Catherine Otondo
Possui graduação em Arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1993). Iniciou seu estudos em Arquitetura na - École DArchitecture Paris la Seine (1987). Lecionou Linguagem Arquitetônica no Ensino Medio do Colégio Santa Cruz (SP) entre 1991-96. Em 2013 obteve o titulo de Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com a tese: Pensar e Fazer: desenho e espaço construído na obra de Paulo Mendes da Rocha. Publicou vários livros sobre a obra do arquiteto. Entre os anos 2015 a 2017 foi professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos, na disciplina Projeto de Edificações IV. Desde 2017, leciona Projeto de Edificações para o 9 e 10 semestre.No campo da prática é sócia diretora do escritório de arquitetura Base Urbana, que atua nas diversas escalas do campo de atuação do arquiteto e urbanista: o desenho da cidade e os meios de sua construção. Recebeu em 2014 o Prêmio Melhor Urbanidade da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo projeto de reurbanização da Favela do Sapé em São Paulo.Foi eleita em 2020, com uma chapa exclusivamente de mulheres a primeira mulher Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU-SP), para o exercício de 2021-2023.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Historia e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo
2007 - 2013
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Título: Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha
, Ano de obtenção: 2013. Ana Maria Moraes Belluzzo. Palavras-chave: Desenho; Paulo Mendes da Rocha; arquitetura; Processo criativo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
Graduação em Arquitetura e urbanismo
1989 - 1993
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Título: Ocupação de encostas um estudo para o Bairro da Freguesia do Ó
Orientador: Prof. Dr Paulo Mendes da Rocha
Graduação interrompida em 1987 em Arquitetura
1986 - Atual
École D`Architecture Paris la Seine
Ano de interrupção: 1987
Formação complementar
2015 - 2015
Aquarela. (Carga horária: 80h). , Instituto Thomie Othake, ITO, Brasil.
2014 - 2014
Desenho 2. (Carga horária: 80h). , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
2014 - 2014
Desenho. (Carga horária: 80h). , Museu de Arte Moderna, MAM SP, Brasil.
2012 - 2012
A Arquitetura do caderno de Desenho. (Carga horária: 6h). , Museu da Casa Brasileira, MUSEU DA CASA BR, Brasil.
2011 - 2011
Seminário de Arquitetura. (Carga horária: 32h). , AST, Brasil., AST, Brasil.
2007 - 2007
Colóquio Utopias Gométricas e Construtivas. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, FAU USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.
Organização de eventos
OTONDO, Catherine ; PIANCA, G. ; MARQUES, B. ; SUENAGA, N. . Paulo Mendes da Rocha. 2018. (Exposição).
OTONDO, Catherine . Paulo Mendes da Rocha. 2017. (Exposição).
Participação em eventos
Arquitetura e Cidade na condição contemporânea.Arquitetura e Cidade na condição contemporânea. 2019. (Seminário).
AULA MAGNA -SENTIDOS E PROCEDIMENTOS DO FAZER ARQUITETONICO.AULA MAGNA -SENTIDOS E PROCEDIMENTOS DO FAZER ARQUITETONICO. 2019. (Encontro).
Concurso CBCA/ALACERO para estudantes de arquitetura.Estruturas em aço 2019. 2019. (Seminário).
" Arquitetura como Infraestrutura - Tamanduateí e seus deslocamentos "." Arquitetura como Infraestrutura - Tamanduateí e seus deslocamentos ". 2018. (Seminário).
5º Seminário Docomomo SP.5º Seminário Docomomo SP. 2017. (Seminário).
AUH Encontros.A casa do Butantã, de Paulo Mendes da Rocha. 2017. (Seminário).
Disciplina de graduação: IAU0735 Projeto IV-A.sciplina de graduação: IAU0735 Projeto IV-A. 2017. (Encontro).
III Internacional Conference on gender and Architecture. Expanding architecture from a gender-based prerspective. 2017. (Congresso).
IX Jornada de Iniciação Cientifica da Escola da Cidade.Acessibilidade, inclusão e diversidade corporal. 2017. (Seminário).
Enquanto isso: políticas públicas para espaços transitórios.Um novo marco regulatório para os espaços públicos em SPaulo. 2016. (Seminário).
URBAN 21 | Concurso Universitário Nacional de Urbanismo. 2016. (Seminário).
URBAN 21 | Concurso Universitário Nacional de Urbanismo.Urbanidade [RE]nascente. 2016. (Seminário).
AUH 125-Arquitetos Paulistas.Desenho e espaço construído / relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha. 2015. (Encontro).
Paulo Mendes da Rocha e portal Web Itinerarios de Arquitetura.Paulo Mendes da Rocha e portal Web Itinerarios de Arquitetura. 2013. (Seminário).
