL OF HAEMATOLOGY , v. 197, p. e16-e18, 2022.
-
ALAGBE, ADEKUNLE E. ; DOMINGOS, IGOR F. ; ADEKILE, ADEKUNLE D. ; BLOTTA, MARIA H. S. L. ; SANTOS, MAGNUN N. N. . Anti-inflammatory cytokines in sickle cell disease. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS , v. 49, p. 2433-2442, 2022.
-
ALVES DOS SANTOS, KATIUSSE ; CLEMENTE DOS SANTOS, ISABELLE CRISTINA ; SANTOS SILVA, CAROLLYNE ; GOMES RIBEIRO, HÉRIKS ; DE FARIAS DOMINGOS, IGOR ; NOGUEIRA SILBIGER, VIVIAN . Circulating Exosomal miRNAs as Biomarkers for the Diagnosis and Prognosis of Colorectal Cancer. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES , v. 22, p. 346, 2021.
-
BATISTA, JÉSSICA V. G. F. ; ARCANJO, GABRIELA S. ; BATISTA, THAIS H. C. ; SOBREIRA, MARCONDES J. ; SANTANA, RODRIGO M. ; DOMINGOS, IGOR F. ; HATZLHOFER, BETÂNIA L. ; FALCÃO, DIEGO A. ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; OLIVEIRA, JÉSSICA M. ; ARAUJO, AMANDA S. ; LARANJEIRA, LUANA P. M. ; MEDEIROS, FERNANDA S. ; ALBUQUERQUE, FLÁVIA P. ; ALBUQUERQUE, DULCINÉIA M. ; SANTOS, MAGNUN N. ; HAZIN, MANUELA F. ; DOS ANJOS, ANA C. ; Costa, Fernando F. ; ARAUJO, ADERSON S. . Influence of UGT1A1 promoter polymorphism, α-thalassemia and βs haplotype in bilirubin levels and cholelithiasis in a large sickle cell anemia cohort. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 100, p. 903-911, 2021.
-
HATZLHOFER, BETÂNIA LUCENA DOMINGUES ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO ANTONIO ; DE FARIAS DOMINGOS, IGOR ; ARCANJO, GABRIELA DA SILVA ; WEINHÄUSER, ISABEL ; FALCÃO, DIEGO ARRUDA ; FARIAS, ISABELA CRISTINA CORDEIRO ; DE FREITAS BATISTA, JÉSSICA VITÓRIA GADELHA ; PRADO, LUANA PRISCILLA LARANJEIRA ; OLIVEIRA, JÉSSICA MARIA FLORENCIO ; BATISTA, THAIS HELENA CHAVES ; SOBREIRA, MARCONDES JOSÉ DE VASCONCELOS COSTA ; DE SANTANA, RODRIGO MARCIONILO ; ARAÚJO, AMANDA BEZERRA DE SÁ ; DE MELO, MANUELA ALBUQUERQUE ; DE ANCÂNTARA, BRUNA VASCONCELOS ; COELHO-SILVA, JUAN LUIZ ; DE MOURA RAFAEL, ANA BEATRIZ LUCAS ; DE LIMA SILVA, DANÍZIA MENEZES ; ALBUQUERQUE, FLÁVIA PEIXOTO . Alpha thalassemia, but not βS-globin haplotypes, influence sickle cell anemia clinical outcome in a large, single-center Brazilian cohort. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 100, p. 921-931, 2021.
-
BATISTA, JÉSSICA V. G. F. ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; FALCÃO, DIEGO A. ; DOMINGOS, IGOR F. ; ARCANJO, GABRIELA S. ; HATZLHOFER, BETÂNIA L. ; WEINHÄUSER, ISABEL ; BATISTA, THAIS H. C. ; CARDOSO, PABLO R. G. ; DOS ANJOS, ANA C. ; HAZIN, MANUELA F. ; PITTA, MAIRA G. R. ; Costa, Fernando F. ; ARAUJO, ADERSON S. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Association of KLOTHO polymorphisms with clinical complications of sickle cell anemia. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 100, p. 1921-1927, 2021.
-
PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; COELHO-SILVA, JUAN L. ; DOMINGOS, IGOR F. ; WEINHÄUSER, ISABEL ; FRANCA-NETO, PEDRO L. ; ARAUJO, ADERSON S. ; FRANCA, RAFAEL F. ; BEZERRA, MARCOS A. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. . The ratio of ATP11C/PLSCR1 mRNA transcripts has clinical significance in sickle cell anemia. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 101, p. 281-287, 2021.
-
CHENOU, FRANCINE ; HOUNKPE, BIDOSSESSI WILFRIED ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; TONASSÉ, WOUITCHÉKPO VINCENT ; BATISTA, THAIS HELENA CHAVES ; SANTANA, RODRIGO MARCIONILO ; ARCANJO, GABRIELA DA SILVA ; ALAGBE, ADEKUNLE EMMANUEL ; ARAÚJO, ADERSON DA SILVA ; LUCENA-ARAÚJO, ANTONIO ROBERTO ; Bezerra, Marcos Andre Cavalcanti ; COSTA, FERNANDO FERREIRA ; SONATI, MARIA DE FÁTIMA ; DE PAULA, ERICH VINICIUS ; DOS SANTOS, MAGNUN NUELDO NUNES . Effect of hydroxyurea therapy on intravascular hemolysis and endothelial dysfunction markers in sickle cell anemia patients. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 100, p. 2669-2676, 2021.
-
PEREIRA'MARTINS, DIEGO A. ; COELHO'SILVA, JUAN L. ; DOMINGOS, IGOR F. ; WEINHÄUSER, ISABEL ; SILVEIRA, DOUGLAS R. ; CUNHA, ANDERSON F. ; FRANCA'NETO, PEDRO L. ; FRANCA, RAFAEL F. ; Costa, Fernando F. ; ARAÚJO, ADERSON S. ; LUCENA'ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Association between ANXA2 *5681 polymorphism (rs7170178) and osteonecrosis in haemoglobin SS-genotyped patients. BRITISH JOURNAL OF HAEMATOLOGY , v. 188, p. e8-e11, 2020.
-
DOMINGOS, IGOR F. ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; SOBREIRA, MARCONDES J. V. C. ; OLIVEIRA, ROMULO T. D. ; ALAGBE, ADEKUNLE E. ; LANARO, Carolina ; ALBUQUERQUE, DULCINEIA M. ; BLOTTA, MARIA H. S. L. ; ARAUJO, ADERSON S. ; Costa, Fernando F. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. ; SONATI, MARIA F. ; Bezerra, Marcos A. C. ; SANTOS, MAGNUN N. N. . High levels of proinflammatory cytokines IL-6 and IL-8 are associated with a poor clinical outcome in sickle cell anemia. ANNALS OF HEMATOLOGY , v. 99, p. 947-953, 2020.
-
CHENOU, F. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; LEONARDO, D. P. ; DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAÚJO, A. S. ; BLOTTA, M. H. S. L. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; PAULA, E. V. ; SANTOS, M. N. N. . Endothelial Nitric Oxide Synthase (eNOS) Gene Polymorphisms and Markers of Hemolysis, Inflammation and Endothelial Dysfunction in Brazilian Sickle Cell Anemia Patients. BIOCHEMICAL GENETICS , v. 58, p. 580-594, 2020.
-
DOMINGOS, IGOR F. ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; BORGES-MEDEIROS, RAYSSA L. ; FALCAO, DIEGO A. ; HATZLHOFER, BETANIA L. ; BREWIN, JOHN N. ; GARDNER, KATE ; MENDONCA, TACIANA F. ; CAVALCANTI, MARIA S. ; CUNHA, ANDERSON F. ; ANJOS, ANA C. ; RODRIGUES, EVANDRA S. ; KASHIMA, SIMONE ; CRUZ, PEDRO R. ; MELO, MONICA B. ; MENZEL, STEPHAN ; ARAUJO, ADERSON S. ; Costa, Fernando F. ; BEZERRA, MARCOS A. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. . Evaluation of oxidative stress-related genetic variants for predicting stroke in patients with sickle cell anemia. JOURNAL OF THE NEUROLOGICAL SCIENCES , v. 414, p. 116839, 2020.
-
FARIAS, ISABELA CRISTINA CORDEIRO ; MENDONÇA-BELMONT, TACIANA FURTADO ; MOURA, PATRÍCIA MUNIZ MENDES FREIRE ; DOMINGOS, IGOR FARIAS ; FALCÃO, DIEGO ARRUDA ; ARCANJO, GABRIELA SILVA ; HATZLHOFER, BETÂNIA LUCENA DOMINGUES ; Ó, KLEYTON PALMEIRA DO ; FARIAS, JOÃO VICTOR CORDEIRO ; SILVA, ANDREIA SOARES DA ; VASCONCELOS, LUYDSON RICHARDSON SILVA ; ARAÚJO, ADERSON DA SILVA ; ANJOS, ANA CLÁUDIA MENDONÇA DOS ; LUCENA-ARAÚJO, ANTÔNIO ROBERTO ; CAVALCANTI, MARIA DO SOCORRO DE MENDONÇA ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ CAVALCANTI . MBL2 gene polymorphisms are not related to the occurrence of cerebrovascular disease in sickle cell anemia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 439974240, 2020.
