THAIS PINTO FONTINELE
Psicóloga (CRP 22/02495) graduada (2017) e mestra em Psicologia (2020) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-Graduada - nível especialização - em Gestalt-Terapia com ênfase em Psicoterapia pela Faculdade Inspirar (2021). Formação em Orientação Profissional e de Carreira pelo Instituto do Ser (2019). Professora Substituta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau - São Luís. Supervisora de estágio na clínica-escola Uninassau - São Luís. Docente nível Pós-Graduação em Psicologia (Instituto Pangeia). Experiência profissional como Técnica de Orientação e Fiscalização no Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA); em Psicologia Escolar e em Psicologia Clínica.
Informações coletadas do Lattes em 04/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2018 - 2020
Universidade Federal do Maranhão
Título: O corpo feminino como objeto de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade
, Ano de Obtenção: 2020.Márcio José de Araujo Costa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira: A facilitação da escolha
2017 - 2019
Instituto do Ser
Título: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM CRIANÇAS: UM MODELO PARA TORNAR O PENSAMENTO VISÍVEL. Ano de finalização: 2019
Orientador: Dulce Helena Penna Soares
Graduação em Psicologia
2011 - 2017
Universidade Federal do Maranhão
Título: A ditadura do corpo perfeito e a sociedade de consumo na contemporaneidade
Orientador: Denise Bessa Léda
Formação complementar
2019 - 2019
Gênero, Identidade e Memória. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
Suicídio e manejo do comportamento suicida. (Carga horária: 8h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.
2017 - 2019
Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira. (Carga horária: 300h). , Instituto do Ser, IS, Brasil.
2018 - 2018
Orientação Profissional: Teorias e Práticas. (Carga horária: 4h). , Profissio, PROFISSIO, Brasil.
2018 - 2018
A construção do projeto na Orientação Profissional e de Carreira. (Carga horária: 8h). , Profissio, PROFISSIO, Brasil.
2018 - 2018
Orientação Profissional de base psicanalítica: a estratégia clínica. (Carga horária: 12h). , Profissio, PROFISSIO, Brasil.
2016 - 2016
Sexualidade e amor na visão de Viktor Frankl. (Carga horária: 4h). , Instituto Geist, IG, Brasil.
2011 - 2011
Psicologia Criminal. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Vocacional.
Organização de eventos
FONTINELE, T. P. . XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GESTALT-TERAPIA E XV CONGRESSO BRASILEIRO DA ABORDAGEM GESTÁLTICA. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
I Semana de Pesquisa e Estudos em Psicologia (I-SEPPSI).Formações em Trânsito: O que levamos do mestrado e para onde levamos?. 2025. (Seminário).
1º CONGRESSO MARANHENSE DE PSICOLOGIA. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PSICOLOGIA: a experiência do Instituto Pangeia como instituição formadora no Maranhão. 2024. (Congresso).
I Encontro Internacional, III Encontro Nacional e V Seminário de Gênero, Memória e Identidade (Geni)..O CORPO FEMININO EM REDE: AS REPRESENTAÇÕES DE BELEZA NA CONTEMPORANEIDADE. 2024. (Seminário).
XVIII Encontro Nacional de Gestalt-terapia e XV Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. A mulher descoberta (Adriana Amaral e CIA. Tarja Preta). 2023. (Congresso).
I SIMPÓSIO DE ATUAÇÃO E PESQUISA EM PSICOLOGIA (SAPP).O problema da beleza para as mulheres na sociedade capitalista contemporânea. 2022. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e IX Semana Acadêmica do PGCult.GÊNERO E SOCIEDADE DE CONSUMO: O corpo feminino disciplinado pela rede de poder e saber contemporânea. 2022. (Simpósio).
III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult.HISTÓRIA DA MULHER NO ESPORTE BRASILEIRO: MÍDIA E NORMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO. 2019. (Seminário).
II Seminário Interdisciplinar de História das Mulheres, Gênero e Sexualidade.História da Mulher no Esporte Brasileiro: Mídia e Normatização Corporal. 2019. (Seminário).
Despatologização da Vida: Crianças e adolescentes sem rótulos. 2016. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial. 2016. (Congresso).
I Colóquio de Psicoterapias Existenciais e Humanistas. 2015. (Encontro).
II Encontro Ludovicense de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência. 2012. (Encontro).
Participação em bancas
FONTINELE, THAÍS PINTO; MONTEIRO, C. A. S.; FERREIRA, W. N. B.. O silenciamento como impeditivo no cuidado a mulheres em situação de violência sexual: Possibilidades da clínica gestáltica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Maranhão.