5Th International Architecture Biennal Rotterdam. When the informal is able to inform the formal. Plano de Intervenção Urbana - Renova SP - cabuçu de cima 10. 2012. (Exposição).
7º Seminário Internacional de Projeto Urbano. 2012. (Seminário).
Internationaler Workshop Hamburg Metrozone Wilhemsburg.Design Workshop in context with the Internat. Bullding Ex. Wilh 2010. 2010. (Seminário).
A cidade e o programa. 2009. (Seminário).
Espaços Abertos em São Paulo. 2009. (Seminário).
Espaços da FAU. 2009. (Seminário).
Structure verss Structure / estrutura versus estrutura. 2009. (Seminário).
Colóquio Utopias Geométricas e Construtivas. 2007. (Outra).
Exposição Geral de Arquitetos da 7º Bienal Internacional.Casa no Interior Paulista. 2007. (Seminário).
Intervenções em Bens Tombados: O Caso dos Correios de SP. Intervenções em Bens Tombados: O Caso dos Correios de SP. 1997. (Congresso).
Projeto Executivo de Reciclagem da Agencia Central dos Correios. Projeto Executivo de Reciclagem da Agencia Central dos Correios. 1997. (Exposição).
Projeto de Escola Rural.Projeto de Escola Rural. 1996. (Seminário).
Congresso Patrimonio Histórico e Cidadania. 1991. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Arquitettos Lucio Costa. XII Congresso Brasileiro de Arquitettos Lucio Costa - Estudante de arquitetura. 1991. (Congresso).
A Imagem de São Paulo. 1989. (Seminário).
19º Bienal Internacional de São Paulo.Montagem da 19º Bienal Internacional de São Paulo. 1987. (Seminário).
Congresso Internacional Cidades do Futuro 87. Congresso Internacional Cidades do Futuro 87. 1987. (Congresso).
Participação em bancas
CYMBALISTA, R.; anderson kazuo nakano; Igor Guatelli;OTONDO, C.; KOUana paulo kouryRY, A. P.. Baixios de viadutos como desafios urbanisticos: uma leitura da terras de ninguem, nos viadutos Alcantara Machado e do Glicerio. 2017. Dissertação (Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP.
OTONDO, C.; GONCALVES, F. M.; QUEIROZ, R. C.. Arquitetruas não construídas: modos de aproximação e representação aplicadas no MACUSP de 1975. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
MEYER, R. P.; BRAGA, M. L. A.; JORGE, L. A.;OTONDO, C.; SALES, M. M.. Arquitetura da mobilidade e espaço urbano. 2016. Tese (Doutorado em Projeto Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
OTONDO, C.; Ana Gabriela Godinho Lima; Mikaella Brandão. Arquitetura e Gênero: redesenhando as estruturas de combate à violencia contra a mulher em São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Ana Gabriela Godinho Lima;OTONDO, C.; Mikaella Brandão. A mulher e o espaço público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Ana Gabriela Godinho Lima; Mikaella Brandão. Arquitetura e diversidade: ferramentas de resiliência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Eduardo Pereira Gurian; Andrea Bazarian Vosgueritchian. Lixos invisíveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; JORGE, L. A.; KAISER, K.. Retratos da casa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
OTONDO, C.; Paulo Cesar Castral; Joubert Jose Lancha. contracultura como instrumento de revitalização urbana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; Marta Bogéa; Igor Guatelli. Acoplamentos Arquitetônicos e a ressignificação da paisagem construida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Igor Guatelli; Marta Bogéa. A Máquina Falha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Marta Bogéa; Igor Guatelli. A Produção de Resíduos Sociais e Espaciais no Contexto Urbano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Igor Guatelli; Marta Bogéa. Desterro e outras territorialidades urbanas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; Ricardo Felipe Gonçalves; Alexandre Hepner. A promoção de uma nova dinâmica urbana atraves da implantação de um equipamento público da rede SESC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Alexandre Hepner;OTONDO, C.; Ricardo Felipe Gonçalves. Costura urbana: adensamento e multifuncionalidade em zonas consolidadas do centro de São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Alexandre Hepner;OTONDO, C.; Ricardo Felipe Gonçalves. O espaço público e a (re)construção do imaginário da cidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Ricardo Felipe Gonçalves;OTONDO, C.; PROF PABLO EMILIO ROBERT HERENÚ. A ressignificação do elevado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; CECAngelo Cecco JrCO JR, A.; Arnaldo S Machado. Espaços à espreita: Uma investigação na avenida nove de julho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CECAngelo Cecco JrCO JR, A.;OTONDO, C.; Arnaldo S Machado. [RE]viver:Cheio | Centro | Vazio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK. Ocupação Nelson Mandela: diversidade das formas de produção da habitação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK; PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES. Do invisível ao visível: urbanização de favela na região metropolitana de campinas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK; PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES. Favela e o direito à cidade: uma alternativa de construção de cidade em Campinas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK; PROF DR MANOEL RODRIGUES ALVES. O direito à cidade como construção coletiva: ocupação em busca de um sonho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.. " Ofício do Construir ". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES; PRO DR DAVID MORENO SPERLING. Conexões: parque da Represa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - IAU Sao Carlos USP.
