Yasmin Livia Queiroz Santos
Psicóloga. Doutora em Ciências, área Psicologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP). Atualmente é Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara Iles/Ulbra. Tem experiência na área de Psicologia com concentração em Psicologia da Saúde e ênfase em intervenção terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social e saúde, saúde mental e nas relações entre trabalho e saúde.
Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduacao em Psicologia
2013 - 2017
Universidade de São Paulo
Título: O trabalho e a saúde dos profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial: reflexões sobre o trabalho na saúde pública
Vera Lucia Navarro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trabalho; Saúde; Profissionais.
Especialização em andamento em Psicologia Infantil
2016 - Atual
AVM Faculdade Integrada
Título: A saúde mental infantil na Saúde Pública: uma revisão dos estudos nacionais e internacionais
Orientador: Juliana Alberto Costa
Graduação em Psicologia
2007 - 2012
Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara
Título: Mulheres no mercado de trabalho: vivência de múltiplos papéis
Orientador: Wellington Luis Cardoso Bessa
Formação complementar
2013 - 2013
Grafologia com ênfase em recrutamento e Seleção. (Carga horária: 10h). , Recriar Desenvolvimento Humano, RDH, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento Profissional em Comportamento e Foco em Resultados. (Carga horária: 4h). , Fieg SESI, FIEG SESI, Brasil.
2012 - 2012
Saúde do Trabalhador no Contexto da Precarização. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Como conduzir entrevistas e atrair novos talentos. (Carga horária: 7h). , TransitaRH Psicologia, RH, Brasil.
2010 - 2010
Profissionais de saúde na assistência de pacientes. (Carga horária: 4h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
2010 - 2010
Palográfico - Teoria e Aplicação. (Carga horária: 8h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Extensão universitária em Projeto Ciranda. (Carga horária: 4h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Psicologia no Hospital. (Carga horária: 4h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Hospitalar: A atuação do psicólogo. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2008 - 2008
Caminhos Epistemológicos na Elucidação da Loucura. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2008 - 2008
O compromisso social da Psicologia. (Carga horária: 4h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Projeto Ciranda. (Carga horária: 8h). , Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES ULBRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
VIII Congreso Latinoamericano de Estudios del Trabajo. 2016. (Congresso).
X Seminário do Trabalho: Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina. 2016. (Seminário).
Conferência "Abordagem Qualitativa na Pesquisa em Pscologia. 2015. (Outra).
I Seminário Interinstitucional de Psicologia Social, UFSC. 2015. (Seminário).
IX Seminário de Saúde do Trabalhador e VIII Seminário "Trabalho em Debate".A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental em um centro de atenção psicossocial (CAPS) do interior de Minas Gerais. 2015. (Seminário).
Seminários Psicanalíticos Continuados - Psicanálise com Crianças. 2015. (Seminário).
IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo. 2014. (Seminário).
Conferência Perspectivas Antropológicas sobre práticas cotidianas, subjetividades e espaço público no campo da saúde mental. 2013. (Outra).
Conferência Trabalho Etnográfico e Processos Coletivos de Saúde Mental: uma abordagem crítica e reflexiva. 2013. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. 2013. (Congresso).
IV Fórum Trabalho e Saúde - Precarização do Trabalho, Saúde do Trabalhador e Invisibilidade Social. 2013. (Congresso).
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações. 2012. (Congresso).
I Coloquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. 2012. (Congresso).
VIII Seminário de Saúde do Trabalhador. 2012. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).
V Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia. 2010. (Outra).
IV Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia. 2009. (Outra).
Projeto Ciranda. 2009. (Outra).
V Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde. 2009. (Congresso).
XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2009. (Congresso).
III Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia do ILES ULBRA I. 2008. (Outra).
IX Encontro de Pesquisa. 2008. (Encontro).
Jornada Acadêmica dos cursos de Licenciatura em Educação Fisica, Letras, Pedagogia e Matemática. 2008. (Outra).
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia Sociedade Brasileira de Psicologia. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
Menezes, L. S.; Silva. V. P.;SANTOS, Y. L. Q.. SOBRE O PROCESSO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PSICÓLOGOS DA ATENÇÃO BÁSICA: Entre o prazer e o sofrimento. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.