-
CHINEDU, OKEKE ; TONASSÉ, WOUITCHÉKPO VINCENT ; ALBUQUERQUE, DULCINÉIA MARTINS ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; ARAÚJO, ADERSON DA SILVA ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ CAVALCANTI ; SONATI, MARIA DE FÁTIMA ; SANTOS, MAGNUN NUELDO NUNES DOS . Polymorphisms in the heme oxygenase-1 and bone morphogenetic protein receptor type 1b genes and estimated glomerular filtration rate in Brazilian sickle cell anemia patients. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 43, p. 165-170, 2020.
-
PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; BELINI-JUNIOR, EDIS ; COELHO-SILVA, JUAN L. ; WEINHÄUSER, ISABEL ; ARAÚJO, ADERSON S. ; LOBO, CLARISSE L. ; BONINI-DOMINGOS, CLAUDIA R. ; BEZERRA, MARCOS A. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. . Association of HMIP1 C-893A polymorphism and disease severity in patients with sickle cell anemia. Hematology, Transfusion and Cell Therapy , v. 43, p. 243-248, 2020.
-
SANTATERRA, VANESSA ARAUJO GOMES ; FIUSA, MAIARA MARX LUZ ; HOUNKPE, BIDOSSESSI WILFRIED ; CHENOU, FRANCINE ; TONASSE, WOUITCHEKPO VINCENT ; DA COSTA, LOREDANA NILKENES GOMES ; GARCIA-WEBER, DIEGO ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; LIMA, FRANCIELE DE ; BORBA-JUNIOR, IVANIO TEIXEIRA ; ARAÚJO, ADERSON DA SILVA ; LUCENA-ARAÚJO, ANTONIO ROBERTO ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ CAVALCANTE ; DOS SANTOS, MAGNUN NUELDO NUNES ; COSTA, FERNANDO FERREIRA ; MILLÁN, JAIME ; DE PAULA, ERICH VINICIUS . Endothelial Barrier Integrity Is Disrupted In Vitro by Heme and by Serum From Sickle Cell Disease Patients. Frontiers in Immunology , v. 11, p. 535147, 2020.
-
HOUNKPE, BIDOSSESSI WILFRIED ; CHENOU, FRANCINE ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; CARDOSO, EVILAZIO CUNHA ; COSTA SOBREIRA, MARCONDES JOSÉ DE VASCONCELOS ; ARAUJO, ADERSON S. ; LUCENA'ARAÚJO, ANTONIO ROBERTO ; DA SILVA NETO, PEDRO VIEIRA ; MALHEIRO, ADRIANA ; FRAIJI, NELSON ABRAHIM ; COSTA, FERNANDO FERREIRA ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ C. ; SANTOS, MAGNUN NUELDO NUNES ; DE PAULA, ERICH VINICIUS . Neutrophil extracellular trap regulators in sickle cell disease: Modulation of gene expression of PADI4, neutrophil elastase, and myeloperoxidase during vaso-occlusive crisis. Research and Practice in Thrombosis and Haemostasis , v. 5, p. 204-210, 2020.
-
DE CARVALHO-SIQUEIRA, GABRIELA QUEILA ; ANANINA, GALINA ; DE SOUZA, BRUNO BATISTA ; BORGES, MURILO GUIMARÃES ; ITO, MIRTA TOMIE ; DA SILVA-COSTA, SUELI MATILDE ; DE FARIAS DOMINGOS, IGOR ; FALCÃO, DIEGO ARRUDA ; LOPES-CENDES, ISCIA ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ CAVALCANTI ; DA SILVA ARAÚJO, ADERSON ; LUCENA-ARAÚJO, ANTÔNIO ROBERTO ; DE SOUZA GONÇALVES, MARILDA ; SAAD, SARA TERESINHA OLALLA ; COSTA, FERNANDO FERREIRA ; DE MELO, MÔNICA BARBOSA . Whole-exome sequencing indicates FLG 2 variant associated with leg ulcers in Brazilian sickle cell anemia patients. EXPERIMENTAL BIOLOGY AND MEDICINE , v. 244, p. 932-939, 2019.
-
MAIA DE OLIVEIRA DA SILVA, JOÃO PEDRO ; BRUGNEROTTO, ANA FLÁVIA ; S. ROMANELLO, KAREN ; K. L. TEIXEIRA, KARINA ; LANARO, Carolina ; S. DUARTE, ADRIANA ; G. L. COSTA, GUSTAVO ; DA SILVA ARAÚJO, ADERSON ; C. BEZERRA, MARCOS ANDRÉ ; DE FARIAS DOMINGOS, IGOR ; PEREIRA MARTINS, DIEGO A. ; MALAVAZI, IRAN ; F. COSTA, FERNANDO ; DA CUNHA, ANDERSON F. . Global gene expression revealed an increase of HMGB1 and APEX1 proteins and their involvement in oxidative stress, apoptosis and inflammation pathways among beta-thalassaemia intermedia and major phenotypes. BRITISH JOURNAL OF HAEMATOLOGY , v. 186, p. 608-619, 2019.
-
CRUZ, PEDRO R. S. ; ANANINA, GALINA ; GIL-DA-SILVA-LOPES, VERA LUCIA ; SIMIONI, MILENA ; MENAA, FARID ; Bezerra, Marcos A. C. ; DOMINGOS, IGOR F. ; ARAÚJO, ADERSON S. ; PELLEGRINO, RENATA ; HAKONARSON, HAKON ; Costa, Fernando F. ; DE MELO, MÔNICA BARBOSA . Genetic comparison of sickle cell anaemia cohorts from Brazil and the United States reveals high levels of divergence. Scientific Reports , v. 9, p. 10896, 2019.
-
DOMINGOS, IGOR F. ; PEREIRA-MARTINS, DIEGO A. ; COELHO-SILVA, JUAN L. ; BORGES-MEDEIROS, RAYSSA L. ; FALCÃO, DIEGO A. ; AZEVEDO, RENATA C. ; ANJOS, ANA C. ; COSTA, FERNANDO F. ; MENDONÇA, TACIANA F. ; CAVALCANTI, MARIA S. ; ARAUJO, ADERSON S. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Interleukin-6 G-174C polymorphism predicts higher risk of stroke in sickle cell anaemia. BRITISH JOURNAL OF HAEMATOLOGY , v. 182, p. 294-297, 2018.
-
ROMANELLO, KAREN S. ; TEIXEIRA, KARINA K. L. ; SILVA, JOÃO PEDRO M. O. ; NAGAMATSU, SHEILA T. ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ C. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, DIEGO A. P. ; ARAUJO, ADERSON S. ; LANARO, Carolina ; BREYER, CARLOS A. ; FERREIRA, REGIANE A. ; Franco-Penteado, Carla ; Costa, FF ; MALAVAZI, IRAN ; NETTO, LUIS E. S. ; DE OLIVEIRA, MARCOS A. ; CUNHA, ANDERSON F. . Global analysis of erythroid cells redox status reveals the involvement of Prdx1 and Prdx2 in the severity of beta thalassemia. PLoS One , v. 13, p. e0208316, 2018.
-
ALAGBE, A.E. ; JUSTO JUNIOR, A.S. ; RUAS, L.P. ; TONASSÉ, W.V. ; SANTANA, R.M. ; BATISTA, T.H.C. ; DOMINGOS, I.F. ; ARAUJO, A.S. ; BEZERRA, M.A.C. ; SANTOS, M.N.N. ; BLOTTA, M.H.S.L. . Interleukin-27 and interleukin-37 are elevated in sickle cell anemia patients and inhibit in vitro secretion of interleukin-8 in neutrophils and monocytes. CYTOKINE , p. 85-92, 2017.
-
LEONARDO, FLÁVIA C. ; BRUGNEROTTO, ANA F. ; DOMINGOS, I. F. ; FERTRIN, KLEBER Y. ; DE ALBUQUERQUE, DULCINÉIA M. ; Bezerra, Marcos A. C. ; ARAÚJO, ADERSON S. ; Saad, Sara T. O. ; Costa, FF ; MENZEL, STEPHAN ; CONRAN, Nicola ; THEIN, SWEE LAY . Reduced rate of sickle-related complications in Brazilian patients carrying HbF-promoting alleles at the BCL11A and HMIP-2 loci. British Journal of Haematology (Print) , v. 173, p. 456-460, 2016.
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. ; OLIVEIRA, F. B. ; ARAUJO, F. R. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. . Prevalence and molecular defect characterization of glucose-6-phosphate dehydrogenase deficiency in Brazilian blood donors. International Journal of Laboratory Hematology (Print) , v. --, p. n/a-n/a, 2015.
-
ARAUJO, NARA B. ; DOMINGOS, IGOR F. ; MEDEIROS, FERNANDA S. ; HATZLHOFER, BETÂNIA L. ; MENDONÇA, TACIANA F. ; VASCONCELOS, LUYDSON R. ; CAVALCANTI, MARIA DO SOCORRO M. ; ARAUJO, ADERSON S. ; OLIVEIRA, MARIA DO CARMO V. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Lack of association between the Duffy antigen receptor for chemokines (DARC) expression and clinical outcome of children with sickle cell anemia. Immunology Letters , v. 166, p. 140-142, 2015.