OTONDO, C.; PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES; PRO DR DAVID MORENO SPERLING. Habitação e Hábitat: Refuncionalização de áreas ociosas contra a cidade especulada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - IAU Sao Carlos USP.
GRINOVER, M.; COLLONELI, E.;OTONDO, C.. Centro Cultural da gastronomia e habitação no bairro da Luz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
GRINOVER, M.; COLLONELI, E.;OTONDO, C.. Praça da Perola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
COLLONELI, E.;OTONDO, C.; RODRIGUES, M. D. M. S.. Centro Educacional de Arte e Cultura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
Andre Vainer;OTONDO, Catherine; FERRONI, E.. Espaço de cultura e criatividade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; PROF PABLO EMILIO ROBERT HERENÚ; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK. Conexões urbanas: intervenção na Baixada - Ribeirão Preto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; PROF PABLO EMILIO ROBERT HERENÚ; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK. [RE]pertencer: requalificação ao longo do Ribeirao Tatu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, C.; PROF PABLO EMILIO ROBERT HERENÚ; LUCIANA BONGIOVANNI MARTINS SCHENK. Espaços centrais: remodelando vestígios industriais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - USP SÃO CARLOS.
OTONDO, Catherine; Andre Vainer; FERRONI, E.. Espaços [in]existentes. 2016.
OTONDO, C.; GRINOVER, M.; MARTIGNANO, M. D. C.. Centro de Arqueologia, cultura e lazer - Jardim São Bento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
GRINOVER, M.; MARTIGNANO, M. D. C.;OTONDO, C.. Parque Guarani [Urbanização de Favela]. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
GRINOVER, M.; MARTIGNANO, M. D. C.;OTONDO, C.. Moradia Estudantil UFABC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
GRINOVER, M.; MARTIGNANO, M. D. C.;OTONDO, C.. Residencia estudantil - linha de metro laranja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Armando Álvares Penteado.
KAISER, K.; JORGE, L. A.;OTONDO, C.. Rio abaixo, rio afora - resgatando o Guarahú. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
OTONDO, C.; OKSMAN, S.; Andre Vainer. Indaiatuba: Paisagem Rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; Andre Vainer; OKSMAN, S.. Pocket Park. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; Andre Vainer; OKSMAN, S.. Buarqueloide. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, Catherine; PONTES, A. P. G.. Intervenção Urbana no Canindé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
JORGE, L. A.; MEYER, R. P.;OTONDO, C.. Praças da Sé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
OTONDO, C.; OKSMAN, S.. Estudo de Reestruturação do Córrego Aguas Espraiadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; MELLO FILHO, J. R.; MASSAFUMI, N.. Osasco, integração urbana. 2013.
OTONDO, Catherine; OKSMAN, S.; COLLONELI, E.. Intervenção e ocupação do vale urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; PONTES, A. P. G.; LUCHINI JR, E.. Intervenção Urbana no Canindé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
OTONDO, C.; HERENU, P. E.; GOUVEA, J. P.. Criação de uma biblioteca e midiatéca pública, centro de oficinas culturais e teatro escola, para o distrito de Tiquatira, SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
URSINI, P. M.; Seixas, A.;OTONDO, Catherine. Casa Aberta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu.
OKSMAN, S.;OTONDO, C.; SALLES, P.; NEVES, P. H.. Rede de escolas, proposta para uma cidade educadora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
OTONDO, C.; SEIXAS, A.; URSINI, P. M.. Construindo Dinâmica e Convivência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu.
OTONDO, C.; SEIXAS, A.; URSINI, P. M.. Sistema de Áreas Públicas Baixada do Glicério. 2012 - Universidade São Judas Tadeu.
OTONDO, C.; SEIXAS, A.; URSINI, P. M.. Intervenção Urbana e Sistema Modular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu.
SEIXAS, A.;OTONDO, C.; URSINI, P. M.. Projeto de Intervenção Urbana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Judas Tadeu.