FONTINELE, THAÍS PINTO. A intervenção da terapia cognitivo comportamental no tratamento de pacientes obesos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
FONTINELE, THAÍS PINTO. Fatores de risco para depressão no puerpério imediato em adolescentes: uma revisão biblioráfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
FONTINELE, THAÍS PINTO. Síndrome de burnout em universitários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau.
Orientou
Uma compreensão do fenômeno da patologização no psicodiagnóstico à luz da Avaliação Terapêutica; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
O USO DO INSTAGRAM NA CONTEMPORANEIDADE E AS IMPLICAÇÕES NA AUTOESTIMA DE MULHERES BRASILEIRAS CONECTADAS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
MASCULINIDADE E VIOLÊNCIA: As influências das normas sociais de gênero e o comportamento violento na contemporaneidade; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E OS DESAFIOS À PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: uma compreensão fenomenológica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Contra o discurso punitivista do senso comum: a fenomenologia como ferramenta de construção para uma psicologia crítica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Vida e Morte: Atribuições dos psicólogos na promoção dos cuidados paliativos junto à equipe multidisciplinar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Análise existencial no processo de enfrentamento e subjetivação em casos da síndrome de burnout; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Saúde mental e invisibilidade: mulheres que protagonizam o trabalho de cuidado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Depressão pós-parto: um comparativo do acolhimento psicológico puerperal durante e pós covid-19 no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
SOCIEDADE DE CONSUMO ESTÉTICO: A busca pela perfeição e a importância da saúde mental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Depressão na Adolescência: A importância da família como rede de apoio e proteção; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SAÚDE MENTAL DA MULHER; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Thaís Pinto Fontinele;
Produções bibliográficas
-
FONTINELE, THAÍS PINTO ; COSTA, MÁRCIO JOSÉ DE ARAUJO . A Normatização do Corpo Feminino e os Modos de Subjetivação na Contemporaneidade. SUBJETIVIDADES , v. 20, p. 1-12, 2020.
-
FONTINELE, T. P. ; MESQUITA, A. A. ; NEIVA, Y. P. ; SILVA, A. S. E. ; BEZERRA, H. R. . Assédio Moral: Impacto sobre a saúde mental e o envolvimento com trabalho em agentes comunitários de saúde. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE , v. 9, p. 3-17, 2017.
-
FONTINELE, T. P. . O corpo feminino agenciado pela mídia na contemporaneidade: sociedade de consumo e gênero. In: Laryssa Saraiva Queiroz. (Org.). MULHERES: lutas, conquistas e perspectivas VOL. 1. 1ed.São Luís: Deslab: Agência Experimental do curso de design, 2023, v. 1, p. 28-43.
-
FONTINELE, T. P. . A NORMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO NA CONTEMPORANEIDADE: UM ?BELO? PROBLEMA. In: Gênero para além das fronteiras: Tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global, 2024, São Luís. TRABALHOS COMPLETOS GÊNERO PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: Tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global. São Luís: EdUFMA, 2024. p. 51-62.
-
FONTINELE, T. P. . GÊNERO E SOCIEDADE DE CONSUMO: O corpo feminino disciplinado pela rede de poder e saber contemporânea. In: Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2022, São Luís. Anais do IV SIICS. São Luís: EDUFMA, 2022. v. 4. p. 1582-1594.
-
FONTINELE, T. P. ; PRIVADO, T. D. L. . HISTÓRIA DA MULHER NO ESPORTE BRASILEIRO: MÍDIA E NORMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO. In: Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PgCult, 2020, São Luís. ANAIS DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE DO PGCult ? III SIICS. São Luís: EdUFMA, 2019. v. 3. p. 1982-1993.
-
FONTINELE, THAÍS PINTO ; PRIVADO, T. D. L. . HISTÓRIA DA MULHER NO ESPORTE BRASILEIRO: MÍDIA E NORMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO. In: II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE HISTÓRIA DAS MULHERES, GÊNERO E SEXUALIDADE: diálogos, sociabilidade, culturas e poderes, 2019, São Luís. História da mulher no esporte: mídia e normatização corporal.. São Luís: SIHISMU, 2019. p. 44-44.
-
FONTINELE, T. P. ; COSTA, M. J. A. . A normatização do corpo feminino e os modos de subjetivação na contemporaneidade. SUBJETIVIDADES , 2021.