Pegoraro, R., F.;SANTOS, Y. L. Q.FERREIRA, C. B.. Medidas Socioeducativas de Privação de Liberdade no Brasil: uma revisão de literatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Menezes, L. S.;QUEIROZ, Y. L.; Silva. V. P.. Sobre o processo de trabalho da equipe de doação de órgãos e tecidos: um olhar sobre a saúde mental. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.
Menezes, L. S.;QUEIROZ, Y. L.; Silva. V. P.. Processo de trabalho em saúde mental: um estudo com trabalhadores de CAPS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.
Bacelar, W. K. A.;SANTOS, Y. L. Q.; Querino, R. A.. Trabalho, adoecimento, volta e readaptação dos trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.
SANTOS, Y. L. Q.; Tannús, L. P.; Silveira, F. J.. Qualidade de vida no trabalho: Utopia ou mundo inventado?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós - Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia.
Pegoraro, R., F.;FERREIRA, C. B.SANTOS, Y. L. Q.. Demanda e cuidados em saúde mental segundo equipes de saúde da família e serviço de atenção psicossocial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
QUEIROZ, Y. L.. Coordenadora de minicurso: Saúde Mental e Trabalho no IX Seminário de Saúde do Trabalhador e VII Seminário "Trabalho em Debate". 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
QUEIROZ, Y. L.. Debatedora de trabalhos no IX Seminário de Saúde do Trabalhador e VIII Seminário "Trabalho em Debate". 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
QUEIROZ, Y. L.. Parecerista do IX Seminário de Saúde do Trabalhador e VIII Seminário "Trabalho em Debate". 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
QUEIROZ, Y. L.. Avaliadora na Primeira Etapa do 22 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2014. Universidade de São Paulo.
Produções bibliográficas
-
Silva, S. F. ; FERREIRA, C. B. ; QUEIROZ, Y. L. . Descrições do processo saúde-doença-cuidado na perspectivas de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. REVISTA FAMÍLIA, CICLOS DE VIDA E SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL , v. 6, p. 745-752, 2018.
-
VASCONCELOS, C. L. B. ; FERREIRA, C. B. ; GOMES, A. L. ; QUEIROZ, Y. L. . Significados do processo saúde-doenças crônicas-cuidado para enfermeiros que atuam na saúde pública. Revista da SPAGESP , v. 17, p. 96-109, 2016.
-
QUEIROZ, Y. L. ; FERREIRA, C. B. ; FERREIRA, A. M. . Práticas em um CAPS de minas gerais: o relato de uma experiência. Revista da SPAGESP , v. 14, p. 126-137, 2013.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. Estudos do Trabalho , v. 6, p. 180-201, 2013.
-
Elias, M. A. ; QUEIROZ, Y. L. . Mercantilização da educação e adoecimento de docentes no ensino superior. In: Cristina Miyuki Hashizume. (Org.). Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica. 1ed.Curitiba: Appris Editora e Livraria, 2018, v. 1, p. 1-18.
-
QUEIROZ, Y. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental em um centro de atenção psicossocial (CAPS) do interior de Minas Gerais. In: Edvânia Ângela de Souza Lourenço; Vera Lúcia Navarro; José Reginaldo Inácio; Ricardo Lara; Claudia Mazzei Nogueira. (Org.). Terceirização, Precarização e Agravos à Saúde dos/as Trabalhadores/as. 1ed.Franca: UNESP, 2017, v. 1, p. 163-174.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental. In: X Seminário do Trabalho: Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina, 2016, Marília. Anais do X Seminário do Trabalho Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina. Marília - SP, 2016. p. 1-2309.
-
NAVARRO, V. L. ; QUEIROZ, Y. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental em um centro de atenção psicossocial (CAPS) da cidade de Uberlândia, MG, Brasil. In: XXX Congresso Latinoamericano de Sociologia - ALAS, 2016, Costa Rica. Acta académica: XXX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología., 2016. p. 3-114.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental em um centro de atenção psicossocial (CAPS) do interior de Minas Gerais. In: IX Seminário de Saúde do Trabalhador e VIII Seminário 'Trabalho em Debate', 2015, Franca. Anais do IX Seminário de Saúde do Trabalhador: terceirização, precarização e agravos à saúde do trabalhador, 2015.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. In: IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo, 2014, Marília. Anais do IX Seminário do Trabalho. Marília: UNESP, 2014.