SILVA, H. A.; CARVALHO, P. D. C. S. A.;OTONDO, Catherine; FERRATA, P. D. C. A.; SOUZA, L. A.. Concurso publico de titulos e provas para Professor doutor MS-31. 2024. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
OTONDO, C.. Contratacao de Professor Adjunto Nivel I - Regime DE. 2017. Universidade Federal de São Paulo.
PROF. DR. MANOEL RODRIGUES ALVES; RIZEK, P. D. C. PROF DRA CIBELE SALIBA RIZEKS.; PROFA DRA CATHERINE OTONDO; PROF DR CARLOS MARIA TAPIA MARTIN;OTONDO, C.. Praticas socioespaciais no espaço urbano: reflexões cruzadas entro o Baixo Augusta-São Paulo/Brasil e a Alameda de Hercules-Sevilla/Espanha. 2018. IAU Sao Carlos USP.
Orientou
[Re] Pertencer: requalificação no entorno do Ribeirão Tatu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura e urbanismo) - IAU Sao Carlos USP; Orientador: Catherine Otondo;
Conexões Urbanas: intervenções na Baixada - Ribeirão Preto; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura e urbanismo) - Insittuto de Arquietura e Urbanismo da USP; Orientador: Catherine Otondo;
A Emergência do Morar | Moradias emergenciais brasileiras; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Sobre as águas do Rio Aquidauana; Espaço de Lazer, Cultura e Educação; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro de Acolhimento Social e Apoio à População em Situação de Rua; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Reflexões sobre Belo Monte: A Usina Hidrelétrica em Ensaios, a Desterritorialização e a Resistência; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Alimentação na Cidade: Refeitório Social e Espaço Gastronômico na Sé; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Masculino Concreto: Como as Violências de Gênero se Materializam nas Cidades; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro Cultural Parque Buenos Aires; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Maternidade e Centro de Acolhida para jovens mães, meninas, mulheres e mulheres negras de Parelheiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Ensaios Urbanos em áreas preservadas pelo patrimônio histórico - um recorte do Jardim América; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Tecnologia e Inovação na Arquitetura: Explorando as possibilidades da expressão estrutural; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Formas e Saberes de Três Pontas: arquitetura, contos e raízes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Arquitetura para um planeta em mudança: o emprego de técnicas construtivas e recursos locais em um edifício público para Itaúnas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Escola infantil: uma abordagem a partir da neuroarquitetura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Preservação da História e Ativação da Fazenda; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Entre Culturas: Território Indígena e Periferia de São Paulo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Uma experiência arquitetônica: o Parque da Luz; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Projeto de Habitação Vernacular na cidade litorânea de Peruíbe; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Colinas D'Oeste: Projeto urbano-ambiental e de provisão habitacional na favela; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro Comunitário para Vila Sahy; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Abrigo para moradores de rua que permite animais de estimação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Habitação de renda mista: uma alternativa possível para a gentrificação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Favela & Dignidade: Direito de existir, de morar e de aprender no Jardim Elba; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro de apoio e desenvolvimento da mulher: um espaço de construção da liberdade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Escola de Artes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Percurso como Arquitetura - Experiência a partir do silêncio e das emoções; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
A importância de uma arquitetura de uso misto no bairro Granja Viana para a promoção da diversidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Cicatrizes: reestruturação da zona industrial do Rio Tamanduateí e expansão do Campus da UFABC - Santo André; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro Comunitário para Mulheres e Crianças no Jardim Ângela; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Desfragmentar - Brás: a linha férrea como enclave urbano e o remanejamento do transpasse; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Arquitetura para todos: A reestruturação do espaço deficiente como meio de inclusão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
As complexidades, premissas e proposições para a saúde materna no bairro do Glicério; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Corpo, território e transgressão: o não lugar de quem não ocupa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Centro de abastecimento alimentício: o Mercado Municipal de São Paulo como motivador urbano e o uso do rio Tamanduateí para transporte hídrico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Mercado Municipal, uma estratégia para reestruturação territorial nas margens do rio Bogotá na Colômbia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Catherine Otondo;
Espaços centrais:remodelando vestigios industriais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e urbanismo) - Instituto de Arquitetura de Urbanismo da Universidade de São Paulo; Orientador: Catherine Otondo;
Produções bibliográficas
-
OTONDO, Catherine . Paulo Mendes da Rocha (1928-2021). texte zur kunst , v. 123, p. 206, 2021.
-
OTONDO, Catherine . Notas para uma nova gestão. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (MACKENZIE. ONLINE) , v. 21, p. 23-27, 2020.
-
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . AULA DE ARQUITETURA. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 1, p. 28-33, 2015.
-
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Habitação Social na favela da Linha. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 3, p. 147-174, 2010.