-
PARAHYM, ANA MARIA RABELO DE CARVALHO ; ROLIM NETO, PEDRO JOSÉ ; SILVA, CAROLINA MARIA DA ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; GONÇALVES, SARAH SANTOS ; LEITE, EDINALVA PEREIRA ; MORAIS, VERA LÚCIA LINS DE ; MACÊDO, DANIELLE PATRÍCIA CERQUEIRA ; LIMA NETO, REGINALDO GONÇALVES DE ; NEVES, REJANE PEREIRA . Invasive infection due to Saprochaete capitata in a young patient with hematological malignancies. Brazilian Journal of Microbiology (Online) , v. 46, p. 527-530, 2015.
-
DOMINGOS, IGOR F. ; FALCÃO, DIEGO A. ; HATZLHOFER, BETANIA L. ; CUNHA, ANDERSON F. ; SANTOS, MAGNUN N. ; ALBUQUERQUE, DULCINÉIA M. ; FERTRIN, KLEBER Y. ; COSTA, FERNANDO F. ; AZEVEDO, RENATA C. ; MACHADO, CÍNTIA G. ; ARAÚJO, ADERSON S. ; LUCENA-ARAUJO, ANTONIO R. ; BEZERRA, MARCOS A. . Influence of the βs haplotype and α-thalassemia on stroke development in a Brazilian population with sickle cell anaemia. Annals of Hematology (Print) , v. 93, p. 1123-1129, 2014.
-
DE OLIVEIRA FILHO, ROMÉRIO ALENCAR ; SILVA, GÉSSYKA JERÔNIMO ; DE FARIAS DOMINGOS, IGOR ; HATZLHOFER, BETÂNIA LUCENA DOMINGUES ; DA SILVA ARAÚJO, ADERSON ; DE LIMA FILHO, JOSÉ LUIZ ; BEZERRA, MARCOS ANDRÉ CAVALCANTI ; MARTINS, DANYELLY BRUNESKA GONDIM ; DE ARAÚJO, ROSÂNGELA FERREIRA FRADE . Association between the genetic polymorphisms of glutathione S-transferase (GSTM1 and GSTT1) and the clinical manifestations in sickle cell anemia. Blood Cells, Molecules & Diseases (Print) , v. 51, p. 76-79, 2013.
-
DE CARVALHO PARAHYM, ANA MARIA RABELO ; DA SILVA, CAROLINA MARIA ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; GONÇALVES, SARAH SANTOS ; DE MELO RODRIGUES, MÁRCIA ; DE MORAIS, VERA LÚCIA LINS ; NEVES, REJANE PEREIRA . Pulmonary infection due to Pseudozyma aphidis in a patient with burkitt lymphoma: first case report. Diagnostic Microbiology and Infectious Disease , v. 12, p. 388-394, 2012.
-
Inácio, Cicero Pinheiro ; NEVES, REJANE PEREIRA ; Buonafina, Maria Daniela Silva ; Andrade, Melyna Chaves Leite de ; Diniz, Madi Veiga ; Lacerda Filho, Armando Marsden ; Bezerra, Marcos Andre Cavalcanti ; DOMINGOS, IGOR DE FARIAS ; Magalhães, Oliane Maria Correia . IMPACTOS DA HISTOPLASMOSE EM PORTADORES DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA. Biomedicina e Farmácia: Aproximações 3. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 48-61.
-
DOMINGOS, I. F. ; NEVES, R.P. . Micoses em portadores de doenças hematológicas malignas, perfil epidemiológico e susceptibilidade antifúngica dos agentes etiológicos. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XVIII Conic), 2010, Recife. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XVIII Conic), 2010.
-
OLIVEIRA, J. P. M. ; BRUGNEROTTO, ANA F. ; ROMANELLO, K. S. ; K. L. TEIXEIRA, KARINA ; LANARO, C. ; S. DUARTE, ADRIANA ; G. L. COSTA, GUSTAVO ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M.A.C. ; DOMINGOS, I.F. ; MARTINS, D. A. P. ; MALAVAZI, IRAN ; COSTA, F. F. ; CUNHA, A. F. . HMGB1 AND APEX1 PROTEINS ARE DIFFERENTIALLY EXPRESSED AMONG BETA-THALASSEMIA INTERMEDIA AND MAJOR PHENOTYPE AND INVOLVED IN OXIDATIVE STRESS, APOPTOSIS AND INFLAMMATION PATHWAYS. In: 48a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2019, Águas de Lindoia. 48a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2019.
-
OLIVEIRA, J. M. F. ; BATISTA, J. V. G. F. ; ARCANJO, G. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; RAFAEL, A. B. L. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Avaliação da associação do SNP rs1478605 (A>G) do gene THBS1 com acidente vascular cerebral em pacientes com anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019.
-
ARCANJO, G. S. ; BATISTA, J. V. G. F. ; OLIVEIRA, J. M. F. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. B. S. ; ANDRADE, A. M. G. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Vitamin D receptor (VDR) gene polymorphisms and sickle cell anemia severity. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019.
-
CHENOU, F. ; HOUNKPE, B. W. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I.F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; PAULA, E. V. ; SANTOS, M. N. N. . Polimorfismo do gene da endotelina-1 (EDN1) e marcadores de inflamação na anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2019, 2019.
-
TONASSE, W. V. ; CHENOU, F. ; DOMINGOS, I. F. ; BATISTA, T. H. C. ; SANTANA, R. M. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Correlations between hemolysis and hypercoagulability markers and effects of hydroxyurea therapy in sickle cell patients. In: 23rd Congress of the European Hematology Association, 2018, Estocolmo. 23rd Congress of the European Hematology Association, 2018.
-
TONASSE, W. V. ; CHENOU, F. ; DOMINGOS, I. F. ; BATISTA, T. H. C. ; SANTANA, R. M. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Hemolysis and coagulation markers in sickle cell anemia patients with and without hydroxyurea therapy. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2018, 2018, São Paulo. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2018, 2018.
-
TONASSE, W. V. ; CHENOU, F. ; DOMINGOS, I. F. ; BATISTA, T. H. C. ; SANTANA, R. M. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Hemolysis and hypercoagulability markers in sickle cell anemia patients with and without hydroxyurea therapy. In: 11ª semana de pesquisa da FCM - UNICAMP, 2018, Campinas. 11ª semana de pesquisa da FCM - UNICAMP, 2018.
-
XAVIER, A. L. ; BATISTA, J. V. G. F. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; SA, A. F. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . WRN and BLM RecQ-Helicase genes are hyperexpressed in patients with SCA. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2018, 2018, São Paulo. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2018, 2018.
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência do SPHK1 na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme acompanhados em Pernambuco. In: VIII Jornada de Pós-Graduação em Genética - UFPE, 2018, Recife. VIII Jornada de Pós Graduação em Genética - UFPE, 2018.
-
ARCANJO, G. S. ; DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, R. L. B. ; BATISTA, J. V. G. F. ; BATISTA, T. H. C. ; SANTANA, R. M. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência dos polimorfismos T-786C e VNTR (4A/B) no gene eNOS com o desenvolvimento de doença cerebrovascular em pacientes pediátricos com anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
BATISTA, J. V. G. F. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; OLIVEIRA, J. M. F. ; XAVIER, A. L. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Expressão diferencial de Klotho em indivíduos com e sem anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
ALAGBE, A. E. ; JUSTO JUNIOR, A. S. ; RUAS, L. P. ; TONASSE, W. V. ; DOMINGOS, I. F. ; SANTANA, R. M. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; SANTOS, M. N. N. ; BLOTTA, M. H. S. L. . Evaluation of interleukin-27 and interleukin-37 in sickle cell anemia patients and their effect on neutrophils and monocytes. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
TONASSE, W. V. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Rs2000999 G>A allele frequencies and genotype distribution in brazilian sickle cell anemia patients. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
XAVIER, A. L. ; MARTINS, D. A. P. ; BATISTA, J. V. G. F. ; SILVA, E. N. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação do SNP rs6601330 no gene TNKS1 com dados clínicos e laboratoriais de pacientes com anemia falciforme oriundos da fundação HEMOPE. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
CHENOU, F. ; HOUNKPE, B. W. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; PAULA, E. V. ; SANTOS, M. N. N. . Polimorfismo do gene PADI4 como fator de risco para a síndrome torácica aguda na anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
TONASSE, W. V. ; CHINEDU, O. ; FABER, E. W. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Heme oxygenase-1 gene promoter rs2071746 A>T polymorphism is associated with increased estimated glomerular filtration rate in brazilian sickle cell anemia patients. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017, Curitiba. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2017, 2017.
-
TONASSE, W. V. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Rs2000999 (A/G) allele frequencies and genotype distribution in brazilian sickle cell anemia patients. In: Brazilian International Congress of Genetics, 2017, Águas de Lindóia. Brazilian International Congress of Genetics, 2017.
-
HOUNKPE, B. W. ; CHENOU, F. ; DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; OLIVEIRA, R. T. D. ; BLOTTA, M. H. S. L. ; SONATI, M. F. ; COSTA, F. F. ; SANTOS, M. N. N. ; PAULA, E. V. . Expression of netosis regulators and correlation with inflammatory and coagulation biomarkers in sickle cell anemia patients. In: 59th ASH Annual Meeting & Exposition, 2017, Atlanta. 59th ASH Annual Meeting & Exposition, 2017.
