Lidia Silva Vaz e Vaz

Mestre em Educação pela PUC-Campinas (2012). Especialista em Psicopedagogia - Clínica e Institucional pela Faculdade Adventista de Hortolândia com pesquisa em Consciência Fonológica e Aprendizagem da Escrita (2005). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Amparense (1999). Possui habilitação de 2º grau profissional plena para o Magistério (1988). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento, Alfabetização, Práticas Pedagógicas e Formação do Professor. Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP na Educação Básica desde 1989 como professora, orientadora educacional e coordenadora pedagógica do ciclo de alfabetização. Professora do Ensino Superior a partir de agosto de 2007, atuando nos dois níveis - educação básica e ensino superior- até 2013. Professora do Ensino Superior, em tempo integral no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, desde fevereiro de 2013. Pesquisadora e colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo e Formação do Professor (GEPEFOP) no UNASP Campus Hortolândia - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Coordenadora voluntária no programa PIBID Subprojeto de Pedagogia (2018 a 2019). Professora no curso de Pedagogia, Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura do UNASP- EAD, Orientadora dos estágios do curso de Pedagogia presencial (2017 a 2019) , Orientadora dos estágios dos cursos de Pedagogia, Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura para os do UNASP- EAD (2019 a 2022), Assessora do Apoio Psicopedagógico ao Discente do UNASP EAD. Membro do NDE do curso de Pedagogia na modalidade EAD, Membro do NAAC -Núcleo de Apoio à Acessibilidade do UNASP EAD.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professorasmde 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2012
Elvira Cristina Martins Tassoni.Palavras-chave: Letramento; Práticas Pedagógicas; Formação do Educador; alfabetização.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

2003 - 2005

Faculdade Adventista de Hortolândia
Título: Relação Entre Consciência de Rima e Construção da Escrita
Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Graduação em Pedagogia

1997 - 1999

Centro Universitário Amparense

Formação complementar

2018 - 2018

PNL - Programaão Neurolinguística. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2016 - 2016

Filosofia da Educação Adventista. (Carga horária: 68h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.

Organização de eventos

VAZ, L. S. V. e . Biblioteca Universitária: a solução está aqui Módulo I/2024. 2024. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Biblioteca Universitária: a solução está aqui Módulo II/2024. 2024. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Oficina Engajamento e Protagonismo na EAD. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e ; ALBUQUERQUE, E. X. . Oficina Biblioteca Universitária: a solução está aqui. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e ; SOUZA, T. A. J. . Oficina Neurociência das Emoções no Contexto Universitário. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Engajamento e Protagonismo na EAD. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Biblioteca Universitária: a solução está aqui. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Inteligência Artificial: Possibilidades e Desafios. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Neurociência das Emoções no Contexto Universitário. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e ; CARPES, L. M. . Oficina Inteligência Artificial: Possibilidades E Desafios. 2023. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Oficina Currículo, Recrutamento e Seleção. 2022. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Semana Acadêmica de Pedagogia Profissão Pedagogo. 2022. (Outro).

VAZ, L. S. V. e . Semana Acadêmica de Pedagogia e História Neurociência e Aprendizagem. 2021. (Outro).

SCHAFFER, A. M. M. ; VAZ, L. S. V. e . PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente. 2019. (Congresso).

VAZ, L. S. V. e . V ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e IV MOSTRA DE EXTENSÃO DO UNIASP CAMPUS HORTOLÂNDIA ENAIC/UNASP-HT - 2017. 2017. (Exposição).

VAZ, L. S. V. e . IV Bienal de Educação Inclusiva Inclusão: Reflexões sobre as Práticas Escolares. 2016. (Congresso).

VAZ, L. S. V. e . IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolãndia. 2016. (Exposição).

VAZ, L. S. V. e . II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ADVENTISTA. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

III Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação. 2024. (Seminário).

Como elaborar questões na EAD. 2023. (Oficina).

Oficina Técnicas de apresentação para docentes NASP EAD. 2023. (Oficina).