-
GRINOVER, Marina M. ; OTONDO, C. ; PESSOA, Jorge ; GROSBAUM, M. . Projeto de Habitação Social na favela da Linha, Vila Leopoldina. Arq.Urb , v. n.3, p. 147-174, 2010.
-
GRINOVER, Marina M. ; OTONDO, C. ; PESSOA, Jorge ; GROSBAUM, M. . Projeto de Habitação Social na favela da Linha, Vila Leopoldina. Arq.Urb , v. n.3, p. 147-174, 2010.
-
OTONDO, C. . ?Voce sempre entra por uma porta e sai pela outra ? Versão para o português do texto de Annette Spiro. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP , v. 25, p. 34-55, 2009.
-
OTONDO, C. . ETH Zurich na FAU - USP. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP , v. 24, p. 222-230, 2008.
-
OTONDO, C. . Vivir en São Paulo: una corta noticia desde aquí. 1:100 Selección de obras , v. 15, p. 42-46, 2008.
-
OTONDO, C. ; IWAMIZU, C. S. ; SILVA, H. A. . Paulo Mendes da Rocha - homenagem pelas recentes premiações. 1. ed. São Paulo: FAU USP, 2016. v. 300. 70p .
-
OTONDO, Catherine ; ROCHA, P. M. ; ROCHA, L. M. . Paulo Mendes da Rocha - Casa Butantã. 1. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2016. v. 2000. 103p .
-
OTONDO, C. ; GOUVEA, J. P. . Itinerarios de Arquitectura - Paulo Mendes da Rocha. 1. ed. Cordoba: Fundacion Arquitectura Contemporanea, 2012. v. 2000. 160p .
-
Rocha, Paulo Mendes da ; OTONDO, C. ; Grinover, Marina Mange . Maquetes de Papel. 1. ed. São Paulo: CosacNaify, 2007. v. 2000. 61p .
-
OTONDO, C. . Creation in Paper. drawings, Models and archives. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. . Aula Magna: Arquitetura e o universo da mulher. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. . CAJ: ARQUITETURA E SOCIEDADE '. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. . ACERVO DE DESENHOS DO ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA MODOS DE APROXIMAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS PARA ELABORAÇÃO DE TESE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, Catherine ; ACAYABA, Marcos AcayabaM. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Estação Antartica Comandante Ferraz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Reurbanização de Favelas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; CYMBALISTA, R. . Nós Brasil ! We Brazil !. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Comunidade da Linha - Arquitetura Insustentável. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. . Exibição do Filme PMR 29' e Debate. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. ; GOUVEA, J. P. . Paulo Mendes da Rocha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto Urbanização de Favelas em São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. . Paulo Mendes da Rocha e portal web - Itinerarios de Arquitectura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Csa em São José dos Campos - São Paulo. Editora Pini, 2014 (Publicação de Projeto de Arquitetura).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; OLIVEIRA, M. . Dois em Um. revista Bamboo, 2014 (Publicação de Projeto de Arquitetura).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; KIPNIS, S. . Projetar um escola com a comunidade. Editora Pini, 2014 (Publicação de Projeto).
-
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; CARVALHO, C. . Favela do Sapé. Editora Pini, 2013 (Publicação de Projeto de Reurbanização).
-
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; JORGE, L. A. ; GOUVEA, J. P. . Cabuçu de Cima 10. Editora Monolito, 2013 (Publicação de Projeto Urbano).
-
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; SAYEGH, S. . Arquitetura Justificada. Editora Pini, 2013 (Projeto de Arquitetura).
Outras produções
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura de reforma - Loja no bairro Vila Madalena. 2020.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura para nova sede de Instituto - bairro Bela Vista. 2020.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Arquitetura completo de reforma - Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica na Universidade de São Paulo. 2020.