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; MEDEIROS, R. L. B. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; CUNHA, A. F. ; AZEVEDO, R. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influence of SOD2 Val16Ala polymorphism on stroke development in a sickle cell anemia Brazilian population. In: XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife. XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016.
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; SILVA, J. L. C. ; MEDEIROS, R. L. B. ; FALCAO, D. A. ; AZEVEDO, R. C. ; ANJOS, A. C. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Association between interleukin-6 G-174C polymorphism and stroke development in sickle cell anemia. In: XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife. XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016.
-
MEDEIROS, R. L. B. ; MARTINS, D. A. P. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; DOMINGOS, I. F. ; AZEVEDO, R. C. ; ANJOS, A. C. ; PERES, J. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação do polimorfismo IVS-14-1046 C>T no gene ANXA2 com o desenvolvimento do acidente vascular cerebral em pacientes pediátricos com anemia falciforme. In: XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife. XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016.
-
ROMANELLO, K. S. ; LOPES, K. K. ; OLIVEIRA, J. P. M. ; NAGAMATSU, S. T. ; BEZERRA, M. A. C. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; FRANCO-PENTEADO, C. ; NETTO, L. E. S. ; COSTA, FERNANDO F. ; MALAVAZI, I. ; OLIVEIRA, M. A. ; CUNHA, A. F. . Peroxirredoxinas são diferencialmente reguladas e podem estar envolvidas na fisiopatologia da anemia falciforme e da beta talassemia. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
PIELLUSCH, B. F. ; FERREIRA, R. A. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Perfil de expressão do microRNA-155 em células mononucleares de pacientes com anemia falciforme com e sem úlcera de perna. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; LANARO, C. ; ARAUJO, A. S. ; BLOTTA, M. H. S. L. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; SANTOS, M. N. N. . High levels of pro-inflammatory cytokines is associated a poor clinical outcome in sickle cell anemia. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
ROMANELLO, K. S. ; LOPES, K. K. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; COSTA, F. F. ; NETTO, L. E. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; MALAVAZI, I. ; CUNHA, A. F. . Aumento na oxidação de PRDX2 revela um importante alvo envolvido na deficiência de glicose-6-fostato desidrogenase. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
BATISTA, J. V. G. F. ; MARTINS, D. A. P. ; FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; CALLADO, F. M. R. A. ; PERES, J. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Klotho gene polymorphisms and their association with clinical manifestations in patients with sickle cell anemia. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
HATZLHOFER, B. L. D. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; MEDEIROS, R. L. B. ; BATISTA, J. V. G. F. ; SOUZA, M. B. S. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência dos haplótipos beta S e da talassemia alfa no perfil clínico da anemia falciforme em Pernambuco, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
MEDEIROS, R. L. B. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; AZEVEDO, R. C. ; ANJOS, A. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Avaliação de polimorfismos no gene ANXA2 com o desenvolvimento do acidente vascular cerebral em pacientes com anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2016, 2016.
-
FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; BATISTA, T. H. C. ; ARCANJO, G. S. ; PERES, J. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Análise do perfil de expressão gênica da SMAD7 no desenvolvimento de úlceras maleolares em pacientes com anemia falciforme. In: XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016, Recife. XXI Encontro de Genética do Nordeste, 2016.
-
BATISTA, J. V. G. F. ; MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. ; ARAUJO, A. S. ; ANJOS, A. C. ; CALLADO, F. M. R. A. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação de polimorfismos genéticos em Klotho com o desenvolvimento de priapismo em pacientes com anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2015, 2015, São Paulo. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2015.
-
MACHADO, L. M. S. ; PIELLUSCH, B. F. ; REZENDE, N. C. ; SANTOS, M. N. N. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; MOTA, N. O. ; BEZERRA, M. A. C. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; COSTA, FERNANDO F. ; SONATI, M. F. ; RIBEIRO, D. M. . Polimorfismo do gene da hemopexina (HPX) em pacientes com anemia falciforme do estado de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2015, 2015, São Paulo. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2015.
-
LARANJEIRA, L. P. M. ; MARTINS, D. A. P. ; FALCAO, D. A. ; FARIAS, I. C. C. ; DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, R. L. B. ; CALLADO, F. M. R. A. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação dos polimorfismos em genes da via do TGF beta na ocorrência de úlceras maleolares em pacientes com anemia falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2015, 2015, São Paulo. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2015.
-
LARANJEIRA, L. P. M. ; FALCAO, D. A. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, R. L. B. ; MARTINS, D. A. P. ; MENDONCA, T. F. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação de Polimorfismos nos Genes TGF-Beta e BMP6 que podem estar relacionados ao Desenvolvimento de Úlceras de Membros Inferiores em Pacientes com Anemia Falciforme no Estado de Pernambuco. In: Congreso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular ? HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 30-30.
-
MARTINS, D. A. P. ; SOUZA, M. B. S. ; DOMINGOS, I. F. ; SILVA, J. L. C. ; COSTA, M. A. ; FRANCA NETO, P. L. ; GUEDES, G. M. R. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação do Polimorfismo ANXA2 (rs7170178) na Susceptibilidade à Ocorrência de Osteonecrose em Pacientes com Anemia Falciforme. In: Congreso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular ? HEMO 2014ICARDO DOMINGOS, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 31-32.
-
PINTO, M. S. A. R. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; BEZERRA, M. A. C. ; MOURA, P. M. M. F. . Association of MBL2 gene Haplotypes related to the Levels of Mannose-Binding Lectin (MBL) and Priapism in Patients with Sickle Cell Anemia. In: Congreso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular ? HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 33-33.
-
DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, R. L. B. ; MARTINS, D. A. P. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação dos Polimorfismos SOD2 (Val-16ala) (rs4880) E GPX-3 T-518c (rs8177406) na Susceptibilidade à Ocorrência da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme. In: Congreso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular ? HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 33-33.
-
MEDEIROS, R. L. B. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; FRANCA NETO, P. L. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação de Polimorfismos nos Genes IL1RN e IL10 na Susceptibilidade à Ocorrência da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme. In: Congreso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular ? HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 35-35.
-
VASCONCELOS, C. M. M. ; MENDONCA, T. F. ; SILVA, A. S. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, F. S. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. ; MOURA, P. M. M. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. . Association of TNF and IL10 Polymorphisms with SEA and VOC in Children with Sickle Cell Anemia. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 36-36.
-
MENDONCA, T. F. ; SILVA, A. S. ; MEDEIROS, F. S. ; VASCONCELOS, C. M. M. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. ; MOURA, P. M. M. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. . Associação dos Polimorfismos SOD2, CAT-01 e GPX-1 com os Eventos Vaso-Oclusivos em Crianças com Anemia Falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 36-37.
-
FARIAS, I. C. C. ; FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; ARAUJO, A. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; MOURA, P. M. M. F. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação de Polimorfismos no Gene MBL2 com o Desenvolvimento de Úlceras de Perna em Pacientes com Anemia Falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 37-38.
-
REZENDE, N. C. ; MACHADO, L. M. S. ; RIBEIRO, D. M. ; BEZERRA, M. A. C. ; DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; SANTOS, M. N. N. . Distribuição dos Genótipos da Haptoglobina em Pacientes com Doenças Falciformes (HbSS, HbSC e HbS/BTalassemia). In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 19-19.
-
MACHADO, L. M. S. ; REZENDE, N. C. ; SANTOS, M. N. N. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; MOTA, N. O. ; BEZERRA, M. A. C. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; COSTA, F. F. ; SONATI, M. F. ; RIBEIRO, D. M. . Polimorfismo do Gene da Hemopexina em Pacientes com Anemia Falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2014, 2014, Florianópolis. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2014. v. 36. p. 19-20.
-
BEZERRA, M. A. C. ; FARIAS, I. C. C. ; FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; MELLO, M. R. B. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; FERTRIN, K. Y. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; ARAUJO, A. S. ; MOURA, P. M. M. F. ; COSTA, F. F. . Association of MBL2 polymorphism with Leg Ulcers Development in Sickle Cell Anemia Patients. In: 56th American Society of Hematology (ASH) Annual Meeting and Exposition, 2014, San Francisco. 56th American Society of Hematology (ASH) Annual Meeting and Exposition, 2014.
-
ROMANELLO, K. S. ; LOPES, K. K. ; BEZERRA, M. A. C. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; NETTO, L. E. S. ; COSTA, F. F. ; MALAVAZI, I. ; CUNHA, A. F. . The Reduction of Peroxiredoxins Activity are Corelated with the Increase of Reactive Oxygen Species (ROS) and Cell Hemolysis Observed in Patients with Hemolytic Anemias. In: 19th Congress of the European Hematology Association, 2014, Milan. 19th Congress of the European Hematology Association, 2014.
