Aquiles Chaves de Melo

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e membro da Sociedade Brasileira de Economia Política - SEP. Atualmente é Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE e Coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos (CESLA). É aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Atua nas áreas de Economia Política Marxista, Economia Política da América Latina, Pensamento Social e Econômico Brasileiro e Latino-americano. Realiza pesquisas sobre: Teoria Marxista do Dinheiro, Teoria Marxista da Dependência, América Latina, Imperialismo e Financeirização. É membro do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade - UFC.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: O Imperialismo Monetário: o dinheiro mundial como arma na disputa geopolítica. Uma análise do caso venezuelano,
Edemilson Cruz Santana Junior. Palavras-chave: Imperialismo; Financeirização; geopolítica.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: As Metamorfoses da questão do Imperialismo nas configurações contemporâneas do sistema do Capital,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Alba Maria Pinho de Carvalho
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Imperialismo; Dinheiro; Financeirização; Capital Financeiro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal / Especialidade: Teoria Monetária e Financeira.

Especialização interrompida em 2009 em Especialização em Desenvolvimento Econômico

2008 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: Novo-desenvolvimentismo x Neoliberalismo - O debate contemporâneo sobre o Desenvolvimento Econômico Brasileiro
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2008

Universidade Estadual do Ceará
Título: Para além da grande indústria? Uma crítica onto-metodológica das formas de produção de mercadorias
Orientador: Prof. Dr. Epitácio Macário Moura

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Elaboração e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.

2009 - 2009

Valor e Valorização do Capital. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Economia Política, SEP, Brasil.

2008 - 2008

A Economia Política do Neoliberalismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Trabalho e Sociabilidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Marxista da Dependência.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Economia Política Latino-americana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELO, A. C. . III Seminário Crise Estrutural do Capitalismo e Transformação Social. 2005. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário Lutemos - Centenário da Revolução Russa.Atualidade do Capital 150 anos depois. 2018. (Seminário).

34 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.O problema do ?amálgama? do marxismo weberiano ? Uma crítica à luz de Ístvan Mészáros. 2010. (Encontro).

33 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.VALORIZAÇÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO PRODUTIVO E ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA - Uma crítica à política ortodoxa de desenvolvimento. 2009. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Economia Política.Cooperação Complexa - Desvendando o mistério da construção especulativa. 2009. (Encontro).

II Encontro Internacional Trabalho e Formação dos Trabalhadores.A Pós-grande Indústria em Teixeira: Uma análise crítica da Cooperação Complexa. 2008. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Economia Política. Para além da grande indústria? - Uma crítica das "novas" formas de produção de mercadorias. 2008. (Congresso).

II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana.Para uma distinção ontológica do trabalho, da classe e do proletariado - Contribuições ao debate atual. 2007. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Acadêmico de Filosofia.Crítica marxiana da classe trabalhadora em Negri, Hardt e Lazzarato. 2006. (Seminário).

III Seminário sobre Crise Estrutural do Capitalismo e Transformação Social. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Santos Marques

CARVALHO;MARQUES, M. S.; José Meneu Neto. As metamorfoses da questão do imperialismo nas configurações contemporâneas do sistema do capital. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

DAVID MORENO MONTENEGRO

MOURA, E. M.; MENELEU NETO, J.; BEZERRA, J. E. B.;MONTENEGRO, D. M.. PARA ALÉM DA GRANDE INDÚSTRIA? Uma crítica onto-metodológica das novas formas de produção de mercadorias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

José Eudes Baima Bezerra

MOURA, E. M.; MENELEU NETO, J.;BEZERRA, J. E. B.. Para Além da Grande Indústria? Uma crítica onto-metodológica das novas formas de produção de mercadorias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edemilson Cruz Santana Júnior

Imperialismo Monetário: o dinheiro mundial como arma na disputa gepolítica; Início: 2020; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Epitácio Macário Moura

Para além da grande indústria? uma crítica onto-metodológica das formas de produção de mercadorias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Epitacio Macario Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, A. C. . Manual de Procedimentos da Fiscalização. 2011.

MELO, A. C. . A Atualidade do Capital 150 anos depois. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, A. C. . Estado e Planejamento no Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MELO, A. C. . Maquinaria e Grande Indústria. 2007. (Palestra).