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. . Projeto Executivo de Arquitetura de Interiores - Edifício de Laboratórios da Universidade de Araraquara -UNIARA. 2020.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de reforma - residencia bairro Paraiso. 2020.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto executivo completo Bloco de Didático do IAU - USP Cão Carlos. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura de interiores - Agencia de Pesquisa bairro de Pinheiros. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura para reforma - residencia bairro Butanta. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto executivo de fachada para edifício de HIS - bairro Bela Vista. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Arquitetura Completo para edifício novo de escola no bairro Vila Madalena. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura para reforma em residencia bairro de Perdizes. 2019.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . FabLearn ? Universidade de Stanford. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Cervejaria Tarantino. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto executivo de paisagismo e memorial descritivo, para condomínio com 86 unidades habitacionais na urbanização da favela do sape. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto executivo de arquitetura e paisagismo, com memorial descritivo para condomínio com 85 unidades habitacionais na urbanização da favela do sape. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Biblioteca BIM da CPTM. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Centro de Referencia Parque Estadual do Coco. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de reforma de Residencia em Perdizes. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de reforma e ampliação para escola - bairro Vila Madalena. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura de reforma - residencia Praia de Taguaiba. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura de reforma - residencia bairro Vila Noca Conceição. 2018.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto Completo de reforma de apartamento - Bairro Indianópolis. 2017.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto completo de arquitetura - Residencia Bairro da Lapa. 2017.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto completo de reforma de apartamento - Vila Madalena. 2017.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura de forma e ampliação residencia Alto de Pinheiros. 2017.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; Marcelo Suzuki . Projeto Completo de Habitação Social. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Restauro e reforma da Biblioteca Central da UNIFESP. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; BRAGA, M. . Projeto Integrado Urbano para Vila Leopoldina. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma da Escola Livre Areté. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma de Residência. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma de Residência. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma de Sede da Revista Burda. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma de Residência. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de Reforma de Residência. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto arquitetônico e de interiores - Apartamento - Bairro de Pinheiros. 2016.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Escola Bilingue em Alto de Pinheiros - Unidade 3. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Centro de Antropologia e Arqueologia Foresnse - UNIFESP. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Concurso Operação Água Branca: habitação social e equipamento público. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Expografia pra Exposição Geraldo de Barros. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; KIPNIS, S. . Reforma Escolar - Nova Escola. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; KIPNIS, S. . Projeto de Reforma da Fábrica Univar. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Projeto de arquitetura para Escola Mundo Maker. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . UNIFESP-Campus São Paulo. 2015.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. . Obra: Clube em Macapá. 2014.
OTONDO, C. ; KIPNIS, S. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma da Sede do Jornal o Estado de São Paulo S.A. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Areas coletivas em condominio: Clube em Camaçari. 2014.
OTONDO, C. ; KIPNIS, S. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra Escola Vera Cruz - Ensino Medio. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; CYMBALISTA, R. . Projeto de Ciclo Passarela. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; GOUVEA, J. P. ; JORGE, L. A. . Projeto de Urbanização da Área de Projeto Integrado Cabuçu de Cima 10. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Concurso SESC Osasco. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; CYMBALISTA, R. . Arco Tietê - chamada para projetos urbanos.. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Arquitetura dp Jornal El País Brasil. 2014.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Escola Bilingue em Alto de Pinheiros - Unidade 1 e 2. 2013.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Arquitetura de Interiores. 2013.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. ; ACAYABA, Marcos AcayabaM. ; Martin Altermann . Concurso Ántartica. 2013.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Conjunto Alberto Seabra. 2012.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma - Vila Madalena. 2012.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma - Vila Leopoldina. 2012.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Conjunto Residencial - 05 unidades rua Job Lane. 2011.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Plano Diretor de ocupação dos espaços e reforma Escola Nova Lourenço Castanho. 2011.
OTONDO, C. ; KIPNIS, S. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma - Editora Moderna, Grupo Santillana. 2011.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Obra: Conjunto Residencial - 22 unidades em Interlagos. 2011.
OTONDO, C. . Hotel Pacaembu.. 2011.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Concurso renova São Paulo: Cabuçu de Cima 10. 2011.
OTONDO, Catherine ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reurbanização da Favela do Sapé 900 unidades. 2010.
OTONDO, C. ; PESSOA, J. ; Grinover, Marina Mange . Residencia no Sumaré - São Paulo. 2010.
OTONDO, Catherine ; PESSOA, J. ; Grinover, Marina Mange . Vila Residencial Brito Peixoto - 8 unidades-São Paulo. 2010.
OTONDO, Catherine ; PESSOA, J. ; Grinover, Marina Mange . Residência- Praia Angra dos Reis- Rio de Janeiro. 2010.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Urbanização e H.I. S. - Favela do Sapé para SEHAB. p/ 3000 famílias. 2010.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; FAGGIN, C. ; PESSOA, J. . Projeto - Sede do Instituto de Arquietura de Cordoba, Espanha. 2010.
OTONDO, Catherine ; Grinover, Marina Mange ; PESSOA, J. . Escola Vera Cruz -fachadas e quadra coberta- São Paulo. 2009.
GRINOVER, M. ; OTONDO, C. ; PESSOA, J. ; KIPNIS, S. . Gerenciamento Financeiro e Técnico das Obras da Escola Vera Cruz. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Conjunto Habitacional Acaia. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma Instituto de Física da USP. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Casa da Praia Vermelha. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto Casa em São Roque. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Concurso Sesc Guarulhos. 2009.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma Casa Granja Julieta. 2009.
