João Gabriel Gama Vila Nova

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cursou um ano de Ciência da Computação em Ithaca College, Ithaca NY, pelo Ciências Sem Fronteiras (CsF). Atualmente faz Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em Game Design/Development e Games for Learning, trabalha atualmente com Aplicações de Inteligência Artificial em Jogos de Estratégia.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência da Computação

2019 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Orientador:Levi Henrique Santana de Lelis.

Graduação em Ciência da Computação

2013 - 2019

Universidade Federal de Alagoas
Título: SCURDD: Uma Ferramenta de Auxílio ao Balanceamento de Encontros para D&D 3.5
Orientador: Roberta Vilhena Vieira Lopes

Graduação em Computer Science

2014 - 2015

Ithaca College
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

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Formação complementar

2013 - 2013

Intrusão em Redes Wireless. (Carga horária: 4h). , Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação, COALTI, Brasil.

2013 - 2013

Intrusão em Redes Corporativas. (Carga horária: 4h). , Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação, COALTI, Brasil.

2013 - 2013

Video Games and Learning. (Carga horária: 36h). , University of Wisconsin-Madison, UW, Estados Unidos.

2013 - 2013

Análise de Código Malicioso. (Carga horária: 4h). , Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação, COALTI, Brasil.

2007 - 2012

Inglês Britânico. (Carga horária: 500h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Artificial Intelligence for Games.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game Design.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Games for Learning.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Information Technology in Education.

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Organização de eventos

BITTENCOUR, I. I. ; BITTENCOURT, I. M. ; ROCHA, D. ; OLIVEIRA, W. ; NAUBER, C. ; NOVA, J. G. G. V. . IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. 2015. (Congresso).

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Participação em eventos

XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.SCURDD: Uma Ferramenta de Auxílio à Mestres de D&D. 2019. (Seminário).

GDG DevFest 2017. 2017. (Congresso).

Caiite. Um Sistema Tutor Inteligente para o Aprendizado de Música de Maneira Otimizada. 2016. (Congresso).

Open Data Day 2016 - MCZ. 2016. (Simpósio).

ED Tech Day. Arena: A Video Game for Informal Language Learning. 2015. (Exposição).

Whalen Symposium.Arena: A Video Game for Informal Language Learning. 2015. (Simpósio).

Alagoas Dev Day. 2014. (Outra).

5º Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação. 2013. (Congresso).

XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2013. (Congresso).

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Comissão julgadora das bancas

Marcos Vinícius Carneiro Vital

Vilhena Vieira Lopes, Roberta; Costa, E.B.;VITAL, M.V.C.. SCURDD - UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO BALANCEAMENTO DE ENCONTROS PARA D&D 3.5. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.

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Foi orientado por

Roberta Vilhena Vieira Lopes

SCURDD: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO BALANCEAMENTO DE ENCONTROS PARA D&D 3; 5; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberta Vilhena Vieira Lopes;

Rafael de Amorim Silva

Análise de Técnicas de Colaboração Imersiva para Ambientes de Sala de Aula Inteligentes (SmartClass); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rafael de Amorim Silva;

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Produções bibliográficas

  • Gama Vila Nova, João Gabriel ; Carneiro Vital, Marcos Vinícius ; Vilhena Vieira Lopes, Roberta . A Reliable Information Acquisition Model for D&D Players. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. 11804, p. 73-85.

  • NOVA, J. G. G. V. ; LOPES, R. V. V. . SCURDD: Uma Ferramenta de Auxílio à Mestres de D&D. In: XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019, Maceió. Anais do XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019. p. 112-121.

  • SILVA, RAFAEL DE AMORIM ; NOVA, JOÃO VILA ; VASCONCELOS, RUBEM ; CALADO, IVO ; BRANCO, KALINKA CASTELO ; BRAGA, ROSANA . Aplicando Internet das Coisas na Educação: Tecnologia, Cenários e Projeções. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 1256.

  • SILVA, RAFAEL DE AMORIM ; NOVA, JOÃO VILA ; VASCONCELOS, RUBEM ; CALADO, IVO ; BRANCO, KALINKA CASTELO ; BRAGA, ROSANA . PB-SmartClass: Um Modelo Arquitetural Baseado em Projetos Colaborativos para Salas de Aula do Futuro. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 1244.

  • NOVA, J. G. G. V. ; LOPES, R. V. V. . SCURDD: Uma Ferramenta de Auxílio à Mestres de D&D. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOVA, J. G. G. V. ; VASCONCELOS, R. F. S. ; SILVA, R. A. ; CALADO, I. A. A. R. . Um Sistema Tutor Inteligente para o Aprendizado de Música de Maneira Otimizada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRESTOPNIK, N. R. ; NOVA, J. G. G. V. ; LANE, N. ; FLETCHER, E. ; WANG, Y. . Arena: A Video Game for Informal Language Learning. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

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Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Projeto SmartClass, Descrição: Este projeto investiga as tecnologias mais relevantes para uma efetiva automação de uma sala de aula do futuro.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Rafael de Amorim Silva - Coordenador / Ig Ibert Bittencourt - Integrante / Rubem Ferreira Santos Vasconcelos - Integrante.

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Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - 2015

    Arena: Um Video Game para Aprendizagem Informal de Línguas, Descrição: Arena é um jogo que usa a história para motivar o ensino de uma segunda língua. O jogo coloca o jogador em um ambiente em que o Espanhol é a língua principal, encorajando-o a aprender-lo para que possa avançar na história e nos estágios do jogo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Arena: Um Video Game para Aprendizagem Informal de Línguas, Descrição: Arena é um jogo que usa a história para motivar o ensino de uma segunda língua. O jogo coloca o jogador em um ambiente em que o Espanhol é a língua principal, encorajando-o a aprender-lo para que possa avançar na história e nos estágios do jogo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Arena: Um Video Game para Aprendizagem Informal de Línguas, Descrição: Arena é um jogo que usa a história para motivar o ensino de uma segunda língua. O jogo coloca o jogador em um ambiente em que o Espanhol é a língua principal, encorajando-o a aprender-lo para que possa avançar na história e nos estágios do jogo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Arena: Um Video Game para Aprendizagem Informal de Línguas, Descrição: Arena é um jogo que usa a história para motivar o ensino de uma segunda língua. O jogo coloca o jogador em um ambiente em que o Espanhol é a língua principal, encorajando-o a aprender-lo para que possa avançar na história e nos estágios do jogo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Arena: Um Video Game para Aprendizagem Informal de Línguas, Descrição: Arena é um jogo que usa a história para motivar o ensino de uma segunda língua. O jogo coloca o jogador em um ambiente em que o Espanhol é a língua principal, encorajando-o a aprender-lo para que possa avançar na história e nos estágios do jogo.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Arena: A Language Learning Game, Descrição: Trabalhou no desenvolvimento de um jogo de aventura para ensino de língua espanhola para usuários americanos.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Gabriel Gama Vila Nova - Integrante / Nathan R. Prestopnik - Coordenador / Ethan Fletcher - Integrante / NIcole Lane - Integrante / Yanming Wang - Integrante.

Histórico profissional

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Experiência profissional

2015 - 2015

Ithaca College

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Programação 1, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina Programação 1 sob orientação do professor Drº Baldoino Fonseca dos Santos Neto do curso de Ciência da Computação.

2018 - 2018

Secretaria de Estado da Fazenda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhou com o desenvolvimento de sistemas computacionais para a Superintendência da Receita Federal - GMT.