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Mulheres no mercado de trabalho: vivência de múltiplos papéis. In: VIII Seminário de Saúde do Trabalhador, 2012, Franca, SP. Anais do VIII Seminário de Saúde do Trabalhador, 2012.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. In: III Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, 2013, Gramado. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, 2013.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. In: IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo, 2014, Marília. Anais do IX Seminário do Trabalho, 2014. p. 131-132.
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Prazer e sofrimento da mulher inserida no mercado de trabalho e as consequências da dupla jornada para sua saúde. In: III Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, 2013, Gramado. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, 2013.
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Mulheres no mercado de trabalho: vivência de múltiplos papéis. In: Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações, 2012, Braga, Portugal. Programa e Resumos do Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho e das Organizações, 2012.
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O processo de trabalho e a relação com a saúde dos profissionais de um serviço substitutivo de saúde mental do interior de minas gerais, Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . Trabalho e Saúde: análise do processo de trabalho e saúde de uma equipe de saúde mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental em um centro de atenção psicossocial (CAPS) do interior de Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NAVARRO, V. L. ; QUEIROZ, Y. L. . A precarização do trabalho e os reflexos na saúde dos trabalhadores de um serviço público de saúde mental do centro de atenção psicossocial (CAPS). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Prazer e sofrimento da mulher inserida no mercado de trabalho e as consequências da dupla jornada para sua saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; NAVARRO, V. L. . O impacto do trabalho na saúde de profissionais do serviço público de saúde mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Mulheres no mercado de trabalho: vivência de múltiplos papéis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; FERREIRA, C. B. . Aconselhamento Psicológico: intervenção terapêutica e formação profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; FERREIRA, C. B. . Práticas de um CAPS do Sul de Goiás: relato de uma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, Y. L. ; BESSA, W. L. C. . Mulheres no mercado de trabalho: vivência de múltiplos papeis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUEIROZ, Y. L. ; FERREIRA, C. B. ; Souza, F. O. ; Ruguê, R. F. . Centro de Atenção Psicossocial: Necessidade de Recapacitação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
QUEIROZ, Y. L. . Organizacão do trabalho e transtornos psiquicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, Y. L. . Saúde Coletiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2009
Troféu Aluno Honorário 2009, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.
2008
Menção Honrosa " Aluno destaque do segundo período de 2008"., Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara ILES/ULBRA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Alca Foods LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuar na área de recrutamento e seleção, acompanhamento de colaboradores, treinamentos, plano de cargos e salários.
2011 - 2012
Alca Foods LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de REcursos Humanos, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuar na área de Recrutamento e Seleção e Treinamentos.
2010 - 2010
Alca Foods LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na área de recrutamento e seleção e na área de treinamentos.
2019 - Atual
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora no Colégio de Aplicação, mantido pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.
2009 - 2009
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de Citologia, Histologia e Genética, Carga horária: 4
2009 - 2009
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 4
Outras informações:
Projeto de Extensão Universitária - Travessia: Apoio Psicológico à Adolescentes Grávidas.
2008 - 2008
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de Anatomia e Fisiologia Humana, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico IV - Foco Saúde, Psicologia da Saúde, Testes e Exames Psicológicos I, Testes e Exames Psicológicos II
2017 - 2018
FACULDADE SANTA RITA DE CASSIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa, Psicologia Jurídica
-
07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos, Psicologia da Percepção, Psicologia das Relações Humanas
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de Pós - Graduação em Gestão de Pessoas e Coaching, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Clima Organizacional
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Jurídica, Projeto de Pesquisa
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de Pós - Graduação em Gestão de Pessoas e Coaching, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa
-
07/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Jurídica, Projeto de Pesquisa
2014 - Atual
Consultório Particular, .Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Yasmin Livia Queiroz Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?