OTONDO, Catherine ; PESSOA, J. ; GRINOVER, M. . Obra: Escola Nova Lourenço Castanho-Unidade de ensino Fund. II - São Paulo. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Concurso Sede Sebrae. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Casa Cidade Jardim. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Edifício Rua Ponta Porã. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Biblioteca de Jundiaí. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de reforma - Casa em Perdizes. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de reforma - Apartamento Pinheiros. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de reforma - casa em Alto de Pinheiros. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma - casa Morro do Querosene. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma - casa Praia de São Sebastião. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto - Loja Natura Market. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de arquitetura de interiores- Reforma Escritório. 2008.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Reforma -casa Alto de Pinheiros. 2008.
OTONDO, Catherine ; Grinover, Marina Mange ; PESSOA, J. . Projeto - Residência Marília-SP. 2007.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto de Obra - Apartamento Cerqueira Cesar. 2007.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto e Obra - Casa Vila Madalena. 2007.
OTONDO, C. ; GRINOVER, M. ; PESSOA, J. . Projeto e Obra - Restaurante Vila Madalena. 2007.
OTONDO, Catherine ; Grinover, Marina Mange ; PESSOA, J. . Residencia em Bragança Paulista-SP. 2006.
OTONDO, C. ; Grinover, Marina Mange ; PESSOA, J. . Edifício Boheler Thyssen. 2006.
OTONDO, Catherine . Reforma Residência no Bairro Butantã - São Paulo-SP. 2005.
OTONDO, Catherine . Reforma Residência Paquier -Midland - EUA. 2004.
OTONDO, Catherine . Reestruturação do Farmes Market- Michigan - EUA. 2004.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Northwood University Centro Estudantil. 2003.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Chippewa Senior Center. 2003.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Ampliação da Residencia Carras. 2002.
OTONDO, Catherine . Atelier de Pintura Didi Marchi - Michigan - EUA. 2001.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Siniikaung Steak House - Soaring Eagle Hotal. 1999.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Barstow Ships Centro da Terceira Idade- Midland Community Center. 1999.
OTONDO, Catherine ; ARCHITECTS, D. H. A. G. . Ziibiwing Center-Museu para Tribo Indigena Chippewa. 1999.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . CEB - Centro Cultural Brandão - Moema - São Paulo - SP. 1999.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Praça Julio Prestes - São Paulo. 1998.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Estudo Linha 4 Metrô Rio de Janeiro. 1998.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Linha 3 Metrô Rio de Janeiro (Niterói). 1998.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Claudia Martins - Vila Madalena - São Paulo-SP. 1998.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Terminal de ônibus urbano Bairro Grajau - São Paulo-SP. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Terminal de ônibus urbano Metro Tucuruvi - São Paulo- SP. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . EEPG Vila Pereira Neto - FDE - Poá - São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Espaço Cultural e Agencia Central dos Correios. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Atualização Tecnologica e Criação do Espaço Cultural-Ibirapuera - São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Atualização Tecnologica e Criação do Espaço Cultural-Ibirapuera - São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Restaurante Oriental - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Flavia e Osmar Valentim - Carapicuiba -São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Reforma Luciana e Claudio Salum - Jd. Paulista - São Paulo -SP. 1997.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Paulo Sergio Aguiar - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP. 1997.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Edificio Residencial - Vila Madalena, São Paulo -SP. 1997.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Terminal de ônibus urbano Bairro Sapopemba - São Paulo-SP. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . EEPG Jardim Robru II FDE - São Paulo - SP. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . EEPG Chapada Grande - FDE - São Paulo - SP. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Industria Digital Line - Caucaia - CE. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Industria Labogen-Instalação de Tancagem e Oficinas - Indaiatuba -SP. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Industria Labogen-Edificio Adminsitrativo - Indaiatuba - SP. 1996.
OTONDO, Catherine ; Una Arquitetos . Anfiteatro - Vila Madalena -São Paulo - SP. 1996.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Companhia Brasilit - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP. 1996.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Marisa Matel - Morumbi, São Paulo, SP. 1996.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Hotel Resort - Búzios - R.J.. 1996.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Edifício de escritórios - Bauru -S.P.. 1995.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia em Salto de Pirapora, SP. 1995.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Zuccolo - Campinas, SP. 1995.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Residencia Giorgi, Morumbi -São Paulo-SP. 1995.
OTONDO, C. ; Una Arquitetos . Conj. de 4 residencias - Indaiatuba -SP. 1995.
ANELLI, R. S. ; ANDRADE, Vinicius ; OTONDO, C. ; KOCH, M. ; KOHLER, M. ; SEIXAS, A. ; QUEIROGA, E. . Workshop Hamburg City for All. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANELLI, R. S. ; ANDRADE, Vinicius ; OTONDO, C. ; KOCH, M. ; STOCKMAN, A. ; KOHLER, M. ; SEIXAS, A. . Workshop Diadema City for All. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OTONDO, C. ; GOUVEA, J. P. ; Sodré. João ; BRAGA, J. . 29 minutos com Paulo Mendes da Rocha. 2012. Vídeo.