Planejamento Acadêmico 2023. 2023. (Encontro).

PROEPRE em Ação | Oficina 5 - Possibilidades Construtivistas para situações difíceis na escola inclusiva. 2023. (Oficina).

PROEPRE em Ação | Oficina 7 - A construção da noção de espaço perceptivo e representativo em jogos, brinquedos e brincadeiras. 2023. (Oficina).

Quartas do Saber - mulheres na ciência,: presença, protagonismo e desafios.. 2023. (Outra).

XXX Encontro de Coordenadores dos Cursos de Graduação do UNASP. 2023. (Encontro).

A beleza dos projetos acadêmicos. 2022. (Oficina).

Avaliação; elaboração de questões. 2022. (Outra).

Capacitação TOTVS Portal o Professor. 2022. (Outra).

II Encontro Nacional de Inovação e Ciência da Educação Adventista. 2022. (Encontro).

II Encontro Nacional de Inovação e Ciência da Educação Adventista.Sala 8 Pedagogia. 2022. (Encontro).

Organizando grupos avaliativos no CANVAS. 2022. (Outra).

I ENAIC Encontro Nacional Adventista de Iniciação Científica. 2021. (Encontro).

25º CIAED ABED. 2019. (Congresso).

Encontro de docentes UNASP. 2019. (Encontro).

PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente.PIBID: BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DA PRÁTICA DOCENTE. 2019. (Encontro).

PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente.O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2019. (Encontro).

PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente.https://www.unasp.br/programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia/pibid-2018-2019/pibid-autonomia-e-protagonismo-na-articulacao-teoria-e-pratica-da-formacao-docente/. 2019. (Encontro).

PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente.PIBID- PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VISÃO DA PROFESSORA SUPERVISORA. 2019. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.A corporeidade como instrumento de auxílio no processo de alfabetização. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.O impacto da ação PIBID na prática do professor regente. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.Alfabetizar ou Letrar? Desafios do Professor. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.O papel das tecnologias dentro das escolas e a formação dos professores. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.O brincar na educação infantil: a concepção dos professores. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.Valorização do Professor: visão do professor e implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2018. (Encontro).

6º Encontro Anual de Iniciação Científica ENAIC.Corporeidade na educação infantil: um estudo bibliográfico. 2018. (Encontro).

ENCONTRO ANUAL DE EDUCADORES DO UNASP / NIFE 2018. 2018. (Encontro).

ENCONTRO TRICAMP DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): NARRANDO EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO SABERES.O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2018. (Encontro).

ENCONTRO TRICAMP DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): NARRANDO EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO SABERES.PIBID- PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VISÃO DA PROFESSORA SUPERVISORA. 2018. (Encontro).

ENCONTRO TRICAMP DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): NARRANDO EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO SABERES.PIBID: BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DA PRÁTICA DOCENTE. 2018. (Encontro).

ENCONTRO TRICAMPI DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): NARRANDO EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO SABERES.PROGRAMA PIBID COMO MEIO DE AUXILIO À FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR. 2018. (Encontro).

IV ENDIPPE- Encontro de Dirigentes de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão esa. 2018. (Encontro).

V ENDIPE Encontro de Dirigentes de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. 2018. (Encontro).

XVIII FÓRUM DAS LICENCIATURAS. 2018. (Outra).

SEMANA INTERCURSOS.RECICLAGEM: ESCOLA DE MÃOS DADAS COM A SUSTENTABILIDADE. 2017. (Oficina).

Seminário Grupo de Pesquisa ALLE/AULA - Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial: contribuições de pesquisa. 2017. (Seminário).

V ENAIC-Encontro Anual de Iniciação Científica.PROJETO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS: Contribuições para professores e alunos do curso. 2017. (Encontro).

V ENAIC-Encontro Anual de Iniciação Científica.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise da matriz curricular dos cursos de formação de professores. 2017. (Encontro).