MELO, A. C. . Princípios Sociológicos Fundamentais em Marx. 2007. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    O papel da mídia na consolidação da pós-democracia no Brasil ? Uma análise da narrativa midiática em prol do projeto Ponte para o Futuro, Descrição: Coulin Crouch define como pós-democracia a forma pela qual uma pequena elite política e econômica coopta as instituições democráticas fazendo com que estas trabalhem em prol de seus interesses. Uma das consequências desse processo é o descrédito e decepção da opinião pública com relação à classe política. No Brasil, em especial a partir de 2014, podemos perceber fortemente a (re)aparição desse processo, em especial no movimento que propiciou o impeachment da presidenta Dilma Roussef. Neste, a articulação entre o setor industrial via FIESP e o setor dos grandes veículos de comunicação tiveram papel preponderante no processo. Analisar os diversos mecanismos pelas quais essa elite industrial articula-se com o setor midiático e político/institucional em prol da constituição de uma pauta que beneficie diretamente essa mesma elite econômica, torna-se fundamental na compreensão da recente agenda econômica brasileira. Buscamos nesse projeto de pesquisa investigar, através do levantamento e análise de diversas matérias divulgadas nos principais veículos de comunicação, os processos, mecanismos e trajetórias da constituição de um discurso, uma narrativa, por uma agenda econômica do país - o projeto Ponte para o Futuro implantada no governo de Michel Temer ? compreendendo esse processo como uma articulação realizada característica da pós-democracia. Tendo em vista este projeto buscar inserir o jovem do ensino médio no âmbito da pesquisa, e sendo esse jovem componente de uma geração que se encontra desiludido com os descaminhos de nossa democracia, nossa pesquisa espera que este estudante consiga realizar uma reflexão crítica sobre os processos de mudanças no cenário democrático brasileiro, tendo por base os conteúdos administrados em sala de aula bem como o aprofundamento advindo de suas próprias leituras e reflexões. Ao final deste projeto esperamos como resultado a compreensão do importante papel desempenhado pela mídia e pelo jornalismo, enquanto braços da elite brasileira, entendendo estes como instituições centrais na criação de uma narrativa que propicia a formação de um ?consenso nacional? sobre uma pauta em prol dos interesses do mercado, caracterizando assim o cenário de pósdemocracia no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aquiles Chaves de Melo - Coordenador / Pedro Henrique Alves Silva - Integrante., Financiador(es): iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Elementos para uma teoria de Inflação em Marx, Descrição: Consiste na elaboração de uma teoria da inflação em Marx que contemple uma análise empírica da inflação brasileira, suas causas e necessidades de ajustes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Aquiles Chaves de Melo - Coordenador / José Meneleu Neto - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Gestão do trabalho e requisitos qualificacionais exigidos dos trabalhadores: Uma investigação sobre as formas hodiernas do controle do trabalho, Descrição: Investigar as determinações mais amplas que condicionam o advento de novos métodos de organização da produção e gestão do trabalho, enfocando as implicações destes para a função do gerente, do técnico de RH, do psicólogo e do assistente social, bem como seus impactos sobre a qualificação dos trabalhadores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Aquiles Chaves de Melo - Integrante / Epitácio Macário - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia. , Av. Avenida da Universidade, s/n, Madalenas, 62500000 - Itapipoca, CE - Brasil, Telefone: (85) 34012374

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Sociologia

    Atividades

    • 02/2020

      Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência

    • 01/2020

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2019

      Extensão universitária , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Atividade de extensão realizada, América Latina e o fim da "onda progressista": crise e desafios.

    • 07/2019 - 12/2019

      Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência

    • 07/2019 - 12/2019

      Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas em Pesquisa Educacional

    • 07/2019 - 12/2019

      Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

    • 01/2019 - 12/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2018 - 12/2018

      Extensão universitária , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Atividade de extensão realizada, Política e Democracia no Brasil - Uma análise do (pós?)-Lulismo.

    • 09/2017 - 11/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017 - 03/2018

      Direção e administração, Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Cargo ou função, Coordenador de Extensão.

    • 10/2017 - 12/2017

      Extensão universitária , Instituto Federal do Ceará - IFCE, .,Atividade de extensão realizada, Lulismo: ascensão e crise.

  • 2010 - 2017

    Prefeitura Municipal de Fortaleza

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal Municipal, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Concursado como Fiscal Municipal

    Atividades

    • 04/2011 - 09/2013

      Direção e administração, Secretaria Executiva Regional do Centro - SERCEFOR, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 2004 - 2010

    Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaborador em Pesquisa, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Colaborou para a implantação no CETROS do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas - NEPE, onde realizou o projeto de atividades ligadas à formação nas áreas de Economia Política Clássica, Economia Contemporânea e Economia Brasileira. Atuou desenvolvendo pesquisas e exposições sobre as transformações capitalistas ocorridas no século XX e as formas de controle do processo de trabalho.

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Sociologia I, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Monitoria Acadêmica - bolsista PROMAC/FUNCAP - UECE, Monitor da disciplina de Sociologia I com carga horária de 432 hora/aula.

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução às Ciências Políticas, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Monitoria Acadêmica - bolsista PROMAC/FUNCAP - UECE, Monitor da disciplina de Introdução às Ciências Políticas. Carga horária Total de 432h/aula