-
CARVALHO PARAHYM, A. M. R. ; ROLIM NETO, P. J. ; SILVA, C. M. ; QUIRINO, R. M. ; CORREIA, T. T. S. ; LIMA NETO, R. G. ; DOMINGOS, I. F. ; NEVES, R.P. . Anidulafungina: Importante Opção no Tratamento da Candidíase Invasiva. In: XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia, 2013, Fortaleza. Anidulafungina: Importante Opção no Tratamento da Candidíase Invasiva, 2013.
-
MARTINS, D. A. P. ; SOUZA, M. B. S. ; DOMINGOS, I. F. ; PEREIRA, T. M. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência da Talassemia Alfa no Desenvolvimento de Osteonecrose em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme no Estado de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2013, 2013, Brasília. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2013. v. 35. p. 66-67.
-
MARTINS, D. A. P. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; SILVA, J. L. C. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência do Polimorfismo da MTHFR C677T (MTHFR) no Desenvolvimento de Osteonecrose em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme no Estado de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2013, 2013, Brasília. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2013. v. 35. p. 67-67.
-
PEREIRA, T. M. ; MARTINS, D. A. P. ; FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; MOURA, P. M. M. F. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência do Polimorfismo rs1225934 do Gene BMP6 na fisiopatogenese da Osteonecrose em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2013, 2013, Brasília. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2013. v. 35. p. 67-68.
-
ROMANELLO, K. S. ; LOPES, K. K. ; BEZERRA, M. A. C. ; DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; NETTO, L. E. S. ; COSTA, F. F. ; MALAVAZI, I. ; CUNHA, A. F. . Peroxiredoxinas são Diferencialmente Expressas em Reticulócitos de Pacientes Beta Talassêmicos e com Anemia Falciforme e podem estar Envolvidos na Severidade das Doenças. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2013, 2013, Brasília. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2013. v. 35. p. 49-49.
-
ROMANELLO, K. S. ; LOPES, K. K. ; NAGAMATSU, S. T. ; BEZERRA, M. A. C. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; NETTO, L. E. S. ; COSTA, F. F. ; MALAVAZI, I. ; CUNHA, A. F. . Peroxiredoxins Play An Important Role In The Survival Of Erythroid Cells In Beta Thalassemia And Sickle Cell Disease Patients. In: 18th Congress of the European Hematology Association, 2013, Stockholm. 18th Congress of the European Hematology Association, 2013.
-
DOMINGOS, I. F. . Investigação de polimorfismos em genes relacionados ao estresse oxidativo e inflamação no desenvolvimento da doença cerebrovascular em pacientes com anemia falciforme. In: III Jornada de Pós-Graduação em Genética da UFPE, 2013, Recife. III Jornada de Pós-Graduação em Genética da UFPE, 2013.
-
DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Determinação do Haplótipo BS em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme do Estado de Pernambuco. In: XIX Encontro de Genética do Nordeste, 2012, Petrolina. XIX Encontro de Genética do Nordeste, 2012.
-
DOMINGOS, I. F. ; PEREIRA, T. M. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação da Deleção a3.7Kb Talassemia em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme do Estado de Pernambuco. In: XIX Encontro de Genética do Nordeste, 2012, Petrolina. XIX Encontro de Genética do Nordeste, 2012.
-
MEDEIROS, F. S. ; PEREIRA, T. M. ; HIRATA, O. A. ; ARAUJO, N. B. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. . Acurácia do Teste Bioquímico de Brewer na Triagem de Crianças com Anemia Falciforme Atendidas na Fundação HEMOPE. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2012, 2012, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2012. v. 34. p. 147-147.
-
PEREIRA, T. M. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; DOMINGOS, I. F. ; FALCAO, D. A. ; MOURA, P. M. M. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação de Polimorfismos no Gene BMP6 em Pacientes com Osteonecrose Portadores de Anemia Falciforme. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2012, 2012, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2012. v. 34. p. 144-144.
-
FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; MARTINS, D. A. P. ; SILVA, R. R. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; FERTRIN, K. Y. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência da Talassemia Alfa no Desenvolvimento de Úlceras de Membros Inferiores em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme no Estado de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2012, 2012, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2012. v. 34. p. 142-143.
-
FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, N. B. ; MEDEIROS, F. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência do Polimorfismo da Região Promotora do Gene eNOS -786 (T-C) no Desenvolvimento de Úlceras de Membros Inferiores em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme no Estado de Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular - HEMO 2012, 2012, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2012. v. 34. p. 143-143.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; GONCALVES, S. S. ; RODRIGUES, M. M. ; MORAIS, V. L. L. ; NEVES, R.P. . Pulmonary Infection due to an Emerging Fungal in a Patient with non-Hodgkin Lymphoma - First Case Report. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2012.
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; FERREIRA, C. B. C. ; PINTO, M. S. A. R. ; SANTOS, M. N. N. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; MELLO, K. H. L. ; MEDEIROS, F. S. ; FERTIN, K. Y. ; FERTRIN, K. Y. ; COSTA, F. F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Molecular Characteristics of Patients with Sickle Cell Anemia and Stroke in a Brazilian Population. In: 16th Congress of the European Hematology Association, 2011, Londres. Haematologica, 2011. v. 96. p. 629-630.
-
DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. . Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-Alfa em Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral. In: 15º Jornada de Iniciação Científica, 2011, Recife. 15º Jornada de Iniciação Científica, 2011.
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; OLIVEIRA, F. B. ; FALCAO, D. A. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. In: VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme, 2011, Fortaleza, Ceará. VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme, 2011.
-
MEDEIROS, F. S. ; HIRATA, O. A. ; ARAUJO, N. B. ; SANTOS, M. N. N. ; DOMINGOS, I. F. ; OLIVEIRA, F. B. ; PEREIRA, T. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. . Análise Molecular da Deficiência de Glicose-6-fosfato Desidrogenase e Genótipo do Gene UGT1A1 em Crianças com Anemia Falciforme Atendidas na Fundação HEMOPE. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2011, 2011, São Paulo. Anais da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia 2011, 2011. v. 33.
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; FERREIRA, C. B. C. ; SANTOS, M. N. N. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; MELLO, K. H. L. ; MEDEIROS, F. S. ; COSTA, F. F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2011, 2011, São Paulo. Anais da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia 2011, 2011. v. 33. p. 78-79.
-
FARIAS, I. C. C. ; MENDONCA, T. F. ; DOMINGOS, I. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; MOURA, P. M. M. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; ARAUJO, A. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; BEZERRA, M. A. C. . Frequência do Polimorfismo do Gene MBL2 em Pacientes com Anemia Falciforme com Alterações Cerebrovasculares. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2011, 2011, São Paulo. Anais da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia 2011, 2011. v. 33.
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; LIMA-NETO, R. G. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; MENDES, A. A. ; SEPULVEDA, D. L. ; NEVES, R.P. . Resistência antifúngica ao fluconazol por isolados de Candida tropicalis. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
CHIANCA, M. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; BRANDAO, I. S. L. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SILVA, O. B. ; NEVES, R.P. . Candidemias nosocomiais: Diagnóstico e perfil de virulências dos agentes quanto à capacidade de formação de biofilme. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
SILVA, C. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; DOMINGOS, I. F. ; JUCÁ, M. B. ; OLIVEIRA, G. G. ; NEVES, R.P. . Candidemias em neonatos e perfil de susceptibilidade dos agentes etiológicos às drogas antifúngicas. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; CHIANCA, M. M. ; MORAIS, V. L. L. ; OLIVEIRA, G. G. ; NEVES, R.P. . Candidemias em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; SEPULVEDA, D. L. ; MENDES, A. A. ; OLIVEIRA, G. G. ; NEVES, R.P. . Perfil de susceptibilidade de isolados de Candida a anidulafungina. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MENDES, A. A. ; SEPULVEDA, D. L. ; NEVES, R.P. . Endocardite fúngica e perfil de susceptibilidade antifúngica dos isolados. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
SILVA, C. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; DOMINGOS, I. F. ; LIMA-NETO, R. G. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; NEVES, R.P. . Avaliação da resistência ao fluconazol por espécies de Candida. In: II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Microbiologia Clínica, 2010.
-
HATZLHOFER, B. L. D. ; SANTOS, M. N. N. ; PINTO, M. S. A. R. ; LIMA, A. S. M. ; OLIVEIRA, F. B. ; MEDEIROS, F. S. ; DOMINGOS, I. F. ; COSTA, H. J. A. ; SILVA, R. R. ; ARAUJO, N. B. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Frequência dos haplótipos da globina beta e da talassemia alfa em crianças portadoras de anemia falciforme em Pernambuco, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2010, Brasília. Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MENDES, A. A. ; SEPULVEDA, D. L. ; NEVES, R.P. . Diagnóstico laboratorial de endocardites fúngicas em portadores de próteses cardíacas. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasília. VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.
