João Marcelo Caldeira Abreu

Possui graduação em Sistema de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2008). Expertise: Design de interface, arquitetura de informação, front-end, experiência de usuário, identidade visual.

Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2010 em Design Gráfico

2009 - interrompida

Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Ano de interrupção: 2010

Graduação em Sistema de Informação

2004 - 2008

Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
Título: Usabilidade Web aplicada no Site do Núcleo de Tecnologia da Informação
Orientador: Alcyr Morisson

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2009

Exodus Sistemas

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Web designer, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento, Design de Interface e Produção (HTML/XHTML e CSS). Testes e análises de facilidade de uso (usabilidade).

2008 - 2008

i-Tera informática LTDA

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Web designer, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento, Design de Interface e Produção (HTML/XHTML e CSS) . Análises baseadas em facilidade de uso (usabilidade, acessibilidade) e ergonomia de softwares.

2011 - 2014

Cobra Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Interfaces, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto de automação bancária para o Banco da Amazônia quando este resolveu substituir seu processo de concessão de crédito manual para um sistema online. Planejamento, análise, e otimização da experiência de usuário Criação de protótipos de alta e baixa fidelidade Criação de fluxos de navegação Criação de padrões de interface e padrões iconográficos Levantamento de requisitos junto ao cliente Apoio às equipes de Desenvolvimento e Requisitos na resolução de desafios Design de interação Arquitetura de informação

2009 - 2011

Fóton Informática S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Interfaces, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração dos Padrões de Interface e Plano de Navegabilidade para os sistemas internos do Banco da Amazônia S.A que utilizam interface web Levantamento dos requisitos de interface junto ao Analista de Requisitos e/ou junto ao Cliente, para a funcionalidade definida no Detalhamento de Caso de Uso Elaboração do documento de Interface de Caso de Uso baseando-se no Detalhamento do Caso de Uso e no Padrão de Interface Produção Codificação com base em HTML/XHTML e CSS (elaborar XHTML seguindo web standards, elaborar folhas de estilo, testar resultados em nos navegadores IE6/IE7) Análises baseadas em facilidade de uso (usabilidade, acessibilidade) e ergonomia de softwares. Testes realizados a partir de critérios ergonômicos Realização das atividades baseadas no processo RUP Participação nos projetos Enforce (software processador de transações que permite à Instituição garantir a gestão da conformidade de transações em tempo real com informação on-line para o gestor) e Cardware (administração e manutenção dos cartões do Banco da Amazônia S.A, possibilitando o controle de todos os tipos de cartões e demais operadoras de cartões).