Felipe Mendonça Hauers
Pesquisador, performer e professor de Música do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em caráter efetivo do Instituto Federal Baiano (Campus Uruçuca-BA/ ingresso em 04/2018). Atuação formal na rede IF's com ensino, pesquisa e extensão. Atuação regional (território Litoral Sul - BA) com eventos e apresentações artísticas. Graduado em Música com habilitação em práticas interpretativas em Canto Popular (2012.1 a 2015.1): bolsista CNPq (IC)/2015 ; PIBID(ID)/2014; Lamusi (Labaoratório de Musicalizaçao Infantil)/2013; ProExt (músico/cantor Grupo Imburana de Danças Populares)/2012 e Projeto Vozes (ProBex UFPB)/2013. Mestre em Música pelo programa de pós graduação da UFPB na sub-área de etnomusicologia (bolsita Capes 2015.2 a 2017.1) apresentando a dissertação: MPB e Voz Popular anos 1980: Hibridismos Musicais no álbum Luz de.1982. Cantor, compositor e violonista de Música Popular Brasileira atuante no formato voz e violão e outras formações conjuntas e gêneros musicais diversos de música brasileira: MPB; Samba; Choro, Forró, Popular Contemporâneo, autoriais e inéditas do(a) cancioneiro(a) brasileiro(a). Professor especializado em Canto e Voz Popular com formação extra-curricular na área. Professor colaborador do IF curso técnico em instrumento musical Campus Serrinha-BA nas disciplinas Voz/Canto; Seminários de História da Música e Etnomusicologia; Violão Popular. Participante do grupo de pesquisa em Etnomusicologia de 2016 a 2020, do gpo. LABEET (Brasil Instrumentarium) de 2013 a 2015 dentro do projeto "Disponibilização da Cartografia Musical Brasileira". Atuação com música, empreendedorismo e trabalho de consultorias de Festivais regionais anuais de Arte e Música território Litoral Sul da Bahia (2018 a 2023). Projetos de extensão institucionais (fomento Proext IF): Trama da Margaridas Rede de Mulheres de Itacaré (música, turismo de base comunitária local e gênero) e; Violão Popular no território quilombola Porto-de-Trás. Pesquisador contratado pelo IBAM (2013/14) projeto SUAS/SINASE (Medidas sócio-educativas atendimento a menores infratores em meio aberto no município de Joao Pessoa-PB) e bolsita do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos/UFPB (Rede Remar Pró-Crianças e Adolescentes). Educador, instrutor e executor do projeto "Reciclar é Show" pela ONG Evoluir Cultural no pólo Recife-PE 2012. Foi professor de Arte e Música do ensino básico fundamental na prefeitura de Parnamirim-RN de 2015 a 2017. Graduação em Música pela UDESC (Universidade do estado de Santa Cararina) ano 2011 c transferência voluntária à Graduação/Lic.Musica da UFPB em 2012. Bolsista PIBID 2011.2 (Iniciação à Docência).
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Música
2015 - 2017
Universidade Federal da Paraíba
Título: A voz popular da MPB dos anos de 1980: hibridismos musicais no álbum Luz de Djavan, Ano de Obtenção: 2017
Adriana Fernandes.Coorientador: José Henrique Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Música - Instrumento/Canto
2012 - 2015
Universidade Federal da Paraíba
Título: Canto popular urbano na Paraíbax
Orientador: Alice Lumi Satomi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação interrompida em 2002 em Arquitetura e Urbanismo
1999 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2002
Graduação interrompida em 1997 em Agronomia
1996 - Atual
Universidade Federal de Viçosa
Ano de interrupção: 1997
Formação complementar
2023 -
Técnica Vocal/ Pandeiro/ Violao. (Carga horária: 36h). , Instituto Casa do Choro (Escola Portátil de Música), EPM, Brasil.
2023 - 2023
Produção Musical. (Carga horária: 50h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2005 - 2008
Canto Popular I, II e III. (Carga horária: 66h). , Escola Portatil de Música, EPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
Produções bibliográficas
-
HAUERS, F. M. . Diversidade Musical e Contextos Sonoros. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
HAUERS, F. M. . GÊNERO SOCIAL E MÙSICA POPULAR BRASILEIRA: Coletivos femininos de samba, circuitos e cenas contemporâneas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUERS, F. M. . Hibridismos na voz popular urbana do Brasil: reflexões sobre as transições e interinfluências das indústrias cultural e mediática acerca dos modelos de emissão vocal da MPB, em fins do século XX.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUERS, F. M. . FELIPE HAUERS (Universidade Federal da Paraíba - PPGM, Brasil) Análise de processos musicais híbridos, vocais e contextuais, da canção Minha Irmã de Djavan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUERS, F. M. ; SATOMI, Alice Lumi . Cartografia da musica indígena brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUERS, F. M. . Reflexões sobre a educação musical de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HAUERS, F. M. . Reflexões sobre a educação musical de Jovens e Adultos. 2014. 2014 (Comunicação de Projeto de Iniciação a Docência).
Outras produções
HAUERS, F. M. . Mostra Musical do Festival de Arte e Gastronomia de Serra Grende. 2020.
HAUERS, F. M. . Canção de Aurora. 2023. Composição (estréia).
HAUERS, F. M. . Colheita. 2015. Composição (estréia).
HAUERS, F. M. . Curumineira. 2015. Composição (estréia).
HAUERS, F. M. . Pras bandas da Paraíba. 2015. Composição (estréia).
HAUERS, F. M. . Felipe Hauers e banda. 2015. Interpretação.
HAUERS, F. M. . Felipe Hauers e banda. 2015. Interpretação.
HAUERS, F. M. . Chão de Esmeraldas. 2008. Registro Fonográfico.
HAUERS, F. M. . Cabrochinha. 2007. Registro Fonográfico.
HAUERS, F. M. . Vai trabalhar vagabundo. 2006. Interpretação.
HAUERS, F. M. . Táxi Lunar (Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho). 2006. Interpretação.
HAUERS, F. M. . Esquadros (Adriana Calcanhoto). 2006. Interpretação.
HAUERS, F. M. . O quereres. 2006. Interpretação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia BaianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológ, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Mendonça Hauers e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?