-
SILVA, C. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; ARCOVERDE, J. H. V. ; CHIANCA, M. M. ; DOMINGOS, I. F. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SILVA, O. B. ; NEVES, R.P. . Infecções fúngicas nosocomiais em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva e perfil de virulência dos agentes etiológicos. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; MORAIS, V. L. L. ; NEVES, R.P. . Infecção pulmonar fatal por Trichosporon inkin em portador de leucemia mielóide. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; SILVA, O. B. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; NEVES, R.P. . Fungemia por Penicillium commune em portador de mieloma múltiplo. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SILVA, O. B. ; LIMA-NETO, R. G. ; CHIANCA, M. M. ; NEVES, R.P. . Candidíases associadas a hematologia malignas e perfil de susceptibilidade antifúngica dos isolados. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
SILVA, C. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; CHIANCA, M. M. ; DOMINGOS, I. F. ; SILVA, O. B. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; NEVES, R.P. . Candidíases em portadores de hematologias malignas e susceptibilidade dos agentes etiológicos às toxinas killer. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; MENDES, A. A. ; LIMA-NETO, R. G. ; NEVES, R.P. . Endocardite e posterior infecção disseminada por Candida parapsilosis e perfil de susceptibilidade antifúngica. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; SEPULVEDA, D. L. ; MENDES, A. A. ; LIMA-NETO, R. G. ; NEVES, R.P. . Caso fatal de endocardite por Candida tropicalis e susceptibilidade antifúngica. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; CHIANCA, M. M. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SILVA, O. B. ; NEVES, R.P. . Infecção respiratória por Geotrichum candidum em portadora de linfoma não-Hodgkin. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
SILVA, C. M. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; DOMINGOS, I. F. ; MORAIS, V. L. L. ; NEVES, R.P. . Infecção urinária por Geotrichum capitatum em portador de leucemia mielóide aguda. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
SOUZA, G. D. O. ; SOUZA, A. I. ; OLIVEIRA, F. B. ; DOMINGOS, I. F. ; PINHO, R. L. ; ARAUJO, R. O. ; SOLIDONIO, E. G. ; SENA, K. X. F. R. . Eficácia do álcool gel, álcool 700 GL e sabão amarelo frente a microrganismos potencialmente patogênicos. In: XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010, Recife. XII Congresso Brasileiro de Biomedicina, 2010.
-
CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; DOMINGOS, I. F. ; OLIVEIRA, G. G. ; NEVES, R.P. . Infecção da corrente sanguínea por espécies de Candida em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010. VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.
-
DOMINGOS, I.F. . Análise da influência do gene CD36 na suscepDbilidade à ocorrência de crise vaso-oclusiva em pacientes com anemia falciforme. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I.F. . Diagnóstico laboratorial da talassemia beta. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I.F. . Diagnóstico Laboratorial das Talassemias. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I.F. . Imersão em hematologia básica, contagem diferencial de leucócitos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Diagnóstico Laboratorial das Hemoglobinopatias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Marcadores Moleculares em Hemoglobinopatias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I.F. . Investigação de genes envolvidos na estabilidade e manutenção do citoesqueleto eritrocitário e sua relação com o quadro clínico de pacientes com anemia falciforme. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Fatores genéticos associados ao desenvolvimento de acidente vascular cerebral em pacientes portadores de anemia falciforme. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influência do SPHK1 na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme acompanhados em Pernambuco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. . Evaluation of genetic modulators of patients with sickle cell anemia from Pernambuco, a Brazilian northeast state. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. . Polimorfismo IL-6 G-174C promove maior risco de AVC em pacientes com anemia falciforme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Anemias Hemolíticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Obtenção e Uso de Hemocomponentes e Hemoderivados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Imunohematologia básica e Sistema ABO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Aplicação de PCR e suas variantes no diagnóstico clínico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; SILVA, J. L. C. ; MEDEIROS, R. L. B. ; FALCAO, D. A. ; AZEVEDO, R. C. ; ANJOS, A. C. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Association between interleukin-6 G-174C polymorphism and stroke development in sickle cell anemia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; MARTINS, D. A. P. ; MEDEIROS, R. L. B. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; CUNHA, A. F. ; AZEVEDO, R. C. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Influence of SOD2 Val16Ala polymorphism on stroke development in a sickle cell anemia Brazilian population. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. . Ações e Oportunidades no Laboratório de Hematologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Investigação de polimorfismos em genes relacionados à resposta ao estresse oxidativo e inflamação na susceptibilidade à ocorrência da doença cerebrovascular em pacientes com anemia falciforme. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. . Diagnóstico Laboratorial das Hemoglobinopatias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação de Polimorfismos em Genes Relacionados ao Estresse Oxidativo e Inflamação no Desenvolvimento da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. ; MEDEIROS, R. L. B. ; MARTINS, D. A. P. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; MENDONCA, T. F. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; ARAUJO, A. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação dos Polimorfismos SOD2 (Val-16ala) (rs4880) e GPX-3 T-518c (rs8177406) na Susceptibilidade à Ocorrência da Doença Cerebrovascular em Pacientes com Anemia Falciforme. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIAS, I. C. C. ; FALCAO, D. A. ; DOMINGOS, I. F. ; MENDONCA, T. F. ; VASCONCELOS, L. R. S. ; LUCENA-ARAUJO, A. R. ; ARAUJO, A. S. ; CAVALCANTI, M. S. M. ; MOURA, P. M. M. F. ; BEZERRA, M. A. C. . Associação de Polimorfismos no Gene MBL2 com o Desenvolvimento de Úlceras de Perna em Pacientes com Anemia Falciforme. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; PEREIRA, T. M. ; LARANJEIRA, R. S. M. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Investigação da Deleção a3.7Kb Talassemia em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme do Estado de Pernambuco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. ; LARANJEIRA, L. P. M. ; FALCAO, D. A. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Determinação do Haplótipo BS em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme do Estado de Pernambuco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. ; BEZERRA, M. A. C. ; ARAUJO, A. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. . Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-Alfa em Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; ARAUJO, A. S. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; BEZERRA, M. A. C. . Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-Alfa em Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; FERREIRA, C. B. C. ; SANTOS, M. N. N. ; ALBUQUERQUE, D. M. ; MELLO, K. H. L. ; MEDEIROS, F. S. ; COSTA, F. F. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; HATZLHOFER, B. L. D. ; OLIVEIRA, F. B. ; FALCAO, D. A. ; ARAUJO, A. S. ; BEZERRA, M. A. C. . Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral no Estado de Pernambuco, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; LIMA-NETO, R. G. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SEPULVEDA, D. L. ; MENDES, A. A. ; NEVES, R.P. . Resistência antifúngica ao fluconazol por isolados de Candida tropicalis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; CHIANCA, M. M. ; MORAIS, V. L. L. ; OLIVEIRA, G. G. ; NEVES, R.P. . Candidemias em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; SILVA, O. B. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; NEVES, R.P. . Fungemia por Penicillium commune em portador de mieloma múltiplo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; HENRIQUES-FILHO, A. T. M. ; SILVA, O. B. ; LIMA-NETO, R. G. ; CHIANCA, M. M. ; NEVES, R.P. . Candidíases associadas a hematologia malignas e perfil de susceptibilidade antifúngica dos isolados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; NEVES, R.P. . Micoses em portadores de doenças hematológicas malignas, perfil epidemiológico e susceptibilidade antifúngica dos agentes etiológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOMINGOS, I. F. ; CARVALHO-PARAHYM, A. M. R. ; SILVA, C. M. ; MORAIS, V. L. L. ; NEVES, R.P. . Infecção pulmonar fatal por Trichosporon inkin em portador de leucemia mielóide. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FREITAS, A. M. A. ; CAVALCANTI, A. M. S. ; PIRES, A. P. D. ; MELO, C. C. ; SANTO FILHO, C. E. ; GOMES, D. N. F. ; CHAVES, E. R. ; MENEZES, E. M. ; ARAUJO, G. I. R. ; OLIVEIRA, G. G. ; MACEDO, G. C. S. ; DOMINGOS, I. F. ; NEVES, J. K. A. L. ; TORRES, K. M. F. ; OLIVEIRA, L. G. ; SALDANHA, L. R. ; OLIVEIRA, M. J. C. ; SILVA, M. C. ; SILVA, P. A. A. ; LIRA, R. C. . Caderno do Aluno: Curso Técnico em Análises Clínicas - Apoio ao Diagnóstico II - Módulo II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
GOMES, C. P. ; MAGALHAES, I. R. B. S. ; RIBEIRO, I. S. ; BARROS, J. D. D. ; ARAUJO, J. C. ; MULATINHO, J. B. ; LIMA, L. A. ; MARTINS, M. C. ; OLIVEIRA, M. V. ; BISPO, P. R. R. ; COSTA, V. C. ; TORRES, F. ; ARAUJO, M. E. ; DIENER, H. ; DOMINGOS, I. F. ; SILVA, M. C. . Caderno do Aluno: Curso de Aperfeiçoamento em Cuidado Intensivo Neonatal. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