V ENAIC-Encontro Anual de Iniciação Científica.O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. (Encontro).

V ENAIC-Encontro Anual de Iniciação Científica.A RELAÇÃO ENTRE O ESTILO DE VIDA DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2017. (Encontro).

V ENAIC-Encontro Anual de Iniciação Científica.JOGO SIMBÓLICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções do Docente. 2017. (Encontro).

VI Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2017. (Seminário).

workshop ?Crenças docentes e a prática pedagógica no ensino superior?. 2017. (Seminário).

workshop ?O Portfólio como Método de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: requisitos para a prática reexiva?. 2017. (Congresso).

Workshop - UNASP-HT CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO!.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2017. (Outra).

A Percepção do Professor de Educação Infantil sobre Corporeidade na Prática Pedagógica.Percepção do Professor. 2016. (Encontro).

II SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO FÉ E ENSINO. 2016. (Simpósio).

IV Bienal de Educação Inclusiva. 2016.. 2016. (Congresso).

IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia.A Alimentação Saudável como Proposta Interdisciplinar nas Práticas Pedagógicas. 2016. (Encontro).

IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia. 2016. (Encontro).

IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia.Estratégias para Promoção de uma Alimentação Saudável. 2016. (Encontro).

IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia.O Estilo de Vida do professor de Educação Infantil. 2016. (Encontro).

IV ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia.Percepção do Professor de Educação Infantil sobre a Corporeidade na prática Pedagógica. 2016. (Encontro).

II Congresso Ibero-Americano da Educação Superior Adventista. 2015. (Congresso).

III ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia.PROJETO PEDAGÓGICO HORTA ESCOLAR: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO A HORTA ESCOLAR. 2015. (Encontro).

III ENAIC da Faculdade Adventista de HortolândiaI. 2015. (Encontro).

Encontro Anual de Docentes da Educação Superior e Básica. 2014. (Encontro).

II ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia. 2014. (Exposição).

I ENAIC da Faculdade Adventista de Hortolândia. 2013. (Exposição).

XX Colóquio AFIRSE Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. 2013. (Outra).

XX Colóquio AFIRSE Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas.Práticas pedagógicas de alfabetização: as concepções de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Outra).

Leitura de Si, o professor enquanto pessoa. 2012. (Outra).

VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil e de EJA com a temática Práticas de leitura e de escrita para a constituição do sujeito.. A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. (Congresso).

VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil e de EJA com a temática Práticas de leitura e de escrita para a constituição do sujeito.. 2012. (Congresso).

"Avaliação em Educação: Natureza, Potencialidade e Limitações". 2011. (Outra).

10º Encontro de Peasquisa em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2011. (Encontro).

Universidade e Pesquisa: caminhos e pesquisa. 2011. (Outra).

VI Seminário da Faculdade de Educação e V seminário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.A Alfabetização e o Letramento na visão de uma professora do Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

17º Educador - Congresso Internacional de Educação. 2010. (Congresso).

Direito à Educação: Diálogo entre Ciências. 2010. (Outra).

I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Ética e compromisso social: desafios contemporâneos.Alfabetização e letramento: discutindo as práticas de professoras de 1ºe 2ºano. 2010. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisa em Educação.Alfabetização e Letramento: Discutindo as Práticas de Professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Simpósio).

IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (IX SMELP) Línguagens eculturas no ensino de lingua e na formação do professor.Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professoras de 1ºe 2ºano do ensino funamental. 2010. (Seminário).

Modelos de Formação de Professores e as Relações da Universidade com a Escola Básica. 2010. (Outra).

Palestra: A Política de Ensino Superior no Governo Lula. 2010. (Outra).

Palestra: A voz do sujeito como fonte primári na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. 2010. (Outra).

