Leticia Marcondes Vilar

Nutricionista pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2021). Atualmente nutricionista responsável técnico do Indaiatuba Hospital na área clínica hospitalar, além de serviços como, treinamento de funcionários, checklist, boas práticas, elaboração do cardápio oferecido aos pacientes hospitalizados, entre outros. Em sua formação acadêmica, possui experiência com atendimento à paciente hospitalizado adulto e infantil, atendimento ambulatorial e com administração de Unidade de Alimentação e Nutrição. Possui publicação de artigo científico na área de nutrição em capítulo de livro no ano de 2021, focado em Diabetes Mellitus tipo 1 em crianças e adolescentes.

Informações coletadas do Lattes em 19/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Nutrição e Metabolismo

2015 - 2021

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Objetivo Indaiatuba

Formação complementar

2020 - 2020

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado II. (Carga horária: 10h). , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.

2020 - 2020

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado III. (Carga horária: 10h). , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.

2020 - 2020

Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado I. (Carga horária: 10h). , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.

2018 - 2018

Ideias na Mesa: Educação Alimentar e Nutricional. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação Teórica para Uso Ético de Animais. , Comissão de Ética no Uso de Animais, CEUA-FMRP / CEUA, Brasil.

2016 - 2018

Extensão universitária em Empresa de Consultoria Júnior em Nutrição. (Carga horária: 1357h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Organização de eventos

VILAR, L. M. . 5 Workshop de Nutrição Esportiva. 2017. (Congresso).

VILAR, L. M. . Processo Seletivo Nutrirp. 2017. (Outro).

VILAR, L. M. . Minicurso de Personal Diet. 2016. (Concurso).

Participação em eventos

28 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Avaliação da contagem de carboidratos em crianças e adolescentes com Diabetes Melitus tipo 1 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2020. (Simpósio).

I Simpósio de Nutrição e Oncologia. 2020. (Simpósio).

XIV Jornada de Nutrição de Ribeirão Preto. 2019. (Congresso).

Encontro Paulista de Empresas Juniores. 2017. (Congresso).

Projeto Social de Educação Nutricional. 2017. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • VILAR, L. M. ; LIBERATORE JUNIOR, R. R. . Avaliação da Contagem de Carboidratos em Crianças e Adolescentes com Diabetes Melitus Tipo 1 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. In: Benedito Rodrigues da Silva Neto. (Org.). Medicina: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e Estratégicos de Tratamento 6. 1ed.Ponta Grossa - PR: Editora Atena, 2021, v. 1, p. 39-51.

  • VILAR, L. M. ; LIBERATORE JUNIOR, R. R. . Avaliação da Contagem de Carboidratos em Crianças e Adolescentes com Diabetes Melitus Tipo 1 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2020

    Avaliação da Contagem de Carboidratos em Crianças e Adolescentes com Diabetes Melitus Tipo 1 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Descrição: O estudo tem como objetivo avaliar a capacidade de calcular a quantidade de carboidratos pelos cuidadores e/ou pacientes diabéticos tipo 1 em uso desta forma de abordagem, relacionando com o grau de escolaridade dos responsáveis pela aplicação do método e os níveis de hemoglobina glicada dos pacientes. A avaliação da capacidade em executar o método de contagem de carboidratos pelos cuidadores e/ou pacientes foi realizada a partir da aplicação de um questionário e uma atividade simulando uma refeição para o responsável pelos cálculos resolver a partir da contagem de carboidratos. Além disso, foram anotados os parâmetros laboratoriais de hemoglobina glicada de cada paciente para posterior análise sobre o controle da glicemia. Uma análise estatística descritiva dos dados foi realizada e foram aplicados o teste Correlação de Pearson e Teste Exato de Fisher. Participaram do estudo 19 pacientes, com predominância do sexo feminino (52,6%). 16 (84,2%) participantes, afirmaram que o cuidador era o responsável pela realização da contagem de carboidratos, os outros 3 era o próprio adolescentes que realizava os cálculos. Os valores de hemoglobina glicada de 17 (89,4%) pacientes estavam acima de 7,5%. Quanto ao nível de escolaridade dos responsáveis pela contagem de carboidratos, 63,2% não possuíam ensino médio completo e apenas 3 indivíduos possuíam ensino superior completo. Em relação aos domínios de matemática 13 (68,4%) afirmaram apresentar dificuldade em contas de regra de 3 e 15 (79%) erraram os cálculos da refeição proposta. No estudo, não foi observado uma associação significativa quanto ao nível de escolaridade dos responsáveis e o número de acertos da atividade proposta. Não identificou-se relação entre os altos valores de hemoglobina glicada dos pacientes com ao baixo desempenho dos responsáveis quanto aos domínios de matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Marcondes Vilar - Coordenador / Raphael Del Roio Liberatore Junior - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Indaiatuba Hospital. , Avenida Fábio Ferraz Bicudo - 293, Jardim Esplanada, 13331501 - Indaiatuba, SP - Brasil, Telefone: (19) 38754015

Experiência profissional

2017 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - Atual

Indaiatuba Hospital

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista Responsável Técnico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Centro Universitário Max Planck

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico de Laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.