GOMES, B. S. ; FERNANDES, C. ; OLIVEIRA, D. D. ; CAUAS, E. M. C. ; SOUZA, E. F. ; MENEZES, E. M. ; COUTINHO, E. C. P. ; OLIVEIRA, G. G. ; CRUZ, G. A. S. ; LEITE, I. A. ; DOMINGOS, I. F. ; SILVA, I. J. M. ; BARBOSA, I. A. ; SILVA FILHO, J. L. Q. ; CALACA, T. G. ; SILVA, V. J. M. ; ARAUJO, M. E. ; SILVA, M. C. . Caderno do Aluno: Curso Técnico em Análises Clínicas - Apoio ao Diagnóstico II - Módulo I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2016
Investigação de Moduladores Genéticos da Úlcera de Membros Inferiores e Osteonecrose em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme, Descrição: A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil, ocorrendo, predominantemente entre afro-descendentes. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG - GTG) no gene da globina beta da hemoglobina (Hb), originando uma Hb anormal, a HbS, ao invés da Hb normal (HbA). Quando desoxigenada, HbS polimeriza, formando estruturas filamentosas (polímeros de HbS desoxigenada) que se depositam nas hemácias, modificando sua forma e tornando-as falciformes. As células rígidas, conhecidas como células em forma de foice, são responsáveis pela oclusão vascular, episódios de dor e lesão de orgãos alvos que representam os fenômenos principais dessa doença, tais como crises álgidas; crises hemolíticas; síndrome torácica aguda; sequestro esplênico; retinopatia; insuficiência renal crônica; autoesplenectomia; priapismo, acidente vascular cerebral, osteonecrose e úlceras de membros inferiores, entre outros. A úlcera de membros inferiores é uma complicação frequente na doença falciforme e ocorre devido a vaso-oclusão, hipóxia tecidual, hemólise e fatores genéticos, apresentando cicatrização lenta e alta taxa de recorrência. Ocorre entre 8% a 10% dos pacientes homozigotos, atingindo percentual maior que 50% em pacientes que residem em áreas tropicais. A osteonecrose também é uma das complicações mais frequentes na anemia falciforme. Estas lesões decorrem da necrose avascular da medula óssea e as dores refletem provavelmente o aumento da pressão intramedular associada ao processo inflamatório. Na osteonecrose ocorre à degeneração progressiva dos ossos e destruição articular da cartilagem, sendo uma importante causa de morbidade na doença falciforme. Sendo a anemia falciforme uma doença multifatorial, a identificação de variáveis genéticas podem ajudar a definir mecanismos fisiopatológicos críticos não evidentes e ser útil à conduta clínica dos médicos. O objetivo principal deste trabalho é determinar as bases moleculares que possam influenciar no desenvolvimento de úlceras de membros inferiores e osteonecrose em nossa população de pacientes portadores de anemia falciforme acompanhados no Hospital da Fundação HEMOPE. A identificação de polimorfismos genéticos que possam estar associados às úlceras e lesões osteoarticulares na anemia falciforme fornecerá subsídios para um melhor atendimento e acompanhamento médico, e conseqüentemente detectar precocemente lesões que possam causar sequelas graves ou afetar a qualidade de vida desses pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Igor de Farias Domingos - Integrante / Betânia Lucena Domingues Hatzlhofer - Integrante / Fernanda Silva Medeiros - Integrante / Marcos André Cavalcanti Bezerra - Coordenador / Aderson da Silva Araújo - Integrante / Isabela Cristina Cordeiro Farias - Integrante / Kleber Yotsumoto Fertin - Integrante / Fernando Ferreira Costa - Integrante / Diego Arruda Falcão - Integrante / Luana Priscilla Moraes Laranjeira - Integrante / Luydson Richardson Silva Vasconcelos - Integrante / Patrícia Muniz Mendes Freire de Moura - Integrante / Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti - Integrante / Diego Antonio Pereira Martins - Integrante / Mariana Barros Souto de Souza - Integrante / Antonio Roberto Lucena de Araújo - Integrante / Rayssa Leal Borges de Medeiros - Integrante / Manuela Andrade Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Alterações Cerebrovasculares na Anemia Falciforme: Marcadores Moleculares, Descrição: Complicações neurológicas ocorrem em até 25% dos pacientes com anemia falciforme. Os fatores que predispõem os pacientes com anemia falciforme a essa complicação não estão bem estabelecidos. Existe, portanto, a necessidade de identificar marcadores que possam distinguir pacientes com essa complicação o mais precoce possível. A co-existência de Alfa-talassemia com AF tem mostrado ter um efeito inibidor na formação do polímero intracelular. Há hipóteses que essa associação protege contra o desenvolvimento do AVC na AF. Uma segunda hipótese é que há uma associação do haplótipo Beta S e a prevalência de AVC. Por causa da importância das complicações vasculares na fisiopatologia da doença falciforme, um número de polimorfismos genéticos associados com trombofilia tem sido estudado como potenciais modificadores genéticos da doença falciforme. Estudos demonstram que pacientes falciformes apresentam níveis plasmáticos elevados de TNF-alfa;. O TNF-alfa; é uma citocina pró-inflamatória que favorece a fagocitose, o recrutamento de neutrófilos e a expressão da molécula de adesão VCAM-1. Estudos in vitro mostraram que o TNF-alfa; aumenta à aderência de hemácias falcizadas as células endoteliais dos vasos. Polimorfismos na região promotora do gene do TNF-alfa; (-308) (G-->A) e os SNPs (rs)2228088 (T-->G), localizado na região codificadora, e (rs)3093665 (C-->A), localizado na região 3? não transcrita do gene TNF-alfa; tem sido associados com a redução de eventos cerebrovasculares em pacientes com doença falciforme. Outro mecanismo importante que pode estar relacionado com o AVC na AF é a biodisponibilidade de óxido nítrico. Portanto, este trabalho tem como objetivo identificar o genótipo Alfa, haplótipos Beta S, mutações trombofilicas, polimorfismo no promotor do gene da óxido nítrico sintase endotelial (eNOS) e polimorfismos no gene TNF-alfa; e avaliar o impacto clínico destas variantes em pacientes com anemia falciforme que apresentaram quadro de AVC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor de Farias Domingos - Integrante / Betânia Lucena Domingues Hatzlhofer - Integrante / Marília Siqueira Pinto - Integrante / Nara Barbosa Araújo - Integrante / Marcos André Cavalcanti Bezerra - Coordenador / Aderson da Silva Araújo - Integrante / Antônio Carlos de Freitas - Integrante / Ana Claúdia dos Anjos - Integrante / Claudia Cristina Montes - Integrante / Isabela Cristina Cordeiro Farias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
Fatores Genéticos Moduladores da Gravidade Clínica da Anemia Falciforme, Descrição: A anemia falciforme (AF) é caracterizada por manifestações clínicas graves como vaso-oclusão, crises dolorosas, úlcera de perna, priapismo e AVC. Complicações neurológicas ocorrem em até 25% dos pacientes com anemia falciforme. Estudos mostram que 28 a 38% dos pacientes com AF apresentam histórico de priapismo. Os fatores que predispõem os pacientes com anemia falciforme a essas complicações não estão bem estabelecidos. Existe, portanto, a necessidade de identificar marcadores que possam distinguir pacientes com essa complicação o mais precoce possível. Estudos demonstram que pacientes falciformes apresentam níveis plasmáticos elevados de TNF-alfa;. O TNF-alfa; é uma citocina pró-inflamatória que favorece a fagocitose, o recrutamento de neutrófilos e a expressão da molécula de adesão VCAM-1. Estudos in vitro mostraram que o TNF-alfa; aumenta à aderência de hemácias falcizadas as células endoteliais dos vasos. Polimorfismos na região promotora do gene do TNF-alfa; (-308) (G-->A) e os SNPs (rs)2228088 (T-->G), localizado na região codificadora, e (rs)3093665 (C-->A), localizado na região 3? não transcrita do gene TNF-alfa; tem sido associados com a redução de eventos cerebrovasculares em pacientes com doença falciforme. A identificação de variáveis genéticas que são associadas com priapismo, pode portanto ajudar a definir mecanismos fisiopatológicos críticos não evidentes, assim como, identificar pacientes com risco aumentado. A presença de polimorfismos no gene da eNOS que acarreta em diminuição da atividade da enzima e conseqüente redução na biodisponibilidade de NO e portanto é de suma importância investigar uma possível associação entre o polimorfismo da eNOS e o priapismo na AF. SNPs no gene Klotho (KL) foram associados com o risco aumentado de priapismo. O objetivo geral desse trabalho é determinar as bases moleculares que possam influenciar na variabilidade de manifestações clínicas da anemia falciforme, como: o priapismo e o acidente vascular cerebral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Igor de Farias Domingos - Integrante / Betânia Lucena Domingues Hatzlhofer - Integrante / Marília Siqueira Pinto - Integrante / Fernando Baltar de Oliveira - Integrante / Fernanda Silva Medeiros - Integrante / Nara Barbosa Araújo - Integrante / Marcos André Cavalcanti Bezerra - Coordenador / Aderson da Silva Araújo - Integrante / Antônio Carlos de Freitas - Integrante / Ohanna Azevedo Hirata - Integrante / Tauane Mathias Pereira - Integrante / Isabela Cristina Cordeiro Farias - Integrante / Kleber Yotsumoto Fertrin - Integrante / Diego Arruda Falcão - Integrante / Luana Priscilla Moraes Laranjeira - Integrante / Raysa Samanta Moraes Laranjeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-alfa em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral, Descrição: Projeto de pesquisa PIBIC/FACEPE/CNPq orientado pelo profª. doutor Marcos André Cavalcanti Bezerra, com co-orientação do doutor Aderson da Silva Araújo e da mestre Betânia Lucena Domingues Hatzlhofer. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Igor de Farias Domingos - Integrante / Marcos André Cavalcanti Bezerra - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2010 - 2010
Micoses em portadores de doenças hematológicas malígnas, perfil epidemiológico e susceptibilidade antifúngica dos agentes etiológicos, Descrição: Projeto de pesquisa PIBIC/UFPE/CNPq orientado pela profª. doutora Rejane Pereira Neves, com co-orientação da doutoranda Ana Maria Rabelo Carvalho Parahym. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Igor de Farias Domingos - Integrante / Rejane Pereira Neves - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.