Prêmios
2024
Professora Homenageada - Turma 1º semestre - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - 2022, Universidade Mackenzie.
2024
Melhor Projeto Institucional - Promoção de ATHIS no cargo de Presidência do CAU/SP, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
2022
Paraninfa - Turma 1º semestre 2022 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Mackenzie.
2022
Professora Homenageada - Turma 1º semestre - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - 2022, Universidade Mackenzie.
2022
Paraninfa - Turma 1ºsemestre - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Mackenzie.
2022
Professora Homenageada - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU - Universidade de São Paulo USP.
2021
Pratonesse- Turma 2 semestre 2021 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Mackenzie.
2018
1? Premio IAB 2018 - Categoria Urbanização, IAB - SP.
2017
Concurso de Ideias nacional para o Parque do Cocó em Fortaleza, Governo do Estado do Ceará.
2014
Prêmio APCA, Melhor Urbanidade 2014 - Projeto de Reurbanização Favela do Sapé, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte..
2014
Menção Honrosa Concurso Nacional para Ensáios Urbanos, Prefeitura de São Paulo e IAB-SP.
2014
Mensão Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura e Expografia para o Pavilhão Bras, APEX Brasil e IAB-DF.
2014
Mensão Honrosa no concurso público nacional de arquitetura e expografia para o pavilhão Brasil na Expo Milão 2015, APEX Brasil e IAB-DF.
2011
1º premio - Renova SP - Projeto de Urbanizacão Integrada Cabuçu de Cima 10, Secretaria da Habiração de São Paulo; IAB - DF.
2010
Mensão Honrosa - Concurso de Projetos para o Museu do Meio Ambiente, Jardim Botanico, RJ, IAB/RJ ..
2010
Mençao Honrosa - Concurso Morar Carioca, Rio de Janeiro, IAB/RJ ..
2008
1º Prêmio Concurso Fechado Spatium Escola Vera Cru, Escola Vera Cruz..
2000
Exposição da Premiação IAB/SP 98, Fundação Bienal de São Paulo e IAB.
1997
1º Premio - Concurso nacional para Reciclagem do Predio da Agencia dos Correios em São Paulo, Agencia Nacional dos Correios.
1996
2º premio - Concurso Público de anteprojetos, Centro de Formação Profissional Promoção Social e Desenvolvimento.
1995
2º premio - Jovens Arquitetos - Projeto, Instiuto dos Arquitetos do Brasil.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 18
Outras informações:
Professor de Projeto IV .
2015 - 2017
Insittuto de Arquietura e Urbanismo da USPVínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Professor Contratado III, Carga horária: 12
2015 - Atual
Base UrbanaVínculo: Socio Fundador, Enquadramento Funcional: Socio Fundador, Carga horária: 40
1992 - 1996
Andre Vainer e Guilherm Paoliello ArquitetosVínculo: Arquiteto, Enquadramento Funcional: Arquiteto colaborador, Carga horária: 30
2007 - 2015
Base 3 arquitetosVínculo: Socio Fundador, Enquadramento Funcional: Socio Fundador, Carga horária: 30
1990 - 1997
Colégio Santa CruzVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Linguagem Arquitetonica, Carga horária: 4
2000 - 2003
Dow Howell and Gilmore Architects AssociateVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta desenvolvimento de projetos, Carga horária: 20
2011 - 2011
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloVínculo: Estagio em docência, Enquadramento Funcional: Voluntario, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa de Aperf. do Ensino - PAE
AUP 0185 - Reciclagem e Reforma de Edificação
AUP 0459 - Desenho de Elementos Construtivos - Tradição Construtiva Brasileir
2008 - 2008
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloVínculo: Estagio em docencia, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações:
Programa de Aperf. do Ensino
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina: AUP150 Arquitetura Projeto V
Supervisor: Prof. Dr. Álvaro Luis Punton
1991 - 1991
Jean François Bodin Architecte Dplg.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteto Colaborador
1995 - 2000
Una ArquitetosVínculo: Socio fundador, Enquadramento Funcional: Socio fundador, Carga horária: 40
2021 - 2023
Conselho de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente CAU SP, Carga horária: 12
Outras informações:
Presidente do CAU SP.
2018 - 2020
Conselho de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 4
Outras informações:
Conselheira do CAU SP. Participação da Comissão de Exercicio Profissional: CEP/SP
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Catherine Otondo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?