-
FONTINELE, T. P. . O dever de cuidado da família: Implicações no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTINELE, T. P. . O CORPO FEMININO EM REDE: AS REPRESENTAÇÕES DE BELEZA NA CONTEMPORANEIDADE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTINELE, T. P. . A NORMATIZAÇÃO DO CORPO FEMININO NA CONTEMPORANEIDADE: UM ?BELO? PROBLEMA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTINELE, THAÍS PINTO . O problema da beleza para as mulheres na sociedade capitalista contemporânea. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTINELE, THAÍS PINTO . A RELAÇÃO CORPO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONTINELE, T. P. . O corpo feminino regulado pelo sistema capitalista: do controle social às formas de subversão gestálticas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTINELE, T. P. ; ALVES, A. G. ; SILVA, I. J. A. ; RESENDE, J. T. ; FIGUEIREDO, S. M. S. . A perspectiva dialógica em gestalt-terapia com pacientes surdos: limites e possibilidades de atuação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONTINELE, THAÍS PINTO . GÊNERO E SOCIEDADE DE CONSUMO: O corpo feminino disciplinado pela rede de poder e saber contemporânea. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTINELE, T. P. . O corpo feminino como objeto de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONTINELE, T. P. ; PRIVADO, T. D. L. . História da Mulher no Esporte Brasileiro: Mídia e Normatização Corporal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTINELE, T. P. . O fenômeno do culto ao corpo na contemporaneidade: a subjetividade normatizada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FONTINELE, T. P. ; PRIVADO, T. D. L. . História da mulher no esporte brasileiro: mídia e normatização corporal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
FONTINELE, THAÍS PINTO . Participação no quadro 'Tranquilamente' - Bom dia Mirante. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTINELE, THAÍS PINTO ; MOCELIM, P. R. . Pressão Estética. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTINELE, T. P. ; REIS, B. H. B. S. . Entrevista para o Programa Resenha - TV Difusora. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COSTA JUNIOR, G. A. ; CASTRO JUNIOR, M. G. ; FONTINELE, T. P. . Práticas na Clínica Psicológica. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FONTINELE, T. P. ; PINHEIRO, L. A. . Elaboração documental em Psicologia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FONTINELE, T. P. . Relações Familiares. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTINELE, T. P. . Relacionamentos Abusivos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTINELE, T. P. . Setembro Amarelo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FONTINELE, T. P. . Transtornos alimentares: quando não conversamos com nosso corpo. 2019; Tema: Transtornos alimentares. (Blog).
Prêmios
2023
TCC Destaque 2023.2 - Orientação, Centro Universitário Maurício de Nassau São Luís.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
2022 - Atual
Centro Universitário Mauricio de NassauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
2024 - 2024
Centro Universitário Mauricio de NassauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Psicologia, Carga horária: 36
2023 - 2023
Centro Universitário Mauricio de NassauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisão de Estágio, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação como docente supervisora de estágio em Psicologia Clínica, na Clínica Escola do Centro Universitário Maurício de Nassau - São Luís, sob enfoque das abordagens fenomenológicas-existenciais.
2023 - 2023
Centro Universitário Mauricio de NassauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisão de Estágio, Carga horária: 5
Outras informações:
Atuação como docente supervisora e preceptoria de estágio supervisionado I para os alunos do 8 período do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau - São Luís, na área de Psicologia Escolar.
Atividades
-
08/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, orientação profissional, psicologia escolar, psicologia e processos clínicos
-
03/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, psicoterapia humanista e fenomenológica-existencial
-
03/2022
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, comportamento e psicologia organizacional
2022 - 2023
Colégio LiteratoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da disciplina de Projeto de Vida das turmas do Ensino Médio.
2022 - 2023
Colégio LiteratoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento psicológico e orientação profissional de alunos do Ensino Médio.
Atividades
-
01/2022
Ensino,Disciplinas ministradas, Projeto de Vida
-
01/2022
Serviços técnicos especializados , Colégio Literato.Serviço realizado, Orientação Profissional; Psicologia.
2022 - Atual
Instituto PangeiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente do módulo de Metodologia Científica para os cursos de pós-graduação em Psicologia oferecidos pelo Instituto Pangeia.
Atividades
-
03/2022
Ensino, Psicologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
2019 - 2022
Conselho Regional de Psicologia do Maranhão - 22ª RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Fiscal, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2019 - 05/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, crp-ma.Cargo ou função, Psicóloga Fiscal.
2016 - 2018
Maple Bear São LuisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 44
2015 - 2015
Maple Bear São LuisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44
Outras informações:
Professora Assistente de Português para turmas de 2a série do Ensino Fundamental I.
2019 - 2019
Colégio Dom Bosco de São LuísVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mentora pedagógica, Carga horária: 44
Atividades
-
01/2019 - 08/2019
Serviços técnicos especializados , Colégio Dom Bosco.Serviço realizado, Mentoria pedagógica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de THAIS PINTO FONTINELE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?