Prêmios
2011
Prêmio Ricardo Ferreira, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2019
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações:
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Genética da Universidade Federal de Pernambuco (PPGG/UFPE), desenvolvendo o projeto intitulado "Investigação de genes envolvidos na estabilidade e manutenção do citoesqueleto eritrocitário na modulação do quadro clínico de pacientes com anemia falciforme", sob orientação do prof. Dr. Marcos André Cavalcanti Bezerra.
2017 - 2017
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C. Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado V Curso de Interpretação do Hemograma (45h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2016 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador e docente da disciplina de graduação Produtos Hemoterápicos (FA321) no semestre 2016.1, tendo ministrado uma carga horária de 115 h/a.
2016 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador e docente da disciplina de graduação Produtos Hemoterápicos (FA321) no semestre 2016.2, tendo ministrado uma carga horária de 110 h/a.
2016 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador e docente da disciplina de graduação Interpretação do Hemograma (BR267) no semestre 2016.2, tendo ministrado uma carga horária de 30 h/a.
2016 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente da disciplina de graduação Exames Hematológicos I (BR256) no semestre 2016.2, tendo ministrado uma carga horária de 30 h/a.
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador e docente da disciplina de graduação Produtos Hemoterápicos (FA321) no semestre 2015.2, tendo ministrado uma carga horária de 115 h/a.
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado IV Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2015 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C. Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado V Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2013 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40
Outras informações:
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Genética da Universidade Federal de Pernambuco (PPGG/UFPE), desenvolvendo o projeto intitulado "Investigação de polimorfismos em genes relacionados ao estresse oxidativo e inflamação no desenvolvimento da doença cerebrovascular em pacientes com anemia falciforme", sob orientação do prof. Dr. Marcos André Cavalcanti Bezerra.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado I Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado II Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado III Curso de Flebotomia e Técnicas Hematológicas (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 18
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado II Curso de Interpretação do Hemograma (90h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Comissão Organizadora, Enquadramento Funcional: Membro da comissão organizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado I Curso de Avaliação Clínica e Laboratorial da Hemostasia (20h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2013 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Ministrante e C.Organizadora, Enquadramento Funcional: Ministrante e membro da comissão organizadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrante e membro da comissão organizadora do curso de extensão universitária intitulado I Curso de Interpretação do Hemograma (60h), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco.
2010 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Hematologia do LABCEN (CCB - UFPE) vinculado à FACEPE, em colaboração com o Laboratório de Hemoglobinopatias (UNILABE - HEMOPE). Desenvolvimento do projeto "Pesquisa de Polimorfismos no Gene TNF-alfa em Pacientes Portadores de Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral", sob orientação do Professor Dr. Marcos André Cavalcanti Bezerra
2010 - 2011
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor vinculado à PROACAD/UFPE da disciplina Exames Hematológicos (Departamento de Biofísica e Radiobiologia - UFPE), ministrada ao curso de Biomedicina; sob orientação do Professor Dr. Marcos André Cavalcanti Bezerra
2010 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsa PIBIC/UFPE/CNPq, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFPE/CNPq no departamento de Micologia, Laboratório de Micologia Médica, sob o projeto intitulado "Micoses em portadores de doenças hematológicas malígnas, perfil epidemiológico e susceptibilidade antifúngica dos agentes etiológicos", orientado pela Profª. Drª. Rejane Pereira Neves
Atividades
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio à docência na disciplina Exames Hematológicos I (BR-256), sob supervisão do Prof. Dr. Marcos André Cavalcanti Bezerra, com carga horária total de 30 h/a.
-
05/2010 - 07/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Extensão universitária vinculada à PROEXT/UFPE, na qualidade de instrutor das "Exposições Temáticas", realizadas pelo Departamento de Zoologia (CCB - UFPE).
-
08/2009 - 01/2010
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Micologia.,Estágio realizado, Estágio extracurricular realizado no departamento de Micologia, Laboratório de Micologia Médica.
-
08/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Extensão universitária vinculada à PROEXT/UFPE, na qualidade de aluno voluntário do projeto "Conhecendo as atividades do Departamento de Micologia", coordenado pela Profa. Neiva Tinti de Oliveira.
-
02/2007 - 06/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Participação como voluntário do projeto "O Caminho: Grupo de Humanização", sob a coordenação da Profa. Rosa Maria Carneiro.
2021 - Atual
Secretaria Estadual de Saúde de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde (Biomédico Plantonista), Carga horária: 24
Outras informações:
Analista em saúde (biomédico plantonista) lotado no laboratório do Hospital Correia Picanço, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).
2016 - 2019
Secretaria Estadual de Saúde de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde (Biomédico Plantonista), Carga horária: 24
Outras informações:
Analista em saúde (biomédico plantonista) lotado no laboratório do Hospital Correia Picanço, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).
2009 - 2011
Secretaria Estadual de Saúde de PernambucoVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações:
Monitor no Curso Técnico em Análises Clínicas - CTAC (I GERES), promovido pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco - ESPPE/SES, nas disciplinas de Recepção, coleta e triagem de amostras biológicas, Bioquímica Clínica, Biofísica, Hormonologia Clínica, Urinálise, Hematologia, Parasitologia, Imunologia/Virologia, Bacteriologia e Micologia, no período de 15 de dezembro de 2009 a 01 de outubro de 2011, perfazendo uma carga horária total de 198 horas/aula.
2010 - 2011
Fundação de Hematologia e Hemoterapia de PernambucoVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Extracurricular, desenvolvendo o projeto intitulado "Características Moleculares de Pacientes com Anemia Falciforme e Acidente Vascular Cerebral".
Atividades
-
10/2011 - 10/2011
Ensino, Medicina - Faculdade de Ciências Médicas/UPE, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas Práticas (8 horas) no Laboratório de Hemoglobinopatias da Fundação HEMOPE para estudantes do 8º Período do Curso de Medicina da FCM/UPE
2011 - 2011
Curso de Interpretação de Exames LaboratoriaisVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor das disciplinas Biossegurança e Coleta de Sangue, Hematologia, Bioquímica Clínica e Imunologia/Sorologia ministradas pelo Msc. Romero Marcos Pedrosa Brandão Costa.
Atividades
-
07/2011 - 08/2011
Ensino, VI Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, VI Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais
-
04/2011 - 05/2011
Ensino, V Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, V Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais
2011 - 2012
Faculdade Integrada TiradentesVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de pós-graduação no curso Hematologia e Hemoterapia, turma I, nas disciplinas Série Vermelha I e II, perfazendo um total de 20 h/a em cada uma, totalizando 40 h/a.
Monitor de pós-graduação no curso Hematologia e Hemoterapia, turma II, na disciplina Série Branca II, perfazendo um total de 20 horas.
Atividades
-
02/2012 - 02/2012
Ensino, Hematologia e Hemoterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Série Branca II
-
03/2011 - 03/2011
Ensino, Hematologia e Hemoterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Série Vermelha II
-
02/2011 - 02/2011
Ensino, Hematologia e Hemoterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Série Vermelha I
2011 - 2011
Hospital Getúlio VargasVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25
Outras informações:
Estágio Curricular do Curso de Biomedicina realizado no Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Getúlio Vargas - HGV, com carga horária total de 525 horas.
Atividades
-
07/2011 - 12/2011
Estágios , Laboratório de Patologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio Curricular do Curso de Biomedicina.
2018 - 2018
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado no curso de Especialização Lato Sensu em Hematologia Clínica, ministrando a disciplina de Hemoterapia e Controle de Qualidade, perfazendo um total de 20 horas aula.
2018 - 2018
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado no curso de Especialização Lato Sensu em Hematologia Clínica, ministrando a disciplina de Hemoglobinopatias Variantes, perfazendo um total de 20 horas aula.
2017 - 2017
Centro Universitário Dr. Leão SampaioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado no curso de Especialização Lato Sensu em Hematologia Clínica, ministrando a disciplina de Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico em Hematologia Clínica, perfazendo um total de 20 horas aula.
2017 - 2017
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado no curso de Especialização Lato Sensu em Hematologia Clínica, ministrando a disciplina de Imunohematologia (Módulos I e II), perfazendo um total de 40 horas aula.
2021 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista técnico em gestão universitária (Bio, Carga horária: 30
Outras informações:
Analista técnico em gestão universitária (biomédico plantonista) lotado no laboratório do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco, vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE).
2018 - 2018
Universidade de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente contratado, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente contratado pela Universidade de Pernambuco - campus Serra Talhada, ministrando aulas teóricas na área de hematologia para o 8º período do curso de Medicina (Módulo Prática Médica VIII), com carga horária total de 24h.
2019 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Adjunto I lotado no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando a disciplina Hematologia Clínica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de IGOR DE FARIAS DOMINGOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?