Silvonetto Oliveira da Silva
Bacharel em Turismo Universidade Federal da Paraíba com Habilitação em Planejamento Organizacional do Turismo. Mestre em Sociologia Universidade Federal Paraiba - UFPB. Realizo trabalhos acadêmicos na área da Sociologia Política atuando principalmente nos seguintes temas:Democracia, Participação, Política Pública de Turismo, Gestão Regional do Turismo, Desenvolvimento de Base Local e Metodologia Científica.
Informações coletadas do Lattes em 22/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Sociologia
2008 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: TURISMO E A COMUNIDADE DO PORTO DO CAPIM: Uma análise da participação local nas políticas públicasno Centro Histórico de João Pessoa, Ano de Obtenção: 2010
Maria Dilma Simões Brasileiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Turismo
2002 - 2006
Universidade Federal da Paraíba
Título: Políticas Públicas de Turismo na Paraíba: Uma análise do PRODETUR/NE em João Pessoa
Orientador: Signe Dayse Castro de Melo e Silva
Formação complementar
1995 - 2000
Inglês. (Carga horária: 720h). , Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1998 - 1998
Teaching Training Course. (Carga horária: 120h). , Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo.
Participação em eventos
III Seminário Internacional Turismo em Tempos de Pandemia. 2022. (Seminário).
IV Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. 2022. (Seminário).
IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável. 2022. (Simpósio).
Arena da Participação Social. 2014. (Seminário).
III Seminário Paraibano de Democracia Participativa. 2014. (Seminário).
Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. 2014. (Oficina).
IV Semana do Administrador & VI SIUMPE Seminário de Integração Universidade Micro e Pequenas Empresas,.Limites e Possibilidades da Gestão Democrática: A experiencia do Orçamento Participativo. 2012. (Seminário).
Fórum Temático - Orçamento Democrático Estadual.Construção do Sistema Único de Saúde no Brasil e na Paraíba. 2011. (Seminário).
I Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Outra).
I Conferencia Regional do Sertão de Transparência e Controle Social. 2011. (Outra).
I Seminário Paraibano de Democracia Participativa. 2011. (Seminário).
I Seminário da Cátedra Werneck Vianna.Teoria Democrática Contemporânea: Limites e Possibilidades da perspectiva deliberativista, 2010.. 2010. (Seminário).
I Seminário da Cátedra Werneck Vianna/II Seminário de Pós-graduação em ciências Sociais.Teoria Democrática Contemporânea: Limites e Possibilidadesda perspectiva deliberativista. 2010. (Seminário).
I Conferência Nacional de Segurança Pública - Etapa estadual PARAÍBA.Qualificação profissional e otimização das condições de trabalho. 2009. (Outra).
Encontro Nacional de Turismo com Base Local.Políticas Públicas de Turismo: Uma análise das ações do PRODETUR na região metropolitana de João Pessoa. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
ABREU, R. D.; SILVA, M. F.;SILVA, S. O.. IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOS DO SETOR TURÍSTICO COM A SEGURANÇA PÚBLICA: PRINCIPAIS VARIÁVEIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal da Paraíba.
PAKMAN, E. T.; ENDRES, A. V.;SILVA, S. O.. A ATIVIDADE ECOTURÍSTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE LAGOA DE DENTRO (PB). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal da Paraíba.
Produções bibliográficas
-
SANTOS JUNIOR, J. J. ; SILVA, S. O. ; FONSECA, C. G. . Gestão do Turismo nas Perspectivas da Governança, da Regionalização e do Desenvolvimento. 910. ed. Saõ paulo: Edições EACH, 2023. v. 6. 10p .
-
SILVA, S. O. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NA PARAÍBA: AS AÇÕES DO PRODETUR NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA. In: Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2005, Recife-PE. Turismo, Inclusão Social e Sustentabilidade, 2005.
-
SILVA, S. O. . Limites e Possibilidades da Gestão Democrática:A experiência do Orçamento Participativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, S. O. . O desenvolvimento regional sob a perspectiva do turismo no Brasil: Uma análise da elaboração das políticas públicas a luz do modelo incremental.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. O. . Teoria Democrática Contemporânea: Limites e Possibilidades da perspectiva deliberativista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, S. O. . Sousa: O Centro do Universo?. 2025. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, S. O. . Limites e Possibilidades da gestão democrática: A experiência do Orçamento Participativo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2017 - 2017
Prefeitura Municipal de Rio TintoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Turismo
2011 - 2017
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Acompanhamento e Formação
Outras informações:
Lotado na Secretaria de Planejamento e Gestão/SEPLAG na subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual.
2015 - 2015
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2009
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Curso de Especialização em Geopolítica e História
Disciplna: Natureza e Sociedade
2015 - 2016
Fundação Ernani SatyroVínculo: , Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria na elaboração de projetos culturais
2019 - Atual
Prefeitura Municipal de SousaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Turismólogo, Carga horária: 30
2023 - Atual
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de João PessoaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Agente de Roteiro Turístico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvonetto Oliveira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?