V Seminário da Faculdade de Educação sobre Plano Nacional de Educação: desafios e perspectiva para a educação básica e ensino superior e IV Seminário sobre Produção do Conhecimento em Educação: direito a uma educação de qualidade social.Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alcione R

VAZ, L. S. V. e; ZIFIRINO, S.. S., Fernanda C. S., Reginia R. S. C., Tainá S. L..Consciência Fonológica: foco no Ensino da sílaba na alfabetização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNASP campus Engenheiro Coelho.

Aluno: Lidia Silva Vaz e Vaz

DOMINGUES, A. P.; FREZA, A. C. D. S.; CRUZ, S. A. C.; DARIUS, R. P. P.;VAZ, L. S. V. e. A alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista.. 2021.

Aluno: Lidia Silva Vaz e Vaz

SANTOS, A. P. A.; SANTOS, D. M.; FRANCA, S. C. S.; DARIUS, R. P. P.;VAZ, L. S. V. e. Alfabetização e letramento: Uma análise a partir dos livros didáticos.. 2021.

Aluno: Lidia Silva Vaz e Vaz

SILVA, J. P. S.; CARIOCA, A. B.; DARIUS, R. P. P.;VAZ, L. S. V. e. Atividades lúdicas no processo de alfabetização: O apoio da família por meio da literatura infantil.. 2021.

Aluno: Lidia Silva Vaz e Vaz

BARRETO, C. B. S.; SOUZA, G. J.; DARIUS, R. P. P.;VAZ, L. S. V. e. O brincar como direito de aprendizagem na educação infantil.. 2021.

DARIUS, R. P. P.;VAZ, L. S. V. e. Alfabetização: o impacto da pandemia no desenvolvimento motor fino. 2022. UNASP campus Engenheiro Coelho.

Orientou

ANA PAULA S

G; ; Fabiana M; G; S; ; Sabrina R; L; Simone P; S; ; Desafios da leitura no processo de aprendizagem; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; (Orientador);

Greiciane de Souza e Patricia Sa de Sousa Lima

Gestão Escolar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

ANA PAULA S

G; ; Fabiana M; G; S; ; Sabrina R; L; Simone P; S; ; O que causa dificuldades de leitura em crianças do ensino fundamental?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Samira Tatiane de Jesus e Jeferson Felipe Marques da Costa

Alfabetização e Letramento: Conceito e Reflexões; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Jeferson P

M; ; Kerin O; W; ; Patrícia C; B; ; Reginaldo A; ; A influência dos professores nas avaliações internas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Marcia Bispo Toledo

Formação docente e a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Jessica B

B; S; Lorrane S; S; M; Vanessa D; S; Nilciara A; M; ; Lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP Educação A Distância; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Larissa C

Sartori; Letícia O; F; Silva; Lais P; Felix; A musicalização como instrumento no processo de letramento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unasp campus hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

natasha O

Barros; Thamiris A; S; Conrado; Vanessa S; Silva; A UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unasp campus hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Elizama S

E; Meira; Keila B; O; Moreno;; A VALORIZAÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unasp campus hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Heila M

M; S; Silva; Thainá M; M; Pinto; DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unasp campus hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

keila Neres Santos Souza

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Unasp campus hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Izabela B

M; Leite, Graziele F; Costa, Matheus O; Araújo; O impacto da ação PIBID na prática do professor regente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Aline Soares de Melo

Alfabetizar ou Letrar? Desafios do Professor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Nayara Kathleen V Dos Reis, Eli Roberta da Silva

Valorização do Professor: visão do professor e implicações no processo de ensino-aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Marcilene Mota Chaves, Jacqueline Melo Chaves

O brincar na educação infantil: a concepção dos professores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Débora Cristina da Paz, Priscilla Cruz Argentin

O papel das tecnologias dentro das escolas e a formação dos professores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Adrielle Aparecida de Oliveira

Corporeidade na educação infantil: um estudo bibliográfico dessa relação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Jhenyffer da Silva Andrade, Vitória do Carmo Nobre

A corporeidade como instrumento de auxílio no processo de alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Amanda de Aguiar Pereira, Dara Lohanna de Araújo e Laissa Mí

O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP-HT Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Alexia L

