Tacilio Gonçalves da Silva

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Cursa atualmente Bacharelado em Geografia pela mesma instituição. Atua como Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na pesquisa "Geografia da Infância: Acervo Teórico-Metodológico no Brasil e no Mundo", coordenada pelo Dr. Jader Janer Moreira Lopes. Atuou como bolsista de Treinamento Profissional no Colégio de Aplicação João XXIII ? UFJF, no projeto "Oficinas Didáticas de Geografia", orientado pelo Professor Bruno Muniz Figueiredo Costa. Participa da consolidação do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia Escolar coordenado pelo Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim (GRUPEGE/NEC/FACED/UFJF). Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/UFF/UFJF/CNPQ) coordenado pelo Dr. Jader Janer Moreira Lopes.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Geografia

2010 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual Francisco Manuel

Formação complementar

2013 - 2013

Geografia e Imagem: fotografia e vídeo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Ensino de Geografia na Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Bicicletada Geográfica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Mapas Vivenciais: novas metodologias para a cartog. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

As nascentes e o ciclo hidrossocial. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Notas para uma Filosofia-poética da educação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Geografia e imagem: fotografia e vídeo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Áreas Verdes Urbanas: reflexões sobre a cidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2010 - 2010

Patrimônio e Turismo: Mercantilização das Cidades. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia da Infância.

Organização de eventos

SILVA, T. G. . XV SEMANA DE GEOGRAFIA E II SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO POR UM MUNDO EXPERIMENTADO POR INTEIRO. 2013. (Outro).

Participação em eventos

IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação. 2015. (Seminário).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS ? ?A AGB E A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO CONTEXTO DAS LUTAS SOCIAIS FRENTE AOS PROJETOS HEGEMÔNICOS?. 2014. (Congresso).

III Seminário da Pós-graduação em Geografia da UFJF. 2014. (Seminário).

Semana de lutas dos estudantes de geografia. 2014. (Outra).

I SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA GEOGRAFIA - UFJF - "CAMINHOS E DESCAMINHOS DA GEOGRAFIA". 2013. (Seminário).

XV SEMANA DE GEOGRAFIA E II SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO ? ?POR UM MUNDO EXPERIMENTADO POR INTEIRO?.OFICINA: MAPAS VIVENCIAIS: NOVAS METODOLOGIAS PARA CARTOGRAFIA ESCOLAR. 2013. (Seminário).

I SEMANA DA FACED, VI SEMANA DA EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFJF.Cartografia com crianças: os mapas narrativos do centro urbano de Juiz de Fora-MG. 2012. (Seminário).

XIV SEMANA DA GEOGRAFIA UFJF ? ?OS CAMINHOS DE UMA GEOGRAFIA EM MOVIMENTO?. 2010. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • AMORIM, C. C. ; LOPES, J. J. M. ; COSTA, B. M. F. ; ANDRADE, T. G. ; SILVA, T. G. . OFICINA: MAPAS VIVENCIAIS: NOVAS METODOLOGIAS PARA CARTOGRAFIA ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, J. A. ; PAULA, G. G. ; COSTA, B. M. F. ; NIERO, M. B. ; AMORIM, C. C. ; SILVA, T. G. ; OLIVEIRA, L. S. . Cartografia com crianças: os mapas narrativos do centro urbano de Juiz de Fora-MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Geografia da Infância: acervo teórico-metodológico no Brasil e no mundo, Descrição: O objetivo central do projeto é levantar e organizar a produção acadêmica tanto em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações que tenham como tema a Geografia da Infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tacílio Gonçalves da Silva - Integrante / Jader Janer Moreira Lopes - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia da Infância - GRUPEGI, Descrição: A infância pode ser compreendida como um espaço de embate entre os diferentes agentes e setores que buscam trazer as crianças para suas áreas de influência, o que coloca essa categoria na condição de território, onde diferentes grupos, instituições e outros se aproximam, afastam, dialogam, conflitam na produção de saberes (e poderes) relativos às crianças e suas infâncias. Esses embates têm gerado diferentes paradigmas ao longo da história da infância que se desdobram em diferentes implicações e atuações. Um traço que tem acompanhado a infância é a sua compreensão na perspectiva da negatividade, da falta, da incompletude, da não presença, concepção que se espraia em várias dimensões sociais e materializam ações em diversos campos, como na área da educação. Poderíamos agregar, ainda, a essas reflexões mais uma negatividade: a do espaço e, também do tempo, a noção de uma infância percebida como sujeitos a-topos , ou seja, de lugar nenhum, como sujeitos a-temporais, de tempo nenhum, deslocadas de seus espaços e de seus tempos. Essa perspectiva de ver a criança e de conceber a infância, nega seu papel de sujeito social, nega a existência de suas histórias e geografias, nega suas possibilidades de construção, de ação e de diálogo na produção dos espaços e tempos em que se inserem e a coloca na condição de sujeitos passivo, e portanto passível de receber ações que vem dos outros que compõem seus cotidianos. A despeito da visão adultocêntrica, se há traços comuns entre todas as crianças, independentes de suas infâncias, tem sido suas capacidades de subverterem, os esquemas e estruturas pré-traçados para elas, materializando suas presenças nos diversos grupos sociais em que se encontram. Corroborando com essa concepção, poderíamos complementar a necessidade de compreender as crianças como agentes produtores do espaço que gestam e dão significados as suas espacialidades, construindo lugares e territórios. As crianças são assim, produtoras de culturas próprias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tacílio Gonçalves da Silva - Integrante / Jader Janer Moreira Lopes - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Mapas Vivenciais do C. A. João XXIII, Descrição: Desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de Cartografia através da produção de mapas vivenciais pelas crianças e de um blog.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tacílio Gonçalves da Silva - Integrante / Bruno Muniz FIgueiredo Costa - Coordenador / Cassiano Caon Amorim - Integrante / Thiago Gerheim de Andrade - Integrante - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Cartografia com crianças: os mapas narrativos do centro urbano de Juiz de Fora-MG, Descrição: A cartografia tem sido uma área fundamental no desenvolvimento da leitura de mundo trabalhada pela geografia escolar. Os avanços nos processos de ensino-aprendizagem da cartografia para crianças são significativos. No entanto, os sujeitos da aprendizagem na escola, nesta pesquisa, crianças do 4º e 5º anos de instituições públicas , pouco são instigadas a produzir a sua cartografia do espaço em que vivem seu cotidiano. Dessa forma, uma alternativa que se denomina mapas narrativos, pretende ser uma possibilidade de representação do espaço geográfico, elaborada por crianças. A cartografia com crianças, como assim denominamos neste projeto, busca dar vozes aos sujeitos com o intuito de investigar quais são os atributos do espaço geográfico que têm significado na representação do centro urbano de Juiz de Fora-MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tacílio Gonçalves da Silva - Integrante / Cassiano Caon Amorim - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
"Geografia da Infância: Acervo Teórico-Metodológico no Brasil e no Mundo"

2011 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Catografia com crianças: mapas narrativos do centro urbano de Juiz de Fora-MG

2013 - 2014

Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento Profissional, Carga horária: 12

Outras informações:
Oficinas didáticas de Geografia

2012 - 2013

Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento Proficional, Carga horária: 12

Outras informações:
"Blog de mapas vivenciais do Colégio de Aplicação João XXIII"

2015 - Atual

CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9