Bárbara Ciccone Miguel Cruvinel

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp (2011) e MBA em Comunicação Organizacional pela Aberje (2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Estratégica, Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa, Marketing Institucional e Organização de Eventos Corporativos.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA Comunicação Organizacional

2011 - 2013

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Título: A Comunicação Interna como área estratégica corporativa

Especialização em Gestão Estratégica de Empresas

2009 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Business Plan

Graduação em Comunicação Social

1999 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Nos bastidores da Fama
Orientador: Celso Luiz Figueiredo Bodstein

Formação complementar

2018 - 2018

Marketing para Instagram. (Carga horária: 8h). , Sociall, SOCIALL, Brasil.

2010 - 2010

Comunicação Interna Empresarial. (Carga horária: 8h). , COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.

2007 - 2008

Liderança, Comunicação Eficaz e Inteligência Interpessoal. (Carga horária: 48h). , Master Mind, MASTER MIND, Brasil.

2007 - 2007

Requisitos da ISO 16949:2002. (Carga horária: 16h). , InterAction Plexus, INTERACTION, Brasil.

2007 - 2007

Conhecendo os fundamentos dos subsistemas de RH. (Carga horária: 48h). , Integração Escola de Negócios, INTEGRAÇÃO, Brasil.

2004 - 2004

English Course. (Carga horária: 240h). , Edgware Academy, EDGWARE ACADEMY, Inglaterra.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2014

Andrade Gutierrez SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação Corporativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Participação na elaboração e implantação de ações globais de divulgação da Cultura organizacional, campanhas institucionais e projetos de endomarketing, com o objetivo de fortalecer o engajamento dos públicos internos (mais de 56.000 funcionários em obras de todo mundo) ? Participação na elaboração e implantação do plano de comunicação para divulgação e manutenção do modelo global de avaliação de desempenho, garantindo o entendimento e aderência do público-alvo à nova ferramenta. ? Participação na equipe multidisciplinar responsável pela implantação da Pesquisa de Clima, incluindo todos os processos de comunicação, obtendo 86% de adesão do total de funcionários. ? Participação na equipe responsável pela implantação do novo modelo de Intranet Global da empresa. ? Responsável pelo desenvolvimento do Relatório Anual do Grupo Andrade Gutierrez, com interface direta com os acionistas (versão impressa e online em 4 idiomas). ? Responsável pela administração das principais mídias de comunicação corporativa, como jornal interno, intranet, circulares, jornal mural e vídeos institucionais. ? Organização de eventos internos e externos, desde sua concepção, interface com áreas de suporte, desenvolvimento de parceiros, até o acompanhamento e análise de resultados do evento. ? Participação em ações de Assessoria de Imprensa e gestão de conteúdo das redes socias (Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn). ? Elaboração de projetos de marketing institucional do Grupo Andrade Gutierrez, como vídeos, apresentações, folders e anúncios ? Responsável pelo processo de comunicação da mudança física do escritório corporativo da empresa de São Paulo para o Rio de Janeiro. ? Elaboração de relatórios de análise, com indicadores de desempenho da área de comunicação, para apresentação na reunião trimestral da Vice-Presidência de Gente e Gestão. ? Controle financeiro das demandas de comunicação.

2010 - 2011

Andrade Gutierrez - Obra Replan

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Elaboração de campanhas de comunicação para público interno e externo (incluindo ações de integração com a comunidade). ? Responsável pelos materiais de divulgação da obra, como vídeos, apresentações e folders institucionais ? Organização de eventos para os funcionários (pico de 3000 funcionários) ? Responsável pela Assessoria de Imprensa junto aos veículos regionais ? Interface direta com o cliente Petrobras

2009 - 2010

Comida de Buteco

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Coordenadora de eventos, Carga horária: 40

Outras informações:
? Participação em reuniões junto à Secretaria de Turismo de Campinas para viabilização do evento ? Seleção e captação dos estabelecimentos participantes ? Prospecção e captação de parceiros e patrocinadores regionais para o evento ? Desenvolvimento do plano de mídia do evento, incluindo plano de assessoria de imprensa

2009 - 2009

TK Logística do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Implantação do departamento de Comunicação, incluindo elaboração da política interna do departamento, desenvolvimento de veículos de comunicação interna ? Elaboração de plano para gestão de crises, definindo posicionamento, estratégias e plano de ação ? Planejamento e implantação campanhas ? Responsável pela Assessoria de Imprensa junto aos veículos regionais e especializados

2006 - 2009

Saf Holland do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de Recursos Humanos (Fevereiro/2007 ? Maio/2009) ? Reporte ao diretor Financeiro ? Responsável pela implantação do departamento de Recursos Humanos, incluindo todos os processos, desenvolvimento de políticas e procedimentos internos ? Participação em reuniões nos Estados Unidos e Alemanha para definições de estratégias, políticas e novos projetos de RH do Grupo SAF-Holland (abril/07, set/07 e out/07) ? Responsável por todos os subsistemas do departamento ? Concepção e desenvolvimento de todas as descrições de cargos e programas de treinamento ? Elaboração e controle de relatórios mensais sobre a evolução do quadro de colaboradores, custos de pessoal e turnover, reportando diretamente para a matriz, com participações mensais em conference calls com equipes de RH das Américas ? Responsável pelas relações com o Sindicato dos Metalúrgicos ? Implantação dos programas de Expatriados, Estágio e Menor Aprendiz ? Responsável pelos indicadores de RH do Sistema de Gestão da Qualidade ISO/TS 16949, certificado obtido no início de 2009 Assistente da Diretoria (Abril/06 - Janeiro/07) ? Reporte ao diretor Geral ? Participação na equipe responsável pelo start-up da filial brasileira, em 2006 ? Responsável pela abertura de contas da empresa em bancos e pelas transações financeiras incluindo os processos de recebimento de remessas internacionais ? Viagens com equipe de compras da matriz, para o mapeamento de fornecedores nacionais ? Participação da equipe de desenvolvimento da Cultura Organizacional da filial nacional

2001 - 2004

Nanquim Comunicação e Eventos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20

Outras informações:
? Desenvolvimento de editoriais e matérias de jornais internos, incluindo diagramação ? Assessora de imprensa junto aos veículos regionais, nacionais e especializados ? Elaboração de folders, manuais institucionais e textos para websites ? Participação da equipe de organização de eventos e feiras em Campinas e São José dos Campos, desde a prospecção de patrocinadores e parceiros, até elaboração de todo material de marketing do evento, definições de palestras e apresentações e divulgação na mídia

2001 - 2001

RAC- Rede Anhanguera de Comunicação

Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
? Estágio nos jornais Correio Popular e Diário do Povo, na elaboração de artigos e matérias