Gonçalves, Bruna da S; Ferreira, Priscila Carvalho; JOGO SIMBÓLICO NA EDUCAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP-HT Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Camila M

Augusto, Danielle S; O; Silva, Karen M; Oliveira; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise da matriz curricular dos cursos de formação de professores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP-HT Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Mariana S

Silva, Viviane L; C; Costa, Thamirys C; Lira; A RELAÇAO ENTRE ESTILO DE VIDA DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP-HT Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Ana Carolina Menezes dos Santos

A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: o estilo de vida como tema gerador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Eliane Alves Dotta da Vila; Nilvania Leone Brito; Thaís Cris

PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A CORPOREIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Fernanda de J

Albuquerque Joice Deana Leonardi; Laís Vilela; O ESTILO DE VIDA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Andriely B

L; Rodrigues; Bruna P; Santos; Larissa C; Roque; A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolandia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Ana Carolina Menezes dos Santos

A música como ferramenta pedagógica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Marina Emerick Porto Estevam

Estratégias para Promoção de uma Alimentação Saudável; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Laissa Cristina Roque

A Alimentação Saudável como Proposta Interdisciplinar nas Práticas Pedagógicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Joice Deana , Fernanda, Lais, Thais, Tatiane e Valdilene

O Estilo de Vida do professor de Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Eliane Dotta, Nilvânia Brito e Thais Fonseca

Percepção do Professor de Educação Infantil sobre a Corporeidade na prática Pedagógica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Verônica Santos Alves Magalhães

PROJETO PEDAGÓGICO HORTA ESCOLAR: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO A HORTA ESCOLAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNASP-HT Faculdade Adventista de Hortolândia; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Yara Fernanda de Sousa Damazio, Giselle Pacheco dos Anjos

O PIBID E O USO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO TRABALHO COM A LEITURA; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Unasp campus hortolandia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Thayla C

M; C; Maria Divina P; ;Stephany F; P; ; Beatriz R; S; ; PIBID E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Unasp campus hortolandia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Andressa Couto Natividade; Kalila Brito dos Santos

PIBID: contribuições para melhoria no processo ensino-aprendizagem; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Unasp campus hortolandia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Rita de Cassia Resende Cremasco

; PIBID- PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VISÃO DA PROFESSORA SUPERVISORA; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Unasp campus hortolandia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lidia Silva Vaz e Vaz;

Produções bibliográficas

  • VAZ, L. S. V. e . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES UM OLHAR SOBRE DINÂMICAS E PROCESSOS. CONTRAPONTOS (ONLINE) , v. v.20, p. 01-253, 2020.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Práticas pedagógicas de alfabetização: as concepções de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. In: XXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas., 2013, Lisboa. XXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013. p. 1479-1490.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em Múltiplas Dimensões, 2011.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. In: V Seminário da Faculdade de Educação sobre Plano Nacional de Educação: desafios e perspectiva para a educação básica e ensino superior e IV Seminário sobre Produção do Conhecimento em Educação: direito a uma educação de qualidade social, 2010, Campinas. V Seminário Mídia e Cidadania, 2011, 2010.

  • VAZ, L. S. V. e . PROJETO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS: Contribuições para professores e alunos do curso. In: V ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e IV MOSTRA DE EXTENSÃO DO UNASP CAMPUS HORTOLÂNDIA - 2017, 2017, HORTOLÂNDIA. ENAIC- V ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e IV MOSTRA DE EXTENSÃO, 2017. v. 5. p. 34-35.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Práticas Pedagógicas de Alfabetização: As concepções de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. In: XXº Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2013, Lisboa. Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas., 2013.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil e V Congresso de Educação de Vovens e Adultos Práticas de leitura e de escrita para a constituição do sujeito, 2012, Uberlãndia. VII Congresso de Alfabetização e V Congresso de Educação Infantil V congresso de Educação de Jovens e Adultos Práticas de leitura e de escrita para a constituição do sujeito, 2012.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em Múltiplas Dimensões, 2011.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e letramento: discutindo as práticas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. v. 10.

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2010, São Paulo. Linguagens e culturas: ensino de língua e formação do professor - caderno de textos, 2010.

  • VAZ, L. S. V. e . Letramento para Educação Infantil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOBRE, V. C. ; ANDRADE, J. S. ; VAZ, L. S. V. e . Corporeidade como instrumento de auxílio no processo de alfabetização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, I. B. M. ; COSTA, G. F. ; ARAUJO, M. O. ; VAZ, L. S. V. e . O impacto da ação PIBID na prática do professor regente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CREMASCO, R. C. R. ; VAZ, L. S. V. e . PIBID- PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VISÃO DA PROFESSORA SUPERVISORA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, 4. F. ; MARTINS, 7. S. ; VAZ, L. S. V. e . PIBID: Benefícios do aprendizado da prática docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, K. B. ; NATIVIDADE, 1. C. ; VAZ, L. S. V. e . PROGRAMA PIBID COMO MEIO DE AUXILIO À FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e . PROJETO ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA FUTUROS PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPANTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e . RECICLAGEM: ESCOLA DE MÃOS DADOS COM A SUSTENTABILIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e . Alfabetização e Letramento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VAZ, L. S. V. e . Reciclagem: Escola de mãos dadas com a sustentabilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Práticas Pedagógicas de Alfabetização: As concepções de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . A Alfabetização e o letramento na visão de uma professora do 2 ano do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento: discutindo as práticas pedagógicas de professoras de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . Metodologia e estágio supervisionado do ensino de português II. Engenheiro Coelho: Educação Adventista a Distância (EAD), 2023 (Materiais e-book, videoaulas, atividades e provas).

  • Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . Metodologia e estágio supervisionado da língua portuguesa I. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2022 (Materiais e-book, videoaulas, atividades e provas).

  • VAZ, L. S. V. e . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES UM OLHAR SOBRE DINÂMICAS E PROCESSOS. Itajaí: Revista Contrapontos, 2020 (Resenha de livro).

  • VAZ, L. S. V. e ; TASSONI, E. C. M. . Alfabetização e Letramento. Itajaí,SC, Brasil: Revista Contrapontos, 2011 (Resenha).

Outras produções

Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . Metodologia e estágio supervisionado da língua portuguesa I. 2022.

Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . MESEP II Metodologia e estágio supervisionado do ensino de português II. 2023. (Materiais didático: e-book, videoaulas, atividades e provas).

VAZ, L. S. V. e ; OLIVEIRA, R. S. . MESEP II- Metodologia e estágio supervisionado da língua portuguesa I. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas e material instrucional).

Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . MESEP - Metodologia e estágio supervisionado do ensino de português II. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulasematerialinstrucional).

Rafaela S de Oliveira ; VAZ, L. S. V. e . MESEP I Metodologia e estágio supervisionado do ensino de português I. 2022. (Validação de Materiais para o EAD: e-book, videoaulas, atividades e provas).

VAZ, L. S. V. e . Alfabetização e Letramento. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

VAZ, L. S. V. e . Alfabetização e letramento. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

VAZ, L. S. V. e . Metodologia de ensino da linguagem. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - e-book).

VAZ, L. S. V. e . Metodologia de ensino da linguagem. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaulas material instrucional).

VAZ, L. S. V. e . METODOLOGIA DE ENSINO DA LINGUAGEM. 2021. (Materiais didático: e-book, videoaulas, atividades e provas).

VAZ, L. S. V. e . Alfabetização e Letramento. 2021. (Materiais didáticos: e-book, videoaulas, atividades e provas).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP Campus Engenheiro Coelho. , Estrada Municipal Pr Walter Boger, Lagoa Bonita, 13165000 - Engenheiro Coelho, SP - Brasil, Telefone: (19) 38585100, Ramal: 5125

Experiência profissional

2018 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - Atual

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

1989 - Atual

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.